PESQUISA NESTE SITE:

12 janeiro 2020

UNIVERSAL - CÃES DE RAÇA: Afegão Hound

Afegão Hound
Sensível e capaz de uma relação estreita com o dono.
Grupo 10.
O porte altivo e sua silhueta ao mesmo tempo forte e flexível.
Também conhecido como: Afghan, Tazi (Afeganistão), Galgo Afegão.


INFORMAÇÕES GERAIS

               Famoso na Europa, sobretudo na Grã-Bretanha, o Galgo Afegão é apreciado na França principalmente como animal de luxo, por causa de sua graça e de seu temperamento, agradável e jovial. Inteligente, meigo e sensível, é muito expansivo com o dono. 
               Dócil com crianças, mostra-se contudo reservado com estranhos.

               Se ele sabe ficar calmo dentro de um apartamento, o Afghan é antes de tudo um esportista, que precisa correr, por isso é preciso oferecer a ele o exercício do qual ele precisa. Por traz desta elegância e nobreza, existe uma personalidade esportista, que o fez um caçador de grandes presas nos desertos e nas montanhas do Afeganistão.

               O Afegão possui uma expressão oriental e imponente. Durante séculos, esta raça foi companheira de príncipes e soberanos. É um cão lebréu (sighthound), na qual caça pela visão e velocidade.

               Foi muito valorizado por sua coragem e capacidade de correr por grandes distancias. Ele caçava animais perigosos como panteras e esperava a uma distância segura até que um caçador em um cavalo pudesse pegá-los. Ele também foi avaliado por sua capacidade de pensar e caçar de forma independente, sem direção humana.

               Por outro lado, pode ser muito divertido e adora fazer palhaçadas. É bastante travesso, podendo até abrir gavetas e pegar roupas e objetos debaixo de nossos narizes.


               Existe um esporte, no qual envolve uma isca mecânica para que os cães percorram a pista, testando sua capacidade de caça pela visão. E o Afegão possui uma excelente visão e articulações do quadril, portanto é um ótimo candidato para esse tipo de esporte. Independência e indiferença de lado, o Galgo Afegão é muito terno quando ele deseja ser e pode ser muito divertido.

ESTATÍSTICAS

               Expectativa de vida: 10 a 13 anos,
               Altura: 63 a 74 cm,
               Peso: 23 a 30 quilos 


CARACTERÍSTICAS (1 a 5)

               Adaptabilidade: 5,
               Nível de afeição: 3,
               Bom para apartamento: 5,
               Tendência de latir: 1,
               Amigável com gatos: 2,
               Amigável com crianças: 3,
               Amigáveis com cães: 3
               Necessidade de Exercícios: 4,
               Espaço necessário: 1,
               Tosa: 5,
               Problemas de saúde: 3,
               Inteligência: 3,
               Gosto de brincadeiras: 3,
               Queda de pelo: 3,
               Necessidade social: 3,
               Amigável com estranhos: 2,
               Territorialista: 1,
               Facilidade de treinamento: 2,
               Cão de Guarda: 1,
               Tolerância ao frio: 3,
               Tolerância ao calor: 3.


ORIGEM DO AFEGÃO HOUND

País: Afeganistão

               Os cães da raça Afegão Hound foram descobertos pelo mundo Ocidental no Afeganistão e regiões vizinhas em meados do século XIX. Antes desta descoberta, pouco se sabe ao certo de sua origem. Acreditava-se que o Afegão existia há milhares no Egito, com a segunda teoria de que a raça evoluiu na Ásia. Muitas pesquisas foram feitas, mas nenhuma forneceu provas para qualquer uma destas especulações.

               A história do Afegão situa-se tão longe que foi apelidado de “Cão da Arca de Noé”. No Afeganistão, o Afegão recebeu o nome Tazi. Em muitos países, esse caçador de antílopes, de gazelas e de panteras das neves foi o favorito de reis e de princesas, que apreciavam sua maneira nobre e elegante, assim como sua misteriosa beleza oriental.

               Na Índia, as Forças Armadas Britânicas o utilizaram como mensageiro ou na guarda de postos militares. Os primeiros Afegãos foram introduzidos na Grã-Bretanha em 1890, e na Franca em 1930. Cães desta raça foram transportados para a Inglaterra em 1925 e para a América em 1926. O ator Zeppo Marx foi um dos primeiros a trazer Afegãos para a América.

               O Afegão foi reconhecido pela American Kennel Club - AKC em 1926 e foi admitido como membro em 1940.

               Na década de 1970, esta raça ficou mais popular depois de aparecer como animal de estimação da boneca Barbie (Mattel). Afegãos continuam na ativa como caçadores, carregadores de mercadorias e de guardiões no Afeganistão
               Os mais belos espécimes habitam as regiões de alta montanha.


CURIOSIDADES SOBRE O AFEGÃO HOUND

               Considerada umas das raças mais antigas que se tem noticia, o Afegão foi apelidado de “Cão da Arca de Noé”;

               O Afegão Hound se destaca por seu olhar distante, topete longo e sedoso; bela pelagem; ossos dos quadris proeminentes; grandes pés; e cauda que tem forma de um anel no final;

               No Ranking de inteligência das raças caninas desenvolvido por Stanley Coren, o Afegão é considerado o cão que menos responde aos comandos de obediência, ocupando a ultima posição;

               Oficiais militares britânicos trouxeram esta raça para o Ocidente depois de ser lançado para o fronteira entre Índia e Afeganistão;

               O ator cômico Zeppo Marx começou a criar esta raça nos Estados Unidos, quando importou “Asra” e “Omar” em 1931;

               No Westminster Kennel Club Dog Show, uma das mais prestigiadas exposições caninas do mundo, dois Galgos lideraram o pódio, Kabik’s The Challenger (“Pepsi”) em 1957 e Shirkhan of Grandeur em 1983.


CUIDADOS E BEM ESTAR

               Embora os cães da raça de Afegão Hound possam viver ao ar livre em climas temperados, eles precisam de uma cama macia e é mais adequado que fiquem dentro casa. São tranquilos e calmos, mas também são ativos e precisam de exercícios diários. Eles adoram correr ao ar livre, então precisam de caminhadas na coleira, além de um quintal com cercas altas, pois os galgos são espertos e podem escapar, e uma vez solto, é realmente difícil de resgata-lo. 
               Lembre-se eles podem correr mais rápido do que cavalos!

               Por ser um cão de natureza independente, para treina-lo é necessário ser firme, usando métodos positivos para aumentar sua obediência. 
               O treinamento pode levar um longo tempo e exige paciência.

               Sua pelagem precisa ser escovada e penteada a cada dois ou três dias. O pelo pode ficar emaranhado ou com nós facilmente. Muitos proprietários optam por contratar um profissional para manter o pelo em boas condições porque precisa de muito tempo e dedicação, além da dificuldade; certamente não é um trabalho para os iniciantes.

               Verifique as orelhas do seu Afegão semanalmente e limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um produto de limpeza recomendado pelo veterinário. Nunca use cotonetes ou qualquer outra coisa dentro do canal auditivo. Sinais de infecção no ouvido é mal cheiro, vermelhidão, ou o cão freqüentemente balançando a cabeça ou coçando as orelhas.

               Escovar os dentes do seu Afegão pelo menos duas ou três vezes por semana para remover a formação de tártaro e as bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

               Cortar as unhas uma ou duas vezes por mês. Unhas bem aparadas evitam problemas nas patas e pernas arranhadas. Cuidado ao cortar as unhas para não aparar muito curtas e causar sangramento e dor no animal. 
               Se tiver duvida de como fazer procure ajuda do veterinário ou tosador.

               Verifique se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, nos ouvidos, focinho, boca, olhos e nas patas. Os olhos devem ser claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.


               Na parte de alimentação cuidado para não deixar comida sobrando na vasilha do seu cão. Evite problemas de saúde como a obesidade. A quantidade diária recomendada é de 2 a 2,5 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições. Isso pode variar conforme a estrutura do cão e o quanto se exercita.

               Predisposição à Doenças: Geralmente saudável, predisposto a alterações oftálmicas, endócrinas, cardíacas e musculares.

APARÊNCIA FÍSICA

               O crânio longo e não muito estreito tem occipício saliente e stop pouco marcado. Os olhos dourados ou de preferencia escuros são de formato triangular e colocados ligeiramente em oblíquo. As orelhas, cobertas por longos pelos sedosos, implantadas baixo e bem para atrás, caem harmoniosamente. 

               O pescoço, comprido e forte, ressalta bem a cabeça. O Afegão Hound é um cão longilíneo, de dorso bem achatado e musculoso, de quadris retos, com o peito profundo, os anteriores retilíneos e os ombros fortemente estruturados. Os posteriores, fortes, têm jarretes bem cotovelados. Esse cão se movimenta com andadura flexível e elástica, muito característica. A cauda, não muito curta e pouco densa, é implantada baixo e termina em anel. Ela é mantida alta quando o cão está em ação.


PELAGEM DO AFEGÃO HOUND

               Longo e de textura muito fina na região das costelas, nos membros anteriores e posteriores e nas laterais. Pelo longo na cabeça, da testa para trás, com um distinto e sedoso topete. No focinho, o pelo é curto. Orelhas e pernas com boa pelagem. 
               O pelo é curto e fechado ao longo do dorso em cães adultos.

               Todas as cores são permitidas pelo padrão da raça no American Kennel Club (diretrizes padronizadas para a raça), com certas combinações de cores consideradas mais agradáveis.


FILHOTES

               Os filhotes da raça Afegão Hound possuem uma pelagem semelhante à lã sobre o corpo e um bigode que costuma cair depois dos 12 meses de vida.

               Quando o animal completa aproximadamente 3 anos de idade, seus pelos alcançam seu auge, podendo chegar até as patas se não forem cortados.

               Um filhote de Afegão procura ansiosamente afeto dos membros da família, assim como os filhotes de qualquer raça, mas esse comportamento diminui conforme ele cresce. Esta raça é bastante independente e as vezes pode ser que não goste muito de carinho.

PERGUNTAS FREQUENTES

               O Afegão Hound pode viver em apartamentos ou espaços pequenos?
               Sim, ele se adapta muito bem dentro de um apartamento, sob a condição de oferecer a ele o exercício que ele precisa, como pequenas caminhadas na coleira.


               O Afegão Hound é recomendado para crianças?
               Sua natureza independente o torna mais adequado como um acompanhante adulto. Por isso não é recomendado para crianças, os movimentos e ruídos de uma criança pode assustar o Afegão. Mas com a socialização adequada, o Afegão pode se adaptar à vida com uma família com filhos e ser amoroso com eles.

               O Afegão Hound pode ficar sozinho em casa?
               Apesar de ser independente ele se apega muito ao seu tutor e sua ausência prolongada pode não ser bem aceita.

               O Afegão Hound late muito?
               É uma raça super tranquila e calma, e não late muito.

               O Afegão Hound solta muito pelo?
               Com escovação adequada de dois a três dias na semana, a queda de pelos do afegão diminui bastante.

FOTOS DO AFEGÃO HOUND

















               Com Informações de: Portal do Dog.

PATROCÍNIO-MG - Casal fica ferido após carro capotar na MGC 462

Acidente foi registrado na noite deste Sábado (200111). Vítimas foram encaminhadas para atendimento em hospitais da região.


              Duas pessoas ficaram feridas após o carro em que estavam capotar na MGC-462, em Patrocínio-MG, na noite deste Sábado (200111).

              Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária - PMR, o acidente ocorreu por volta das 21:00 horas na altura do Km 16, na faixa de domínio.

              Os dois ocupantes do veículo, um homem de 35 anos e uma jovem de 23 anos, receberam os primeiros atendimentos ainda no local por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Em seguida, foram encaminhados para hospitais da região.

              Em estado de choque, o condutor precisou ser levado para o Hospital das Clínicas de Uberlândia-MG. A passageira de 23 anos, contou aos policiais que o casal seguia de Patrocínio em direção ao município de Perdizes-MG, quando o acidente ocorreu. Com escoriações pelo corpo, foi encaminhada para o Pronto Socorro de Patrocínio.

              O condutor é devidamente habilitado, mas o veículo que teve danos em toda sua estrutura, não estava devidamente licenciado e foi removido pelo serviço de guincho.

              Com Informações de: G1.

MANGA-MG - Homem fica em estado grave após ser agredido pelo filho

Segundo a Polícia Militar, homem recebeu chutes na cabeça desferidos pelo filho dele, um jovem de 19 anos. Rapaz foi preso e disse que estava se defendendo de ataque do pai.


               Um homem de 54 anos teve traumatismo craniano e foi socorrido em estado grave neste Domingo (200112) após ser agredido no Bairro Arvoredo, em Manga-MG

              Segundo a Polícia Militar, a vítima foi encontrada caída ensaguentada no chão depois de ter recebido chutes na cabeça desferidos pelo próprio filho, um jovem de 19 anos.

              A PM foi foi acionada por vizinhos que ouviram os gritos da vítima. O homem foi atendido por médicos do SAMU e precisou ser transferido por uma aeronave do Corpo de Bombeiros para a Santa Casa de Montes Claros-MG, onde permanece internado em estado grave e respira com ajuda de aparelhos.

              Durante buscas, os militares encontraram e prenderam o jovem que agrediu o pai. Ele disse que estava se defendendo, pois o pai havia arremessado uma picareta contra ele. No entanto, o rapaz não estava ferido.

              O jovem contou ainda que as brigas entre ele o pai são frequentes. De acordo com a PM, o pai faz uso frequente de bebida alcoólica, já o jovem possui passagens por tráfico de drogas.

              Durante a prisão, os policiais apreenderam 13 pedras de crack com o suspeito, que foi encaminhado para a Delegacia Civil de Januária-MG junto com o material apreendido.

              Com Informações de: G1.

LAGOA FORMOSA-MG - Homem é preso pela PM após esfaquear 6 pessoas em festa na zona rural


               A Polícia Militar prendeu na madrugada deste Domingo (200112) um homem acusado de esfaquear 6 pessoas em uma festa na zona rural de Lagoa Formosa-MG. Ele teria tentado separar uma briga e acabou esfaqueando as vítimas após ter sido atingido na cabeça. Duas tiveram que ser encaminhadas para o Hospital Regional em estado grave. 
               As outras 4 foram atendidas no Hospital Municipal de Lagoa Formosa.

               O esfaqueamento aconteceu por volta das 23:50 horas do Sábado (200111) na Praça São Sebastião, no Comunidade Monjolinho de Minas. De acordo com o registro da ocorrência, durante a festa denominada “Esquenta”, que é uma pré-festa de São Sebastião, diversas pessoas acionaram a PM informando que Adilson Soares Rosa, 38 anos, conhecido como “Adilson Veião”, estava armado com uma arma branca e havia golpeado várias pessoas.

               De imediato, os policiais foram até a localidade, onde foi confirmada a versão das solicitantes, sendo que Adilson já havia evadido do local e as vítimas já tinham sido socorridas por terceiros para a unidade hospitalar de Lagoa Formosa

               Os policiais então receberam solicitação do Pronto Atendimento Municipal “Dr Bininho”, informando que todas as vítimas haviam dado entrada na unidade tendo um grande tumulto no local.

               Os militares assim retornaram para Lagoa Formosa e tiveram a informação de que duas vítimas estavam com ferimentos graves, sendo um adolescente de 17 anos e Lorrany Cristina Maria Luzia de Lima, 18 anos. 

               O garoto tinha sofrido um corte abdominal profundo com exposição das vísceras e Lorrany uma grave perfuração peitoral do lado esquerdo, um corte profundo no tórax também com exposição das vísceras. 
               Os dois foram submetidos a cirurgias.

               No Hospital de Lagoa Formosa, foram atendidas 4 vítimas, sendo elas: 

               João Paulo Pinto da Fonseca, 21 anos, que sofreu dois cortes superficiais e um profundo no abdômen. 

               Leonardo Sousa da costa, 19 anos, sofreu um corte profundo no abdômen e corte profundo no braço direito, com perda de massa. 

               Eurípedes Junior Nogueira Cunha, 19 anos, sofreu corte contuso no abdômen lado esquerdo de 15 centímetros. 

               Douglas José da Mota, 26 anos, sofreu cortes na mão direita, dedos polegar e médio. Permanecendo todos naquela unidade médica, sob cuidados dos médicos.

               As vítimas e testemunhas disseram que Adilson havia intervido em uma briga que envolvia participantes do evento e, ao tentarem intervir para conter as fúrias do acusado, este apoderou-se de um canivete e passou a golpear todos que estavam próximos. Que após isso, ele saiu do local com a arma nas mãos e as vítimas foram socorridas por terceiros até ao Hospital em Lagoa Formosa.

               Diante das informações, os militares prontamente iniciaram intenso rastreamento pela cidade, zona rural e na Comunidade de Monjolinho, sendo que Adilson foi abordado e, quando procedidas as buscas, encontrada a arma utilizada no crime, bem como uma faca e um espeto de churrasqueira. 

               Ele então acabou confessando o esfaqueamento, dizendo que o fato se deu, devido ter tentado separar uma briga em que envolvia dois amigos dele.

               Ele argumentou que durante a separação da briga, ele foi surpreendido por um golpe na cabeça, em que uma pessoa desconhecida, havia batido na cabeça dele, utilizando uma bengala de motocicleta. Com isso, ele apossou do canivete e passou a esfaquear a ermo todos aqueles que aproximavam-se dele. 
               Ele confirmou ter cortado várias pessoas, mas argumentou que seria para se defender.

               Diante disso, Adilson foi conduzido até ao hospital sendo constatado lesão contusa leve no couro cabeludo. No entanto, ele assinou a ficha de atendimento, recusando a ser medicado. 

               Todas as vítimas foram orientadas a procurarem esta delegacia de polícia para as devidas providências. Adilson foi conduzido para a Delegacia de Patos de Minas-MG para ser ouvido pela autoridade policial juntamente com uma faca, um canivete e um espeto de churrasco.

               Com Informações de: G1.

PATROCÍNIO-MG - Carro vai parar debaixo de caminhão na BR 365 e mãe e filho sobrevivem

O condutor do caminhão, residente em Pernambuco, não sofreu ferimentos.


               Mãe e filho ocupantes de um carro sobreviveram a um grave acidente na BR-365, em Patrocínio-MG, no final da manhã deste Domingo (200112), por volta das 10:15 horas. O FORD Focus em que eles estavam foi parar debaixo de uma carreta que transitava no mesmo sentido do carro. 

               Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a colisão traseira aconteceu no Km 473, a 01 km de Patrocínio. Com o forte impacto, o FORD Focus, de cor prata, placas de Patos de Minas-MG, “entrou” debaixo da carreta Iveco /Stralis 600S44T, de cor branca, placas de Chapecó-SC, a ponto de arrancar o para-choque da carreta.

               No veículo Ford Focus, se encontravam mãe e filho, residentes em Patos de Minas. O passageiro de 36 anos, teve escoriações pelo corpo, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros de Patrocínio, e a condutora, de 63 anos, saiu ilesa do acidente. O automóvel teve o teto arrancado e ficou muito danificado. 
               A imagem impressiona. 

               O condutor do carreta baú, residente em Pernambuco, não sofreu ferimentos. De acordo com a PRF, o motorista da carreta relatou que trafegava pela BR-365, sentido Uberlândia-MG a Patrocínio, e quando subia o morro devagar ouviu um forte barulho. Com o impacto, o veículo “entrou” na parte traseira da carreta e ficou totalmente destruído.

               Fonte: Patrocínio On Line

               Com Informações de: Patos Hoje.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - Polícia Militar encaminha para delegacia três suspeitos de envolvimento no duplo homicídio


                A Polícia Militar agiu rápido e encaminhou para delegacia três suspeitos de envolvimento em um duplo homicídio neste Sábado (200111), em Presidente Olegário-MG. Durante diligências foram apreendidas três armas de fogo e drogas. 
                Rastreamentos continuam na tentativa de localizar e prender mais suspeitos.

                Após o duplo homicídio a Polícia Militar de Presidente Olegário sob o comando do tenente Rodrigo Souza deu início aos rastreamentos e, poucas horas depois conseguiu prender três suspeitos e apreender três armas de fogo. Foram presos, Hugo Distretti Mendes, 19 anos e Matheus Santos, 19 anos e Murilo Amaral Rodrigues, 24 anos. Em 2019, Murilo foi absolvido pelo crime de homicídio no tribunal de Júri da comarca de Presidente Olegário.


                De acordo com a Polícia Militar Murilo confessou ter participado do duplo homicídio. Matheus nega participação no crime. Já Hugo conduzia a motocicleta tendo como garupa a vítima João Gabriel. Os três suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas-MG, juntamente com as armas apreendidas, 8 munições intactas, 34 gramas de maconha e 30 gramas de crack. A motivação do homicídio do adolescente pode ter envolvimento com o tráfico de drogas.

                A Polícia Militar suspeita que a vítima Marcelo Ferreira estava no local e hora errada. O caso será investigado pela 07ª Delegacia de Policia Civil de Presidente Olegário.

O Crime

                O duplo homicídio ocorreu por volta das 15:20 horas, nas Rua Tiradentes e Rua Vereador Antônio Ferreira, no Bairro Aeroporto. Os criminosos teriam inicialmente atirado nas costas da primeira vítima identificada como Marcelo Ferreira Fernandes, 36 anos, que chegou a ser socorrido por uma viatura da PM até o Pronto Socorro Municipal, mas acabou falecendo.


                Em seguida, os assassinos perseguiram um adolescente de 16 anos, que tentou fugir na garupa de uma motocicleta, mas foi alcançado e executado com dois disparos, sendo atingido no braço esquerdo e nas costas. O garoto João Gabriel de Araújo Dias morreu no meio da rua. Após o crime chocante, o atirador ou atiradores fugiram.

                A Perícia Técnica esteve no local do crime e, localizou na cintura do adolescente João Gabriel, uma arma calibre .22 com munições intactas. A Polícia Militar faz rastreamentos para tentar identificar e prender os homicidas. Um suspeito foi encaminhado para o 05º Pelotão, mas ainda não se sabe se ele teve participação nos crimes.


                Os corpos das duas vitimas foram encaminhados para o IML de Patos e Minas, para constatar a causa das mortes e, posteriormente liberado para os familiares. O crime brutal chocou a população da cidade de pouco mais de 20.000 habitantes.

LEIA MAIS SOBRE ESTA OCORRÊNCIA - AQUI.





                Com Informações de: PO Notícias.

PATOS DE MINAS-MG - Policiais do GEPMOR flagram homem com revólver carregado na cintura

A arma que ele portava é um revólver calibre .38, que estava totalmente carregado.


               Um homem foi preso pela Polícia Militar na noite deste Sábado (200111) por Porte Ilegal de Arma de Fogo. Ele estava com um revólver calibre .38 carregado na cintura. Na delegacia, o homem disse que a arma era para se defender de outro homem que também estaria armado.

               A Polícia Militar foi acionada através do 190 e informada que havia um homem nas proximidades de um bar no Bairro Céu Azul, em Patos de Minas-MG portando uma arma de fogo. De imediato, os policiais do GEPMOR foram para o local e encontraram o suspeito identificado como Feijão. Ele tentou se livrar da arma ao perceber os policiais, mas acabou sendo preso em flagrante.


               A arma que ele portava é um revólver calibre .38, que estava totalmente carregado. Segundo o sargento Marcelo, o homem informou que teve um desentendimento com uma pessoa e que estava sendo ameaçado. 
               Ele teria pegado o revólver para se defender.

               O homem foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia da Polícia Civil
               A arma foi apreendida.

               Com Informações de: Patos Hoje.

BELO HORIZONTE-MG - Após consumir Belorizontina de lote investigado, homem vai a hospital

Rapaz comprou a cerveja no Bairro Buritis, em Belo Horizonte, e a ingeriu junto de amigos: 'Passei muito mal'.


                Mais um relato de possível intoxicação por ingestão da Cerveja Belorizontina: Empresário e professor, de 31 anos, relatou na noite deste Sábado (200111) nas redes sociais, o consumo de cerveja de um dos lotes investigados por contaminação pela Polícia Civil de Minas Gerais da Cervejaria Backer, fabricante da Belorizontina

                Segundo o rapaz, ele passou mal dois dias depois de ter tomado a bebida junto de amigos. Orientado, o homem irá a um hospital na tarde deste Domingo para realizar exames.

                O Estado de Minas entrou em contato com o rapaz, que explicou todo o caso. O professor e empresário disse que nenhum dos outros amigos passou mal, e ainda ressaltou que ingeriu a bebida novamente dias depois de ter passado mal, sem problemas de saúde posteriores dessa vez.

“Bebi a cerveja no dia 03 de Janeiro. Nos dois dias seguintes, eu passei muito mal, com ânsia de vômito, barriga inchada, mas achei que era pelo fato de eu não beber muito. Naquele dia, eu e uns amigos tomamos uma caixa e meia de Eisenbahn e tomamos só duas Belorizontinas. 
Só eu passei mal, meus amigos não”
                Contou.

                O homem também disse que ingeriu a cerveja em outro momento, na última Terça-feira. Ele, que é morador do Bairro Buritis, na Região Oeste de Belo Horizonte-MG, diz ter comprado uma caixa da bebida em um supermercado da região.

“Na última Terça-feira, chegou um amigo meu de Londres, e tomamos o resto da cerveja Belorizontina, já que eu tinha comprado uma caixa em um supermercado do Bairro Buritis na Black Friday. 

Tomamos seis, e era tudo do mesmo lote, pois era caixa fechada, e não passamos mal. Ontem [Sábado], eu cheguei de viagem, e uns amigos médicos ficaram receosos e pediram para eu ir a um hospital. Irei de tarde, assim que possível. As garrafas estão vazias, mas ainda sim ligarei na polícia, para ver o que pode ajudar”
                Complementou.

                O rapaz ingeriu o lote L2 1348 da bebida. Esse é um dos lotes investigados pela polícia de conter dietilenoglicol, embasado em um laudo da corporação. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, a substância é um solvente orgânico altamente tóxico. 
                Ela pode causar insuficiência renal e hepática, podendo matar quando ingerida.

                A substância é tratada pelas autoridades como compatível com o quadro clínico de dez pessoas que precisaram ser hospitalizadas desde o fim de 2019 com o que a Secretaria de Estado de Saúde - SES vem chamando de Síndrome Nefroneural, um quadro de insuficiência renal e alterações neurológicas. 

                Até então, o caso vinha sendo tratado como alguma doença misteriosa. Uma das vítimas morreu, na última Terça-feira. Pelos critérios da SES, ele não se enquadra em um caso suspeito.

                A Polícia Civil não descarta nenhuma hipótese sobre a contaminação das cervejas. O professor opinou sobre o caso: 

“Acho que não é problema da cervejaria, pois são 66.000 garrafas, e aparentemente dez dessas pessoas internadas compraram no Bairro Buritis, algo tem. 

                Eu, mesmo passando mal, sendo vítima, não acredito que seja culpa da própria cervejaria. Tem algo errado nisso, seja com o supermercado ou com alguma outra coisa”.


Posição da Backer

                A Backer informa que continua colaborando com as autoridades, que tem todo interesse em esclarecer os fatos e reitera que a substância dietilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa do processo de fabricação de seus produtos. Para o bem-estar e conforto de seus clientes, comunica que irá recolher, caso seja de interesse do consumidor, outros lotes da cerveja Belorizontina, mesmo que não sejam os lotes L1-1348 e L2-1348, a partir de Segunda-feira (200113). 

                Neste caso, o cliente, de porte do cupom fiscal da compra, deve procurar o estabelecimento comercial onde adquiriu o produto e fazer a devolução. 

                O cliente será ressarcido no momento da devolução.

                Com Informações de: EM.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS