PESQUISA NESTE SITE:

18 janeiro 2020

BRASÍLIA-DF - Polícia prende suspeito de matar transexual na Asa Norte-DF

Segundo corporação, suspeito tentou fugir mas se entregou após negociações. Vítima, de 36 anos, foi esfaqueado e morreu antes de ser socorrido.


                A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu o suspeito de esfaquear e matar o transexual Ana Clara Lima, de 36 anos, conhecido como Júlia. Segundo a corporação, o homem de 51 anos, conhecido como "Coruja", ficará preso temporariamente por 30 dias. 
                Uma outra vítima do ataque, de 29 anos, teve ferimentos leves.

                O suspeito foi localizado na casa de parentes em Águas Lindas-GO, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com o delegado-adjunto da 02ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte-DF, Bruno Gordilho, o homem tentou fugir após ser encontrado pela polícia, mas acabou se entregando.

"Conseguimos identificar o endereço onde ele estava escondido e, após chegarmos no local, ele iniciou fuga. Pulou o muro da residência para a casa do vizinho. Nós cercamos e imóvel e, após uma negociação com familiares e advogados, ele se entregou"
                Afirma.

                O crime ocorreu na madrugada de Sexta-feira (200117), próximo à via W3 Norte. Segundo a Polícia Civil, as vítimas são transexuais de programa que foram atacados por um cliente "em fúria".

                Ana Clara Lima , o transexual, teria discutido com o suspeito e, em seguida, sido esfaqueado por ele. Ele morreu dentro do próprio carro, enquanto dirigia em direção ao Hospital de Base do DF, em busca de socorro.

                Um amigo de Ana Clara que estava envolvido na discussão também foi atingido pelo suspeito. Ele teve ferimentos leves no braço e foi liberado após ser atendido na unidade de saúde.

                Câmeras de segurança registraram o momento em que o homem fugiu do local do crime. As imagens mostram que ele vestia uma blusa de frio e segurava a faca usada no ataque.

                Outro vídeo obtido pelo G1 mostra o que ocorreu antes e depois do crime. Primeiro, os transexuais de programa estacionam no local, saem do carro e atravessam a pista. Menos de um minuto depois, eles voltam correndo ao veículo. 
                O ataque teria ocorrido nesse intervalo.

                Segundo um amigo das vítimas, Ana Clara e o suspeito se conheciam. "Uma vez, ele [suspeito] agrediu Ana com uma pedra. Hoje, Ana Clara falou que ia pegar ele e foi indo na direção. Achamos que estavam apenas brigando, mas ele estava com a faca na cintura e agrediu Ana."

                Com Informações de: G1.

ESTADOS UNIDOS - Deputados 'promotores' de julgamento de Trump apresentam argumentos para impeachment

Democratas dizem que o presidente deve deixar o cargo em nome da integridade das eleições de 2020. Defesa do republicano acusa processo de 'perigoso ataque' aos norte-americanos.


                Os deputados do Partido Democrata que atuam como promotores no julgamento de Donald Trump no Senado dos Estados Unidos protocolaram neste Sábado (200118) os argumentos para o impeachment

                Os parlamentares alegam que a destituição do presidente é necessária para "garantir a integridade das eleições de 2020", em que o republicano tentará reeleição.

                Do outro lado, a defesa de Trump rechaçou as acusações contra o presidente. Em documento divulgado neste Sábado, os advogados do republicano disseram que o processo é "um perigoso ataque" aos norte-americanos.

"Temos uma base legal forte. O presidente não fez nada de errado e acreditamos que vamos vencer esse processo"
                Disse uma das fontes ligadas a Trump em entrevista coletiva por telefone.


                As acusações contra Trump aprovadas pela Câmara são as seguintes:

               Abuso de poder ao pedir investigação ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, contra a família de Joe Biden. Deputados consideraram a ação uma "interferência de um governo estrangeiro" em favor da reeleição de Trump em 2020;

               Obstrução ao Congresso por impedir diversas pessoas ligadas à sua administração de prestar depoimento, inclusive algumas que tinham sido intimadas, e por se recusar a entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.

Deputados 'promotores'


               A Câmara dos EUA oficializou nesta semana o envio das acusações do impeachment aos senadores, que devem julgar Trump. Um grupo de sete deputados, todos do Partido Democrata, atuará como uma promotoria do caso. Os nomes foram definidos no mesmo dia em que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, autorizou o envio do processo ao Senado:

               Deputado Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência,
               Deputado Jerry Nadler, presidente do Comitê Judiciário,
               Deputado Hakeem Jeffries,
               Deputado Jason Crow,
               Deputada Val Demings,
               Deputada Zoe Lofgren,
               Deputada Sylvia Garcia.

               Trump sofreu impeachment na Câmara dos Deputados há um mês, pelas regras dos EUA, o presidente impedido continua no cargo durante o julgamento no Senado. 

               Somente se os senadores aprovarem, por dois terços dos votos, ele deve deixar o cargo. O Partido Republicano, governista, detém mais da metade das cadeiras.

Marcha das Mulheres contra Trump

               Assim como no dia seguinte à posse do presidente, em 2017, milhares de pessoas saíram às ruas de diversas cidades dos EUA para a edição deste ano da Marcha das Mulheres
               Algumas manifestantes defenderam o impeachment de Trump.


               Em Chicago-EUA, um grupo de mulheres parou em frente ao Trump Hotel, empreendimento do atual presidente. As manifestantes também protestaram contra as mudanças climáticas e as diferenças salariais entre homens e mulheres.

               Com Informações de: G1.

TAIOBEIRAS-MG - Para fugir de prisão, suspeito de 'delivery' de drogas foge de moto é perseguido e preso

Homem perdeu controle da direção, caiu e tentou continuar fuga a pé. PM apreendeu porções de crack com ele; suspeita de vender a droga também foi detida.


                  Um homem de 30 anos foi preso suspeito de fazer “delivery” de drogas em Taiobeiras-MG neste Sábado (200118). 

                  Segundo a Polícia Militar, ele dirigia uma moto, mas não tinha habilitação. Ao perceber que iria ser abordado, saiu em alta velocidade, desrespeitou as ordens de parada e ignorou a sinalização de trânsito. Ao perder o controle da direção, caiu e ainda tentou fugir a pé.

                  De acordo com a PM, os militares faziam patrulhamento quando viram o homem saindo de moto de um local conhecido como ponto de venda de drogas. Após a prisão, os policiais encontraram quatro porções de crack nos bolsos dele.


                  Ao ser questionado, o homem informou onde teria pegado a droga e disse também que uma mulher repassou o entorpecente para ele. A equipe foi até a casa dela, que é alvo de denúncias constantes de tráfico, e não encontrou nenhuma substância ilícita, mas apreendeu R$445,00 sem comprovação de origem.

                  O homem recebeu atendimento médico e foi levado para a delegacia junto com a mulher. A moto usada por ele foi apreendida. 
                  A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil.

                  Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Caminhão baú derrapa, invade a contramão e bate em caçamba na BR-135

Segundo a PM, após a batida, outro caminhão que circulava pela faixa adicional da pista foi atingido. Motorista do caminhão baú teve ferimentos leves.


               Um acidente envolvendo três veículos deixou um motorista levemente ferido na Serra de Bocaiuva-MG, no Norte de Minas Gerais, neste Sábado (200118). O trânsito na BR-135 ficou interrompido, mas já foi liberado.

               Segundo as informações levantadas pela Polícia Militar, o condutor ferido dirigia um caminhão baú, que estava vazio. O veículo derrapou na pista, invadiu a contramão e bateu de frente em uma caçamba que carregava quartzo.

               Ainda de acordo com a PM, após a colisão, um terceiro caminhão, que seguia pela faixa adicional foi atingido.

               O motorista ferido foi socorrido por funcionários da concessionária que administra a rodovia e levado para o Hospital de Bocaiuva-MG.

               Com Informações de: G1.

NOVA LIMA-MG - Pedra gigantesca atingi ônibus na MG-030


                Uma pedra gigantesca escorregou de um barranco na MG-030, em Nova Lima-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e atingiu um ônibus da linha 3837 - Honório Bicalho à Belo Horizonte-MG na manhã desta Sexta-feira (200117). 

                O trânsito na região está parcialmente interditado e acredita-se que as precipitações que atingem a região desde o começo da semana tenha provocado o deslizamento da pedra.

                Até o momento, não há detalhes a respeito de quantas pessoas estariam no ônibus no momento do acidente ou para onde os feridos estão sendo encaminhados. 

                O Corpo de Bombeiros declarou apenas que há relatos de pessoas que sofreram ferimentos dada a queda da pedra sobre o veículo.

                Com Informações de: Minas Hoje.

PLANALTINA-DF - Bailão regado a drogas, armas e ostentação acaba com 5 presos

De acordo com a corporação, jovens dançavam com armas na cintura e nas costas e postavam nas redes sociais.


               Uma festa acabou com cinco pessoas presas e uma adolescente apreendida na madrugada deste Sábado (200118). Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF, após denúncia, equipe do GTOP 34 foi até o Módulo 18, do Setor Mestre D’Armas, em Planaltina-DF, encontrando no local pessoas em um bailão, a maioria jovens, postando nas redes sociais fotos e vídeos com armas e drogas.

               De acordo com a corporação, jovens dançavam com armas na cintura e nas costas. Assim que os policiais chegaram, informou a PMDF, diversas pessoas começaram a correr e algumas chegaram a pular muros com intuito de fugir da abordagem.

               Três pessoas, uma delas com uma porção de maconha e outra com 27 comprimidos de rohypnol e cocaína, acabaram levadas à 16ª Delegacia de Polícia - Planaltina-DF. Um dos fugitivos que pulou o muro foi mordido por um cachorro do vizinho.

               Também foram apreendidas munição calibre 38, uma pistola calibre 38 de fabricação caseira, uma pistola de air soft, uma garrucha de fabricação artesanal e uma espingarda calibre 22.

               No interior da residência, foram encontrados cerca de cinco litros de lança-perfume com uma menor de idade, que foi conduzida à Delegacia da Criança e do Adolescente - DCA. Nas proximidades da casa, a PMDF localizou 13 porções de maconha.
               Um dos presos tinha mandado de prisão em aberto.

               Com Informações de: Metrópoles.

PERNAMBUCO - Jovem escalpelada em kart afirma que ficou abismada em ter que 'pôr preço'

Grupo Big informou em nota que a jovem apresentou "uma lista de pleitos" com curso em Harvard e US$10.000.000,00.


                 A jovem Débora Dantas, de 19 anos, que teve o couro cabeludo arrancado enquanto andava de kart em Recife-PERNAMBUCO, se disse “abismada” com “em ter que pôr valor” na saúde.

                 As declarações foram dadas nesta Sexta-feira (200117), em uma entrevista coletiva. O grupo Big, responsável pelo estabelecimento, informou em nota que a jovem apresentou “uma lista de pleitos que não guardam nenhuma relação com o acidente ou com a sua saúde”.


                 Entre os supostos pedidos que teriam sido feitos, estão “o financiamento de curso preparatório de sua escolha em qualquer lugar do mundo; financiamento do curso da Universidade de Medicina de Harvard; custeio de plano de saúde internacional; casa em Longwood, nos EUA; e pagamento do valor de US$10.000.000,00.

                 Débora reclamou. 

“Para se ter uma ideia, hoje eu tenho pontos que estão saindo da minha cabeça. E esse tratamento ainda vai levar anos da minha vida. Não é coisa que vai se resolver de um dia para o outro. O que mais me deixou abismada foi o desrespeito. É como se as nossas vidas fossem menos importantes que as deles”
                 Frisou.

                 A jovem disse que fez a lista após uma conversa informal com uma representante de Recursos Humanos da rede de supermercados, depois que a mulher solicitou.

“Foi como um amigo que te diz, numa mesa, ‘diz o que tu quer para retomar tua vida’. E eu, que não tinha advogado, nenhum acompanhamento, fiz uma lista. 
Ela disse para eu botar num papel e eu fiz”
                 Detalhou.

                 O supermercado alega que a lista de desejos teria sido exposta logo após o final da primeira etapa da terapia, em Outubro de 2019, pelo antigo advogado responsável pelo caso.


                 Débora disse que está no início do tratamento e que a fase tem como foco a reparação. Durante esse processo, ela teria recebido a informação de que a rede não iria mais arcar com os custos do tratamento.

                 O Grupo Big se posicionou ainda afirmando que não se negou nem se negará a custear os procedimentos necessários para a recuperação de Débora. Por fim, o Big informa que “segue aguardando a definição de Débora a respeito da continuidade do seu tratamento em Ribeirão Preto-SP.


                 Com Informações de: Metrópoles.

CEILÂNDIA-DF - Homem morre após ser esfaqueado neste sábado (18)

A vítima, ainda não identificada, aparenta ter 40 anos e ser moradora de rua.


                Um homem morreu após ser esfaqueado no fim da tarde deste Sábado (200118), em Ceilândia-DF
                O crime ocorreu na QNN 17/19.

                A vítima ainda não foi identificada. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF, o homem aparenta cerca de 40 anos.

                E a Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF informou que a vítima seria moradora de rua.

                Ainda não há informações sobre o autor do crime.

                Com Informações de: Metrópoles.


MONTE AZUL-MG - Homens furtam celular dentro da Câmara e são presos

PM conseguiu identificar o receptador, que também acabou preso. Celular estava na mesa da recepção; aparelho foi recuperado.


               Dois homens foram presos após furtarem um celular dentro da Câmara Municipal de Monte Azul-MG nesta Sexta-feira (200118). 
               A Polícia Militar conseguiu prender o receptador e recuperar o telefone.

               Segundo as informações da PM, os militares identificaram os suspeitos do furto por meio das câmeras do circuito de segurança. A PM informou que eles entram e pegam o aparelho que estava na mesa da recepção e saem rapidamente.

               Os suspeitos de furto têm 28 e 34 anos, ao serem abordados, confirmaram o crime e ainda falaram que haviam vendido o celular para um homem de 32 anos.

               Os policiais fizeram buscas e encontraram o receptador. O telefone furtado foi apreendido na casa dele. 
               Os militares apreenderam ainda R$1.100,00, sem comprovação de origem, no bolso dele.

               Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Acusado pelo primeiro feminicídio de 2019 vai a júri popular

Thiago de Souza Joaquim matou a mulher com facada no tórax. Vítima, de 30 anos, tinha um filho de três anos.


                O homem de 33 anos que matou a mulher a facadas, em Janeiro do ano passado, na Região do Gama-DF, no Distrito Federal, deve ir a júri popular nesta Terça-feira (200121). Thiago de Souza Joaquim é acusado de feminicídio, primeiro registrado em 2019, e pode ser condenado a até 30 anos de prisão.

                Segundo a denúncia, ele esfaqueou Vanilma dos Santos, de 30 anos, e em menos de 24 horas, comprou passagens para Minas Gerais na tentativa de deixar Brasília-DF.

                Antes da viagem, no entanto, o agressor foi levado à delegacia pelo próprio advogado, onde prestou depoimento. Ao delegado, Thiago disse que não tinha intenção de machucar a mulher e que o cabo da faca "escorregou" da mão.

                Vanilma chegou a ser levada para o Hospital Regional do Gama, de carro, pelo próprio agressor, mas não resistiu aos ferimentos. Ela deixou órfão o único filho, que na época do crime tinha três anos e estava em casa no momento do crime.

Denúncia

                No entendimento do Ministério Público, o crime foi cometido por motivo fútil, por conta de uma discussão e, durante a ação, o réu dificultou a defesa da vítima.

                Na denúncia, os promotores avaliaram ainda que trata-se de um feminicídio, já que o assassinato foi praticado contra uma mulher e "em contexto de violência doméstica e familiar".


"[...] uma vez que denunciado e vítima eram companheiros, residiam na mesma residência e tinham um filho em comum, o que caracteriza o feminicídio"
                Diz trecho do documento.

Relembre o caso

                O crime ocorreu por volta das 04:30 horas de 05 de Janeiro, quando Thiago e a mulher, Vanilma, começaram a discutir dentro de casa, na quadra 8 do Setor Oeste.

"Ele disse que alcançou uma faca que estava em cima de um balcão entre a sala e a cozinha e simulou que ia esfaqueá-la, mas, na hora, o cabo escorregou e a faca entrou no tórax da mulher"
                Delatou o delegado Vander Braga, responsável pelo caso.

"Ele tirou a faca e a deixou no hospital. 
Disse que não ficou nem dois minutos e fugiu."


                Em depoimento, o agressor disse que havia saído de casa por volta das 12:00 horas do dia anterior para pescar com dois amigos na Barragem do Corumbá. Lá, eles teriam bebido uma garrafa de cachaça e voltado só à meia-noite.

                A vítima morreu no dia seguinte e foi enterrada em Riachinho-MG
                Ela estava casada com Thiago há 10 anos.

                A faca usada por Thiago para matar a mulher foi encontrada em cima do telhado da casa. O agressor é réu primário e não tinha outras passagens pela polícia.

                Com Informações de: G1

TEÓFILO OTONI-MG - Detentos trabalham na produção de uniformes para uso do sistema prisional

Pioneira na manufatura de roupas para presos do Estado, penitenciária produz 6.000 peças por mês há cerca de 25 anos; iniciativa gera economia aos cofres públicos
               Os uniformes vermelhos utilizados por detentos em todo o Estado de Minas Gerais têm sua origem no próprio sistema prisional: as roupas são produzidas por presos em fábricas instaladas dentro de dez unidades. Além de ser uma ferramenta de ressocialização, ao garantir trabalho aos detentos, a iniciativa também gera economia aos cofres do Estado, que deixa de gastar com a aquisição externa dos uniformes.

               A pioneira dessa produção é a Penitenciária de Teófilo Otoni-MG, no Vale do Mucuri, de onde saem a maior parte das calças que abastecem todo o sistema prisional. De segunda a Sexta-feira, das 08:00 às 16:00 horas, 24 presos modelam, cortam e costuram as peças. Depois de pronto, o material é então encaminhado para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, de onde é distribuído para todo o Estado. São 26 máquinas alocadas em um espaço de 187 m², produzindo uma média de 6.000 itens mensalmente.

               A oficina da Penitenciária de Teófilo Otoni existe desde 1995, e é a mais antiga confecção para usufruto do Estado. A penitenciária funciona em uma antiga fazenda, inaugurada em 1984 nos moldes de uma colônia agrícola. 

               A ideia da produção das roupas partiu de um servidor que é alfaiate e vem de uma família ligada ao ofício. Na época, não existiam uniformes para presos, o que causava certo transtorno, já que dificultava a identificação dos mesmos. 

“O uniforme padroniza e cria uma identidade quando todos estão iguais”
               Diz Vicente de Paula Rosa da Silva, o policial penal por trás do projeto.


               Vicente conta que quando começou a trabalhar na unidade prisional viu essa necessidade. Ele então conversou com o diretor, explicando que, com material e máquinas, seria possível criar uma fábrica, sendo que ele próprio ensinaria os presos a costurar. 

“O secretário da época autorizou a compra de maquinário e mais de 500 metros de pano azul royal. Fizemos uniforme para todos os presos e mandamos as fotos para a Secretaria, que gostou da ideia e ordenou que a produção se expandisse para todo o Estado”
               Lembra.

               A cor vermelha, atual tonalidade dos uniformes, também surgiu na Penitenciária de Teófilo Otoni-MG. Por estar localizada em uma área rural, com muita vegetação no entorno, o azul às vezes se confundia com o verde do mato, enquanto o vermelho propiciava um contraste mais forte.

               Há 38 anos no local, Vicente já se aposentou, mas retornou ao trabalho. Nestes 25 anos comandando a confecção, ele estima que mais de 10.000 presos aprenderam a costurar. 

               Além de ensinar como fazer os moldes, cortar, costurar e utilizar as máquinas, o servidor também é responsável pela manutenção dos equipamentos e foi quem auxiliou a instalação de confecções de uniforme em outras unidades prisionais do Estado, nos anos 1990.

“O trabalho, em qualquer área, é uma terapia ocupacional para quem gosta. As pessoas mudam sistematicamente, e essa mudança é perceptível pela expressão facial do recluso”
               Afirma Vicente

“Costumo dizer que todos nós somos produtos do meio em que vivemos, e grande parte dos sentenciados não tiveram sequer uma oportunidade. Por isso a importância dessa produção. De lá, temos uma chance valiosa para mostrá-los o outro lado da moeda”.

Produção interna

               Atualmente, a fábrica de Teófilo Otoni só produz calças masculinas. A produção de uniformes é feita em mais outras nove unidades prisionais espalhadas pelo Estado. 

               Lençóis, camisas, bermudas, calças, chinelos e também vassouras e rodos são produzidos por presos. Aproximadamente 40.000 peças saem das fábricas todos os meses. 

               A produção se divide da seguinte forma:

                Penitenciária de Formiga-MG - Camisas;

                Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares-MG - Bermudas;

                Presídio de Itajubá-MGCamisas;

                Presídio de Caxambu-MG - Camisas, calças e bermudas femininas;

                Presídio de Eugenópolis-MG - Lençóis;

                Penitenciária de Teófilo Otoni-MG - Calças;

                Presídio de Floramar, em Divinópolis-MG - Lençóis;

                Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia-MG - Calças e bermudas;

                Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé-MG - Chinelos, rodos e vassouras;

 Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba-MG - Bermudas.

               Duas unidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas-MG, e a Penitenciária José Abranches Gonçalves, em Ribeirão das Neves-MG, também entraram para a lista de fabricações ainda neste ano.


               A Diretoria de Trabalho e Produção - DTP, setor responsável por coordenar a manufatura de uniformes do Departamento Penitenciário de Minas Gerais - Depen-MG, está em tratativas para levar novas confecções para duas unidades com localização estratégica, o que facilitaria a distribuição: a Penitenciária Agostinho de Oliveira Junior, em Unaí-MG, e o Presídio Regional de Montes Claros-MG
               Entre os planos da DTP também está o início da produção de tamanhos especiais.

Ressocialização

               Mais de 35 anos depois, a Penitenciária de Teófilo Otoni ainda preserva sua estrutura de fazenda. Em suas dependências, há um pomar e um curral, onde 12 presos trabalham. Há também uma fábrica de bloquetes do lado externo, com 10 detentos envolvidos na atividade.


               Dentro da unidade prisional, 31 presos laboram na horta e no jardim; outros 47 estão divididos na limpeza, entrega de marmitas, barbearia, reciclagem, manutenção, entre outros serviços gerais; 57 fazem artesanatos na cela e cinco trabalham na cozinha. Uma escola estadual também está instalada na penitenciária, com 151 alunos inscritos.

               Patrício Rocha de Souza, de 35 anos, cumpre pena na unidade há cinco anos e atualmente trabalha na lavanderia. Para ele, o ofício muda sua rotina. 

“É uma oportunidade de manter a minha mente ocupada, aprendendo uma profissão que pode ser usada no futuro”
               Diz. 

“O trabalho me mostrou como é gratificante poder fazer parte de algo no qual sou importante, e espero em breve estar trabalhando lá fora para poder ajudar minha família com dignidade e de cabeça erguida”.

               POR: Fernanda de Paula.
               FOTOS: Carlos Alberto Pereira.

               Com Informações de: SEAP-MG.

BRASÍLIA-DF - Policial penal é preso suspeito de tráfico de drogas na Papuda

Câmeras de segurança flagraram servidor com 600 gramas de maconha. Funcionário foi gravado enquanto fazia ronda na unidade.


               Um policial penal foi preso, na madrugada deste Sábado (200118), suspeito de tráfico de drogas no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília-DF. Segundo a Polícia Civil, o servidor foi flagrado colocando 600 gramas de maconha dentro de um dos blocos do Centro de Detenção Provisória.

               O funcionário, que não teve a identidade informada, desempenhava funções semelhantes a agentes penitenciários. 
               Ele era responsável por escolta, custódia e guarda de presos.


               Ao G1, a Secretaria de Segurança Pública informou que investiga o servidor há pelo menos um ano em conjunto com a Polícia Civil do DF e disse que "tal comportamento destoa completamente do padrão dos seus servidores e que, eventuais desvios de conduta de qualquer tipo, são sempre severamente combatidos e punidos".

               O servidor já era investigado pela Coordenação de Repressão às Drogas - CORD quando foi gravado por câmeras de segurança da penitenciária. 
               No momento, ele fazia rondas na unidade.

               De acordo com a corporação, o agente se aproveitava da condição de policial para "praticar reiteradamente o delito de tráfico de drogas".

               Ainda neste Sábado (200118), o servidor teve a prisão preventiva decretada durante a audiência de custódia. Com a medida, o suspeito ficará preso por tempo indeterminado.

               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Homem é alvejado no Bairro Mamoeiro com dois tiros na cabeça e tórax



               Um homem foi baleado na manhã deste Sábado (200118) no Bairro Mamoeiro, em Unaí-MG.

               Ele foi baleado na cabeça e no Tórax, sendo socorrido em estado grave. Um dos disparos atingiu a cabeça de raspão.

               Ele foi socorrido até o Pronto atendimento da cidade, consciente e orientado, e segue internado. Conforme informações, seu estado é grave.

               Causas dos disparo, autoria e motivo do crime ainda não foram revelados. O Unaienses segue em busca de novas informações que esclareça motivos e autoria do crime.
               A Polícia Civil investiga o caso.

               Voltaremos a qualquer momento, assim que obtivermos novas informações sobre a ocorrência.

Unaienses
Jisohde - 2001181656

SALINAS-MG - Unidade de quimioterapia é inaugurada e 16 municípios serão beneficiados

Unidade é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho. Antes, pacientes tinham que se deslocar para Montes Claros, onde faziam tratamento.


               Vandacilia de Oliveira descobriu que estava com câncer de colo de útero há quatro anos. Moradora de Salinas-MG, tinha que se deslocar para fazer o tratamento em Montes Claros-MG. O receio em ter que percorrer a BR-251 e o cansaço após a aplicação da medicação faziam o trajeto de aproximadamente 200 quilômetros parecer maior do que realmente é.

“Saía 01:00 hora da madrugada e chegava em casa já à noite, por volta das 21:00 horas. O tratamento contra o câncer é muito agressivo, todo mundo se sente debilitado. Após as sessões, ter que enfrentar uma estrada perigosa, onde acontecem vários acidentes, gera uma tensão a mais”
               Lembra-se a mulher que descobriu a doença após ter uma hemorragia.


               Uma parceria entre a Fundação de Saúde Dilson Godinho de Quadros e Prefeitura de Salinas vai permitir que pacientes como Vandacilia não precisem mais se deslocar com frequência para se tratarem. Foi inaugurada na cidade, nesta Sexta-feira (200117), a Unidade de Quimioterapia de Salinas, que atenderá a 16 municípios.

“A intenção é encurtar o caminho para um tratamento que dê ao paciente, que passa por uma situação de fragilidade, um conforto a mais"
               Fala a secretária de Saúde, Marlúcia de Fátima Maia.

               A estimativa inicial é de que 210 pacientes das Regiões de Saúde de Salinas e Taiobeiras-MG possam ser beneficiados. A estrutura da Unidade de Quimioterapia fica em anexo ao Hospital Municipal Doutor Oswaldo Prediliano Santana.

"Imagine uma pessoa que sai de casa de madrugada, fica o dia todo se tratando e tem que enfrentar quatro, cinco, seis horas dentro de um microonibus para chegar em casa. Contando que não haja acidentes na rodovia, porque se houver, ela pode estar casa somente no dia seguinte”
               Completa Marlúcia Maia.

               O processo para a abertura da Unidade começou em 2017, quando o aposentado José Soares, de 73 anos, ainda não tinha descoberto o câncer de próstata. Após saber que estava com a doença, ele iniciou o tratamento no Hospital Dilson Godinho, em Montes Claros-MG, imediatamente.

“Fiquei feliz em saber que as pessoas da nossa região terão a oportunidade de se tratarem aqui. Estou muito satisfeito com o atendimento que recebi, mas sabemos o quanto é difícil ter que ir para outro lugar para fazer o tratamento. É uma conquista muito grande, essa ida para lá e para cá exige um esforço danado”
               Destaca o idoso, que mora em uma propriedade rural na Comunidade de Matrona e saía de casa por volta das 02:00 horas da madrugada com destino a Montes Claros.


               Carla Alaide Machado Ruas, enfermeira e responsável técnica da Unidade, explica que os pacientes que fazem o tratamento passarão por avaliação para verificar se poderão ser tratados em Salinas. Ela ressalta que a primeira consulta e as avaliações continuarão ocorrendo em Montes Claros.

“A grande dificuldade levantada pelos pacientes e autoridades de saúde está relacionada ao deslocamento. Eles saem muito cedo de casa, fazem o tratamento e retornam. Muitas vezes, os pacientes não contam nem com acompanhantes. 

Para quem está fragilizado por conta da doença, estar perto de casa e dos familiares é uma garantia de bem-estar. Por mais que sejam ministrados os medicamentos antes das terapias, que minimizam os efeitos, os pacientes ficam fragilizados e com a imunidade mais baixa” 
               Explica.

               Carla Ruas destaca ainda que a Unidade de Salinas vai funcionar de Segunda a Sexta-feira, em horário comercial. A equipe será composta por oncologista, enfermeira, técnico em enfermagem, farmacêutica, técnico de farmácia, recepcionistas e auxiliar de serviços gerais.

“A Unidade é o primeiro braço oncológico do Hospital fora de Montes Claros e representa uma grande conquista, um exemplo a ser seguido”
               Finaliza.

               Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS