PESQUISA NESTE SITE:

08 janeiro 2019

SOBRADINHO-DF - PM resgata 208 aves em criação ilegal; suspeito já responde pelo mesmo crime

Pássaros estavam no veículo e na casa do suspeito. Militares também encontraram um carro furtado na residência.

                  Policiais militares e equipes do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM resgataram nesta Terça-feira (190108) 260 aves silvestres que eram mantidas em gaiolas, de modo irregular, no Distrito Federal.

                  Os pássaros estavam em um veículo, abordado no interior de uma oficina mecânica, e na casa do suspeito em um condomínio de Sobradinho-DF
                  Questionado, ele não apresentou qualquer documento que autorizasse a criação dos bichos.


                  De acordo com a PM, um carro supostamente furtado também foi localizado na residência. Entre as aves localizadas, havia espécies conhecidas popularmente como perdizes, patativas, sabiás e pintassilgos, entre outras.

                  O suspeito já tinha sido autuado pelo mesmo crime ambiental, seis meses antes, mas foi liberado porque a infração é considerada de "menor potencial ofensivo". Desta vez, ele ficou preso porque também vai responder pelo crime de receptação.

                  Até o fim da semana, uma audiência de custódia deve definir se ele segue preso preventivamente, ou se aguarda julgamento em liberdade. O crime de receptação prevê pena de 1 a 4 anos, e a posse irregular de animal silvestre é punida com multa.

                  Com Informações de: G1.

ALÉM PARAÍBA-MG - Carreta carregada com cerveja pega fogo em rodovia

                 Uma carreta carregada com caixas de cerveja pegou fogo na madrugada desta Terça-feira (190108) no trevo de acesso da BR-116 com a BR-393, em Além Paraíba-MG. Segundo o Corpo de Bombeiros de Leopoldina-MG, motorista e carona escaparam sem ferimentos.

                 Segundo os bombeiros, o incêndio durou quase cinco horas e foi debelado nesta manhã. Foram necessários quase 8.000 litros de água para conter as chamas que consumiram quase toda carreta.

                 O veículo estava carregado com mais de 15 toneladas e seguia para Volta Grande. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pane elétrica pode ter sido a causa do incêndio.

                 Com Informações de: Minas Hoje.


MARIANA-MG - Acordos entre SAMARCO e pescadores vítimas da tragédia são modificados durante recesso judicial

                   Três anos após a tragédia de Mariana-MG, o descaso em relação às indenizações das vítimas parece não ter fim. Cerca de 1500 acordos entre a RENOVA e os pescadores foram modificados por decisão judicial da 12ª Vara Federal de Minas Gerais, durante o recesso judicial de fim de ano (181227), e sem que nenhum dos pescadores interessados fosse ouvido. 

                   Isso porque depois de formalizar e assinar os acordos desde janeiro de 2018, a SAMARCO vinha pedindo à justiça a modificação do que havia se comprometido a pagar aos pescadores.

                   Uma dessas compensações se referia ao auxílio financeiro, espécie de pagamento mensal a cada família pela perda em suas atividades econômicas, que agora vai ser descontado das indenizações, contrariando o que fora acordado. 

“Com essa mudança, não somente os 1500 acordos já realizados devem ser afetados, mas todos os outros quase 7500 que aguardam na fila, levando o caso a se arrastar por mais longos anos na justiça”
                   Ressaltou Leonardo Amarante, advogado representante das Colônias e da Federação que reúnem cerca de 9.000 pescadores afetados no Espírito Santo e em Minas Gerais

“Obviamente vamos recorrer dessa decisão”
                   Complementou o representante.

                   A tragédia de Mariana completou três anos em novembro de 2018 e deixou 19 mortos, cidades inteiras destruídas e perda de biodiversidade sem precedentes.

                   Com Informações de: Tudo em Dia.

Patos de Minas-MG - Carro estacionado em estrada é destruído em incêndio e policiais tentam encontrar dono

A Polícia Militar tenta encontrar o proprietário do carro que estava estacionado na estrada do Aterro Sanitário.


                       Um veículo ficou destruído na manhã desta Terça-feira (1908) em Patos de Minas-MG

                       O Corpo de Bombeiros chegou a ir até o local, mas não havia o que ser feito. A Polícia Militar tenta encontrar o proprietário do carro que estava estacionado na estrada do Aterro Sanitário.

                       O GM Chevette placas GMJ 9333 estava estacionado a cerca de 1 km do Aterro Sanitário. Uma testemunha passou pelo local no momento do registro da ocorrência e disse que o veículo estava estacionado no local desde a manhã desta Segunda-feira (190107).

                       Os militares também foram informados que, pela manhã desta terça, o automóvel continuava parado na estrada. Não se sabe o que aconteceu. Segundo os policiais, não foi possível descobrir se alguém ateou fogo ou se ocorreu alguma pane no carro.

                       Como o dono não foi localizado, os policiais saíram em busca pelas propriedades da região para tentar encontrá-lo. De acordo com o Sargento Carlos Eduardo, se ninguém for encontrado, o veículo será removido, pois está em via pública.

                       O policial informou que o veículo está com a documentação regular e não há queixa de furto ou roubo. O veículo está em nome de Manoel Vieira da Cunha. O GM Chevette ficou completamente destruído pelas chamas.

                       Com Informações de: PATOS HOJE.

PATOS DE MINAS-MG - Preso por furtar celular em academia, homem diz que quer matar quem inventou serviço

Reconhecido pelas testemunhas, Lucas acabou confessando que furtou o telefone celular.


                  Um homem de 33 anos foi preso na manhã desta Segunda-feira (190108) acusado de furtar o telefone celular de uma senhora que fazia cadastro em uma academia em Patos de Minas-MG

                 Ele confessou o furto e informou que deixou na casa de uma mulher, mas os policiais foram até o imóvel indicado e não encontraram o aparelho.

                  Segundo informações da Polícia Militar, Lucas de Paula Silva, de 33 anos, chegou à academia de ginástica bem cedo e começou a pedir água e comida. Ele permaneceu por algum tempo no local e já estava incomodando as pessoas quando aproveitou o descuido da mulher para pegar o telefone celular e sair apressado do local.

                  A Polícia Militar foi acionada e iniciou os rastreamentos para tentar localizar o autor. Não demorou muito até ele ser abordado. Reconhecido pelas testemunhas, Lucas acabou confessando que furtou o telefone celular. Ele indicou o local em que havia deixado o aparelho, mas a moradora nega. Ela permitiu a entrada dos policiais que vasculharam o imóvel e não encontraram nada.

                  De acordo com os policiais que registraram a ocorrência, Lucas é um velho conhecido no meio policial. Questionado se não queria um emprego, o homem informou que queria era matar quem inventou trabalho.

                  Com Informações de: G1

MONTES CLAROS-MG - Dois homens e uma mulher são presos com cocaína

Polícia apreendeu ainda comprovantes de depósitos no valor de R$ 27,3 mil; suspeitos afirmaram que chegaram de São Paulo, mas não indicaram como conseguiram o entorpecente.

                   Uma mulher, de 21 anos, e dois homens, de 20 e 39, foram presos na noite desta Segunda-feira (190107) suspeitos de tráfico de drogas em Montes Claros-MG, no Norte de Minas

                   Segundo a Polícia Militar, uma denúncia informou que um carro em atitude suspeita circulava próximo ao Bairro Conferência Cristo Rei.

                   Militares iniciaram rastreamento e localizaram o veículo já na Avenida Sol Nascente, na Vila Sion. Os policiais fizeram buscas no automóvel e encontraram um tablete de cocaína escondido embaixo do banco do passageiro, além de comprovantes de depósito no valor de R$27.300,00.

                   Os três suspeitos disseram à polícia que estavam chegando de São Paulo, mas não informaram como conseguiram a droga e nem assumiram a responsabilidade pelo material.

                   Com Informações de: G1.

BRASIL - Celulares irregulares em Minas Gerais começam a receber avisos de bloqueio

                Celulares irregulares habilitados em Minas Gerais começam a receber nesta Segunda-feira (190107) mensagens de alerta de que serão bloqueados a partir de Março. O procedimento também começa hoje nos estados da Região Nordeste, além de São Paulo, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima.

                De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, o bloqueio efetivo começa a partir de 24 de Março, 75 dias após o início do envio das mensagens. 

                Nesses estados, os usuários de aparelhos irregulares começarão a receber mensagens de SMS, informando que o aparelho é irregular e que será bloqueado. 

“Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”.

                Segundo a agência reguladora, a medida vale apenas para celulares irregulares habilitados nas redes das prestadoras a partir de hoje, não incidindo sobre os aparelhos adquiridos antes dessa data.

                De acordo com a Anatel, a medida visa combater o uso de celulares falsificados, sem certificação ou com IMEI (do inglês International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A medida também busca inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.

“Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários”
                Informou a agência.

                O IMEI é o número de identificação do celular. É composto por um código composto por 15 números utilizado internacionalmente que permite identificar a marca e modelo do aparelho. 
                Todas as mensagens serão enviadas pelo número: 2828.

                Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. 
                Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

                A Anatel informou ainda que o usuário de serviço móvel que estiver com sua situação irregular deve procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.

                A Anatel criou em seu Portal na Internet um espaço com informações do projeto de bloqueio de celulares, o projeto Celular Legal. No Portal da Anatel também é possível verificar se o celular apresenta alguma irregularidade.

Cronograma

                O bloqueio de celulares irregulares começou pelos Distrito Federal e por Goiás. Os aparelhos irregulares começaram a ser bloqueados no dia 8 de Maio. Segundo a Anatel, já foram excluídos das redes das prestadoras móveis 103.000 celulares irregulares nas duas unidades da federação.

                No dia 8 De dezembro teve início o bloqueio de celulares irregulares, também chamados de piratas, nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Rondônia, Santa Catarina e do Tocantins.

Celulares estrangeiros

                Celulares comprados no exterior vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros equivalentes à agência reguladora. Um celular só é considerado irregular quando não possui um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras.

                Não serão considerados irregulares os equipamentos adquiridos por particulares no exterior que, apesar de ainda não certificados no Brasil, tenham por origem fabricantes legítimos.

                Com Informações de: PO Notícias.

TRÊS MARIAS-MG - Polícia prende dupla que usava criança para furtar comércios

Suspeitos foram flagrados com uma criança de 8 anos que também participava dos crimes; foram recuperados objetos de higiene pessoal, maquiagem, medicamentos e cosméticos.

                  Um homem de 22 anos e uma mulher de 40 anos, foram presos nesta Segunda-feira (190107) suspeitos de praticarem vários furtos em Três Marias-MG
                  De acordo com a Polícia Militar, a dupla usava ainda uma criança, de 8 anos, durante os crimes na área central da cidade. A menina é filha da mulher presa e também praticava os furtos.

                  A polícia informou que os criminosos furtavam cosméticos, produtos de higiene, medicamentos e maquiagem em comércios da cidade. Após denúncias sobre os crimes, policiais encontraram os suspeitos na Rua Carlos Chagas com materiais furtados. Além do crime de furto, a dupla também foi presa por corrupção de menores porque utilizavam a criança nos crimes.

                  Os presos foram levados para a delegacia da cidade e a criança foi entregue ao Conselho Tutelar.


                  Com Informações de: G1.

SÃO GOTARDO-MG - Idoso é preso suspeito de molestar menina de 11 anos em Guarda dos Ferreiros

                A Polícia Militar prendeu um idoso suspeito de molestar uma menina de 11 anos no Distrito Guarda dos Ferreiros, no município de São Gotardo-MG

                Sebastião Gaspar Martins, de 61 anos, teria aproveitado da ausência dos pais da garota no Domingo (190106) e ofereceu dinheiro à criança em troca de sexo.

                De acordo com a mãe da menina, a filha estava dormindo e acordou assustada gritando o nome de Sebastião
                Desconfiada da atitude, a mulher questionou a criança, que afirmou que o idoso estava lhe molestando.

                Segundo a garota, Sebastião lhe ofereceu o valor de R$100,00 e passou a mão em suas partes íntimas quando os pais não estavam presentes. 

                Diante das afirmações, a Polícia Militar foi acionada e conduziu o idoso para a Delegacia em Patos de Minas-MG
                Ele negou as acusações. 

                O registro da ocorrência foi acompanhado por Conselheiras Tutelares do município de São Gotardo.


                Com Informações de: PO Notícias.

MIRABELA-MG - Homem com várias passagens pela polícia é baleado

Segundo a PM, vítima passava a pé por uma rua quando foi abordada por dois homens em uma motocicleta. Até o momento ninguém foi preso.

                 Um homem de 32 anos foi baleado na madrugada desta Terça-feira (190108) em Mirabela-MG, no Norte de Minas

                 Segundo a Polícia Militar, a vítima disse que passava a pé por uma rua do Bairro Bela Vista quando foi abordada por dois criminosos em uma motocicleta. O garupa efetuou vários disparos e o homem foi atingido com um tiro no braço e outro de raspão no antebraço.

                 O homem foi socorrido e encaminhado para o hospital da cidade e não soube informar quem efetuou os tiros. Segundo a PM, ele tem várias passagens por tráfico de drogas, porte ilegal de arma e furto.

                 Os dois suspeitos ainda não foram presos e a motivação do crime é desconhecida.

                 Com Informações de: G1.

ITURAMA-MG - Acidente na rodovia deixa feridos

O acidente ocorreu na MGC-497 e duas crianças estão entre os feridos.


                  Cinco pessoas ficaram feridas durante um acidente na MGC-497, que liga Iturama-MG à Campina Verde-MG, no Triângulo Mineiro
                  O acidente ocorreu na manhã desta Segunda-feira (190107) e envolveu dois veículos.

                  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal - PRF, os veículos de passeio seguiam em sentido oposto quando um deles rodou na pista e ambos bateram de frente.

                  Em um dos veículos estava uma família composta de quatro pessoas.

                  A condutora era uma jovem de 29 anos que teve fratura de fêmur. Uma criança de quatro anos teve lesão na cabeça. As outras duas vítimas, de 46 e 13 anos foram socorridas com escoriações. 
                  Todas foram levados ao pronto socorro de Iturama.

                  O motorista do outro carro, um homem de 40 anos, foi resgatado por terceiros, segundo o Corpo de Bombeiros.

                  Nenhuma das vítimas corre risco de morte.
                  A pista não precisou ser interditada.


                  Com Informações de: TudoemDia.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - Após denúncia anônima, Polícia Militar prende jovem e apreende maconha e dinheiro

                 Após receber uma denúncia anônima, a Polícia Militar prendeu um jovem de 22 anos, na tarde desta Segunda-feira (190107) na Rua Prefeito João Pinheiro, Centro de Presidente Olegário-MG

                 Os policiais apreenderam três barras de maconha, um aparelho celular e a quantia de R$126,00 em dinheiro. 
                 O fato foi registrado por volta das 16:00 horas.

                 A Polícia Militar informou que a denúncia dizia que um jovem chegaria de Patos de Minas-MG trazendo drogas e portando um revólver. 

                 Diante dos fatos os militares abordaram o suspeito Marcos Vinicius de Andrade Araújo “Jacozinho” em uma residência situada na Rua Prefeito João Pinheiro, sendo localizado na residência duas barras de maconha e R$126,00 em dinheiro.

                 Diante dos fatos os militares se dirigiram até a casa de Jacozinho em Patos de Minas, onde foi apreendida uma barra de maconha que estava enterrada no quintal. 

                 As três barras de maconha totalizaram aproximadamente 800 gramas, um aparelho celular e produtos para embalar drogas foram apreendidos. Diante dos fatos Marcos Jacozinho foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.


                 Com Informações de: PONotícias.

CHAPADA GAÚCHA-MG - Câmara Municipal abre inscrições para concurso público

                  A Câmara Municipal de Chapada Gaúcha-MG está com inscrições abertas para concurso público que visa preencher cinco vagas de trabalho. Os cargos disponíveis são para auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, auxiliar de serviços gerais, motorista e recepcionista.

                  Podem participar do processo qualquer pessoa que tenha idade mínima de 18 anos completos na data da posse. Segundo o edital, o concurso compreenderá em provas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, com caráter eliminatório e classificatório, que será realizada nos dias 9 e 10 de Março. 

                  Os locais e horários das provas serão divulgados no quadro de avisos da Câmara Municipal de Chapada Gaúcha e no site da organizadora do processo.

                  Após a homologação do concurso público, haverá a comprovação de requisitos e exames médicos, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da Câmara.

Inscrições

                  As inscrições podem ser realizadas até às 20:00 horas do dia 31 de Janeiro, através do site do organizador do processo. 

                  Os interessados deverão preencher formulário eletrônico e imprimir o boleto bancário. Os candidatos interessados que não tiverem acesso à internet, poderão se inscrever na sede da Câmara Municipal, que fica na Rua Santo Agostinho, 360, Bairro Centro.



                  Com Informações de: PortalBonfinópolis.

BRASILIA DE MINAS-MG - Marcenaria fica destruída em incêndio

Cerca de 70% do telhado caiu durante o incêndio. Chamas foram controladas por moradores e carros-pipas da prefeitura.

                 Uma marcenaria ficou destruída em um incêndio na madrugada desta Terça-feira (190108) em Brasília de Minas-MG, norte do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros de Januária-MG, o fogo consumiu maquinários e madeiras que estavam estocadas no local.

                 As chamas foram controladas por moradores e carros-pipas da prefeitura. 

"Nós fomos acionados para atender esta ocorrência e quando chegamos lá o fogo já tinha sido extinto. As chamas derrubaram cerca de 70% do telhado do imóvel e ainda comprometeu a estrutura de alvenaria. Então, o controle rápido foi importante para evitar que o fogo atingisse outros locais"
                 Explica o cabo Niconedson Pereira dos Santos.

                 O proprietário disse que não havia ninguém no local no início do incêndio e afirmou ainda que todas as máquinas estavam desligadas. Os militares gastaram cerca de seis mil litros de água no trabalho de rescaldo. 
                 As causas do incêndio são desconhecidas.

"Por se tratar de madeira, é preciso verificar com maior atenção, pois o calor pode provocar a reignição das chamas facilmente. Ainda tem a serragem que, muitas vezes, apaga o fogo superficial, mas fica algumas fagulhas escondidas"
                 Diz o cabo.

                 O G1 tentou falar com a prefeitura para verificar detalhes do trabalho de combate às chamas, mas ninguém atendeu as ligações.


                 Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Criminosos roubam carro, atropelam pedestre na fuga, mas acabam presos

                A Polícia Militar prendeu na tarde desta Segunda-feira (190107) dois homens acusados de roubar um veículo no pátio do Detran da cidade de Pompeu-MG

                Em Patos de Minas-MG, eles foram perseguidos pelas viaturas policiais e chegaram a atropelar um pedestre. Os dois rapazes foram presos após abandonar o veículo e serem seguidos por uma equipe do GepMor
                A PM investiga se eles possuem participação em outros crimes ocorridos na cidade.

                De acordo com o Sargento Marcelo Alves, durante patrulhamento pelo Bairro Alto Colina, os militares se depararam com um veículo FIAT Strada em atitude suspeita. Ao dar ordem de parada, os ocupantes do carro empreenderam fuga pelo bairro. Durante a fuga, os criminosos atropelaram um pedestre, identificado como Cristiano Caixeta de Queiroz de 42 anos. 
                Ainda não se sabe o estado clínico dele.

                O acompanhamento da viatura policial continuou e, ainda segundo o sargento, eles entraram na contramão de direção na Rua Ponto Chic seguindo sentido ao Bairro Aurélio Caixeta. Em determinado momento, os criminosos abandonaram o veículo na lateral da Rua Jayme Ramos

                Uma equipe do GepMor que fazia o acompanhamento deles, conseguiu abordá-los na Rua Major Gote. Eles foram identificados como Diego de Souza Silva de 26 anos, natural de Pompeu e Tiago Henrique Soares, 29 anos, natural de Lagoa Formosa-MG.

                Os policiais constataram que o veículo foi tomado de assalto em Lagoa Formosa no dia 28 de Dezembro. Posteriormente ele foi apreendido pela Polícia Militar, em Pompeu, e levado até a um pátio credenciado do Detran na cidade de Pompeu

                Na noite deste Domingo (190105), Diego e Tiago foram até o pátio e roubaram o veículo do local. Eles vieram para Patos de Minas onde foram presos nesta tarde.

                Com eles, os policiais encontraram vários materiais de procedência duvidosa. Entre eles, produtos usados em eletrônica e também vários acessórios utilizados em celulares. Além de barbeadores elétricos e duas máscaras usadas nos crimes. 

                Tiago e Diego, que já possuem passagens pela Polícia, foram presos em flagrante e conduzidos para a delegacia juntamente com os materiais apreendidos. A Polícia Militar ainda investiga se eles possuem algum tipo de participação no furto a uma relojoaria no centro da cidade.

                Com Informações de: PONotícias.

PATOS DE MINAS-MG - Mulher encontra envelopes com R$4.000,00 em dinheiro e devolve mesmo sem conhecer o dono

O que você faria se encontrasse envelopes de depósitos bancários cheios cédulas de 50,00? A Claudiene Dias pensou diferente da maioria das pessoas que encontram dinheiro perdido. Ela decidiu devolver os envelopes

                 Na tarde dessa Segunda-feira (190107), Claudiene foi até a agência da Caixa e entregou os dois envelopes para o gerente de atendimento.
                 A nobre atitude de Claudiene chamou a atenção. 

                 Pessoas que estavam na agência e presenciaram a devolução do dinheiro solicitaram à nossa reportagem que fizesse o registro do caso. Claudiene disse que agiu conforme a sua consciência e que em nenhum momento pensou em ficar com o dinheiro que não lhe pertence.

                 Segundo o gerente de negócios da agência, Eduardo Cristino da Silva, a pessoa que perdeu o dinheiro já havia entrado em contato e, em desespero, comunicado a perda dos envelopes. As embalagens não continham nome ou qualquer identificação, mas o gesto de Claudiene facilitou o trabalho de encontrar a dona do dinheiro.

                 Eduardo destacou o gesto nobre de Claudiene que encontrou os envelopes na tarde de sexta-feira e na primeira oportunidade foi até a agência devolver os envelopes mesmo sem saber de quem era. 

                 Ela ficou sem o dinheiro e provavelmente terá que trabalhar muito para conseguir juntar R$4.000,00, mas disse que volta para casa com a consciência tranquila por ter feito a coisa certa.


                 Com Informações de: PONotícias.

PARANÁ - Defesa de Lula pede absolvição em alegações finais no processo do sítio de Atibaia-SP

Nesta ação, ex-presidente é acusado de ter recebido propina por meio da reforma no imóvel que frequentava com a família, no interior de São Paulo.

                 A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta Segunda-feira (190107), as alegações finais no processo da Operação Lava Jato que apura se ele recebeu propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia-SP. Os advogados pedem a absolvição por "insuficiência de provas" e "atipicidade das condutas" do processo.

Lula é acusado pelo Ministério Público Federal - MPF de:

                 Reforma feita pela empreiteira OAS a pedido da família Lula, com recursos de propina, no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia-SP. Segundo o MPF, o uso do local pela família do ex-presidente comprova que, de fato, ele era o proprietário.

                 Ter se beneficiado, por meio das obras no sítio, com parte do pagamento de propina de pelo menos R$128.000.000,00 pela Odebrecht e de outros R$27.000.000,00 por parte da OAS. Segundo a denúncia, as melhorias no imóvel totalizaram R$1.020.000,00.

                 Ter ajudado empreiteiras ao manter nos cargos ex-executivos da Petrobras que comandaram esquemas fraudulentos entre empreiteiras e a estatal.

                 No documento, com 1.600 páginas e 24 anexos, os advogados de Lula defendem que:

                 O ex-presidente "não é e jamais foi" proprietário do sítio.

                 Não há como provar que Lula soubesse das reformas.

                 O ex-juiz Sérgio Moro não tinha "a necessária imparcialidade" para julgar o caso e, portanto, o processo deveria ser remetido a outra Vara de Justiça.

                 Um "elo artificial" entre o sítio e as licitações da Petrobras "foi propositalmente construído para que o ex-presidente Lula ficasse sob a jurisdição do Juiz Federal Sérgio Fernando Moro".

                 Lula deve ser absolvido por falta de provas.

                 Se o ex-presidente for condenado, que a Justiça considere que os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sejam considerados prescritos, porque Lula tem mais de 70 anos, nessa idade, a prescrição ocorre em prazo de dez anos.

                 O processo deve ser anulado, já que Lula teria sido vítima de um julgamento de exceção.

                 Todos os atos feitos pela Lava Jato também devem ser anulados.

Obras no sítio e licitações da Petrobras

                 A acusação do MPF é de que Lula ajudou empreiteiras ao manter nos cargos os ex-executivos da Petrobras Renato Duque, Paulo Roberto Costa, Jorge Zelada, Nestor Cerveró e Pedro Barusco, que comandaram boa parte dos esquemas fraudulentos entre empreiteiras e a estatal, descobertos pela Lava Jato.

                 A defesa disse ainda que, caso o pedido pela nulidade do procedimento ou absolvição de Lula sejam ignoradas, a Justiça deve considerar a "prescrição da pretensão punitiva".

                 Os advogados sustentam que a acusação de corrupção passiva atribuída a Lula é pela nomeação Renato Duque e Paulo Roberto Costa, o que ocorreu em 2004, já a denúncia foi recebida apenas em 2017. Para a defesa, pelo fato de Lula ter mais de 70 anos, o crime deveria prescrever em dez anos.

                 A defesa afirmou ainda que, mesmo que "se conclua que a saudosa esposa [Marisa Letícia] do defendente tinha conhecimento e domínio das reformas realizadas no sítio, não há, reitere-se, qualquer elemento que permita inferir que a sua suposta atuação se deu como intermediária ou com a ciência do defendente".

                 As alegações apontam que, "por maior que seja o laço afetivo entre eles, é inconcebível considerar, ainda mais para fins de responsabilização penal, que o defendente e sua falecida consorte são uma só pessoa."

Próximos passos

                 As alegações finais são a última etapa do processo antes da sentença. O MPF apresentou o documento em 11 de Dezembro do ano passado.

                 Os procuradores pediram que os réus percam os bens ou valores obtidos através dos crimes, e a reparação dos danos em favor da Petrobras no valor de R$155.000.000,00.

                 O prazo para que as defesas de todos os réus se manifestem termina nesta Segunda-feira (190107).

A denúncia

                 Conforme o MPF, o ex-presidente recebeu propina do Grupo Schain, de José Carlos Bumlai, OAS e Odebrecht por meio da reforma e decoração no sítio de Atibaia, que frequentava com a família.

                 Outras 12 pessoas são rés neste processo. 
                 Cinco deles são delatores da Odebrecht

                 Entre eles, está Emilio Odebrecth, o ex-presidente do grupo, que disse novamente, em suas alegações finais, ter autorizado as obras a pedido da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

                 Além dos R$128.000.000,00 pagos pela Odebrecht e dos R$27.000.000,00 por parte da OAS, Bumlai fez o repasse de propina ao ex-presidente no valor de R$150.000,00, ainda conforme o MPF.

                 Ex-executivos da Odebrecht afirmaram que o departamento de propina da empresa bancou parte das obras.

Veja a nota com posicionamento da defesa de Lula na íntegra:

A defesa do ex-presidente Lula protocolou hoje (190107) as alegações finais e reiterou que não é dono do sítio de Atibaia e, por isso, não pode ser beneficiário de qualquer reforma feita na propriedade. 

Reiterou, ainda, as provas produzidas evidenciaram que Lula jamais soube, e muito menos solicitou, qualquer reforma realizada em 2010 e que os recursos que os delatores da Odebrecht dizem ter destinado à obra foram, em verdade, segundo prova pericial apresentada na ação, sacados em benefício de um dos principais executivos do grupo. 

Reiterou, por fim, que em 2014 não exercia qualquer cargo público e que o depoimento de Leo Pinheiro, ex-executivo da OAS, que é usado como principal trunfo da acusação, é uma peça de ficção produzida por alguém em busca de benefícios processuais e patrimoniais. 

Lula reafirmou que não praticou qualquer crime e que a sua absolvição é o único resultado legítimo para a ação.

INTERROGATÓRIOS DE LULA
VÍDEOS

                 PARTE 1: https://youtu.be/ePPmU1rj9HQ
                 PARTE 2: https://youtu.be/EfwEo8ckZPU 
                 PARTE 3: https://youtu.be/vYKxKjvpIio 
                 PARTE 4: https://youtu.be/fth1qPQNsuU 
                 PARTE 5: https://youtu.be/6bzYQvM89Iw 
                 PARTE 6: https://youtu.be/h3cRZR0-xMA

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS