PESQUISA NESTE SITE:

23 fevereiro 2019

JURAMENTO-MG - Homem tem parte da perna amputada após ficar preso em máquina colheitadeira

Segundo os bombeiros, a vítima precisou ser sedada durante o trabalho de resgate que durou cerca de duas horas. Homem trabalhava em uma fazenda colhendo capim quando ocorreu o incidente.

                 Um homem de 26 anos teve parte da perna amputada após ficar preso em uma máquina colheitadeira de forragem na zona rural de Juramento-MG, nesta última Sexta-feira (190222). 

                 Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima trabalha em uma fazenda e estava colhendo capim quando ocorreu o incidente. O homem contou aos militares que o capim prendeu a perna dele na máquina e em seguida, a colheitadeira puxou o capim com a perna junto.

“A canela e o pé entraram dentro da lâmina que corta o capim, por isso ele teve parte da perna amputada. Quando os bombeiros chegaram, a vítima estava consciente e sendo medicada pelo SAMU, mas foi preciso sedá-la porque queixava de muita dor”
                 Explicou o sargento dos bombeiros, Orlando Felipe de Castro.

                 O local foi isolado pela Polícia Militar durante o trabalho de resgate que durou cerca de 2 horas. 

“Usamos equipamentos hidráulicos de corte e expansão para retirar a perna da engrenagem. Quando a perna ficou livre, ele foi removido do local e o SAMU realizou a estabilização”
                 Disse o sargento.

                 O homem foi levado para a Santa Casa de Montes Claros-MG no helicóptero do Suporte Aéreo Avançado de Vida
                 O estado de saúde dele ainda não foi divulgado.

                 Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Denúncia através do 181 leva PM a prender jovem com maconha e cocaína

A prisão aconteceu depois que os policiais receberam uma denúncia através do 181- Disque Denúncia Unificado - DDU.

                  A Polícia Militar levou para a delegacia nesta última Sexta-feira (190222) um jovem de 18 anos acusado de tráfico de drogas, em Patos de Minas-MG

                  A prisão aconteceu depois que os policiais receberam uma denúncia através do 181- Disque Denúncia Unificado - DDU
                  Ele negou o crime de tráfico.

                  De acordo com o Sargento Da Mata, após receber as informações, uma equipe do Tático Móvel da Polícia Militar foi até a Rua Dr. Murilo Corrêa Costa, Bairro Nova Floresta, onde os policiais conseguiram encontrar a droga dentro do quarto de Fernando Porto Borges, 18 anos.

                  O policial informou que foram apreendidos no local 3 buchas de maconha e uma porção de cocaína que renderia de 30 a 50 papelotes da droga. Também foram apreendidos outros materiais relacionados com o tráfico de drogas.

                  Diante disso, Fernando foi conduzido até a delegacia juntamente com o material para ser ouvido pela autoridade policial. O jovem negou na delegacia que fosse o proprietário da droga e que estaria comercializando entorpecente no imóvel.

                  Com Informações de: Patos Hoje.

BRASIL - Caminhões com ajuda humanitária chegam a Pacaraima-RR na fronteira da Venezuela, que segue fechada

Veículos abastecidos com doações partiram de Boa Vista, capital de Roraima, em direção a Pacaraima no início da manhã. Passagem para a Colômbia também permanece bloqueada.

                 Os dois caminhões com ajuda humanitária brasileira chegaram a Pacaraima-RR. A fronteira com a Venezuela segue fechada após ordem de Nicolás Maduro.

                 A oposição marcou para este sábado o dia 'D' para recebimento de doações de outros países, mas esse apoio é rejeitado pelo presidente venezuelano.

                 Os caminhões deixaram a capital de Roraima às 06:50 horas escoltados pela Polícia Rodoviária Federal e, pelas regras estabelecidas pelo governo brasileiro, a ajuda deve ser transportada por caminhões venezuelanos conduzidos por motoristas venezuelanos.

                 O primeiro deles chegou às 11:10 horas e já se posicionou na área que divide o Brasil da Venezuela. O segundo caminhão atrasou depois que teve o pneu furado no trajeto entre Boa Vista e Pacaraima, chegando às 12:30 horas.

                 Os dois caminhões estão na linha de fronteira, do lado venezuelano, e a apenas alguns metros do território brasileiro. Os veículos não ultrapassaram a barreira de militares venezuelanos que impedem o fluxo entre os dois países desde Sexta-feira (190222).

                 O conteúdo do primeiro carregamento, que tem entre 6 e 7 toneladas, deve durar aproximadamente 1 mês e suprir as necessidades de até 6 mil pessoas. No total, o governo brasileiro transportará 200 toneladas de suprimentos.

O que tem nos caminhões:


Medicamentos:
04 kits de saúde para doenças de baixa complexidade com remédios para dor, febre e inflamação, e gazes;

Alimentos
Arroz, doados pelos Estados Unidos e leite em pó, doados pelo Brasil.

                 Normalmente, a passagem é fechada à noite e reabre por volta das 08:00 horas do dia seguinte, mas isso não aconteceu neste Sábado. Assim como na Sexta-feira, o lado venezuelano segue fechado e militares do país reforçavam o policiamento nas primeiras horas da manhã.

                 Maduro determinou o fechamento para tentar barrar a ajuda humanitária oferecida pelos EUA e por países vizinhos, incluindo o Brasil, após pedido do autoproclamado presidente interino Juan Guaidó
                 O líder chavista vê a oferta dessa ajuda como uma interferência externa na política da Venezuela.

                 No anúncio, feito de Caracas, o líder chavista afirmou que a passagem entre os países ficaria “fechada total e absolutamente até novo aviso”.

                 O fechamento ocorre onde seria um dos pontos de coleta dos carregamentos de comida, remédio e itens de higiene básica enviados à população venezuelana. O porta-voz do presidente Jair Bolsonaro, Otávio Rêgo Barros, disse que a ajuda humanitária está mantida.

                 Em entrevista coletiva em Pacaraima-RR nesta manhã, segundo o chanceler Ernesto Araújo, não há previsão de que a ajuda seja disponibilizada em território brasileiro para que venezuelanos possam buscá-la.

                 Ele fez um apelo para que as forças de segurança abram as fronteiras para o Brasil

"Nosso compromisso é estar aqui para acompanhar a chegada de ajuda e fazer, mais uma vez, esse apelo que estamos fazendo pela abertura da fronteira e pelo ingresso da ajuda humanitária"
                 Disse.

                 Ao G1, o segurança Juancarlo Castro, de 49 anos, relatou confrontos entre civis e militares em Santa Elena. Ele chegou a Pacaraima por volta das 19:30 horas da última Sexta-feira (190222) por rotas clandestinas.

“As pessoas saíram às ruas e queimaram postos da GNB (Guarda Nacional Bolivariana) dentro da cidade e uma caminhonete de milicianos. Depois teve tiros, feridos, e acredito que mortos. Saíram cerca de 100 pessoas de Santa Elena durante a noite para ajudar a levar a ajuda"
                 Disse Juancarlo.

“No lado venezuelano não tem comida, não tem remédios, não tem nada. Então hoje viemos para acabar com isso. Não tenho medo dos guardas”
                 Completou o segurança.

                 A brasileira Juliana dos Santos, 47 anos, mora em Santa Elena e disse estar disposta a atravessar a fronteira em busca de ajuda mesmo com a resistência da guarda. 

"Decidi vir ajudar porque meus filhos são venezuelanos e me dói muito tudo isso"
                 Disse.

Confronto em Kumarakapay


                 Uma pessoa morreu e outras ficaram feridas em Kumarakapay, na Venezuela, em um confronto entre indígenas e militares venezuelanos na última Sexta-feira (190222). 
                 A informação foi dada por líderes indígenas e parentes de vítimas.

                 O local do incidente fica a cerca de 70 km de Santa Elena de Uairén, na fronteira com o Brasil. Apesar do bloqueio na fronteira, por volta das 10:00 horas desta Sexta-feira (pelo horário de Brasília), os guardas liberaram a passagem para o lado brasileiro de duas ambulâncias venezuelanas com pessoas feridas no incidente.

                 Os indígenas foram levados ao Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista-RR, a 215 km da fronteira.

Fronteira com a Colômbia fechada


                 Tropas venezuelanas ocupam, na manhã deste Sábado (190223), a Ponte Simón Bolívar, fronteira entre a Venezuela e a Colômbia que permanece fechada.

                 Segundo a Reuters, os militares estão lançando gás lacrimogêneo para dispersar pessoas tentando cruzar a fronteira. Por outro lado, ainda de acordo com a agência, três soldados venezuelanos desertaram postos na fronteira.

                 No Twitter, a Telesur, canal de televisão ligado ao governo local, publicou que “o anúncio do fechamento temporário da fronteira entre a Colômbia e a Venezuela se dá por conta de ameaças do governo da Colômbia à nação sul-americana. Assim amanhece a ponte internacional “Simón Bolívar”.

                 A repórter Madelein Garcia, do mesmo veículo, escreveu: 

“Às 07:00 horas tudo está calmo em San Antonio del Táchira, como foi anunciado pela vice-presidente Delcy Rodríguez. As pontes internacionais estão fechadas devido às ameaças sérias e ilegais da Colômbia contra a paz e soberania."

                 Já segundo uma correspondente do jornal espanhol El País na Venezuela, tuitou que “cerca de 100 militares da Guarda Nacional Bolivariana - GNB tomaram San Antonio del Táchira. Não há nem mesmo uma passagem para pedestres até a fronteira. Algumas pessoas que iam para Cúcuta pensaram em atravessar as trilhas antes do fechamento”.




                 Com Informações de: G1.

BAHIA - Piloto morre em queda de avião agrícola em fazenda no município de São Desidério-BA

                 Na manhã deste Sábado (190223), por volta das 08:00 horas, um piloto de avião agrícola, de 31 anos, morreu após o avião em que pulverizava uma lavoura de soja, na Fazenda Campanholi, cair.

                 O acidente foi a cerca de 40 quilômetros do Distrito Roda Velha, no município de São Desidério-BA no Estado da BAHIA.

                 De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, o piloto identificado pelo nome de Bruno Padro Amui Araújo estava pulverizando a plantação e ao retornar para fazer a aterrissagem perdeu o controle da aeronave, tentou remeter novamente e caiu.

                 Uma ambulância do SAMU de São Domingos-GO foi até o local prestar os primeiros atendimentos e logo depois a Unidade de Suporte Avançada - USA, do SAMU da cidade de Luis Eduardo Magalhães - LEM  cidade baiana que fica ao norte, chegou para salvar a vida do piloto, porém ao chegar em LEM ele veio a óbito.

                 O corpo foi encaminhado para o necrotério da Unidade de Pronto Atendimento - UPA de LEM - Luis Eduardo Magalhães-BA, onde aguardará a remoção para o Instituto Médico Legal - IML da cidade de Barreiras-BA.

                 Segundo informações, esse mesmo avião teria caído nessa mesma fazenda no ano passado. 
                 Nesse caso, o piloto sobreviveu.






                 Com Informações de: Blog do SigiVilares.

GRÃO MOGOL-MG - Homem é preso suspeito de matar a esposa queimada há cinco meses

Investigação iniciou em setembro de 2018 após vítima ser internada com queimaduras graves. Homem alegou que tentou jogar água na esposa, mas vasilha continha óleo.

                 Um homem de 25 anos foi preso nesta Sexta-feira (190222) suspeito de matar a esposa dele, em Grão Mogol-MG, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Civil, o crime foi no mês de Setembro de 2018, no Povoado de Capim Pubo.

                 Na época, de acordo com a polícia, Valquíria Dales Ferreira Nunes, de 21 anos, foi internada no hospital da cidade com queimaduras graves pelo corpo e não resistiu aos ferimentos. O marido apresentava queimaduras nas mãos, mas disse à polícia que a mulher havia se ferido no fogão, dentro de casa.

                 Na ocasião ele disse ainda que, ao tentar socorrê-la, pegou um vasilhame que já estava com água sem perceber que havia óleo misturado. Com isso, segundo o suspeito, as chamas se alastraram pelo corpo da companheira, mas ele prestou socorro e a encaminhou ao hospital.

                 A Polícia Civil continuou as investigações e descobriu contradições no depoimento dele, como o local onde o suposto acidente teria ocorrido, que foi fora da residência e não próximo ao fogão. Além disso, na residência foram encontrados diversos móveis quebrados com indícios de briga entre os dois.

                 Desde a época do crime policiais monitoravam o suspeito e, na Quinta-feira (190221), a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva, que foi cumprido nesta Sexta-feira na Comunidade de Taboca.

                 O homem foi encaminhado à Delegacia de Montes Claros-MG, mas será levado ao Presídio Regional ainda nesta Sexta-feira.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Ambulâncias de Unaí rodaram mais de um milhão de quilômetros em 2018

                  Mais exatamente, foram 1.093.227 quilômetros. Os números são expressivos. A quilometragem percorrida pelas ambulâncias de Unaí-MG em 2018 equivale a 25 voltas ao redor do planeta Terra. 

                  Foram 1.848 deslocamentos de Unaí para 21 cidades, removendo pacientes em busca dos mais diversos tratamentos. E com um detalhe: a maior parte das viagens foi feita com ambulâncias "antigas", pois a Prefeitura só adquiriu oito novas ambulâncias em Setembro de 2018. Os números detalhados das viagens estão consolidados em documento (relatório geral) produzido pela Diretoria do setor de Transporte Sanitário da Secretaria Municipal de Saúde, a partir do relatório dos motoristas das ambulâncias.

                  De acordo com o documento, as ambulâncias removeram pacientes para Brasília-DF, Uberaba-MG, Uberlândia-MG, Barretos-SP, Patos de Minas-MG, Belo Horizonte-MG, Montes Claros-MG, Bauru-SP, São Sebastião do Paraíso-MG, Poços de Caldas-MG, Passos-MG, Paracatu-MG, Cristalina-GO, Goiânia-GO, Ituverava-SP, Sorocaba-SP, Pirapora-MG, João Pinheiro-MG, Nova Lima-MG, Patrocínio-MG e Arinos-MG

                  Nesses deslocamentos, perfizeram mais de 928.000 quilômetros. Incluindo as 190 remoções de pacientes em situação grave na ambulância equipada com UTI móvel, ou seja, pacientes de Unaí que precisaram ser removidos para cidades que possuem hospital com Unidade de Terapia Intensiva - UTI.

                  Os quase 165.000 quilômetros restantes foram percorridos dentro do próprio município, com remoções de pacientes das regiões de Garapuava, Palmeirinha e Ruralminas; com mais de 24.000 atendimentos dentro da própria cidade; e ainda com o transporte diário dos pacientes que fazem hemodiálise, de Segunda a Sábado, de manhã e à tarde.

Brasília

                  O setor de Transporte Sanitário Municipal oferece ainda um ônibus que vai diariamente, de Segunda a Sexta-feira à Brasília levando unaienses que precisam fazer consulta ou algum tratamento médico nos hospitais da capital. Quando a demanda de pacientes é grande, um veículo de apoio auxilia no transporte. 
                  Somente em 2018, foram beneficiados 11.845 unaienses.

                  O ônibus sai de Segunda a Sexta-feira às 04:00 horas da madrugada e retorna às 16:00 horas, chegando a Unaí por volta das 19:00 horas.

                  Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

BELO HORIZONTE-MG - Rio Acima, na Grande BH, abriga represa que ainda não teve estabilidade atestada

Além da barragem inoperante da Mundo Mineração, considerada em 'risco máximo', município sedia o empreendimento em pior situação entre os que devem ser auditadas ainda este ano.

                  A crise de segurança em barragens, que além de espalhar morte e destruição por Brumadinho-MG, na Grande BH, exigiu evacuações de populações vizinhas de complexos minerários em outras quatro cidades mineiras, espalha medo por vários outros municípios, e um dos considerados mais preocupantes é Rio Acima-MG, também na Região Metropolitana da capital. 

                  Além de abrigar a represa de rejeitos abandonada pela Mundo Mineração, considerada em “perigo máximo” pelo Ministério Público, o território municipal abriga o empreendimento em pior situação entre aqueles que ainda precisam ter sua estabilidade atestada este ano. 

                  Duas barragens da Nacional Mineração, do grupo da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, estão entre as 36 estruturas nessa condição no estado, segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD a pedido do Estado de Minas. Uma delas, a B2 Auxiliar, é a única da lista que, antes mesmo do processo deflagrado pela catástrofe da Vale, em Janeiro, já não tinha estabilidade garantida.

                  Caso o pior aconteça e as barragens B2 e B2 Auxiliar, de 75 metros de altura, se rompam, uma carga de rejeitos de 9.000.000 de metros cúbicos poderia atingir o Rio das Velhas em menos de 20 minutos. 

                  Em caso de rompimento da estrutura, a onda resultante ingressaria no manancial a 10 quilômetros da captação da COPASA de Bela Fama, responsável por abastecer de água 60% de Belo Horizonte-MG.

                  De acordo com o levantamento da SEMAD, assim como as demais 34 estruturas, as represas da Nacional Mineração foram erguidas pelo processo de barramento a montante. É a técnica mais barata e menos estável, uma vez que consiste em aumentar a capacidade do reservatório (alteamento) apoiando os barramentos sobre parte do conteúdo da própria barragem. 

                  É o mesmo processo adotado nas represas que se romperam em Mariana-MG, em 2015, e em Brumadinho-MG, no começo deste ano.

                  As barragens B2 e B2 Auxiliar têm um histórico de preocupação, que levou o Ministério Público da comarca de Nova Lima-MG a conseguir sua interdição na Justiça, em Abril do ano passado, como mostrou o Estado de Minas na época, com exclusividade. 

                  As represas se encontram no Complexo Minerário de Fernandinho, entre Itabirito-MG, Região Central, e Rio Acima. O Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração prevê apenas cinco famílias na chamada zona de autossalvamento, área em que pessoas precisam escapar de eventual acidente por conta própria, já que não há tempo para intervenção de órgãos públicos. 
                  Sirenes de alerta foram instaladas no vale abaixo do barramento para avisar a essa população diretamente ameaçada.

                  Na época em que a Justiça embargou as barragens do Complexo de Fernandinho, a CSN informou que estava fazendo drenagens nas represas, com o desvio do curso d’água que chega à estrutura. 

“Finalizada essa parte, a empresa iniciará o processo de estabilização, com as estruturas sendo removidas e reintegradas à paisagem natural”
                  Informou, por meio de nota, referindo-se ao processo conhecido como descomissionamento.

                  Sem obras contudo, a equipe de reportagem do EM esteve novamente ontem na barragem, onde não se observa nenhum trabalho para reinserir o barramento na paisagem natural, como anunciado na época. Pelo contrário: Toda a estrutura parecia abandonada. Apenas um trabalhador apareceu, caminhando entre os degraus que retêm o minério, e uma caminhonete foi vista em estradas internas. 

                  Na mesma nota divulgada em 2018, a empresa informava que “não há risco, já que todas as medidas para garantir a estabilidade da estrutura estão sendo executadas”, ainda que, um ano depois, tal estabilidade ainda não esteja garantida, segundo a SEMAD.

                  A decisão judicial que paralisou o complexo de Fernandinho foi motivada por ação civil pública baseada em laudos que classificavam como sob risco “iminente de rompimento” a estabilidade geológica e hídrica das estruturas da CSN. Além de determinar a imediata paralisação do descarte de rejeitos nos dois reservatórios, a Justiça deu na época 10 dias para que a mineradora elaborasse e submetesse à aprovação dos órgãos competentes (incluindo o Departamento Nacional de Produção Mineral, hoje Agência Nacional de Mineração, e Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM um plano de ação que garantisse total estabilidade aos barramentos. Por um ano, deveria manter auditoria técnica de acompanhamento e fiscalização das estruturas.

                  Em até 30 dias deve entrar em curso no estado um plano de fechamento de barragens de montante, com prazo de término em janeiro de 2021. O descumprimento das medidas sujeita a empresa a multa diária R$30.000,00, até o limite de R$1.000.000,00.

                  Consultada pelo Estado de Minas, a CSN se limitou a informar, por meio de sua assessoria, que não comentaria o processo de descomissionamento de suas barragens do Complexo de Fernandinho.

                  Com Informações de: Estado de Minas.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS