PESQUISA NESTE SITE:

24 junho 2020

UNAÍ-MG - Prefeito afirma em Decreto que no Sábado, somente comércios considerados Essenciais poderão abrir


                A vedação do funcionamento do comércio aos Sábados, em Unaí-MG, é medida que visa coibir aglomeração com vistas a proteger a saúde da população de contágio com o Covid-19.

                Trata-se de recomendação do Comitê Municipal de Saúde, acolhida pelo Prefeito Municipal de Unaí, no Decreto No. 5.377, desta Quarta-feira (200624). Os comércios considerados essenciais em Unaí estão relacionados no Decreto Municipal 5.298/2020, e nos decretos da Presidência da República.

                A vedação do funcionamento do comércio aos Sábados, inicialmente está prevista para o Sábado (200627); (200704) e (200711).

Redução do Horário de Funcionamento
                O novo decreto também limita o horário de funcionamento de hipermercados, supermercados, mercearias e similares a até às 20 horas, de Segunda a Sábado, e aos Domingos ao meio-dia. Lojas de conveniência também tiveram o horário de funcionamento limitado a até às 20 horas. 

Multa para organizadores de Festas, mesmo que Familiares, proprietário do imóvel ou responsável, e empresas que atuem na Organização desses eventos.

                A grande maioria dos casos positivos de Covid-19 em Unaí, são de pessoas que participaram de festas, ou que compartilha a residência com pessoas que participaram dessas festas e eventos. 
                Infelizmente a cidade já tem notificado um óbito.

                A multa a ser aplicada nesses casos, pode alcançar a mais de uma pessoa ou empresa, tem valor mais expressivo: R$1.113,00, na primeira ocorrência.

Polícia

                Novo decreto do prefeito de Unaí coincide com a decisão do Governador de Minas Gerais, em orientar à Polícia Militar que atue na fiscalização do uso de máscara, e abordagens nos casos de aglomeração.

Mais profissionais de Saúde

                Uma nova equipe com dois médicos, duas enfermeiras e três técnicos em enfermagem, vai começar a atuar nos próximos dias num centro de atendimento a pacientes com Covid-19, que está sendo montado nas dependências do Parque de Exposições.

                Nessa Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira e Sexta-feira, a Secretaria de Saúde proporciona a todos os profissionais, um treinamento ministrado por Américo Bez, Consultor do Hospital do Coração - HCOR de São Paulo.

                O treinamento já foi realizado em 5 capitais, e em Minas Gerais, 28 cidades, também o receberão, Unaí é uma das primeiras. O conteúdo é técnico e científico, visa melhor atendimento aos pacientes e proteção aos profissionais de saúde, no enfrentamento ao vírus.

EDITAL






                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - Operação da Polícia Militar apreende arma, drogas e encaminha uma pessoa para a Delegacia


                Uma operação da Polícia Militar de Presidente Olegário-MG, em combate ao tráfico de drogas e posse de arma de fogo resultou na prisão de um jovem e apreensão de uma arma de fogo, munições, rádio comunicador, moto, drogas e outros produtos.
                A ocorrência foi na tarde desta Terça-feira (200623).


                A operação da polícia aconteceu no Bairro Residencial Andrezina Pinheiro e no Bairro Andorinhas, resultando na prisão de um homem de 23 anos, e a apreensão de:

                01 revolver calibre 38, 
                25 munições intactas, 
                01 rádio comunicador na frequência da PM, 
                08 buchas de maconha, 
                05 papelotes de cocaína, 
                28 comprimidos de êxtase, 
                02 pedras de crack, 
                02 balanças de precisão,
                01 moto usada para o tráfico.


                Diante os fatos, o jovem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas-MG juntamente com os materiais apreendidos. A moto foi removida por um guincho ao depósito credenciado do DETRAN
                O caso será se investigado pela 7ª Delegacia de Polícia Civil de Presidente Olegário.


                Com Informações de: PO Notícias.

CARMO DO PARANAÍBA-MG - Rapaz de 24 anos é atingido na cabeça por golpe de faca desferido por mulher


                Um rapaz de 24 anos foi atingido por um golpe de faca na cabeça, desferido por uma mulher, durante uma cobrança de dívida por drogas, na cidade de Carmo do Paranaíba-MG
                O crime ocorreu por volta das 23:00 horas desta Terça-feira (200623).

                A Polícia Militar foi acionada a comparecer na Rua Doutor Carlos Cyprestes, no Bairro Paranaíba, onde depararam com um indivíduo com uma grave lesão e perdendo muito sangue. Com isso, os policiais acionaram uma ambulância da Unidade de Pronto Atendimento - UPA para socorrer a vítima.

                Mas com a chegada dos profissionais de saúde, o jovem ferido que apresentava sinais de ter feito uso de substâncias entorpecentes se recusou a receber atendimento médico, sendo que devido à gravidade do corte Deivid Alves da Silva “Playboy” estava colocando sua própria vida em risco, devido à quantidade de sangue que ele estava perdendo. 

                Por isso, os policiais usaram técnicas de defesa pessoal policial “spray de pimenta” para quebra da resistência da vítima, possibilitando encaminhá-la para receber atendimento médico na UPA.

                Em seguida, os militares entraram em contato com a mãe de Deivid, que relatou que seu filho se ausentou de casa por aproximadamente 5 minutos e logo voltou com um grande ferimento na cabeça e contou que a autora seria Leandra Lucas da Silva, “Baiana de seis dedos” que teria ido ao local cobrar uma divida de drogas a mando de um traficante e, como ele não a pagou, a autora teria lhe agredido com uma faca causando o ferimento na cabeça. Já a vítima, no momento da chegada dos militares se encontrava exaltado e não conseguiu narrar o que havia ocorrido.

                Após deixar a vítima na UPA recebendo atendimento médico, os militares iniciaram rastreamentos e localizaram a autora Leandra, que confessou a agressão, que ocorreu durante uma cobrança de dívidas relacionada a drogas. 

                Ela também falou que tinha sido agredida pelo rapaz antes de golpeá-lo na cabeça e mostrou um ferimento em um dos braços. 

                Diante dos fatos, a autora de 27 anos foi presa em flagrante e conduzida para a sede da 90ª Cia de Polícia Militar de Carmo do Paranaíba-MG, mas foi liberada por orientação do delegado. 
                Já Deivid permaneceu internado em observação.

                Matéria: Vanderlei Gontijo.
                Fotos: Julio César.

                Com Informações de: PO Notícias.

NOVORIZONTE-MG - Idoso morre e dois ficam feridos em acidente na MG-404

Segundo a Polícia Militar, duas motocicletas colidiram e condutor de uma delas veio a óbito no local.


                 Uma pessoa morreu e duas ficam feridas em um acidente no fim da tarde desta Terça-feira (200623) na MG-404, em Novorizonte-MG.

                 Segundo a Polícia Militar, duas motos colidiram quando uma delas fazia conversão para entrar em uma estrada que dá acesso a um distrito da cidade.

                 Ainda de acordo com a Polícia Militar, o piloto de uma das motos, Manoel Crispim Macedo, de 60 anos, não resistiu e morreu no local.

                 O piloto e o passageiro da outra moto ficaram feridos e foram socorridos para hospital. 
                 Não há informação sobre o estado de saúde deles.

                 Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - PRF apreende mais de 19 kg de maconha em ônibus na BR-365


                 A Polícia Rodoviária Federal - PRF apreendeu mais de 19 kg de maconha em um ônibus no Km 413 da BR-365, em Patos de Minas-MG
                 A apreensão foi realizada na madrugada desta Quarta-feira (200624). Nenhum suspeito foi preso.

                 A apreensão foi durante a segunda fase da Operação “Tamoio”. A droga foi localizada durante a fiscalização de um ônibus que faz a linha Uberlândia-MG a Montes Claros-MG. A droga estava em duas malas no bagageiro inferior do ônibus, totalizando 19,5 Kg de maconha.

                 Segundo a PRF, como o proprietário das malas que estavam com a droga não foi identificado, todos os passageiros foram identificados para investigação. 

                 A droga foi apreendida e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas.


                 Com Informações de: PO Notícias.

UNAÍ-MG - Resultados são atualizados e Casos suspeitos chegam a 1.204 Casos


                Quando temos o registro de 1.204 Suspeitos, em Unaí-MG, não quer dizer que Haja os 1.204 pessoas suspeitas, pois, desse número, diversas pessoas foram dadas por descartadas, ou seja: 
                Não era ou foi Coronavírus e já não mais apresenta os sintomas. 
                São descartados.

                Da mesma forma, os dados registrados para Casos Confirmados ou Positivos, Eles ou evoluíram para óbito, ou foram para os registros de Curados; quando não apresentam mais sintomas, são considerados Curados. 

                Logo para saber quantos casos Positivos e quantos Casos suspeitos, basta fazer a subtração dos números registrados, por exemplo, nos casos de Suspeitos, subtraindo os números descartados e, dos Casos Positivos, subtraindo os Casos de óbitos e os Casos Curados

                Exemplo:
                Casos Suspeitos (CSu) - Casos Descartados (CDe) - Casos Positivos (CPo) = Os casos Suspeitos ativos (CSA).

                1204 - 207 - 353 = 644 Casos Suspeitos Ativos,
                353 - 281 - 1 = 71 Casos Positivos Ativos.

Dados desta Quarta-feira (200624)

                65 novos Casos Suspeitos,
                21 novos Casos Positivos,
                16 novos Casos Curados,
                05 novos Casos Descartados.
                01 Caso de Óbito.

                Com a atualização do Boletim Pandemiológico desta Quarta-feira, com esses novos dados das últimas 24:00 horas, temos os seguintes registros, depois de atualizados, abaixo, confira:


                Com Informações de: ASCOM PMU F
PMU - UNAÍ-MG.

PATROCÍNIO-MG - Polícia Militar prende autores e aprende grande quantidade de drogas


                Por volta das 15:18 horas, durante operação batida policial e de combate ao tráfico de drogas, a Polícia Militar realizou uma abordagem a indivíduos em uma mata no final da Rua Deiró Marra, no Bairro Enéas Ferreira Aguiar, em Patrocínio-MG onde os militares obtiveram êxito em prender um autor de 31 anos, para o qual havia um mandado de prisão em aberto.
                A ocorrência foi nesta Terça-feira (200623).

                Há várias semanas que as equipes Tático Móvel diligenciavam na tentativa de capturar referido autor, sendo ele responsável por diversos crimes na região de Patrocínio, como furtos, roubos, homicídio e tráfico de drogas.

                Devido à extensão do terreno e às denúncias de drogas no local, foi acionada a ROCCA do 15º BPM, que deslocou rapidamente e com o trabalho do canil, apoiou os militares, localizando considerável quantidade de entorpecentes.

                No local foi localizada uma estufa improvisada com vários vasos de plantas semelhantes à maconha. Foram localizados e presos ainda outros dois autores, 23 e 18 anos e um menor infrator de 15 anos. 

Materiais apreendidos

                02 barras de maconha;
                01 tablete de maconha maior;
                05 tabletes de maconha menores;
                15 potes de maconha cultivada;
                01 aparelho celular apreendido;
                R$1.409,00 em dinheiro.


                Diante dos fatos, os autores foram presos/apreendido em flagrante delito e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão, juntamente com os materiais apreendidos.

                Com Informações de: ASCOM 46º BPM S - ROCCA 15º BPM.
PMMG - PATROCÍNIO-MG.

UNAÍ-MG - Prefeitura Conclui a Obra da Ponte do São Pedro do Cipó


                A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços Rurais, entregou a obra para a Comunidade do Assentamento São Pedro Cipó.
                A inauguração foi na manhã desta Quarta-feira (200624).
 
                A nova ponte, feita de concreto e vigas metálicas sobre o Córrego Cipó, substituiu uma antiga ponte de madeira, que se deteriorou com o tempo. 

                Estiveram no local, o secretário municipal da Agricultura e Serviços RuraisManoel José de Faria e alguns moradores de São Pedro Cipó


                A construção e instalação da estrutura ficou por conta da empresa Lube Metal Ltda, de Frutal-MG. O investimento da Prefeitura foi de R$182.900,00

                A obra não vai beneficiar apenas a Comunidade de São Pedro Cipó, mas moradores de Peri-Peri, Palmeirinha Nova, Palmeirinha Velha, Estrela Guia e outros que demandarem a região.







                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Consultor Américo Bez está na cidade para dar instruções relacionadas a Pandemia


                Está em Unaí-MG, desde Terça-feira (200623), o Consultor Américo Bez Júnior, vindo do Hospital do Coração, em São Paulo.

                Américo Bez tem objetivo de dar reforço técnico e científico para os profissionais de Saúde de Unaí e, principalmente aos do Hospital Municipal; sobre como lidar com os pacientes vítimas da Covid-19.

                Os treinamentos tiveram início já nesta Terça-feira e terá continuidade até Sexta-feira (200626). Participarão, todos os profissionais da Rede Pública Municipal de Saúde, em Unaí-MG.

Vídeo


                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

PEDRAS DE MARIA DA CRUZ-MG - Polícia Civil prende investigados por morte de rapaz; ele foi assassinado na quadra da cidade

Segundo as investigações, rapaz de 23 anos tinha dívida de drogas com os investigados. Eles o atraíram com a oferta de que poderia comprar entorpecentes e pagar depois.


                 A Polícia Civil prendeu temporariamente três investigados por um assassinato em Pedras de Marias da Cruz-MG. O crime ocorreu em 200614) e as informações foram divulgadas nesta Terça-feira (200623).

                 De acordo com a Polícia Civil, o homicídio ocorreu na quadra de esportes da cidade. A vítima, de 23 anos, foi atraída para o local com a oferta de comprar drogas e pagar posteriormente.

“As investigações apontam que os investigados integram uma associação para o tráfico em Pedras de Maria da Cruz. Eles arquitetam a morte da vítima em razão de uma dívida envolvendo drogas”
                 Explica o delegado William Fernandes Araujo, titular da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Vida e a Proteção da Pessoa em Januária-MG.

                 A apuração da Polícia Civil aponta ainda que os investigados divulgaram vídeos em redes sociais ameaçando de morte os usuários que estavam com dívidas relacionadas ao tráfico.

“A ideia era realmente mandar uma mensagem de terror para os cidadãos do município, avisando que quem não pagasse poderia morrer”
                 Destaca o delegado.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Hospital Municipal possui 20 leitos destinados aos pacientes vítimas da Pandemia, nenhuma UTI


                 O Hospital Municipal de Unaí-MG tem 20 leitos destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes com Covid-19
                 A Informação anônima é desta Quarta-feira (200624).

                 10 desses leitos estão na Ala Covid, equipados com respiradores e monitores. Os outros 10 leitos são comuns, no entanto, com distanciamento adequado ao enfrentamento da Covid-19 e outras abordagens de tratamento.

                 Nesta Terça-feira (200623), a noite, havia no Hospital Municipal 11 leitos ocupados com pacientes, vítimas de Covid-19, positivo.

                 Até as 11:18 horas, desta Quarta-feira (200624), não temos atualização referente a eventuais altas, ou mesmo eventuais novas internações.

                 Atualização desta Quarta-feira (200624) às 11:40 horas.
Permanecem os 11 pacientes hospitalizados.
                 Desses 11 pacientes, 9 já estão confirmados positivos com Coronavírus, e 2 estão aguardando os resultado do exame.

                 Com Informações de: ASCOM PMU F
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Polícia Militar prende homem por roubo e violência doméstica contra companheira no Bairro Novo Horizonte


                 Os policiais militares compareceram à Rua Corina Gonçalves Pereira no Bairro Novo Horizonte, em Unaí-MG, para atender uma ocorrência de violência doméstica contra mulher.
                 A ocorrência é desta Terça-feira (200623).

                 No local, a vítima de 24 anos informou que seu companheiro de 32 anos, após o uso de bebidas alcoólicas e motivado por ciúmes a agrediu fisicamente e com uma faca a ameaçou de morte. 

                 Ela disse ainda que tentou ligar para a Polícia Militar com o celular do companheiro, mas ele quebrou o aparelho, subtraiu o telefone celular dela e a sua carteira contendo R$430,00 em dinheiro (que sua mãe havia enviado para ela pagar o aluguel) e fugiu do local em duas bicicletas, conduzindo uma e empurrando outra.

                 As Guarnições da Polícia Militar realizavam rastreamentos pelo bairro e a vítima ligou novamente no telefone de emergência - 190, relatando que o companheiro havia retornado e estava tentando arrombar a porta da residência. 
                 Os policiais militares retornaram ao local e o homem foi preso em flagrante.

                 Aos militares, ele disse que estava com o celular e a carteira da companheira estava na casa de sua ex-companheira, residente no Bairro Canaã. Em contato com a mulher de 32 anos, ela entregou a carteira com a quantia de R$420,00 em dinheiro. 

                 O homem já foi preso anteriormente por ameaça, furto e lesão corporal.

                 Ele foi preso, a faca apreendida e juntamente com os materiais recuperados foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para as demais providências previstas em lei.

                 Com Informações de: ACO 28°BPM W
PMMG - UNAÍ-MG.

BURITIS-MG - Policia Militar avista suspeito de traficar drogas; ele foge na garupa de motocicleta, mas foi preso em sua casa


                 Os policiais militares durante patrulhamento pelas ruas do Bairro Extrema, em Buritis-MG, depararam com dois indivíduos em atitude suspeita em uma motocicleta. 
                 A ocorrência foi registrada nesta Terça-feira (200623). 

                 Foi solicitado ao condutor que parasse, ele desobedeceu e fugiu em alta velocidade. 

                 Os policiais militares fizeram o acompanhamento da motocicleta até uma residência localizada no Centro da cidade, onde o garupa, um rapaz de 24 anos desembarcou rapidamente e entrou na casa, mas foi alcançado e detido.
                 O condutor da motocicleta continuou em fuga e não foi abordado. 

                 Durante buscas no interior da casa, foram localizados dois tabletes de substância análoga à maconha, 12 buchas da mesma substância prontas para serem comercializadas, cinco pinos com resquícios de substância análoga à cocaína, uma balança eletrônica, um aparelho celular e a quantia de R$225,00 em dinheiro. 

                 O rapaz já foi preso anteriormente por tráfico de drogas, furto e receptação.

                 Ele foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos. 

                 Com Informações de: ACO 28ºBPM W
PMMG - BURITIS-MG.

CARBONITA-MG - Justiça inocenta ex-prefeitos de Carbonita e empresário por desvio de verbas para construção de ETE

Eles foram denunciados pelo MPF em 2014 e a decisão da Justiça Federal saiu neste mês.


                A Justiça Federal inocentou os ex-prefeitos de Carbonita-MG, Marcos Lemos e José Adair Machado, e o empresário Gilson de Carvalho no processo de desvios de recursos públicos destinados à construção de uma estação de tratamento de esgoto.

                Os três foram denunciados pelo Ministério Público Federal em 2014. Na época, o MPF apontou um superfaturamento de R$338.000,00. A decisão é do juiz federal substituto Jefferson Ferreira Rodrigues, da 2ª Vara Federal de Montes Claros-MG.

                O magistrado destaca que a imputação do crime de desvio de verbas públicas está embasada em laudos da FUNASA e da Polícia Federal, que apontaram que a primeira etapa de obras teria atingido 74% da execução física, já a segunda fase teria atingido 0%.

                Inicialmente, de acordo com a sentença, havia um projeto para a realização da obra. Mas, em função de exigências feitas por órgão ambiental, foi preciso fazer readequações.


“Tal situação levou ao pedido de repactuação pela empresa construtora e alteração das metas, o que contou com a anuência do ente municipal e, também, da própria FUNASA.”

                Segundo a decisão, o engenheiro da Funasa responsável pela obra e o chefe da Coordenação Geral de Engenharia e Arquitetura da FUNASA chancelaram a liberação da segunda etapa de obras. A Controladoria Geral da União também afirmou que não foram detectadas irregularidades nos convênios.

                O magistrado também coloca em questão as discordâncias entre os engenheiros que fizeram os laudos mencionados e utilizados como provas no processo.

“Isso porque, conforme dito, nenhum dos engenheiros que subscreve os laudos acompanhou as obras contemporaneamente; houve alteração do objeto contratado em relação ao primeiro convênio; a realização do objeto do segundo convênio pressupunha aprovação do primeiro e não houve, nos laudos técnicos, consideração efetiva acerca da alteração contratual e da repactuação”
                Aponta.

                O juiz também afirma que a COPASA assumiu o empreendimento em questão e atestou a existência de uma Estação de Tratamento de Esgoto, o que permite entender que a obra foi de fato construída em grande parte pelo empresário responsável. 
                E que o restante seria terminado, após o recebimento de uma última parcela, que não foi paga.

“De fato, parece crível que a obra não demandava maiores investimentos porque foi concluída pela COPASA em tempo relativamente curto”
                Afirma na decisão.

                O magistrado ainda destaca os argumentos prestados pelos denunciados, que se manifestaram de forma esclarecedora e coerente.

                Na decisão, ainda afirma que o fato dos pareceres técnicos apontarem que os convênios não tiveram os objetivos atendidos pode parecer impactante, mas é preciso considerar a situação peculiar em análise.

                “No caso, tratando-se esgotamento sanitário, teria objetivo atingido – pelos critérios da Funasa – apenas quando entrasse em operação. 

                Ora, adotando essa premissa, é certo que o primeiro projeto, vinculado ao Convênio 1917/2001, ineludivelmente nunca teria seu objetivo atingido, já que contemplava apenas uma parte do sistema de esgotamento. 

                Ele, per se, nunca teria efetiva funcionalidade. Quanto ao segundo projeto (Convênio 1137/2004) também não se pode esperar dos laudos que ele efetivamente tivesse atingido o objetivo, pois não foi concluído, inclusive porque os interceptores – parte final – não foram de fato instalados. 

                E também não se poderia exigir da empresa contratada a efetiva conclusão porque é ponto incontroverso que a última parcela do contrato não foi liberada”.
                Foto: Coruja do Vale.
                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS