PESQUISA NESTE SITE:

30 julho 2020

VÁRZEA DA PALMA-MG - Dois jovens de 18 anos são detidos suspeitos de vender drogas em cemitério no Distrito Barra do Guaicuí

PM apreendeu 22 pedras de crack, cinco buchas de maconha e dois tabletes da mesma droga; ocorrência foi no Distrito de Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma.


                Dois jovens de 18 anos foram presos suspeitos de usar um cemitério como ponto de tráfico de drogas no Distrito Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma-MG.
                A ocorrência foi na noite desta Quarta-feira (200729). 

                De acordo com a Polícia Militar, foram feitas buscas após denúncias de que os dois rapazes estavam comercializando os entorpecentes no local. No muro do cemitério, os policiais encontraram 22 pedras de crack, cinco buchas de maconha e dois tabletes da mesma droga.

                Os dois jovens foram presos em casa e levados para a delegacia. 
                O caso será investigado pela Polícia Civil.

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Motoristas são flagrados com foice e facão durante briga de trânsito

Imagens foram feitas na Avenida Ovídio de Abreu. Ninguém ficou ferido e não foi registrado Boletim de Ocorrência.


                  Um vídeo mostra o flagrante de uma discussão entre dois motoristas que usam uma foice e um facão durante uma briga de trânsito. A confusão foi na Avenida Ovídio de Abreu, em Montes Claros-MG
                  A ocorrência foi nesta Quarta-feira (200729).

                  A gravação mostra quando um dos motoristas discute com o condutor de uma caminhonete que manobrava para entrar em uma loja de produtos veterinários. Eles trocam xingamentos e em seguida, o homem que dirigia a caminhonete pega uma foice e faz ameaças.

                  A discussão continua e quando o motorista entra na caminhonete, o outro homem vai até o porta-malas do carro e pega um facão.

                  A Polícia Militar não foi acionada para registro de ocorrência e ninguém ficou ferido.

                  Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Patrulha do Trânsito remove duas bicicletas elétricas e os condutores foram notificados


                   Os policiais militares integrantes da Patrulha de Trânsito - PATRAN, durante ações preventivas, repressivas e fiscalizações pelas principais ruas e avenidas, flagraram dois condutores de bicicletas elétricas desrespeitando a sinalização de trânsito, em Unaí-MG, no Noroeste de Minas.
                   A ocorrência é desta Quinta-feira (200730).

                   Uma condutora de 47 anos e um condutor de 24 anos foram abordados, foram confeccionados os Autos de Infração de Trânsito - AIT, referentes às infrações de trânsito detectadas e as bicicletas elétricas foram removidas ao pátio credenciado pelo DETRAN-MG.

                   Em 2013 o CONTRAN publicou a Resolução 465/2013 que estabeleceu alguns requisitos para excepcionalizar algumas bicicletas elétricas desta equiparação, que são:

                   1) Potência nominal máxima de até 350 watts;
                   2) Velocidade máxima de 25 km/h;
                   3) Serem dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar;
                   4) Não dispor de acelerador ou de qualquer outro dispositivo de variação manual de potência;
                   5) Estarem dotadas de: indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores em ambos os lados e pneus em condições mínimas de segurança;
                   6) Uso obrigatório de capacete de ciclista.

                   Caso a bicicleta elétrica ou aquela com o dispositivo motriz agregado posteriormente à sua estrutura não atenda UM dos requisitos de 1 a 4, ela será equiparada automaticamente a um ciclomotor. 

                   Por exemplo: 
                   Se a bicicleta elétrica atende os requisitos 1, 2 e 3, mas possui um acelerador, ela não atende o requisito 4 e por isso será equiparada a um ciclomotor e ao condutor será exigida a Autorização para Conduzir Ciclomotores - ACC ou a Carteira Nacional de Habilitação - CNH na categoria “A”.

                   Os condutores de ciclomotores devem seguir todas as regras do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, como portar a Autorização para Conduzir Ciclomotores - ACC ou Carteira Nacional de Habilitação - CNH, na categoria “A”, além da fazer uso de capacete (inclusive o passageiro), equipamentos e vestuário obrigatórios.

”POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA.” UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA.

                   Com Informações de: W
PATRAN - UNAÍ-MG.

JANAÚBA-MG - Dono de clínica é investigado por atuar como falso veterinário

Polícia Civil apreendeu na clínica quatro diplomas de cursos superiores diferentes com indícios de falsificação. 'O diploma de médico veterinário foi emitido por uma faculdade que não tem o curso na grade curricular', diz delegada.


                 O dono de uma clínica é investigado por maus-tratos a animais e por atuar ilegalmente como médico veterinário em Janaúba-MG, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, o falso médico é suspeito de realizar procedimentos cirúrgicos que resultaram em complicações de saúde, mutilações e até a morte dos animais.

“As investigações começaram após denúncias dos donos dos animais e de veterinários da cidade. Ouvimos várias vítimas que relataram que as cirurgias foram feitas pelo homem e em alguns casos, os animais morreram decorrentes dos procedimentos mal feitos”
                 Explicou a delegada Glênia Balieira Torres Aquino.


                 Ainda de acordo com a delegada, um médico veterinário responde pela clínica, porém o proprietário também realizava os atendimentos. A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão no estabelecimento, nessa Quarta-feira (200729), e encontrou quatro diplomas de cursos superiores em áreas diversas com indícios de falsificação.

“Todos os diplomas eram de faculdades diferentes e foram emitidos no mesmo período. O diploma de médico veterinário era de uma universidade onde se quer existe o curso na grade curricular”.

                 A polícia também apreendeu medicamentos com a data de validade vencida e prontuários de atendimentos de animais dos anos de 2019 e 2020. A ação foi acompanhada pela Vigilância Sanitária e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária
                 Todos os materiais apreendidos serão periciados.


                 A delegada informou que o homem não foi encontrado na clínica e deve ser ouvido na delegacia nesta Quinta-feira (200730). 

                 As investigações continuam e se comprovada as irregularidades, ele pode responder por falsificação de documentos públicos, maus-tratos a animais e exercício irregular da profissão, com pena prevista de até seis anos.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Boletim Pandemiológico Unaienses, com mais de 5.000 Casos de Suspeitos sem tratamentos



                Depois de quase cinco meses de Pandemia em Unaí-MG, o número de Casos Suspeitos é preocupantes, quando apenas 384 Casos foram descartados. O número de Suspeitos chega nesta Quinta-feira (200730) a 5.184 Casos.
                Se subtrairmos os 384 Casos Descartados ainda resta 4.800 Casos Suspeitos.

                Para a Prefeitura e a Secretaria de Saúde do município, as únicas informações repassadas sobre esses Casos é o s dados crescentes que a cada dia só aumentam.

                Não há informações sobre esses números, se estão sendo tratados, monitorados, Testados, ou descartados. E os números não param de crescer.
Primeiro, os Casos suspeitos são de pessoas sintomáticas, que certamente foram para o isolamento. 

                Elas precisam ser testadas e analisadas, para ter um destino: Se testar positivos, ir para os Casos Positivos, e se, testando negativos, sair para os Casos Descartados, ou seja, ser consideradas sem o Coronavírus, e deixar os registros dos Casos.

                Acontece que a cada dia que passa outros novos Casos Suspeitos (em média de 100 a 300 casos), são registrados, enquanto os Casos Descartados a média é de 10 Casos.

Dados das últimas 24 horas, nesta Quinta-feira (200730):

                184 novos Casos Suspeitos,
                34 novos Casos Positivos,
                34 novos Casos Curados,
                20 novos Casos Descartados.

                Não houve, felizmente, alteração para Casos de Óbitos, permanecendo o número de 17 Casos.

Registros Pandemiológico Unaienses - 200730.
                Registros Gerais da Pandemia em Unaí-MG.


Gráfico Pandemiológico Unaienses - 200730
                Gráfico com dados Mensais do ano de 2020 em Unaí-MG.


Gráfico Pandemiológico Unaienses - 200730
                Gráfico com dados Semanais das últimas 4 semanas em Unaí-MG.


Gráfico Pandemiológico Unaienses - 200730
                Gráfico com dados Diários do mês de Julho em Unaí-MG.


Gráfico Pandemiológico Unaienses - 200730
               Gráfico com dados Gerais dos casos da Pandemia - visualização proporcional - em Unaí-MG.


Boletim Pandemiológico Unaienses - 200730.
               Com dados do dia e Geral da Pandemia em Unaí-MG.


               Dados foram extraídos do Boletim Oficial da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nas Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Unaí-MG, por volta das 18:00 horas, desta Quinta-feira (200730).

               Com Informações de
UNAIENSES/Jisohde - 2007302000.

UNAÍ-MG - Animais vadios em área pública serão recolhidos pela Prefeitura Municipal


               Em razão do crescente número de animais soltos em ruas, praças e outras áreas públicas da cidade, a Prefeitura Municipal de Unaí-MG, começa a executar, a partir desta Quinta-feira (200730), mais uma operação de apreensão desses animais considerados de maior porte. 

               Depois de apreendidos, principalmente cavalos serão levados para um terreno da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior - PAOJ, distante 35 km da cidade. Para ter os animais de volta, os donos pagarão multa, de cerca de R$100,00, e ainda terão de arcar com as despesas referentes ao transporte e tratamento do animal, enquanto este estiver sob custódia dos órgãos públicos. 
               As denúncias de animais soltos podem ser feitas ligando no 3677-5087.

               Soltos, esses animais podem provocar acidentes, fazer sujeira na cidade, destruir praças públicas e jardins particulares, ser vetores de doenças (zoonoses) e espalhar lixo em áreas públicas. 

               Apreendidos, vão gerar despesa para os donos, que arcarão com o ônus de pagar multa, buscar a guia de retirada do animal, viajar cerca de 70 km (ida e volta da PAOJ), pagar as despesas com transporte e ração do animal e ainda pagar o frete do transporte de volta.


               Os donos terão até sete dias para retirar o animal apreendido. Ao fim desse prazo, os animais poderão ser leiloados ou doados. 

               Os cavalos “soltos” podem ser facilmente encontrados no Bairro Águas Claras, nas margens da MG-188 (saída para o Bairro Mamoeiro), na Serra do Taquaril e arredores, nas proximidades do Cemitério São João Batista, no Bairro Água Branca, entre outros vários pontos da cidade. 

               O Código de Posturas do Município, no seu artigo 5º, proíbe a permanência desses animais nas vias públicas e dá outras providências. 

               É responsabilidade e dever dos donos manter os animais em locais cercados e limpos. E, principalmente, mantê-los alimentados, limpos e bem tratados.

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

MINAS GERAIS - Passagem de carga com grandes dimensões modifica tráfego na BR-135

Operação, que será realizada das 21:00 às 05:30 horas, começa nesta Quarta-feira (29) e termina na Quinta-feira da semana que vem. Haverá uma pausa durante o fim de semana. Carga é composta por três peças que integram equipamento usado na mineração.


                O tráfego na BR-135, no Norte de Minas Gerais, será modificado para a passagem de uma carga de grandes dimensões. Segundo a concessionária que administra a via, a operação teve início nesta Quarta-feira (200729) e segue até a Quinta-feira (200805), das 21:00 às 05:30 horas. 
                Haverá uma pausa no fim de semana.

                De acordo com a concessionária, a carga é composta por três peças com 7,5 metros de largura e que integram um tramo de moinho de bolas, equipamento usado para triturar minério de ferro e outros materiais. 
                Elas foram produzidas em Ipatinga-MG e seguem para Alagoas.

                Cada uma das peças levará em média dois dias para fazer um trajeto de 300 quilômetros até a BR-040, em Brasília-DF. A velocidade média durante o transporte é de 40 km/h. Para se ter uma ideia, o tamanho delas exigirá ainda que a passagem pelos pedágios seja na contramão. 
                Além disso, a sinalização das praças terá que ser desmontada.

                A concessionária informou que foi preciso traçar uma rota que permitisse o transporte com segurança, mesmo que que o trajeto fosse maior. A opção de fazer o caminho pela BR-135 aumenta a distância percorrida em três mil quilômetros.

“Até quinta-feira da semana que vem nós teremos operações noturnas, com retenção de tráfego e possibilidade de parada”
                Fala o coordenador de tráfego da rodovia, Douglas Alves.

                O transporte será acompanhado por veículos de apoio da concessionária e pela Polícia Militar Rodoviária.

                Os motoristas poderão se informar sobre o tráfego e a localização da carga por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário ligando para o 0800 0135 135, pelo site da Eco 135 ou redes sociais.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Polícia Militar prende dupla suspeita de traficar drogas no Bairro Canaã, onde foram apreendidos entorpecentes


                Os policiais militares do 28º BPM compareceram à Rua Clácio Martins de Souza no Bairro Canaã, em Unaí-MG, para averiguar denúncia anônima de tráfico ilícito de drogas. Segundo as informações, indivíduos de 19 e 21 anos estariam vendendo drogas em plena via pública, para dificultar a identificação das residências “Boca de Fumo” pela Polícia Militar.
                A ocorrência é desta Quarta-feira (200729). 

                Durante patrulhamento pelo local, os suspeitos foram abordados, com o indivíduo de 19 anos foi localizada a quantia de R$71,00 em dinheiro trocado e um telefone celular sem procedência, com o de 21 anos foi encontrado um telefone celular sem procedência. Ao serem questionados onde residiam, ambos entraram em contradições, mas os militares conseguiram identificar os locais. 

                Durante buscas na residência do rapaz de 19 anos, foram localizadas nove pedras de substância análoga a crack que estavam escondidas em um buraco de tijolo na sala, e em uma gaveta de um móvel no quarto dele e uma cédula de R$5,00
                Na casa do rapaz de 21 anos, em um dos quartos, em cima de uma cômoda foi encontrado um tablete de substância análoga à maconha e R$100,00 em dinheiro. 

                O suspeito de 19 anos já foi preso anteriormente por tráfico ilícito de drogas, agressão e ficou internado por 02 anos e 06 meses no Centro Socioeducativo de Unaí, por ter cometido ato infracional análogo ao roubo. 

                O suspeito de 21 anos já foi preso por agressões e por tráfico ilícito de drogas, a última foi no dia 22 de Junho.

                A dupla foi presa e juntamente com os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências previstas em lei.

”POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, 245 ANOS: 
NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA.” UMA POLÍCIA SOLIDÁRIA.

                Com Informações de: w
PMMG - UNAÍ-MG.

MONTES CLAROS-MG - Homem que ameaçava mulheres e pedia dinheiro para não vazar 'nudes' é preso

Delegada afirma que oito vítimas foram identificadas, mas esse número pode ser maior. 'Chama a atenção que ele não demonstra arrependimento, alega, inclusive, que precisava de dinheiro, por isso, agia assim', diz. G1 tenta localizar defesa do homem.



                Um homem de 32 anos foi preso suspeito de ameaçar expor fotos íntimas de oito mulheres em Montes Claros-MG. Segundo a Polícia Civil, ele conquistava as vítimas, que apresentam algum tipo de vulnerabilidade emocional, para, então, conseguir as imagens. 
                As conversas eram iniciadas em redes sociais.

“São mulheres acima de 45 anos, bem resolvidas, com empregos de destaque. Quando elas não queriam mais manter o vínculo, ele chantageava, para ter vantagem financeira ou conseguir encontros sexuais. Em um dos casos, ele fez uma montagem e mandou para os familiares da vítima. Em outro, ameaçou colocar fogo no carro da mulher. Como ele era bancado pela maioria delas, o término, certa forma, o prejudicaria”
                Explica a delegada Karine Maia.

               As investigações apontam de que o investigado mantinha vários relacionamentos ao mesmo tempo. Uma próxima vítima, segundo a delegada, possivelmente seria uma mulher de 48 anos. 
               Na hora da prisão, inclusive, o homem se dirigia para a casa dela.

               Em depoimento à polícia, o homem confessou grande parte dos fatos. No histórico do suspeito, que é de São João das Missões-MG, constam passagens por questões relativas à pensão alimentícia, sendo que já teve bens bloqueados.

“Nós temos as provas, as mensagens, que foram trocadas. Chama a atenção que ele não demonstra arrependimento, alega, inclusive, que precisava de dinheiro, por isso, agia assim. ‘Eu vou ser preso e pago fiança’, disse ele muito calmamente”
               Relata a delegada.

               Karine Maia diz ainda que as vítimas denunciaram o homem após serem coagidas. As quantias que o investigado pedia a elas eram variadas. Três mulheres que foram extorquidas não chegaram a entregar os valores pedidos por ele, ainda assim, o crime de extorsão fica caracterizado.

“As mulheres têm muita dificuldade de denunciar, muita vergonha, por causa da exposição. Neste caso, há vítimas casadas, recém-separadas, em crise com o casamento. São situações difíceis, e a Polícia Civil acredita que outras tenham sofrido algum tipo de situação com ele, por isso, estamos abertos a denúncias”
               Reforça ela.

               O suspeito será encaminhado ao presídio de Bocaiuva-MG e pode responder por vários crimes, incluindo exposição de fotos íntimas, extorsão, constrangimento e tentativa de estupro.

               A Polícia Civil orienta em relação aos cuidados ao iniciar relacionamentos à distância, por meio de redes sociais e aplicativos.

“É preciso se atentar à exposição, com quem se conversa e, principalmente, com envio de ‘nudes’. 
O constrangimento pode ser muito grande”
               Destaca a delegada Karine Maia.

               Com Informações de: G1.

SÃO JOÃO DAS MISSÕES-MG - Homem confessa homicídio e diz à polícia que agiu 'após mãe ficar abalada com furto de galinhas'

Crime aconteceu em uma aldeia indígena em São João das Missões, interior de MG. Segundo a Polícia Civil, vítima foi morta a tiros em uma estrada vicinal.



                Um homem foi preso preventivamente pela morte de um rapaz de 24 anos em São João das Missões-MG nesta Terça-feira (200728). Segundo a Polícia Civil, o assassinato foi motivado por um furto de galinhas e ocorreu em uma aldeia indígena.

“Ele confessou o crime e disse que agiu após a mãe ficar muito abalada com o furto das galinhas. Ela passou mal e ele decidiu ir atrás dos supostos autores”
                Explica a delegada Thaís Santos Duarte.

                O homem ainda disse à polícia que conhecia o jovem e que ele tinha o costume de praticar furtos na região. Apesar disso, a delegada fala que a vítima não tinha nenhuma passagem por esse tipo de crime.

“O investigado soube que a vítima tinha ido a um bar e foi ao local armado. Ele esperou que ela saísse e cometeu o homicídio em uma estrada vicinal”
                Destaca a delegada.

                Thaís Santos Duarte afirma que, dias após o assassinato, o homem foi intimado a depor e esteve na delegacia com um advogado. 
                Na ocasião, ele entregou a arma usada crime.

                O mandado de prisão preventiva foi cumprido na mesma aldeia onde o fato ocorreu. O homem foi indiciado por homicídio qualificado.

“O assassinato teve muita repercussão na comunidade. As pessoas ficaram com receio do que aconteceu e cobravam uma resposta do Judiciário”
                Finaliza a delegada.

                Com Informações de: G1.

CURVELO-MG - Suspeito de matar ex é preso vendendo balas no Centro de Belo Horizonte-MG

Maria Valéria Marques da Silva, de 38 anos, foi achada morta por um familiar na casa do suspeito. Segundo a PC, ele nega ter matado a ex e disse que o crime foi cometido por agiotas.

                 Durante as investigações, a Polícia Civil constatou que o homem estava vendendo balas no Centro de Belo Horizonte-MG e o mandado de prisão preventiva foi cumprido em um ponto de ônibus da Capital.
                 Explica o delegado Alexandre Viana Correia.
                 O homem foi ouvido na Delegacia de Curvelo e negou ter matado a ex. Ainda de acordo com o delegado, ele deu versões contraditórias e relatou que o crime foi cometido por dois agiotas.
                 De acordo com a PC, o exame de necropsia identificou que a causa da morte foi uma fratura no crânio, provocado por algum objeto que não foi encontrado na cena do crime. 
                 Após ser ouvido, o homem foi levado para o Presídio de Corinto-MG.

UNIVERSAL - Asteroide do tamanho de um carro passa bem próximo da Terra

O 2020 OY4 só foi detectado horas antes de atingir o ponto mais perto do nosso planeta em sua trajetória - uma distância que o aproximou da órbita dos satélites geoestacionários

                Antes de mais nada: sim, isso acontece o tempo todo. E mais: 42.000 quilômetros, a altura que o asteroide passou da Terra, de acordo com a NASA pode não parecer uma distância tão pequena assim, mas se levarmos em conta que satélites geoestacionários orbitam o planeta a 35.000 km acima do equador, e a Agência Espacial Europeia disse que o 2020 OY4 chegou a atingir 35,17 km em seu sobrevoo.
                Essa distância é apenas 11% da média entre a Terra e a Lua. É mais perto do que outros dois asteroides com tamanhos similares que 36.000 km e o 2019 OK, do ano passado, 73.000 km. Para efeitos de comparação, em seu ponto mais próximo, o já citado Neowise passou a 103.500.000 de quilômetros de distância.
                Mas mesmo que o asteroide nos atingisse, não ofereceria perigo. Com um tamanho estimado entre 2,30 e 5,20 metros de diâmetro, ele é muito pequeno para causar dano, ou até mesmo para ser visto a olho nu, apesar de ter passado tão perto daqui.
                Em Junho de 2019, um asteroide ligeiramente maior que 2020 OY4 atingiu a Terra, mas se desfez na atmosfera. Agora, o 2020 OY4 segue seu curso em orbita do Sol, a uma velocidade de 12,400 km/s. Mas volta daqui a quase um ano, no dia 26 de Julho de 2021.

BRASIL - A Composição da gasolina mudará em Agosto e trará impactos

Modificação trará mais rendimento, porém preço poderá ser aumentado.


               O padrão da gasolina automotiva consumida no Brasil terá aumento de qualidade obrigatório em 3 de Agosto deste ano. A partir das mudanças, os motoristas devem obter desempenho maior dos veículos, e a fiscalização terá mais facilidade de identificar adulterações. 
              Mas a qualidade maior também pode ter impacto no preço.

              A mudança se deve à Resolução nº 807/2020, publicada pela Agência Nacional do Petróleo - ANP, Gás Natural e Biocombustíveis em Janeiro. O texto estabelece novos parâmetros para a destilação, a octanagem e a massa específica da gasolina automotiva vendida no país. Especialistas ouvidos pela Agência Brasil explicam o que cada uma dessas mudanças significa e como os motoristas vão se beneficiar delas.

              A partir de 3 de Agosto, 100% da gasolina comprada pelas distribuidoras precisarão atender às especificações. Essas empresas terão 60 dias para vender os produtos que foram comprados antes e não atendem às exigências. Da mesma forma, os postos de gasolina terão 90 dias, a partir de 3 de Agosto, para vender os produtos que receberam antes de as especificações se tornarem obrigatórias.

              A doutora em química e especialista em regulação da ANP Ednéia Caliman conta que a mudança aproxima o padrão da gasolina no Brasil ao que é praticado na União Europeia, que já havia sido acompanhado por países como a Argentina e o Chile. Os parâmetros também ficarão mais parecidos com os usados nos Estados Unidos.

“A gasolina está sendo melhorada para que os motoristas não sintam problemas com a qualidade, não sintam perda de potência, não sintam falhas de partida, não observem problemas de falha de detonação. 

Não há necessidade de nenhum ajuste nos veículos para o recebimento dessa gasolina. Muito pelo contrário. Ela está vindo justamente para se adequar às novas tecnologias e mesmo para um veículo antigo, não há nenhum problema”.

              Ednéia Caliman explica ainda que as mudanças estão alinhadas aos atuais requisitos de consumo de combustível dos veículos e de níveis de emissões atmosféricas, considerando o cenário fases futuras do Programa de Controle de Emissões Veiculares - PROCONVE - IBAMA e do Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística, do Governo Federal.

Densidade

              Uma das principais mudanças é o estabelecimento de um limite mínimo de massa específica para a gasolina automotiva. A partir de Agosto, a gasolina vendida às distribuidoras precisará ter 715 quilos por metro cúbico. Antes, os fornecedores só precisavam informar os valores desse parâmetro, e a ausência de um limite mínimo fazia com que a gasolina vendida no Brasil fosse menos densa que a de outros mercados.

              A massa específica da gasolina está relacionada à sua densidade, e quanto maior ela for, maior é a capacidade de um mesmo volume de combustível gerar energia. A gasolina mais densa tem mais energia disponível para ser convertida no momento da combustão, e isso fará com que os veículos sejam capazes de circular mais com menos combustível. A redução do consumo poderá ser de 4% a 6%, estimam os estudos que embasaram a mudança publicada pela ANP.

              Outra novidade nas especificações é o estabelecimento de uma faixa com limite máximo e mínimo de temperatura para uma evaporação de 50% da gasolina, parâmetro que é chamado de destilação e mede a volatilidade do combustível. Antes, a ANP regulava apenas o limite máximo. 

              Edneia Caliman explica que um perfil adequado de destilação gera melhora na qualidade da combustão em ponto morto, na dirigibilidade, no tempo de resposta na partida a frio e no aquecimento adequado. Esses ganhos favorecem a eficiência do motor, resume a especialista da ANP.

Resistência à detonação

              A terceira mudança mais relevante nas especificações é na medição da octanagem, que é importante para controlar a resistência da gasolina à detonação. Quando o combustível tem uma octanagem adequada, ele resiste mais à detonação, o que faz com que ela ocorra apenas no momento certo dentro do motor. Esse parâmetro evita um problema conhecido como batida de pino, uma ignição precoce que causa danos ao motor.

              Antes da resolução publicada neste ano, só havia especificação prevista no país para a octanagem MON e o índice de octanagem IAD, que é a média aritmética entre as octanagens MON e RON. A diferença entre as duas medições é que a octanagem MON mede a resistência à detonação em uma rotação mais alta, e a octanagem RON mede o mesmo parâmetro em rotações mais baixas. 

              Edneia explica que a evolução do conhecimento sobre os combustíveis permitiu concluir que o controle da octanagem RON é mais relevante que o da MON, e por isso as novas especificações exigem um mínimo de octanagem RON, que é de 92 para a gasolina comum, e de 97 para a gasolina premium. A partir de Janeiro de 2022, o limite mínimo para a gasolina comum subirá para 93.

              Especialista em combustíveis da Petrobras, Rogério Gonçalves conta que a empresa começou a adaptar suas refinarias para atender às especificações desde a publicação da resolução e já está cumprindo as exigências que se tornarão obrigatórias em 3 de Agosto. A estatal é a maior fornecedora do combustível no país, e Rogério afirma que, além de já atender à especificação que vai começar a vigorar este ano, a Petrobras se antecipou em relação à octanagem e já está produzindo a gasolina nos moldes do que será exigido para esse parâmetro em 2022.

Preço

              Gonçalves avalia que as novas regras também ajudam no combate ao combustível adulterado. 

“Muitos fraudadores de combustível adicionam produtos muito leves à gasolina para ganhar volume, produtos baratos”
              Explica ele, que afirma que, com uma gasolina mais leve, essas fraudes eram mais difíceis de identificar. 
              As especificações que exigem uma gasolina mais densa, por outro lado, tornarão esses crimes mais fáceis de flagrar.

              A gasolina mais pesada e de melhor qualidade também é mais cara para ser produzida e tem maior valor no mercado internacional, que é usado como referência pela Petrobras para definir os preços de seus produtos. 

              Em nota, a empresa afirma que “o ganho de rendimento compensa a diferença de preço da gasolina, porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro”.

              A Petrobras explica que o custo de produção é apenas um dos fatores que determina o custo final da gasolina, que também é influenciado pelas cotações do barril de petróleo e do câmbio e pelo custo com frete. 

“Esses fatores podem variar para cima ou para baixo e são mais influentes no preço do que o custo de formulação. Além disso, vale lembrar que a Petrobras é responsável por apenas 28% do preço final da gasolina nos postos de serviço. As demais parcelas são compostas por tributos, preço do etanol adicionado e margens das distribuidoras e revendedores”
              Diz a estatal.

              O presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes - FECOMBUSTÍVEIS, Paulo Miranda, também avalia que possíveis adulterações na gasolina, com as novas especificações, vão ser mais fáceis de ser identificadas. A federação, que representa mais de 40.000 postos revendedores de combustíveis, diz acreditar que haverá aumento de preços.

“Trabalhamos com margens muito apertadas e nunca temos gordura para absorver eventuais aumentos. Então, quando a refinaria sobe o preço, é um efeito dominó”
              Afirma Miranda, que torce para que se confirme a previsão de ganho de desempenho nos veículos. 

“Esperamos que seja verdade, porque aumento de preço é sempre ruim para todo mundo”.

              Com Informações de: Triângulo Notícias.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS