Prefeito municipal de Unaí manifesta a criação de um "Banco de Alimentos, custeado por supermercados, feiras e sacolões, e mantido por secretárias da Ação Social e da Agricultura.
Essa certeza foi manifestada pelo prefeito Municipal de Unaí-MG José Gomes Branquinho, depois de conhecer o funcionamento do programa em Brasília-MG.
Numa visita à Central de Abastecimento do Distrito Federal - CEASA, nesta Quinta-feira (160816), Branquinho afirmou ter encontrado o modelo ideal para ser utilizado em Unaí-MG.
O Banco de Alimentos já funciona em vários municípios do país. A determinação do prefeito é para que equipes da Secretaria do Desenvolvimento Social e da Secretaria de Agricultura organizem a implantação do programa na cidade.
O objetivo principal do banco é receber doação de alimentos, fruto de excesso de produção ou que estão fora do padrão de comercialização, mas apropriados para o consumo humano.
São legumes, verduras, frutas e outros produtos em bom estado de conservação.
Às vezes, são jogados fora porque estão com uma ponta estragada, fora do peso, maior ou menor do que o aceitável pelo mercado, com uma pequena mancha na casca. Ou seja, aptos para o consumo porque mantêm sua integridade e suas características nutricionais.
A iniciativa do banco combate o desperdício e ajuda a alimentar quem precisa. O desafio é articular as parcerias com doadores: Supermercados, mercearias, sacolões e produtores rurais.
Depois de doado para o banco, o alimento é selecionado, examinado por nutricionista, embalado e distribuído para instituições sociais cadastradas no município.
"Ontem, em Brasília, vimos a distribuição de caixas de tomate, de couve-flor, de beterraba. Tudo produto apropriado para o consumo.
Não é sobra de comida"
Atestou o prefeito Branquinho, destacando que o Banco de Alimentos garante a qualidade dos produtos doados.
Na esteira do combate ao desperdício, supermercados, mercearias e sacolões possuem um papel central. Além dos produtos que estão fora do padrão de comercialização, podem doar também alimentos com prazo de validade próximo ao vencimento.
Nesse caso, o Banco de Alimentos recolhe a doação e distribui rapidamente, para consumo imediato nas entidades sociais. Frisando sempre que, antes, passa pelo exame de nutricionistas.
A ideia do Banco de Alimentos vai se somar ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, que garante a compra direta do pequeno produtor da agricultura familiar.
Os produtos adquiridos por meio do PAA integram a merenda escolar e a alimentação nas entidades sócio-assistenciais.
Alternativa
O prefeito afirmou que o Banco de Alimentos será a alternativa oferecida pela Administração Municipal para substituir as três cozinhas comunitárias, programa resultante de parceria entre Prefeitura Municipal de Unaí-MG e Governo Federal, que oferecia refeições a baixo custo para a população.
"O objetivo das cozinhas comunitárias era cuidar da alimentação das pessoas carentes. Com o tempo, os objetivos foram deturpados, e as cozinhas perderam sua função. Aí sentimos a necessidade de cuidar dessa questão da alimentação das pessoas mais necessitadas"
Justificou Branquinho.
O Banco de Alimentos deve ocupar, inicialmente, a estrutura física da unidade de cozinha comunitária que funcionava no Bairro Sagarana, na Rua da Serra.
A instalação do banco vem depois da montagem de uma equipe de trabalho e da elaboração do programa de funcionamento.
"Ainda não temos a receita pronta para esse funcionamento"
Revelou Branquinho, ressaltando a importância da parceria do pequeno produtor e dos donos de supermercados e sacolões nessa empreitada.
"Já vimos como funciona em Brasília"
Disse Branquinho.
"Agora, vamos implantar o Banco de Alimentos de Unaí dentro da nossa realidade, dentro das nossas condições. Vamos encontrar os parceiros adequados, achar a receita de funcionamento, puxar o cordão, e trabalhar.
Isso já está determinado".
A determinação já chegou à Secretaria do Desenvolvimento Social e à Secretaria de Agricultura, que devem arregaçar as mangas, organizar a equipe, articular os parceiros e fazer a coisa funcionar efetivamente.
"A bola agora está com essas secretarias"
Sentenciou o prefeito.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.