PESQUISA NESTE SITE:

02 março 2020

JOÃO PINHEIRO-MG - Aviões apreendidos haviam transportado centenas de quilos de cocaína para SP, diz PM

Os cinco envolvidos presos teriam vínculo com o PCC e estavam na região em busca de peças para as aeronaves.


               Os aviões apreendidos pela Polícia Militar no Distrito de Luizlândia do Oeste, em João Pinheiro-MG, precisamente na Fazenda El Shadday, na Sexta-feira (200228), haviam transportado centenas de quilos de cocaína para São Paulo. Os cinco envolvidos presos teriam vínculo com o PCC e estavam na região em busca de peças para as aeronaves.


               As informações foram fornecidas pela Polícia Militar de Unaí-MG. De acordo com o Major Elias, dos cinco presos, 3 são do Estado do Paraná e 2 do Estado do Amazonas. Segundo o oficial, as aeronaves haviam apresentado defeito e, enquanto esperavam peças, começaram a passear por João Pinheiro.

               Os moradores suspeitaram dos indivíduos e acionaram a Polícia Militar. Durante as diligências, os policiais chegaram até as duas aeronaves. O policial informou que um dos aviões é clonado e o outro é estrangeiro, sendo que ambos não possuem autorização para voos no Brasil


“Eles foram desmontados e estão apreendidos”
               Informou.

               Nas conversas deles pelo aplicativo whatsapp, os policiais descobriram que eles haviam deixado, durante o carnaval, mais precisamente no dia 22 de Fevereiro, em São Paulo, 600 kg de cocaína. 

“Não consigo estimar o valor desta droga, mas é muito alto. 
Em conversa com os acusados, eles confessaram ter transportado apenas 200 kg”, 
               Disse. 

               O oficial informou que eles possuem passagem pela Bolívia, de onde teriam trazido a droga e para onde estavam retornando. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal que tomará as demais providências. O caso é tratado como tráfico internacional de drogas. 

               Não foi encontrado outro material ilícito com os envolvidos.


               Com Informações de: Patos Hoje.

UBERLÂNDIA-MG - Corpo de homem desaparecido no Rio Uberabinha é encontrado

Ele havia pulado no rio no dia 15 de Fevereiro e desde então o Corpo de Bombeiros realizava buscas nas margens e ao longo do curso d'água.


                 Foi encontrado, na tarde deste Sábado (200229), o corpo do homem de 47 anos que desapareceu no Rio Uberabinha em Uberlândia-MG no dia 15 de Fevereiro. Segundo Corpo de Bombeiros, ele foi encontrado próximo a uma usina hidrelétrica na área rural de Uberlândia.

                 O corpo foi identificado pelo Instituto Médico Legal - IML e, conforme a instituição, já foi liberado para a família.

                 O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar - PM foram acionados no dia 15 de Fevereiro sobre o desaparecimento do homem no Rio Uberabinha, no Bairro Taiaman. De acordo com relatos de testemunhas à PM, o desaparecido ingeriu bebida alcoólica antes de pular no rio.

                 Equipes de resgate procuraram pelo homem durante dias, tanto às margens quanto ao longo do rio. O trabalho começou no trecho do Bairro Taiaman, onde o desaparecimento foi registrado, até a zona rural, onde o Rio Uberabinha desemboca.

                 Com Informações de: G1.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - Homem de 30 anos é atingido por três golpes de canivete após desentendimento com cunhado e amigo


              Um homem de 30 anos, foi esfaqueado na noite deste Sábado (200229), na Rua José Felix, no Bairro Dona Benta, em Presidente Olegário-MG. Duas pessoas foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil na cidade de Patos de Minas-MG, e o caso foi registrado como Lesão Corporal.

              De acordo com informações, a Polícia Militar foi acionada via 190, onde pessoas relataram que havia uma briga em via pública. Ao chegarem no local, os militares depararam com dois homens de 25 e 26 anos, suspeitos de serem os agressores. 
              A vítima já havia sido encaminhada para o Hospital Municipal.

              Durante conversa com os militares, Valter Santos de Almeida, 25 anos, desse que estava na casa de Geraldo Luan Pereira Xavier, 26 anos, quando a vítima Flávio Francisco de Freitas, 30 anos, chegou no local embriagado e começou a ameaçar a irmã e o cunhado Geraldo, dizendo que iria bater nos dois, momento que foi impedido de entrar na residência.

              Flavio bastante exaltado começou a arremessar tijolos em direção a residência, do cunhado e amigo, que de imediato revidaram. Não satisfeitos com a atitude de Flávio, um dos suspeitos se apossou de um canivete e desferiu três golpes em Flávio, que foi atingido no braço direito, braço esquerdo e nas costas.

              A vítima foi socorrida ao Hospital Municipal Darci José Fernandes de Presidente Olegário, onde foi medicado. Mais calmo e em conversa com os militares, Flavio disse que foi até a casa do cunhado e que por motivo fútil, Geraldo e Valter começaram a lhe agredir e o mandar embora da casa.

              O canivete utilizado na agressão foi localizado escondido atrás de um muro. A dupla acusada de agressão foi encaminhada juntamente com a arma do crime para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas, onde foram ouvidos pelo delegado de plantão e liberados.

              Com Informações de: PO Notícias.

UNAÍ-MG - Unaiense é preso por Porte Ilegal de Arma de Fogo


               Por volta das 01:45 horas do último Sábado (200229), por meio das câmaras de vídeo-monitoramento do Sistema Olho Vivo, foi visualizado um cidadão, em atitude suspeita, manuseando algo semelhante a munições de arma de fogo, em uma praça de Unaí-MG, e logo após, sair do local em um veículo, sentido ao Pronto Socorro Municipal.

               Imediatamente, a Polícia Militar iniciou rastreamento, conseguindo localizar e abordar o veículo citado conduzido por um homem, de 30 anos, foi feito buscas no interior do veículo, sendo localizadas 09 munições calibre .38 e 01 revólver calibre .38, marca ROSSI, carregado com 05 munições de mesmo calibre.

               O homem assumiu a propriedade da arma de fogo e das munições localizadas em seu veículo e relatou que estava andando armado para se defender de uma possível agressão por parte de um cidadão que teria o ameaçado de morte em data pretérita, mas não apresentou documentação legal do material.

               O autor foi preso por Porte Ilegal de Arma de Fogo e juntamente com o material apreendido conduzido à delegacia.

               Com Informações de
PMMG - UNAÍ-MG.

PARACATU-MG - Homem é esfaqueado durante partida de truco

A vítima de 40 anos quase morreu com duas facadas que atingiram o peito próximo ao coração.


                 Um homem de 40 anos foi esfaqueado durante uma partida de truco na noite do último Domingo (200301) em Paracatu-MG. O crime foi registrado por volta das 22:00 horas, na Rua D, no loteamento do Sara kubitschek.

                 De acordo com a Polícia Militar - PM a vítima estava em uma confraternização jogando cartas, quando o suspeito sacou uma faca da cintura e desferiu dois golpes contra a vítima.

                 O homem sofreu perfurações profundas no peito, e que por pouco não tingiram o coração. A vítima foi socorrida por um vizinho e levado ao pronto socorro e não corre risco de morte.

                 Segundo relatos de testemunhas, o suspeito do crime estava passando por uma crise de ciúmes e que a vítima estava zombando dele durante a confraternização. Momento que o suspeito pegou uma bicicleta emprestada, foi até a sua casa, pegou a faca e retornou para o local da confraternização.

                 Durante uma jogada de partida de truco, o suspeito irou-se com a vítima puxou a faca da cintura e desferiu contra a vítima. Após o crime, o suspeito fugiu do local tomando rumo ignorado e ainda não foi localizado.

                 Com Informações de: Paracatu News.

UNAÍ-MG - Acidente no Cruzamento de ruas do Bairro Cachoeira nesta Segunda-feira (02)

Dois veículos, colidem na esquina do Cemitério, ambos tiveram os faróis dianteiro quebrados. Não houve feridos.


               Por volta das 17:30 horas, desta Segunda-feira (200302), no cruzamento da Rua Frei Cecílio com a Rua Celina Lisboa Frederico, no Bairro Cachoeira, em Unaí-MG, dois veículos colidiram nesta tarde.

               A famosa Esquina do Cemitério, onde sempre ocorre este tipo de acidente, quem desce pela Rua Frei Cecílio não para, entra e colide com veículos que trafegam preferencialmente pela Rua Celina Lisboa.

               Nesta data, um FIAT Dublo, descia pela Rua Celina Lisboa, sentido Bairros, quando foi atingido por outro veículo que descia pela Rua Frei Cecílio, sentido a Avenida José Luiz Adjuto.
               Não houve feridos.


               Ambos os veículos tiveram os faróis dianteiros quebrados. O Dublo que trafegava em sua preferência, teve o farol dianteiro direito quebrado, enquanto o outro, o farol dianteiro esquerdo.

               Não chovia no momento, porém o asfalto estava molhado, e iniciou uma chuva em seguida.

               Unaienses
               Jisohde - 200302 18:00

JANUÁRIA-MG - Mulher desaparece após fugir de hospital e é encontrada morta

Vítima era indígena da Aldeia Xakriabá e fugiu do hospital de Januária na última Quarta-feira (26) depois de um surto psicótico; corpo foi encontrado em um matagal na zona rural de Manga.

                 O corpo de uma mulher, que estava desaparecida, foi encontrado na zona rural de Manga-MG, no Norte de Minas, neste Domingo (200301). A vítima era indígena da Aldeia Xakriabá e desapareceu depois de fugir do Hospital de Januária-MG na última Quarta-feira (200226).

                 Segundo o Corpo de Bombeiros, ela acompanhava o irmão na unidade de saúde, quando sofreu um surto psicótico e após ser medicada fugiu do hospital. A mulher foi vista pela última vez na Quinta-feira (200227) na Comunidade de Pau D'arco.


                 Uma equipe dos bombeiros de Januária iniciou as buscas e levantamentos na região no Sábado e o corpo da vítima foi encontrado em um matagal neste Domingo.

                 Ainda de acordo com os militares, 57 moradores da comunidade indígena auxiliaram nas buscas no Domingo e percorreram trilhas e matas fechadas durante quatro horas. O corpo da mulher foi encontrado em estado avançado de decomposição e os familiares identificaram que as roupas eram as mesmas usadas no dia do desaparecimento.

                 A perícia esteve no local e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Montes Claros-MG
                 As causas da morte serão investigadas pela Polícia Civil.
                 
                 Com Informações de: G1.

FRANCISCO SÁ-MG - Carreta carregada com 35.000 litros de óleo diesel tomba e interdita BR-251

Acidente foi no fim da tarde de Domingo e ainda não há previsão para liberação da pista; PRF registrou também um engavetamento envolvendo nove veículos.



               A Polícia Rodoviária Federal registrou dois acidentes na BR-251, em Francisco Sá-MG, neste Domingo (200301). Na altura do Km 466, uma Carreta-tanque, que transportava 35.000 litros de óleo diesel, tombou e interditou a pista nos dois sentidos. Esse acidente foi por volta das 17:30 horas e segundo a PRF, o trânsito permanece interditado na manhã desta Segunda-feira (200302) e não há previsão para liberação.

               Uma equipe dos Bombeiros está no local e realiza um trabalho de prevenção contra incêndios. Houve vazamento de óleo na pista e a empresa responsável já foi acionada para fazer o transbordo do restante da carga.

               Quando o trânsito for liberado, os bombeiros vão realizar a limpeza da pista para evitar outros acidentes. O veículo seguia de Jequié-BA com destino a Montes Claros-MG. O motorista se queixava de dores nas costas e foi atendido pelo SAMU.


Engavetamento

               Um engavetamento envolvendo dois caminhões e cinco carros de passeio deixou a rodovia interditada até as 21:30 horas deste Domingo na altura do Km 509. As ocorrências foram praticamente no mesmo horário e chovia no momento dos dois acidentes.

               Segundo a PRF, tinha um congestionamento na rodovia e um dos motoristas diminuiu a velocidade por conta da chuva provocando o engavetamento. Nove pessoas tiveram ferimentos leves e foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas para hospitais de Montes Claros-MG e Francisco Sá.



               Com Informações de: G1.

JARDIM BOTÂNICO-DF - Jiboia é encontrada em motor de carro

Animal pode medir até 4 metros e chega a pesar 15 kg. 
Cobra foi devolvida ao habitat natural.



                Uma Jiboia foi resgatada pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental - BPMA, na tarde deste Sábado (200229), dentro do motor de um carro no Jardim Botânico-DF. A proprietária do veículo onde o animal estava escondido é professora.

                O animal não apresentava ferimentos e após o resgate foi devolvido para a natureza. A Jiboia mede de 2 a 4 metros de comprimento em sua fase adulta e pode chegar a pesar até 15 kg. 
                A cobra, contudo, não é peçonhenta.


                Com Informações de: Metrópoles.

BRASÍLIA-DF - Jovem é esfaqueado dentro de ônibus na subida da Ponte do Bragueto

Caso foi registrado em coletivo que percorre trecho entre Rodoviária do Plano Piloto e Sobradinho I. Polícia Civil investiga.



                 Um jovem de 23 anos foi esfaqueado dentro de um ônibus na noite de Sábado (200229), na subida da Ponte do Bragueto, em Brasília-DF. Segundo a Polícia Civil, testemunha afirmou que houve uma briga entre a vítima e o agressor dentro do veículo. 
                 Ele foi hospitalizado "instável", segundo o Corpo de Bombeiros.

                 A vítima e o autor do crime estavam no ônibus que faz o percurso entre a Rodoviária do Plano Piloto-DF e Sobradinho-DF I. O motivo da desavença entre eles está em apuração. O caso foi registrado pela 9ª Delegacia de Polícia - Lago Norte-DF como lesão corporal.

                 De acordo com a Polícia Civil, o motorista parou o coletivo em um ponto de ônibus na altura do balão do Torto assim que percebeu a movimentação. Segundo o relato, o agressor ficou no local até a chegada do Corpo de Bombeiros. Apesar disso, a Polícia Civil informou ao G1 que o autor do crime não foi preso.

"A 9ª DP investiga o crime e o paradeiro do autor"
                 Informou a corporação.

                 O jovem foi encaminhado ao Hospital de Base com facadas nas pernas e nas costas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estava instável e com dificuldades para respirar no momento do socorro.

                 A Polícia Civil vai analisar as câmeras do circuito de segurança dentro do coletivo para auxiliar na investigação.

                 Com Informações de: G1.

TURQUIA - Aviões da Síria são abatidos em nova escalada do conflito; Rússia faz alerta a governo turco

Ataque seria resposta à derrubada de um drone turco na região. Rússia, aliada do regime sírio, disse que não vai mais garantir a segurança de aeronaves da Turquia que sobrevoarem o espaço aéreo da Síria.



               A Turquia confirmou neste Domingo (200301) que iniciou uma ofensiva militar contra o regime de Bashar Al-Assad na Síria. Dois aviões sírios foram abatidos nesta manhã na região de Idlib, e os pilotos de ambas as aeronaves conseguiram escapar com vida.

               Mais tarde, a Rússia, que é aliada do regime sírio, afirmou que não garantiria mais a segurança de aviões turcos que sobrevoarem o Espaço Aéreo da Síria.

               O início da ofensiva turca foi uma resposta à derrubada de um drone militar por forças pró-Assad na Síria. Além disso, o governo da Turquia diz que a ofensiva lançada pretende "acabar com os massacres do regime e impedir uma onda migratória".

               Isso porque o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, abriu as fronteiras com a Síria para que migrantes pudessem seguir caminho rumo à União Europeia por meio da fronteira com a Grécia e a Bulgária.

               A medida é uma tentativa da Turquia em obter apoio do Ocidente contra o regime sírio. No entanto, a concentração de migrantes na entrada do território grego causou confrontos e prisões.

               Com a entrada de migrantes, a União Europeia convocou uma reunião de emergência de ministros das Relações Exteriores, segundo o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell. Desde Dezembro, mais de um milhão de pessoas foram deslocadas no Oriente Médio em meio ao acirramento do conflito na Síria.


Escalada de tensão no Oriente Médio

               A crise entre Turquia e Síria piorou após a morte de 33 soldados turcos em ataques aéreos atribuídos ao regime sírio, na Quinta-feira. O episódio marcou a maior perda sofrida pelo governo de Erdogan desde que o país começou a intervir no conflito da Síria, em 2016.

               Militares turcos responderam na Sexta-feira e no Sábado, em uma ofensiva que deixou até 90 soldados e combatentes aliados do regime da Síria, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos - OSDH. Assim, o Exército sírio alertou neste Domingo que abateria qualquer aeronave "inimiga" na Região de Idlib.

               Idlib é o último reduto de rebeldes jihadistas que se opõem ao regime sírio. Por isso, com apoio da Rússia, tropas governistas da Síria conduzem desde Dezembro uma ofensiva para retomar a região e restaurar o controle sobre todo o território do país.


Tensão entre Rússia e Turquia

               O acirramento do conflito entre Turquia e Síria interrompeu o bom momento em que o governo turco vivia com a Rússia, inclusive com tentativas de cooperação militar que irritaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN, aliança da qual os turcos fazem parte.

               No Sábado, Erdogan pediu ao presidente russo, Vladimir Putin, que "saia do caminho" da Turquia na Síria. Além disso, o presidente turco garantiu que o regime sírio "pagará o preço" por seus ataques.

               Segundo a Agência France Presse, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, admitiu neste Domingo que pode haver ainda nesta semana uma reunião entre os presidentes da Turquia e da Rússia para tentar acalmar os ânimos.

"Sem dúvida será uma reunião complicada, mas ambos os chefes de Estado concordam com a necessidade de acertar a situação em Idlib",
               Disse Peskov.

               Com Informações de: G1.

VARGINHA-MG - Acordo secreto no julgamento do Goleiro Bruno Fernandes contou com juíza

Jogador afirma que sua defesa negociou para que ele confessasse o crime e apontasse outros envolvidos em troca de uma sentença menor. Macarrão teria feito o mesmo. Se confirmada, situação pode anular júri.


                O Goleiro Bruno Fernandes afirmou, em Varginha-MG, numa entrevista à equipe, que um acordo, nunca tornado público e ocultado até mesmo dos outros réus, teria sido feito entre advogados do caso e a própria promotoria. A negociação teria ocorrido também com Luiz Henrique Romão, o Macarrão.


                O objetivo seria que eles confessassem e implicassem os demais acusados em troca de uma pena menor.O então assistente da acusação e ainda hoje, advogado da família de Eliza Samúdio, José Arteiro, confirma a negociação e afirma que a juíza do caso, Marixa Rodrigues, participou das costuras.

                Especialistas ouvidos pela reportagem afirmam que, se confirmados o envolvimento da magistrada e o fato de os demais réus não terem tomado ciência do acordo, os julgamentos poderão ser anulados.

"Existem várias situações nos bastidores a que vocês não tiveram acesso. Aquela fala minha no dia do juri foi tudo ensaiado. Aquele negócio que eu falei, 'eu sabia' [da morte], aquilo tudo foi ensaiado; da mesma forma, o Macarrão. 

Ofereceram um tanto de anos de cadeia que, 'se você falar isso, você toma tanto, se você não falar, você vai tomar tanto'; A gente já estava três anos preso"
                Contou.


                Procurado pela reportagem, José Arteiro confirmou que houve a negociação e que participou dela. Ele declarou que a juíza fez parte, juntamente com a promotoria.  Ele revelou ainda que conversou por cerca de 40 minutos com Macarrão e dobrou o réu momentos antes do depoimento dele perante o tribunal.

"Eu falei com o Macarrão que arrumava uma pena pequena para ele, porque para um crime daquele tamanho, a pena seria de até 25 anos, mas que, para ele, eu arrumava 15 anos. 

Ai, essa parte [sobre o acordo] eu não posso falar porque foi um cordo com o promotor e a juíza, entendeu? Eu pedi para a juíza. E, finalmente, nós fomos ao julgamento, e o Macarrão foi condenado a 15 anos de prisão"
                Contou o Advogado.


                Macarrão foi condenado a 20 anos pelo crime de homicídio triplamente qualificado: 

                Motivo torpe
                Asfixia,
                E por impossibilidade de defesa da vítima.

                E a mais três anos pelo sequestro de Bruninho, filho de Bruno com Eliza. Pela confissão, a magistrada reduziu oito anos de pena do crime hediondo.


Legalidade

                Especialistas ouvidos pela reportagem disseram que a costura de um acordo nos moldes descritos pelo jogador e pelo advogado pode gerar a nulidade do processo. De acordo com o criminalista Eduardo Milhomens, se ficar comprovado que o acordo existiu e que as outras partes não ficaram sabendo, existe a possibilidade de tornar o julgamento inválido.

"Se existisse a lei de abuso de autoridade na época, cairia em um desses tipos de abuso. Hoje cairia por fazer acordo para confessar"
                Explicou o especialista.

                Já o advogado Leonardo Salles afirmou que a conduta é considerada normal quando envolve promotores, mas considerou "complicado" quando a juíza fundamenta a pena.
É possível anular, mas que tem que ver fundamentação",
                Ponderou.

Silêncio

                Marixa Rodrigues, hoje responsável pelo 1º Tribunal do Juri de Belo Horizonte-MG, foi procurada pela reportagem e informada sobre as declarações do jogador Bruno Fernandes e de José Arteiro. Mesmo assim, a magistrada preferiu não se manifestar.

                O promotor do caso na época, Henry Vasconcelos, também foi procurado e se comprometeu a comentar o caso. Entretanto, na véspera da entrevista, não respondeu às mensagens nem atendeu as ligações feitas pela equipe de reportagem.

Eliza havia denunciado Bruno por ameaça

                À época dos fatos, a modelo Eliza Samúdio e o goleiro Bruno Fernandes travavam um imbróglio em relação à paternidade de Bruninho, que completou 10 anos no último dia 10. O jogador Bruno Fernandes afirmava que não poderia assumir a criança por não ter certeza de que o filho era dele.


                O envolvimento do casal ficou conhecido publicamente depois de um jornal carioca ter divulgado uma entrevista em vídeo em que Eliza Samúdio denunciava estar sendo ameaçada de morte pelo goleiro Bruno. A filmagem foi feita na porta da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, no Rio de Janeiro.

                De acordo com depoimentos prestados às autoridades em meados de 2009, Eliza disse que o atleta Bruno Fernandes, teria forçado, por mais de uma vez, que ela realizasse um aborto. 
                No entanto, a modelo, Eliza Samúdio, se negou a tirar o filho.

                Na denúncia apresentada pelo Ministério Público à justiça consta que Bruno teria acenado com um acordo em relação ao pagamento de uma pensão à criança, como forma de atrair Eliza Samúdio para seu sítio, em Esmeraldas-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG. A propriedade foi apontada no processo como o local onde a modelo foi mantida em cárcere privado, antes de ter sido assassinada e ter tido o corpo ocultado.

                Durante o julgamento do goleiro Bruno Fernandes, a Justiça determinou que o nome dele constasse como o pai de Bruninho nos registros da criança, após Bruno ter afirmado que teria quase 100% de certeza de que era o pai. 
                Entretanto, até hoje não foi feito nenhum exame de DNA para comprovar a paternidade.

                Depois do desaparecimento de Eliza, a criança passou a viver com a avó materna, Sônia Fátima Silva Moura, 54 anos, no Estado de Mato Grosso do Sul.

                Com Informações de: O Tempo.

ÁGUAS CLARAS-DF - Suspeito de furtar cabos de subestação da CEB morre eletrocutado

Bombeiros encontraram alicate e chave de boca no local do acidente. Homem caiu de uma altura de três metros.


              Um homem foi encontrado morto eletrocutado na subestação da Companhia Energética de Brasília-DF - CEB, em Águas Claras-DF, na noite deste Sábado (200229). De acordo com a empresa, a vítima "aparentemente realizava tentativa de furto de cabos de cobre", e teria sofrido uma queda de três metros.

              O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local por volta das 22:00 horas. Os militares encontraram ferramentas como alicate e chave de boca ao lado do corpo, que estava carbonizado, caído ao chão. 
              A identidade da vítima não foi divulgada.

              Em nota, a CEB informou que um dispositivo de segurança da subestação detectou a presença do suspeito na unidade às 21:31 horas. 
              Minutos depois, funcionários foram até lá verificar.

"A equipe chegou ao local e encontrou um indivíduo caído no chão, com sinais de ter sofrido eletrocussão seguida de queda".


              A companha informou ainda que "está à disposição das autoridades para colaborar com a investigação" e alerta para os risco desse tipo de crime.

"A CEB tem reforçado em suas comunicações oficiais os riscos e perigos da energia elétrica e alerta que a manipulação de cabos de energia põe em risco a vida das pessoas que praticam o delito e de quem circula nas proximidades".

              De acordo com a companhia, o caso não causou falta de energia na região.

              Com Informações de: G1.

UBERABA-MG - Carreta cai em ribanceira após motorista desviar de árvore na MG-427

Veículo também tentou evitar bater em carro parado. 
Segundo bombeiros, ninguém se feriu com gravidade.


                Uma carreta carregada de soja caiu em uma ribanceira de aproximadamente 8 metros, na tarde deste Sábado (200229), na MG-427, em Uberaba-MG. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu depois que uma árvore caiu na pista e interditou o trânsito. 
                Ninguém se feriu com gravidade.

                Os militares informaram que, durante chuva na região, uma árvore caiu interditando as duas pistas. Um veículo de passeio parou, mas a carreta que seguia atrás não conseguiu frear a tempo.

                Ainda conforme os bombeiros, para evitar a colisão, o caminhoneiro desviou para a lateral da pista, caindo no barranco. 
                Apesar da tentativa, o automóvel foi atingido na lateral

                Ainda segundo o resgate, o motorista da carreta sofreu escoriações leves e dispensou atendimento. O número de ocupantes do carro não foi informado, mas os bombeiros informaram que ninguém que estava no carro ficou ferido.

                A árvore já foi retirada e o trânsito flui normalmente.

                Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Mergulhadora morre afogada no Lago Paranoá

Vítima foi identificada como Patrícia Arrais Rodrigues da Silva, de 46 anos. Caso ocorreu próximo à barragem.


               Uma mergulhadora morreu afogada na tarde deste Sábado (200229) próximo à barragem do Lago Paranoá, no Distrito Federal.

               A vítima foi identificada como Patrícia Arrais Rodrigues da Silva, de 46 anos. Segundo o Corpo de Bombeiros, um funcionário da Companhia de Saneamento Ambiental - CAESB, avistou uma pessoa boiando e chamou a corporação.

               O corpo da mergulhadora foi encontrado perto das comportas da barragem do lago.

               De acordo com os bombeiros, a mulher usava equipamentos para execução de mergulho autônomo. 
               Os militares utilizaram um jet ski, um barco, um carro de salvamento terrestre e um helicóptero no resgate.

               Com Informações de: G1.

UNIVERSAL - Como funciona "bilhar cósmico" que impedirá colisões de asteroides na Terra

Se um asteroide passa por um buraco de fechadura gravitacional, ele irá colidir com a Terra.


                  Cientistas querem evitar essa passagem, batendo no asteroide com uma nave. Apophis e o Bennu são asteroides com mais chances de baterem no nosso planeta. Já foram calculadas três táticas para desviá-los; Apophis pode ser testado em 2029.

                  Você tem medo que um asteroide gigante acabe com a vida na Terra? Calma, cientistas podem ter a solução para suas aflições: Sinuca
                  Isso mesmo. 

                  Uma equipe do Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT bolou um novo plano para impedir impactos cataclísmicos em nosso planeta. É, basicamente, um 'bilhar cósmico' e super preciso.

                  Daqui a nove anos, precisamente no dia 13 de Abril de 2029, uma pedra espacial congelada, com cerca de 340 metros de diâmetro, maior que a altura da Torre Eiffel, vai passar raspando na Terra, a uma velocidade espantosa de 30 km/s.

                  O 99942 Apophis, que ganhou o apelido de "asteroide do juízo final", deve passar a 33.000 quilômetros de distância da superfície terrestre. Para efeitos de comparação, estamos a cerca de 380.000 quilômetros da Lua
                  Ele vai chegar mais perto que nossos satélites geoestacionários de telecomunicações, que estão em órbita a 36.000 quilômetros de altitude, podendo até destruir alguns deles.

                  Ele já havia passado pela Terra em 2013, bem longe, a mais de 14.000.000 de quilômetros, e voltará a nos visitar em 2036. Observações iniciais sugeriram que, em 2029, o asteroide poderia atravessar um temível "buraco de fechadura", como são chamados pequenas áreas no campo de gravidade dos planetas. Eles "puxam" objetos menores para perto, alterando a trajetória deles e criando rotas de colisão.

O resultado? 


                  Na passagem seguinte do asteroide, daqui a 16 anos, aconteceria um impacto devastador. Felizmente, essa hipótese já foi descartada nos estudos recentes. 

Mas não custa se prevenir.

                  Os pesquisadores do MIT desenvolveram um sistema para decidir que tipo de missão teria mais sucesso em desviar um asteroide que se aproxima. São considerados fatores como a massa, o momento (o "embalo") e a composição do objeto, sua proximidade com um buraco de fechadura gravitacional, e o tempo disponível até a colisão iminente. 
                  A pesquisa foi financiada, em parte, pela NASA, pelo Laboratório Draper e pela Fundação de Cultura Samsung.

                  O método foi aplicado nas trajetórias do Apophis e do Bennu, outro asteroide próximo à Terra que está sendo estudado pela missão OSIRIS-REx, da NASA. Os cientistas consideraram vários cenários em que eles poderiam atingir a Terra nos próximos anos. 
                  Os resultados foram publicados na semana passada na revista Acta Astronautica, da Science Direct.

                  A estratégia está bem longe do estilo do filme "Armaggedon", com a destruição do asteroide nos últimos momentos antes da destruição da Terra.

"As pessoas, em geral, pensam em estratégias em cima da hora, quando o asteroide já passou pelo buraco de chave e está em rota de colisão"
                  Disse Sung Wook Paek, o líder da pesquisa, em um comunicado do MIT. "O que queremos é impedir que ele passe pelo buraco de chave, anos antes do impacto previsto. Seria um ataque preventivo e sem muita bagunça."


Mas como seria feito?

                  Em 2007, a Nasa comunicou o governo norte-americano que, em caso de um asteroide em rota de colisão, a maneira mais efetiva de impedi-lo seria lançar uma bomba nuclear no espaço. A onda de força da explosão iria empurrar o objeto para longe, mas nós teríamos de lidar com uma "chuva" de resíduos nucleares. 
                  Por isso, é uma solução controversa.

                  A segunda melhor opção seria o "pêndulo cinético", que quer dizer basicamente bater no asteroide para mudar sua órbita, em vez de destruí-lo. Para isso, são usados um ou mais projéteis, como naves ou foguetes, em altíssima velocidade.


"É como jogar bilhar"
                  Explicou Paek

                  Para a tática dar certo, porém, é necessário um enorme nível de precisão, que até agora não existia.

                  Cedo ou tarde, a Terra estará na mira de um asteroide destruidor de planetas. Então faz muita diferença se as chances de evitar o impacto são de 90% ou de 99,9%. Foi nesta precisão que os cientistas do MIT trabalharam.

                  O código de simulação desenvolvido pela equipe identifica qual tipo de missão tem maior possibilidade de sucesso em desviar um asteroide, para que ele nem passe por um buraco de fechadura, conhecido, cientificamente, como fenda de ressonância gravitacional.

"É como abrir uma porta que não consegue ser fechada. Se o asteroide passar por ela, é altíssima a probabilidade de colidir com a Terra em um futuro próximo"
                  Ressaltou Paek.

O mapa de decisão criado pelos cientistas considera três táticas:

                  Realizar um pêndulo cinético diretamente;

                  Mandar uma nave para medir o asteroide e calcular o projétil necessário, disparado depois;

                  Enviar duas naves, primeiro uma para medir o asteroide e outra para empurrá-lo levemente para longe da Terra, para que um projétil maior seja lançado contra ele na sequência.

                  As simulações com o Apophis e o Bennu consideraram diversas distâncias entre cada asteroide e seu respectivo buraco de fechadura e calcularam uma região segura para o desvio, para evitar tanto o impacto com a Terra como a passagem por outro buraco de fechadura próximo. Outro fator considerado foi o tempo disponível para se preparar e agir.

                  Por exemplo, se calculamos que o Apophis vai passar por um buraco de fechadura daqui a cinco anos ou mais, há tempo suficiente para a terceira e mais elaborada opção, mandar duas naves, para medir e empurrar, e depois um projétil. Se há entre dois e cinco anos para se preparar, a segunda opção é mais viável, uma nave para medições e, então, o projétil.


                  Se há menos que dois anos, porém, já pode ser tarde demais. A única opção é enviar um grande projétil. 

"Mas pode ser que a gente não consiga atingir o asteroide com esse prazo"
                  Disse Paek

                  O caso do Bennu é parecido, mas, devido à OSIRIS-REx, cientistas já conhecem bastante sobre sua composição. Então, enviar uma sonda de reconhecimento, antes de lançar o projétil, não é essencial.

                  Com a ferramenta de simulação já construída, os cientistas agora irão estudar outros cenários e táticas. 

"Em vez de aumentar o tamanho do projétil, podemos calcular múltiplos lançamentos e enviar diversas naves menores para colidir com o asteroide, uma a uma. Poderíamos, também, lançar projéteis a partir da Lua ou até usar satélites antigos como pêndulo cinético"
                  Exemplificou Paek.

                  Aguardamos ansiosos as primeiras tentativas para esse plano tão ousado; serão nove anos de espera bem longos.

                  Com Informações de: Uol Tilt.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS