PESQUISA NESTE SITE:

04 março 2020

UBERLÂNDIA-MG - Duas jovens ciclistas morrem em acidente no Bairro Tocantins

Testemunhas contaram para a reportagem da TV Integração que a bicicleta estava sem freio. As jovens eram amigas e moravam no Bairro Tocantins.



                  Duas ciclistas, uma de 19 e outra de 21 anos, morreram em acidente com um caminhão no fim da manhã desta Terça-feira (200203), no Bairro Guarani, em Uberlândia-MG. Conforme apuração da TV Integração, elas estavam em uma bicicleta que bateu no veículo que transportava brita.

                  O acidente ocorreu na Rua Vaneirão. O motorista relatou à equipe da TV, que não conseguiu evitar o acidente. Outra testemunha, afirmou para a reportagem que ouviu as vítimas dizendo que a bicicleta estava com problemas.

"Eu estava chegando na casa de uma amiga quando as ouvi gritando: 'está sem freio, está sem freio'. Pouco depois ouvi o barulho da batida"
                  Disse a dona de casa Maria Aparecida de Campos.

                  De acordo com o irmão de uma das vítimas, as jovens eram amigas e moravam no Bairro Tocantins. Ele também informou que a bicicleta já apresentava problemas.

"Quando me avisaram eu pensei que fosse de moto. Quando eu cheguei e vi a bicicleta, já imaginei o que tivesse ocorrido. Ela já estava sem freio e o guidom também não estava bom"
                  Comentou o serralheiro Vitor Araújo.

                  O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas as vítimas morreram no local. A Polícia Militar - PM e a Perícia da Polícia Civil também foram acionadas, em seguida as jovens foram levadas para o Instituto Médico Legal - IML
                  Os corpos já foram liberados para o velório.


                  Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - 'A culpa é do Sérgio Moro', diz Ibaneis sobre tráfico de drogas

Em entrevista ao vivo à TV Globo, governador afirmou que 'segurança pública não é só responsabilidade do Distrito Federal'. Relação de Ibaneis com governo federal tem sido marcada por críticas.


                O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou em entrevista à TV Globo, nesta Terça-feira (200303), que o problema do tráfico de drogas na capital "é culpa do [ministro da Justiça e Segurança Pública] Sérgio Moro".

                A declaração é a mais recente das críticas feitas pelo chefe do Executivo local ao governo federal.

                No mês passado, o emedebista disparou críticas ao pedido do presidente Jair Bolsonaro para que os estados zerassem o ICMS de combustíveis. 
                Em outro caso, "repudiou" a transferência de líderes de facções criminosas ao Distrito Federal.


                Ao fazer balanço da gestão até então, Ibaneis disse que "segurança pública não é só responsabilidade do Distrito Federal, é responsabilidade de todos". Além disso, afirmou que "o tráfico de entorpecentes em toda a cidade é que gera a maioria dos crimes".

"A grande discussão é essa. O roubo de carros aqui é para transformar em drogas. Tudo aqui está girando em torno das drogas. A droga vem da fronteira. A culpa é do doutor Sérgio Moro"
                Disse.

                Em nota, o Ministério da Justiça informou que "atua de forma ostensiva para combater o tráfico" e que "além de isolar chefes de facções, tirou dinheiro das mães de criminosos, leiloando os bens deles". A pasta afirma ainda que "bateu recordes de apreensão de drogas por meio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal".

Política de segurança


                O governador falou sobre o tráfico de drogas após ser questionado sobre o caso do professor de 25 anos esfaqueado a caminho do trabalho, na Segunda-feira (200302). 
                O momento foi flagrado por reportagem da TV Globo.

"Eu não tenho condições de ter um policial em cada parada de ônibus. Nós temos um problema de tráfico de drogas na cidade toda"
                Afirmou.

                Sobre o tema da segurança pública, o governador afirmou que "está fazendo sua parte". Durante a entrevista, ele anunciou um projeto de lei que visa instituir no Distrito Federal uma polícia distrital, que ficaria responsável pela segurança das regiões administrativas.

Outras críticas

                O principal ponto de divergência entre Ibaneis e o ministro Sérgio Moro é a presença de líderes de facções criminosas na Penitenciária Federal de Brasília-DF. Em Março do ano passado, a unidade começou a receber detentos de outros estados, como parte de uma operação conjunta dos órgãos de segurança pública do governo federal.

                À ocasião, o governador do Distrito Federal disse "repudiar" a medida, defendendo que os detidos "precisam de isolamento". O Chefe do Buriti voltou a criticar a situação em Fevereiro deste ano, quando o Ministério da Justiça autorizou o uso das Forças Armadas na segurança externa da penitenciária. 
                Segundo Ibaneis, o GDF não chegou a ser informado sobre a medida.

"Como que você edita um decreto dessa envergadura, quase que declarando um estado de emergência policial em relação ao presídio, e eu não tenho conhecimento de nada? Como eu vou dar segurança para a população do Distrito Federal?"
                Disse Ibaneis na ocasião.

                O governador chegou até a pedir ao Supremo Tribunal Federal - STF a transferência dos presos perigosos para presídios fora do Distrito Federal. Na ação, Ibaneis disse que o governo federal está "colocando em risco a população do Distrito Federal". 
                No entanto, o pedido foi negado pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso.

ICMS

                Como coordenador do Fórum de Governadores, Ibaneis também tem disparado críticas ao governo federal na gestão econômica. Em 17 de Fevereiro, chefes de 18 estados, além do Distrito Federal, divulgaram uma carta aberta afirmando que Bolsonaro "desafia governadores a reduzir impostos vitais para a sobrevivência dos Estados", com referência ao pedido de zerar o ICMS de combustíveis.

                Dias antes, Ibaneis já tinha criticado a proposta, alegando que os estados estão "quebrados".

"O problema é que os governos, não só o do Jair Bolsonaro, mas dos ex-presidentes da República, já zeraram os cofres dos estados. Todos os estados da federação e o Distrito Federal estão quebrados. E ele [Bolsonaro] sabe disso"
               Disse durante evento no Palácio do Buriti.

                Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - BNDES aprova investimento para a ampliação de Banda Larga

Aproximadamente 10.000 pessoas farão parte da base de clientes de fibra óptica após a implementação.



                Foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES o financiamento no valor de R$10.000.000,00 para a expansão de fibra óptica (banda larga) em Minas Gerais.

                O apoio do BNDES equivale a 80% do total do investimento que totaliza R$12.500.000,00 para a empresa StarWeb Telecomunicações Ltda, o dinheiro será revertido em equipamentos tecnológicos brasileiros.

                Com esse dinheiro será investido na ampliação da cobertura dos serviços de telecomunicações através de fibra óptica em diferentes municípios mineiros. O objetivo é oferecer internet com alta velocidade para aquelas famílias que hoje não dispõe desse serviço.

                O próximo passo será a implementação desse serviços, a ampliação chegará em algumas cidades como: 

                Tatiaiuçu-MG
                São Joaquim de Bicas-MG
                Carmópolis de Minas-MG
                Pedralva-MG, entre outras. 

                Aproximadamente 10.000 pessoas farão parte da base de clientes de fibra óptica após a implementação.

                Com Informações de: Paracatu News.

RECANTO DAS EMAS-MG - Mulher é encontrada morta com corte na cabeça em matagal

Segundo Polícia Civil, caso é tratado como feminicídio. Vítima já foi identificada e tinha 33 anos.


                O corpo de uma mulher de 33 anos foi encontrado nesta Terça-feira (200303), em um matagal próximo à BR-060, no Recanto das Emas-DF, no Distrito Federal
                A vítima tinha um corte na cabeça.

                De acordo com a Polícia Civil, o caso está sendo tratado como feminicídio. Se confirmada, esta será a 6ª ocorrência do tipo no DF em 2020.

                Segundo o delegado Pablo Aguiar, responsável pelas investigações, a mulher foi localizada por um homem que passava pelo matagal. Um suspeito foi preso em flagrante depois que um teste do Instituto de Criminalística - IC encontrou sangue humano nas roupas dele.

                De acordo com a Polícia Civil, o homem era namorado da vítima. O delegado afirmou que a mulher era moradora de Samambaia-MG e que amigas dela disseram que o suspeito já havia a ameaçado. O caso está sendo investigado pela 27ª Delegacia de Polícia do Recanto das Emas.


                Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Carreta-tanque e caminhão batem na BR-135

Acidente aconteceu no Km 404, na Serra de Bocaiuva, de acordo com a concessionária que administra a via. Corpo de Bombeiros afirmou que um homem ficou ferido e será transportado pelo helicóptero Arcanjo 05.


              Uma batida entre um caminhão e uma carreta-tanque deixou um homem gravemente ferido nesta Quarta-feira (200304). O acidente aconteceu no Km 404 da BR-135, na Serra de Bocaiuva-MG. De acordo com a concessionária que administra a via, trânsito está interditado nos dois sentidos.

              Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, o caminhão é usado para transporte de animais. Não há confirmação se o veículo estava carregado. Já a carreta, estava vazia e seguia em direção a Belo Horizonte-MG.

              Os Bombeiros informaram ainda que o homem está sendo estabilizado pela equipe médica do SAMU e deve ser transportado pelo Helicóptero Arcanjo 05.

              Essa reportagem está em atualização.


              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Homem que fugiu de Presídio de Ipatinga-MG é preso no Bairro de Lourdes.

Homem de 43 anos tem passagens por estupro, tráfico de drogas, lesão corporal, contrabando, entre outras. Foragido foi encontrado quando os policiais faziam patrulhamento pelo Bairro de Lourdes. PM informou que ele fugiu de Presídio de Ipatinga.


                Um foragido da Justiça foi preso em Unaí-MG nesta Quarta-feira (200304). Segundo as informações da Polícia Militar, durante a abordagem, ele tentou ludibriar a equipe alegando que não tinha documentos pessoais e repassando o nome de modo incorreto por várias vezes.

                A PM informou que o homem de 43 anos foi condenado por estupro e fugiu do Presídio de Ipatinga-MG. Ele ainda tem passagens por tráfico de drogas, lesão corporal, contrabando, entre outras.

                O foragido foi encontrado quando os policiais faziam patrulhamento pelo Bairro de Lourdes

                O local da abordagem, de acordo com a PM, é frequentado por usuários e traficantes de drogas. Durante as buscas, os policiais encontraram quatro pedras de crack. 
                Ele foi levado a Delegacia de Unaí-MG.

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Ponte que liga os Bairros Morada do Sol e da Serra é interditada

Medida foi feita por precaução e tem relação com as chuvas que caíram na cidade nos últimos tempos. Informação inicial é de que a estrutura não foi comprometida, mas surgiram alguns buracos, que serão analisados nesta Quarta-feira (04).



                 A Defesa Civil interditou a ponte que liga os Bairros Morada do Sol e Morada da Serra, em Montes Claros-MG, na noite desta Terça-feira (200303).

                 Segundo o secretário municipal, Anderson Chaves, a medida foi feita por precaução e tem relação com as chuvas que caíram na cidade nos últimos tempos.

                 A informação inicial é de que a estrutura não foi comprometida, mas surgiram alguns buracos que serão analisados pela Secretaria de Obras, Infraestrutura e Planejamento Urbano nesta Quarta-feira (200304).

                 Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e MCTrans monitoram o local. O desvio mais indiciado é pelo Bairro Ibituruna
                 Há ainda a opção de seguir pela ponte do Jardim Liberdade.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Homem é detido suspeito de agredir e manter esposa em cárcere privado

Ocorrência foi no Bairro Jardim Primavera na noite desta Terça-feira (03). Mulher contou que foi trancada dentro de casa depois que decidiu se separar.

                    Um homem de 31 anos foi detido suspeito de manter a esposa em cárcere privado dentro de casa, no Bairro Jardim Primavera, em Montes Claros-MG
                    Uma equipe da PM foi até o imóvel depois de receber uma denúncia feita pela mãe da vítima, que mora em São João da Ponte-MG.

                    De acordo com o Boletim de Ocorrência, a mulher estava muito abalada e relatou que foi trancada dentro de casa há dois dias, depois que decidiu se separar do marido, após uma briga motivada por ciúmes.

                    Segundo a PM, a mãe relatou que a filha foi agredida várias vezes, mas não denunciou por medo. Ela contou também que o homem não permitia que a vítima se alimentasse, gastasse água e ascendesse as luzes da casa.

                    O suspeito negou as agressões e o cárcere privado. Ele foi encaminhado à delegacia e o caso será investigado pela Polícia Civil.

                    A PM informou que a mulher demonstrou medo no momento da abordagem e não quis acompanhar os policiais até a delegacia para representar contra o marido. Segundo a PM, ela disse que só queria sair da casa com as três filhas, de 03, 09 e 11 anos.

                    Com Informações de: G1.

MONTALVÂNIA-MG - Foragido por agredir mulher é preso; 'vítima queria se separar, mas era ameaçada de morte', diz delegado

Além da violência contra a companheira, homem também é investigado por agredir a mãe e irmã dele que tentaram defender a mulher; mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça em dezembro de 2019.


                  A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 35 anos, que é investigado em cinco inquéritos por agredir a companheira, de 21 anos, em Montalvânia-MG, no Norte de Minas. Outros dois inquéritos também apuraram agressões contra a mãe e a irmã dele, que tentaram proteger a mulher.

                  De acordo com o delegado Davidson Marcos, eles estavam juntos há cerca de 5 anos e a mulher tentava a separação há mais de um ano, mas sofria ameaças.

“Ela era agredida com socos e chutes. A violência maior é psicológica porque a vítima queria se separar e era ameaçada de morte. Ele dizia que se ela o largasse não poderia ficar com mais ninguém”
                  Explica o delegado.

                  O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça desde o dia 18 de Dezembro de 2019 e o homem estava foragido. Os investigadores conseguiram prendê-lo, nesta Terça-feira (200303), no Distrito de Pitarana após uma campana que durou mais de 10:00 horas.

                  Durante depoimento, o homem confessou o crime e colocou a culpa na vítima.

“Ele nos relatou que não foi nada sério e que as agressões ocorreram durante brigas de casal, sendo que a mulher era culpada por ser agredida”
                  Afirmou o delegado.

                  O investigado foi encaminhado ao Presídio de Manga-MG e os inquéritos devem ser concluídos nesta semana.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Acusado de matar namorada em hotel é condenado a 18 anos de prisão

Condenação foi por feminicídio qualificado, por meio cruel e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima. Crime aconteceu em Outubro de 2017.


                Foi condenado a 18 anos de prisão, o homem acusado de matar a namorada em 13 de Outubro de 2017, em um hotel de Montes Claros-MG

                A condenação foi por feminicídio qualificado, por meio cruel e emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima. O réu foi beneficiado por duas atenuantes, confissão espontânea e ter menos de 21 anos na época dos fatos.



                Segundo as investigações, Débora Fagundes Dias foi assassinada por Michael Douglas Mendes Dantas no Bairro Santo Antônio, ambos tinha 20 anos. De acordo com as informações levantadas pela Polícia Militar na época, ele teria dito no hotel que iria resolver alguns assuntos e que a namorada ficaria dormindo.

                Após algum tempo, os funcionários estranharam que o rapaz não retornou e chamaram pela jovem. Como ela não respondeu, entraram no quarto usando a chave reserva. Eles a encontraram morta, com sinais de estrangulamento e um cinto no pescoço.


                Michael foi preso horas depois, em um ônibus que seguia para Belo Horizonte-MG. Os policiais militares conseguiram interceptar o veículo na Avenida Geraldo Athayde e prender o suspeito.

                Detido, o jovem confessou aos militares que matou a jovem. O motivo seria uma vingança, alegando que a vítima havia planejado o assassinato dele, em data anterior, quando o jovem foi baleado. O rapaz estava morando na capital mineira, e veio para Montes Claros somente para cometer o crime, segundo a polícia.

                Ele foi encaminhado à delegacia de plantão e, após ser ouvido, foi autuado em flagrante por crime de feminicídio e levado ao presídio.


                Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Alcolumbre prevê acordo para manter vetos e aprovar projeto com regras para 'orçamento impositivo'

Presidente Jair Bolsonaro havia vetado trecho da Lei do Orçamento que ampliava poder dos parlamentares de decidir sobre gasto público, o chamado 'orçamento impositivo'.


               O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse nesta Terça-feira (200203) que líderes partidários chegaram a um entendimento para manter os vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e analisar os projetos enviados ao Congresso pelo governo que regulamentam o chamado orçamento impositivo.

               A expressão "orçamento impositivo" se refere à parte do Orçamento-Geral da União definida pelos parlamentares e que não pode ser alterada pelo Poder Executivo. Se a previsão estiver no orçamento, o governo federal terá a obrigação de executar a despesa, ou seja, liberar o dinheiro.

“Vamos manter o veto presidencial, que foi acordado, e vamos agora votar a regulamentação do orçamento impositivo”
               Disse Alcolumbre ao chegar ao Congresso após uma reunião com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

               Segundo Alcolumbre, os líderes recolherão assinaturas para que os projetos que regulamentam o Orçamento impositivo sejam analisados ainda nesta Terça-feira.

[O objetivo é] votar os PLNs [projetos de lei do Congresso Nacional] de regulamentação do orçamento impositivo e votar a pauta das cédulas da manutenção do veto presidencial”
               Afirmou Alcolumbre.

               O governo encaminhou nesta Terça-feira ao Congresso três projetos com o objetivo de criar regras para o pagamento das emendas parlamentares deste ano e de regulamentar o orçamento impositivo, aquele de execução obrigatória.


               A LDO, aprovada pelo Congresso, ampliou o poder dos parlamentares na hora de indicar gastos públicos. As emendas de relator e de comissões da Câmara e Senado passaram a ser obrigatórias, assim como as individuais e as de bancada.

               O deputado responsável pela relatoria do Orçamento poderia, segundo a lei, indicar a aplicação de R$30.000.000.000,00 em emendas. O presidente Jair Bolsonaro vetou, ou seja, rejeitou esta possibilidade.

               Na tentativa de acordo, o Executivo encaminhou os projetos, que disciplinam como serão aplicadas as emendas de relator e de comissões e diminui a quantidade de recursos reservadas para essas indicações.

               Os textos preveem que, dos R$30.000.000.000,00 previstos para as emendas do relator-geral do Orçamento, pelo menos R$9.600.000.000,00 retornarão ao governo federal, que definirá onde esses recursos serão aplicados.

               Há ainda um ponto no projeto enviado pelo Planalto que irá retirar da alçada do relator mais um montante. O valor não está especificado no projeto de lei, mas, segundo cálculo de técnicos do Congresso, deverá, somado aos R$9.600.000.000,00 totalizar R$15.000.000.000,00.

               Por esse dispositivo, as emendas indicadas pelas comissões e pelo relator-geral só ficarão sob controle dos parlamentares quando o valor representar um acréscimo líquido em relação à programação original do Poder Executivo.

Emendas parlamentares

               A cada ano, deputados e senadores fazem indicações de emendas, para que o recurso federal seja aplicado nos redutos eleitorais deles em todo o país.
               São as chamadas "emendas parlamentares"

               Essas sugestões são incluídas na proposta de orçamento enviada pelo Palácio do Planalto e, depois, votadas e aprovadas pelo Congresso.

Há quatro tipos de emendas

               Emendas individuais, feitas por deputado ou senador com mandato vigente;

               Emendas de bancada, que reúnem os parlamentares do mesmo estado ou do Distrito Federal, ainda que sejam de partidos diferentes;

               Emendas de comissões, propostas pelas comissões permanentes ou técnicas da Câmara e do Senado;

               Emendas do relator do Orçamento, incluídas pelo relator a partir das demandas feitas por outros políticos.

               Antes da criação do orçamento impositivo, o Palácio do Planalto, em tese, não era obrigado a cumprir essas emendas, mesmo com o orçamento em vigor.

               Os parlamentares reclamavam que, em muitos casos, a verba só era liberada na véspera de uma votação importante, como instrumento de negociação.

               Por outro lado, deputados e senadores passavam a condicionar a aprovação de temas de interesse do governo ao pagamento das emendas.

               Em 2015, o Congresso promulgou uma mudança na Constituição para tornar impositivas (de execução obrigatória) as emendas individuais. 
               Essa regra entrou em vigor no mesmo ano, e segue valendo.

As mudanças aprovadas

               Em 2019, os parlamentares voltaram a mexer na Constituição para tratar do tema. Dessa vez, tornaram obrigatória a execução das emendas de bancada.

               Por ser uma emenda à Constituição, o texto foi promulgado e entrou em vigor sem passar pelo aval da Presidência da República.

               Em seguida, ao aprovarem a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o texto que orienta a elaboração do Orçamento anual, os parlamentares decidiram equiparar as outras duas emendas (de comissões e de relator) às anteriores.

               A medida ampliaria ainda mais o controle do Legislativo sobre o Orçamento, reduzindo a liberdade do Executivo para decidir o destino dos recursos.


Os vetos de Bolsonaro

               Ao sancionar a Lei de Diretrizes Orçamentárias, em Dezembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro vetou dez dispositivos. 
               Desses, quatro diziam respeito ao orçamento impositivo.

               Esses vetos serão analisados pelo Congresso Nacional, e podem ser mantidos ou derrubados. Se forem derrubados, as regras entram em vigor, e o governo pode entrar na Justiça para tentar reverter a situação.

Os itens vetados dizem que

               A execução das emendas deve seguir a ordem de prioridade definida por deputados ou senadores.

               O governo tem 90 dias para empenhar (reservar e garantir pagamento) os recursos previstos nas emendas do relator do Orçamento.

               Em caso de limitação de empenho e pagamento, os critérios aplicados a todas as emendas devem ser iguais, é o chamado "contingenciamento linear".

               O descumprimento dessas novas regras deverá ser penalizado nos termos da lei.

               Para que os vetos sejam derrubados, é preciso que a maioria absoluta (257) dos 513 deputados e maioria absoluta (41) dos 81 senadores votem contra o governo. 
               Basta o aval de uma das casas para um veto ser mantido.

               Com Informações de: G1.

TAIOBEIRAS-MG - Motorista fica ferido após caminhão capotar e cair em barranco na MGC-626

Ele ficou preso dentro da cabine do caminhão e os bombeiros precisaram usar um desencarcerador para resgatá-lo.


                Um caminhoneiro de 40 anos ficou ferido em um acidente na MGC-626, em Taiobeiras-MG, nesta Terça-feira (200203). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ele perdeu o controle da direção, capotou às margens da rodovia e caiu em um barranco de seis metros.

                O motorista ficou preso dentro da cabine do caminhão e os militares precisaram usar um desencarcerador e técnicas de salvamento veicular para resgatá-lo. Ele estava consciente e se queixava de fortes dores na região do tórax.

                Ainda de acordo com os bombeiros, a vítima sofreu uma fratura na clavícula e foi encaminhado ao Hospital de Taiobeiras pelo SAMU. O caminhão tinha placas de Montes Claros-MG e estava carregado de engradados vazios de cerveja.


                Com Informações de: G1.

BRASIL - São mais de 488 casos suspeitos de novo coronavírus

Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta Terça-feira (03) aponta que, desde o início do monitoramento, 240 casos foram descartados e dois, confirmados.


               Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta Terça-feira (200203) aponta que o Brasil tem 488 casos suspeitos de novo Coronavírus
               Desde o início do monitoramento, 240 casos foram descartados e dois, confirmados.

               O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, lembrou que os Estados Unidos estão na lista de países com transmissão local, mas ainda não tinham sido incluídos na lista de alerta para viajantes brasileiros.

               A partir desta Terça-feira, de acordo com João Gabbardo dos Reis, ele será incluído em uma atualização que levará o Brasil a monitorar os viajantes que chegam de 26 países. Quem voltar de um deles, incluindo os EUA, e relatar sintomas deve ter seu quadro investigado para avaliar um possível caso suspeitos.

“Vai aumentar muito o número de casos suspeitos, com certeza. Estamos preparados para isso. O número de pessoas que viajam para os EUA é muito maior do que os países que estavam relacionados até hoje"
               Afirmou João Gabbardo dos Reis.


Sintomas leves x busca por médico

               Apesar disso, o secretário-executivo ressaltou que a busca por atendimento médico não deve ocorrer em todos os casos em que houver sintomas leves ou somente para investigar uma possível contaminação no exterior.

"Mesmo quem tenha vindo desses países, mas tem sintomas leves ou está assintomático, não deve buscar o posto de saúde. Se nós fizermos isso, vamos encher nossas unidades de saúde com casos leves e assintomáticos. Nós gradativamente temos que desmobilizar esse movimento."
               João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde.

"Nesses casos, é muito melhor que ligue para o 136 e peça uma orientação. O critério é o mesmo de anteriormente. As pessoas quando ficavam gripadas iam todas ao posto de saúde? Não. Nós não precisamos impor que as pessoas com sintomas leves vão a uma unidade de saúde"
               Afirmou João Gabbardo dos Reis.

               De acordo com os representantes do ministério, com a inclusão dos EUA há expectativa de que as notificações dos casos suspeitos aumentem. Por isso, apontam a necessidade de reforçar que, no atual momento, devem buscar atendimento os pacientes que viajaram para países com transmissão local e que apresentem ao menos dois sintomas (febre e tosse ou febre e dificuldade para respirar).


100 casos

               Segundo o secretário-executivo João Gabbardo dos Reis, quando o Brasil atingir 100 casos confirmados de coronavírus não serão investigados todos os suspeitos, apenas situações graves.

"Não vamos coletar amostras de todos os casos, mas continuaremos coletando amostras que são necessárias por algum interesse epidemiológico: pacientes graves, pacientes que tiverem internação, paciente que tem síndrome respiratória aguda"
               Disse o secretário João Gabbardo dos Reis.

"Mais importante do que essa confirmação são os dados e as mudanças dos hábitos para fazerem a prevenção, para fazer a redução da transmissão e, principalmente, o cuidado com a assistência dessas pessoas”
               Disse João Gabbardo dos Reis.

Destaques desta Terça-feira:

               O novo Coronavírus já causou a morte de 2.900 pessoas na China e outras 120 em outras partes do mundo, de acordo com dados oficiais do governo chinês. Fora da China, o vírus segue se espalhando no Irã, Itália e Estados Unidos.


               A França anunciou a quarta morte ligada à infecção e que vai confiscar estoque e produção de máscaras de proteção.
As bolsas da China fecharam em alta devido à queda no número de novos casos no país.

               A Argentina e o Chile confirmaram os primeiros casos.
80.302 casos confirmados e 2.946 mortes na China (incluindo 2 em Hong Kong e 1 em Taiwan)

               O diretor do departamento de oftalmologia do Hospital de Wuhan morreu de coronavírus aos 57 anos

               Pequim impôs quarentena a quem chegar de Itália, Irã, Japão e Coreia do Sul, depois que chineses que voltaram da Itália foram diagnosticados com coronavírus.

               Mais de 10.000 casos confirmados em outros países e mais de 120 mortes fora da China.

               Coreia do Sul: 5.186 casos confirmados e 31 mortes, segundo a agência coreana Yonhap.

               Irã: 2.336 casos e 77 mortes, incluindo o embaixador no Vaticano, de acordo com a Associated Press.

               Itália: 2.036 casos confirmados e 52 mortes até Segunda-feira (200302), segundo a Reuters
               O teste do Papa Francisco deu negativo para a doença.

               Estados Unidos: 102 casos confirmados e 6 mortes.
Uma escola de Nova Iorque suspendeu as aulas por precaução após a suspeita de um caso de coronavírus

               A França anunciou a quarta morte ligada ao coronavírus no país. 
               Mais de 100 escolas foram fechadas devido à doença

               A Argentina confirmou o primeiro caso, segundo o Ministro da Saúde, o paciente infectado tem aproximadamente 40 anos e chegou em Buenos Aires, no último Domingo (200301), após viagem a Itália.

               Com Informações de: G1 Bem Estar.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS