PESQUISA NESTE SITE:

17 maio 2018

CURRAL DE DENTRO-MG - Empresário suspeito de receptação e roubo é assassinado a tiros

Iltonely Miranda Santos, de 30 anos, era dono de um restaurante às margens da BR-251; circuito interno flagrou ação dos criminosos (veja o vídeo); PC diz que crime tem características de execução.

                  Um empresário de 30 anos foi assassinado a tiros em Curral de Dentro-MG, no Norte de Minas, na noite desta Quarta-feira (180516). 

                  Iltonely Miranda Santos era dono de um restaurante às margens da BR-251 e foi morto nos fundos do estabelecimento. Segundo a Polícia Civil, ele estava sendo investigado por envolvimento em crimes de receptação e roubo.

                  Funcionários disseram à Polícia Militar que quatro homens encapuzados e armados invadiram o restaurante e arrastaram o empresário para a parte externa. 

                  Eles contaram ainda que momentos depois ouviram os disparos. Os criminosos retornaram para dentro do comércio e pegaram o dinheiro que estava no caixa. 
                  Imagens do circuito interno de segurança do estabelecimento flagraram parte da ação dos criminosos.

                  De acordo com o delegado José Eduardo dos Santos, a ação durou cerca de dois minutos. Um perito foi ao local e constatou que pelo menos cinco tiros atingiram o empresário na região da cabeça e pescoço. 

"O inquérito ainda não foi instaurado, mas em conversa preliminar com o perito, este crime tem características de execução. Os envolvidos tentaram simular um latrocínio, mas, inicialmente, percebemos que não foi isso que ocorreu".

                  O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Montes Claros-MG
                  Um laudo sobre a morte deve ser emitido em até 15 dias.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Assaltantes usam martelo para agredir vítima e roubar celular

Crime foi no Bairro Todos os Santos e a vítima disse que foi agredida no braço; bandidos foram presos em um veículo no Bairro Edgar Pereira.

                   Dois criminosos, de 27 e 30 anos, foram presos após usarem um martelo para roubar o celular de um homem em Montes Claros-MG, no Norte de Minas, na noite desta Quarta-feira (180516). 

                   O crime foi no Bairro Todos os Santos e a vítima disse à PM que foi agredida no braço com o martelo durante o roubo. 
                   Ela não precisou de atendimento médico.

                   A polícia fez rastreamento e encontrou os suspeitos em um veículo no Bairro Edgar Pereira. O condutor, de 30 anos, parou o carro após a ordem dos policiais e o passageiro tentou fugir por um matagal, mas foi perseguido e detido.

                   Com eles, foram encontrados o celular da vítima e o martelo usado na ação criminosa. Os dois foram encaminhados à delegacia da cidade. 

                   A Polícia Civil informou que eles foram autuados em flagrante e encaminhados ao Presídio Regional.

                   Com Informações de: G1.

BRASIL - IBGE aponta falta trabalho para 27.700.000 de brasileiros,

Taxa de força de trabalho subutilizada ficou em 24,7% no 1º trimestre, a maior da série histórica, iniciada em 2012


Número inclui trabalhadores desocupados, mas que poderiam trabalhar, e também aqueles que trabalham menos de 40 horas por semana.


                   No Brasil, há falta trabalho para 27.700.000 de brasileiros. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD trimestral divulgada nesta Quinta-feira (180517) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,7% no 1º trimestre de 2018, a maior da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012. 
                   O contingente de subutilizados também é o maior já registrado pela pesquisa.

                   O grupo de trabalhadores subutilizados reúne os desempregados, aqueles que estão sub ocupados (menos de 40 horas semanais trabalhadas) e os que fazem parte da força de trabalho potencial (não estão procurando emprego por motivos diversos).

Número de brasileiros subutilizados


                   Veja o que são considerados trabalhadores subutilizados e quantos estavam nessa condição no 1º trimestre de 2018:

                   13.700.000 de desempregados: pessoas que não trabalham, mas procuraram empregos nos últimos 30 dias; 6.200.000 milhões de sub ocupados: pessoas que trabalham menos de 40 horas por semana, mas gostariam de trabalhar mais; 7.800.000 de pessoas que poderiam trabalhar, mas não trabalham (força de trabalho potencial): grupo que inclui 4.600.000 de desalentados (que desistiram de procurar emprego) e outras 3.200.000 de pessoas que podem trabalhar, mas que não têm disponibilidade por algum motivo, como mulheres que deixam o emprego para cuidar os filhos.

+ RETRATOS DO MERCADO: Veja histórias de pessoas que estão desempregadas, na informalidade ou trabalhando pouco.

                   No 4º trimestre de 2017, a taxa de subutilização da força de trabalho tinha ficado em 23,6%, reunindo 26,4 milhões de pessoas
                   Já a taxa média anual para 2017 ficou em 23,8%.

                   O coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, apontou que na comparação com o 1º trimestre do ano passado, o número de desocupados caiu em 487.000 pessoas, enquanto o de trabalhadores sub utilizados aumentou em 1.100.000 e o de desalentados aumentou em 512.000
                   Segundo o pesquisador, esse quadro enfatiza o quanto a situação do mercado de trabalho brasileiro segue desfavorável.

"Tudo que acontece no mercado de trabalho é reflexo de um cenário econômico, de incerteza política"
                   Apontou Azeredo.

Evolução da taxa de desemprego


                   A taxa de desemprego subiu para 13,1% no 1º trimestre, atingindo cerca de 13.700.000 de brasileiros, segundo já havia sido divulgado anteriormente pelo IBGE.

                   As maiores taxas de desocupação foram registradas no Amapá (21,5%), Bahia (17,9%), Pernambuco (17,7%), Alagoas (17,7%) e Maranhão (15,6%). 

                   Já as menores em Santa Catarina (6,5%), Mato Grosso do Sul (8,4%), Rio Grande do Sul (8,5%) e Mato Grosso (9,3%).

                   Na comparação com o 4º trimestre do ano passado, 16 das 27 unidades da federação registraram aumento da taxa de desemprego. Nenhum estado teve queda. 

                   Já na comparação com o 1º trimestre do ano passado, apenas dois estados registraram aumento da taxa – Amapá e Rondônia – enquanto oito tiveram queda: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Ceará, Pará, Espírito Santo, Goiás e Amazonas.

Número recorde de desalentados


O universo de desalentados (brasileiros sem emprego e que desistiram de procurar trabalho) passou de 4,3 milhões no último trimestre de 2017 para 4,6 milhões de pessoas no 1º trimestre. Também é o maior número da série histórica. Desde 2016, o número de brasileiros que desistiram de procurar trabalho triplicou no país. No 1º trimestre de 2016, eram 1,57 milhão de desalentados.

"A população desalentada é definida como aquela que estava fora da força de trabalho por uma das seguintes razões: não conseguia trabalho adequado, ou não tinha experiência ou qualificação, ou era considerado muito jovem ou idosa, ou não havia trabalho na localidade em que residia – e que, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga"
                   Explica o IBGE.

                   Do total de desalentados do país, 60,6% estavam no Nordeste (2.800.000 de pessoas). Entre as unidades da federação, os maiores contingentes estavam na Bahia (805.000) e Maranhão (430.000).

                   Ao analisar o perfil dos desalentados, Azeredo destacou que tal condição atinge principalmente “a população jovem, feminina, preta ou parda e com baixa e escolaridade”

                   Do total de desalentados, 54,2% eram mulheres, 48,4% tinham entre 14 e 29 anos, 73,1% eram pretos ou pardos e 38,5% tinha ensino fundamental incompleto.

Carteira assinada em queda

                   No 1º trimestre, 75,4% dos empregados no setor privado tinham carteira de trabalho assinada, 1,2 ponto percentual a menos na comparação anual, uma redução de 408.000 pessoas. 

                   O contingente de 32.900.000 trabalhadores também foi menor de toda a série da pesquisa, iniciada em 2012. Em 4 das 5 regiões, houve queda. Em relação ao 1º trimestre de 2017, houve alta dessa estimativa apenas na Região Norte (de 59,9% para 62,9%).

                   Já o rendimento médio real de todos os trabalhos ficou estável no 1º trimestre, segundo o IBGE, e foi estimado em R$2.169,00 por mês.

Desemprego é maior entre pretos, pardos e mulheres

                   A taxa de desemprego dos que se declararam brancos ficou em 10,5% no 1º trimestre, abaixo da média nacional (13,1%), enquanto a dos pretos (16,0%) e a dos pardos (15,1%) ficou acima. 

                   Atualmente, os pardos representavam 48,1% da população fora da força, seguidos pelos brancos (42,5%) e pelos pretos (8,4%).

                   O desemprego também atinge mais as mulheres do que os homens, mesmo com o universo feminino sendo a maioria na população em idade de trabalhar (52,4%). 

                   A taxa de desocupação no 1º trimestre foi de 11,6% para homens e de 15% para mulheres. Segundo o IBGE, o nível da ocupação dos homens no 1º trimestre ficou em 63,6% e o das mulheres, em 44,5%.

                   Com Informações de: G1.

SÃO PAULO - Antonio Fagundes é vítima de Fake News em vídeo de agressão em posto

Imagens que têm circulado nas redes mostra um homem semelhante ao global levando dois tapas na cara. Assessoria nega que seja o ator.


                  Por conta de um vídeo que tem circulado nas redes sociais, a assessoria de imprensa do ator Antonio Fagundes precisou ser acionada.

                  Nas cenas, um homem de barba branca semelhante ao global leva dois tapas na cara e cai no chão em um posto de gasolina. A equipe de Fagundes negou que seja ele nas imagens.


                  Além disso, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo desmentiu à Rádio Bandeirantes que a vítima da agressão seja o global. 

                  Ainda não há informações de quando ou onde o vídeo foi gravado.

 

 



                  Com Informações de: Metrópoles.

DIVINÓPOLIS-MG - Dupla é detida após assaltar casa e trocar tiros com a PM durante fuga na MG-050

Com eles, a polícia apreendeu duas armas.

                   Dois homens que não tiveram as idades reveladas foram detidos na noite desta Quarta-feira (180516) na MG-050, em Divinópolis-MG, após roubar uma casa e trocar tiros com a Polícia Militar - PM
                   Ninguém se feriu.

                   Segundo a PM, os ladrões assaltaram uma residência do Bairro Porto Velho e fugiram sentindo a rodovia. 
                   O dono da casa chamou a polícia que, durante rastreamento, se deparou com o veículo na rodovia. O motorista desobedeceu a ordem de parada e fugiu.
                   Houve troca de tiros. 

                   Os policiais, no entanto, conseguiram se aproximar do veículo e conter os criminosos. Duas armas foram encontradas dentro do carro. 
                   A PM não informou o calibre.

                   A dupla foi encaminhada à delegacia e o veículo removido para um pátio credenciado.

                   Com Informações de: MinasHoje.

BRASÍLIA-DF - Corpo de mulher é encontrado boiando no Lago Paranoá

Ela estava vestida e sem documentos de identificação
A perícia da Polícia Civil foi acionada.

                 O corpo de uma mulher foi encontrado boiando no Lago Paranoá, na tarde desta Quinta-feira (180517), próximo ao terceiro arco da Ponte JK em Brasília-DF. 
                 Ela estava vestida e sem documentos de identificação.

                 O Corpo de Bombeiros fez o resgate e a vítima foi deixada na margem do lago, aos cuidados da Polícia Militar, aguardando perícia da Polícia Civil.

                 De acordo com a PM, o corpo estava em avançado estado de decomposição. 
                 O corpo foi encontrado nesta tarde.

                 Aguarde por mais informações ...

                 Com Informações de: Metrópoles.

ASA NORTE-DF - Aluno de colégio particular morre após ser atropelado

A notícia do falecimento foi dada pela própria instituição de ensino, o Colégio Pódion, nesta Quinta-feira (180517).

                 Atropelado na tarde desta Quarta-feira (180516) na W3 Norte, o estudante Gustavo Adolfo Monte Bayma, 16 anos, não resistiu aos ferimentos. O adolescente era aluno do Colégio Pódion, na 712 Norte, e a notícia do seu falecimento foi publicada na página de Facebook da instituição de ensino.

                 As aulas do colégio foram suspensas nesta Quinta-feira (180517), no período vespertino. 

“Queremos transmitir nossos sentimentos aos familiares e amigos”
                 Disse a nota publicada na rede social, assinada pela “família Pódion”.

                 Segundo informações da Polícia Civil do Distrito Federal, a ocorrência está sendo investigada pela 2ª Delegacia de Polícia - Asa Norte-DF
                 A corporação informou que o atropelamento ocorreu na altura da 511/512

“Todos os envolvidos prestaram depoimento e foram liberados”
                 Destacou a PCDF.

                 Nas redes sociais, algumas pessoas comentaram a morte do adolescente. 

“Gustavo Monte Bayma… ou simplesmente Gutinho…Pequeno grande homem… Que tristeza está hoje meu coração… Te ver partindo assim… Tão jovem… Aprendi a te amar.. Fique nos braços de Deus…”
                 Disse Edvaldo Correia, em sua página no Facebook.

                 Veja o comunicado do colégio no Facebook:


                 Com Informações de: Metrópoles.

UNAÍ-MG - Prefeito assina decreto que prorroga validade do último Concurso Público

CONCURSOS PÚBLICOS: 
Prefeitura de Unaí prorroga validade do último concurso.

                 O Decreto No. 4.823/2018, foi assinado pelo Prefeito Branquinho na última Quarta-feira (180509), que prorroga a validade do concurso do edital No. 1/2014, que fora homologado em Maio de 2016, em mais dois anos. 

                 Branquinho disse que prorrogar a validade do concurso é uma atitude de respeito e consideração para com os aprovados. Também é uma medida de economia de recursos públicos, pois realizar um novo concurso sempre representa gastos para a Prefeitura.

Haverá mais concursos

                 Sim, respondeu Branquinho
“Imaginamos que na próxima semana já deve estar resolvida a questão do Novo Plano de Carreira dos Servidores na Câmara. Isso vai nos permitir fazer um novo concurso. Com a aprovação na Câmara, é provável que em uns 60 (sessenta) dias, façamos o lançamento do edital”
                 Finalizou o prefeito.

                 Portanto, os aprovados no concurso do edital 1/2014, que ainda não foram convocados para a posse, poderão ser convocados até 9 de Maio de 2020.

                 Com Informações de:
PMU - UNAI-MG.

UNAÍ-MG - Substituição de lâmpadas e manutenção na rede de iluminação pública; Como ser requisitadas

Conforme prefeitura, aquisição de manutenções da rede pública, troca de lâmpadas, está por conta da Extra Energy. Solicitação poderá ser realizada por meio de telefone 0800 ou Whatsapp.

                  A Extra Energy é a empresa responsável pela manutenção preventiva na rede elétrica e pela substituição das lâmpadas de iluminação pública na cidade de Unaí-MG e nos distritos. 

                  Para requisitar o serviço, a população possui os seguintes canais de comunicação da empresa: 
Telefone: 0800 038 8181 (de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 17:00 horas)
Whatsapp998 808 181 e 991 158 181.
 
                  A partir do momento em que recebe a reclamação, a empresa tem cinco dias para entregar o serviço.

                  Para isso, a Extra Energy possui um caminhão adaptado com cesto aéreo (e identificado com a logomarca da empresa) e dois eletricistas contratados em Unaí, com carteira assinada. 
                  A supervisão do serviço é feita por engenheiro eletricista da própria Extra Energy
                  O custo mensal para Unaí é de R$33.000,00.

                  A empresa está sediada em Porteirinha-MG, no Norte de Minas, e presta serviço para as cidades do Noroeste
                  Foi contratada a partir de processo licitatório realizado pelo Convales, consórcio de saúde e desenvolvimento que atende os municípios do Noroeste.


                  Desde Janeiro de 2010, a CEMIG se desobrigou a prestar o serviço de manutenção na iluminação pública nos municípios. 
                  A Resolução 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANATEL, determinou que a responsabilidade pela substituição das lâmpadas, luminárias e demais equipamentos que compõem o conjunto da iluminação pública passaria das concessionárias de energia elétrica para as prefeituras.

                  Reclamações de falta de energia elétrica nas ruas e nos domicílios, no entanto, devem ser feitas na CEMIG, pelo telefone 116 ou por outros canais de comunicação da CEMIG

                  Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

VAZANTE-MG - Polícia Militar realiza "Operação Presença" na Zona Rural do Município

Operação Presença visa trazer mais segurança para o homem do campo, além de demonstrar a presença continua dos policiais, também efetuam abordagens a veículos e indivíduos em atitude suspeita.

                 Durante toda esta Quinta-feira (180517), na cidade de Vazante-MG, os policiais militares realizaram mais uma operação na zona rural do município. 

                 A atividade iniciaram no período da manhã e terá continuidade durante toda a noite. 

                 Através desta ação, a Polícia Militar demonstra a presença policial na zona rural e visa proporcionar maior segurança ao homem do campo. 

                 Na operação realizada nesta data, está sendo realizado o patrulhamento por estradas e propriedades rurais, além de abordagens de pessoas e veículos suspeitos, visitas em propriedades e contatos comunitários diversos.


                 Com Informações de:
PMMG - VAZANTE-MG.

UBERLÂNDIA-MG - Corpo de mulher é encontrado em estado de decomposição no Parque do Sabiá

Junto ao corpo foi encontrada uma mochila com documentos pessoais, remédios e dinheiro. Segundo a PM, morte ocorreu entre quatro e cinco semanas.

                O corpo de uma mulher foi encontrado dentro do Parque do Sabiá na tarde desta Quinta-feira (180517) em Uberlândia-MG

                Segundo a Polícia Militar - PM, junto ao corpo em decomposição foi encontrada uma mochila com documentos pessoais, remédios e dinheiro.

                O cadáver foi localizado por um funcionário do parque que fazia trabalho de roçagem próximo ao estacionamento na Avenida Anselmo Alves dos Santos
                Ainda segundo a PM, pelo estado do corpo a morte ocorreu entre quatro e cinco semanas.

                A polícia informou que há um boletim de ocorrência no nome do documento de identidade encontrado junto ao corpo, constando registro de desaparecimento da vítima em dezembro de 2017. 
                O corpo foi levado para o necrotério para confirmar a identificação.


                A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer - FUTEL, responsável pelo parque, informou que o corpo foi encontrado em um local que não é de livre circulação e está isolado desde o início do ano. 

                Informou ainda que câmeras de segurança estão instaladas na pista de caminhada e que agentes patrimoniais e a Polícia militar fazem rondas permanentes nas áreas de livre circulação.


                Com Informações de: G1.

MIRABELA-MG - Idosa de 69 anos morre atropelada por um carro na MGC-135,

Condutor da picape informou que a vítima surgiu repentinamente às margens da rodovia; mulher morreu no local do acidente.

                  Uma idosa de 69 anos morreu após ser atropelada por um carro na BR-135, em Mirabela-MG, no Norte de Minas, na noite desta Quarta-feira (180516). 

                  De acordo com a Polícia Militar, a suspeita inicial é de que a vítima tentava atravessar a rodovia, próximo ao Km-297, e foi atingida.

                  O condutor da picape, 27 anos, disse à PM que seguia sentido a Montes Claros-MG quando deparou com a mulher, que apareceu repentinamente às margens da rodovia. 
                  Ele contou que tentou frear, mas não conseguiu evitar o atropelamento. 
                  A idosa morreu no local.

                  A PM informou também que o motorista fez o teste do etilômetro que deu negativo para a presença de álcool.

                  Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Motorista morre após bater em carreta e cair em lagoa com vegetação às margens da BR-251

Segundo os bombeiros, vítima saiu do automóvel após quebrar o vidro do veículo, mas não conseguiu chegar na superfície por conta da vegetação.

                   Um motorista de 30 anos morreu após bater em uma carreta e cair dentro de uma lagoa com vegetação aquática às margens da BR-251, em Salinas-MG, nesta Quarta-feira (180516). 

                   Testemunhas disseram aos bombeiros que veículo invadiu a contramão, bateu na lateral da carreta, saiu da pista e caiu na lagoa. 
                   A frente do carro ficou totalmente submersa.

                   Um passageiro, que não teve a idade divulgada, conseguiu sair do veículo e foi socorrido pelo SAMU com ferimentos leves, e encaminhado ao Hospital de Salinas.

                   Segundo os bombeiros, o motorista ficou preso dentro do veículo e após a retirada do carro pelo guincho, os militares perceberam que ele havia saído do automóvel depois de quebrar o vidro, porém não conseguiu chegar na superfície por conta das tábuas.


                   Os bombeiros removeram parte da vegetação da lagoa e encontraram o corpo do motorista. De acordo com os militares, o local onde a vítima foi encontrada tinha dois metros de profundidade. 

                   O trabalho de resgate durou 2:30 horas e a pista não ficou interditada. 
                   As causas do acidente devem ser apuradas pela Polícia Civil.

                   Com Informações de: G1.

ISRAEL - Hamas na Faixa de Gaza são bombardeados

Infraestruturas e unidades de produção de armas foram atacadas. Bombardeios não deixaram feridos.

                  A aviação de Israel anunciou que bombardeou durante a noite desta Quarta-feira (180516) infraestruturas do movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza
                  Os bombardeios não deixaram feridos.

"As Forças Armadas atacaram alvos do movimento terrorista Hamas no norte da Faixa de Gaza, em particular infraestruturas terroristas e unidades de produção de armas"
                  Afirma um comunicado militar.

                  O Hamas, que controla a Faixa de Gaza, é considerado a maior organização islâmica nos territórios palestinos. Por sua longa história de ataques e sua recusa em renunciar à violência, o Hamas é considerado uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos, União Europeia, Canadá e Japão.


                  Tanques israelenses atiraram contra três posições do Hamas, em resposta a disparos procedentes da Faixa de Gaza contra a cidade de Sderot que não provocaram feridos, informou o Tsahal, o exército israelense. 
                  O objetivo do ataque era uma base do movimento islâmico Hamas, confirmaram fontes palestinas.

                  Os incidentes aconteceram dois dias depois da Segunda-feira (180514) violenta na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, que terminou com as mortes de 59 palestinos vítimas de tiros de soldados israelenses. 

                  Os palestinos protestavam na fronteira pelo direito de retorno de palestinos expulsos em 1948 com a criação do Estado de Israel e contra a inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém.

                  O Hamas disse nesta quarta que 50 das vítimas eram do movimento.



                  Com Informações de: G1.

PLANALTINA-DF - Mega-Sena de R$ 58.900.000,00 milhões foi feita em lotérica local

Segundo a Caixa Econômica Federal, o apostador fez um jogo simples, no valor de R$ 3,50.

                A aposta do Distrito Federal que levou o prêmio de R$58.932.070,38 da Mega-Sena, sorteado nesta Quarta-feira (180516), foi feita na lotérica Mapa da Mina, em Planaltina-DF
                Segundo a Caixa Econômica Federal, o apostador fez um jogo simples, no valor de R$3,50.

                Os números do Concurso 2041, sorteados pela Caixa em Campos Novos-SC, foram: 10-12-22-25-42-54.

                O prêmio da quina será pago a 120 sortudos, no valor de R$34.570,08 cada. 

                Mais de 9.300 pessoas fizeram a quadra e receberão R$636,55 cada.

                Em Abril, um apostador do Guará-DF faturou R$9.300.000,00 na Mega-Sena.

                No último dia 12 de Abril, o Concurso 2.030 da Mega-sena, com um premio no valor de R$22.122.662,60 foi para um sortudo, que levou toda bolada, morador da cidade de Unaí-MG.

                Aguarde novas informações ...

                Com Informações de: Metrópoles.

PORTEIRINHA-MG - Gari de 37 anos dá à luz uma menina com mais de seis quilos

Depois de cinco dias de nascimento, Jenifer Eloá se alimenta apenas com o leite materno; mãe da menina tem outros seis filhos.

                 Uma bebê nasceu pesando seis quilos e 58 centímetros em um hospital de Porteirinha-MG, no Norte de Minas. Por telefone, nesta Quarta-feira (180516), a mãe contou ao G1 que a filha passa bem e que ainda não voltou ao pediatra para nova pesagem. 

                 Além de Jenifer Eloá, a mulher tem outras quatro meninas, entre 3 e 15 anos, e dois filhos, de 16 e 19. Depois de cinco dias de nascimento, a criança se alimenta apenas com o leite materno.

“Até agora, eu tô conseguindo dar o leite no peito, mas pode ser que eu precise entrar com algum suplemento, como leite em pó. Ela continua muito saudável e está vestindo as roupinhas que separei para ela usar quando tivesse com seis meses (risos). 
Hoje, a agente de saúde fez o encaminhamento para ela começar o acompanhamento regular com o pediatra. Eu acho que daqui uns 10 dias ela já vai fazer nova consulta e eu vou saber da evolução do peso e tamanho”
                 Contou a mãe Luzia Ferreira de Oliveira, 37 anos.


                 A família mora na Comunidade Paciência, a 20 quilômetros de Porteirinha, e vive com o salário da licença médica. O pai está desempregado e a mãe é gari há 5 anos. 

                 Uma das irmãs tem ajudado no cuidado da recém-nascida enquanto a mãe se recupera do parto cesariana. 

“Eu ajudo a trocar a fraldinha, a dar banho e também de noite quando ela chora”
                 Disse Isabela Ferreira Rocha, 13 anos. Os demais filhos da gari nasceram de parto normal e com peso dentro da média brasileira.
                 O ginecologista obstetra Antônio Carlos Mendes Silva foi quem fez o parto na Sexta-feira (180511). Ele informou que o peso médio esperado para recém-nascido é entre 2,5 a 3,5 kg, com 46 a 50 centímetros. 

                 No dia, ele foi chamado pelo hospital para acompanhar a gestante. Ele é médico há 28 anos e foi a primeira vez que viu o nascimento de uma criança com 6,120 kg.

“O parto estava evoluindo para ser um parto normal – inclusive por conta do histórico de nascimento dos demais filhos dela, mas depois de avaliada, a equipe percebeu que a cirurgia seria mais indicada e por isso eu fui chamado em casa e fui ‘na hora’. Eu só tinha visto crianças com cinco quilos, até então, e parte de ter dado tudo certo foi porque a equipe médica soube fazer uma avaliação proativa e precisa”
                 Explicou ao G1.

                 Mãe e filha ficaram internadas por três dias e passaram bem após a cesariana. De acordo com o médico, o resultado dos exames antes da alta, na Segunda-feira (180514), foram todos normais.

“Ela fez o pré-natal na comunidade e a gestação foi tranquila, pelo relato dela. Após o nascimento, foram feitos todos os exames pelo serviço de pediatria; mãe e a criança são saudáveis. 
Não encontramos nenhuma patologia nem causa específica para este peso e tamanho. Então, entendemos que é um feto constitucionalmente grande e isto nos deixa muito feliz, porque a maioria dos casos que fogem da normalidade apresentam alguma doença”
                 Completou o médico.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS