PESQUISA NESTE SITE:

15 outubro 2019

BERILO-MG - Mulher é presa suspeita de esfaquear o irmão

Vítima foi atingida no abdômen, pescoço e no braço; mulher confessou o crime e foi encaminhada à delegacia de Caratinga.


                    Uma mulher de 41 anos foi presa suspeita de esfaquear o irmão no Povoado de Lagoinha, zona rural de Berilo-MG. O crime foi nessa Segunda-feira (191014) e a vítima foi atingida no abdômen, pescoço e no braço. Ele foi socorrido por uma ambulância e encaminhado para o Hospital de Araçuaí-MG, onde passou por cirurgia.

                    Segundo informações da Polícia Militar, a mulher contou que estava na cozinha quando o irmão começou a agredi-la, e ela revidou e o atingiu com várias facadas.

                    Ainda de acordo com a PM, já tinha histórico de brigas entre os dois. A mulher foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Caratinga-MG.

                    Com Informações de: G1.

SÃO JOÃO DAS MISSÕES-MG - Motociclista inabilitado morre em acidente na BR-135

Testemunhas disseram que ele bateu na traseira de um caminhão que transportava uma caçamba; SAMU foi acionado e constatou o óbito.


                   Um idoso de 64 anos morreu em um acidente de moto na BR-135, em São João das Missões-MG, nesta Segunda-feira (191014). Testemunhas disseram à polícia que ele perdeu o controle da direção e bateu na traseira de um caminhão que transportava uma caçamba.

                   O veículo não foi encontrado no local do acidente e a polícia não soube dizer se o motorista fugiu ou se não percebeu a batida.

                   O motociclista morreu no local e o SAMU foi acionado e constatou o óbito. O corpo foi liberado para uma Funerária de Manga-MG.

                   Segundo a PM, Antônio Mendes Dourado não tinha carteira de habilitação. A rodovia não ficou interditada.

                   Com Informações de: G1.

BERILO-MG - Mulher é morta com 26 facadas e namorado é suspeito do crime

De acordo com a Polícia Militar, ele fez uma emboscada para atrair a mulher e cometer o crime; homem fugiu e ainda não foi preso.


                  Uma mulher de 44 anos foi morta com 26 facadas na zona rural de Berilo-MG, neste Domingo (191013). O namorado dela de 67 anos é o principal suspeito do crime; ele fugiu e ainda não preso. 

                  De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima cuidava da casa do ex, que mora em São Paulo, e foi atraída para o local.

“Ela recebeu uma informação de que teria ocorrido um furto no imóvel e as portas estavam abertas. Ao entrar no local, a mulher foi surpreendida pelo namorado que a agrediu com 26 facadas, 16 na cabeça e no rosto. A polícia acredita que foi uma emboscada porque não foi encontrado nenhum sinal de arrombamento no imóvel”
                  Explicou o sargento, Edilson Santos Cachoeira.

                  Ainda segundo o sargento, no momento do crime, a mulher estava falando ao telefone com um homem que consertaria as trincas da casa e ele escutou os gritos, e chamou a polícia.

                  Jeovita Alves Cardoso Pinheiro morreu no local e o corpo foi encaminhado ao IML de Capelinha-MG. O caso será investigado pela Polícia Civil de Capelinha
                  A motivação do crime não foi esclarecida.

                  De acordo com a PM, o homem já tinha passagens por violência doméstica.

                  Com Informações de: G1.

CEARÁ - Prédio residencial desaba em Fortaleza e deixa feridos e mortos

Segundo bombeiros, pelo menos nove vítimas foram resgatadas com vida; governador falou em nove desaparecidos sob escombros. 
Ruas no entorno do edifício foram isoladas.


              Um prédio residencial desabou na manhã desta Terça-feira (191015) no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza-CEARÁ. O vídeo acima mostra o momento exato do desabamento e a movimentação de rua ao lado da construção.

              O governo do Ceará e a prefeitura de Fortaleza estimam que havia 18 pessoas no prédio no momento do desabamento.

              9 resgatados com vida (seis deles já identificados; veja mais abaixo)
              9 desaparecidos (reclamados pelas famílias)

              O governador Camilo Santana afirmou por volta das 18:00 horas desta Terça-feira que não havia até o momento confirmação de nenhuma morte. A informação foi passada a ele pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, Eduardo Holanda. Mais cedo, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará - SSPDS-CE e os bombeiros haviam informado que uma pessoa tinha morrido no desabamento. Não foi esclarecida a razão da divergência.


O que se sabe até agora

              Edifício Andrea desabou às 10:28 horas.
              Ao menos nove pessoas foram resgatadas com vida.
              Ruas no entorno do edifício foram bloqueadas
              O prédio ficava no cruzamento na Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli.

              O edifício estava a cerca de 3 quilômetros da Praia de Iracema, região turística da capital cearense.
              Testemunhas relatam que viram moradores dentro do Edifício Andrea no momento do desabamento. Logo após a construção ruir, pessoas foram vistas correndo para longe do condomínio. A nuvem de poeira formada pela queda do prédio pode ser vista no vídeo acima.

              Uma ex-moradora do prédio contou ao G1 que a construção tem mais de 40 anos e passava por reforma. A estrutura tinha sete andares e dois apartamentos por andar, segundo ela.


              Um vídeo feito no condomínio nesta Segunda-feira (191014) mostra a situação precária das colunas de sustentação do edifício. Segundo testemunhas, o prédio estava em obras. 
              Em um grupo de WhatsApp, moradores relataram preocupação com reforma realizada no local.

              O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará - CREA-CE, Emanuel Maia Mota, afirmou em entrevista à BBC News Brasil que foi registrada, nesta Segunda-feira, Anotação de Responsabilidade Técnica informando uma reforma no Edifício Andrea.

              De acordo com Maia, a anotação entrou ontem nos registros do Crea-CE em nome de um engenheiro que informava que uma reforma seria executada no prédio, sem especificar em que área seria esta obra.

              O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU, no entanto, afirmou em nota que não encontrou nenhum registro de atividades de arquitetura cadastrado no Sistema de Informação do Conselho para o endereço do prédio.

"Caso o prédio estivesse em obras", como relatam moradores, "deveria haver um profissional habilitado responsável, arquiteto ou engenheiro", diz a entidade.


Os feridos já identificados

              Até a última atualização desta reportagem, havia detalhes apenas sobre seis dos nove feridos resgatados:

Fernando Marques, de 20 anos, foi o primeiro resgatado com vida dos escombros; deu entrada com ferimentos no Instituto Doutor José Frota - IJF, hospital público de Fortaleza-CE.

              Antônia Peixoto Coelho, de 72 anos, estado de saúde considerado grave.

              Cleide Maria da Cruz Carvalho, de 60 anos, deu entrada no hospital com ferimentos no corpo, mas o quadro é estável.

              Davi Sampaio, de 22 anos, o estudante de arquitetura sofreu escoriações e foi levado à Otoclinica (clínica particular de Fortaleza); ele enviou uma selfie a familiares enquanto estava sob os escombros (clique aqui para ler a história)

              Gilson Gomes, de 53 anos, resgatado de um pequeno comércio ao lado do prédio.

              Antonio Gildásio, 55 anos, socorrido com ferimentos no Instituto Doutor José Frota - IJF, hospital público de Fortaleza-CE.


Sobrevivente envia selfie sob escombros

              O estudante de arquitetura Davi Sampaio enviou uma selfie aos familiares enquanto estava preso sob os escombros do prédio que desabou em Fortaleza nesta Terça-feira (191015). 
              A imagem foi enviada a um grupo da família do estudante no WhatsApp.

              Morador do primeiro andar, Davi foi a oitava pessoa resgatada com vida.

              Bombeiros afirmaram ter recebido ligações de pessoas sob os escombros. O trabalho de resgate foi iniciado com base nas informações repassadas por familiares. 
              Cães farejadores foram levados ao local para ajudar nas buscas por vítimas.


              Ao menos 11 ambulâncias do SAMU e quatro dos bombeiros foram para o local. Policiais militares, agentes de trânsito e equipes da Defesa Civil também acompanharam o resgate. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas - CIOPAER foi disponibilizado para auxiliar no transporte de pessoas feridas.

              O Corpo de Bombeiros ampliou área de isolamento em torno de prédio. Agentes pediram que todos fiquem em silêncio na região para ouvir as pessoas sob os escombros e facilitar o trabalho de resgate.

              O resgate do primeiro ferido no desabamento ocorreu por volta das 11:00 horas. Fernando Marques, de 20 anos, foi socorrido por uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento e Urgência - SAMU e depois levado ao IJF.

              Um cachorro foi resgatado com vida dos escombros onde o prédio desabou em Fortaleza



Pedestres se feriram

              Pedestres que passavam pelo local no momento do desabamento do prédio tiveram ferimentos e foram encaminhados a clínicas próximas ao prédio.

"Eu estava em casa. [...] Ouvi um barulho forte, como se fosse uma batida de caminhão, coisa do tipo. Em seguida ouvi um barulho desencadeado. Eu disse: 'Não! Caiu alguma coisa, desabou alguma coisa. Olhei pela janela e vi poeira muito forte e gente correndo"
              Disse Mário Ferreira, morador da região.

              Segundo o vigilante Vando Pereira, que estava em frente ao local, os destroços do prédio ficaram espalhados por toda a rua. 
              Houve correria na hora do desabamento.

"Conseguimos sair correndo eu estava sentado. É muito tranquilo aqui. Minha rotina é sempre muito tranquila, pois tem mais é idoso no prédio. Eu vi só os estragos caindo tudo, pois estava mesmo debaixo. Foi muito rápido. Rápido demais. Não sei nem como estou aqui”
              Disse o vigilante.

              Já Caio Menezes chegou ao local alguns minutos após o desabamento. Ele contou que seus avós e mais dois familiares moram no prédio. Ele tentou contato por telefone várias vezes, mas não conseguiu.

"No prédio, moram meus avós, um casal de idosos, junto com a filha deles de aproximadamente 50 anos e o filho dela também, de uns 20 anos. Quatro pessoas na casa. Já estou tentando contato com eles via WhatsApp, muitas ligações, às vezes interceptar outro celular, mas ninguém atende"
              Lamentou.

              O entregador Antônio Gomes Marcelino, de 34 anos, estava levando água a um estabelecimento comercial da região quando o Edifício Andrea desabou.

              Antônio disse que estava descarregando o caminhão com outro entregador e que estava esperando que conseguissem tirar ele dos escombros. 

"Ele não conseguiu sair. Traga notícias dele. Eu nasci de novo. 
Eu corri, estava na parte embaixo, no comércio de frente"
              Afirmou.


Forças de segurança montam plano de socorro

              Por meio de nota conjunta, o governo do Ceará a Prefeitura de Fortaleza informaram ter montado um plano de contingência para atender as vítimas. Profissionais do Instituto Dr. José Frota - IJF, no Centro de Fortaleza, maior hospital de urgência e emergência do Ceará, foram deixados de prontidão para os atendimentos, junto com equipes de outras três unidades de saúde (UPA, Frotinhas e Gonzaguinhas).

              O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi ao local do desabamento para acompanhar o resgate. O governador do Ceará, Camilo Santana, cumpria agenda em Brasília-DF nesta Terça-feira e cancelou os compromissos para retornar à capital cearense.

              A Defesa Civil de Fortaleza informou ter mandado duas equipes para o local. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará - CREA-CE informou que vai se posicionar após fazer levantamentos na área.


Bombeiros alertam sobre risco de explosões

              O Corpo de Bombeiros pediu para que todos os moradores da região deixassem suas residências. Segundo os bombeiros, há risco de explosões devido a um possível vazamentos de gás, além do risco de choque elétrico devido aos fios de energia espalhados pela rua.

              Por conta do desabamento, um trecho da Avenida Antônio Sales até a a Avenida Tomás Acioli ficou bloqueado.




              Com Informações de: G1.

TAGUATINGA-DF - 'Ele sabia do risco, mas precisava trabalhar', diz mãe de motorista de aplicativo assassinado

Henrique Fabiano Dias Coelho foi enterrado nesta Segunda-feira (191014). Seis adolescentes foram apreendidos pelo crime.


               Parentes e amigos do motorista de aplicativo Henrique Fabiano Dias Coelho, de 25 anos, se reuniram na tarde desta Segunda-feira (191014) para o enterro do jovem, assassinado no fim de semana durante um assalto. 
               O sepultamento ocorreu no cemitério de Taguatinga-DF.

               Henrique foi encontrado morto na madrugada de Domingo (191013), em uma área próxima ao Setor de Indústria e Abastecimento - SIA, em Brasília-DF
               Seis adolescentes foram apreendidos pelo assassinato.

               Durante o enterro, a mãe do motorista, Ana Cléa Ferreira, disse que o filho já havia demonstrado preocupação com os riscos enfrentados no trabalho.

"Ele sabia do risco, mas precisava trabalhar. Todo motorista de aplicativo sabe que vai sair, mas não sabe se volta. Ele dizia que rejeitava algumas corridas quando via que podia haver algum perigo. Mas não foi suficiente."

               Ana Cléa também pediu a aplicação de medidas que possam trazer mais segurança a esses motoristas. 

"Eu quero justiça. Quero que seja feita alguma coisa para dar condições de trabalho a esse povo. Para que nenhuma outra mãe tenha que passar pelo que passei nos últimos dois dias"
               Disse.

Segurança

               A morte de Henrique foi a segunda de um motorista de aplicativo no último fim de semana. A Polícia Civil também investiga o óbito de Tiego do Carmo Cavalcante, de 28 anos. O corpo dele foi encontrado no Sábado (191012), em uma estrada de chão em Samambaia-DF.

               Tiego foi baleado no rosto e o carro dele não estava no local. A polícia ainda apura o caso. Em protesto contra a falta de segurança, motoristas de aplicativo fizeram uma carreata durante o enterro de Henrique Fabiano Dias Coelho.

               O grupo saiu do Taguaparque e seguiu em direção ao cemitério onde ocorria o sepultamento. Os carros traziam mensagens com pedidos de justiça e segurança. Os motoristas também buzinaram enquanto se aproximavam da capela.

               Acionadas pela reportagem, as empresas 99 Pop e Uber lamentaram os casos e disseram que colaboram com as investigações (veja comunicados na íntegra abaixo).

Quem era Henrique?

               Morador de Samambaia, Henrique era torcedor do Flamengo e uma blusa do time foi colocada sobre o corpo dele no enterro. Segundo a mãe, ele era o filho mais velho e seu "braço direito" em casa.

               Pessoas próximas ao jovem também o descrevem como uma pessoa sempre disposta a ajudar. 

“Era um menino responsável. 
Ele ajudava em casa desde criança”
               Afirma o amigo da família Willian Lima, de 40 anos.

"[Esse crime] arrancou tudo o que eu tinha dentro de mim. Ele era um excelente menino e fazia tudo por todo mundo"
               Afirma a avó de Henrique, Maria da Penha Moraes Coelho.

O crime


               Os seis adolescentes apreendidos pelo crime confessaram o assassinato, segundo a polícia. As investigações apontam que o grupo pediu uma corrida na saída de uma igreja, em Águas Claras-DF, com destino ao Guará-DF
               No trajeto, eles anunciaram o assalto.

               Os menores contaram em depoimento na delegacia que estavam com uma arma falsa. Eles mandaram Henrique parar o carro e, ao perceber que se tratava de um simulacro, a vítima teria reagido. 
               O jovem trabalhava há dois meses como motorista.

               Um dos suspeitos disse à polícia que enforcou o homem até ele desmaiar. Ao acordar, Henrique foi imobilizado novamente e não resistiu à agressão. Ele morreu no local. 
               O corpo foi abandonado em uma área do SIA e localizado, horas depois, por um taxista.

               Segundo a Polícia Militar, o grupo fugiu com o carro e, depois do crime, deixou o veículo no estacionamento de um supermercado, na tarde de Domingo (191013). De lá, eles seguiram para um shopping. Em seguida, os adolescentes foram para a QE 30 no Guará, onde o carro foi localizado à noite.

               Com os suspeitos, a polícia apreendeu uma arma falsa supostamente usada no crime, além de um facão e uma faca. Na ocorrência consta que eles estavam também com um canivete, cinco celulares e R$103,00 em dinheiro.

               Os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente - DCA, na Asa Norte-DF.

O que dizem as empresas


Confira posicionamento da empresa 99 Pop:

               A 99 informa que está apurando os casos. A empresa lamenta profundamente essas situações de violência e se solidariza com a família das vítimas.

               Pela apuração inicial da 99, o caso do motorista Henrique Fabiano Dias Coelho não aconteceu durante uma corrida da plataforma. Uma equipe foi mobilizada para conferir a ocorrência de Tiego Cavalcante e está buscando contato com a família da vítima para oferecer todo o apoio e acolhimento necessários. Enquanto isso, o app está disponível para colaborar com as investigações da polícia, caso necessário.

               A plataforma tem a segurança como prioridade em sua estratégia, com foco em três pilares: prevenção das ocorrências, proteção dos motoristas durante o trabalho e atendimento humanizado, quando necessário. 
               Ou seja, o aplicativo atua pela segurança antes, durante e depois das corridas.

               Antes das chamadas, os motoristas recebem informações sobre o destino, a nota do passageiro e se ele é frequente, além de o app pedir ao passageiro que inclua CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida. Os condutores podem escolher não receber pagamento em dinheiro e a empresa realiza cursos presenciais com orientações sobre segurança, indicando tipos de corridas suspeitas, zonas de risco e explicando a central de atendimento.

               Outros recursos focados em prevenção são o uso de inteligência artificial que pode evitar ocorrências ao vasculhar padrões de comportamento de pessoas mal-intencionadas e bloquear as chamadas de risco, além de mapear zonas perigosas com o envio de notificações ao condutor para que ele possa decidir aceitar ou não a viagem.

               Durante as corridas, o condutor pode acionar o kit de segurança, que compartilha a rota com parentes e amigos em tempo real. Para depois das viagens, a empresa possui uma central telefônica de emergência 24:00 horas, 7 dias por semana, que responde prontamente em caso de necessidade. Os condutores estão protegidos em suas corridas realizadas pela 99. Desde o aceite até a finalização das corridas, eles são cobertos por um seguro contra acidentes pessoais.

Confira posicionamento da Uber:

               A Uber lamenta que motoristas parceiros sejam alvo de violência que permeia nossa sociedade. A empresa permanece à disposição para colaborar com as autoridades no curso de investigações ou processos judiciais, nos termos da lei.

               A segurança é prioridade para a Uber, por isso a empresa segue investindo constantemente em novas tecnologias.

               A Uber passou a adotar no Brasil o recurso de machine learning, que usa a tecnologia para bloquear viagens consideradas mais arriscadas. Esta ferramenta usa algoritmos que aprendem de forma automatizada a partir dos dados e bloqueia viagens consideradas potencialmente mais arriscadas, a menos que o usuário forneça detalhes adicionais de identificação. A empresa lançou, também, uma ferramenta que reúne os recursos de segurança para motoristas parceiros, inclusive um botão para ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app.

               Além disso, o aplicativo exige do usuário que quiser pagar somente em dinheiro que insira o CPF e data de nascimento, dados que são checados na base de dados do SERASA. Todas as viagens são registradas por GPS, o que permite que a Uber colabore com as autoridades, nos termos da Lei, em caso de necessidade, e o motorista também pode compartilhar a localização, o trajeto e o horário de chegada, em tempo real, com quem desejar. O aplicativo permite, ainda, que solicitações de viagens sejam canceladas por motoristas parceiros quando não se sentirem seguros.

               Por fim, nossos parceiros contam com um número de telefone 0800 para registrar e solicitar apoio da Uber depois que tiverem comunicado incidentes às autoridades e estiverem em segurança - por exemplo, no caso da necessidade de acionar o Seguro para Acidentes Pessoais que cobre todas as viagens.

               Com Informações de: G1.

TAILÂNDIA - Cobra de 4 metros é capturada em esgoto

Animal pesava 15 quilos e foi a terceira cobra mais longa que o grupo de resgate encontrou.


                  Uma Cobra-rei de quatro metros foi retirada do esgoto no sul da Tailândia. A fundação Krabi Pitakpracha, que coordenou o resgate, descreveu o réptil como um dos maiores que já capturou.

                  A operação demorou uma uma hora. As imagens mostram um homem perseguindo a cobra em um tubo de drenagem estreito e escuro.

                  A cobra se debateu na água em uma tentativa de deslizar de volta para o cano, mas foi puxada pela cauda após várias tentativas.

                  Um segurança foi quem alertou o grupo de resgate no Domingo (191013). A localidade fica em uma região onde antes havia uma selva.

"Sete equipes de resgate, inclusive eu, fomos ao local"
                  Disse Kritkamon Kanghae, 26 anos.


                  Kritkamon disse que a cobra tinha mais de quatro metros de comprimento, pesava 15 kg e foi a terceira mais longa que o grupo de resgate encontrou. 
                  O animal foi liberado mais tarde na natureza.

                  A Tailândia está cheia de répteis e várias espécies de cobra são nativas do país.

                  Elas se tornaram uma dor de cabeça para os moradores de Bangcoc, onde o corpo de bombeiros responde a chamadas frequentes de moradores alarmados.

                  As autoridades relutam em se livrar dos répteis porque ajudam a controlar as populações de ratos, que ameaçam as plantações e as reservas de alimentos.

                  As cobras-rei, no entanto, alimentam-se principalmente de outras cobras.


Cobra-rei (Ophiophagus hannah)

                    A Cobra-rei ou Cobra-real (Ophiophagus hannah), também conhecida como Hamadríade, é uma espécie de serpente peçonhenta da família dos Elapídeos, endêmica da Ásia meridional e do sudeste asiático. 

                    Está ameaçada pela destruição do seu habitat e está listada como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN desde 2010. 

                    É a maior cobra peçonhenta conhecida. Cobras-reais adultas normalmente vão de 3 a 4 metros de comprimento, sendo que a maior já registrada chegou a medir 5,85 metros. Apesar da palavra "cobra" em seu nome comum, esta espécie não pertence ao gênero Naja, mas é o único membro do Gênero Ophiophagus

                    É carnívora e a sua dieta consiste basicamente em outros ofídios, venenosos ou não, mas não despreza lagartos, ovos e pequenos mamíferos.
                    O nome científico Ophiophagus significa literalmente "comedora de serpentes".

                    Com Informações de: G1.
                    Com Informações de: Wikipédia.

BRASIL - 15 de Outubro, o dia do Professor

O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. Essa data foi oficializada em 14 de Outubro de 1963, através do Decreto Federal Nº 52.682.


                 No dia 15 de Outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

                 O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.


Origem do Dia dos Professores

                 A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

                 Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de Outubro de 1963.


O Decreto define a razão do feriado

"Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

                 A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 05 de Outubro.


Outras datas que prestam homenagens à educação

                 Dia da Escola - 15 de Março;
                 Dia da Educação - 28 de Abril;
                 Dia do Pedagogo - 20 de Maio;
                 Dia do Estudante - 11 de Agosto;
                 Dia do Profissional de Educação Física - 01 de Setembro.


Mensagem para o Dia dos Professores

Querido professor, obrigado pela dedicação, paciência e companheirismo ao longo de todos esses anos de ensino. Sabemos que às vezes não me comporto muito bem (falo alto, durmo ou jogo bolas de papel nos colegas), mas eu com certeza sei que o meu futuro depende muito de ti! Obrigado por estar me ajudando a construir o meu amanhã! 
Feliz Dia dos Professores!


Não és apenas mais um professor, mas sim um mestre! 
Empenho, dedicação e, acima de tudo, a esperança em ver um futuro melhor para o mundo, são os seus principais motivadores! 
Não quero decepcioná-lo, professor! 
Obrigado por dedicar a sua vida ao ensino. 
Parabéns!


Mestres na arte de educar, especialistas em contar histórias e explicar as ‘maluquices’ desse mundo… 
Eu reconheço o grande valor da sua existência, querido professor! 
O prazer em espalhar a cultura e a informação me enche de orgulho. 
Sim, tenho muito orgulho em ter o professor mais dedicado e apaixonado do mundo! 
Muito obrigado por estares sempre presente para nos ajudar a crescer como seres humanos melhores! 
Feliz Dia dos Professores!

Paulo Freire (1921-1997)



                 Com Informações de: Calendarr.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS