PESQUISA NESTE SITE:

04 outubro 2020

RIBEIRÃO DAS NEVES-MG - Núcleo de Voluntariado discute desafios e propostas

Reunião contou com a presença do presidente Gilson Lemes.


                  O Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - NV TJMG realizou uma reunião virtual nesta última Segunda-feira (200928), quando foram compartilhadas ideias e reflexões sobre sua atuação do na sociedade e debatidos os desafios, em especial diante dos novos tempos inaugurados pela pandemia de Covid-19.

                  Além de reunir integrantes do núcleo, presidido pela desembargadora Maria Luíza de Marilac, a reunião contou, em sua abertura, com a participação do presidente do Tribunal mineiro, desembargador Gilson Soares Lemes, e do 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF, desembargador Tiago Pinto.

                  Na abertura da reunião, o presidente Gilson Soares Lemes observou que, embora o TJMG tenha estabelecido o marco legal do voluntariado ainda na gestão do presidente Herbert Carneiro, em 2016, o Judiciário mineiro precisa construir pilares sólidos, para ter uma atuação mais efetiva no tratamento do voluntariado.

                  Nesse sentido, o chefe do Judiciário mineiro afirmou que a Presidência e a Direção do TJMG encontram-se à disposição dos membros do Núcleo de Voluntariado, a quem agradeceu por terem abraçado essa causa. 

"Não somos nós que estamos ajudando o núcleo; é o núcleo que está nos ajudando, pois esse é um trabalho social importantíssimo, e que mostra que o TJMG tem também responsabilidade para com os outros, para com terceiros que não sejam os litigantes"
                  Declarou.

                  O presidente Gilson Lemes destacou ainda a oportunidade de o NV estabelecer relações com outros setores do Judiciário mineiro, como a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - COMSIV e a Coordenadoria da Infância e da Juventude - COINJ, em futuras campanhas. 

"Temos de nos desdobrar ainda mais, porque temos muito o que ajudar. Estamos aqui de forma temporária, transitória, e não há salvação sem caridade"
                  Afirmou.


Cultura do voluntariado

                  Antes de passar a palavra para os demais integrantes do núcleo, a desembargadora Maria Luíza de Marilac ressaltou sua alegria com a presença do chefe do Judiciário mineiro na reunião, observando que ela refletia o olhar cuidadoso da Presidência da Casa para com o NV

"Estamos em um momento muito feliz, pois conheço o desembargador Gilson Lemes, pessoa muito religiosa e sempre muito preocupada com o próximo"
                  Disse, destacando o espírito humanitário do presidente do TJMG.

                  A desembargadora abriu a reunião com um breve histórico do surgimento do Núcleo de Voluntariado do TJMG, lembrando que ele foi instituído pela Portaria Conjunta da Presidência 543/2016, com o objetivo de contribuir para a consolidação da Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais, promover a disseminação da cultura do voluntariado no Judiciário mineiro e coordenar as práticas de voluntariado no TJMG.

"O NV surgiu como um dos desdobramentos do termo de cooperação técnica que deu origem ao projeto Rua do Respeito, assinado em 2015 pelo TJMG, pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Ministério Público de Minas Gerais"
                  Contou. 

                  Em Maio de 2016, os parceiros desse projeto assinaram um memorando de entendimento com o Programa Voluntários das Nações Unidas (UNV), administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, com vistas à criação de uma rede de voluntariado.

"O memorando criou um marco de cooperação, com o objetivo de apoio mútuo entre os parceiros em áreas de interesse comum, em especial, na promoção do voluntariado e no desenvolvimento. Esse foi um importante passo para a adesão do TJMG a esse movimento de promoção do voluntariado, para incentivar o engajamento social e a participação cidadã de todos"
                  Destacou.

                  A desembargadora acrescentou que, alinhado a esse pensamento humanitário, "que tem crescido entre as nações de todo o mundo", o voluntariado e as questões a ele relacionadas passaram a fazer parte da pauta de governança do TJMG

"A estrutura do núcleo foi concedida a partir do conceito de que a incorporação da cultura do voluntariado beneficia o conjunto da sociedade e aumenta a confiança, a solidariedade, o pertencimento e a reciprocidade entre servidores e jurisdicionados"
                  Destacou.

                  Em sua fala inicial, a desembargadora ressaltou ainda que o NV TJMG ancora-se na missão do Poder Judiciário, dentro da visão de ser reconhecido pela sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social. 

"A iniciativa está associada às diretrizes do Planejamento Estratégico do TJMG e alinhada às metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça - CNJ"
                  Pontuou.


Reflexões, desafios e propostas

"Precisamos mostrar à sociedade a face humana do Judiciário mineiro, e o Núcleo de Voluntariado do TJMG é, para mim, uma dessas possibilidades, talvez a melhor"
Observou a juíza Cláudia Helena Batista, da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte-MG

                  Ela fez uma exposição na qual pontuou alguns aspectos relacionados ao NV que julgou importantes.

                  A magistrada provocou os demais membros do Núcleo do Voluntariado a refletirem sobre o papel do grupo, seus objetivos e forma de atuação. 

"Penso que o núcleo tem dois caminhos que seriam interessantes: o das ações concretas, por exemplo, as campanhas, e um outro, muito importante, que é a qualificação dessa ação voluntária, no sentido pedagógico".

                  No que se refere ao segundo caminho, a juíza destacou a importância de serem pensadas formas de melhorar essa ação voluntária, por meio de estudos sobre o tema do voluntariado, de forma a trazer para o núcleo uma perspectiva pedagógica para o público interno e externo do TJMG.

                  Após a exposição da magistrada, foi aberta a palavra aos demais integrantes, que deram suas contribuições para o aperfeiçoamento dos trabalhos do Núcleo de Voluntariado.

Presenças

                  Também participaram da reunião os seguintes membros do NV: a juíza Lívia Borba, da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Ribeirão das Neves-MG:

                  O juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, da 23ª Vara Cível de Belo Horizonte

                  Os juízes auxiliares da Corregedoria, Roberta Rocha Fonseca e Carlos Márcio de Souza Macedo;

                  A juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças do Couto,

                  E os juízes auxiliares da 1ª, da 2ª e da 3ª Vice-Presidências, respectivamente, Rodrigo Martins Faria, Murilo Sílvio de Abreu e José Ricardo dos Santos de Freitas Véras.

                  Estiveram presentes ainda os servidores que também integram o Núcleo de Voluntariado do TJMG
                  João Victor Rezende, da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional - SEPLAG

                  Marília Miranda de Almeida, do Núcleo de Desenvolvimento de Competências Humano-Sociais - Nudhs

                  Mônica Sá, da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas - DIRDEP

                  Mariana Alves de Brito Magalhães, da Assessoria de Comunicação Institucional - ASCOM.

                  Com Informações de
TJMG - RIBEIRÃO DAS NEVES-MG.

SALINAS-MG - Incêndio atinge área de vegetação em loteamento

Chamas ameaçavam atingir uma mata nativa e foram controladas pelos bombeiros. Causas do incêndio são desconhecidas.


                 Os bombeiros combateram um incêndio em uma área de vegetação no perímetro urbano de Salinas-MG.
                 Incêndio foi na noite de Quinta-feira (201001).

                 As chamas começaram em um loteamento e os militares agiram rápido porque o fogo ameaçava uma mata nativa e tinha casas nas proximidades. O incêndio foi controlado com uso de bombas costais, abafadores e 500 litros de água.

                 Segundo os bombeiros, o fogo destruiu 5.000 metros quadrados e as causas do incêndio são desconhecidas.

                 Com Informações de: G1.

BRASIL - Dia do Agente Comunitário de Saúde

O dia do Agente Comunitário de Saúde é celebrado anualmente dia 04 de Outubro.


                O agente comunitário de saúde é um profissional que faz a ligação entre a comunidade e as unidades de saúde. A Lei n°10.507, de 10 de Julho de 2002, regulariza a profissão.

Origem do Agente Comunitário de Saúde

                A criação dos ACS tem sua origem no estado do Ceará quando foram criados em 1987. Na época, o objetivo era reduzir a mortalidade infantil, dar uma alternativa de trabalho às mulheres e, principalmente, estender o direito à saúde a todos os cidadãos daquele estado.

                Rapidamente, o governo federal incorporou a ideia ao Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS, em 1991.

                Para ser um ACS é preciso ter o ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e ser aprovado num concurso público estadual ou municipal. 
                Obrigatoriamente, o ACS deverá residir ao menos dois anos na micro-área onde atuará.

                Num país tão grande e problemático como o Brasil, os Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais. Afinal, eles são responsáveis por:

                Visitar as famílias de sua micro-área e assim detectar doenças;
                Ensinar normas de higiene;
                Orientar as famílias sobre os serviços de saúde disponíveis;
                Acompanhar o tratamento médico daqueles que necessitam;
                Desenvolver atividades de promoção da saúde junto à população e ao lado de outros profissionais.

Outras Datas Comemorativas

                02 de Fevereiro:                 Dia do agente fiscal.
                31 de Março:                 Dia da Saúde e Nutrição.
                07 de Abril:                 Dia Mundia da Saúde.
                05 de Maio:                 Dia Nacional do Líder Comunitário.
                27 de Maio:                 Dia do Serviço de Saúde.
                05 de Agosto:                 Dia Nacional da Saúde.

Comemora-se neste Dia: 201004.

                Dia dos Animais,
                Dia de São Francisco de Assis (Catolicismo),
                Dia da Natureza,
                Dia do Cachorro,
                Dia do Agente Comunitário de Saúde,
                Dia do Barman,
                Dia do Médico do trabalho.

                Com Informações de: Calendarr.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS