PESQUISA NESTE SITE:

06 dezembro 2019

UNAÍ-MG - Prefeitura é parceira no projeto de preservação da área da Cachoeira do Rio Preto


                  Alunos da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, situada no Bairro Cachoeira, e assistidos da APAE de Unaí-MG começaram as atividades, nesta Quarta-feira (191204), de forma bem incomum. 

                  Iniciaram o dia plantando mudas de árvores na região da cachoeira do Rio Preto. As 160 mudas de árvores nativas do cerrado e frutíferas foram doadas pelo Viveiro Municipal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente


                  A ação é parte do projeto de Amanda Martins e Isabela Veloso, alunas do 5º período do curso de biologia da Unimontes e estagiárias na Escola Tancredo Neves. Para executar o projeto, as acadêmicas contam com o apoio da Prefeitura de Unaí, do SAAE, da Usina Hidrelétrica de Queimados, da Polícia Ambiental e de professores e orientadores da Unimontes.

                  O projeto de preservação da região da Cachoeira do Rio Preto nasceu da inquietação de Amanda Martins, frequentadora assídua do local e moradora das Chácaras Park Rio Preto, comunidade mais próxima da cachoeira. Nas visitas semanais que fazia à área, Amanda se indignava com o que via: Lixo por todos os lados, restos de entulho de construção civil e abandono generalizado. 


                  Dividiu sua inquietação com a colega Isabela, que também se indignou, e resolveram tomar uma atitude. 

"Existia a ideia, a gente pensava, mas não sabia como pôr isso no papel"
                  Revelou Amanda.

                  Não se deram por vencidas. Resolveram pôr mãos à obra, procuraram ajuda. A resposta surgiu no início deste ano, ao encontrarem o professor da Unimontes Murilo Malveira, doutor em ecologia. Ele orientou as acadêmicas e ajudou a redigir o projeto. 


"Ele veio aqui na área e nos disse o que podia e o que não podia ser feito"
                  Contou Amanda
                  Esse projeto foi apresentado ao prefeito José Gomes Branquinho e a outros parceiros.

"Todo projeto ambiental que chega ao gabinete do prefeito, e ele entende que é bom para a população, ele manda abraçar a causa e cumprir, ajudar na execução"
                  Explica a secretária municipal de Meio Ambiente Cátia Regina Rocha


De acordo com a secretária, se a comunidade anseia em plantar, cuidar, preservar, cabe à Prefeitura ser parceira. "Projetos bons, necessários e viáveis, somos parceiros"
                  Afirmou.

                  E, de fato, a Prefeitura vem sendo uma importante parceira na execução das ações: a Secretaria de Obras removeu do local oito caminhões caçamba de resto de material de construção civil e outros materiais descartados irregularmente no local, como sofás, fogões, pneus, entre outros que a população não deveria descartar no ambiente.

Risco de afogamento



                  As intervenções na região não se limitam apenas ao aspecto de preservação do ambiente. Abarcam também a proteção e segurança dos frequentadores e banhistas. 

"Aqui é muito frequentado. Há um grande fluxo de pessoas principalmente na época seca, com pico no mês de setembro. O risco de afogamento é grande, inclusive com mortes na cachoeira"
                  Ressaltou Amanda.

                  Para advertir os frequentadores, especialmente banhistas, sobre os riscos de afogamento, a Prefeitura providenciou a confecção de placas. 

                  As placas de alerta já estão sendo instaladas. A prefeitura também vai adquirir boias para demarcar os pontos na cachoeira onde mais ocorrem acidentes. 
                  O Corpo de Bombeiros será responsável pela demarcação.


                  O entorno receberá lixeiras, doadas pela Usina Hidrelétrica de Queimados, e placas que a prefeitura já providenciou para transmitir mensagens de preservação do ambiente. Para efetivar essa preservação, no entanto, Amanda e Isabela pretendem "institucionalizar" o projeto dentro da universidade, para que outras turmas de estudantes continuem agindo e monitorando o local ao longo do tempo.

"Para garantir que as ações sejam contínuas no local e que o projeto avance para outras ações, como a educação ambiental dos ribeirinhos, dos moradores das chácaras vizinhas e dos frequentadores da cachoeira"
                  Justificaram.

                  Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

PATOS DE MINAS-MG - Bombeiros localizam corpo de jovem que pulou no Rio Paranaíba para fugir da polícia e se afogou

O Corpo de Bombeiros vinha fazendo buscas no Rio Paranaíba desde a manhã desta Quarta-feira (04).


                 O Corpo de Bombeiros informou na manhã desta Sexta-feira (191206) que localizou o corpo de Fernando José Brito da Silva. O jovem de 22 anos estava desaparecido desde a noite de Terça-feira (191203) quando teria fugido de uma abordagem da Polícia Militar, em Patos de Minas-MG
                 Ele estaria em um carro furtado junto com outras três pessoas.

                 Na ação, a Polícia Militar apreendeu um adolescente de 17 anos e prendeu Willian de Paula Rodrigues de 19 anos. Fernando e outro jovem identificado como Marcos Gonçalves Cândido, conhecido como Girino, fugiram pulando nas águas do Rio Paranaíba
                 Girino conseguiu sair, mas Fernando acabou se afogando.

                 O Corpo de Bombeiros vinha fazendo buscas no Rio Paranaíba desde a manhã de Quarta-feira. Nesta manhã, o corpo de Fernando foi localizado no trecho do Rio Paranaíba que passa nos fundos do Bairro Residencial Quebec. Para facilitar a retirada, os bombeiros vão descer com a vítima até a Ponte do Bigode
                 A perícia foi acionada.



                 O corpo será encaminhado para o IML para que a família possa fazer o reconhecimento e esclarecer se é realmente é o corpo de Fernando.



Outras fotos:



















                 Com Informações de: Patos Hoje.

PATROCÍNIO-MG - Ao abordar motorista na MG-230 militares encontram comprimidos de ecstasy

O condutor apresentava disperso e em seu depoimento apresentava bastante controverso.


                Na madrugada desta Sexta-feira (191206), por volta das 03:55 horas, a Polícia Rodoviária Estadual - PRE durante deslocamento pela MG-230, Km 83, próximo ao Distrito de Salitre, município de Patrocínio-MG, avistou o caminhão VW 24.280 CRM 6x2, cor cinza, placas do município de Igaratinga-MG, com a placa de identificação traseira coberta por papelão, não sendo possível a guarnição ter a visibilidade dos números, gerando suspeição da procedência do veículo.

                Os militares deram ordem de parada e o condutor reteve seu veículo no pátio do posto de combustível do Distrito de Salitre de Minas.

                A PRE ao verificar o veículo constatou que tanto a placa de identificação traseira quanto a dianteira estavam com os caracteres alfanuméricos tampados com a caixa de disco tacógrafo.

                Os militares ao perguntarem G. H. P. S. que é o condutor do veículo, o mesmo alegou que alguém tinha intenção de prejudica-lo tampando suas placas.

                A PRE deu continuidade a vistoria no interior do veículo e localizou na cabine na parte superior um compartimento acima do para-brisa um frasco laranja com cinco comprimidos de ecstasy.

                O condutor alegou no local da abordagem que tinha adquirido por R$40,00 em um posto de combustível que não recordava o nome, e na delegacia o mesmo alegou que um amigo havia dado a substância para o mesmo.

                O condutor apresentava disperso e em seu depoimento apresentava bastante controverso.

                Os militares deram voz de prisão ao condutor e conduziram ileso a autoridade policial para as devidas providencias.

                A PRE salienta que ao questionar o condutor a respeito de um possível acidente envolvendo outro veículo a respeito do uso deste tipo de substância o mesmo alegou que "fazer o que, acidente acontece"

                Com informações e fotos: PRE.

                Com Informações de: Patrocínio Online.

PLANALTINA-DF - PM de folga mata suspeito e deixa outro ferido durante tentativa de assalto

A Policial militar reagiu após abordagem de dupla armada com faca. Homem de 23 anos morreu na hora; caso foi registrado como roubo a comércio.


                    Uma tentativa de assalto a uma policial militar terminou com um suspeito morto e outro ferido na noite desta Quinta-feira (191205), em Planaltina-DF, no Distrito Federal.

                    Segundo a Polícia Civil, a soldado, de 32 anos, estava de folga e fechava as portas de uma loja na região quando foi abordada por dois homens armados com facas, por volta das 19:30 horas.

                    De acordo com as investigações, os suspeitos chegaram de bicicleta e anunciaram o assalto. Na ação, os homens tomaram o celular de uma mulher que estava com a militar, quando a policial reagiu e atirou contra os assaltantes.


                    O caso foi registrado na 16ª Delegacia de Polícia - Planaltina como roubo a comércio.

                    O suspeito de 23 anos morreu no local. O comparsa dele, de 19 anos, conseguiu fugir, mas acabou caindo na porta de um bar, a quatro ruas do local. Ele foi socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital Regional de Planaltina, onde segue detido.

                    A soldado que efetuou os disparos foi até delegacia, prestou depoimento e foi liberada em seguida.

                    O G1 aguardava um posicionamento da PM até a publicação desta reportagem. Em nota enviada à TV Globo, a corporação disse que faz operações especiais de policiamento na região.


                    Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Motociclista de 44 anos morre ao colidir contra caminhonete na avenida JK

O corpo será encaminhado para o IML. 
Vanderlei não possuía carteira de habilitação.


                 Na manhã desta Sexta-feira (191206), um motociclista de 44 anos ficou gravemente ferido, após uma colisão contra uma caminhonete, quando trafegava pela Avenida JK em Patos de Minas-MG

                 A Vítima foi imediatamente encaminhada para o Hospital Regional da cidade, mas morreu ao dar entrada, devido as graves lesões. Ele foi encaminhado posteriormente para o IML, onde deverá ser constatado as causas de morte. O acidente aconteceu por volta de 08:00 horas da manhã desta Sexta-feira. 

                 Segundo informações de testemunhas, o motociclista trafegava pela pista central da Avenida JK em sentido ao viaduto da BR-365 quando acertou em cheio uma caminhonete que atravessava a via. 
                 A batida foi tão forte que a HONDA NX 200 ficou presa à caminhonete.

                 O condutor da motocicleta foi arremessado ao solo e parou em cima do canteiro central. Ele teve ferimentos graves. Uma unidade do SAMU atendeu a ocorrência, realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para o Hospital Regional
                 O motociclista não resistiu aos ferimentos e faleceu pouco tempo depois.

                 O condutor da motocicleta foi identificado como Vanderlei Pereira de Assis, de 44 anos. O motorista da CHEVROLET S10, Felisberto Paiva Carvalho, 49 anos, relatou para a Polícia Militar que seguia pela avenida na pista lateral em sentido ao Viaduto e, ao adentrar na pista central, não viu a motocicleta se aproximar, momento em que houve a colisão.


                 Felisberto se propôs a realizar o teste do etilômetro e o resultado foi 0,0. O motociclista não possuía CNH. O médico que atendeu a vítima disse que ele sofreu uma Parada Cardio-Respiratória - PCR e veio a óbito após cerca de 30 minutos de tentativas de reanimação. 
                 O médico acredita que ele teve um trauma nos pulmões.

                 Com Informações de: Patos Hoje.

TRÊS CORAÇÕES-MG - Penitenciária doa brinquedos e móveis produzidos por detentos

Três escolas públicas e duas instituições assistenciais foram beneficiadas com os objetos de madeira fabricados em oficinas dentro da unidade prisional.


                  Cerca de 60 brinquedos pedagógicos e 45 móveis foram doados nesta Quarta-feira (191204) para escolas públicas e instituições assistenciais de Três Corações-MG e Varginha-MG, no Sul de Minas

                  As peças são feitas em madeira e fabricadas por 15 presos da Penitenciária de Três Corações, em duas oficinas instaladas dentro da unidade prisional. A entrega aconteceu no estacionamento da penitenciária, com a presença de representantes dos beneficiados e a participação dos detentos.

                  Os brinquedos consistem em carrinhos, quebra-cabeças, trenzinhos, dados e jogos que ajudam a desenvolver o raciocínio e a capacidade de identificar formas e cores. Dentre os móveis, há estantes, prateleiras, mesas e cadeiras coloridas para crianças e adultos.

                  Um dos principais responsáveis pela fabricação das peças é o detento Luís Gustavo Andrade Olivé, 33 anos, marceneiro profissional. Além de criar as peças, originadas de paletes oferecidos por empresas da região, ele atua também como professor. 

“Fico muito feliz em ensinar, aqui na oficina da penitenciária, e possibilitar o aprendizado de uma profissão para os colegas. Alguns já têm planos de montar uma marcenaria quando terminarem de cumprir suas penas”
                  Relatou o detento.

                  Graças a dois projetos, é possível manter em funcionamento as duas oficinas da penitenciária: o Mobiliando Sorrisos e a Fábrica da Alegria. No primeiro, os paletes são desmontados, cortados, lixados, e as peças ganham forma. 
                  No segundo, toda a produção ganha cores.

                  Os projetos Mobiliando Sorrisos e Fábrica da Alegria foram desenvolvidos pela Diretoria de Trabalho e Produção da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública - SEJUSP, e garantem que o trabalho de internos do sistema prisional beneficie a comunidade local, por meio da doação de brinquedos e mobiliários fabricados com madeiras que seriam descartadas.

                  Para o diretor-geral da Penitenciária de Três Corações, Maurício Victor da Silva, os projetos demonstram a importância do sistema prisional na sociedade. 

“Temos a obrigação de contribuir e participar de ações sociais; estamos inseridos na comunidade e não isolados. Transformar o cárcere em um local de formação profissional e produção de bens materiais é o caminho para novas perspectivas de vida”
                  Justifica o diretor-geral.

                  Foram beneficiadas as seguintes instituições de Três Corações

                  Centros Municipais de Educação Infantil I e II 
                  Maristela Meliato
                  Professora Terezinha Aparecida Vilela Pompeu
                  Casa da Sopa da Sociedade São Vicente de Paulo;
                  Escola Municipal Capitão Morbello Vendramini

                  Em Varginha, a beneficiada foi a Oásis, especializada em atender pessoas com necessidades especiais.


Encontro

“Fiquei muito contente e emocionada em ver os detentos empenhados nas duas unidades de produção. Eles nunca mais serão os mesmos. É impossível passar por uma experiência como essa e não sair transformado”

                  Refletiu a diretora do Cemei I e II Maristela Meliato, Ana Castro Barilo, após visitar as oficinas dos projetos Mobiliando Sorrisos e Fábrica da Alegria.

                  A emoção de conhecer pessoalmente o local de onde saem as inúmeras peças coloridas somou-se à de reconhecer um ex-aluno trabalhando na marcenaria. 

“Conversamos muito. Fiquei sabendo que ele é pai de um menino de três anos, aluno da nossa escola”
                  Contou comovida a diretora.

                  Os Cemeis I e II receberam uma estante, duas mesas de refeitório e duas prateleiras longas para ajudar a organizar parte do material escolar. A diretora elogiou o acabamento das peças e agradeceu a doação. 

“Chegou na hora certa. Estávamos quase comprando estes móveis, e agora vamos usar a verba para outras necessidades”
                  Explicou Ana Castro Barilo.


Terapia

                  Os projetos têm trazido resultados muito além do esperado. Um deles é a recuperação de um preso, que recentemente tentou autoextermínio dentro da cela. As atividades com os móveis e brinquedos fazem parte do tratamento de saúde, e agora ele integra o grupo de colegas ansiosos por abrir a própria marcenaria. 

“A gente esquece um pouco das dores do mundo, quando se está trabalhando e produzindo coisas bonitas. Devo muito da minha vontade de viver ao projeto. É bom saber que os brinquedos e móveis vão levar alegria para crianças”
                  Refletiu o detento*.

                  A gerente de produção da Penitenciária de Três Corações, Andrêssa Pompeu Athanasio, acredita nas possibilidades de ressocialização por meio do trabalho. 

“Estar em contato direto com os presos na área de produção é muito gratificante. Passamos realmente a ter fé na ressocialização, especialmente ao ver o quanto eles levam a sério o trabalho”
                  Revelou.
* O nome do preso não foi revelado para preservar sua identidade.

Texto: Bernardo Carneiro
Fotos: Andrêssa Athanasio


                  Com Informações de: SEAP-MG.

PORTEIRINHA-MG - Jovem mata pai para proteger a mãe que era ameaçada com uma faca, diz polícia

Claudionor Alves Cordeiro de 50 anos foi morto com pedradas e facadas em Porteirinha, no Norte de Minas; mulher disse que terminou o relacionamento de 21 anos há cerca de um mês porque era ameaçada de morte constantemente pelo marido.


                 Um jovem de 20 anos matou o pai com facadas e pedradas para defender a mãe dele que estava sendo ameaçada. O caso foi em um distrito de Porteirinha-MG, no Norte de Minas, nesta Quinta-feira (191205).

                 Segundo informações da Polícia Militar, a mulher estava com os três filhos em uma rua, quando foi abordada pelo ex-companheiro. Os dois discutiram e o homem se armou com uma faca e tentou matá-la.

                 Enquanto ela segurava a mão dele para se proteger, um dos filhos agrediu o pai com uma pedrada na cabeça. O homem caiu, depois se levantou e continuou ameaçando a mulher.

                 Ainda de acordo com a PM, o rapaz agrediu o pai novamente com pedradas e depois tomou a faca dele e o atingiu no tórax e no pescoço. Claudionor Alves Cordeiro, de 50 anos, morreu no local.

                 A mulher teve ferimentos na mão e recebeu atendimento médico no Posto de Saúde da Comunidade. O filho fugiu e ainda não foi encontrado pela polícia.

                 A mulher contou à PM que foi casada há 21 anos e saiu de casa há cerca de um mês porque o relacionamento era conturbado, e constantemente era ameaçada de morte. Ela nunca tinha denunciado o companheiro porque tinha medo.

                 A perícia apreendeu no local uma faca e as pedras que foram usadas nas agressões. 
                 O caso será investigado pela Polícia Civil.

                 Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Mulher é detida com drogas, munições e mais de R$7.000,00

Segundo a PM, mulher confessou que o filho comanda a comercialização dos entorpecentes de dentro da cadeia; dois adolescentes que ajudam nas vendas foram detidos.


                  Uma mulher de 56 anos foi presa com drogas, munições e mais de R$7.000,00 em Janaúba-MG, no Norte de Minas. Ela contou à polícia que o material pertencia ao filho dela que está preso e comanda a comercialização dos entorpecentes de dentro da cadeia.

                  A ocorrência foi registrada na noite desta Quinta-feira (191205) e a PM chegou até o imóvel após um levantamento do setor de inteligência.

                  A mulher estava com um recipiente com 28 pedras de crack no bolso. No quarto dela, os militares encontraram R$7.243,00, uma balança, 99 cartuchos calibre.040, cinco celulares e um carregador de pistola.

                  Dois adolescentes, de 15 e 17 anos, também foram detidos durante a ocorrência. Segundo a PM, eles ajudavam no tráfico de drogas com as instruções passadas pelo presidiário.

                  A mulher e os dois menores foram encaminhados à delegacia, juntamente com o material apreendido.

                  Com Informações de: G1.

TAIOBEIRAS-MG - Homem é preso com maconha na cueca; PM ainda achou drogas dentro da casa dele

Policiais militares encontraram drogas embaixo de filtro, no bolso de bermuda e enterradas no quintal. Local da abordagem fica no Centro de Taiobeiras.


                 Um homem de 25 anos foi preso com buchas de maconha na cueca em Taiobeiras-MG nesta Quinta-feira (191205). Segundo as informações da Polícia Militar, ainda foram apreendidas outras porções de drogas na casa dele, embaixo de um filtro, no bolso de uma bermuda e enterradas no quintal.

                 A PM fazia patrulhamento pelo Centro da cidade, quando suspeitou do homem, que saía de uma casa alvo de várias denúncias relacionadas ao tráfico de drogas. Durante as buscas, ele confirmou que estava com duas buchas de maconha na cueca.

                 Em seguida, os policiais entraram no imóvel e sentiram o cheiro característico da droga. As outras porções foram apreendidas durante as buscas.
                 A PM ainda encontrou R$342,00 no local.


                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS