O Início da Primavera 2017 começa às 17:02 horas do dia 22 de setembro de 2017.
(sem horário de verão)
e termina em 21 de dezembro de 2017.
A primavera é a estação que antecede o verão e sucede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pelo desabrochar das flores e pelo aquecimento da temperatura.
Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto o verão, e nem muito frio como no inverno.
O equinócio de setembro marca o início da primavera no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.
O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Verão. Este é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Em 2017, o solstício de Verão aconteceu às 13:28 horas do dia 21 de dezembro de 2017 (horário de Brasília) no Brasil.
É primavera
No dia 22 de setembro temos a chegada da primavera no hemisfério sul, denominada Primavera Austral, estação do ano que se estende até o dia 21 de dezembro, com a chegada do verão.
No Brasil, também é conhecida como a estação das flores.
No hemisfério norte a estação recebe o nome de Primavera Boreal, acontecendo entre 20 de março e 21 de junho.
A distribuição das estações do ano é ocasionada devido ao eixo de rotação da Terra, que se inclina em relação ao sol.
No período da primavera, a natureza fica mais colorida e bela em virtude do acasalamento das espécies vegetais e animais.
A característica mais marcante da primavera é o aparecimento das flores, em espécies e quantidades variadas e abundantes.
Em cada esquina pode-se perceber a presença da estação, devido às belezas da flora.
Nesse período também ocorrem as reproduções dos animais, em face do aquecimento das temperaturas. Borboletas enfeitam a estação, com suas cores brilhantes e reluzentes, enquanto pássaros e cigarras trazem a graça de seus cantos.
Abelhas voam de flor em flor à procura de néctar, para a produção de mel.
Durante a estação, também acontecem mudanças na umidade do ar, que na estação anterior se apresentava muito seca – o inverno. As chuvas tornam-se constantes, passando a cair nos finais das tardes, em consequência ao calor e à própria umidade que aos poucos é elevada.
O nordeste brasileiro é castigado com as secas nessa época, e no sul do país as chuvas aparecem em menores quantidades.
O Brasil é um país que contém uma das maiores diversidades das espécies vegetais e animais do planeta.
Flores
Dentre as flores mais comuns da primavera, podemos encontrar rosas, margaridas, jasmins, hortênsias, hibiscos, gerânios, violetas, narcisos, orquídeas, dentre tantas outras.
O termo primavera originou-se do latim, através da junção das palavras 'primo' e 'vere' que significam “no começo do verão”.
Primavera, a estação florida do ano.
Conheça alguns jardins incríveis
As estrelas da estação são as flores. Alguns jardins são muito famosos justamente por garantirem a exuberância da primavera
Quem não ama a primavera? A estação do ano é a época quando as flores nascem e deixa as plantas e árvores mais bonitas e perfumadas. Além de poética, essa é uma fase super importante para a reprodução das espécies vegetais.
Por conta do formato da terra, as estações variam de uma região para outra. Por exemplo, ao Sul do planeta a primavera começa em 22 de setembro e vai até 21 de dezembro. Já ao Norte, tem início em 20 de março e termina em 21 de junho.
Nesta fase, os dias e as noites têm a mesma duração, ou seja, 12 horas, ao contrário do que acontece no inverno quando as noites são mais longas, ou no verão, quando os dias o são. Isso garante temperaturas mais amenas, assim como as águas do mar também ficam mais mornas, nem tão fria nem tão quente.
As grandes estrelas da estação são as flores e elas são muitas: orquídea, girassol, jasmim, violeta, entre outras. Alguns jardins são muito famosos justamente por garantirem a exuberância da primavera.
Conheça jardins incríveis ao redor do mundo
O ‘Nômades Digitais’ fez uma lista dos jardins imperdíveis ao redor do planeta! Escolhemos alguns para listar aqui, com base nas informações desse site especializado em viagens e turismo, e acrescentamos outro jardim incrível. Confira.
Jardim Botânico de Curitiba, Brasil
Localizado na capital do estado do Paraná, o Jardim Botânico nos dá uma boa amostra da diversidade brasileira.
Na primavera, o espaço fica ainda mais bonito cheio de flores e borboletas. Segundo o ‘Nômades Digitais’, ele possui 240.000m² e foi construído em estilo francês.
Paseo del Rosedal, na Argentina
Pertinho do Brasil está o Paseo del Rosedal no Bairro Palermo em Buenos Aires. Segundo o ‘Nômades Digitais’, o lugar tem 18 mil espécies de rosas e é uma das áreas mais lindas da capital da Argentina.
Keukenhof, Holanda
Esse é um jardim muito conhecido. Ele só abre durante a primavera europeia e sua principal flor é a tulipa.
São mais de 7 milhões! Dá para acreditar?
É um verdadeiro tapete de flores de todas as cores.
Grand Place, Bélgica
A principal praça de Bruxelas, a Grand Place não é propriamente um jardim, mas a cada dois anos, ela se transforma durante a primavera.
É que neste período, a cidade monta um tapete de begônias, que são flores típicas da região.
O espaço se embeleza ainda mais e atrai turistas do mundo inteiro para Bruxelas na Bélgica!