Cidades aderiram à campanha nacional, que vai até 25 de Outubro. Confira os postos de vacinação, horários e saiba mais sobre o sarampo em Minas Gerais e em todo o Brasil.
As duas maiores cidades do Triângulo Mineiro vão aderir à Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. As prefeituras de Uberlândia-MG, Uberaba-MG assim como em Unaí-MG, no Noroeste, confirmaram que as ações começam nesta Segunda-feira (191007) e seguem até o dia 25 de Outubro (Confira os postos e horários).
A vacina ainda é a única forma de prevenir o sarampo, doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão.
Segundo último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG, Uberlândia registra nove casos confirmados, cerca de 30% do total de Minas, e é a única cidade do Triângulo e Alto Paranaíba com incidência da doença.
No Município, a Secretaria Municipal de Saúde disse que o foco é reforçar a imunização em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Segundo a Prefeitura, são 74 salas de imunização, abertas de Segunda a Sexta-feira.
Em oito delas a vacinação é feita até 20:00 horas.
Além disso, todas as unidades estarão abertas no Sábado, 19 de Outubro, das 8:00 às 17:00 horas, para o Dia D. A estratégia atende principalmente aquelas pessoas que não conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana.
"O foco no público infantil visa prevenir internações e óbitos porque o risco deles desenvolverem complicações é maior. Precisamos quebrar a cadeia de transmissão”
Explicou Cláubia Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.
Confira unidades
Unidades Básicas de Saúde da Família - UBSF: Segunda a Sexta-feira, 07:30 às 16:30 horas;
Unidades Básicas de Saúde - UBS: Bairro Jaraguá, Bairro Custódio Pereira, Bairro Guarani, Bairro Patrimônio, Bairro Nossa Senhora das Graças, Bairro Dona Zulmira e Bairro Santa Rosa, Segunda a Sexta-feira 07:30 às 18:30 horas;
Unidades Básicas de Saúde - UBS do Bairro Tocantins e do Bairro Brasil: 07:30 às 20:00 horas;
Unidade de Atendimento Integrado - UAI: Bairro Pampulha, Bairro Tibery, Bairro Planalto, Bairro Luizote, Bairro Roosevelt e Bairro Martins, de Segunda a Sexta-feira, das 07:30 às 20:00 horas.
Uberaba
A Secretaria Municipal de Saúde - SMS de Uberaba-MG informou que continua monitorando os casos de sarampo na cidade. Até a última semana, foram 12 casos suspeitos da doença notificados. Segundo a pasta, três deles já foram descartados pela SES-MG.
Mesmo assim, a cidade também aderiu à campanha.
Conforme o diretor de Vigilância em Saúde de Uberaba, Robert Boaventura, a ação é um chamamento para que os pais garantam que seus filhos estejam devidamente imunizados contra a doença.
“Se a criança já estiver imunizada não é preciso vacinar. É uma vacina que já está disponível em todas as unidades do município, então nosso foco é garantir que as doses dessas crianças estejam em dia”.
Vacinas
A vacina Tríplice Viral (contra Sarampo, Caxumba, Rubéola) está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, das 08:00 às 16:00 horas para a população de seis meses a 49 anos de idade.
As unidades com salas de vacina até às 21 horas são:
A Unidade Matricial de Saúde - UMS Professor Aluízio Prata, Na Avenida Professora Maria da Paz, 305, Bairro Elza Amuí;
A Unidade Matricial de Saúde - UMS Nossa Senhora da Abadia, na Avenida Orlando Rodrigues Cunha, 2.223, Bairro Abadia;
A Unidade Matricial de Saúde - UMS Valdemar Hial Júnior, Na Avenida Ivanilda Delduque Souza, 222, Bairro Fabrício.
Segundo a Prefeitura, um diferencial da campanha no Município é o atendimento noturno em algumas unidades.
“O dia D geralmente é realizado no sábado, para que os pais que trabalham e não conseguem levar a criança durante a semana tenham alternativa. Como temos três unidades com sala de vacina funcionando até às 21 horas todos os dias, então todos os dias será um dia D pra gente”
Finaliza o diretor.
Unaí, no Noroeste
De 07 a 25 de Outubro, a campanha de vacinação, em Unaí-MG, será para as crianças menores de cinco anos (até 4 anos e 11 meses) e de 18 a 30 de Novembro, para a faixa etária de 20 a 29 anos. Esse é o extrato populacional mais atingido pelo surto que acomete parte expressiva do país.
Em Minas Gerais, surtos de sarampo já atingiram alguns municípios, com destaque para Belo Horizonte-MG e Uberlândia-MG. A campanha visa vacinar somente esse público-alvo que ainda não tomou as duas doses aplicadas normalmente na infância: a primeira dose com 1 ano, e a segunda com 1 ano e 3 meses de idade.
A vacina para o público-alvo estará disponível, durante a campanha, em todas as Unidades Básicas de Saúde - UBS da cidade. Na área rural de Unaí, a campanha será no mês de Novembro, para crianças e adultos.
Minas Gerais
Segundo a SES-MG, desde o início do ano foram confirmados um total de 34 casos de sarampo. O número de casos suspeitos aumentou para 1.348 notificações provenientes de 206 municípios no estado.
No último boletim divulgado esse número era de 1.107 notificações em 183 municípios. Do total, 694 foram descartados, 624 estão em investigação.
Brasil
Nos primeiros meses de 2019, o Ministério da Saúde interrompeu a transmissão do vírus sarampo na região norte do País. Alguns meses após, casos importados de Israel, Malta e Noruega iniciaram uma nova cadeia de transmissão no país.
Segundo o boletim, no período de 30 de Junho a 21 de Setembro, foram notificados 32.026 casos suspeitos no Brasil, destes, 5.818 (18,2%) foram descartados, 4.507 (14,1%) foram confirmados e 21.711 (67,8%) estão em investigação.
Quem deve vacinar contra o sarampo?
Dose zero:
Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose:
Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose:
Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Entenda o sarampo
Segundo a SES-MG, o sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. Cursa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares.
No quadro clínico clássico as manifestações (além da presença de febre e exantema maculopapular) incluem tosse, rinorreia (rinite aguda), conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral).
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode manter-se em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.