PESQUISA NESTE SITE:

29 março 2020

BURITIS-MG - Suspeito de homicídio em Vila Serrana é preso pela Polícia Militar


                A Polícia Militar - PM prendeu na última Quinta-feira (200326) um homem de 37 anos suspeito de homicídio ocorrido em Julho de 2019 durante uma cavalgada em Vila Serrana, a 30 quilômetros do centro de Buritis-MG.
                A matéria foi publicada neste Domingo (200329), pelo Mais Buritis.

                Segundo a Polícia Militar, o homem foi abordado em uma caminhonete Toyota Hilux de cor branca parada em frente a uma padaria no centro da cidade. Uma passageira desembarcou e ele ficou dentro do veículo. Os policiais o reconheceram como sendo suspeito do assassinato de Antônio Vieira da Silva Leite, 25 anos.

                Durante a abordagem os militares consultaram os dados no sistema da Polícia Militar e havia um mandado de prisão contra o homem.
 
                Ele foi encaminhado para Delegacia de Polícia Civil.

                Com Informações de: Mais Buritis.

UNIVERSAL - Coronavírus: os 4 pilares para manter a imunidade em dia - IMPORTANTE

Praticar exercícios físicos regularmente, reduzir o estresse, dormir bem e ter uma alimentação balanceada são importantes para manter nosso sistema de defesa funcionando.


                Responsável pelas defesas naturais do nosso organismo, o sistema imunológico virou o centro das atenções em tempos de Coronavírus.

                Isso porque, como ainda não temos medicamentos ou vacinas para nos proteger desse novo vírus, combatê-lo depende inicialmente da capacidade de resposta de cada indivíduo à doença, conhecida como Covid-19.

                Sendo assim, mesmo que não impeça ninguém de contrair a doença, ter uma imunidade em dia é vital para ajudar na luta contra a infecção e na recuperação do doente, dizem especialistas ouvidos pela BBC News Brasil.

                Segundo eles, são quatro os pilares de uma "boa imunidade": praticar exercícios físicos regularmente, reduzir o estresse, dormir bem e ter uma alimentação balanceada.

                Mas, antes de tudo, os especialistas alertam para outro tipo de combate, contra a "desinformação".

                O principal mito é a suposição de que podemos "elevar nossa imunidade", dizem.

"Não existe essa história de imunidade alta. Existe imunidade normal ou imunidade baixa por algum problema que a pessoa tenha, como doenças ou uso de medicamentos imunossupressores (que reduzem a atividade ou eficiência do sistema imunológico, usados, por exemplo, quando o paciente recebe um órgão transplantado). Imunidade alta não existe, não tem como elevar a imunidade"

                Explica o infectologista Alberto Chebabbo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e diretor-médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro.

"Ou seja, quem tem imunidade normal, tem o risco de contrair a doença e desenvolver os sintomas. Quem tem imunidade baixa, inclusive os idosos, porque seu sistema imunológico já envelheceu, tende a apresentar os sintomas mais graves da doença"
                Acrescenta.

                Ana Caetano Faria, professor titular de Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, concorda.

"O que ocorre é que nosso estilo de vida faz com que nossa imunidade caia. Ou seja, existem formas de restabelecer a normalidade de nosso sistema imunológico, mas não elevá-lo"
                Diz.

Importância dos quatro pilares

Por que esses quatro pilares são tão importantes?

                Segundo Faria, cada um deles tem um impacto diferente no funcionamento do sistema imunológico.

                Mas, para isso, é preciso entender o que é o sistema imunológico e como ele funciona.

                Em linhas gerais, ele é um conjunto complexo de células, tecidos, órgãos e moléculas que cumprem funções específicas em uma resposta coordenada para neutralizar vírus, bactérias, fungos e parasitas - antes que sejam fatais.

                Diante de uma nova ameaça, o corpo tem de partir do zero e construir as defesas necessárias. Mas, no caso de um vírus, este processo costuma ser mais demorado do que a velocidade com que este tipo de microrganismo se multiplica e infecta células.

"É uma corrida, em que o adversário avança mais rápido do que o sistema imunológico é capaz de desenvolver mecanismos de ação para combatê-lo"
                Afirma o imunologista Renato Astray, pesquisador do Instituto Butantan.

                Isso não significa, no entanto, que a batalha esteja perdida. O sistema imunológico encontra com o tempo formas de acabar com a ameaça, como vem ocorrendo nesta epidemia de coronavírus.

Como funciona o sistema imunológico

                O corpo tem barreiras para impedir a entrada de patógenos, como são chamados os microrganismos que afetam nossa saúde.

                Elas podem ser mecânicas, como a pele, microbiológicas, por exemplo, a flora de bactérias do intestino, ou químicas, como as enzimas presentes na saliva ou o suco gástrico do estômago.

                Se um corpo estranho consegue superar essas barreiras, cabe ao sistema imunológico nos proteger.

                Todas as pessoas nascem com defesas naturais contra invasores. Esta é a chamada resposta imunológica inata, que é acionada automaticamente quando células detectam que foram infectadas e enviam sinais químicos para avisar que o corpo está sob ataque.

                Isso faz com que outras células acionem mecanismos para se tornarem menos suscetíveis à infecção e ativem o sistema imunológico, que vai pôr em ação células específicas para combater o invasor.

                Essas células são fabricadas continuamente pela medula óssea, a partir de células-tronco, que estão em um estágio inicial de desenvolvimento e tem o potencial de se transformar, em um processo de diferenciação, para cumprir funções específicas.

                Desta forma, as células-tronco se tornam leucócitos, ou glóbulos brancos, que atuam em nosso sistema imunológico. Uma elevação na quantidade de leucócitos no exame de sangue é indício de uma infecção. Se estiver abaixo do normal, o sistema imunológico está enfraquecido.

                Os neutrófilos são o tipo de leucócito mais numeroso e atuam como a primeira linha de defesa do organismo. Eles envolvem e eliminam o invasor por meio da fagocitose, produzindo enzimas digestivas que destroem o patógeno.

                Também liberam sinais químicos que recrutam mais células para atacar a ameaça. Isso gera uma inflamação na região onde está o invasor. Esta área é irrigada com sangue, que traz consigo mais leucócitos para auxiliar no combate.

                Outro tipo de glóbulo branco, o linfócito conhecido como natural killer (assassino natural, em inglês), age principalmente contra tumores e vírus. Ele libera grânulos de proteína ao redor do alvo que fazem o patógeno se autodestruir.

                Um terceiro tipo de leucócito, o macrófago, também atua neste estágio fagocitando invasores, mas cumpre outra função importante no próximo estágio da resposta imune.

A resposta imune adquirida

                Quando um invasor é agressivo, resistente ou está presente em maior quantidade, isso exige outro tipo de reação do organismo.

                A resposta imune adquirida é desenvolvida pelo corpo após entrar em contato com um patógeno. Ela envolve a ação dos linfócitos, células especializadas capazes de combater microrganismos e de nos proteger da mesma ameaça por mais tempo.

                Os linfócitos ficam armazenados em órgãos como os linfonodos e o baço, à espera de sinais de que devem entrar em ação.

                Um dos principais alertas é dado pelos macrófagos, que capturam um microrganismo ou parte dele e o transportam até os linfócitos, dando início à resposta imune adquirida.
 
"Os macrófagos atuam como uma ponte entre as duas respostas imunes"
                Explica Astray.

                Os linfócitos começam então a produzir milhões de cópias de si mesmos e reforçam o sistema imunológico ao gerar anticorpos, proteínas capazes de neutralizar um patógeno. Os anticorpos têm a capacidade de reconhecer e se unir ao invasor, impedindo que ele infecte novas células e se reproduza.

                Os linfócitos também marcam alvos para neutrófilos, macrófagos e natural killers

"Os linfócitos são como maestros do sistema imunológico, ao fazer com que as células imunes se aglutinem em torno de uma ameaça"
                Diz Portela.

                Ao final deste processo, a maioria dos linfócitos é destruída, mas alguns se diferenciam e permanecem em nosso corpo por vários anos, formando uma memória imunológica que tornará mais ágil o combate ao patógeno se ele nos infectar novamente.

                As células imunes se multiplicam mais rapidamente ao detectar a mesma ameaça, o que acaba com aquela desvantagem do sistema imunológico na corrida inicial contra um invasor após a infecção. 

"Isso nos impede de ficar doentes ou faz com que os sintomas sejam mais leves"
                Afirma Astray.

                Por este motivo, não contraímos mais de uma vez algumas doenças, como catapora, caxumba, rubéola ou sarampo. Mas isso não impede que tenhamos novas gripes, por exemplo, porque o vírus que a causa, o influenza, sofre mutações facilmente, o que torna a memória imunológica inútil contra suas novas versões.

Como nossa imunidade é afetada

                Sendo assim, Faria, da UFMG, diz que, quando dormimos pouco ou nos alimentamos mal, isso afeta o funcionamento de nosso sistema imunológico de diferentes maneiras. O mesmo ocorre quando deixamos de praticar atividades físicas ou sofremos estresse.

"Todos esses pilares são importantes, mas destaco a necessidade de dormimos bem. É durante o sono que temos maior produção de células de defesa pela medula óssea. Estudos mostram que dormir menos de cinco horas por noite aumenta em quatro vezes a chance de desenvolver infecções respiratórias, como gripes e resfriados"
                Diz.

"Portanto, se você não está dormindo suficientemente, não está dando ao corpo a chance de se recuperar."

                Já ao praticarmos atividade física de intensidade moderada, liberamos hormônios que ajudam a regular nosso sistema imunológico. Por outro lado, quando não nos estressamos, nosso corpo deixa de produzir substâncias que o prejudicam. Por fim, ao seguirmos uma dieta balanceada, ajudamos a fornecer energia para o bom funcionamento de nossas células de defesa, resume Faria.

Mas o que é uma dieta balanceada?

                A BBC News Brasil ouviu a nutricionista Julia Granje. Ela alerta "que não existe nenhum alimento ou vitamina que combata o novo coronavírus. Mas, obviamente, quando o sistema imune está ativo e saudável, vai ajudar a lutar a combatê-lo"

Confira as dicas dela:

Monte um "prato colorido"

                Granje recomenda comer dez porções de 80 gramas por dia, sete de legumes e verduras e três de frutas, de cores diferentes. 

"Cada cor dos alimentos reflete o tipo de micronutrientes que têm neles". "Desafio meus pacientes a colocar pelo menos cinco cores no prato".

                Em relação aos micronutrientes, ela destaca o zinco e o selênio.

"O zinco é encontrado nas carnes vermelhas e no fígado de frango. 
Também nas ostras, que são muito ricas em zinco."

                Ela acrescenta que o zinco também está presente nos vegetais, "mas em menor quantidade", como no feijão.

"A quantidade de zinco que encontramos no feijão é a metade da de uma carne vermelha. Isso é um alerta importante para quem é vegetariano"
                Assinala.

                Já o selênio é encontrado na castanha do Pará. 

"Duas castanhas por dia já são suficientes. 
A farinha de trigo também é fonte de selênio".

                Granje também recomenda comer menos carboidratos simples, como massas, arroz branco, pães e bolos. Prefira os carboidratos "complexos", ou seja, aqueles integrais, recomenda.

"Não gosto de vilanizar os carboidratos. O problema é que o brasileiro come muito pouca fibra. E sabemos que carboidratos simples, quando ingeridos em excesso, tendem a induzir uma resposta inflamatória do nosso corpo, o que pode ser prejudicial se você já está combatendo uma infecção"
                Acrescenta.

Não esqueça das "vitaminas antioxidantes"

                Segundo Granje, vitaminas A, C, D e E são muito importantes. Ela ressalva, contudo, que muitos brasileiros vêm se "superssuplementando" de vitamina D.

"Não adianta tomar vitamina D sem ter a exposição ao sol. Porque o que ativa a vitamina D é essa exposição ao sol. Como se trata de uma vitamina lipossolúvel, se você toma em excesso, nosso corpo não a excreta. É diferente da vitamina C, que as pessoas também tomam em excesso, mas isso é excretado pela urina"
                Explica.

Cuide de seu intestino

                Granje destaca que pesquisas mostram a influência da nossa microbiota intestinal em nossa imunidade, nossos intestinos são habitados por 100.000.000.000.000 de bactérias de diferentes espécies. Neste sentido, ela reforça a importância do consumo de fibras.

"Infelizmente, não prestamos muita atenção a isso."

                Um imenso estudo conduzido nos Estados Unidos, o Estudo Americano do Intestino, sugere que aqueles cujas dietas incluem mais alimentos à base de plantas têm um micro-bioma mais diversificado, diz Daniel McDonald, diretor-científico do projeto.

Baixo consumo de álcool e sódio

                O álcool e o sal em excesso podem ser prejudiciais para o sistema imunológico. Seu consumo deve ser feito com moderação.

                Segundo pesquisa da Escola Médica da Universidade de Massachusetts - EUA, o consumo exagerado de álcool prejudica a capacidade do organismo de combater infecções virais, especialmente do sistema respiratório, inibindo o funcionamento de proteínas responsáveis pela regulação do sistema imune.

                Com Informações de: G1 Bem Estar.

MONTES CLAROS-MG - 'Ao invés de faltar comida, faltou caixão', diz prefeito ao mencionar Milão e comentar carreata de comerciantes

Humberto Souto, prefeito de Montes Claros, gravou um vídeo para falar que as medidas restritivas de circulação de pessoas e do funcionamento do comércio serão mantidas no município.


                  Humberto Souto, prefeito de Montes Claros-MG, gravou um vídeo para falar que as medidas restritivas de circulação de pessoas e do funcionamento do comércio serão mantidas no município.

“Sabemos que em outros lugares, milhares de pessoas morreram porque não se tomou as providências. Ao invés de faltar comida, faltou caixão para enterrar as pessoas, como em Milão, por exemplo”
                  Afirmou o chefe do Executivo.

                  Segundo autoridades, Itália registou 889 novas mortes por coronavírus neste Sábado (200328) e superou as 10.000 vítimas. O país tem o maior número de mortos no mundo por causa do vírus. Os 10.023 mortos na Itália são mais de 3 vezes mais mortos do que o total registrado na China, primeiro país afetado pela pandemia, que já diminuiu seu avanço e teve 3.295 mortos no total.

                  O prefeito comentou ainda sobre a manifestação desta Sexta-feira, que pedia pela reabertura do comércio. Humberto Souto disse que o movimento tem o objetivo de fazer pressão e desgastar o prefeito. Ele ainda caracterizou o movimento como sendo uma iniciativa de alguns empresários com o que chamou de “politicóides”.

“O prefeito está equilibrado, vai seguir as orientações nacional e dos poderes. Vamos olhar, raciocinar, pensar, dialogar e trocar ideias em todos os atos que tenhamos que fazer. Temos que ter consciência e equilíbrio para poder defender a população como um todo”
                  Destacou.

Novos decretos do Sábado (28)

                  A Prefeitura de Montes Claros-MG publicou neste Sábado (200328) o Decreto 4.012 que estabelece mudanças nas medidas até então adotadas para a prevenção do novo coronavírus. Houve ainda a publicações do Decreto 4.013, que prorroga parcialmente o calendário de pagamentos de tributos. 

Acesse os documentos.

                  Os estabelecimentos que haviam sido proibidos de funcionar, podem retomar as atividades, desde que permaneçam de portas fechadas, recebam apenas pedidos por telefone ou internet e façam o delivey das mercadorias.

O decreto ainda determina que:

                  Deve haver a restrição de contato entre os trabalhadores dos comércios,

                  Sejam determinados horários ou setores para atender o público considerado de risco (idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes, lactantes, pacientes oncológicos e imunossuprimidos).

Bares, restaurantes e similares podem oferecer os erviço de entrega e a retira dos produtos no estabelecimento desde que:

                  Não haja consumo dos produtos nos locais.

                  Sejam intensificadas ações de limpeza, disponibilização de produtos antissépticos aos clientes; divulgação de informações acerca da Covid-19 e das medidas de prevenção e enfrentamento,

                  Medidas para evitar aglomeração sejam adotadas, deverá haver uma distância mínima de dois metros entre pessoas na fila de espera,

A Prefeitura autorizou também a prática esportiva nas vias públicas, com exceção das pessoas que fazem parte do público de risco. A circulação de idosos continua sendo permitida apenas para aquisição de alimentos, gêneros de primeira necessidade e serviços médicos.

Tributos

                  Houve ainda prorrogação das datas para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, da Taxa de Limpeza de Resíduos Sólidos - TLRS e da Taxa de Fiscalização Sanitária do Exercício de 2020
                  Não haverá restituição ao contribuinte que há fez os pagamentos.

IPTU

                  Todas as Guias do IPTU do Exercício de 2020 já encaminhadas aos Contribuintes pelos Correios ou emitidas através do Portal Eletrônico do Município continuarão válidas, visto que as instituições financeiras já estão adaptadas para recebimento dos tributos nas novas datas de pagamento consignadas no Calendário Fiscal.

Taxa de Fiscalização de Localização e Funcionamento do Exercício 2020
                  Poderá ser parcelada em até seis vezes iguais e consecutivas, a primeira com vencimento em 16 de Junho do ano corrente. O valor mínimo da parcela da TFLF, não poderá ser inferior a R$60,00 (sessenta reais).

Outras determinações:

                  Fica prorrogado, até 30 de Setembro de 2020, o prazo para os Contribuintes protocolizarem o pedido de Isenção de que trata o Art. 34, do Código Tributário Municipal;

                  Os tributos cujo fato gerador e exigibilidade que já tenham ocorrido no presente ano, bem como os não estejam referidos no presente Decreto seguirão os prazos anteriormente em vigor.


                  Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - Coronavírus em 28 de março Dados na área de cobertura do G1 Grande Minas

Levantamento traz números das Prefeituras e da Secretaria de Estado de Saúde.



               O G1 traz neste Sábado (200328) um levantamento sobre o Coronavírus na área de cobertura da Grande Minas. Os dados serão inseridos ao longo do dia conforme as informações fornecidas pela Prefeituras e pela Secretaria de Estado de Saúde.

               Os casos só são considerados oficialmente suspeitos após notificação do Ministério da Saúde. Divergências entre os números divulgados pelos Estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.

               O levantamento começa com a situação de Montes Claros-MG, maior município do Norte de Minas Gerais
               Os demais municípios serão colocados em ordem alfabética.

Montes Claros-MG: 388

               A Secretaria Municipal de Saúde informou que subiu para 388 o número de casos notificados, 60 foram descartados por critérios clínicos e epidemiológicos, 10 casos foram descartados através de exame laboratorial e 328 estão sendo investigados. 
               No último boletim do Estado, contam 130 casos suspeitos.

               A Vigilância Epidemiológica informou a morte de uma mulher de 56 anos, portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, neste Sábado (200328). Ela estava internada no Hospital Universitário Clemente de Faria desde a Sexta-feira (200327).

               Segundo a Prefeitura, sete pessoas permanecem internadas, entre elas um idoso de Icaraí de Minas-MG, uma criança de Bocaiuva-MG; além de um bebê e uma criança, de dois anos, que são de Montes Claros
               O estado de saúde dos pacientes é estável.

Araçuaí-MG: 025

               A Prefeitura informou que tem 02 casos suspeitos, que já foram notificados. Os pacientes já foram submetidos a exames e os resultados são aguardados. 
               25 casos aparecem no boletim do Estado.

Arinos-MG: 08

               08 casos aparecem no boletim do Estado.

Augusto de Lima-MG: 01

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Bocaiuva-MG: 30

               Subiu para 30 o número de casos suspeitos investigados pelo município e 25 constam no boletim do Estado. Um deles é de uma criança que está internada no Hospital Universitário, em Montes Claros, em estado grave. Ela está em isolamento e aguarda o resultado do exames. 
               Os outros pacientes estão em isolamento domiciliar.

               Segundo a Prefeitura de Montes Claros, a criança tem histórico de distrofia muscular e foi transferida com sintomas de amigdalite e síndrome respiratória grave.

Brasília de Minas-MG: 31

               A Secretaria Municipal de Saúde informou que está investigando 31 casos suspeitos. Na Quinta-feira, eram 18 notificações. Todos os pacientes tiveram contato com pessoas que estavam em área endêmica.

               Segundo a Prefeitura, um paciente de outro município está internado em estado estável e os outros permanecem em isolamento domiciliar. 
               14 casos aparecem no boletim do Estado.

Buritis-MG: 12

               A Secretaria Municipal de Saúde informou que monitora 12 pessoas, 6 não apresentam sintomas e estão em restrição domiciliar e 6 estão com sintomas e permanecem em isolamento. 
               10 casos aparecem no boletim do Estado.

Buritizeiro-MG: 9

               A Secretaria Municipal de Saúde monitora 9 casos suspeitos, 5 já constam no boletim do Estado. O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Antônio Inocêncio da Silva Sobrinho, informou ao G1 que foi coletada amostra para exame de apenas 1 pessoa, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Trata-se de uma mulher que viajou para Brasília-DF e chegou a ficar 3 dias internada.

Cabeceira Grande-MG: 1 

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Capitão Enéas-MG: 2

               2 casos aparecem no boletim do Estado. 
               Um caso de um homem que morreu foi descartado para a Covid-19.

Carbonita-MG: 2

               A Prefeitura de Carbonita-MG investiga 1 caso suspeito. A paciente é uma adolescente de 16 anos que viajou para Belo Horizonte-MG
               2 casos já aparecem no boletim do Estado.

Chapada do Norte-MG: 10

               10 casos suspeitos aparecem no boletim do Estado. 
               A Secretaria Municipal de Saúde informou que já foram feitas coletas para exames de 4 pacientes. 
               Todos vieram de área endêmica e estão em isolamento domiciliar.

Chapada Gaúcha-MG: 3

               3 casos aparecem no boletim do Estado.

Claro dos Poções-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Coração de Jesus-MG: 4

               4 casos aparecem no boletim do Estado.

Corinto-MG: 5

               Subiu para 5 o número de casos suspeitos monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde
               2 casos aparecem no boletim do Estado.

Couto de Magalhães de Minas-MG: 13

               13 casos casos aparecem no boletim do Estado.

Cristália-MG: 1

               1 caso consta no boletim do Estado.

Curvelo-MG: 88

               A Secretaria Municipal informou que subiu para 79 o número de casos em investigação; 9 foram descartados. 
               No boletim da Secretaria Estadual, constam 88 notificados com 2 casos descartados.

               Um caminhoneiro de 49 anos permanece internado no Hospital Imaculada Conceição. Ele deu entrada no hospital de Felixlândia-MG em estado grave apresentando muita falta de ar, tosse, coriza, febre alta e dor de cabeça. Ele recebeu atendimento e depois foi transferido para Curvelo-MG
               O estado de saúde não foi divulgado.

Datas-MG: 3

               A Secretaria Municipal de Saúde investiga 3 casos suspeitos e apenas 2 constam no boletim do Estado.

Espinosa-MG: 1

               A Prefeitura confirmou a morte de 1 idoso, de 86 anos, com suspeita de coronavírus na madrugada desta Sexta-feira (200327). O idoso morava em São Paulo, estava no Norte de Minas há 15 dias e apresentou sintomas gripais no início desta semana.

Francisco Dumont-MG: 2

               A Secretaria Municipal de Saúde informou que monitora 2 casos suspeitos, os pacientes são homens e idosos. 
               Os 2 casos já aparecem no boletim do Estado.

Felício dos Santos-MG: 8

               8 casos aparecem no boletim do Estado.

Felixlândia-MG: 9

               9 casos constam no boletim do Estado. 
               3 pacientes são funcionários de uma empresa de reflorestamento e 1 deles viajou para Belo Horizonte recentemente. 
               Todos estão em isolamento domiciliar.

Formoso-MG: 2

               2 casos apareces no boletim do Estado.

Fruta de Leite-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Grão Mogol-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Guaraciama-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Ibiracatu-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Icaraí de Minas-MG: 2

               2 casos aparecem no boletim do Estado. 
               1 deles é um paciente idoso que está internado no Hospital Universitário, em Montes Claros.

Indaiabira-MG: 5

               A Secretaria Municipal de Saúde diz que investiga 5 casos suspeitos. 
               5 já aparecem no boletim do Estado.

Inimutaba-MG: 4

               A Prefeitura monitora 2 casos suspeitos, 4 constam no boletim do Estado.

Itacarambi-MG: 7

               Subiu para 7 o número de casos monitorados pela Prefeitura e 4 casos aparecem no boletim do Estado. 
               Segundo o município, os pacientes estão em isolamento domiciliar.

Jaíba-MG: 27

               A Prefeitura monitorava 4 casos, mas 2 foram descartados. 
               No entanto, 27 casos aparecem no boletim do Estado.

Janaúba-MG: 42

               A Prefeitura afirma que tem 42 casos sendo investigados e 1 já foi descartado; 24 aparecem no boletim do Estado. 
               8 casos foram noticiados pelo G1.

Januária-MG: 18

               A Secretaria Municipal de Saúde informou que são 15 casos suspeitos e 4 descartados após testes darem negativos para Covid-19
               Os exames foram feitos na Fundação Ezequiel Dias.
               18 aparecem no boletim do Estado.

Japonvar-MG: 26

               23 casos estão sendo investigados pelo município. 2 são uma criança e um idoso que viajaram para Belo Horizonte. Foram coletas amostras de 4 pacientes. 26 casos constam no boletim do Governo de Minas Gerais.

Jenipapo de Minas-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Jequitaí-MG: 2

               A Prefeitura informou que tinha 1 caso suspeitos e que foi descartado. Trata-se de um homem de 30 anos, que viajou para o Distrito Federal, mas ele segue sendo monitorado pela equipe de saúde. 

               2 casos aparecem no boletim do Estado e, de acordo com o secretário de Saúde, pode ser de um morador do município que apresentou os sintomas da Covid-19 de outra localidade.

Joaquim Felício-MG: 1

               O único caso suspeito investigado pelo município foi descartado. 
               O teste feito para uma criança, de 5 anos, deu negativo para Covid-19. Ele apresentou sintomas no dia 12 depois de retornar dos EUA
               1 caso ainda aparece no boletim do Estado.

Juvenília-MG: 4

               A Secretaria Municipal de Saúde investiga 4 casos suspeitos. 2 pacientes, de 49 e 77 anos, estão internados no hospital de Montalvânia-MG

               A Secretária de Saúde, Thayse Danielle Souza Souto, informou ao G1 que o idoso procurou atendimento médico no PSF da cidade com hipotensão grave e dispneia.
               1 caso consta no boletim do Estado.

Leme do Prado-MG: 2

               A Prefeitura informou que monitora o caso de 1 pessoa que apresentou sintomas gripais após retornar de Belo Horizonte. A idade e o sexo estão sendo mantidos em sigilo, o município informou ainda que a pessoa permanece em isolamento domiciliar e recebe assistência da Secretaria de Saúde
              2 casos aparece no boletim do Estado.

Lontra-MG: 9

               9 casos aparecem no boletim do Estado.

Luislândia-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Mamonas-MG: 2

               2 casos aparecem no boletim do Estado.

Manga-MG: 3

               3 casos aparecem no boletim do Estado.

Mato Verde-MG: 2

               A Secretaria Municipal de Saúde monitora 2 casos suspeitos. 
               Os pacientes já coletaram amostras para exames e aguardam o resultado. 
               Os casos aparecem no boletim do Estado.

Medina-MG: 3

               A Secretaria Municipal de Saúde informou que está monitorando 3 casos suspeitos de coronavírus. Os pacientes estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pelas equipes de saúde. 
               2 já aparecem no boletim do Estado.

Minas Novas-MG: 8

               A Secretaria Municipal de Saúde investiga 8 casos suspeitos. 
               6 já aparecem no boletim do Estado.

Mirabela-MG: 3

               3 casos constam no boletim do Estado.

               Entre os casos suspeitos estavam o de um homem de 36 anos, que morreu depois de apresentar uma síndrome respiratória grave. 
               A prefeitura divulgou que o resultado dele deu negativo.

Monjolos-MG: 3

               3 casos aparecem no boletim do Estado.

Montalvânia-MG: 13

               A Secretaria Municipal de Saúde monitora 13 casos suspeitos. 
               Entre eles, está o de uma mulher de 102 anos, que deu entrada no hospital com tosse e dificuldades para respirar.

Monte Azul-MG: 7

               Aparece com 7 casos suspeitos no boletim do Estado.

Ninheira-MG: 3

               3 casos aparecem no boletim do Estado.

Nova Porteirinha-MG: 4

               4 casos aparecem no boletim do Estado.

Pai Pedro-MG: 1

               1 homem de 28 anos apresentou sintomas do coronavírus depois de retornar de uma viagem para São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde informou ao G1 que o material para exame foi coletado e o paciente está em isolamento domiciliar. O caso aparece no boletim do Estado.

Pintópolis-MG: 3

               3 casos aparecem no boletim do Estado.

Pirapora-MG: 28

               28 casos constam no boletim do Estado, mas de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 1 deles foi descartado após a conclusão dos exames. Trata-se de uma mulher que foi atendida na Fundação Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire com sintomas gripais depois de retornar de Portugal, conforme noticiado pelo G1
               O município monitora 28 casos suspeitos.

               Um dos pacientes está internado na Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire. Foi coletado material para exames e foi encaminhado a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte
               O estado de saúde dele ainda não foi divulgado nesta Sexta-feira (200327).

Porteirinha-MG: 13

               A Prefeitura notificou 13 casos e 1 foi descartado. 12 casos aparecem no boletim do Estado e são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Presidente Juscelino-MG: 2

               A Prefeitura monitora 2 casos suspeitos, de um homem de 61 anos que apresentou tosse e febre. E o outro é de uma criança de três anos, que teve tosse, febre e coriza. Ambos estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pela equipe de saúde. 
               1 caso aparece no boletim do Estado.

Rio Pardo de Minas-MG: 2 

               2 casos aparecem no boletim do Estado.

Rubelita-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

               A Prefeitura entrou em contato com o G1 afirmando que o município não tem nenhum caso suspeito.

Salinas-MG: 14

               A Secretaria Municipal de Saúde informou que há 14 casos suspeitos na cidade, 3 já são considerados descartados.
               2 casos constam no boletim do Estado.

Santa Fé de Minas-MG: 2

               2 casos aparecem no boletim do Estado.

São Francisco-MG: 43

               A Prefeitura monitora 43 casos suspeitos de coronavírus, o mesmo número consta no boletim do Estado.

               Uma idosa morreu no Hospital Municipal de São Francisco-MG com suspeita de coronavírus. A Prefeitura informou que ela deu entrada na unidade 'já em quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave e não resistiu.
               Foi feita a coletava de exame dela, mas o resultado ainda não saiu.

São João da Ponte-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

São João das Missões-MG: 1

               1 caso aparece no boletim do Estado.

Senador Modestino Gonçalves-MG: 3

               3 caso aparece no boletim do Estado.

Taiobeiras-MG: 118

               Subiu para 118 o número de pessoas monitoradas pelas equipes de saúde porque apresentaram sintomas gripais. Na Quinta-feira, eram 86 pacientes. O Secretário de Saúde, Eduardo Luiz da Silva, informou ao G1 que 4 casos suspeitos estão sendo investigados.

               Um homem, de 48 anos, permanece internado no Hospital Santo Antônio e o estado de saúde é estável.
               Ele é da zona rural de Ninheira-MG e foi transferido do Hospital de São João do Paraíso-MG.
               16 casos aparecem no boletim do Estado.

Três Marias-MG: 19

               Subiu para 8 o número de casos suspeitos investigados pela Secretaria Municipal de Saúde.
               19 casos aparecem no boletim do Estado.

Turmalina-MG: 5

               5 caso aparecem no boletim do Estado.

Vargem Grande do Rio Pardo-MG: 2

               2 casos suspeitos estão sendo investigados pelo município e já constam no boletim do Estado.
               Os pacientes são uma criança e uma idosa que estão em isolamento domiciliar.

Várzea da Palma-MG: 12

               12 casos suspeitos investigados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os pacientes estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pelas equipes de saúde.
               10 casos aparecem no boletim do Estado.

Varzelândia-MG: 18

               18 casos aparecem no boletim do Estado, o município acompanha o mesmo número de pacientes. Nenhum em estado grave, segundo a secretária de Saúde. Todos estão em casa e são acompanhados.

Virgem da Lapa-MG: 4

               4 casos aparecem no boletim do Estado.

Três Marias-MG: 4

               4 casos aparecem no boletim do Estado.

Ubaí-MG: 4

               4 casos suspeitos aparecem no boletim do Estado.

Unaí-MG: 24

               O município confirmou o primeiro caso de coronavírus e disse que tem 38 casos suspeitos. 12 já foram descartados. 
               Nas estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde, ainda não aparece o caso confirmado.

               Sobre o caso confirmado, a Prefeitura não informou detalhes sobre o paciente, mas disse que é uma pessoa que retornou do Rio de Janeiro.

               7 casos suspeitos aparecem no boletim do Estado.

Urucuia-MG: 6

               6 casos aparecem no boletim do Estado.

Uruana de Minas-MG: 1

               A Prefeitura informou que o único caso de coronavírus investigado na cidade foi descartado.

               A paciente de 41 anos morreu na última Quarta-feira (200318) no Hospital Municipal de Unaí-MG.

               O material para exame foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias e o resultado deu negativo para Covid-19.
               No boletim do Estado ainda aparece 1 caso suspeito no município.

Lista resumida das cidades (Ordem numérica decrescente)

               388 - Montes Claros-MG;
               118 - Taiobeiras-MG;

Ainda,

               88 - Curvelo-MG;
               43 - São Francisco-MG;
               42 - Janaúba-MG;
               30 - Bocaiuva-MG;
               31 - Brasília de Minas-MG;
               28 - Pirapora-MG;
               27 - Jaíba-MG;
               26 - Japonvar-MG;
               25 - Araçuaí-MG;
               24 - Unaí-MG;
               19 - Três Marias-MG;
               18 - Januária-MG;
               18 - Varzelândia-MG;
               14 - Salinas-MG;
               13 - Couto de Magalhães de Minas-MG;
               13 - Montalvânia-MG;
               13 - Porteirinha-MG;
               12 - Buritis-MG;
               12 - Várzea da Palma-MG;
               10 - Chapada do Norte-MG;

E ainda,

               9 - Buritizeiro-MG;
               9 - Felixlândia-MG;
               9 - Lontra-MG;
               8 - Arinos-MG;
               8 - Felício dos Santos-MG;
               8 - Minas Novas-MG;
               7 - Itacarambi-MG;
               7 - Monte Azul-MG;
               6 - Urucuia-MG;
               5 - Corinto-MG;
               5 - Indaiabira-MG;
               5 - Turmalina-MG;
               4 - Coração de Jesus-MG;
               4 - Inimutaba-MG;
               4 - Juvenília-MG;
               4 - Nova Porteirinha-MG;
               4 - Virgem da Lapa-MG;
               4 - Ubaí-MG;
               3 - Chapada Gaúcha-MG;
               3 - Datas-MG;
               3 - Mangas-MG;
               3 - Medina-MG;
               3 - Mirabela-MG;
               3 - Monjolos-MG;
               3 - Ninheira-MG;
               3 - Pintópolis-MG;
               3 - Senador Modestino Gonçalves-MG;
               2 - Capitão Enéas-MG;
               2 - Carbonita-MG;
               2 - Francisco Dumont-MG;
               2 - Formoso-MG;
               2 - Icaraí de Minas-MG;
               2 - Jequitaí-MG;
               2 - Leme do Prado-MG;
               2 - Mamonas-MG;
               2 - Mato Verde-MG;
               2 - Presidente Juscelino-MG;
               2 - Rio Pardo de Minas-MG;
               2 - Santa Fé de Minas-MG;
               2 - Vargem Grande do Rio Pardo-MG;
               1 - Augusto de Lima-MG;
               1 - Cabeceira Grande-MG;
               1 - Jenipapo de Minas-MG;
               1 - Claro dos Poções-MG;
               1 - Cristália-MG;
               1 - Espinosa-MG;
               1 - Fruta de Leite-MG;
               1 - Grão Mogol-MG;
               1 - Guaraciama-MG;
               1 - Ibiracatu-MG;
               1 - Joaquim Felício-MG;
               1 - Luislândia-MG;
               1 - Pai Pedro-MG;
               1 - Rubelita-MG;
               1 - São João da Ponte-MG;
               1 - São João das Missões-MG;
               1 - Uruana de Minas-MG.

               Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS