Portal faz a cobertura de municípios do Norte, e parte do Noroeste e região Central do estado, além do Vale do Jequitinhonha.
São 2190 dias, com informações atualizadas a todo o momento. O G1 Grande Minas completa seis anos de atuação nesta Sexta-feira (180921), e tem se consagrado na região pelo jornalismo interativo e próximo do público.
Nesse processo, o portal se adequou às demandas do internauta, sempre com a missão rápida e precisa para os 134 municípios na área de cobertura, aproximadamente 2.300.000 de internautas e telespectadores.
Adriana Lisboa, coordenadora do G1, destaca que o portal agregou possibilidades para os internautas que querem se manter atualizados sobre tudo que acontece na região. Interesse que potencializou o número de visitas ao portal: de 1.000.000 de acessos no primeiro ano, para 20.000.000 atualmente. Nesse percurso, são contabilizadas mais de 80.000.000 de visualizações.
“O G1 é a principal fonte de informação da região para aqueles que buscam saber o está acontecendo na sua área em tempo real.
Claro que a TV tem um apelo emocional, com imagens, que é uma ferramenta diferenciada.
Mas, em contrapartida, o jornalismo online tem a instantaneidade. Aconteceu o fato e nós já divulgamos.
Mas a palavra do momento é a 'integração', um veículo complementa o outro”
Comenta.
Essa evolução pontuada pela coordenadora é sentida com a presença do G1 nos telejornais da Inter TV. Fator que contribuiu para o portal atingir cada vez mais pessoas.
“Isso fortaleceu ainda mais a isonomia entre as ferramentas de comunicação dentro da mesma empresa. Essa interatividade permitiu a participação do G1 tanto no Inter TV Notícias, como do MG Inter TV 1ª Edição. E a resposta do público foi extremamente satisfatória. Percebemos em números que a audiência aumentou. À medida que chamamos as matérias que estão na página, a resposta é automática, porque elas começam a ser mais visualizadas”
Avalia Adriana Lisboa.
Com um novo ano, vem os novos desafios. É assim que o G1 segue a caminhada para levar o conteúdo aos diferentes pontos de cobertura. O desafio agora é alcançar todo o público online da região, um grupo que se destaca pelo uso simultâneo de vários meios de comunicação.
“Hoje temos um consumidor multiplataforma, ele está com a televisão ligada, mas, ao mesmo tempo, está com o celular checando o que acontece. Ele é multimodal.
E é isso que os experts perceberam: não precisa desligar um veículo para acessar o outro. Pelos dados, a maior audiência é pelo celular, e acompanhando essa tendência, o G1, ao longo do tempo, mudou a plataforma para ser visualizada pelos mobiles.
Tudo para atender esse público que está com o celular ligado, em qualquer lugar”
Matérias de destaque
Além da matéria principal sobre a tragédia da creche em Janaúba-MG e seus desdobramentos, outras cinco matérias ficaram no topo durante esses seis anos.
Seja por meio das matérias do esporte da região, as notícias sobre a economia, política e saúde, ou as ocorrências policiais, o portal buscou a solidez no mercado e se tornou referência em conteúdo online.
Em meio a isso, alguns acontecimentos marcaram a trajetória. É o caso do incêndio na Creche Gente Inocente, que ocorreu em outubro, na cidade de Janaúba-MG. A tragédia tomou proporção nacional e, como ressalta Adriana Lisboa, foi um divisor de águas na história do G1.
“Estávamos alimentando todo o país com informações, e com uma equipe enxuta. Isso demostrou comprometimento de toda a equipe, porque conseguimos subir 20 links em três dias, sem deixar nenhuma informação para trás.
Aprendemos muito com isso. Ao mesmo tempo que estávamos comprometidos, também estávamos emocionalmente desgastados.
Em nenhum momento pensamos em ganhar audiência, mas passar a informação. A sensação era que estávamos no automático, se parasse, era choro.
Trabalhamos com lágrimas nos olhos, arrepiando.
Mas com cuidado para equilibrar entre o emocional e o profissional”
Destaca Adriana.
Demandas para o G1 Nacional
Além das demandas locais, o portal G1 Grande Minas também atende demandas para o G1 Nacional. Entre eles se destaca o ‘Monitor da violência’, que é o principal projeto do portal.
“Com a participação dos profissionais de todas as afiliadas, foi feito o mapeamento da violência do Brasil, dando identidade, tanto das vítimas, quanto dos autores.
Acompanhando por um ano como estava o andamento do processo, e se foi identificado o autor de determinado crime, como a justiça acompanhava o caso.
Sem a participação do G1 local isso não seria possível. Isso foi uma extensão de braços de todas emissoras afiliadas"
Diz.