PESQUISA NESTE SITE:

06 março 2021

UNAÍ-MG - Prefeito continua seguindo regras de seus decretos municipais mesmo sendo incluída na 'onda roxa'

Nova onda determina o fechamento do comércio não essencial e toque de recolher das 20:00 às 05:00 horas. Governo afirma que todas as cidades inseridas são obrigadas a seguirem as medidas.


               Apesar de ter sido incluída na “onda roxa” pelo governo de Minas, o município de Unaí-MG continua seguindo as próprias regras estabelecidas pelo último decreto, publicado no dia 28 de Fevereiro, que permite, por exemplo, a abertura do comércio não essencial respeitando o limite de 50% da capacidade, uso de máscaras e álcool.

               A “onda roxa” foi divulgada pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na última Quarta-feira (210303) e é impositiva, ou seja, todos os municípios inseridos são obrigados a seguir as regras determinadas pelo estado, ao contrário do que vinha acontecendo até então, quando cabia a cada prefeitura decidir aderir ou não ao Minas Consciente.


               A “onda roxa” determina o fechamento do comércio não essencial, toque de recolher das 20:00 às 05:00 horas e restrição de circulação de pessoas nas regiões Noroeste e Norte do Triângulo, que segundo o governo estão à beira do colapso no sistema de saúde por causa do aumento das internações por Covid-19.

               Em nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Unaí disse que aguarda publicação do decreto do Governador de Minas para cumprir as medidas impostas.

“Até que seja publicado decreto do Governador, continua em vigor em Unaí, as medidas de enfrentamento à Covid publicadas nos decretos municipais. Por determinação do prefeito Branquinho, a equipe técnica da Prefeitura estuda a deliberação do comitê estadual, e avalia a possibilidade de alteração nos decretos municipais vigentes”
               Diz a nota.

               A produção entrou em contato com a assessoria do governo de Minas que informou por meio de nota que a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, publicada no Diário Oficial do Estado, é válida a partir dessa Quinta-feira (04). 
               Em caso de desrespeito, haverá punição como advertência, cancelamento do alvará sanitário e multa.

“A fiscalização será realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, juntamente com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros”.

Casos na cidade

               Unaí tem 5.600 casos confirmados da doença e 80 óbitos. Das pessoas que testaram positivo, 5.027 são consideradas curadas.

               De acordo com o último boletim epidemiológico, 38 pessoas estão internadas na Ala Covid do Hospital Municipal, onde há 40 leitos clínicos. Os 11 leitos de UTI de um Hospital Particular também estão ocupados.

Decreto municipal

               O último decreto municipal, publicado no dia 28 de Fevereiro, proíbe a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais por 21 dias.

               Segundo o município, os supermercados, hipermercados, mercados, armazéns, lojas de conveniência e similares devem encerrar as atividades às 21:00 horas e estão proibidos de funcionar aos Domingos (nos dias 07, 14 e 21 de Março).

               O decreto proíbe também o funcionamento das academias e esportes coletivos até o dia 20 de Março.

Veja abaixo as medidas impostas pela "onda roxa":

Funcionamento apenas do serviço essencial. 
(Veja abaixo o que é considerado essencial)

               Suspensão de cirurgias eletivas.
               Restrição de circulação de pessoas (só poderão sair de casa para atividades essenciais).
               Toque de recolher das 20:00 às 05:00 horas e aos finais de semana.
               Proibição de pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado.
               Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, a menos que estejam indo para consulta médica.
               Proibição de eventos públicos ou privados.
               Proibição de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não more na mesma casa.
               Implantação de barreiras sanitárias de vigilância.
               Fechamento de bares e restaurantes (funcionamento apenas por delivery)


São considerados serviços essenciais em Minas:

               Alimentos, Agropecuária e Agroindústria (excluídos bares e restaurantes);
               Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias, etc);
               Bancos e seguros;
               Transporte público;
               Energia, gás, petróleo, combustíveis e derivados;
               Manutenção de equipamentos e veículos;
               Construção civil;
               Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
               Lavanderias;
               Imprensa;
               Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
               Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.).


               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Como anda diante da situação da Pandemia


               O prefeito Branquinho, que tanto cobra obediência aos seus Decretos emitidos, ele próprio, não cumpre os decretos do governador do Estado.

               Em um vídeo de justificativas, gravado na noite desta Sexta-feira (210305), logo após assinar o Decreto 5.525, ele diz que o município de Unaí-MG Vem justificar sobre o Decreto, por não conter as normas conforme o Decreto Estadual, que muitas vezes foi comentado, ser um Decreto impositivo aos prefeitos do Noroeste de Minas.
               Isso será explicado ainda nesta matéria.

               O prefeito começa falando sobre sua gratidão aos unaienses, durante o período em que ficou internado, chega a emocionar-se.


               Em seguida falando sobre a grave situação do município, pronuncia diversas vezes... "nosso município", "nossa população", e na continuidade passa a falar do município, um município que "cuida" de vários outros na área da saúde, e passa a "reclamar" desta obrigação, chegando a ser inconveniente ao dizer  [02:00] que o Hospital é Municipal, e recebe paciente e cuida dos municípios vizinhos...
               Sem esquecer de pronunciar "Minha, Meu, Nossa" como que, exercendo propriedade e não governabilidade sobre o município, órgãos públicos e as pessoas.

               Ele frisa por várias vezes o gasto de 36,52% da receita, em saúde. Será que ele está gastando o dinheiro do povo ou dele próprio, para cuidar dos unaienses, que pagam seus impostos. Ele só não lembrou de falar que, em tempos de pandemia, e tamanha tragédia na saúde, já ganhando mais de vinte mil mensais, teve a ousadia de aumentar seu próprio salário, isso ele esqueceu, mesmo trabalhando meio período e na comodidade de sua casa.

               Ele deixa claro sua indignação, e no [04:00], ele pede "Por favor, nós não vamos entrar 'nisso'", se referindo ao Decreto do Governador de Minas, Romeu Zema, que afirma que a Onda Roxa traz ordenanças impositivas, ou seja, que os prefeitos do Noroeste e da Região Triângulo Norte, ficam submissos a cumprir o Decreto estadual, mas Branquinho recusa ceder, trazendo um Decreto "mais leve" para o município de Unaí.
               E finalmente, depois de falar sobre estes assuntos, reserva 54 segundos finais para falar discretamente sobre o Decreto 5.525.

Decreto 5.525


               No decreto que é mencionado no vídeo, inicia fazendo menção ao STF e não ao Presidente da República, o que declara ser um seguidor do STF e não ao governo da República, o Executivo, presidente Bolsonaro, o que não nos assusta mais, uma vez que o Governo de Minas tem como Executivo o STF desde o princípio acatando ordens, e não ao Presidente da Republica.

               "... e ainda os entendimentos do Egrégio Supremo Tribunal Federal - STF"

               Afirma ainda, "... que o Município de Unaí 'não' aderiu ao Programa Minas Consciente do Governo de Minas" e conclui justificando a não adesão e acatamento às ordens do seu superior estadual.

               Conclui os considerandos da seguinte forma:

               "CONSIDERANDO que compete aos Municípios, definir e disciplinar as regras sanitárias de prevenção e enfrentamento à Covid-19, bem como fiscalizar o seu fiel cumprimento."

               O que não condiz com a verdade descrita no artigo 3º do Comitê Extraordinário Covid-19 de 03 de março de 2021.

               Em seu artigo 3° impõe:

"Os Municípios no âmbito de suas competências Legislativas e Administrativas deverão adotar as providências necessárias ao cumprimento desta deliberação e de outras práticas, ainda que mais restritivas, identificadas como necessárias ao enfrentamento da pandemia de Covid-19."


               Com uma conclusão digna, o prefeito de Unaí-MG, José Gomes Branquinho, que tanto cobra a obediência da população unaiense, não é obediente ao que é exigido pelo seu superior Governador Romeu Zema, tornando, assim, um descumpridor de seus decretos e exigências, o que pode tornar nosso município isolado das fontes de rendas Estadual e Federal, passando a viver apenas dos recursos municipais.

               O medo de estar submisso ao Estado, e o de Posse Municipal, ao invés de posse do governo municipal, o faz assim, autoritarista, egoísta e com um governo coronelista do município de Unaí, o que leva a pronunciar palavras de posse das pessoas, obras públicas e até dos unaienses, quando no vídeo, referem utilizando palavras como: "Minha gente", "meu povo", "nossa gente", "nosso município", "nós cuidamos", "estamos agindo, trabalhando, fazendo...", sempre na sua pessoa. 


Município de Unaí não cumpre as normas estaduais

               Confira o segundo vídeo, onde o assunto é tratado.
              Lá vem bomba contra o município de Unaí, provindo do Estado de Minas e do Governo Estadual, acredite.

A Prefeitura Municipal de Unaí-MG.

               A prefeitura que tanto protege o município e a população do Lockdown, agora sofre com a pandemia, ficando pior do que os demais municípios, que acataram a rigidez do Decreto do Governo de Minas, na sua íntegra.


               Para ter uma ideia das dificuldades que enfrenta o Município de Unaí, quando o assunto é Pandemia, Covid-19, todos os hospitais da cidade não atende mais outras doenças, senão a Covid-19, e todos os espaços, leitos de UTI, e até os leitos comuns já estão sendo todos utilizados com pacientes da Covid-19.
               Não há vagas para mais ninguém.


                Uma informação assustadora, é de que a Prefeitura de Unaí está em surto de Covid-19.

                A situação é tensa no prédio da Prefeitura, são 38 funcionários que testaram positivo para o Coronavírus, inclusive o vice-prefeito. 

                Todas as secretarias tem servidores afastados por causa dos fortes sintomas da Covid-19, testados positivos com o Coronavírus.
.

              Os servidores estão com medo de trabalhar neste ambiente.

               Unaienses
               Jisohde.
               06 de Março de 2021.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS