PESQUISA NESTE SITE:

07 dezembro 2019

PATROCÍNIO-MG - Homem com mandado de prisão e com várias passagens por furto é preso

Antes de ser conduzido a prisão, foi levado ao PSM.


                  Na última Sexta-feira (191206), por volta das 20:00, a Policia Militar durante patrulhamento preventivo foi informada sobre um homem que havia um mandado de prisão em aberto.

                  Os militares após monitoramento da residência na Avenida Coronel João Cândido, Bairro Marciano Brandão, em Patrocínio-MG, conseguiram localizar o autor de 52 anos, que constava em seu desfavor o mandado de prisão. 
                  O autor possui diversas passagens por furto. 

                  O foragido da justiça foi encaminhado para o Pronto Socorro Municipal, porém a nossa equipe não conseguiu apurar junto a PM motivo pelo qual ele foi levado a unidade de saúde. 
                  Um repórter do POL estava no PSM no momento do fato.

                  O autor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Plantão.

                  Com Informações de: Patrocínio Online.

BRASÍLIA-DF - Temporal impede pouso de oito voos no Aeroporto

Aeronaves foram alternadas para outros terminais; pelo menos 20 voos sofreram atrasos. Por conta de fortes ventos e chuva, aeroporto operou por instrumentos durante duas horas.


                  O temporal que atingiu o Distrito Federal prejudicou a programação de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, nesta Sexta-feira (191206). 
                  Até o início da noite, pelo menos 20 voos tiveram atrasos, sendo que oito deles foram obrigados a pousar em terminais de outras cidades.

                  Por volta de 20:30 horas, a Inframerica, empresa que administra o aeroporto, informou que 15 voos estavam atrasados, mas nenhum havia sido cancelado. Segundo a concessionária, os problemas foram causados pelo mau tempo.

                  As aeronaves que não puderam pousar na capital foram alternadas para os aeroportos de Goiânia-GO e de Confins-MG, em Belo Horizonte-MG. Por duas horas, o terminal de Brasília-DF teve que operar por instrumentos.

                  Ainda de acordo com a Inframerica, até a 00:h desta sexta estão previstos cerca de 150 pousos e decolagens no Aeroporto JK.

Operação por aparelhos


                  Às 16:41 horas, o Aeroporto de Brasília passou a operar por instrumentos por conta da chuva e permaneceu com os auxílios até 18:47 horas. Essa modalidade é acionada quando a visibilidade da pista está baixa e é necessário que equipamentos de bordo e solo sejam acionados.

                  A condição não impede que pousos ou decolagens aconteçam. Apenas aeronaves de pequeno porte e que não possuem o equipamento ficam impedidas de aterrissar.

O temporal


                  De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 16:00 e 18:00 horas desta Sexta-feira, o Distrito Federal registrou 63 milímetros de chuva. 
                  O temporal causou inundação de pistas e assustou moradores.

                  Na tesourinha da 215 Sul, um motorista ficou ilhado e teve que sair do carro pela janela.

                  Já na pista em frente à Ceasa, no Setor de Indústrias e Abastecimento - SIA, a pista ficou alagada e motoristas não encararam o alagamento. Já na L2 Sul, uma ambulância alta desapareceu em meio a enxurrada.

                  Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Pedidos de cassação de Juliano Modesto e Wilson Pinheiro são protocolados na Câmara

Documentos pedem a anulação dos mandatos dos dois parlamentares que foram presos em operações do GAECCO.


                Mais dois pedidos de cassação de vereadores foram protocolados na Câmara Municipal de Uberlândia-MG nesta semana. A solicitação para cassar o mandato de Juliano Modesto (Solidariedade) foi registrado na Casa nesta Quinta-feira (191205) e, nesta Sexta-feira (191206), a Câmara recebeu o pedido referente a Wilson Pinheiro (PP).

                Além disso, a solicitação para cassar o mandato do vereador Márcio Nobre (PSD) foi registrado na Casa nesta Segunda-feira (191202). E, ainda, o pedido de cassação do vereador Alexandre Nogueira (PSD) foi protocolado na Câmara no dia 11 de Novembro.


                Tanto Modesto quanto Pinheiro são investigados por operações do Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECCO. Juliano Modesto está preso desde o dia 15 de Outubro. 
                Já Wilson Pinheiro cumpre prisão domiciliar desde o dia 25 de Outubro.

                De acordo com o presidente da Câmara, Hélio Ferraz (PSDB), o Baiano, os pedidos de cassação de Modesto e Pinheiro devem ser lidos em Plenário na Segunda-feira (191209).

“Nós iremos tomar todos os procedimentos legais, principalmente, processos que chegam a esta Casa. E irei cumprir a Lei Federal no prazo de 24 horas, assim que chegar à Câmara qualquer processo de denúncia, transformando em processo de cassação”
                Afirmou o presidente.


                A produção da TV Integração entrou em contato com Rodrigo Ribeiro, advogado de defesa de Juliano Modesto e Wilson Pinheiro, que afirmou que só irá se manifestar quando for intimado pela Câmara Municipal.

                Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Lei que proíbe nomes de torturadores ligados à ditadura militar em monumentos e vias passa a valer

Norma faz referência direta a nomes reconhecidos pela Comissão Nacional da Verdade. Homenagens já existentes, como no caso da Ponte Costa e Silva, não são afetadas.


                 O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou uma lei distrital que proíbe o uso de nomes de torturadores reconhecidos pela Comissão Nacional da Verdade - CNV em monumentos, prédios e logradouros da capital federal. A lei havia sido aprovada na Câmara Legislativa do Distrito Federal no dia 05 de Novembro passado.

                 Na prática, nomes de monumentos e vias que já prestam homenagens às pessoas consideradas responsáveis pela prática de tortura e assassinatos durante a ditadura militar não podem ser mudados. 
                 É o caso da Ponte Costa e Silva, na capital federal.

                 Mas novas obras não deverão lembrar quem violou direitos humanos entre 1964 e 1985, época também chamada de "anos de chumbo" no Brasil. A norma (nº 6.416) acrescenta informações a uma lei sancionada em 2007 e alterada em 2018 que define as regras sobre "denominação de logradouros, vias, monumentos públicos, núcleos urbanos e rurais, regiões administrativas e bairros" do Distrito Federal.


                 A lei passou a vigorar nesta Sexta-feira (191206), com o seguinte trecho em negrito:

"Art. 3º – Na denominação dos bens públicos de que trata esta Lei, não poderão ser utilizados:
V – nomes de pessoas que tenham praticado crimes contra a humanidade e violação dos direitos humanos, incluídas aquelas que constem no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, de que trata a Lei federal nº 12.528, de 18 de Novembro de 2011, como responsáveis por violações de direitos humanos."

                 A lei foi sancionada com dois vetos, mas eles podem ser derrubados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF, em uma nova votação. O autor do projeto, deputado Fábio Félix (Psol), disse ao G1 que a aprovação – ainda que em partes – é "muito importante e uma grande conquista para preservar a garantia dos direitos humanos em Brasília-DF".

"Não podemos homenagear torturadores, menos ainda em espaços públicos."


Trechos vetados

                 Inicialmente, o projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa previa outras duas restrições à nomeação de logradouros e a homenagens, mas ambas foram vetadas pelo governador.

                 Uma delas proibia o uso de recursos públicos em homenagens ou eventos comemorativos ao golpe militar de 1964, à ditadura no Brasil e aos torturadores reconhecidos pela CNV.

                 Segundo Ibaneis, o trecho apresentava "vício material de constitucionalidade", porque feria direito previsto na Constituição Federal. O governador citou o artigo 5º e argumentou que a proposta "restringe o exercício de um direito fundamental de manifestação de pensamento e reunião".

                 O segundo ponto vetado foi a retirada de placas, retratos ou bustos que exaltassem a memória de pessoas que cometeram violações contra a humanidade. Neste caso, Ibaneis argumentou que houve "vício de inconstitucionalidade formal", porque a proposta interferia na Lei Orgânica do Distrito Federal.

                 Segundo a norma, toda modificação do patrimônio histórico, cultural, paisagístico, arquitetônico e artístico do DF deve passar, antes, por audiência pública. O assessor jurídico do deputado autor da lei Daniel Jacó, afirma que a proposta seria uma "diretriz", para orientar os procedimentos previstos na Lei Orgânica.

"O texto não trocava o nome de qualquer logradouro, mas abria caminho para a convocação de audiências."

Ponte Costa e Silva ou Honestino Guimarães?


                 Em 2014, a Comissão Nacional da Verdade listou 377 pessoas consideradas responsáveis diretas ou indiretas pela prática de tortura e assassinatos durante a ditadura militar, de 1964 e 1985. Entre os nomes está o do marechal Arthur da Costa e Silva, o segundo a assumir a presidência durante os "anos de chumbo".

                 Em Brasília-DF, ele foi homenageado com uma ponte desenhada por Oscar Niemeyer. Ela é uma das três ligações entre o Plano Piloto-DF e o Lago Sul-DF e foi inaugurada em 1976.

                 Projetada com o nome de "Ponte Monumental", foi rebatizada pelo ex-presidente Ernesto Geisel para homenagear o antecessor Costa e Silva. Em 2015, uma lei sancionada pelo então governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), renomeou a estrutura para Ponte Honestino Guimarães, em referência ao estudante perseguido pelo regime e desaparecido em 1972

                 A decisão sobre como deveria se chamar a ponte foi parar na Justiça. Em Novembro de 2018, a mudança de nome foi declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do DF e ela voltou a homenagear o ex-presidente.

                 Ponte volta a se chamar Costa e Silva no DF, define Tribunal de Justiça. Desde então, a placa da ponte foi pichada diversas vezes com os nomes de Costa e Silva e Honestino Guimarães

                 Em 2019, duas intervenções também "mudaram" o nome, mas para Marielle Franco.


                 Com Informações de: G1.

ARAGUARI-MG - São realizadas orientações neste Dezembro Vermelho sobre prevenção à AIDS

Ação ocorre neste Sábado (07), das 09:00 às 13:00 horas, na Praça Manoel Bonito. Testes rápidos de HIV e Hepatites estão disponíveis durante o evento.


                Um evento relacionado ao Dezembro Vermelho é realizado neste Sábado (191207) em Araguari-MG. A ação ocorre na Praça Manoel Bonito, das 09:00 às 13:00 horas.

                O Dezembro Vermelho é o mês de conscientização sobre o tratamento e prevenção à AIDS, causada pelo vírus HIV.


                O evento conta com orientações sobre perigos e formas de contágio e prevenção à AIDS, além de testes rápidos para HIV e Hepatites B e C.

                O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho, fala sobre a importância de ações como essa. 

“A Saúde é uma das prioridades da Administração Municipal e vamos continuar trabalhando pelos araguarinos. Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade e mais qualidade de vida para a população.”

“A prevenção é sempre a melhor forma de evitar maiores problemas no futuro”
                Afirmou o Secretário de Saúde, Guilherme Afonso.


                Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Garotas tentam fugir de policiais, mas acabam na delegacia com porções de maconha

A jovem que conduzia o veículo é inabilitada.


                   A Polícia Militar levou para a delegacia na noite desta Sexta-feira (191206) em Patos de Minas-MG duas jovens e uma adolescente após tentativa de fuga na Avenida JK
                   Além da condutora ser inabilitada, os policiais encontraram porções de maconha que elas tentaram dispensar durante a fuga.

                   De acordo o Sargento Hermes, os policiais receberam a informação do veículo suspeito e foram até a Avenida JK onde deram ordem de parada para a condutora do GM Classic. A motorista acelerou e os policiais passaram a fazer o acompanhamento, vendo quando elas dispensaram algo do automóvel.


                   Em frente ao 150 BPM, elas pararam e ficou constatado que a motorista de 18 anos não era habilitada. Além disso, os policiais encontraram as duas porções de maconha que haviam sido dispensadas por elas. O policial informou que, segundo elas, estavam indo para uma festa e que iriam fumar a droga.

                   Além da motorista, outra jovem de 18 anos e uma adolescente de 15 anos também foram levadas para a delegacia. O carro foi removido até o pátio credenciado do DETRAN. Uma responsável pela menor foi chamada para acompanhar a ocorrência.



                   Com Informações de: Patos hoje.

MONTES CLAROS-MG - Adolescente morre enquanto usava celular ligado na tomada

PM foi chamada por familiares informando que menino havia morrido eletrocutado. Polícia Civil informou que o laudo do médico legista deve ficar pronto em até 30 dias.


                   Um adolescente de 13 anos morreu enquanto usava o celular ligado na tomada em Montes Claros-MG, Norte de Minas Gerais

                   Segundo as informações fornecidas pela família para a Polícia Militar, Wender Santos Bezerra estava sentado em uma cadeira, ouvia música com um fone e mexia no aparelho. Ele caiu no chão e foi visto pelo irmão mais novo, que chamou os pais. As causas da morte ainda serão investigadas. 
                   O corpo está sendo velado neste Sábado (191207).

“A Polícia Militar foi acionada via 190 e o interlocutor informava que uma criança havia sido eletrocutada no Bairro Santa Rita, enquanto fazia uso do aparelho celular plugado na tomada. Uma guarnição foi ao local da ocorrência, onde já havia uma unidade do SAMU

O médico informou que atendeu a criança em parada cardiorrespiratória e, após várias tentativas de reanimação, veio a óbito“
                   Explica o tenente Fernando Viana.

                   O SAMU informou que, quando a equipe da Unidade de Suporte Avançado chegou ao local, o paciente já estava em parada cardiorrespiratória. Os socorristas realizaram as manobras de ressuscitação cardiopulmonar juntamente com o desfibrilador, mas a vítima não resistiu.

                   De acordo com o delegado Bruno Rezende, responsável pelo caso, a perícia da Polícia Civil esteve no local e as causas do óbito serão investigadas. O inquérito vai ser instaurado e nos próximos dias as testemunhas devem ser ouvidas.

                   O laudo preliminar do Instituto Médico Legal, fornecido para o sepultamento, foi emitido com "causa indeterminada" e nenhum sinal de causa violenta foi identificado. 
                   O laudo de necrópsia deve sair em 30 dias.

“Wender era um rapazinho de 13 anos, o pai dele disse que ele tinha acabado de saber que havia passado de ano na escola. Ele frequentava a igreja onde sou pastor, tocava bateria, violão, praticava esportes. Jogava com time de futebol da Escolinha do Batalhão da PM. Todo mundo está sofrendo com essa fatalidade”
                   Fala o pastor e amigo da família Célio Roberto de Souza.

                   Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Transporte de peças gigantescas para mineradora deixa o trânsito lento na BR 365

As duas peças de moinho tem cerca de 9 metros de largura e ocupam boa parte da rodovia.


                  Os motoristas que forem trafegar pela BR-365 em direção à BR-040 vão enfrentar trânsito lento neste Sábado (191207) entre Patos de Minas-MG e o Trevo de JK

                  O alerta é da Polícia Rodoviária Federal que iniciou nesta manhã a escolta de uma carga gigantesca de duas peças de moinho.


                  As duas peças de moinho têm cerca de 9 metros de largura e ocupam boa parte da rodovia. Por causa do tamanho e do peso, as carretas trafegam em velocidade reduzida, deixando o trânsito mais lento na rodovia. 
                  A Polícia Rodoviária Federal faz o controle do tráfego para evitar acidentes.

                  Segundo informações da PRF, as peças de moinho vão equipar a Mina Salobo II localizada em Marabá-PA sudoeste paraense. No local, a Vale iniciou em 2012 um empreendimento com capacidade de extrair até 100.000 toneladas de cobre concentrado por ano. Quando a Salobo II estiver em plena operação, a capacidade de extração saltará para 200.000 toneladas por ano.


                  Com Informações de: Patos Hoje.


SANTA MARIA-DF - Administrador é exonerado após denúncia de Assédio Sexual

Amir Nogueira teria enviado mensagens e feito comentários com teor sexual a assessora. Chefe de gabinete assume cargo interinamente.


                 O administrador regional de Santa Maria-DF, Amir Gomes Nogueira, foi exonerado do cargo após denúncia de Assédio Sexual contra uma assessora. A demissão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta Sexta-feira (191206).

                 Amir foi indicado pela Deputada Distrital Jaqueline Silva (PTB).
                 No lugar dele, assume o cargo interinamente o chefe de gabinete da Administração Regional, Erivaldo Alves Pereira.


                 O G1 procurou a administração de Santa Maria e o ex-administrador mas, até a última atualização desta reportagem, não havia recebido resposta. 
                 Já deputada Jaqueline Silva disse que não vai comentar o caso.

Mensagens sexuais

                 A denúncia de Assédio Sexual veio à tona no dia 03 de Dezembro. 
                 Uma assessora da administração procurou a polícia para denunciar mensagens com teor sexual enviadas por Amir Nogueira, em Abril deste ano.


                 Em um dos prints anexados à denúncia, o administrador teria dito que a funcionária o “deixa muito excitado”. Em outro, “que queria apenas algo casual, nada sério, mas com muita responsabilidade”.


                 Nas mensagens, o administrador teria ainda usado termos vulgares e, em uma outra mensagem, após as primeiras, ele teria pedido desculpas por ser “insistente, inconveniente e chato”.

                 A assessora afirma que as mensagens pararam em Abril. Segundo ela, no entanto, sempre que os dois se encontravam no corredor da administração, o administrador fazia comentários como: "Ô, lá em casa" e "meu sonho".

'Medo'

Atual ADM. de Santa Maria-DF: Erivaldo Alves Pereira e o Ex-ADM: Amir Gomes Nogueira.
                 Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, a assessora disse que, algum tempo depois, o administrador a acusou de vazar informações sobre uma obra na região. Ela ainda teria sido obrigada a entregar o celular para a secretária do chefe, para que ele pudesse “investigar o vazamento”.

                 À TV Globo, a assessora, que pediu para não ser identificada, afirmou que procurou a polícia por medo.

“Depois dessas mensagens, até então eu não ia fazer nada porque eu não queria me expor, não queria expor minha família por medo deles também. Eu tenho medo de perseguição, de perder meu emprego por conta disso”
                 Disse.

                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS