De acordo com Metrô, estação central ficou fechada por algumas horas, mas foi reaberta por volta das 19:00 horas.
A Estação Central do Metrô, shoppings e as principais vias de Brasília-DF ficaram alagadas após a forte chuva que começou a cair na tarde deste Domingo (190421).
A tesourinha 209/210 norte ficou completamente inundada. No Setor Bancário Norte, um motorista saiu do carro com água pela metade e sentou no porta-malas para esperar ajuda.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as ruas que ficaram alagadas foram: 204, 207, 302, 307, 311, 402, 406, 603 e 707 Norte, além da L2 Sul (próximo a Catedral de Brasília), Via L4 Norte.
No shopping ID, na Asa Norte-DF, a chuva invadiu o local e formou uma 'cachoeira' nas escadas rolantes. Já no Brasília Shopping, a água entrou nos corredores, mas nenhuma loja foi afetada.
Segundo os responsáveis pelo centro comercial, "os problemas foram rapidamente contornados pela equipe de segurança e limpeza do centro de compras e as escadas rolantes foram desligadas por cautela. No início da noite, tudo já estava normalizado".
Metrô
Vídeo enviado para a TV Globo mostra a Estação Central do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, alagada. Passageiros saem com sapatos na mão pela estação que, de acordo com o Metrô, foi fechada às 17:00 horas e reaberta por volta das 19:00 horas.
Todos os passageiros que seguiam para a estação central para os shows do aniversário de Brasília na Esplanada dos Ministérios, por exemplo, tiveram que desembarcar na Estação Galeria. A estação é a única que vai funcionar após as 20:30 horas para embarques.
Segundo a companhia, o problema foi gerado pelo grande volume de chuva. A companhia informa ainda que os trens circulam normalmente.
Na quadra 402 Norte, a força da água chegou a formar um 'rio' na comercial.
Órgãos públicos
Na Universidade de Brasília - UnB, a chuva carregou livros e alagou o subsolo do Instituto de Ciências Humanas Sul (ICC).
A Faculdade de Tecnologia também foi afetada.
A UnB informou, no início da noite, que o bloco B do subsolo do ICC Norte ficará interditado para limpeza e que as atividades que ocorrem no local estarão suspensas até o término do serviço.
"Nos demais locais da Universidade, as atividades ocorrerão normalmente".
No laboratório do Hospital da Asa Norte - HRAN a chuva também provocou estragos. Imagens enviadas à TV Globo mostram a água caindo do teto e caindo no chão e em cima de equipamentos.
Em nota, a direção do Hospital Regional da Asa Norte informa que o atendimento segue normalmente e ninguém se feriu.
“Nenhum equipamento ou exame foi danificado, pois servidores conseguiram protegê-los”.
Sem energia
Os bombeiros também registraram a queda de uma árvore na via W5, entre as quadras 704/705. Uma delas caiu em cima da pista e outra em cima do muro de uma casa, mas ninguém se feriu.
Moradores da Asa Norte ficaram sem energia após a queda de uma árvore. De acordo com a Ceb, o desligamento do circuito afetou 5.352 unidades nas quadras 211 a 216; 411 a 416 e 610 a 612 Norte.
Equipe da companhia tenta restabelecer a energia.
O mesmo incidente deixou 410 unidades no Lago Sul sem energia neste Domingo. De acordo com a Ceb, ficaram sem energia as vias públicas do Aeroporto Internacional de Brasília, Torre da Claro, SHIS QI's 1, 3, Vila dos Sargentos, Prefeitura e jardim de Infância da Aeronáutica e QL's pares de 2 a 10.
Por volta das 17:00 horas, a Defesa Civil alertou para o risco de raios e ventos fortes. Em caso de emergência, o órgão deve ser acionado no 193 ou 199.
Voos suspensos
Mais cedo, a Inframérica informou que os voos que iriam decolar do Aeroporto Internacional de Brasília na tarde deste Domingo (190421) foram suspensos temporariamente por causa da forte chuva.
Por volta das 17:00 horas, pousos e decolagens voltaram a ocorrer normalmente, mas o aeroporto continuava operando por instrumentos.
Até o momento, segundo a Inframérica, nenhum voo foi afetado.
Com Informações de: G1.