PESQUISA NESTE SITE:

15 abril 2020

UNAÍ-MG - Casos Suspeitos continua crescendo no Município

Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde traz novos números para Casos Suspeitos de contaminação com o Coronavírus.


               Infelizmente as divulgações do Boletim Epidemiológico emitido pelo Comitê Gestor de Contingenciamento da Secretaria da Saúde, parece não ser para todos, pois a cada dia que passa, a prefeitura municipal de Unaí-MG, muda horário e local para publicar essas informações.

               Nesta Quarta-feira (200416), o Boletim Epidemiológico foi divulgado no Instagram, e omitido nos demais canais, como site, e paginas do Facebook.

               Se é para publicar, vamos publicar...

Dados de 15 de Abril, confira os números

               181 Casos Suspeitos,
               32 Casos Descartados,
               1 Caso Confirmado para Coronavírus,
               0 Casos de Óbitos por Covid-19.


               Os casos graves dos médicos contaminados, e confirmados por testes, como também o caso do Agente Penal que foi testado e comprovado como positivo para o Coronavírus, ficaram em silêncio sem informar com clareza para a população.

               O caso da Festa da Moagem, decretou o prefeito que não haverá este ano, mas era de esperar, pois, desde o primeiro ano do governo, todas as festividades, como a Festa da Moagem, Expoagro, de grande relevância já era extinta, com exceção somente das festas religiosas, do catolicismo pagão que continua sendo promovidas pela prefeitura.

Festa do Distrito Boqueirão.

               No caso da festa do Boqueirão que ocorre na primeira quinzena de Junho, o prefeito colocou dúvidas e jogando sua responsabilidade, como prefeito de Unaí, para cima dos líderes católicos, da qual religião se diz devoto.
               Quando indagado, ele diz que depende da liderança da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da Associação dos Romeiros e da Associação dos Comerciantes, que, segundo ele, reunirá depois do dia 20 de Abril para decidirem.

               Está assim, bem claro, que sua intenção será quebrar o Protocolo, e até mesmo o Decreto emitido por sua pessoa, e enfrentar oposições para realizar as festividades no Distrito, onde aglomera uma multidão de muitos mil pessoas de todo o país, por aproximadamente 10 dias, inclusive dos estados que estão com mais gravidade na Pandemia do Coronavírus, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro.
               Podemos esperar uma tragédia, caso essa festa se realize.

               Somente Deus para nos socorrer e nos livrar de uma mortalidade que poderia ser evitada, e nos livre também das irresponsabilidades desse governo.

               Com Informações de:
UNAIENSES/Jisohde.

UNAÍ-MG - Agouros são previsão ao futuro da cidade com relação a Pandemia



Baseados em suposições ou dados negativos não revelados, agouros foram lançados na cidade de Unaí-MG, predestinando mal extremo para finais de Abril, como "Pico da Pandemia".
Foi o que previu a Secretária de Saúde do município, Denise de Oliveira.


              Essa previsão, Conforme matéria publicada nesta Quarta-feira (200415), foi passada à reportagem, na manhã de Terça-feira (200414), pela Secretária Municipal de Saúde de Unaí-MG, Denise Oliveira.

              Segundo a Secretária, a previsão "desse pico" de contaminação é para o período compreendido entre os dias 25 a 28 de Abril de 2020.

              Denise Oliveira apela para que a população se conscientize ainda mais da necessidade de prevenção, idosos e demais pessoas do grupo de risco devem permanecer em isolamento social, e as demais pessoas devem restringir ao máximo a circulação pelas ruas.

              Na entrevista a seguir, a Secretária fala sobre os procedimentos protocolares adotados pela Prefeitura Municipal de Unaí, para enfrentamento da Pandemia.

ASCOM-PMU
              Quando é que uma pessoa é caracterizada como suspeita de Covid-19?

DENISE OLIVEIRA
              Quando apresentar, no mínimo, dois sintomas gripais, Exemplos: febre, tosse, dor de garganta, dor cabeça, aferido em consulta médica presencial, identificado nas barreiras, ou informado na tele orientação do Covid-19, da Secretaria da Saúde, 3677-4988.

ASCOM-PMU
              Como é feita a notificação dos casos suspeitos identificados nas barreiras e tele orientação.

DENISE OLIVEIRA:
              Essas equipes preenchem um formulário, de onde consta, nome e endereço do “suspeito”, e a equipe volante, de posse desse relatório, visita o paciente em casa. Caso os sintomas se confirmem essa pessoa é colocada em isolamento domiciliar por 14 dias, e a partir daí sim, é feita notificação e o caso é considerado suspeito.

ASCOM-PMU
              É feito exame de toda pessoa suspeita de contaminação por Covid-19?

DENISE OLIVEIRA
              Não. 
              Não existe quantidade suficiente de kits para testar todas as pessoas suspeitas, não existe no mundo, no Brasil, nem em Minas Gerais, e claro em Unaí também não tem kits para testar todos os suspeitos.

              Em Unaí, os casos suspeitos são avaliados por uma junta multidisciplinar, quando a junta avalia que o caso suspeito deve ser submetido a exame, o médico da junta solicita, e o exame então é feito.

ASCOM-PMU
              Quem é responsável pela realização do exame de Covid-19, em Unaí?

DENISE OLIVEIRA
              Os exames feitos pela rede pública, tem os kits fornecidos pela Gerência Regional de Saúde. O material é coletado, e enviada para a Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte-MG. Infelizmente esse laboratório tem ficado com a demanda de exames de toda Minas Gerais, então os exames tem demorado vinte ou mais dias para terem os resultados entregues.

              Em razão da necessidade de urgência desses resultados, a Prefeitura Municipal de Unaí licitou exames em um laboratório particular da cidade.
               Então é a prefeitura que vem pagando esses exames feitos aqui.

ASCOM-PMU
              Por que o isolamento familiar dura 14 dias.

DENISE OLIVEIRA
              É porque, durante esse período de 14 dias, a pessoa contaminada permanece transmitindo o Covid-19.

ASCOM-PMU
              Como um suspeito é monitorado?

DENISE OLIVEIRA
              O monitoramento do caso suspeito é feito por uma equipe do PSF de referência do paciente. Se não há PSF referenciado para a área de residência do paciente, quem faz o monitoramento é uma equipe do Departamento de Epidemiologia da Secretaria da Saúde.

              O monitoramento é feito caso a caso, em conformidade com os sintomas apresentados pelo paciente, pode ser por telefone, contatos com intervalos mínimos de dois dias, ou visitas da equipe.

ASCOM-PMU
              Como funciona o isolamento familiar.

DENISE OLIVEIRA
              No isolamento familiar o suspeito deve ficar com circulação restrita a apenas um cômodo da residência, como eu disse anteriormente, por um período de 14 dias.

              Os familiares que mantiverem contato com o suspeito, não devem sair da residência.
              A equipe do PSF ou do Departamento de Epidemiologia faz o monitoramento do suspeito.

ASCOM-PMU
              Quando a suspeita de contaminação por Covid-19, é descartada?

DENISE OLIVEIRA
              A suspeita é descartada se for feito o exame e o resultado der negativo.

Denise Oliveira, Secretária Municipal de Saúde - UNAÍ-MG
              A suspeita também é descartada, quando a pessoa é colocada em isolamento, e depois de 14 dias não apresenta mais sintomas, apesar de não ter feito o exame. Importante lembrar que nesse caso a pessoa pode retornar à condição de suspeita, pois pode ser que os sintomas não eram de Covid-19, teríamos então a possibilidade de um descarte, eventualmente, temporário.

ASCOM-PMU
              Imaginemos que a pessoa é colocada em isolamento domiciliar por 14 dias, mas os sintomas desaparecem com 5 dias, a pessoa já pode sair do isolamento, pois não tem mais sintomas?

DENISE OLIVEIRA
              Não, quem for colocado em isolamento deve cumprir os 14 dias, pois esse é o período, em que, se contaminado vai transmitir o vírus, e como sabemos o vírus pode ser transmitido mesmo que a pessoa não tenha sintoma, então tem que cumprir os 14 dias.

ASCOM-PMU
              Como alguém pode ser considerado curado?

DENISE OLIVEIRA
              Se alguém fez o exame, o resultado foi positivo. Transcorreu os 14 dias, período em que uma vez infectado o indivíduo transmite o vírus. E os sintomas não evoluíram para pior, ao contrário desapareceram, essa pessoa é considerada curada.

              Não é necessário um novo exame para atestar a cura da pessoa.

              A verificação do desaparecimento dos sintomas é feita pela equipe do monitoramento.

ASCOM-PMU
              Quando alguém é internado por Covid-19?

DENISE OLIVEIRA
              A internação por Covid-19 ocorre quando a pessoa apresenta sintomas graves.

ASCOM-PMU
              Quantos pacientes já foram internados no Hospital Municipal de Unaí, por Covid-19?

DENISE OLIVEIRA
              Nenhum. 
              Não houve nenhum paciente em Unaí internado com Covid-19.

ASCOM-PMU
              Como se dá o atendimento de pessoas que buscam o PA, com sintomas gripais?

DENISE OLIVEIRA
              Bem, a primeira coisa que a pessoa que tem sintomas gripais deve fazer ao chegar no PA, é dizer, imediatamente para a atendente, que tem esses sintomas. A atendente entrega uma máscara, e imediatamente encaminha a pessoa que alega os sintomas, para um local de isolamento preparado dentro do Hospital.

              A estrutura do hospital, incluindo o PA, foi remodelada para esse tipo de atendimento durante a pandemia.

              A pessoa é examinada, medicada, conforme o caso, e avaliada pelo médico referência em Covid-19 no Hospital Municipal, esse médico avalia se há suspeita de contaminação, ou não, se for o caso faz a notificação como caso suspeito, ou faz a internação.

ASCOM-PMU
              Como são as acomodações de uma pessoa internada por Covid-19 no Hospital Municipal de Unaí.

DENISE OLIVEIRA
              Importante lembrar que, graças a Deus, ainda não tivemos nenhum caso de internação por Covid-19 em Unaí, mas se for necessário, preparamos uma ala com oito leitos hospitalares, mantendo a distância protocolar, um do outro, todos os leitos estão equipados com respiradores e outros equipamentos. 
              Nessa ala, o paciente de Covid-19 terá assistência médica, e de enfermaria 24 horas por dia.

ASCOM-PMU
              O Hospital Municipal tem oito leitos equipados para eventuais atendimentos de internações por Covid-19, mas se houver uma grande demanda, 100 ou mesmo 200 leitos, por exemplo, o que a Prefeitura vai fazer?

DENISE OLIVEIRA
              Antes de tudo é necessário estabelecer que as internações por Covid-19, são consideradas de média e alta complexidade, portanto de responsabilidade do Estado, no entanto, se surgir uma demanda dessa grandeza, a Prefeitura pode ajudar disponibilizando espaço físico para o Estado fazer as adaptações necessárias com a instalação de equipamentos, para utilização emergencial.

ASCOM-PMU
              Denise, para evitar aglomerações na Farmácia Básica, a Prefeitura disponibilizou um serviço de entrega de medicamentos em domicílio, a população está usando esse serviço?

DENISE OLIVEIRA
              Infelizmente não está usando, não está usando como deveria, esses dias mesmo, passei em frente a farmacinha e vi uma grande fila na porta, com certeza, todas aquelas pessoas não estavam aviando receitas de antibióticos ou remédios controlados não, infelizmente as pessoas não tem demonstrado medo das aglomerações, isso é muito triste. 
              Gente, não é necessário ir à Farmácia Básica em busca de medicamento de uso contínuo, eles podem ser entregues na casa do paciente, é só solicitar pelo WhatsApp da farmacinha.

ASCOM-PMU
              E o serviço de tele orientação, as pessoas tem usado?

DENISE OLIVEIRA
              Tem usado bem menos do que deveriam, a Prefeitura mantém uma equipe de saúde, ao lado do telefone na Secretaria, tem médicos profissionais da enfermagem à disposição para tirar dúvidas, e mesmo orientar no caso de pessoas com sintomas, e o número de ligações é muito pequeno.

ASCOM-PMU
              E o serviço da equipe volante funcionando normalmente?

DENISE OLIVEIRA
              A equipe volante é composta por profissionais da saúde, se necessário o médico vai na casa do paciente com suspeita, e infelizmente nossa constatação, é que as pessoas com suspeita, tem se esquivado de receber a visita da equipe volante, alguns alegam reprovação social, julgamento dos vizinhos e até mesmo medo de serem agredidos, pelo simples fato de estarem sob suspeita de contaminação, isso também é lamentável e dificulta o trabalho da equipe.

ASCOM-PMU
              Denise, agradecidos pelo expressivo volume de informações, deixamos aqui espaço para suas considerações finais.

DENISE OLIVEIRA
              Eu é que agradeço, e agradeço pedindo, pessoas de Unaí, população, por favor levem a sério o risco de contaminação que é real.

              A flexibilização das atividades de comércio feitas pela prefeitura é entendida por alguns, como liberação geral, e não é isso, daqui uns dias será o pico de transmissão aqui em Unaí, é necessário cuidado redobrado, uso de máscaras e álcool gel.

              Evitem sair de casa, usem as comodidades que a Prefeitura coloca à disposição, e fiquem em casa, principalmente idosos e pessoas do grupo de risco.

              Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Feirantes cumprem exigências e observam orientações, conforme Fiscalização Municipal


                As medidas de prevenção e controle do novo Coronavírus mudaram a rotina de quase todos os ramos de atividades. As feiras de produtores em Unaí-MG, estão inclusos nessas mudanças. 

               Inicialmente, a atividade de feirantes ficou suspensa.

               A partir de 1º de abril, as feiras foram liberadas, mas com restrições e muitas recomendações relativas ao “afastamento social”. Desde a liberação, o funcionamento vem sendo acompanhado de perto por fiscais municipais de Postura e de Vigilância Sanitária, que constataram 
               “o fiel cumprimento das medidas exigidas pelo Decreto Municipal 5.302 2020”.

               Distanciamento mínimo entre barracas, uso de máscaras, disponibilidade de pontos com água e sabão, álcool em gel, para higienização das mãos; embalagem dos produtos com plástico transparente; afastamento dos feirantes do grupo de risco, maiores de 60 anos ou com doenças preexistentes, entre outras medidas, vêm sendo cumpridas pelo feirantes e atestadas pela fiscalização municipal.

               Antes de liberar o funcionamento das feiras, no entanto, houve reunião entre servidores fiscais da Prefeitura Municipal de Unaí, fiscalização urbana, vigilância sanitária, Agricultura, com representação dos feirantes, para alinhar os detalhes referentes às orientações e exigências.

               Para o diretor de fiscalização da prefeitura, Ronald Lima de Paiva, feirantes têm cumprido “a contento” as orientações. Ele cita o exemplo da “nova configuração” da feira do convento, muito movimentada, que vem recebendo elogios até mesmo entre os feirantes submetidos às mudanças, as quais aprovaram.

“O resultado é positivo. 
É uma das feiras com maior quantidade de pessoas. 
Foram retiradas as barracas do meio da rua, possibilitando assim um maior distanciamento entre cada barraca. Todos os feirantes usando máscaras, todos os produtos devidamente embalados, ponto de higienização das mãos, com água e sabão, na entrada e na saída da feira, disponibilização de álcool em gel, e ainda uma fiscalização constante durante o período em que ocorre a feira “
               Concluiu Ronald.


               Foto: Mércia Melo.

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Prefeito amplia medidas de enfrentamento ao Covid-19, em especial no funcionamento de Bancos, Lotéricas e Supermercados


               A Secretária da Saúde, e presidente do Comitê de Gestão de Contingências em Saúde de Unaí-MG, Denise Oliveira, explica: 

“a ampliação dessas medidas visa dar maior proteção ao unaiense, na medida em que restringe possibilidades de aglomerações nas áreas internas, e externas próximas a esses estabelecimentos, que agora tem a responsabilidade desse controle.

O novo decreto, publicado, nesta Quarta-feira (200415), que recebeu o número 5.312/2020, cuja cópia se encontra em anexo, é resultado de muito estudo e análise feitos pelos membros do Comitê de Contingenciamento em Saúde, e Assessoria jurídica da Prefeitura.

               Segundo Dra. Tatiane Rocha, assessora jurídica, o decreto se fundamenta em direcionamentos do Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, dos Conselhos Profissionais de Educação Física e outros, normas da ABNT, ANVISA, e outros órgãos; e tenta equilibrar a necessidade de proteção à saúde dos unaienses no enfrentamento à pandemia do Covid-19, e a necessidade da manutenção controlada e restrita de atividades econômicas destinadas à própria subsistência dos profissionais e empreendedores.

               A Fiscal em Saúde Pública da Prefeitura, a médica veterinária Ane Pires, esclareceu que todas as solicitações feitas à Prefeitura por empresários de todos os ramos, foram avaliadas, analisadas, e feitas uma série de ponderações. 

               Explica: 
“o que foi possível liberar agora, com restrição foi feito, o que não foi liberado, é porque efetivamente não há ainda condições de liberação, sob pena de se ampliar a possibilidade de contágio”.

Salões de Beleza, Clinicas de Estética e Similares e Academias

               A partir da próxima Sexta-feira (200417), de acordo com o novo decreto esses estabelecimentos poderão funcionar, mas de forma controlada, limitada e restrita.

               A fiscal Ane Pires também explicou, que alguns estabelecimentos cujo funcionamento estava proibido, recebia a visita do fiscal, era notificado e fechava, no entanto posteriormente, às vezes no mesmo dia; voltava a funcionar, e o fiscal se via incapaz de coibir o funcionamento.

               Agora com o novo decreto, explica a fiscalização: 

               “o estabelecimento, seja Salão, Academia, Supermercado, Lotérica, Banco ou qualquer outro que descumprir as regras, primeiro é notificado, e nesse caso não paga multa.

               Mas se o estabelecimento insistir em descumprir essas normas de segurança que protegem a saúde da população frente ao risco de contaminação pelo Covid-19, aí ele será multado.

               Se houver reincidências as multas serão cada vez maiores, até a possibilidade do cancelamento do alvará".

Uso de Máscaras

               O novo decreto também prevê a obrigatoriedade para o uso de máscaras. O uso é obrigatório para o contato entre pessoas em espaço público no Município de Unaí.

               O Decreto 5.312, que segue junto a este texto, pode ser encontrado, lido ou até feito Download do Arquivo em PDF, com 9 páginas:   AQUI.

               O Unaienses disponibiliza aos seus leitores, abaixo o Decreto 5.312 na íntegra, com suas nove páginas, 
               Confira:









               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Prefeitura Municipal Informa população sobre caso de Coronavírus

CORONAVÍRUS – COVID-19 – UNAÍ-MG

INFORME

               Informamos a população de Unaí-MG, que hoje, Quarta-feira, (200415), foi realizado apenas um exame do tipo teste rápido para Covid-19, na Secretaria Municipal da Saúde

               O teste rápido, feito mediante coleta sanguínea, aponta a presença de dois anticorpos no organismo, o IGG, e o IGM.

               Quando o IGGPositivo, significa que em algum momento da vida, o paciente teve contato com o vírus.

               Quando o IGM Positivo, significa que o paciente teve contato iminente/recente com o vírus.

               No caso do paciente examinado hoje em Unaí; O IGG deu resultado Positivo, mas o IGM deu Negativo.

               Importante lembrar que não se atribui muita segurança aos resultados dos testes rápidos, pois eles podem apresentar resultados falsos positivos, e falsos negativos.

               Por isso, a Secretaria da Saúde colheu o material para fazer o exame PCR.

               O material já foi enviado para o laboratório. 

               A expectativa é que esse resultado saia amanhã, Quinta-feira (200416).

               O paciente que se encontra estável, possui vínculos de amizade e familiares em Belo Horizonte-MG, fez opção pessoal, por deslocar-se para a capital do estado. 

               Esse deslocamento para Belo Horizonte, trata-se de opção pessoal do paciente, e não de encaminhamento oficial da Secretaria da Saúde, em razão da realização de seu teste rápido.

               Como a prefeitura gosta muito de colocar tudo no "Mais ou Menos", o Unaienses faz questão de esclarecer que, esse Paciente nada mais é do que o médico Dr. Goulart, que foi testado positivo e foi para Belo Horizonte, se isolar em quarentena junto da família.

               Que Deus abençoe o médico que tanto ajudou as famílias de Unaí com todo carinho e dedicação.

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

FORMOSO-MG - Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo e munições


               Os policiais militares durante averiguação de um furto de gado ocorrido em uma fazenda na zona rural do município de Formoso-MG, nesta Terça-feira (200414) compareceram na propriedade rural de um homem de 38 anos, o qual não souber passar informação a respeito do furto, porém demonstrou nervosismo com a presença policial. 

               Durante diálogo com ele, os militares visualizaram pela janela da residência, o cano de uma arma de fogo enrolada em um saco plástico. Ao ser questionado sobre o que havia dentro do saco plástico o homem confirmou que era uma espingarda tipo polveira, de fabricação artesanal. 

               Diante da situação, foi realizada uma vistoria na propriedade rural onde foram localizados: 

               33 cartuchos intactos calibre 22, 
               03 cartuchos deflagrados calibre 38, 
               05 frascos contendo pólvora, chumbos e espoletas. 

               O homem foi preso e juntamente com a arma de fogo e os materiais apreendidos foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para demais providências.

               Com Informações de
PMMG - FORMOSO-MG.

UNAÍ-MG - Prefeito anuncia o cancelamento da 19ª Festa da Moagem e do Carro-de-bois deste ano


                 A tradicional Festa da Moagem e do Carro-de-Bois, que sempre foi realizada em Unaí-MG, entre os dias 30 de Abril e o dia 3 de Maio, foi cancelada pelo Decreto Municipal 5.304, emitido pelo Prefeito Branquinho.

                 O cancelamento, resultado de comum acordo entre Prefeitura e Associação dos Carreiros e Candeeiros do Noroeste de Minas - ASCANOR, integra parte das medidas adotadas pelo município na prevenção, controle e combate ao novo Coronavírus, causador da Covid-19.

                 Portanto, os pousos e encontros dos carreiros, bem como o desfile de carros de bois pela Avenida Governador Valadares, a entrega de comendas aos participantes do desfile na Praça São Cristóvão, e demais atividades que fazem parte da tradição da festa estão suspensas em 2020.

                 A Festa da Moagem é uma das principais manifestações culturais a integrar o Calendário de Eventos do município.

A Festa do Boqueirão ainda não há decisão

                 A realização, ou não, da Festa de Santo Antônio do Boqueirão será definida na próxima semana, depois do dia 20, quando a Paróquia Nossa Senhora da Conceição dará seu posicionamento definitivo. 
                 Nesse caso já não é decisão do prefeito.

                 A centenária romaria, que possui abrangência regional, envolve a Prefeitura, a Paróquia, a Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão - ARSAB e os comerciantes que alugam espaço no Distrito Santo Antônio do Boqueirão.

“Estamos estudando. A decisão mais importante é da igreja. E em caso de cancelamento, a igreja precisa nos ajudar a divulgar para os fieis”
                 Afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

PARACATU-MG - Mãe denuncia enteado de 13 anos de estuprar a irmã de 8 anos, prática que já ocorria a 4 anos


               A Polícia Militar de Paracatu-MG, foi acionada via 190 e compareceram em uma fazenda na zona rural do município, onde constataram na última Segunda-feira (200413), quando uma mulher afirmou que na localidade havia ocorrido um Estupro de Vulnerável.

               A Solicitante informou aos policiais que no dia anterior surpreendeu a vítima de oito anos dentro do quarto do autor, um adolescente de 13 anos, seu enteado, ela desconfiou das atitudes do garoto e ao entrar no quarto, questionou o autor e a vítima, onde ambos, negaram estar praticando qualquer tipo de ato libidinoso.
               A mãe contou que na data a filha estava muito nervosa e chorava muito.

               Já na Segunda-feira (200413) mais calma a vítima contou para a mãe que seu irmão teria praticado atos sexuais com ela e que isso estaria acontecendo a 4 anos.

               Os abusos na época citada, chegaram a ser flagrados pela mãe da vítima e pelo pai do autor e o atual marido, onde pegaram o adolescente em cima da vítima tentando praticar atos sexuais com ela, que na época tinha somente quatro anos de idade.
               Na ocasião o autor foi duramente repreendido.

               A mãe da menina contou que certa vez notou marcas de sangue nas roupas íntimas da filha. O pai do autor e da vítima, confirmou as informações repassadas à polícia pela esposa.
               Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia. 
               Por fim, a equipe do Conselho Tutelar, compareceu à Delegacia e realizou os trabalhos cabíveis.

               Unaienses
               Jisohde - 200415 1435.


UNAÍ-MG - Ex Prefeito Antero Manica sofre condenação em segunda instância, por Improbidade Administrativa

Por certo, Grande Imprensa local não noticiará aos unaienses tal fato, porém o Unaienses, comprometido em informar a população, não deixará de informar tudo o que se passa no meio político nestes últimos dias.


                Parece que o sonho de Anterio Manica de voltar a ser prefeito de Unaí-MG tem se tornado cada vez mais distante. Isto porque o Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou a condenação sofrida em primeira instância e suspendeu seus direitos políticos pelos próximos 03 (três) anos, além de condena-lo ao pagamento de multa correspondente a 5 (cinco) vezes o salário de prefeito recebido no ano de 2011.

                Por certo a grande imprensa da cidade deixará de noticiar tal fato, mas o Unaienses explica tudo para você! 
                Confira:

                Pelo que consta nos autos do processo n. 1.0704.11.009096-3/001 , cuja autenticidade pode ser conferida no link: AQUI.

                Desde o ano de 2005 o Ministério Público de Minas Gerais vem apurando a conduta reiterada da Administração Pública em contratar pessoal "sem a realização de Concurso Público", de forma temporária, em um verdadeiro “cabidão de empregos”, assim, atuante e diligente, os membros do Ministério Público investigaram por meio de Ação Civil Pública as contratações de Motoristas, Auxiliares de Serviços Gerais, Assistente Social, Monitora de Educação Básica, sem a devida realização de concurso público, o que contraria Diretamente a Constituição Federal.

                Assim, empreendendo esforços para coibir a Prática Ilegal do Então Prefeito foi ajustado um termo, chamado Termo de ajustamento de Conduta, para que a Administração Pública cessasse tais contratações Inúmeras, Irregulares e Ilegais.

                Mas o então prefeito Antero Manica, ao contrário do que havia prometido ao Ministério Público continuou com as contratações de pessoal de forma Ilegal e Inconstitucional.

                Desta forma nasceu a Ação Civil Pública tendo sido condenado em primeira instância a Perda dos Direitos Políticos por três anos e o Pagamento da Multa Correspondente a Cinco Salários de Prefeito.

                No último dia 19 de Março de 2020 o Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou em segunda instancia a condenação sofrida.

                Confira a integra da condenação nos links -  AQUI.


                Texto: Unaienses/Dra. Nara Fernandes.

                Com Informações de: TJMG.

UNAÍ-MG - Policial penal é infectado e 50 servidores da penitenciária fazem testes para Coronavírus

Policial penal trabalha em Unaí-MG e mora em Brasília-DF, ele relatou que chegou a sentir uma dor muscular leve. Agente permanece em isolamento e não apresenta mais sintomas. A esposa dele, que é policial na Papuda, também foi infectada pelo novo Coronavírus.


                 A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Unaí-MG informou que 50 servidores da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior - PAOJ fizeram exames para a Covid-19 após um policial penal ser infectado pela doença. 

                 Os testes foram destinados às pessoas que tiveram contato direto com o agente. O material foi coletado nesta Terça-feira (200414) e será submetido à análise da Fundação Ezequiel Dias - FUNED em Belo Horizonte-MG.

                 Ainda de acordo com as informações da Prefeitura, o policial trabalha em Unaí e mora em Brasília-DF. Ele relatou que apresentou uma dor muscular leve, permanece em isolamento e não apresenta mais sintomas. A esposa dele, que é agente no Complexo Penitenciário da Papuda, também foi infectada pelo novo Coronavírus. Como o policial mora no Distrito Federal, o caso não deve ser contabilizado em Unaí.

                 A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP informou que o policial penal está afastado da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior desde 10 de Abril. Nenhum preso ou servidor da unidade apresentou sintomas da doença. 
                 Eles estão sendo monitorados desde então.

Sindicato quer testes para todos

                 O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de Minas Gerais - SINDASP-MG) solicitou a testagem para todos os servidores da 16ª Região Integrada de Segurança Pública.

“A medida visa assegurar a saúde destes servidores e evitar que o Coronavírus chegue ao Sistema Prisional mineiro, como já está acontecendo no Complexo da Papuda, com 20 Policiais Penais e 23 detentos infectados, segundo boletim da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe-DF) divulgado nesta segunda-feira”
                 Afirma nota divulgada pelo SINDASP-MG no site.

                 A nota do sindicato que representa os agentes de segurança ainda destacou que acionou o Departamento Penitenciário Nacional - DEPEN e protocolou documento para a realização dos testes, que devem direcionados aos policiais e aos servidores administrativos.

“Assim como o Policial Penal da PAOJ infectado, devido à proximidade geográfica, muitos servidores prisionais desta região moram em Brasília ou têm contato diário com pessoas do DF. Para evitar a disseminação do vírus no Sistema Prisional da região, é de extrema necessidade a testagem e afastamento imediato de servidores infectados, se houver.”

Governo de Minas adota cinco frentes de atuação

                 Para evitar a disseminação do vírus por meio de contato com o público externo: as visitas foram suspensas, para evitar a circulação de pessoas externas, assim como a entrega, até então opcional, de kits suplementares contendo alimentos, remédios entre outros itens, para evitar a circulação de materiais contaminados. 
                 Destaca-se que esses itens continuam sendo fornecidos pelas unidades prisionais.

                 Evitar a contaminação por novos presos: foram criadas 30 unidades de referência, distribuídas em todo o território mineiro, que vão funcionar como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos do sistema prisional. Todas as pessoas que forem presas em Minas Gerais irão para uma unidade específica em cada região e ficarão por um período de 15 dias, em quarentena e observação, evitando possível contágio caso fossem encaminhados de imediato para outras unidades. Após a observação e atestada a sua saúde, serão encaminhadas a novas unidades prisionais.

                 Cuidados com quem já está preso: no caso de presos que já se encontram no sistema prisional, caso apresentem sintomas da Covid-19, o protocolo é o seguinte: isolamento imediato, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento em hospital, com escolta do sistema prisional.

                 Evitar o contágio via profissionais de segurança: As escalas de trabalho estão sendo dilatadas, de forma a diminuir a circulação desses profissionais intra e extramuros e equipamentos de EPI estão sendo distribuídos nas estruturas prisionais.

                 Evitar sobrecarga no sistema de saúde tradicional: duas áreas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem-MG, na Região Metropolitana, foram reformadas e serão transformadas em um Centro de Referência em Saúde no Combate ao Coronavírus

                 A medida é de prevenção e objetiva deixar um espaço específico em condições de uso para atendimento de 25 presos que possam ser contaminados com o Coronavírus, evitando sobrecarga no sistema de saúde tradicional.

                 Com Informações de: G1.

    

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS