PESQUISA NESTE SITE:

23 março 2017

UNAÍ-MG - No Dia da Água, PMU e SAAE destacam necessidade de ação para evitar desabastecimento


              O Dia Mundial da Água foi comemorado nesta Quarta-feira (170322) em Unaí-MG, a Estação de Tratamento de Água do SAAE - ETA transformou-se no principal palco de manifestações oficiais para celebrar a data. 

              Durante pronunciamentos, o prefeito Branquinho e o diretor-geral do SAAE, Geraldo Oliveira, salientaram a necessidade de investir no sistema (captação, limpeza, reservamento e distribuição de água) para evitar colapso e desabastecimento no médio prazo. O evento serviu também para lembrar à sociedade sobre a necessidade da preservação dos recursos hídricos e de se evitar o desperdício.

              Ficou claro durante as falas que a adequação do sistema de abastecimento de água não está acompanhando o crescimento de Unaí. Prédios sendo construídos onde havia casas e a expansão imobiliária, com vários novos loteamentos surgindo, demandam cada vez mais investimentos do sistema SAAE que, segundo os dirigentes, já trabalha no limite e necessita de ampliação urgente.

"A médio prazo, podemos ter problemas seríssimos de abastecimento na cidade. 

Precisamos fazer com que a água 
chegue em quantidade e qualidade 
a todos os domicílios unaienses. 

Precisamos ampliar e melhorar o sistema. 
Mas, para isso, necessitamos de recursos, 
que vamos buscar"
              Disse Branquinho.

              Para "construir" uma Unaí sustentável, o prefeito disse esperar contar com a compreensão dos empreendedores imobiliários e loteadores. 

"Eles precisam trabalhar aliados ao município, aliados à Prefeitura, à Câmara Municipal 
e ao SAAE nesse esforço de planejar 
e executar o crescimento ordenado da cidade".

              Branquinho criticou, por exemplo, a perfuração de poços artesianos para atender loteamentos. 

"Temos de interromper essa história 
de poço artesiano. 
Temos de fazer chegar a todas as casas 
água tratada e distribuída pelo SAAE 
em boa quantidade e em boa qualidade. 
Para isso, vamos buscar recursos 
e esperamos contar com a ajuda de todos".

              O diretor Geraldo Oliveira reforça a visão de que o sistema precisa de investimentos urgentes. 

"Desde 2005, 
não houve nenhum valor investido 
na capacidade de abastecimento do SAAE"
              Observou, destacando que...

"o sistema está no limite para efetuar 
o atendimento de mais de 60 mil pessoas 
no perímetro urbano, 
e ainda com perspectivas de crescimento".

              Ambos concordaram que é necessário planejar Unaí para os próximos 50 anos, para que o crescimento da cidade seja sustentável e o desenvolvimento ocorra sem colapsos no abastecimento de água, assim como na coleta e tratamento do esgoto.


Unaí sedia a discussão no Noroeste

              A secretária municipal de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha, aproveitou o momento para revelar que Unaí teve o privilégio de receber o convite para participar do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

              Ela ressaltou que o prefeito Branquinho passa a ter assento de titular no conselho, em razão da qualidade do serviço prestado por Unaí neste setor.

              Cátia lembrou ainda que Unaí é sede do Comitê de Bacia do Rio Urucuia, único (conselho de bacia) do Brasil – segundo ela – que possui sede própria.

              O representante da Polícia Militar de Meio Ambiente (no evento), cabo Brytner, falou do trabalho de educação ambiental feito pela PM e convidou os presentes a participar da barqueata organizada pela Prefeitura em parceria com a PM, que acontecerá na manhã deste Sábado (170325).

Bênção das águas

              Após o pronunciamento das autoridades, Frei Marcelo e pastor Geraldo Mansur conduziram a bênção das águas e do material representativo dos servidores do SAAE.

              Tanto os pronunciamentos quanto a bênção foram acompanhados pelos secretários e assessores da Prefeitura, por servidores do SAAE e por representantes de algumas entidades e associações, como a Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Unaí - AAMA e o Rotary Club de Unaí.


Semana de comemorações

              A semana de celebrações em comemoração ao Dia da Água segue com exposição de maquete sobre o Sistema de Abastecimento do SAAE, na Praça JK (Prefeitura), nesta Quinta-feira (170323).

              Nesta Sexta-feira (170324), haverá trabalho de educação ambiental com plantio de mudas de árvores na região da lagoa, no Bairro Água Branca 2, às 8:00 horas. O trabalho é em parceria com a Polícia de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Florestas - IEF, que doou as mudas.

              Na manhã do Sábado (170325), será realizada barqueata para limpeza do Rio Preto no perímetro urbano e blitz educativa sobre a ponte. Prefeitura, Polícia de Meio Ambiente, IEF e clubes de serviço serão parceiros nas atividades.

              Com Informações de:

Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Incêndio criminoso no Bairro Mamoeiro, destrói parte de casa

Adolecente ateia fogo na casa de avô e foge.
Guarnição de Bombeiros comparece no local e controla as chamas.


              Nesta manhã de Quinta-feira (170323), O Corpo de Bombeiros foi acionado via copon para comparecer no Bairro Mamoeiro, em Unaí-MG, onde segundo informações, uma casa estava sendo tomada por um incêndio .

              De imediato uma guarnição compareceu no local, onde foi constatado que o incêndio estava confinado em apenas um dos cômodos da casa; e de imediato foi efetuado o combate a estas chamas.

              Foi constatado pelo dono da residência, que segundo ele, recebeu uma ligação em seu trabalho e por meio desta ligação foi informado de que sua casa estava em chamas. Ao chegar no local, o proprietário foi informado de que o seu próprio neto seria o autor do crime, em que colocou fogo em sua casa e evadiu do Local.

              A Ocorrência foi registrada na Esquina da Rua Joaquim Santana com a Rua Maria Vieria, no Bairro Mamoeiro.
              Ninguém se feriu.

              O autor do crime não foi localizado até a publicação desta matéria. E não se sabe ainda os motivos que o levaram a atear fogo na casa de seu avô.

FOTOS: Ilton Vieria.
TEXTO: Jisohde.







Unaí-MG - Prefeito Branquinho participa de Comemorações do Dia Mundial da Água no SAAE,

Prefeito Branquinho participa de comemorações do dia Mundial da Água e manifesta sua preocupação e responsabilidade com os recursos hídricos do Município.


              Nesta Quarta-feira (170322) O prefeito Branquinho esteve presente na unidade de Tratamento de Água do SAAE, de Unaí-MG; Na oportunidade falou sobre a urgencia e necessidade de planejamentos e cuidados com nossa reserva hídrica, quando disse que Unaí é a "Caixa-d'água" do país.

              O Rio Preto é umaa riqueza existente em nosso município, e a maioria da população ainda não percebeu isso. Enquanto muitos municípios mineiros estão sofrendo racionamentos, Unaí tem água potável em abundância, com qualidade e com uma unidade de tratamento de qualidade que sobrepoe a várias regiões, sendo exemplar em todo país.

              Branquinho falou sobre a localização quanto às bacias hídricas, em que Unaí se localiza no centro, onde às águas que daqui flui abastece por um lado o Nordeste, e assim é considerado a caixa d'água do pais.

"Nós estamos aqui numa região, 
que é considerado a caixa d'água do país.
Então, é verdade, 
as águas que por aqui passam, 
elas vão para o São Francisco, 
que vão pro Nordeste"
              Afirmou. 

"E ali, na chapada ali, a nossa esquerda, 
temos uma outra vertente, 
essa vai pro rio São Marcos, 
dali vão pro Rio Grande,
 que vão lá pro Sul do país".


              O prefeito Branquinho, então, demostrou grande preocupação, dizendo que, Unaí precisa muito de projetos, que cuida bem da bacia hidrográfica no município, visando o bem estar não só para nossa região, mas zelando de um tesouro hidrográfico que leva água para o pais, tanto para o Nordeste, como para o Sul, que por um lado, o Rio São Marcos, que se encontra na divisa do município de Unaí, vai levar de nossas águas para o Rio Paranaíba, que desagua no Rio Paraná, e este leva suas águas até a sua foz no mar, bem próximo à Buenos Aires na ARGENTINA.

              Por outro lado, as águas do Rio Preto, que sacia nossa sede e banha nossa cidade, deve ser muito bem cuidada pois abastece o Nordeste brasileiro, sendo que o Rio Preto desagua no Rio Paracatu e este, por sua vez, desagua  no Rio São Francisco, e assim segue descendo, passando pela Bahia, vai até o Nordeste abastecendo todas aquelas terras da região. E assim, consideramos que nosso município é uma "Caixa d'água" conforme expressou Branquinho. Pois segundo ele, "Isso Gera muita Responsabilidade para nós".

              Branquinho ainda falou do acelerado crescimento de nossa cidade, devido alguns fatores, que entre elas, citou a nossa posição geográfica, a proximidade de Brasília-DF (capital federal); de Unaí ser um município produtivo, um município enorme, de terras férteis, medindo 8.492.000 Km², uma produção de alta tecnologia, tornando nosso município extraordinário, um dos maiores e mais produtivos de Minas Gerais.

              O prefeito Branquinho tem uma visão de que para governar um município com essas qualidades, tem também que ter planejamentos à altura, e para isso, ter bons projetos e apreparo para cuidar dele não com uma visão de quatro anos, mas, com uma visão que planeja também um futuro de dez, vinte ou cinquenta anos pela frente.

              Assim surge a preocupação com, entre outras coisas, com a água que o município possui. A preocupação com nascentes, a preocupação com a captação da água, preocupação com a qualidade da água fornecida, conservação e uso e distribuição dessa água, para que sempre possamos ter água de qualidade em nossas casas. 

              Branquinho ainda falou que nosso município não depende e nunca ira depender de água de poços artesianos, pasta ter bons projetos, planejamento e saber cuidar das nossas fontes e rios no município.

              O prefeito elogiou o trabalho realizado pelo SAAE, na captação, tratamento, e distribuição de água de qualidade notável a cada casa de nossa Unaí.

O SAAE faz muito bem, e não canso de dizer isso.
Isso é fruto da eficiencia do SAAE,
que é feito por vocês que são servidor do SAAE;
E digo sempre que de todo setor público Municipal,
vocês são os mais simpáticos aos olhos da população, é o SAAE!
Ninguém chinga o SAAE.

Vocês são simpáticos, a entidade é simpática aos olhos da população.
E exatamente porque mechem com a água, e faz um trabalho excelente, faz um bom trabalho, sempre fez, como sempre precisa!

              O Prefeito José Gomes Branquinho falou ainda do avanço de nossa cidade, que cresce muito horizontalmente, e também verticalmente; que no Centro da cidade onde havia um morador, hoje conta com vários consumidores de água, e que a rede hidráulica precisa crescer junto. Precisa planejamento para evitar problemas futuros. Há necessidade de visão futura e muita organização e planejamentos para isso.


Os Loteamentos

              Branquinho voltou a falar a respeito dos loteamentos e loteadores que precisam entender o que estamos fazendo nesse momento, 

"é voltando os nossos olhos 
para o crescimento 'ordenado' 
de nossa cidade"

              O prefeito salientou ainda que para Unaí crescer, há necessidade de ordenação, e com isso vem as questões habitacionais como:
Ambiental, praças de áreas verdes, ai vem a questão da 'mobilidade urbana', como escola, posto de saúde, transporte coletivo, e para isso ser possível, há a necessidade de ordenar! 

"As pessoas precisam entender isso".
              Concluiu.









Fotos: Ilton Veira
Texto: Jisohde.

UNAÍ-MG - Prefeitura vai até a capital Federal em busca de recursos para Agricultura Familiar

Prefeito Branquinho vai à Brasilia em busca de recursos para Agricultura Familiar. Com ele, estiveram presentes representantes da Camara municipal e Sindicatos dos trabalhadores Rurais.


              A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, Câmara Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais vão ao INCRA em Brasília-DF em busca de recursos para a Agricultura Familiar.

              Na tarde dessa Quarta-feira (170322), o prefeito Branquinho, o presidente da Câmara Alino Coelho, e Valdacir, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foram recebidos em audiência na Superintendência Regional do Incra para o Distrito Federal e Entorno.

              Os vereadores Paulo César e Tião do Rodo; e Manuel do Sindicato,  também participaram da reunião.

              Levaram ao Superintendente Marco Aurélio Bezerra da Rocha, o Marcão, as principais demandas para os pequenos produtores rurais de Unaí: água para as comunidades de assentamentos, pontes e estradas.



              Com Informações de:
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

ARINOS-MG - PM efetua Prisão e apreensão por Tráfico de Drogas no Bairro Crispim.

A Polícia Militar realiza Operação Antidrogas em Arinos;
Quatro jovens são detidos por tráfico no Bairro Crispim.


               Nesta última Segunda-feira (170317), por volta das 10:00 horas da manhã, durante a realização da Operação Antidrogas, a Polícia Militar em patrulhamento pelo Bairro Crispim, em Arinos-MG, realizou a abordagem de dois autores de 20 e 22 anos acompanhados de duas adolescentes de 15 e 16 anos, que apresentavam atitudes suspeitas. 

               Durante busca pessoal nos abordados foi encontrado em poder da menor infratora de 16 anos 01 tablete de maconha, 47 comprimidos de Rohypnol, 01 aparelho celular sem comprovação de origem e R$75,00 em dinheiro.

               Também foi localizado em poder dos envolvidos abordados duas cartas, que continham informações do envolvimento dos autores e das menores infratoras com o tráfico ilícito de drogas e também de um homicídio ocorrido na cidade de Arinos-MG no mês de Fevereiro, estas cartas foram apreendidas e encaminhadas para a Delegacia.

               Os policiais militares efetuaram a prisão dos autores, apreenderam as menores infratoras, juntamente com a droga e o material encontrado e os encaminharam para a delegacia onde ficaram à disposição da justiça, para responder pela participação nos crimes praticados.

               As ações da Polícia Militar nessa ocorrência retiraram de circulação quatro envolvidos com o tráfico de drogas, que possivelmente tiveram participação direta em um homicídio ocorrido naquela cidade. 

               Estes envolvidos aterrorizavam a população da localidade onde atuam.

               Com Informações de: PMMG.

MONTES CLAROS-MG - Mulher morre após levar choque em máquina de lavar

Familiares informaram ao Samu que máquina tinha fios desencapados.
No local havia ainda água no chão, o que pode ter potencializado choque.

              Uma mulher de 45 anos morreu na manhã desta Terça-feira (170321) após levar um choque na máquina de lavar, em Montes Claros-MG, no Norte de Minas
              
              De acordo com o SAMU, o acidente foi na residência da vítima, no Bairro de Lourdes.

              Socorristas foram à residência, e tentaram realizar manobas de ressuscitação, mas a mulher já estava morta. Ainda segundo o SAMU, familiares afirmaram que a vítima mexia no tanquinho de lavar roupas, onde havia alguns fios desencapados. No local, ainda segundo os relatos dos familiares ao SAMU, havia água no chão e isso poderia ter potencializado o choque elétrico.

              O médico que atendeu a ocorrência atestou o óbito e família ficou responsável em acionar uma funerária.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS