Ponte sobre o Córrego Canabrava passa por vistorias. Conforme engenheiro e secretário de Obras do município, a obra é complexa.
Na manhã da última Segunda-feira (171113) a Prefeitura Municipal de Unaí-MG, enviou o Secretário de Obras Durval Mendonça, juntamente com o diretor adjunto do SAAE, Zé de Roma, em uma visita técnica na Rua Dulce Torres Brochado, próximo ao Cemitério São João Batista, para avaliar as condições da Ponte sobre o Córrego Canabrava.
Com a avaliação feita eles constataram que os pilares de sustentação da ponte estão descalçados.
Na manhã desta Segunda-feira, ao Retornarem ao local, o Secretário e Engenheiro Durval Mendonça identificou o problema, ao notar que os pilares de sustentação, encontrava-se em risco, por motivo das chuvas ter assoreado deixando-os totalmente descoberto; já por algum tempo.
"Constatamos que há problema de recalque de fundação.
Não pode haver carga sobre a ponte.
Se houver sobrecarga, haverá sério risco de rompimento"
Alertou Durval.
Segundo ele, o córrego vem baixando o leito ao longo dos tempos. O secretário calcula que houve um rebaixamento entre 1,5 e 2 metros na profundidade do Córrego, cuja terra foi retirada pelas águas, levando a terra de debaixo dos pilares, os quais ficaram sem sapata de sustentação por baixo.
O
Unaienses esteve anteriormente no local, no Domingo (171112) e alertou sobre o caso do assoreamento e sobre as sapatas estar aéreas, sem efeito, podendo causar o tombamento da ponte a qualquer momento em que for submetida a sobrecarga de peso, pois se encontra já com graves rachaduras na sustentação.
As chuvas dos últimos dias, por parte, foi benéfica, quando abriu a cratera, feita anteriormente pelo SAAE, que depois da conclusão do serviço, cobriu apenas com terra e lixo, como pode ver na foto acima.
Já na avaliação do engenheiro, só mostrou o que já vinha ocorrendo há algum tempo, com o desgaste natural da estrutura da ponte. Quando o SAAE fez um buraco no encabeçamento da ponte, para consertar uma adutora de água que havia rompido, ficou constatado o problema estrutural.
"Vimos que onde antes havia terra debaixo da ponte ficou oco. A água do córrego foi retirando a terra, e isso foi agravado com a chuva forte dos últimos dias. Os pilares ficaram no ar"
Salientou Zé de Roma.
Alerta
Ao chegar ao local, os agentes da Prefeitura Municipal de Unaí - PMU e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE perceberam que "alguém" havia retirado as placas de interdição (colocadas no Sábado, à noite), e condutores de veículos estavam transitando normalmente sobre a ponte.
O Unaienses, estando no local no Domingo por volta das 10:00 horas, registrou as infrações de que, condutores retiravam os cavaletes (Placas), e passavam naturalmente pelo local. Observem as fotos seguintes:
O próprio Durval esteve no local, Sábado à noite, acompanhado pelo diretor-geral do SAAE, Geraldo Oliveira, com o apoio da Polícia Militar, interditando o trânsito sobre a ponte, mas, segundo ele, houve desobediência e as placas foram retiradas da rua por pessoas "desavisadas e imprudentes"; segundo o secretário de Obras.
"Pedimos que as pessoas não sejam imprudentes, e que não corram riscos de causar acidentes ou ter perdas financeiras"
Alerta Durval.
A Prefeitura deverá fez uma interdição integral da ponte na tarde desta Segunda (171113).
O Secretário de Obras e o prefeito Branquinho ficaram de avaliar a situação, a fim de oferecer uma solução o mais rapidamente possível.
A obra, conforme Durval, é complexa.
Para calçar os pilares, entre outras intervenções, é necessário retirar a água debaixo da ponte, o que será feito por bomba de sucção e armazenamento da água em pequenas barragens improvisadas.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Matéria Anterior - [
02] -
171112 -
AQUI.
Próxima Matéria - [
04] -
171206 -
AQUI.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.