PESQUISA NESTE SITE:

26 junho 2018

SANTA LUZIA-MG - Traficantes usam aplicativo para entregar maconha e são presos

                 Duas mulheres, de 21 e 26 anos, e quatro homens, com idade entre 24 a 34 anos, foram presos nesta Terça-feira 180626) por tráfico de drogas em Santa Luzia-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

                 Segundo a Polícia Militar, eles utilizaram um carro de um aplicativo de transporte particular para transportar 32 barras de maconha e um tablete.

                 Os militares receberam uma denúncia anônima e abordaram o veículo. Eles interceptaram a droga e prenderam os suspeitos que estavam em dois carros.

                 Posteriormente, a partir do depoimento do motorista do aplicativo, a PM chegou até outro endereço, onde encontrou mais 42 barras de maconha.

                 A mulher, que estava na casa, disse que recebia uma quantia referente ao aluguel do local para armazenar a droga e que chegou a ser ameaçada quando quis sair do esquema.

                  Com Informações de: MinasHoje.

BRASIL - CNJ proíbe cartórios de registrar união estável poliafetiva


                 O Conselho Nacional de Justiça - CNJ decidiu hoje (180626) impedir, por 8 votos a 6, que os cartórios de todo o país lavrem qualquer tipo de documento que declare a união estável entre mais de duas pessoas, relação conhecida como poliamor (Poligamia).

                 Prevaleceu o entendimento do relator do caso, o conselheiro João Otávio de Noronha, também ministro do Superior Tribunal de Justiça - STJ e atual Corregedor Nacional de Justiça

                 Para ele, o sistema legal brasileiro, incluindo a Constituição, não permite a união estável entre mais de duas pessoas, motivo pelo qual os tabelionatos não podem lavrar escritura que declare esse tipo de relação.

“Não é falso moralismo, não é nada. Se as pessoas querem viver uma relação de poliamor, que vivam, é outra coisa. Mas a escritura pública está aqui para declarar a vontade jurídica das partes. Se a vontade é jurídica, [a união estável poliafetiva] reputa a vontade ilícita, a vontade não permitida pela lei”
                 Argumentou Noronha.

                 O tema causou polêmica no CNJ, sendo discutido por três sessões até se chegar a um resultado. Votaram junto com Noronha os conselheiros Márcio Schiefler, Maria Iracema Martins do Vale, Fernando Mattos, Valtércio Ronaldo de Oliveira, Valdetário Monteiro, André Luiz Godinho e Valdetário Andrade Monteiro.

                 Em sessão anterior, o conselheiro Aloysio Corrêa da Veiga, que é ministro do Tribunal Superior do Trabalho - TST, divergiu. 

                 Ele votou no sentido de que os cartórios fossem permitidos a lavrar escritura ao menos declaratória da vontade dos integrantes da união poliafetiva, mesmo que o documento não tivesse nenhum efeito jurídico para fins de herança ou de direitos previdenciário, por exemplo.

“Ainda que não seja possível reconhecer união poliafetiva como união estável nem equipará-la à família, não se pode negar direito à escritura pública”
                 Disse Corrêa em seu voto. 

                 Ele foi acompanhado pelos conselheiros Daldice Almeida, Arnaldo Hossepian, Henrique de Almeida Ávila e pela presidente do CNJ, ministra Cármen Lúcia.

                 O conselheiro Luciano Frota foi além. Para ele, o CNJ deveria permitir aos cartórios que emitam escrituras dando à união poliafetiva os mesmos direitos da união estável entre duas pessoas, o que no Brasil equivale ao casamento.

                 A discussão sobre o chamado poliamor chegou ao CNJ por meio de um pedido de providência feito pela Associação de Direito de Família e das Sucessões - ADFAS à Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao órgão.

                 No pedido para que seja determinado que as corregedorias estaduais proibissem a lavratura, foram citados dois casos de formalização de união entre três pessoas, sendo um em Tupã-SP, em 2012, e outro em São Vicente-SP, em 2016. 
                 Também houve reconhecimento de união entre um “trisal” no Rio de Janeiro, em 2015. Tais escrituras agora perderam a validade.

                 Para a associação, a Constituição e as regras infraconstitucionais sobre a família estabelecem a monogamia como condição necessária para o reconhecimento da união estável.

                 Com Informações de: MinasHoje.

MARIANA-MG - Acordo amplia participação da sociedade no processo de reparação da Bacia do Rio Doce


                   Foi assinado, nesta Segunda-feira (180625), o Termo de Ajustamento de Conduta - TAC que altera a governança da Fundação Renova, entidade sem fins lucrativos constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana-MG, ocorrido em novembro de 2015. 

                   O TAC prevê a ampliação da participação social na execução do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta - TTAC a partir da criação de instâncias de acompanhamento integradas por membros da sociedade e por atingidos.

                   A mais efetiva participação social nos processos consultivos e decisórios se dará pela criação de Comissões Locais, Câmaras Regionais e do Fórum de Observadores, além do aprimoramento dos mecanismos já existentes. 

                   As Comissões Locais, por exemplo, vão ser formadas por pessoas atingidas residentes nos municípios ou que tenham sofrido danos nas áreas atingidas. Inicialmente, serão formadas 19 comissões, que contarão com apoio técnico, cursos e treinamentos para participar de criação de políticas públicas.

“O acordo se apoia no TTAC celebrado há dois anos atrás e traz uma série e evoluções e possibilita, sobretudo, a aproximação da população com os órgãos decisórios da Fundação Renova, o que é um progresso”, avalia o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Onofre Alves Batista Júnior.

“O Estado cuidou das ações emergenciais e, ao longo destes dois anos, também trabalhou pela melhoria do acordo celebrado. Ou seja, deu solução de curto prazo e trabalhou, incansavelmente, junto com o Ministério Público, para uma solução de longo prazo que melhor atendesse a coletividade”
                   Frisa Onofre.


                   Para os Ministérios Públicos e as Defensorias Públicas, que se manifestaram em nota conjunta, esse acordo representa um grande avanço na construção das bases da participação social no processo de reparação.

“Trata-se de um passo na luta das instituições na defesa dos direitos atingidos. Com este acordo, empresas e poder público precisarão adequar as suas ações observando o direito do atingido ser ouvido e participar das decisões sobre os programas de reparação dos danos causados pelo maior desastre ambiental do Brasil”
                   Diz o texto.

                   O TAC foi assinada entre o Ministério Público Federal - MPF, os Ministérios Públicos do Estado de Minas Gerais e Espírito Santo, as Defensorias Públicas dos estados e da União, e mais nove órgãos públicos, além das empresas Samarco Mineração S.A., Vale S/A e BHP Billinton Brasil Ltda.

                   Com Informações de: MinasHoje.

SÃO SEBASTIÃO-DF - PCDF prende estudante de agronomia acusado de traficar drogas na UnB

O rapaz fazia estágio no Centro de Excelência para o Turismo (CET) da instituição, onde escondia e vendia os entorpecentes.

                 Um aluno da faculdade de agronomia da Universidade de Brasília - UnB foi preso por agentes da 30ª Delegacia de Polícia - São Sebastião-DF com aproximadamente 7 kg de maconha (skunk e haxixe), entre outras drogas, além de R$550,00 em espécie. 

                 O rapaz fazia estágio no Centro de Excelência para o Turismo - CET da instituição.

                 Segundo a Polícia Civil, o estudante utilizava o espaço interno do setor de documentação do CET para armazenar e vender as drogas. 

                 Toda ação foi filmada e é um desdobramento da Operação Sombra, deflagrada em 15 de junho deste ano. O aluno também guardava diversos comprovantes de transferências bancárias.

                 A prisão ocorreu três dias depois do assassinato do estudante de filosofia Jiwago Henrique de Jesus Miranda, 33 anos, na Colina. O assassinato, segundo a Polícia Civil, estaria relacionado ao tráfico de drogas dentro da universidade.

                 Um cachimbo usado para consumir crack foi apreendido ao lado do corpo, encontrado no final da tarde de Sábado (180623) em um matagal perto do Bloco J da Colina
                 Jiwago morreu com golpes de pedra.

                 Sobre o consumo de drogas na instituição, a universidade afirmou que procura conscientizar a comunidade sobre os riscos da ingestão de substâncias lícitas e ilícitas – por meio de ações de extensão, projetos de pesquisa e acolhimento, regras de convivência, entre outros.

“Está em fase de estruturação o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimentos em Saúde Mental e Drogas (Nepasd), vinculado ao Instituto de Psicologia, que terá como foco os estudantes da instituição. Nos casos em que há denúncias formais sobre práticas ilegais, a UnB aciona os órgãos competentes e abre processo disciplinar, conforme a necessidade”
                 Completou, por meio de nota.

                 Com Informações de: Metrópoles.

SOBRADINHO-DF - Família procura por advogada desaparecida

Aline Stela Xavier de Ázara foi vista pela última vez saindo de casa com destino ao Fórum de Brasília-DF, na manhã desta Segunda-feira (25).


                 A Polícia Civil investiga o desaparecimento de uma advogada, vista pela última vez na manhã desta Segunda-feira (180625), em Sobradinho-DF

                 Aline Stela Xavier de Ázara, 37 anos, saiu de casa com destino ao Fórum de Brasília e, de lá, iria para um cursinho na quadra 603 Sul
                 Desde então, ela não fez mais contato com amigos e familiares

                 Na última vez em que foi vista, Aline estava de blusa verde e calça preta. Os parentes estão preocupados e pedem: Qualquer informação que possa ajudar na localização da advogada deve ser encaminhada para o telefone 996 585 272 ou pelo serviço 157 da Polícia Civil.

                 Com Informações de: Metrópoles.

BELO HORIZONTE-MG - Bandidos incendeiam ônibus no bairro Jardim Leblon

                 Um ônibus foi incendiado na manhã desta Terça-feira (180626) em Belo Horizonte-MG

                 Segundo a Polícia Militar, um ônibus da linha 640, que liga o Jardim Leblon a Estação Venda Nova, foi atacado por pelo menos sete homens na Rua Cônego Trindade, no Bairro Jardim Leblon, Região de Venda Nova-MG.

                 O bando, que estava armado e encapuzado, rendeu o motorista do coletivo e, em seguida, espalhou gasolina no coletivo e iniciaram o incêndio.

                 De acordo com o maior Warley Almeida, comandante da décima quinta companhia do 49º Batalhão da Polícia Militar, o ataque pode ser uma represália de bandidos que comandam o tráfico de drogas no aglomerado Mãe dos Pobres, no Bairro Piratininga, também em Venda Nova-MG, e que fica localizado nas imediações de onde ocorreu o ataque. 

“Estamos intensificando as ações de combate ao tráfico na região e esse ataque deve ter relação com o trabalho da PM. No entanto, vamos intensificar o patrulhamento para prender os responsáveis pelo ataque“
                 Afirmou o Major Warley.

                 Parte da rede de energia elétrica na rua onde o ataque aconteceu foi danificada pelas chamas. Técnicos da CEMIG estão no local para restabelecer o serviço de abastecimento de energia elétrica.

                 Com Informações de: MinasHoje.

IPATINGA-MG - Homem é preso suspeito de assaltar casa; morador foi amarrado com fios e cabos

                  Um homem de 49 anos foi preso na madrugada desta Terça-feira (180626) após assaltar uma casa em Ipatinga-MG

                  O crime foi no Bairro Bethânia na noite desta Segunda (180625) e o suspeito foi preso na BR-381, em Santana do Paraíso-MG, com um dos carros levados durante o assalto. Segundo a PM, outros três homens participaram da ação e ainda não foram detidos.

                  A vítima contou à polícia que o cachorro da família começou a latir na garagem de casa e ao verificar o que estava acontecendo, foi rendida por quatro criminosos. 
                  Um deles estava armado.

                  Segundo a PM, o morador foi amarrado com fios e cabos dentro de um dos cômodos da casa. Um casal de idosos e um adolescente foram agredidos. Os bandidos reviraram o imóvel e fugiram levando dois carros e outros objetos.

                  Durante cerco e bloqueio, o homem de 49 anos foi abordado e preso na BR-381, próximo ao Bairro Águas Claras. Os outros criminosos também foram perseguidos por uma equipe da PM no Bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, mas conseguiram fugir. 
                  Eles abandonaram o veículo em uma rua sem saída e fugiram a pé.

                  Com Informações de: MinasHoje.

OLIVEIRA-MG - Três toneladas de maconha são apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal na BR-381

                  Três toneladas de maconha foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal - PRF de Oliveira-MG nesta Terça-feira (180626). 

                  Segundo a PRF, a droga estava escondida no meio de uma carga de madeira que foi interceptada próximo a Itatiaiuçu-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

                  Ainda de acordo com a polícia, o veículo foi parado em uma fiscalização de rotina. Entretanto, o nervosismo demonstrado pelo condutor do caminhão levantou a suspeita da polícia.

                  A PRF informou que a carga será levada para a Delegacia de Divinópolis-MG. A previsão é que o material chegue à cidade por volta das 14:00 horas.

                  A ocorrência está em andamento e ainda não há outros detalhes.

                  Com Informações de: MinasHoje.

ITINGA-MG - Polícia prende dois homens suspeitos de vários assaltos

Crimes eram cometidos em Itinga, Araçuaí e Coronel Murta; eles foram perseguidos após roubarem uma motocicleta na zona rural de Itinga.

                   A Polícia Militar prendeu dois homens, de 19 e 22 anos, suspeitos de cometerem vários assaltos em Itinga-MG, Coronel Murta-MG e Araçuaí-MG, no Vale do Jequitinhonha

                   Eles foram detidos, nesta Segunda-feira (180625), após roubarem uma motocicleta na zona rural de Itinga e em seguida, tentar render um motorista de uma mineradora para roubar o carro da empresa.

                   Após os crimes, as vítimas acionaram a polícia que realizou uma operação de cerco e bloqueio em toda a região. Os criminosos foram abordados na BR-367 e desobedeceram a ordem de parada. 

                   Na fuga, o piloto da moto perdeu o controle da direção e os dois caíram do veículo.

                   Segundo a PM, depois do acidente os bandidos entraram em um matagal e foram perseguidos. Com eles, a polícia apreendeu duas armas usadas nos crimes. Ainda de acordo com a PM, os dois homens cumprem pena em regime semiaberto em um albergue de Araçuaí por roubos e tráfico de drogas.

                   Eles foram encaminhados para a Delegacia de Pedra Azul-MG.

                   Com Informações de: G1.

BRASÍLIA DE MINAS-MG - Mulher é presa por tráfico de drogas pela segunda vez em menos de uma semana

Na última Quinta-feira (21), ela foi flagrada com microcelulares, drogas e dinheiro; nova denúncia informou que a mulher continuava comercializando entorpecentes na casa dela.

                 Uma mulher de 20 anos foi presa suspeita de tráfico de drogas em Brasília de Minas-MG, nesta Segunda-feira (180625). Esta é a segunda vez em menos de uma semana que a jovem é detida com drogas na cidade.

                 Na última Quinta-feira (180621), a mulher foi abordada ao descer de um táxi em frente a casa dela no Bairro São João

                 Na ocasião, a Polícia Militar apreendeu microcelulares, drogas e dinheiro. Segundo a PM, os aparelhos estavam embalados com fitas de borracha para burlar a revista feita no presídio e seriam entregues ao namorado dela que está preso por homicídio em Montes Claros-MG.

                 Após nova denúncia, militares iniciaram o monitoramento da residência da suspeita e flagraram um homem saindo do local com entorpecentes. Ele afirmou que comprou a droga na casa da mulher. Os policiais fizeram nova abordagem e encontraram sete buchas de maconha, uma pedra de crack e celulares.

                 Ela foi novamente presa por tráfico de drogas e o homem foi detido por uso de entorpecentes. 
                 Eles foram levados à delegacia da cidade.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Motorista morre ao tentar fazer ultrapassagem e bater em caminhão na MGC-135

Segundo os bombeiros, carro de passeio rodou na pista e ainda bateu na caminhonete que seria ultrapassada; caminhoneiro e passageiro ficaram feridos.

                   Um motorista morreu e duas pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã desta Segunda-feira (180625) na MGC-135, próximo ao Distrito de Nova Esperança, em Montes Claros-MG

                   Segundo testemunhas, o motorista estava em um carro de passeio e bateu em um caminhão ao tentar fazer uma ultrapassagem, próximo ao Km 335.

                   De acordo com os bombeiros, ele seguia no sentido Mirabela-MG a Montes Claros e tentou ultrapassar uma caminhonete.

"Durante a manobra, este veículo bateu de frente com o caminhão que seguia no sentido contrário. O carro de passeio rodou na pista e ainda bateu na caminhonete que seria ultrapassada. Ainda não identificamos o condutor deste carro pois o corpo ficou preso às ferragens e aguardamos a perícia para fazermos o desencarceramento"
                   Diz o tenente do Corpo de Bombeiros, Reinaldo Freitas.
                  O caminhão estava carregado de ferramentas e materiais para a construção civil. Com o impacto, o motorista ficou preso às ferragens e foi retirado pelos bombeiros.
                   Um passageiro do caminhão, de 48 anos, também ficou ferido. 

                   As vítimas foram encaminhadas a hospitais de Montes Claros pelo SAMU. Duas mulheres viajavam na caminhonete e não ficaram feridas.

                   Com Informações de: G1.

SÃO FRANCISCO-MG - Criança de oito anos é estuprada durante festa na zona rural

Autor de 33 anos fugiu ao ser flagrado pela esposa que impediu que ele continuasse com o crime; vítima passou por exames que constataram algumas lesões pelo corpo.

                 A polícia procura por um homem de 33 anos suspeito de estuprar uma menina de oito anos neste Domingo (180624), em São Francisco-MG, no Norte de Minas
                 De acordo com a Polícia Militar, a vítima e o autor participavam de uma festa em uma fazenda onde ocorreu o crime.

                 Segundo relatos de testemunhas, a menina brincava com outras crianças em um local mais afastado, quando homem se aproximou e a arrastou para um matagal. As testemunhas informaram ainda que a esposa do autor flagrou o momento em que ele tocava as partes íntimas da criança e impediu que ele continuasse com o estupro.

                 A vítima foi encaminhada ao hospital e passou por exames que constataram algumas lesões pelo corpo. Com a intervenção da esposa, o autor fugiu pelo matagal e até a manhã desta Segunda-feira (180625) não foi preso. 
                 O caso será investigado pela Polícia Civil.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS