PESQUISA NESTE SITE:

04 dezembro 2019

UBERLÂNDIA-MG - Mudanças na Câmara Municipal: saiba quem são os quatro novos vereadores

Posses de suplentes ocorreram nas últimas semanas depois de investigações e prisões em operações do GAECO na cidade; quatro parlamentares foram afastados. Veja o perfil de Walquir Amaral, Marcelo Cunha, Sargento Ednaldo e Leandro Neves.

Câmara Municipal de Uberlândia conta com quatro novos vereadores após ação do GAECO e prisão de legisladores. Foto: Prefeitura Municipal de Uberlândia/Divulgação.
                 Depois de operações do Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO em Uberlândia-MG, a Câmara Municipal de Uberlândia recebeu nas últimas semanas quatro novos vereadores, todos suplentes dos parlamentares investigados ou presos que perderam o mandato.

                 > Walquir Amaral
                 > Marcelo Cunha
                 > Sargento Ednaldo
                 > Leandro Neves. 
                 Já foram empossados e ocupam os gabinetes na Casa. O G1 traçou o perfil de cada um e relembrou, em ordem cronológica, no lugar de quem cada suplente entrou. 

                 Confira por tópicos:

Vereador Walquir Cleuton do Amaral tomou posse em Novembro na Câmara de Uberlândia. Foto: Reprodução/TV Integração.

Walquir Amaral


                 Walquir Cleuton do Amaral (SD) entrou no lugar de Juliano Modesto (SD). Ele tem 37 anos e nasceu no município de Tiros-MG em 21 de Janeiro de 1982. É filho do casal Valdir e Luzia, casado com Míria Célia e pai de dois filhos, Lucas e Arthur.

                 Atua na Renovação Carismática Católica - RCC há 20 anos e em movimentos pastorais da Igreja Católica. Segundo ele, luta pela causa da família, ética, moral, em defesa das classes menos favorecidas e pela igualdade de valores.

                 No pleito eleitoral de 2016, concorreu ao cargo de vereador pelo Partido Solidariedade - SD e obteve 1.526 votos, ficando como primeiro suplente da sigla.

                 Walquir Amaral toma posse na Câmara de Uberlândia na vaga do vereador preso Juliano Modesto.

Marcelo Mendes Cunha tomou posse no lugar de Ismar Prado no final de NovembroFoto: Rodrigo Scapolatempore/G1
Marcelo Cunha

                 Marcelo Mendes Cunha (PPL) entrou no lugar de Ismar Prado (PMB). Ele tem 40 anos e nasceu em Uberlândia-MG no dia 10 de Junho de 1969. Advogado, é filho do ex-presidente da Câmara Municipal, Ângelo Cunha Neto, e Maria Mendes Cunha. Casado com Karla Faria Ferreira Cunha, tem três filhos: Marcelo Filho, Gabriel e Júlia Faria Ferreira.

                 É pós-graduado em Direito Público e Filosofia do Direito pela Faculdade Católica de Uberlândia. Já foi assessor e ex-superintendente do Procon de Uberlândia.

                 Ex-assessor Jurídico Parlamentar, trabalha na Câmara Municipal de Uberlândia há mais de 14 anos. Lá, já foi diretor administrativo, relator e assessor da Comissão de Finanças e Orçamento
                 É católico praticante e membro fundador da Pastoral Social da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

                 Marcelo Cunha toma posse como vereador de Uberlândia após renúncia de Ismar Prado

Sargento Ednaldo tomou posso junto com o novo vereador Leandro Neves nesta Segunda-feira (02). Foto: Reprodução/TV Integração.
Sargento Ednaldo

                 Ednaldo Régio de Lima (PP) entrou no lugar de Wilson Pinheiro (PP). Ele tem 44 anos e nasceu em Patos de Minas-MG no dia 19 de Abril de 1975. Atualmente, ocupa o cargo de 1º Sargento da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

                 É também presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Triângulo Mineiro, pela qual defende os interesses dos agentes da segurança pública.

                 Nas eleições municipais de 2016, obteve 1.817 votos nas urnas, ficando com a primeira suplência do Partido Popular - PP e a 5ª colocação no partido, que elegeu quatro parlamentares.
O administrador Leandro Neves foi empossado nesta Segunda-feira (02) pela Casa. Foto: Fernanda Vieira/G1
Leandro Neves

                 Leandro Neves e Sargento Ednaldo são nomeados vereadores de Uberlândia.

                 Leandro Cassiano Neves (PSD) entrou no lugar de Alexandre Nogueira (PSD). Ele tem 37 anos e nasceu em Uberlândia no dia 18 de Agosto de 1982.

                 Administrador de empresas, Leandro é representante comercial do segmento de materiais de construções e materiais elétricos. 
                 Na atuação política dele, trabalhou com liderança de grupos de jovens.

                 Nas eleições municipais de Outubro de 2016, obteve 2.001 votos nas urnas, tendo ficado na primeira suplência na coligação PSD/PSL, que elegeu dois vereadores: Michele Bretas e Alexandre Nogueira.

                 Com Informações de: G1.

MAMONAS-MG - Cruzeirense flagrado com filhotes de raposa diz ao ser detido que capturou para livrar time da degola

Filhotes eram criados dentro de um poleiro, mas sem galinhas ou galos, que são os mascotes do Atlético Mineiro, rival do Cruzeiro, que segue na luta contra o rebaixamento.


                   Um cruzeirense de 30 anos foi flagrado pela Polícia Militar de Meio Ambiente criando três filhotes de raposa em casa, na zona rural de Mamonas-MG, nesta Terça-feira (191203). E o que mais chamou a atenção dos agentes foi o que o torcedor revelou ao ser detido.

“Ele disse que é cruzeirense fanático e que criava os filhotes por acreditar que dariam sorte para o time, livrando-o do rebaixamento”
                   Fala o sargento Anselmo Farley Antunes Balieiro.

                   O Cruzeiro tem a raposa como mascote e, segundo a PM, o homem mantinha os bichos em um poleiro, mas sem galinhas ou galos, que são os mascotes do Atlético Mineiro, time rival.

                   Em entrevista ao GE, no fim da manhã desta Quarta-feira (191204), o torcedor cruzeirense negou que contou a PM sobre uso de raposas para dar sorte e impedir que o Cruzeiro seja rebaixado. Foi esta versão que ele manteve durante depoimento na delegacia. 

                   Ele afirmou paixão pelo Cruzeiro, que torce contra o rebaixamento, mas que pegou as raposas para protegê-las.

                   Ao ser novamente procurado pelo Globoesporte.com, o sargento da PM reafirmou o relato do torcedor e explicou que é normal a troca de versões nos procedimentos.


"Ele falou, sim! Geralmente acontece da pessoa dar uma versão durante a abordagem e mudar em depoimento na Polícia Civil"
                   Diz.

                   Atualmente, o Cruzeiro luta para evitar o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, tendo as chances de degola chegado a 90,6%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, após a derrota por 1 a 0 para o Vasco, na noite desta Segunda-feira (191202), em São Januário.

                   A situação do Cruzeiro realmente não é nada fácil. Está em 17º lugar, com 36 pontos, a dois do Ceará, primeiro fora do Z-4. O Cruzeiro volta a jogar nesta Quinta-feira em Porto Alegre-RS e precisa vencer o Grêmio após sete rodadas de jejum.

                   No Domingo, encerra a participação diante do Palmeiras, no Mineirão. E para escapar do rebaixamento, ainda precisa torcer por um tropeço do Ceará.

                   Se terá jeito para o Cruzeiro é uma coisa, agora, voltando ao torcedor mineiro, este não conseguiu escapar da multa de R$4.800,00, sendo R$1.600,00 por cada filhote de raposa capturado, e nem de ter que responder criminalmente por manter animal silvestre em cativeiro sem autorização, segundo a polícia.

                   Quanto aos filhotes, segundo as equipes da Polícia Militar de Espinosa-MG e Mamonas que foram ao local após denúncia anônima, apesar de não apresentarem ferimentos, aparentemente, eles serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres em Montes Claros-MG para passarem por uma avaliação de especialistas.

                   Com Informações de: GE.

PARACATU-MG - Árvore cai em avenida e por pouco não causa tragédia

A árvore caiu sobre lojas e bloqueou o acesso de parte da avenida.


                Uma árvore caiu na tarde desta Terça-feira (191203) na Avenida Deputado Quintino Vargas, no Centro de Paracatu-MG

                Ventava forte, quando a árvore de grande porte acabou caindo sobre lojas no Centro da cidade. A árvore ficou atravessada em parte da avenida, travando o tráfego no sentindo crescente.

                A avenida está interditada para os trabalhos de retirada da árvore. Transeuntes e motoristas devem buscar rotas alternativas, evitando passar pelo local, até que seja liberado todo o tráfego. O corpo de bombeiros está no local e realiza os trabalhos. 
                Ninguém ficou ferido.



                Com Informações de: Paracatu News.

ARAGUARI-MG - Curso gratuito para gestantes é oferecido

Serão quatro encontros com palestras relacionadas à importância do pré-natal, cuidados com a alimentação, aleitamento materno, cuidados com bebês entre outros.


                 Um curso de captação gratuito para gestantes é oferecido pela Prefeitura Municipal de Araguari-MG. As aulas iniciam nesta Quarta-feira (191204) no Centro de Apoio e Atenção Materno Infantil - CEAAMI.

                 Conforme divulgado, serão realizados quatro encontros, que ocorrerão nos dias 04, 05, 11 e 12 de Dezembro, a partir das 07:30 horas. De acordo com a Prefeitura, podem participar gestantes do centro de apoio, Unidade Básica de Saúde da Família - UBSF, Unidade Básica de Saúde - UBS, portadores de convênio ou particulares.

                 Para participar as grávidas devem fazer a inscrição no centro de apoio ou pelo telefone (34) 3690-3051. Durante o curso elas vão participar de palestras sobre assuntos relacionados à gestação, como a importância do pré-natal, cuidados com a alimentação, aleitamento materno, cuidados com bebês entre outros.

“O objetivo do curso é capacitar as gestantes para os primeiros cuidados com o bebê, estreitando os laços entre mãe e filho, além de incentivar a realização do pré-natal e auxiliar as mães para elas tenham uma gestação saudável”
                 Disse o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

                 O CEAAMI está localizado na Policlínica, que fica Avenida Batalhão Mauá, n° 1336, no Bairro Santa Helena.

                 Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Passageiro é esfaqueado dentro de ônibus e trio é preso após cometer dois roubos seguidos

Conforme uma das vítimas, dois jovens e um adolescente embarcaram no Terminal Central e levaram pertences. A vítima fugiu, mas os autores continuaram dentro do veículo e cometeram o segundo crime, quando um jovem foi esfaqueado.


                Um passageiro de 20 anos foi esfaqueado dentro de um ônibus do transporte coletivo na Avenida João Naves de Ávila, em Uberlândia-MG

                Conforme a Polícia Militar - PM, dois jovens, ambos de 18 anos, e um adolescente de 13 anos, praticaram dois roubos seguidos dentro do mesmo veículo.

                O G1 entrou em contato com a assessoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro - SINDETT e também com a assessoria de imprensa da empresa de transporte urbano de Uberlândia em que ocorreu o crime e aguarda retorno.

Estação 1

                De acordo com o Boletim de Ocorrência, por volta das 19:35 horas, um adolescente disse que entrou no ônibus no Terminal Central e que percebeu quando o trio embarcou junto com ele.

                A vítima relatou que sentou no último banco e os autores ficaram ao lado e, assim que o ônibus saiu de dentro do Terminal Central, em determinado momento nas proximidades da Estação 1, um dos jovens anunciou o assalto armado de uma faca.

                Um dos indivíduos chegou a dizer ao garoto que estava com fome e precisava de dinheiro. Foi então que a vítima disse aos assaltantes que não tinha dinheiro, mas após esta afirmação, um dos autores o coagiu a entregar os pertences pessoais, uma mochila, celular e relógio de pulso.

                De acordo com a polícia, depois do roubo o garoto tentou desembarcar do veículo, mas os autores seguraram o braço dele e o impediram. Ao se aproximar de outra estação, quando as portas se abriram, a vítima levantou e saiu correndo. 
                Os assaltantes continuaram no ônibus.

                Cerca de cinco minutos depois da fuga, a vítima chegou a uma base de segurança comunitária e relatou o roubo. Praticamente no mesmo instante, foi informado via rádio que os mesmo assaltantes fizeram uma segunda vítima, que chegou a ser esfaqueada.

Estação 8

                A PM foi informada do segundo roubo na Estação 8, próximo ao Bairro Santa Mônica. Conforme testemunha, um dos autores estava bastante agressivo e ameaçou um passageiro com canivete.

                Em determinado momento, o assaltante esfaqueou a vítima na barriga e roubou o celular dela. Depois, o trio desembarcou do ônibus e fugiu. O motorista do ônibus seguiu para a Unidade de Atendimento Integrada - UAI no Bairro Pampulha.

                A vítima precisou ser transferida para o pronto-socorro do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia - HC-UFU devido à gravidade do ferimento. Como o nome do jovem não foi informado, não é possível saber o atual estado de saúde do passageiro.

Prisões e apreensões

                Com as características dos autores, os militares iniciaram as buscas e encontraram os assaltantes entrando no Bairro Lagoinha. Durante a revista pessoal foram localizado celulares, mochila e relógio de pulso roubados.

                O garoto que foi assaltado na Estação 1 ainda estava na base comunitária da PM quando os criminosos foram detidos e reconheceu os autores. O jovem esfaqueado e uma testemunha também fizeram o reconhecimento. Um dos jovens de 18 anos assumiu que portava a arma em ambos assaltos e disse que a intenção era exclusivamente roubar as vítimas.

                A arma foi jogada em uma terrado baldio após o segundo assalto, mas os miliares conseguiram recuperar o canivete, que foi apreendido. 
                O trio foi detido em flagrante e encaminhado à delegacia.

                Com Informações de: G1.

UBERABA-MG - Motorista de van escolar é detido sob suspeita de abusar sexualmente de adolescente

Estudante contou à PM que o homem trabalha como motorista da van há cerca de dois meses e, desde então, tem cometido os abusos. À PM, homem negou a acusação. G1 procurou a Prefeitura da cidade.


                Uma estudante, de 13 anos, denunciou nesta Terça-feira (191203) que tem sido abusada sexualmente por um homem de 31 anos em Uberaba-MG. O suspeito é um motorista de uma das vans escolares que fazem o transporte rural de alunos da rede municipal. Ele foi detido e negou a acusação. 
                O caso será investigado pela Polícia Civil.

                O G1 entrou em contato com a Prefeitura para saber as medidas tomadas em relação à situação. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED lamentou o ocorrido e informou que o Departamento de Transporte acompanhou a ação da Polícia Militar - PM e suspendeu imediatamente o motorista das funções. A SEMED também explicou que vai apurar todas as informações para esclarecimentos à comunidade e que uma equipe da Assistência ao Educando acompanha a família no que for necessário.

                Segundo a PM, a vítima e testemunhas contaram que o homem trabalha no transporte rural há cerca de dois meses, sendo responsável por buscar e devolver as crianças e adolescentes de volta às fazendas.

                A estudante contou que, cerca de uma semana depois de o homem assumir o trabalho como motorista, ele começou a importuná-la sexualmente, a obrigando a se sentar no banco da frente da van para tocar com as mãos os seios e as pernas dela.

                A vítima também disse para a polícia que certa vez, em um momento em que estavam só ela e o motorista no veículo, ela foi desembarcar próximo à porteira quando o homem correu atrás dela e tentou agarrá-la, mas ela conseguiu escapar passando por baixo de uma cerca de arame. Outra vez, segundo a adolescente, o homem fez movimentos como se estivesse se masturbando.

                Em uma das ocasiões, uma outra estudante presenciou o motorista passando as mãos nos seios da aluna. Na manhã de Terça-feira, a estudante revelou que no momento de sair da van para ir à escola, ele novamente passou as mãos nos seios dela.


                Para a PM, a adolescente disse que não contou antes sobre o que estava acontecendo porque o motorista da van teria feito ameaças. Durante o registro da ocorrência, segundo a PM, a vítima chorava de medo e vergonha e desabafou dizendo que sentia “suja”.

                O pai da vítima disse à PM que nos últimos dias notou comportamentos diferentes da filha que ficava quase o tempo todo deitada.

                Ainda conforme informações da PM, a estudante foi levada ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo - HC-UFTM para consulta com assistente social, psicóloga, pediatra e ginecologista.

                O suspeito foi localizado, detido e levado à delegacia. Segundo a Polícia Civil, ele foi ouvido e liberado. A PM informou que ele negou os fatos, mas presumiu que a denunciante seria a adolescente de 13 anos.

                Com Informações de: G1.

BRASIL - 04 de Dezembro - Dia do Perito Criminal Oficial

O Dia do Perito Criminal Oficial é comemorado anualmente em 4 de Dezembro no Brasil.


               A data homenageia a atividade dos profissionais que executam a perícia criminal, uma ferramenta essencial para ajudar no processo de investigação e busca pela verdadeira justiça. 
               O perito criminal trabalha sempre em prol da justiça.

               O Dia do Perito Criminal também serve para conscientizar a sociedade sobre a grande importância que este trabalho técnico possui para a resolução dos crimes. As provas recolhidas pela equipe da perícia criminal têm tanta importância que não são descartadas nem quando o réu confessa o crime.

               O perito criminal é responsável pelo levantamento de evidências que possam solucionar a cena de um crime, como impressões digitais, exame de provas laboratoriais específicos em objetos encontrados, reconstituição da cena do crime, analise das armas utilizadas, exames no corpo da vítima, entre outras investigações.

Origem do Dia do Perito Criminal


               O Dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de Dezembro em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia.

               Otacílio Filho morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local.

               A Associação Brasileira de Criminalística - ABC aprovou a data 4 de Dezembro como Dia do Perito Criminal Oficial durante o IV Congresso Nacional de Criminalística.

               Com Informações de: Calendarr.

MINAS GERAIS - Ação sobre duplicação da BR-262 é suspensa por 60 dias

Segundo o procurador da República em Uberaba, o MPF vai analisar os documentos apresentados pela concessionária Triunfo Concebra. A concessionária administra a rodovia desde 2014 e até hoje não cumpriu acordo.


                 Foi suspensa por 60 dias a Ação Civil Pública - ACP ajuizada pelo Ministério Público Federal - MPF para que a Triunfo Concebra cumpra o contrato de concessão e execute as obras de duplicação da BR-262. O pedido de suspensão foi feito à Justiça pelo próprio MPF, para que ocorra a análise de uma série documentos apresentados pela concessionária na última semana.

                 Segundo o Procurador da República Thales Cardoso, autor da ação, os documentos precisarão ser examinados para a definição dos termos de eventual futuro acordo.

                 A decisão está relacionada ao trecho entre o município de Campos Altos-MG, passando por Perdizes-MG, Ibiá-MG, Araxá-MG, Sacramento-MG, Uberaba-MG, Conceição das Alagoas-MG, Veríssimo-MG, Campo Florido-MG, Comendador Gomes-MG, entroncamento entre ambas as rodovias (Km 913 da BR-262) e Frutal-MG, até o Município de Fronteira-MG (no Km 246,7 da BR-153).

Impasse

                 A BR-262 foi privatizada há seis anos pelo Governo Federal e está sob concessão da Triunfo Concebra desde Março de 2014. No contrato assinado na época, estavam previstas a exploração da infraestrutura, a prestação do serviço de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias, ampliação de capacidade e manutenção do nível de serviço do Sistema Rodoviário em trecho de 1.176,5 quilômetros das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262.

                 Porém, conforme o Programa de Exploração da Rodovia - PER, a Triunfo teve cinco anos para duplicar um total de 648 km e não cumpriu o acordo. Neste período, a concessionária conseguiu duplicar apenas 17,16% do previsto, ou seja, 111,2 km.

Apresentação de projeto de duplicação

                 Em Março deste ano, o G1 divulgou que a Justiça determinou à Triunfo Concebra que apresentasse, em 90 dias, todos os licenciamentos e projetos necessários para a execução de obras da duplicação e implantação de melhorias previstas no Programa de Exploração Rodoviária - PER das rodovias BR-153 e BR-262 à Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.

                 A decisão é da 4ª Vara Federal de Uberaba, por meio de liminar concedida ao MPF, que ingressou com uma ACP. Dessa forma, foi determinado que a Triunfo teria que executar as obras em no máximo três anos, sendo que cabe à ANTT não mais permitir prorrogações para a execução do trecho de 391 km.


                 Caso não cumpra com os prazos estabelecidos, a Triunfo Concebra estaria sujeita à suspensão da cobrança da taxa de pedágio nos postos de arrecadação instalados nas rodovias.

                 Em entrevista ao vivo no MG1 no dia 21 de Outubro, o procurador Thales Cardoso afirmou que no aspecto da manutenção e da assistência ao usuário, a atuação da Triunfo Concebra está regular. Contudo, o grande problema é quanto ao investimento, principalmente para a duplicação, implementação de retornos e monitoramento eletrônico da rodovia, o que levou o MPF a ajuizar a ACP.

"A BR-262 é uma rodovia que tem uma infraestrutura que já não comporta seu movimento, o que gera riscos aos usuários. A infraestrutura insuficiente associada à imprudência de muitos motoristas acaba gerando um número de acidentes grande com vítimas. 

Entramos com essa ACP para tentar compelir a concessionária a cumprir o contrato de concessão, já que o prazo de cinco anos para a conclusão da duplicação já se expirou. A concessionária cumpriu apenas cerca de 10% da duplicação da rodovia no trecho de Campo Florido para que ela pudesse cobrar o pedágio, mas apuramos que nada mais foi duplicado. O tempo se passou e continua nessa situação"
                 Explicou o procurador.

                 Ainda de acordo com o MPF, no dia 12 de Março a empresa entrou com embargos de declaração, que é um recurso ao juiz para que esclareça determinado aspecto de uma decisão proferida quando se considera que há alguma dúvida, omissão, contradição ou obscuridade.

                  No dia 30 de Abril, a Justiça acolheu parcialmente os argumentos da empresa, mas manteve a decisão e os prazos para apresentação dos projetos. Contra essa decisão, a concessionária, em 20 de maio, apresentou novos embargos de declaração, mas em 2 de outubro foram rejeitados e declarados protelatórios pela juíza da 4ª Vara Federal Cível e Criminal de Uberaba.

                 Por isso, foi estabelecida à Triunfo uma multa prevista no art. 1.026, § 2º do Código de Processo Civil - CPC no valor de mais de R$9.000.000,00, correspondente a 2% do valor total da ação, que é de R$46.000.000,00.

Posicionamento da Triunfo

                 A Triunfo Concebra informou que tem tratado da Ação Civil Pública prestando informações e seguindo os trâmites legais, sendo que no que se refere ao objeto da referida ação, o contrato de concessão tem desequilíbrios por parte do Poder Concedente, os quais já estão sendo discutidos.

                 Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Cachorro é levado pela correnteza do Ribeirão Arrudas, Região Oeste

EM flagrou animal no leito do córrego, moradores se mobilizavam para tomar providências e os bombeiros chegaram a ser acionados, mas o cão caiu na água.


                 Um cachorro foi levado pela correnteza do Ribeirão Arrudas na manhã desta Segunda-feira (191202), Região Oeste de Belo Horizonte-MG. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas não houve tempo.

                 Mais cedo, enquanto registrava os trabalhos de limpeza e reparo na Avenida Tereza Cristina, Região Oeste de Belo Horizonte, onde houve alagamento na noite de Domingo, a reportagem do Estado de Minas - EM flagrou um cão preso no leito do ribeirão, que está com o volume maior por causa da chuva.

                 Moradores chegaram a se mobilizar para encontrar uma forma de retirá-lo com ajuda de um balde amarrado em uma corda e ração. O Corpo de Bombeiros foi chamado para o resgate, mas o animal acabou sendo arrastado pela correnteza.


                 Um vídeo registrado no local mostra o momento em que o cão, que estava no leito, anda na direção da água e acaba sendo levado. 

                  Com Informações de: Estado de Minas.

MINAS GERAIS - Unidades prisionais do Triângulo mineiro racionam água mesmo antes de medida proposta pelo governo

Informação foi confirmada pela direção de alguns presídios procurados pelo G1; reportagem entrou em contato com as principais cidades da região. Proposta foi feita pelo Estado para economizar após avaliar consumo em excesso.


                   Algumas unidades prisionais de cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba já racionam água mesmo antes da medida anunciada pelo governo de Minas Gerais.

                   A mudança começou a valer no início de dezembro. O G1 entrou em contato nesta Terça-feira (191203) com os principais presídios e penitenciárias da região para saber se a restrição foi adotada. 

                   Em Uberlândia-MG, Araguari-MG e Araxá-MG, a diretoria informou que já praticava o racionamento.

                   Segundo o governador Romeu Zema (Novo), a medida visa gerar economia aos cofres públicos. Já a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP garante que a novidade não vai prejudicar os trabalhos de ressocialização.

                   Em Uberlândia, o diretor da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga e do Presídio Professor Jacy de Assis, Luciano Cunha, informou que as duas unidades já adotam o racionamento há alguns anos. 
                   Em Araguari, a direção informou que adotou a medida há alguns meses no presídio da cidade.

                   Já no Alto Paranaíba, a direção do presídio de Araxá disse que também começou o racionamento antes da medida ser anunciada pelo governo do Estado. Porém, não informou há quanto controla a disponibilidade de água.

                   O G1 entrou em contato com a direção da penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba-MG, Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares, em Patrocínio-MG e com o Presídio Sebastião Satiro, em Patos de Minas-MG

                   Todos pediram para que o contato fosse feito com a SEJUSP. Esta, por sua vez, informou que o Estado não comentará a implementação de forma individualizada.

Racionamento


                   O Estado determinou que a água nos presídios poderá ser utilizada por seis horas diárias. A medida foi definida, pois segundo a secretaria, dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento mostram que um detento gasta em média 88% a mais de água do que um cidadão em liberdade.

                   Em nota, a SEJUSP informou que o gasto mensal com água nas unidades prisionais de todo o Estado é de R$7.500.000,00 e que em 2019, outras medidas já reduziram em R$500.000,00 os custos.

                   A secretaria informou também que espera economia de pelo menos 10% com a nova medida e que o direito dos presos serão mantidos.

“A limitação do uso de água pelos detentos nas unidades prisionais do Estado é uma medida de gestão que busca eficiência no setor público, sem desperdício do dinheiro do contribuinte e com a garantia da manutenção dos direitos dos presos e da pessoa humana”
                   Informou a SEJUSP.

                   Em nota, a Defensoria Pública de Minas Gerais disse que discorda da medida e estuda ingressar com ação extrajudicial ou judicial ainda esta semana para evitar o racionamento.

                   Na Segunda-feira (191202), o governador Romeu Zema afirmou que a situação nos presídios está sendo monitorada e que acredita que o racionamento não deve provocar revolta entre os detentos.

                   Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Portador de ELA é exemplo de interação nas redes sociais e 'fala' com os olhos da alegria de viver

O mineiro Enilton Barbosa se comunica através de um computador adaptado doado pela Associação Pró-Cura da ELA; nas redes sociais, ele manifesta gratidão e amor pela vida.



                Os olhos estão sempre atentos à tela do computador e é com eles que o mineiro Enilton Barbosa de 46 anos, interage com o mundo transmitindo o quanto ama viver.

                Mesmo portador da doença degenerativa Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA há oito anos, doença que lhe tirou todos os movimentos do corpo há três, não deixa de participar ativamente das redes sociais, onde esbanja alegria e carisma.

                A ELA é uma doença sem cura, de causa desconhecida, que provoca a morte gradativa de neurônios responsáveis pelos movimentos, gerando atrofia e fraqueza musculares. Raciocínio, visão, paladar, olfato e tato não são afetados.


                Enilton Barbosa tem um canal no YouTube em que compartilha momentos do seu dia a dia. A inspiração dele vem do cientista e físico britânico Stephen Hawking, que sofria da mesma doença e morreu em março de 2018, aos 76 anos.

“Muitas pessoas não conhecem a ELA, gosto de compartilhar para as pessoas conhecerem a doença. Eu sou muito feliz e aconselho as pessoas a viverem a vida com felicidade, a vida é muito boa. Aproveitem ao máximo"
                Diz.

                Enilton, que é da cidade de Montes Claros-MG, usa um notebook que tem um mouse óptico com câmeras que leem o movimento dos olhos e, através da voz robótica produzida pelo aparelho, ele consegue expressar sentimentos e emoções. E foi assim que ele recebeu a reportagem do G1 em sua casa, onde vive com a esposa com quem é casado há 26 anos.


                Enilton considera o pesquisador Stephen Hawking um “exemplo de vida”. Hawking foi um dos cientistas mais conhecidos do mundo e sobreviveu por décadas com a doença degenerativa.

                A perda dos movimentos não representou o fim dos sonhos de Enilton, um deles muito especial.


“Eu tenho sonho de descobrir a cura da Esclerose Lateral Amiotrófica porque acredito em Deus e nos homens”.


Da paixão pelo futebol ao diagnóstico

                Enilton conta que não conhecia a doença até receber o diagnóstico.

“Os primeiros sintomas foram a fala arrastada e a mão foi atrofiando. Quando descobri a doença, foi um baque grande, eu chorei muito. Eu não conhecia e comecei pesquisar”.

                Na época, o então motorista de ônibus tinha uma grande paixão: 
                O futebol.

“Eu amo futebol, mas tive que parar há 8 anos, quando adoeci. Eu comecei jogando com 15 anos no time da Vila Craranha Bela Vista, disputei a Copa da Rádio Sociedade e depois fui morar em Brasília onde disputei no time de base do Gama, no time amador Itamaracá e no time do Sindicato dos Rodoviários de Brasília”.


Tratamento e a grande ajuda

                Enilton vive ligado a vários aparelhos em uma mini UTI que foi montada na sala de casa. Os equipamentos foram doados pela Associação Pró-Cura da ELA, com sede em São Paulo.

“Eu estou vivo graças a Deus, ao meu amigão Jorge Abdalla [presidente da associação] e a minha esposa. Sou muito feliz e, se não fosse a associação, eu não teria essa qualidade de vida. E isso é muito importante para um portador de ELA”.

                A associação oferece o notebook com um mouse óptico, que permite a comunicação pelos olhos, ventilador mecânico (aparelho para respirar), aparelho de tosse, um guincho para transferi-lo da cama para a cadeira de rodas e um umidificador para evitar secreção.

“Os aparelhos custam cerca de R$ 66 mil e a associação vive de doações. As vezes é difícil conseguir doadores porque as pessoas preferem ajudar uma causa que tenha cura. Mas com os aparelhos os pacientes podem ter qualidade de vida e viver por muito mais anos. Apesar de não se locomoverem, os pacientes com ELA são muito felizes e gratos a Deus pela vida”
                Afirma o presidente da associação, Jorge Abdalla.

                A ajuda também vem da Prefeitura. A mini UTI, conta com um concentrador de oxigênio e um oxímetro emprestados pelo município. A família ainda recebe fraudas e é assistida pelo programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, com a visita de fisioterapeuta, médico, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo.

                Enilton é monitorado 24 horas pela esposa e por técnicas de enfermagem que são contratadas pela família. Para arcar com as despesas, a esposa pede ajuda da população e faz feijoadas para vender.

“Ele recebe R$ 1.350 por mês e o gasto com as enfermeiras é de R$ 2.600, eu preciso delas porque não consigo cuidar dele sozinha. Também tenho gasto com uma pomada que ele usa que custa R$ 80 e um remédio para evacuar que custa R$ 60. Faço feijoada uma vez ao mês para arrecadar o dinheiro e conto com ajuda de amigos”
                Conta Célia Valéria, mulher de Enilton.

Compartilhando alegrias


                Ouvir música, conversar pelo Whatsapp e assistir a filmes. Esses são os programas prediletos do Enilton, mas ele também não abre mão de um bom passeio. Com a ajuda da esposa e dos profissionais do Melhor em Casa, ele costuma ir a shoppings, cinema, clube e à casa de amigos.

“Eu gosto muito de passear, gosto de ver as pessoas e encontrar os amigos. Eu me sinto mais feliz, me sinto vivo”.

                O último passeio ao clube foi no final do mês de Novembro e os momentos foram registrados pela esposa. O vídeo está postado no canal do Youtube e as fotos no Facebook. Na legenda, ele diz: 

"As pessoas deve achar que um passeio desse não faz diferença para elas [profissionais do Melhor em casa], mas para mim dá uma vontade de viver mais e mais".

“Nós marcamos com antecedência no transespecial [veículo da prefeitura que transporta pessoas com dificuldade de locomoção], que nos pega aqui em casa. Nos comunicamos com as médicas e as técnicas de enfermagem, porque são muitos equipamentos pra levar. Ele vive tão bem que não parece ter ELA
                Conta a esposa Célia.

                A fonoaudióloga Cíntia Martins Silqueira acompanha Enilton há 6 anos e sempre que é possível vai aos passeios.

“Eu ajudo com prazer mesmo, é gratificante ver o olhar de satisfação e poder oferecer o mínimo de qualidade de vida para ele”
                Diz Cíntia.

                Nesse período, Cíntia aprendeu lições que serão levadas pra vida toda.

“Eu aprendi a ser grata com os mínimos detalhes e dar mais valor à vida. Enilton é uma bênção que Deus colocou na minha vida. Mesmo nessa situação, ele é totalmente de bem com a vida, positivo e sempre acredita que as coisas vão dar certo”.

Associação Pró-Cura da ELA


                A Associação Pró-Cura da Ela foi criada em 2013 e atende 1.300 pacientes com ELA em todo o Brasil. Vinte profissionais ajudam no trabalho voluntário.

“Além dos aparelhos que dão uma qualidade de vida aos pacientes, a associação também oferece informações médicas, fisioterapia respiratória, fisioterapia motora, nutrição, terapia ocupacional, psicologia e medicamentos. Os atendimentos são na sede da Associação e também por telefone e pela internet”
                Explica o presidente Jorge Abdalla Júnior.

                Segundo ele, no país cerca de 14.000 pessoas são portadoras da doença. Os pacientes que dependem exclusivamente do SUS e não recebem a ajuda de uma associação sofrem muito, conforme explicou o presidente da entidade.

“Normalmente, essas pessoas precisam morar no hospital para ficarem ligadas nos aparelhos porque é difícil o governo ter esses equipamentos para todos. Se não fosse a associação, muitas pessoas que estão vivas hoje poderiam estar mortas. Estão vivas e com qualidade de vida”
                Conta Abdalla.

                A ideia de criar a associação começou depois que Jorge, que é empresário do setor de estacionamentos, conheceu a advogada Alexandra Lebelson Szafir, portadora de ELA. Os dois fizeram amizade pela internet e conversavam sobre diversos assuntos, mas Jorge não sabia que Alexandra tinha a doença até receber de presente a segunda edição do livro DesCasos, escrito pela advogada.

“No prefácio dizia que ela era portadora de ELA. Aí eu marquei para conhecê-la pessoalmente, eu não sabia nada sobre a doença e ao chegar na casa dela, eu fiquei chocado. Ela estava acamada, não falava e vivia ligada nos aparelhos. Eu chorei muito neste dia e ofereci ajuda”.

                A resposta de Alessandra está guardada na memória do empresário.

“Ela disse: eu não preciso de ajuda, eu sustento minha casa, educo meus filhos e ajudo pessoas que têm ELA e que não têm a mesma condição minha”.

                A partir deste dia, os dois começaram a fazer ações para adquirir computadores para ajudar na comunicação dos pacientes com ELA. Na época, o equipamento custava R$40.000,00. Com o passar dos meses, Jorge percebeu que os pacientes precisavam de muito mais e nasceu a associação.

“Faltava informação, cadeiras de rodas, atendimento especializado. A associação nasceu com o propósito de levar conhecimento e uma ajuda para pacientes carentes. 

Hoje nós fazemos cursos de capacitação nas capitais para levar informações sobre a doença para os médicos. As fonoaudiólogas e fisioterapeutas do programa Melhor em Casa, em Montes Claros, também já participaram dessa capacitação em São Paulo”.

                Alexandra foi diagnosticada em 2005 e faleceu em 2016, e o empresário deu continuidade ao trabalho voluntário. Atualmente, ele dedica sete horas do dia para ajudar pacientes com ELA e diz que teve a vida transformada.

“Eu passei a enxergar o mundo de outra forma depois de ver esses pacientes com essa doença grave felizes. O que eu mais escuto deles é como ‘Deus é bom, eu tive sorte’. É uma lição de vida constante está no meio deles. Essa doação diária é um presente para mim e recebo tudo em dobro de Deus”
                Fala emocionado.

Entenda a doença

                A Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA é uma doença degenerativa faz parte de um grupo de doenças do neurônio motor, que afeta as células que se conectam e controlam os músculos.

“A doença leva a uma fraqueza muscular e atrofia intensa em todos os músculos do corpo, até da fala, deglutição e respiração, o que leva a morte”
                Explica o médico neurologista Rodrigo de Holanda Mendonça
                Ele é especialista em doenças neuromusculares e voluntário da associação há 1 ano e meio.

                O especialista esclarece que o diagnóstico é puramente clínico e deve ser feito por um neurologista, mas exames como a eletroneuromiografia e a ressonância magnética de crânio e coluna dão suporte ao diagnóstico. Os sintomas derivam da fraqueza e atrofia muscular, que podem começar na perna, braço, mão ou na musculatura da face.

"Não existe um tratamento específico pois não se sabe a causa exata que inicia a neuro-degeneração desses neurônios motores. 
Portanto, a ELA, em sua maioria, é idiopática [de causa espontânea ou desconhecida], mas em cerca de 10% [dos casos] conhece-se bem a causa, que é genética. 
A única droga aprovada no Brasil é o Riluzol que apenas lentifica a evolução da doença. Portanto, o tratamento baseia-se ainda em terapias de suporte para melhorar a qualidade de vida”.

                Segundo o especialista, existem diversas pesquisas sendo feitas com tratamentos específicos para os casos genéticos, inclusive com ensaios clínicos em andamento nos EUA.

“A partir do momento que conseguirem tratar efetivamente esse grupo de pacientes com ELA de causa genética, abre-se uma esperança para os demais pacientes”
                Conclui.


                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS