Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência às 02:00 horas deste Domingo (31), numa propriedade particular às margens da BR-452. Não houve feridos.
Um bolsão artificial de irrigação se rompeu numa fazenda particular, na zona rural de Perdizes-MG, no Alto Paranaíba, na madrugada deste Domingo (200531).
Não houve registro de feridos.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 02:00 horas, para atender a um chamado de que a água contida no reservatório da fazenda, localizada às margens da BR-452, teria escorrido para uma das barragens existentes no local.
Segundo a corporação, inicialmente havia a informação de que havia risco dessa barragem não suportar o peso extra de água e se romper, colocando em perigo os moradores, as rodovias e as propriedades próximas ao Ribeirão Santa Juliana.
Ainda conforme os bombeiros, o açude que se rompeu tinha capacidade de um milhão de metros cúbicos de água e a barragem que recebeu esse volume de água tinha a capacidade para 4.000.000 m³ (Quatro milhões de metros cúbicos).
Segundo os militares, foi observado que o nível de água na barragem subiu um metro após a chegada da água excedente.
A porta dos vertedores da barragem foi aberta para escoar o excedente e aliviar a pressão na estrutura da barragem, porém os possíveis danos na estrutura só poderiam ser avaliados ao amanhecer.
A equipe de reportagem da Tv Integração conversou com o proprietário da fazenda, João Roqueto, que confirmou o rompimento de um reservatório e disse que a água seguiu o leito de um ribeirão até uma barragem, que amorteceu o impacto e normalizou a situação.
Dali pra frente ocorreu uma enchente de proporção menor. O reservatório servia para a irrigação de lavouras e foi feito com acompanhamento técnico.
Ainda segundo o proprietário não há mais risco no local e não houve vítimas. Agora será feita uma análise na propriedade, onde será avaliada a situação do reservatório.
A equipe responsável pela obra de construção trabalhou neste Domingo no local e deve emitir um relatório até esta Segunda-feira (200601).
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros retornou ao local neste Domingo com o auxilio de drones para nova verificação da área.
Com Informações de: G1.