PESQUISA NESTE SITE:

22 junho 2018

BRASIL - Nova portaria regulamenta expediente de servidores em jogos da Seleção Brasileira

               Em nova portaria para regulamentar o funcionamento dos órgãos públicos durante a Copa do Mundo de 2018, o Ministério do Planejamento estabeleceu ponto facultativo na administração pública federal direta, autárquica e fundacional no horário em que ocorrem os jogos da seleção brasileira de futebol - Brasil
               A portaria está publicada na edição de hoje (180622) do Diário Oficial da União.

               Os órgãos e entidades da administração pública federal deverão permanecer abertos no horário dos jogos da seleção e assim os servidores poderão optar por assistir as partidas fora do órgão público e depois compensarem as horas não trabalhadas, ou continuarem as suas atividades profissionais regularmente.

               Nos dias em que a seleção brasileira entrar em campo, de manhã, o ponto facultativo se estende até as 14:00 horas. Quando os jogos forem a tarde, o expediente se inicia às 13:00 horas. 
               No caso de serviços essenciais, foi mantida a orientação de não interrupção.

               Originalmente, a portaria do Ministério do Planejamento determinava que os órgãos públicos ficariam fechados durante os jogos do Brasil na Copa. O expediente só teria início a partir das 14:00 horas nos dias de jogos pela manhã. 

               Já nos dias em que os jogos fossem a tarde, o expediente começaria de manhã e se encerraria às 13:00 horas. Apenas serviços essenciais continuariam funcionando. 

               No entanto, determinadas categorias profissionais entraram na Justiça e conseguiram liminares para continuarem trabalhando durante os jogos, sob o argumento de que a compensação das horas não trabalhadas prejudicaria a rotina de alguns servidores.

               Na Quarta-feira (180620), em decisão liminar, o ministro do Superior Tribunal de Justiça - STJ Napoleão Nunes Maia Filho determinou a “abertura regular das repartições públicas” onde trabalham peritos médicos previdenciários nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo, permitindo aos servidores a possibilidade do cumprimento normal de sua jornada de trabalho.

               A decisão atendeu pedido da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, que entrou com mandado de segurança contra a portaria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que alterou o expediente dos órgãos e entidades da administração pública federal nas datas de jogos do Brasil.

               Com Informações de: MinasHoje.

MONTES CLAROS-MG - Homem é preso após roubar um cachorro e esfaquear o dono do animal pelo menos oito vezes

De acordo com a policia, o dono do cão tentou impedir que o animal fosse levado e foi esfaqueado. Ele foi socorrido pelo SAMU e levado à Santa Casa.

                Um homem de 24 anos foi preso na tarde desta Sexta-feira (180622) após roubar um cachorro e esfaquear o dono do animal no Bairro Vila Campos, em Montes Claros-MG

                Segundo a Polícia Miliar, a vítima, de 49 anos, andava pelas ruas do bairro quando foi abordada pelo suspeito. O dono do cachorro tentou impedir que o animal fosse levado e foi esfaqueado pelo menos oito vezes.

                Antes de ser levada ao hospital, a vítima informou detalhes do crime e do suspeito, e ele foi localizado no Bairro Dona Gregória. O animal foi encontrado na residência da irmã do suspeito e foi entregue à sobrinha da vítima.

                Os militares informaram ainda que a vítima foi socorrida pelo SAMU e levada à Santa Casa de Montes Claros

                Segundo a assessoria do SAMU, a vítima sofreu duas perfurações no tórax direito, quatro no esquerdo e duas no abdômen. 

                Segundo a assessoria do hospital, a vítima chegou estável e foi encaminhada para o bloco cirúrgico, onde passa por um procedimento.

                Com Informações de: G1.

CEARÁ - Passagem de meteoro é registrada por câmeras na Paraíba

Câmeras de monitoramento de meteoros estão posicionadas em João Pessoa e Campina Grande.

                  A passagem de um meteoro pelo Ceará, na noite desta Quarta-feira (180620), foi registrada por câmeras de estações de monitoramento da Brazilian Meteor Observation Network - Bramon, em João Pessoa e Campina Grande

                  O ápice da passagem do meteoro foi na cidade de Icó-CE, no Ceará. Mesmo a uma distância de mais de 500 quilômetros entre João Pessoa e Icó, a imagem pôde ser captada com clareza. 
                  Assista ao vídeo dos registros da passagem do meteoro abaixo.


                  As imagens foram descobertas na manhã desta Quinta-feira (180621), quando os membros das Associação Paraibana de Astronomia - APA perceberam o registro da estação que fica no Bairro da Torre, em João Pessoa.

“Isso foi a passagem de um meteoro, ou seja, de um objeto sólido na atmosfera. A gente estima que esse objeto tinha cerca de 4 quilos de massa e passou gerando um plasca, que é essa luz que a gente consegue ver. Essa luz aumenta dependendo do tamanho do objeto e da velocidade”
                  Disse Marcelo Zurita, membro da APA.

                  Segundo a Bramon, o meteoro entrou na atmosfera exatamente às 23:08:53, numa velocidade de 17,66 km/s, a 88,4 km acima do município cearense de Jaguaretama

                  Em oito segundos, ele percorreu um total de 117,1 km brilhando intensamente até se extinguir, a 28,1 km de altitude, sobre o município de Icó, também no Ceará
                  Nesse percurso, sua velocidade foi reduzida até 12,18 km/s, o que significa uma desaceleração de 0,68 km/s².

                  Ainda segundo a Bramon, o radiante do meteoro está localizado na direção da Constelação do Dragão, no hemisfério norte celeste. Antes de atingir a atmosfera da Terra, o meteoroide apresentava uma órbita muito pouco excêntrica, compatível com asteroides Apolo, o que pode indicar que este meteoro é um fragmento de algum asteroide do tipo NEA (Near Earth Asteroid), que são asteroides potencialmente perigosos para a Terra.

                  No próximo dia 30 de junho é celebrado mundialmente o “Dia do Asteroide”. Por isso, Marcelo Zurita também destacou que o mundo precisa aumentar sua cobertura do céu em busca de asteroides potencialmente perigosos para a Terra, que é o tema abordado no Dia do Asteroide.

                  Com Informações de: G1.

COLÔMBIA - Confirma que corpos achados são dos 3 jornalistas equatorianos

Quatro corpos foram encontrados em região de selva, mas autoridades não deram informações sobre um deles. Funcionários do 'El Comercio' foram mortos há mais de dois meses e local onde foram enterrados havia sido destruído para que não fossem achados, segundo ministro.

                    Ao todo, três dos quatro corpos achados na Quinta-feira (180621) em uma região de selva do Sul da Colômbia correspondem aos dos membros da equipe do jornal equatoriano "El Comercio", confirmou nesta Sexta-feira (180322) a ministra de Relações Exteriores, María Ángela Holguín.

"Ontem telefonei para o chanceler (do Equador) para dar notícia de que tínhamos encontrado os corpos dos jornalistas assassinados. Hoje, estão em Cali para serem reconhecidos e depois entregues para os familiares"
                    Disse ela, em Paraguachón, na fronteira com a Venezuela, onde estava participando de um evento.

                    O jornalista Javier Ortega, o fotógrafo Paúl Rivas e o motorista Efraín Segarra foram sequestrados em 26 de Março em uma zona rural da província de Esmeraldas, na fronteira com a Colômbia. Eles tinham ido ao local para fazer uma matéria sobre o aumento da insegurança na região.

                    O grupo dissidente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - FARC, Frente Oliver Sinisterra - liderada por Walter Patricio Artízala -, autor do sequestro, matou os funcionários do jornal dias depois, de acordo com o próprio presidente do Equador, Lenín Moreno.

                    Segundo María Ángela, os dois governos estão trabalhando no caso. Conforme explicou, o trabalho conjunto está "tentando unir esforços na luta contra o narcotráfico" na fronteira comum.


                    Sobre o quarto corpo encontrado na Quinta-feira as autoridades não deram informações.

                    De acordo com o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas, a região onde os cadáveres foram enterrados foi destruída para que eles nunca fossem achados.

                    Os corpos foram achados depois de dois meses e 18 dias de investigação do Grupo de Combate ao Sequestro da Polícia - GAULA e das Forças Especiais do Exército em uma zona de mata de Tumaco, município na fronteira com o Equador.

                    Segundo Villegas, assassinos queriam afundar "na incerteza permanente" Colômbia e Equador, e graças ao trabalho da inteligência e a cães farejadores foi possível chegar ao local exato.

                    Com Informações de: G1.

RÚSSIA - Avião com torcedores peruanos faz pouso de emergência

Passageiros ouviram explosão e cabine se encheu de fumaça. Turbina pegou fogo em avião que viajava de Ekaterimburgo a Tiumen, de onde grupo seguiu até Sochi para jogo com Austrália; ninguém ficou ferido.

                 Um avião com cerca de 70 torcedores peruanos que assistem ao Mundial da Rússia-2018 sofreu nesta Sexta-feira (180622) uma falha técnica depois de decolar de Ekaterimburgo e precisou fazer um pouso de emergência, informou a imprensa peruana.

"Foi ouvida uma explosão e toda a cabine (de passageiros) se encheu de fumaça. Vimos pela janela que a turbina pegou fogo e depois apagou"
                   Relatou a passageira peruana Marcela Reyes à rádio de Lima RPP.

                   O incidente ocorreu no voo UT-106 da companhia Utair enquanto voava de Ekaterimburgo, onde a seleção peruana perdeu por 1 a 0 na Quinta-feira para a França, para a cidade de Tiumen, situada a cerca de 350 quilômetros ao leste.

                   O avião, cujo modelo não foi informado pela imprensa peruana, conseguiu aterrizar sem problemas em Tiumen e não houve feridos.

"A fumaça era muito intensa e agora estamos com dor de cabeça"
                   Relatou o cinegrafista da TV peruana José Padilla, outro passageiro do avião.

                   Após a ocorrência da falha no motor, os comissários pediram aos passageiros, na grande maioria peruanos, que se preparassem para um pouso de emergência, contou Reyes.

"Só nos disseram 'apertem os cintos, vamos aterrizar'; (um comissário) me disse em inglês 'vamos aterrizar se tivermos sorte'"
                   Completou Reyes.

                   Os passageiros peruanos iriam fazer escala em Tiumen para depois seguirem para Sochi, onde o Peru jogará sua última partida do Grupo C, na Terça-feira, contra a Austrália.

                   As duas derrotas por 1 a 0 contra a Dinamarca e a França levaram à eliminação do Peru na Copa do Mundo, competição da qual o país esteve ausente por de 36 anos.

                   Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Vendedor de bilhetes de sorteio é preso após engolir nota de R$100,00 paga por um cliente

Homem teria se recusado a dar o troco ao cliente e, na fuga, engoliu dinheiro; crime foi registrado como apropriação indébita de coisa alheia.

                 Um homem de 29 anos, que vendia bilhetes de título de capitalização em Unaí-MG, no Noroeste de Minas, foi preso na tarde desta Sexta-feira (180622) após se recusar a devolver o troco de um cliente e engolir uma nota de R$100,00

                 De acordo com informações da Polícia Militar, uma viatura passava próximo a rodoviária, quando foi acionada pelo comprador do bilhete. O vendedor fugia quando foi abordado pelos militares. Ele pôs a cédula na boca, mastigou e engoliu, segundo a polícia.

                 Ainda de acordo com a PM, os militares que atenderam a ocorrência tentaram fazer com que o homem cuspisse a nota de R$100,00, mas ele já a teria engolido e não teve como recuperá-la. Ele não precisou ser encaminhado ao hospital e não teve reações, conforme informações da polícia.

                 O bilhete vendido pelo suspeito de título de capitalização era referente a sorteio de carros e quantias em dinheiro. O G1 fez contato com a empresa responsável pelos sorteios e vendas dos bilhetes, mas as ligações não foram atendidas. 

                 Parte do valor arrecadado com a venda dos bilhetes, segundo o site da empresa, é revertido a uma instituição beneficente de Unaí. A instituição que recebe os valores informou não conhecer os vendedores cadastrados pela empresa de sorteios e que apenas recebe as doações.
                 O homem foi encaminhado à Delegacia de Unaí

                 Bilhetes de títulos de capitalização apreendidos com o autor também foram levados ao local. O crime, de acordo com a Polícia Militar, foi registrado como apropriação indébita de coisa alheia.
                 A pena para quem pratica este crime é de um a quatro anos de reclusão e multa.

                 O suspeito, segundo a PM, era conhecido nos meios policiais e tinha passagens por tráfico, estelionato e roubo. A polícia acredita que o homem seja garoto de programa e que já tenha sido preso por roubar clientes nestas ocasiões.

                 Com Informações de: G1.

BUENÓPOLIS-MG - Adolescentes com carro roubado provocam acidente na BR-135 e são apreendidos

Menores pularam do veículo ainda em movimento e entraram em um matagal. Motorista da carreta teve um ferimento leve na boca, segundo a PM.

                   Três adolescentes foram detidos na manhã desta Quinta-feira (180621) em Buenópolis-MG suspeitos de envolvimento no roubo de um carro. 

                   De acordo com a Polícia Militar, os adolescentes estavam em um veículo que se envolveu em um acidente na rodovia BR-135, próximo ao Km 505.

                   O carro foi roubado na noite desta Quarta-feira (180620) na Região Metropolitana de Belo Horizonte e, segundo a PM, durante a fuga os menores não obedeceram às diversas ordens de parada. 

                   Cerca de cinco quilômetros após Buenópolis, sentido a Montes Claros-MG, os ocupantes pularam do veículo ainda em movimento e entraram em um matagal.

                   A polícia conta que o carro seguiu pela rodovia, invadiu a contramão e bateu em uma carreta que seguia sentido contrário. Na tentativa de desviar do carro desgovernado, a carreta tombou e o motorista teve um corte na boca.


                   Na manhã desta Quinta-feira (180621), policiais que ainda faziam buscas pelos adolescentes envolvidos na ocorrência perceberam o momento em que eles tentavam sair do matagal. 
                   Os três foram apreendidos e levados ao hospital da cidade, mas serão encaminhados à delegacia.

                   Com Informações de: G1.

FRANCISCO SÁ-MG - Moradores da zona rural denunciam poluição de rio em que SAAE despeja rejeitos tratados

População atribui aspecto escuro das águas e morte de peixes a descartes de uma granja, que passou a destinar resíduos ao SAAE; presidente do órgão afirma que água é ‘quase potável’.

                O aspecto escuro de um rio da zona rural de Francisco Sá-MG, no Norte de Minas, tem preocupado moradores da cidade. 

                Passa pela região, conhecida como Angico, o Rio São Domingos, que corta a principal avenida da cidade e é um dos mais importantes afluentes do município. Nas águas, criou-se uma crosta de cor esverdeada e peixes têm aparecido mortos na superfície. A população atribui a poluição do local aos rejeitos de uma granja que passaram a ser enviados à Estação de Tratamento de Esgoto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE e, depois de tratados, dispensados no rio.

                A Associação de Produtores Rurais e Famílias do Angico tem mais de 20 famílias cadastradas. As plantações e o gado criado nas fazendas dependem diretamente da água do Rio São Domingos, de acordo com o presidente da associação, Antônio Welton da Silva. Mais de 100 pessoas da zona rural assinaram um abaixo assinado que pede revisão do tratamento da água rejeitada pelo SAAE e a proibição de dispensa de rejeitos da granja nas águas do rio, segundo a associação.

“Já morreu um bocado de peixe, a poluição está matando tudo. É só passar pela ponte que dá para ver os bichos mortos na água. 
O gado das fazendas que ficam mais próximas ao rio não pode mais beber a água. Na verdade, nem o gado quer tomar aquilo. 
Vinha gente da cidade pescar aqui, ninguém vem mais. 
Dá até dó de olhar para a água e ver uma situação dessas”
                Comenta o presidente da associação.


                De acordo com Antônio Welton, as famílias têm buscado alternativas em poços artesianos. Ele afirma ter medo de formalizar denúncia junto a Polícia Ambiental, e que foi acordado com o SAAE a interrupção dos efluentes, por intermédio de vereadores.

“Não formalizamos a denúncia ainda porque sei que a multa vai ser demais, e vai prejudicar o município que já tem pouca água, imagina sem o SAAE. 
A verdade é que a gente fica esperando parar. 
Eles vieram aqui, tiveram reunião com os vereadores e disseram que iriam interromper até analisarem a água”
                Afirma.

O que diz o SAAE


                De acordo o SAAE Francisco Sá, o contrato firmado entre o órgão e a granja foi assinado em Setembro de 2017. 

                A Prefeitura Municipal recebe diariamente R$1.000,00 pagos pela empresa para que os rejeitos provenientes de lavagem de ovos de galinha sejam tratados, antes de dispensados no Rio São Domingos.

                O SAAE enviou ao G1 relatórios nos quais a qualidade da água do rio é estudada. No último mês de maio, segundo o órgão, a água era 80,40% potável. Os números apontam que a qualidade da água melhorou, apesar do questionamento dos moradores. 
                Em 2016, segundo a empresa, o tratamento tinha 79,1% de eficiência e em 2017, 68,15%.

                O diretor presidente do SAAE, Roberto Miranda, atribui às denúncias dos moradores e Câmara de Vereadores a uma perseguição política. 

“Nós estamos preocupados em administrar, mas a oposição perturba demais. Isso é uma fofoca criada para prejudicar a gestão”
                Afirma.

Suspensão do serviço

                Conforme acordado com a Câmara de Vereadores de Francisco Sá, o SAAE suspendeu o recebimento de rejeitos da granja até que outro estudo da água seja feito. 

“Nós gastamos recentemente R$5.000,00 para fazer análises, e vamos ter que gastar novamente para provar que a água está boa. Ela está quase potável. O que acontece é porque, em decorrência das chuvas, os rios param de correr, e formam poças que acumulam algas. Por isso os peixes têm morrido, e a cor da água tem ficado verde, mas isso acontece todo ano”
                Diz Roberto Miranda.

                O SAAE afirma ter provado que o tratamento melhorou de eficiência e que limpa o esgoto através de sistema biológico composto por bactérias. Não há previsão de quando o resultado de um novo estudo vai ser divulgado.

                Apesar das declarações do presidente, Antônio Welton, da Associação de Produtores Rurais do Angico, afirma que a situação do Rio São Domingos surpreende os moradores da zona rural. 

“Tem 50 anos que mexemos aqui, nós nascemos e criamos no Angico. Nunca vi a água nessa situação, mesmo com a pouca chuva que enfrentamos nos últimos anos. Teve época em que o esgoto vinha sem tratar, e mesmo assim não ficava desse jeito. 
Foi esse ano que piorou”
                Comenta.

                Sobre o estudo divulgado pelo SAAE, que revela que a água é 80,40% potável, o morador do Angico contesta. 

“É uma vergonha falar que essa água é potável. 
Ninguém tem coragem de beber, nem eles. 
É só passar rápido pela ponte para ver os animais mortos, nem os bois querem tomar”
                Diz Antônio.

                Até a publicação desta matéria, a granja não informou se acompanha o controle de qualidade do tratamento dos rejeitos e sobre como os efluentes serão tratados no período de suspensão contratual com o SAAE
                O G1 fez contato com o setor da empresa responsável pelo meio ambiente, mas as ligações não foram retornadas.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS