PESQUISA NESTE SITE:

17 agosto 2018

UNAÍ-MG - Prefeito cria programa de alimentação e denomina "Banco de Alimentos"

Prefeito municipal de Unaí manifesta a criação de um "Banco de Alimentos, custeado por supermercados, feiras e sacolões, e mantido por secretárias da Ação Social e da Agricultura.

                 Essa certeza foi manifestada pelo prefeito Municipal de Unaí-MG José Gomes Branquinho, depois de conhecer o funcionamento do programa em Brasília-MG

                 Numa visita à Central de Abastecimento do Distrito Federal - CEASA, nesta Quinta-feira (160816), Branquinho afirmou ter encontrado o modelo ideal para ser utilizado em Unaí-MG

                 O Banco de Alimentos já funciona em vários municípios do país. A determinação do prefeito é para que equipes da Secretaria do Desenvolvimento Social e da Secretaria de Agricultura organizem a implantação do programa na cidade.

                 O objetivo principal do banco é receber doação de alimentos, fruto de excesso de produção ou que estão fora do padrão de comercialização, mas apropriados para o consumo humano.                  
                 São legumes, verduras, frutas e outros produtos em bom estado de conservação. 

                 Às vezes, são jogados fora porque estão com uma ponta estragada, fora do peso, maior ou menor do que o aceitável pelo mercado, com uma pequena mancha na casca. Ou seja, aptos para o consumo porque mantêm sua integridade e suas características nutricionais. 

                 A iniciativa do banco combate o desperdício e ajuda a alimentar quem precisa. O desafio é articular as parcerias com doadores: Supermercados, mercearias, sacolões e produtores rurais.

                 Depois de doado para o banco, o alimento é selecionado, examinado por nutricionista, embalado e distribuído para instituições sociais cadastradas no município. 

"Ontem, em Brasília, vimos a distribuição de caixas de tomate, de couve-flor, de beterraba. Tudo produto apropriado para o consumo. 
Não é sobra de comida"
                 Atestou o prefeito Branquinho, destacando que o Banco de Alimentos garante a qualidade dos produtos doados.

                 Na esteira do combate ao desperdício, supermercados, mercearias e sacolões possuem um papel central. Além dos produtos que estão fora do padrão de comercialização, podem doar também alimentos com prazo de validade próximo ao vencimento. 

                 Nesse caso, o Banco de Alimentos recolhe a doação e distribui rapidamente, para consumo imediato nas entidades sociais. Frisando sempre que, antes, passa pelo exame de nutricionistas.

                 A ideia do Banco de Alimentos vai se somar ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, que garante a compra direta do pequeno produtor da agricultura familiar. 

                 Os produtos adquiridos por meio do PAA integram a merenda escolar e a alimentação nas entidades sócio-assistenciais.

Alternativa

                 O prefeito afirmou que o Banco de Alimentos será a alternativa oferecida pela Administração Municipal para substituir as três cozinhas comunitárias, programa resultante de parceria entre Prefeitura Municipal de Unaí-MG e Governo Federal, que oferecia refeições a baixo custo para a população. 

"O objetivo das cozinhas comunitárias era cuidar da alimentação das pessoas carentes. Com o tempo, os objetivos foram deturpados, e as cozinhas perderam sua função. Aí sentimos a necessidade de cuidar dessa questão da alimentação das pessoas mais necessitadas"
                 Justificou Branquinho.

                 O Banco de Alimentos deve ocupar, inicialmente, a estrutura física da unidade de cozinha comunitária que funcionava no Bairro Sagarana, na Rua da Serra

                 A instalação do banco vem depois da montagem de uma equipe de trabalho e da elaboração do programa de funcionamento. 

"Ainda não temos a receita pronta para esse funcionamento"
                 Revelou Branquinho, ressaltando a importância da parceria do pequeno produtor e dos donos de supermercados e sacolões nessa empreitada.

"Já vimos como funciona em Brasília"
                 Disse Branquinho

"Agora, vamos implantar o Banco de Alimentos de Unaí dentro da nossa realidade, dentro das nossas condições. Vamos encontrar os parceiros adequados, achar a receita de funcionamento, puxar o cordão, e trabalhar. 
Isso já está determinado".

                 A determinação já chegou à Secretaria do Desenvolvimento Social e à Secretaria de Agricultura, que devem arregaçar as mangas, organizar a equipe, articular os parceiros e fazer a coisa funcionar efetivamente. 

"A bola agora está com essas secretarias"
                 Sentenciou o prefeito.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

ESPINOSA-MG - Dono de borracharia é preso com drogas, arma e veículos adulterados na Comunidade do Charco

Apreensões foram feitas na Comunidade do Charco depois de mandados de busca e apreensão. Materiais ilícitos foram encontrados dentro da borracharia.

                  Um homem de 34 anos foi preso na manhã desta Sexta-feira (180817) suspeito de praticar tráfico de drogas na zona rural de Espinosa-MG

                  De acordo com informações da Polícia Militar, através de uma operação deflagrada pelos militares e pela Polícia Civil, o suspeito foi encontrado com substâncias ilícitas na Comunidade do Charco
                  Na localidade, o homem possui uma borracharia, onde armas, drogas e veículos clonados foram apreendidos.

                  Segundo a PM, ele pode ser responsável pela venda de drogas na região. Moradores da comunidade rural haviam feito diversas denúncias informando que a borracharia era usada para venda de drogas. 

                  A polícia informou que passou um tempo em vigilância próximo ao local e que usuários de drogas estacionavam veículos em frente ao estabelecimento. A PM observou que os compradores davam um sinal específico de buzina para que o suspeito buscasse na borracharia um invólucro com características de entorpecente.

                  Ainda de acordo com a polícia, duas motos com numeração alterada foram apreendidas na borracharia, além de 135 gramas de maconha, uma arma carabina calibre 22, duas balanças de precisão e R$2.895,00
                  A polícia também encontrou um rolo de papel filme utilizado para embalar e comercializar drogas.

                  A PM não informou se os usuários de drogas foram identificados. Os materiais apreendidos e o autor preso foram encaminhados à Delegacia de Espinosa.

                  Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Encontrados em Fazenda de Paracatu, Defensivos Agrícolas roubados

Defensivos agrícolas foram localizados no município de Paracatu. Eles haviam sidos roubados à um mês na fazenda Rio Preto, em Unaí. A PM não esclareceu sobre localização e prisão dos autores.

                 Nesta Quinta-feira (180816), foram localizados escondidos em uma Fazenda na zona rural de Paracatu-MG, diversos defensivos agrícolas que havia sido roubados na Fazenda Rio Preto, município de Unaí-MG, no dia 19/07/2018.

                 Nesta data, foram localizados os seguintes produtos:

                 23 Porcel 01 Lt;
                 21 Urge 750 SP 10 Kg;
                 20 Deliver 01 Lt;
                 16 Privilege 01 Lt;
                 14 TSH  05 Lt;
                 12 Vertimec 01 Lt;
                 12 Primestra 05 Lt;
                 09 Hero 01 Lt;
                 06 Imunit 01 Lt;
                 05 Epingle 01 Lt;
                 02 Zap 05 Lt;
                 02 Cypress 400 EC 05 Lt;
                 01 Batent 05 Lt;


                 Através de levantamentos realizados pela equipe de Patrulha de Atendimento Comunitário e Patrulha Rural, foram obtidas informações de que uma quadrilha especializada em roubo de defensivos agrícolas estaria utilizando uma propriedade rural abandonada como esconderijo, bem como para guardar produtos de procedência duvidosa, sem maiores informações acerca de tal local. 

                 As equipes iniciaram as buscas e identificaram um sítio na região do Espalha, onde foi localizada uma grande quantidade de defensivos agrícolas. 

                 Através de pesquisas no sistema de registros de ocorrências foi identificado que tais produtos foram roubados na Fazenda Rio Preto, município de Unaí, no dia 19/07/2018. 

                 O gerente da fazenda compareceu ao local e confirmou que os produtos localizados se tratam dos que foram subtraídos na propriedade,  avaliados em cerca de R$60.000,00

                 Ressalta-se que dois dos suspeitos do roubo em questão já foram presos pela PMMG por outro crime posterior ao fato ocorrido na Fazenda Rio Preto.
                 Os produtos foram devolvidos ao gerente da fazenda de onde foram roubados.
                 E a ocorrência encerrada na Delegacia da Polícia Civil.

                 Com Informações de:
PMMG - UNAÍ-MG
PCMG - UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Adolescentes discutem por causa de ciúmes e uma esfaqueia a outra

Vítima, de 17 anos, afirmou aos policiais que seu namorado a traiu com a autora de 15 anos. Polícia fez buscas à procura da agressora, mas até a manhã desta Sexta-feira (180817) ela não foi localizada.

                Uma adolescente de 17 anos foi esfaqueada na noite desta Quinta-feira (180816) em Montes Claros-MG, no Norte de Minas
                De acordo com a Polícia Militar, a autora do crime é uma adolescente de 15 anos, que usou uma faca de mesa para atacar a vítima.

                De acordo com testemunhas, as duas garotas discutiam por motivos de ciúmes na Praça Nossa Senhora da Consolação, no  Bairro Cintra, quando ocorreu a agressão. 
                A vítima foi atingida no abdômen. 

                Ela foi socorrida pelo SAMU e encaminhada para a Santa Casa. Segundo a assessoria, ela passou por cirurgia e está estável.

                A adolescente ferida contou aos policiais que o seu namorado a traiu dias anteriores com a autora. Ela contou que descobriu a traição e as duas trocaram ameaças pelas redes sociais. 

                Ainda segundo os relatos da adolescente, as duas marcaram de se encontrar nesta quinta para tirarem satisfação uma com a outra, mas durante a discussão foi golpeada e a autora fugiu em seguida.

                Militares fizeram buscas à procura da agressora, mas até a manhã desta Sexta-feira (180817) ela não foi localizada.

                Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Cinco acidentes são registrados nas BR-135 e BR-365, um motorista morreu

Polícias afirmam que as pistas estão escorregadias devido à chuva que atingiu a região durante a madrugada desta Sexta-feira (17). BR-365 ficou interditada após uma carreta fazer um "L" na pista.

                     Cinco acidentes foram registrados na manhã desta Sexta-feira (180817) nas BR-135 e BR-365, no Norte de Minas. As Polícias Rodoviária Federal e Militar afirmam que as pistas estão escorregadias devido à chuva que atingiu a região durante a madrugada desta Sexta-feira.

                     Em um dos acidentes, de acordo com a PM, um motorista morreu após duas carretas baterem de frente, no Km 406 da BR-135, em Bocaiuva-MG; o outro condutor envolvido no acidente teve apenas ferimentos leves. 
                     Na mesma rodovia, foram registrados um capotamento, no Km 380, e uma saída de pista, no Km 370.
                      Ninguém se feriu.

                     Já na BR-365, o motorista de uma carreta que transportava pás carregadeiras perdeu o controle da direção e o veículo fez um L na pista próximo ao viaduto da Serra. 

                     Por conta do acidente, a rodovia está interditada no sentido a Pirapora-MG. E

                     Um outro ponto da rodovia, um caminhão que seguia sentido a Montes Claros-MG tombou por volta das 6:00 horas. 
                     Não houve feridos nas duas ocorrências.

                     Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS