PESQUISA NESTE SITE:

23 setembro 2019

BRASILIA-DF - Padre assassinado é velado na igreja que ajudou a construir

Polícia acredita que quatro homens tenham participado da morte do padre Casemiro. Enterro de sacerdote polonês será nesta Segunda-feira (23), após missa celebrada por Dom Sérgio da Rocha.



                    As cerimônias de despedida de Kazimerz Wojn, de 71 anos, conhecido como padre Casemiro, reuniram fiéis, companheiros e o autoridades na manhã desta Segunda-feira (190923) na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, na Asa Norte-DF, em Brasília-DF. Ele atuava e morava na igreja, que ajudou a construir nas últimas décadas.

                    O sacerdote foi assassinado na noite deste Sábado (190921) em uma obra no fundo do terreno da igreja. O corpo dele foi encontrado com os pés e as mãos amarrados, e com um arame enrolado ao pescoço. 
                    O caseiro também foi feito refém pelos bandidos.


                    Nesta Segunda-feira, o corpo do padre chegou à paróquia às 8:15 horas. Pouco depois, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) estiveram na igreja junto de fiéis. 
                    O governo decretou luto oficial de três dias.

"Ele era uma pessoa que falava muitas línguas, mas, acima de todas, falava a língua do amor"
                  Lembrou a advogada Ana Paula Peixoto, que foi casada na paróquia pelo sacerdote.

                  Todas as quartas-feiras, ele celebrava missas para pacientes, pacientes e servidores no Hospital Regional da Asa Norte - HRAN.


                  Nos últimos anos, o padre superou um câncer de próstata e viu a violência rondar sua rotina. Em Abril, no domingo de Páscoa, bandidos roubaram o sacrário da igreja, avaliado em R$20.000,00. O item foi recuperado após doação da dona de um ferro velho.

                  Na semana passada, uma motosserra foi levada da obra da igreja e, na última missa que celebrou, o sacerdote falou longamente sobre violência durante a homilia. Lembrou a advogada Ana Paula Peixoto, que foi casada na paróquia pelo sacerdote.

                  A missa de corpo presente, às 10:00 horas, foi celebrada pelo padre Júlio César Gomes Moreira, pároco em Sobradinho-DF ele começou a trajetória religiosa na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

                  O arcebispo de Brasília-DF, cardeal Dom Sérgio da Rocha, vai rezar uma missa em homenagem ao padre Casemiro às 14:00 horas na paróquia. O corpo sairá para o Cemitério Campo da Esperança às 16:00 horas.


Investigação

                  O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia - Asa Norte-DF como latrocínio, roubo seguido de morte. Para o delegado Laércio Rossetto, ao menos quatro homens participaram da ação.

"O crime foi cometido por pessoas que tinham conhecimento da rotina do funcionamento dentro da igreja."

                  Todo o terreno da igreja foi periciado pela polícia no Domingo (190922). Além disso, o caseiro feito refém participou da reconstituição do crime, mas não conversou com a imprensa. Ele estava machucado nos pés e nas mãos.

                  Até as 12:15 horas desta Segunda-feira (190923), ninguém havia sido preso. A polícia desconfia que os bandidos tenham levado dinheiro, jóias e relógios da casa paroquial.


Quem era o padre Casemiro?

                  O padre Casemiro se dedicava ao sacerdócio havia 46 anos. Ele nasceu na Polônia, mas morava no Brasil desde a década de 1980.

"Quando ele chegou a Brasília, não existia a igreja [onde ele atuava]. Foi o Casemiro quem construiu"
                  Disse o padre João Firmino.

                  O polonês era famoso por botar a mão na massa: o padre tomava pedaços brutos de mármore e os transformava em itens para a igreja. 
                  Ali, fez piso, moldura dos quatros e peças do altar.

                  Quem conhecia o padre disse que a casa dele era cheia de santos e que ele colecionava imagens do mundo inteiro. Uma delas foi uma lembrança da filha de Juscelino Kubitschek, presidente responsável pela construção de Brasília.

                  Uma nota da Arquidiocese de Brasília divulgada após o crime, lembra que o sacerdote gostava de fotografar as celebrações, sendo visto frequentemente com a máquina na mão e distribuindo as fotos entre os amigos da paróquia.

                  Todas as quartas-feiras, ele celebrava missas para pacientes, pacientes e servidores no Hospital Regional da Asa Norte - HRAN.


                  Nos últimos anos, o padre superou um câncer de próstata e viu a violência rondar sua rotina. Em Abril, no Domingo de Páscoa, bandidos roubaram o sacrário da igreja, avaliado em R$20.000,00
                  O item foi recuperado após doação da dona de um ferro velho.

                  Na semana passada, uma motosserra foi levada da obra da igreja e, na última missa que celebrou, o sacerdote falou longamente sobre violência durante a homilia.



                    Com Informações de: G1.

PARANOÁ-DF - Criança de 10 anos morre ao ser atingida por árvore em cachoeira

Menino nadava com pai no momento do acidente. Caso ocorreu na Cachoeira do Boqueirão, no Paranoá.


                Um menino de 10 anos morreu, neste Domingo (190922), após ter sido atingido por uma árvore enquanto estava com a família na Cachoeira do Boqueirão, localizada no Paranoá-DF, Região Administrativa no Distrito Federal. O pai da criança também foi atingido e ficou com um corte profundo na cabeça.

                Segundo a Polícia Civil, Igor de Souza Santos nadava com o pai na cachoeira quando uma árvore caiu sobre os dois, por volta das 17:00 horas de Domingo. A mãe estava perto e tentou ajudá-los, removendo os galhos, mas não conseguiu, por causa do peso.

                A mãe percorreu o local em busca de ajuda, e algumas pessoas que estavam por perto ajudaram a remover a árvore de cima das vítimas. Pai e filho foram socorridos e levados ao Hospital Regional do Paranoá.

                O garoto deu entrada no hospital desacordado, sem os batimentos cardíacos, sem respirar e com forte sangramento nos ouvidos, boca e nariz.

                Segundo o Hospital do Paranoá, a equipe médica tentou reanimá-lo por aproximadamente 40 minutos, sem sucesso. 
                A morte foi confirmada às 18:27 horas deste Domingo.

                O pai chegou ao hospital consciente, mas com um corte profundo na cabeça. O homem foi encaminhado para o Instituto Hospital de Base do DF para passar por exames mais detalhados.

                O caso é investigado pela 6ª Delegacia de Polícia do DF, no Paranoá. Uma perícia será feita no local do acidente para apurar o que aconteceu.

                Com Informações de:  G1.

CORAÇÃO DE JESUS-MG - Homem joga espingarda no chão enquanto caçava e acaba atingido por tiro

Homem foi ferido com um tiro no rosto; ele precisou ser transferido para Montes Claros. Amigo que o socorreu contou para os policiais que os dois caçavam juntos.


                       Um homem de 42 anos foi ferido com um tiro no rosto depois que a espingarda que ele usava disparou. Segundo as informações da Polícia Militar, ele subiu em uma árvore enquanto caçava e, ao jogar a arma no chão, acabou sendo atingido acidentalmente. 
                       A ocorrência foi registrada em Coração de Jesus-MG neste Domingo (190922).

                       Inicialmente, os policiais foram chamados no hospital, pela médica que atendeu o homem. Os militares conversaram com um amigo dele, que o levou até a unidade e disse que não sabia o que tinha acontecido.

                       Os familiares disseram para a PM que o homem nunca se envolveu em confusões, não tinha inimigos e trabalhava no mesmo local há cinco anos. Após as informações, foi feito um novo contato com o amigo do homem, que acabou contando a história verdadeira sobre o tiro acidental.

                       Ele ainda disse para a PM que os dois estavam caçando na Região de Barreiro de Baixo, quando ouviu um disparo e foi em direção ao amigo. O homem levou os policiais até o local onde os dois caçavam. Como duas espingardas foram apreendidas, ele foi preso em flagrante por posse ilegal de arma.

                       O homem baleado precisou ser transferido para Montes Claros-MG, devido à gravidade dos ferimentos.

                       Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Moradores fecham parte da Estrutural, em protesto por falta de água

Manifestantes interditaram a pista no sentido Plano Piloto e colocaram fogo em pneus. CAESB diz que área é irregular.


                  Manifestantes fecharam parte da via Estrutural DF-095 – Região a 16 km do Palácio do Planalto, em Brasília-DF na manhã desta Segunda-feira (190923), em um protesto por causa da falta de água. Segundo os moradores, alguns imóveis estão com problemas no abastecimento há cerca de dois meses.

                  Por volta das 07:30 horas, o grupo colocou fogo em pneus e interditou parte da rodovia, no sentido Plano Piloto. O trânsito foi liberado pouco antes das 09:00 horas. 
                  A Polícia Militar foi chamada para acompanhar a situação.

                  Motoristas que passavam pela região fizeram vídeos do bloqueio. 
                  As imagens mostram a fumaça preta e os carros parados.


                  Os manifestantes reclamam ainda do desabastecimento de água na Chácara Santa Luzia. A Companhia de Saneamento Ambiental - CAESB disse em nota que, "por ser área irregular", o serviço não é ofertado na região

"Observa-se um grande número de ligações clandestinas na região, o que prejudica substancialmente o abastecimento de outras áreas regulares na Estrutural."

                  Além disso, o órgão disponibilizou caminhões-pipa, como medida emergencial, para abastecer creches e escolas. O atendimento prioriza creches e escolas, de Segunda a Sexta-feira.

                  Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Acidente com carreta interdita parcialmente o Anel Rodoviário de BH desde o início da manhã

Motorista de 50 anos ficou ferido em acidente no bairro Madre Gertrudes.


                  O tombamento de uma carreta que transportava MDF ainda fechava parcialmente o Anel Rodoviário às 12:20 horas desta Segunda-feira (23). De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o motorista de 50 anos ficou ferido no acidente, na altura do Km 536, no Bairro Madre Gertrudes, na Região Oeste de Belo Horizonte-MG.

                  Ainda de acordo com a PM, o tombamento foi no sentido Vitória-ES e o motorista foi socorrido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Houve vazamento de óleo na pista e uma faixa continuava bloqueada, nesta tarde, após 6:00 horas do acidente.


                  O tráfego ficou lento no Anel Rodoviário e também na Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, em Contagem-MG, na Grande BH
                  A carreta tombou depois de sair da alça de acesso da Avenida Amazonas.

                  Com Informações de: G1.

SUÍÇA - Suíços fazem 'funeral' em montanha para geleira que derreteu

Desde 2006, a geleira Pizol perdeu entre 80% e 90% de seu volume.


                       Inspirada na ação feita na Islândia há algumas semanas, a Suíça realizou no Domingo (190922) um funeral simbólico pelo desaparecimento de uma das geleiras mais estudadas do mundo, a Pizol, em consequência dos efeitos do aquecimento global.

                       Cerca de 250 pessoas, algumas vestidas de preto, se reuniram após duas horas de trilha pela antiga geleira, localizada perto de Liechtenstein e da Áustria, a 2.700 metros de altitude.


"Viemos aqui para dizer 'adeus' ao Pizol,"
                       Declarou Matthias Huss, glaciologista da Escola Politécnica Federal de Zurique. O pároco de Mels, a comuna onde a geleira ficava, pediu a ajuda de Deus para superar o enorme desafio das mudanças climáticas.

                       A cerimônia ocorreu na véspera da reunião especial da ONU sobre o clima, que ocorre nesta Segunda-feira (190923) em Nova Iorque-EUA

                       Vários chefes de Estado comparecerão para reforçar seus compromissos em limitar o aquecimento do planeta a até 2º C em relação ao período pré-industrial.


                       Na Suíça, a Montanha Pizol "perdeu tanto de sua essência que, do ponto de vista científico, não é mais uma geleira", explicou à AFP Alessandra Degicomi, da Associação Suíça para a Proteção do Clima, uma das ONGs que organizou o velório.

                       Os participantes, entre eles crianças, depositaram flores na montanha. Não foi instalada nenhuma placa comemorativa, como fizeram os islandeses em 18 de Agosto, em memória do Okjökull, primeira geleira da ilha a perder seu status.

"Desde 1850, estimamos que há mais de 500 geleiras suíças que desapareceram completamente"
                       Das quais apenas 50 tinham nomes, explicou Huss à AFP dias antes da cerimônia.

"O Pizol, agora, não é a primeira. Mas podemos lhe considerar a primeira geleira suíça desaparecendo que foi muito bem estudada desde 1893"
                       Destacou.


                       O derretimento é incontestável: desde 2006 ela perdeu de 80% a 90% de seu volume. Só restam 26.000 m² de gelo, "menos que quatro campos de futebol", afirmou Huss.

                       De acordo com a Rede Suíça de Pesquisas Glaciológicas - Glamos, o Pizol pertencia à categoria "geleiras" mesmo sendo muito pequeno.

                       Localizado a uma altitude relativamente baixa (de 2.630 a 2.780 metros de altitude), ela dependia da neve acumulada no inverno.

                       Como o Pizol, outras 4.000 geleiras nos alpes correm o risco de ter 90% de seu volume derretido até o fim do século, caso nada seja feito para reduzir as emissões dos gases do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, segundo um estudo da Escola Politécnica Federal de Zurique.


                       E, independentemente dos esforços para reduzir as emissões, os alpes suíços vão perder pelo menos metade de suas geleiras nos próximos anos, afirmam os especialistas.


                       Com Informações de: G1.

BRASÍLIA DE MINAS-MG - Homem é preso após assassinar o irmão

Testemunhas disseram que o crime aconteceu depois de uma briga entre os irmãos. Homem foi preso enquanto fugia de moto para a zona rural.


                      Um homem de 48 anos foi assassinado com um tiro na cabeça na noite deste Domingo (190922) em Brasília de Minas-MG. Segundo as informações da Polícia Militar, o disparo foi feito pelo irmão dele, de 37 anos, que foi preso. 
                      A arma usada no crime foi apreendida.

                      Ainda de acordo com a PM, os dois moravam na mesma casa, no Bairro Dona Joaquina. O homicídio ocorreu depois que eles discutiram, o irmão que foi morto estava fumando dentro de casa, incomodando a mãe. Eles começaram a se desentender ainda no Sábado (190921).

                      Já no Domingo, o homem de 37 anos pegou uma espingarda que estava embaixo de um colchão e atirou, atingindo o irmão no rosto. 
                      O SAMU chegou a ser acionado, mas a vítima morreu no local.

                      Após o crime, os policiais fizeram buscas e conseguiriam prender o homem que fugia de moto para a zona rural. 
                      O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.

                      Com Informações de: G1.

SANTA ROSA DA SERRA-MG - Acidente com carro e caminhão deixa quatro mortos na BR-354

Três pessoas se feriram; todas as vítimas estavam no carro. 
Ocorrência foi registrada na noite deste Domingo (190922).


                 Um grave acidente foi registrado na noite deste Domingo (190922) na BR-354, próximo a Santa Rosa da Serra-MG, no Alto Paranaíba. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária - PMR de São Gotardo-MG, quatro pessoas morrem e três ficaram feridas.

                 Conforme as primeiras informações da polícia, a batida foi entre um veículo de passeio, com sete ocupantes, e um caminhão com dois semi-reboques.

                 A PMR não divulgou idades e sexos dos envolvidos, nem a possível causa do acidente. 
                 A perícia esteve no local e os corpos foram removidos.

                 Mais detalhes - AQUI.


                 Com Informações de: G1.

NOVA PONTE-MG - Homem morre após se afogar no Rio Claro

Caso foi registrado no fim da tarde deste Domingo (190922), em uma área de camping. Vítima tinha 31 anos.


                      Um homem de 31 anos morreu após se afogar no Rio Claro, em uma área de camping às margens da BR-452, em Nova Ponte-MG, no fim da tarde deste Domingo (190922).

                      Assim que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU chegou ao local, a vítima já tinha sido retirada da água por algumas pessoas e um salva-vidas, que também fizeram manobras de reanimação. 
                      A causa do afogamento não foi informada.

                      O homem foi levado ao Hospital Municipal de Nova Ponte e a morte foi constatada pelo médico de plantão. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal - IML de Araxá-MG.


                      Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Carro cai de viaduto sobre trecho da BR-050, mata uma pessoa e fere outras duas

Uma das vítimas morreu a caminho do hospital. As outras foram levadas, em estado grave, para Hospital das Clínicas da Universidade Federal. Acidente ocorreu na tarde deste Domingo (190922).


                    Um jovem de 25 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um acidente registrado na BR-050, na altura do Bairro São Jorge, em Uberlândia-MG, na tarde deste Domingo (190922).

                    Segundo as informações da Polícia Rodoviária Federal - PRF, dois jovens, de 25 e 27 anos, e um homem, de 30, estavam num veículo Voyage, cor prata, com placas de Uberlândia, quando por volta das 15:30 horas, o motorista perdeu o controle da direção ao tentar fazer o contorno da alça do viaduto.

                    O carro desgovernado saiu da pista, bateu na mureta e caiu de um viaduto de aproximadamente seis metros, que passa sobre a BR-050, na altura do Km 80.

                    Segundo os militares, o rapaz morreu a caminho do hospital. As outras vítimas foram levadas em estado grave, por equipes do Corpo de Bombeiros e da MGO Rodovias, concessionária que administra o trecho, para atendimento do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

                    Segundo os bombeiros, há suspeita de que o motorista estivesse dirigindo após consumir bebida alcoólica.

                    Com Informações de: G1.

SÃO GOTARDO-MG - Mãe e três filhos morrem em mais uma tragédia na BR 354; outros três familiares se feriram

O acidente aconteceu por volta de 21:00 horas deste Domingo (22) no km 350 da BR-354 no município de São Gotardo-MG.


                 A BR-354 registrou mais uma tragédia na noite deste Domingo (190922). A batida entre um veículo de passeio e um bitrem tirou a vida de quatro pessoas da mesma família, a mãe e três filhos. 
                 Outros três familiares ficaram feridos e foram levados para o Hospital Regional de Patos de Minas-MG.

                 O acidente aconteceu por volta de 21:00 horas deste Domingo (190922) no Km 350 da BR-354 no município de São Gotardo-MG. As sete vítimas estavam em um veículo FIAT Pálio, que teria rodado na pista e sido atingido em cheio pelo bitrem que seguia em sentido contrário.

                 Vicente Destefane Caixeta, de 60 anos, era o motorista do bitrem. Ele disse que seguia pela BR-354 em direção à BR-262 quando o Pálio rodou na pista. Vicente disse que o motorista perdeu o controle na ondulação da pista que está sendo reformada. 
                 Vicente não se feriu.


                 O Pálio era conduzido por Hugo Frederico Lopes Dias, de 39 anos. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Regional. A Polícia Militar encontrou uma arma de fogo dentro do carro e Hugo acabou sendo preso. 
                 Ele permanece escoltado pela polícia.

                 A batida tirou a vida de Viviana Fernanda dos Santos, de 36 anos que é esposa de Hugo e da filha do casal Lavinia Emanuela dos Santos, de 5 anos. Também morreram no local os filhos de Viviane, Lucas Augusto Santos de Castro, de 19 anos e Alef Vinícius dos Santos Almeida, de 17 anos. 
                 Outros dois filhos de Viviane: Lincon de 14 anos e Alícia 11 anos, que também estavam no carro, estão internados no Hospital Regional.

                 A perícia da Polícia Civil foi acionada para colher as informações no local e apurar as causas do acidente. 
                 A BR-354 tem colecionado tragédias como esta.

 

 


                 Com Informações de: Patos Hoje.

PADRE CARVALHO-MG - Motoristas de três carretas são feitos reféns durante assalto na BR-251

Dois motoristas foram abordados em Padre Carvalho-MG e o terceiro foi rendido em Grão Mogol-MG. Um suspeito de envolvimento no assalto foi preso.


                     Motoristas de três carretas foram feitos reféns durante um assalto na BR-251 neste Domingo (190922). Dois foram abordados no Km 424, em Padre Carvalho-MG, e o outro foi rendido no Povoado de Bocaina, em Grão Mogol-MG
                     Um suspeito foi preso.

                     Segundo as informações da Polícia Rodoviária Federal, duas carretas de uma mesma empresa viajavam juntas, quando os condutores foram interceptados e abordados por assaltantes, que estavam armados e chegaram de carro. Os motoristas seguiram com os criminosos em direção a Salinas-MG em apenas uma das carretas.

                     Ainda de acordo com a PRF, no momento em que eles pararam em Bocaina para mexer no sistema de rastreamento, o terceiro condutor, que vinha atrás e trabalha na mesma empresa das vítimas, estranhou ao ver a carreta parada e estacionou para beber água e oferecer ajuda. 
                     Ele também acabou sendo rendido pelos assaltantes.

                     Os criminosos continuaram seguindo pela rodovia com os motoristas em uma das carretas e foram em direção a um restaurante em Salinas. Uma testemunha conseguiu avisar a Polícia Militar da cidade sobre o roubo, repassando informações sobre um dos carros que dava cobertura para o crime. O veiculo foi abordado e o motorista foi preso com o celular de uma das vítimas.

                     Posteriormente, os policiais abordaram a carreta e encontraram as vítimas. Os outros assaltantes conseguiram fugir. Além do automóvel apreendido com o homem preso, há confirmação de que outro carro dava cobertura durante o assalto e um caminhão baú também estava sendo usado com o objetivo de fazer o transbordo da carga, que era de leite condensado.

                     As três carretas foram recuperadas e a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil em Montes Claros-MG.

                     Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Homem bate carro em árvore e morre na MG-401

Segundo o Corpo de Bombeiros, ele morreu no local do acidente, causas são desconhecidas. Motorista estava sozinho no veículo.


                    Um homem de 48 anos morreu após bater o carro em uma árvore na MG-401, a 10 quilômetros de Janaúba-MG, neste Domingo (190922). 
                    O acidente aconteceu perto da saída para Jaíba-MG.

                    Quando a equipe do Corpo de Bombeiros chegou ao local, o motorista já havia morrido. Ele estava sozinho no veículo, que ficou com a frente destruída com o impacto. A batida aconteceu em uma reta. 
                    A Polícia Militar também esteve na ocorrência.

                    Testemunhas disseram que o carro começou a pegar fogo, que foi controlado com extintores de pessoas que passavam pela rodovia. O corpo do motorista foi levado para o Instituto Médico Legal de Janaúba, as causas do acidente serão investigadas.

                    Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS