PESQUISA NESTE SITE:

09 maio 2017

UNAÍ-MG - Aconteceu a 5ª Conferência Municipal de Saúde nesta Terça-feira

Aconteceu a 5ª Conferência Municipal de Saúde em Unaí, O evento ocorreu na Camara Municipal. Palestrante  foi o médico Claudiney Luiz da costa.


              Com o tema "Direito, Conquista e Defesa de um SUS público e de qualidade", Unaí-MG promoveu, nesta Terça-feira (170509), a 5ª Conferência Municipal de Saúde

              O evento é uma promoção do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria da Saúde de Unaí, cujo objetivo é debater o sistema e colher propostas para o aperfeiçoamento da gestão da saúde unaiense. 

              O palestrante do dia foi o médico pediatra Claudney Luiz da Costa, que abordou variados ângulos do tema principal da conferência.

              Antes da palestra, porém, houve a abertura oficial do evento. Falaram o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Verceli Vicente do Amaral; a secretária municipal de saúde, Denise Aparecida de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Alino Coelho; o diretor da Gerência Regional de Saúde - GRS, Luiz Araújo Ferreira; a promotora de justiça de defesa da saúde, Carolina Frare Lameirinha; e o prefeito José Gomes Branquinho.

              A Conferência de Saúde foi prestigiada por representantes do poder público e da sociedade organizada, que lotaram o auditório da Câmara Municipal.

              Antes de declarar aberta a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Unaí, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Verceli do Amaral, disse que o maior problema do Sistema Único de Saúde - SUS é a dificuldade de acesso. 

              Ele chamou atenção também para a falta de médicos e outros profissionais de saúde para atendimento nos pequenos municípios e em áreas de difícil acesso e ainda para a falta de medicamentos básicos no serviço de saúde.






              Com Informações de:
Assessoria de Comunicação:
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

NOVA PORTEIRINHA-MG - Após ser baleado, adolescente atravessa Rio Gorutuba e pede ajuda a banhistas

Vítima de 15 anos foi atingida por um tiro nas costas e fugiu pelo rio; um homem, de 33 anos, foi preso suspeito de envolvimento no crime.


              Um adolescente de 15 anos foi atingido por um tiro nas costas, na noite dessa Segunda-feira (170508), na Colonização Matinha, em Nova Porteirinha-MG

             Ele contou à PM que estava com um amigo quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta que atiraram contra eles. Após ser baleado, o adolescente fugiu pelo Rio Gorutuba e pediu ajuda a banhistas, já em Janaúba-MG.

             Durante rastreamento, um homem de 33 anos foi preso suspeito de envolvimento no crime. Com ele, os militares apreenderam uma munição calibre .38 intacta. A polícia procura pelo comparsa dele. O amigo que estava com a vítima no momento dos tiros também não foi localizado.

             Depois de preso, o homem foi entregue na delegacia juntamente com a munição. 
             O G1 não conseguiu o estado de saúde do adolescente.

             Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Geladeiroteca, uma brilhante ideia na Praça JK

Geladeiroteca é uma iniciativa que incentiva a prática da leitura Livre aos traunsentes e ociosos que ficam sentados na praça JK.


              Nesta Terça-feira (170509) enquanto passava pela Praça JK, no Centro de Unaí-MG, me deparei diante de algo um tanto inusitado, inédito e curioso: Uma Geladeiroteca.

              Trata-se de uma Geladeira adaptada para guardar livros e revistas, dos mais variados temas que estão sendo depositados ali, para livre uso e leitura dos traunsentes que por ali passam ou se detem. 
              Segundo informações, foi iniciativa da casa Rei do Ferro, que ali deixou para fins de insentivo ao público à prática da leitura.

              Nela você mesmo escolhe seu livro didático ou literatura, lê ali no local ou leva pra casa, sem nenhum registro ou coisa do gênero.

              Você também pode fazer parte desta brilhante iniciativa, levando aqueles livros que o incomodam na sua estante ou gaveta, doando para a "Geladeiroteca", levando você mesmo e depositando ali dentro. 
              Não existe ninguém encarregado de receber ou doar os livros. Você chega e deixa lá, ou escolhe o que pretende ler, e/ou levar!

              No local conversamos com Bruno, que também estava ali escolhendo uma literatura e nos disse o seguinte quando perguntamos sobre a Importância da então chamada Geladeiroteca

"Eu acho ótimo a iniciativa, colaboa muito com a cultura da cidade e fica mais fácil e acessível para as pessoas trocarem informações, porque as pessoas trazem os livros, outras leem os livros, pegam de outras pessoas e não há custo algum; ajuda muito na cultura. 

É uma ótima iniciativa dessa empresa Rei do Ferro, que proporcionou essa condição ai, e que as pessoas trazem sempre mais livros e em breve será necessário mais geladeira aqui e logo terá de ser feito aqui uma 'Camafrioteca'"
              Argumentou.


              Para finalisar Bruno sugeriu à população unaiense:

"O Pessoal tem que passar por aqui, ver e dar apoio a campanha mesmo, Isso aqui é um incentivo à cultura e é necessário que trazem livros mesmo, trazer e buscar, realmente isso é muito bom"!
              Concluiu Bruno, Policial Militar.




UNAIENSES - Jisohde - 170509.

UNAÍ-MG - A Cachoeira do Jibóia esta sendo extinta, Salvemos à

A maior cachoeira da região Noroeste está morrendo.
A Cachoeira do Jiboia está em risco de não mais existir.


              A cidade de Unaí-MG e região conta com vários pontos turísticos, como cachoeiras e grutas, que foram de encher os olhos, mas, recentemente a preocupação de muitos unaienses que visitam a Cachoeira do Jiboia é intensa com relação a degradação e seca do Ribeirão do Jiboia.


Cachoeira do Jiboia


              A Cachoeira do Ribeirão do Jiboia que está localizada a cerca de 80 quilômetros de Unaí. A cachoeira é formada pelo Ribeirão Jiboia e possui aproximadamente 140 metros de queda livre. Sempre foi local de atração e pique-niques, banhos e diversão da população local e turistas de todo o Brasil.


              Atualmente quem visita este local se decepciona pelo que vê. Um barranco alto com um volume extremamente pequeno relativamente ao de antes. um Ribeiro formado de pedras, seixos e poucas poças de água enlodada que nem serve mais para se banhar, pescar, etc.

              Há uma emergente necessidade da população se mobilizar, e fazer algo de útil, principalmente aos que vive às margens e no local da nascente deste ribeirão; cuidar mais do meio ambiente, da natureza, zelar e preservar as matas ciliares para que essa rica beleza não venha a desaparecer do município.


              Nosso Planeta está secando, os rios do município também, isso de forma acelerada e assustadora vem acontecendo também com o Rio Preto, Rio São Marcos, e com os Ribeirão Canabrava, Rio Roncador, Ribeirão Soberbo, Ribeirão do Carmo, Ribeirão Aldeia e Córrego Santa Rita e Córrego do Areia, entre tantos outros que vão secando exibindo o leito cheio de pedras e sem água; logo sem peixes e outros sobreviventes de suas margens.

              Unaienses acordem! Pessoal do Meio Ambiente acordem para a triste realidade e vamos unir e fazer de tudo para que não percamos essas riquezas da natureza, em nosso município. 

              A Situação é triste de se ver e precisamos lutar para não deixar morrer nossos rios, ribeirões, córregos e lagos.










Rio Preto também diminui gradativamente suas águas!
              UNAIENSES - Jisohde - 170509.

MANGA-MG - Adolescente vende bicicleta e ao cobrar troco é esfaqueado

Adolescente foi atingido nas costas, passou por procedimento médico e foi liberado; suspeito conseguiu fugir, mas Polícia Militar apreendeu uma faca no local.


              Um adolescente de 16 anos foi atingido por uma facada nas costas, na noite dessa Segunda-feira (170508), no Bairro Arvoredo, em Manga-MG

              Segundo a polícia, a motivação do crime seria a venda de uma bicicleta. O adolescente contou que foi cobrar o troco da venda e foi atingido por uma facada, após uma discussão com o autor.

              A vítima foi socorrida pelo SAMU até um hospital, passou por procedimento médico e foi liberada.

              O irmão do menor estava com ele na hora do crime e conseguiu desarmar o suspeito. O homem fugiu, mas a polícia apreendeu uma faca de cozinha no local com a lâmina empenada.

              O valor da venda da bicicleta não foi informado.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS