Ventania foi registrada em Ceilândia Sul. Segundo INMET, velocidade de redemoinhos deste tipo pode chegar a 30 km por hora.
Um vento forte arrancou telhas de algumas das casas em Ceilândia-DF Sul, no Distrito Federal, na tarde deste Domingo (200112). A cena assustou moradores, que registraram o momento. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologista - INMET, tratava-se de um redemoinho.
O caso aconteceu no P-Sul, onde o céu estava claro e a temperatura alta no momento em que a ventania começou. As imagens mostram que os moradores foram para a rua tentar entender o que estava acontecendo.
Quem passou pelo local correu com medo de ser atingido por algum pedaço de telha que rodopiou no ar. É possível ver que a nuvem de poeira subiu do chão e os fios da rede elétrica balançaram.
A ventania atingiu, também, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA da cidade. A reportagem questionou a Secretaria de Saúde se houve danos na estrutura, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Em entrevista à TV Globo, o meteorologista Mamedes Luiz Mello explicou que redemoinhos se formam quando há grande diferença entre a temperatura do solo e do ar. Nestes casos, a velocidade do vento pode chegar a mais de 30 km por hora.
Tempo no DF
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC prevê 30% de chances de chuva no Distrito Federal nesta Segunda-feira (200113).
A temperatura mínima registrada pela madrugada foi de 18ºC. Já a máxima pode chegar a 31ºC.
A umidade do ar fica entre 30% e 95%, segundo o CPTEC.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável