PESQUISA NESTE SITE:

27 janeiro 2020

UNAÍ-MG - Ação de combate à Dengue começa nesta Terça-feira (28)


                Agentes Comunitários de Saúde - ACS e Agentes de Combate a Endemias - ACE iniciam, na manhã desta Terça-feira (200128), um trabalho intenso de eliminação de focos de larvas do mosquito transmissor da Dengue em Unaí-MG

                A ação segue até o dia 06 de Fevereiro. Serão percorridos 28.394 imóveis em toda a cidade, distribuídos por 1.046 quarteirões. Os agentes percorrerão domicílio por domicílio, orientarão os moradores e recolherão recipientes ou objetos que possam acumular água e tornarem-se prováveis criadouros do mosquito. 

                A coordenação-geral da ação pede aos moradores que não coloquem móveis, objetos ou entulhos pra fora de casa, por não se tratar de mutirão de limpeza, mas ação pontual e intensiva. 

Cronograma de trabalho em toda a cidade


                Nessa ação, a coleta de recipientes será feita dentro do próprio imóvel. Os agentes vão entrar nos imóveis, orientar os moradores e ajudar na coleta de pequenos objetos que podem acumular água parada. Os objetos recolhidos serão colocados em sacos de lixo e ficarão à disposição do caminhão da coleta regular de lixo.

                A estratégia será diferente da adotada nos mutirões, quando caminhões da Prefeitura recolhem até móveis velhos, eletrodomésticos inservíveis e entulho, trabalho que deveria caber a cada morador dar a destinação correta. Assim como caberá a cada morador vistoriar telhados e desentupir calhas.

                Bom lembrar que um grande mutirão de limpeza foi feito em Unaí entre o fim de Outubro e meados de Dezembro do ano passado. Pouco adiantou, porque parte considerável da população relaxou a limpeza, baixou a guarda, e o resultado foi uma grande infestação larvária em todos os bairros da cidade, conforme apontou Levantamento Rápido de índice de Infestação pelo Aedes aegypti - LIRAA, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, entre 6 e 17 de Janeiro.


Adesivo positivo

                A Secretaria Municipal de Saúde vai prestar reconhecimento oficial aos imóveis "livres da dengue". Se os agentes, ao percorrerem o imóvel, não encontrarem nenhum recipiente que acumule água parada, não encontrar nenhum foco de larva do mosquito e encontrarem uma casa "limpinha", o morador receberá um adesivo de "Domicílio livre da dengue" para afixar no portão ou muro frontal do imóvel.


"Quem quiser o adesivo, deve fazer sua parte e manter sua casa limpa"
                Adverte a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Adriane Araújo, completando que não haverá constrangimento de ninguém nessa ação. Segundo ela, haverá o reconhecimento de que o morador faz um bom trabalho de auxílio à saúde pública e demonstra respeito pela própria família, pelos vizinhos e pela sociedade. 

"Por outro lado, o imóvel que não possuir o adesivo, é porque não está de acordo com as orientações de combate à Dengue"
                Enfatiza Adriane.

Cronograma

                Confira abaixo, o cronograma das ações desencadeadas pela Secretaria Municipal de Saúde, entre Terça-feira (200128) e Quarta-feira (200106).






Unidos, Jamais seremos vencidos!
                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Indivíduo é preso por Tráfico de Drogas no início desta madrugada de Segunda-feira (27)


               No início desta Segunda-feira (200127), por volta das 00:40 horas, após denúncia anônima, a Polícia Militar compareceu em um Lava Jato, em Unaí-MG, onde deparou com um indivíduo de 36 anos, saindo do local, em atitudes suspeita.

               Conforme os policiais militares, ao notar a presença policial e que seria abordado, o indivíduo dispersou ao solo um invólucro contendo uma porção de cocaína, a qual foi apreendida. 

               Também foram apreendidas várias pedras de crack, embrulhadas em papel alumínio prontas para a comércio, uma travessa de vidro e uma lâmina com resquícios da mesma droga e a quantia de R$586,00 em dinheiro nas vistorias realizadas no Lava jato e no bar que ficava ao lado.

               O autor foi preso e conduzido à delegacia, juntamente com os materiais apreendidos. Durante a confecção do REDS, ainda foi constatada a existência de um mandado de prisão em desfavor do autor.
               A Polícia Militar não divulgou a localização ou Bairro/rua onde situa o referido Lava Jato.

               Com Informações de:
PMMG - UNAÍ-MG.

RIACHO FUNDO-DF - Após perseguição, PM apreende 2 revólveres e 5,5kg de drogas

Abordagem aconteceu no Riacho Fundo II. De acordo com a PMDF, os suspeitos são traficantes conhecidos na região.


                Três homens foram presos neste Sábado (200125) após uma perseguição policial no Riacho Fundo-DF II. Dentro do carro foram encontradas várias porções de drogas, munições e um revólver calibre 32. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF, o trio é conhecido pelo tráfico na região.

                Os militares faziam ronda de rotina quando observaram um veículo em atitude suspeita na Quadra 15D. Quando se aproximaram, o motorista acelerou e tentou fugir da abordagem, que só aconteceu quando o automóvel perdeu o controle e bateu no meio-fio. Após revista no carro, os policiais encontraram drogas munição e um revólver. 
                Um dos homens ainda admitiu que, na casa dele havia uma outra arma.
                O caso aconteceu no P Sul
                Dois jovens, de 18 e 15 anos, foram detidos.


                Segundo a PM, trio roubou Pálio em Taguatinga-DF e fugiu da polícia até o Recanto das Emas-DF, onde o carro acabou capotando.

                No local, os policiais realizaram contado com a mãe do suspeito, explicaram a situação e a mulher autorizou uma busca no quarto do filho. Lá, foram encontrados um revólver calibre 38, aproximadamente 5 kg de maconha, 600 gramas de cocaína, 2 balanças de precisão, uma faça, dois carregadores glock com capacidade para 30 munições e 97 munições de diversos calibres.

                Todos abordados foram encaminhados à delegacia para registro.


                Com Informações de: Metrópoles.

OLHOS D'ÁGUA-MG - Criança morre após ser atingida por parede durante chuva

Caso aconteceu em assentamento de Olhos D'Água; com as chuvas, córregos transbordaram e ponte que dá acesso ao local ficou submersa. Equipes de resgate não conseguiram chegar até onde a menina de 2 anos e 7 meses morava.


               Uma menina de dois anos e sete meses morreu após parte de uma parede cair em cima dela na zona rural de Olhos D’Água-MG, no Norte de Minas Gerais, nesta Segunda-feira (200127). 

               Ana Júlia Fernandes de Lima, morava com a família em um assentamento na Comunidade de Pindaíba. Essa é a 47ª morte por causa da chuva no Estado, segundo último Boletim da Defesa Civil.

               Segundo a Prefeitura, com as chuvas dos últimos três dias, os córregos que cortam a localidade transbordaram e uma ponte que dá acesso a Pindaíba ficou submersa. Como as equipes de resgate não conseguiram ir até o assentamento, moradores se mobilizaram e fizeram o socorro. Um vídeo mostra o momento em que um deles leva a menina nos braços, após não conseguir mais seguir de carro.

“Quando me falaram, saí de casa rápido, moro a uns cinco quilômetros da família. Fui de carro até onde dava, depois segui a pé, a água batia até a cintura”
               Disse o vereador Antônio Souza, que aparece nas imagens com Ana Júlia no colo.

               A mãe da criança contou que ela brincava com um gatinho na cozinha, que fica separada da casa da família, quando parte da parede cedeu. O cômodo não chegou a cair e chovia no momento em que parte da parede caiu.

“A queda da parede com certeza teve relação com a chuva. A estrutura é feita de adobe (tijolo de terra crua) e, provavelmente, estava encharcada. Houve um excesso de peso que acabou provocando a queda. Mas não foi algo com uma ação direta com estamos vendo em outros locais, como um soterramento ou deslizamento, por exemplo”
               Explica Álvaro Nunes, chefe de gabinete da Prefeitura.

               O helicóptero dos Bombeiros chegou a decolar de Montes Claros-MG, mas teve que retornar em função das más condições de tempo. Houve também acionamento do SAMU e da Polícia Militar, mas nenhum órgão oficial conseguiu ter acesso ao local onde o caso ocorreu. 

               O secretário de Saúde Celso da Cruz e o prefeito foram com uma caminhonete para tentar passar pela ponte, mas não conseguiram.

“Enquanto tentávamos passar, os moradores a traziam até nós, a intenção era que o socorro fosse o mais rápido possível. Uma equipe de resgate, que contava com uma médica do município, estava de prontidão para atendê-la, colocamos os profissionais em uma ambulância até onde era possível chegarmos”
               Fala o secretário de saúde.

               Ana Júlia foi atendida pela médica Gabriela Dias Falcão, que constatou a morte. O corpo da menina foi levado para o IML de Montes Claros
               A menina tinha escoriações no rosto e sangramento nasal. Segundo a médica, "é provável que tenha sofrido traumatismo craniano grave, mas somente os exames do Instituto Médico Legal podem determinar a causa da morte”.

               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Homem flagrado usando suástica em bar vira réu com base na lei que criminaliza preconceito de raça ou cor

Denúncia foi apresenta à Vara de Execução Criminal de Unaí, uma audiência de instrução e julgamento está marcada para o dia 13 de maio deste ano. O procedimento, de acordo com o TJMG, serve para ouvir as partes envolvidas.


                 O homem flagrado usando uma suástica como braçadeira em um bar de Unaí-MG se tornou réu com base na Lei 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor.

José Eugênio Adjuto foi denunciado pelo Ministério Público de Minas por “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena prevista é e dois a cinco anos de prisão e multa. 
                 O G1 tenta localizar a defesa dele.


                 A denúncia foi apresentada à Vara Criminal de Unaí, uma audiência de instrução e julgamento está marcada para o dia 13 de Maio deste ano. O procedimento, de acordo com o TJMG, serve para ouvir as partes envolvidas. 
                 Não é possível estabelecer uma data para a decisão do juiz.

Entenda o caso

                 José Eugênio Adjuto foi filmado enquanto usava o símbolo nazista em um bar. Para o MPMG ele agiu com “evidente intenção de propagar ideias nazistas", já que apesar ter sido advertido pelas pessoas que estavam no local, recusou, por duas vezes, a retirar a suástica.

                 O MPMG afirmou que as investigações apontaram que José Adjuto “possui posicionamentos extremistas e conhecimento histórico sobre a 2ª Guerra Mundial, bem como sobre a representatividade do símbolo.”

“Segundo apurado, o denunciado fabricou, artesanalmente, a braçadeira contendo o símbolo e se dirigiu ao estabelecimento comercial ostentando ela fixada em seu braço esquerdo, acima do cotovelo, tal como utilizavam tradicionalmente os nazistas”
                 Afirma nota divulgada pelo MPMG.

'Amuleto de sorte'

                 Em dezembro de 2019, José Adjuto foi indiciado pela Polícia Civil pelo mesmo crime. Segundo o delegado Leandro Coccetrone, ele disse em depoimento que “usou o símbolo como amuleto de sorte”. Apesar da versão, o delegado afirmou que o produtor rural sabia que a cruz é um símbolo do nazismo.

“O indiciado disse que navegava pela internet com o celular e se deparou com uma página que achou curiosa e era da cruz suástica, utilizada pelo partido nazista. Achou interessante a matéria, que segundo ele, mostrava a cruz suástica utilizada como amuleto de sorte antes do nazismo"
                 Explicou o delegado Leandro Coccetrone na época.

                 José Adjuto alegou em depoimento que sofre de depressão e ansiedade, mas a Polícia Civil destacou que as doenças não afetam a capacidade de discernimento dele.

                 Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do produtor rural. A perícia realizada no celular dele mostrou que 35 páginas relacionadas ao significado da suástica foram acessadas.

“Ele tinha conhecimento de que a cruz também era usada pelos nazistas. Durante a investigação, percebemos que, antes de ser utilizado no regime nazista, o símbolo era diferenciado. 

Mesmo com a vasta pesquisa, ele utilizou a cruz no braço esquerdo e com a bandeira do partido da época, ostentou e foi ao bar”
                 Falou Leandro Coccetrone.

O UNAIENSES REGISTROU EM OUTRAS MATÉRIAS, SOBRE ESSA OCORRÊNCIA.
CONFIRA
:

                 Matéria: 14.522 - Clique AQUI.
                 Matéria: 14.541 - Clique AQUI.
                 Matéria: 14.579 - Clique AQUI.
                 Matéria: 14.542 - Clique AQUI.
                 Matéria: 15.218 - Clique AQUI.
                 Matéria: 15.303 - É esta AQUI.

                 Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Dois anos após fechamento do Lixão da Estrutural, novo aterro está com 51% de ocupação

Terreno recebe cerca de 2.400 toneladas de lixo por dia. 
'Vida útil do aterro é de 13 anos', afirma governo.



                Dois anos após o fechamento do Lixão da Estrutural, no Distrito Federal, os rejeitos depositados no Aterro Sanitário de Brasília-DF, em Samambaia-DF, já ocupam mais da metade (51%) da área do terreno. Até este Sábado (200125), 163.500 metros² do local estavam cobertos de lixo.

                Apesar da extensão da área ocupada, o Serviço de Limpeza Urbana - SLU informa que o material descartado é disposto em camadas, no formato "bolo de noiva". Com isso, ainda é possível receber mais 6.300.000 de resíduos ao longo dos 320.000 metros² totais.

"A vida útil é de 13 anos"
                Garante o SLU.

                O antigo Lixão da Estrutural encerrou as atividades em 20 de Janeiro de 2018, após uma determinação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Atualmente, o local recebe apenas material seco, rejeitos da construção civil.


                O depósito era listado como o segundo maior lixão a céu aberto da América Latina. Para compensar o fechamento do espaço, o GDF construiu o Aterro de Brasília
                O terreno recebe cerca de 2.400 toneladas de lixo por dia.

                A especialista explica que os resíduos sólidos não pode estar misturado com orgânico. 

"Em Brasília e em várias capitais, a população não separa corretamente o lixo, por inconsciência ou falta de informação".

"Até os catadores dizem que não precisa separar tudo por materiais [papel, metal, plástico]. Basta não juntar o orgânico com seco."


                Além disso, a pesquisadora afirma que a coleta seletiva em Brasília está "aquém do que poderia ser". Atualmente, oito Regiões Administrativas não possuem o serviço. A previsão do governo para a implementação do serviço em todo Distrito Federal é até Abril deste ano.

"Não existe fora. Quando se coloca o resíduo na porta de casa, ele ainda está dentro do planeta. Tem a falta de consciência das pessoas de acharem que isso só é coisa pública"
                Afirmou Zaneti.

"Se compro e descarto, tenho que ser responsável também de fazer pelo meio correto."

Aterro sanitário

                O Aterro Sanitário de Brasília recebeu até este Sábado (200125) 1.800.000 de toneladas de rejeitos. O espaço, dividido em quatro etapas, tem capacidade para 8.100.000 de toneladas.

                Ao todo, são 760.000 metros², incluindo a parte administrativa e as lagoas de chorume. Desses, 320.000 metros² são destinado para o aterramento dos rejeitos


                O serviço está na segunda etapa, que tem capacidade para 2.500.000 milhões de toneladas.
             
Lixão da Estrutural

                O fechamento do lixão da Estrutural é uma determinação do Tribunal de Justiça do DF desde 2007, motivada por uma ação do Ministério Público.

                A decisão pelo seu fechamento atende também à Política Nacional de Resíduos Sólidos. A medida, publicada em 2010, determina que aterros sanitários recebam somente os rejeitos, aquele material que sobra após a retirada de tudo que pode ser reaproveitado.

                Atualmente, a Unidade de Recebimento de Entulho - URE – antigo lixão da Estrutural – recebe cerca de 6.000 toneladas por dia de resíduos da construção civil.

                No ano passado, a URE continuou recebendo resíduos da construção civil e, em março, começou a reciclar parte desse material. A empresa responsável pelo local instalou uma britadeira e, desde então, transforma em areia, brita e cascalho quase metade do que chega ao local.

                A previsão, segundo o SLU, é que o material seja doado a órgãos e entidades públicas da Administração Pública.

Como separar o lixo?

                Nunca misture material reciclável e orgânico;


                Coloque os plásticos, vidros, metais e papéis em sacos diferentes;
Lave e seque as embalagens que continham produtos orgânicos antes do descarte;
                
                Não amasse e nem molhe os papéis. Ao invés disso, dobre-os dentro do saco, diminuindo o volume;

                Vidros quebrados e materiais cortantes devem ser enrolados em jornal ou colocados em uma caixa para evitar acidentes;

                Desmonte as embalagens mistas, separando as partes de metal, plástico e vidro, por exemplo, e distribua nos sacos corretos.


                Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Mulher é presa acusada de envolvimento no assassinato de adolescente; jovem foi morto com uma enxada

Segundo a Polícia Civil, Thiago Pereira de Jesus foi atraído para o local do crime pela mulher; ele estava desaparecido desde o dia 31 de Dezembro e o corpo foi encontrado em um matagal na Quinta-feira (23).

                 A polícia prendeu uma jovem de 18 anos investigada por envolvimento no assassinato de um adolescente, de 15 anos, em Janaúba-MG

                 Thiago Pereira de Jesus estava desaparecido desde o dia 31 de Dezembro e o corpo foi encontrado enterrado em um matagal na última Quinta-feira (200123). 
                 Três adolescentes foram detidos.

                 A vítima foi agredida até a morte no quintal de uma casa com um cabo de uma enxada e o lado sem corte da ferramenta. Em seguida, o corpo foi transportado em uma carroça e enterrado no matagal.

                 De acordo com a Polícia Civil, a mulher é namorada de um dos autores e atraiu a vítima para o local do crime.

“A jovem marcou um encontro com a vítima na casa dela e permaneceu dentro do imóvel enquanto ele era espancado. Ela também acompanhou o momento em que os autores retiraram o corpo do quintal e colocaram na carroça”
                 Explica a delegada Glenia Balieira Torres Aquino.

                 A mulher já tinha passagem por lesão corporal e furto. Os três adolescentes detidos na Quinta-feira confessaram que o crime foi planejado por vários dias após um desentendimento com a vítima.

LEIA A MATÉRIA 15.257 SOBRE ESTA OCORRÊNCIA NO UNAIENSES:

                 Com Informações de: G1.

CORINTO-MG - Foragido do presídio é preso com carro furtado na Comunidade do Brejo, em Lassance-MG

Polícia recebeu uma denúncia e as buscas pelo foragido duraram cerca de sete horas; carro foi furtado em Corinto no Sábado (25).


               Um foragido da Justiça foi preso com um carro furtado na zona rural de Lassance-MG, neste Domingo (200126). A polícia iniciou as buscas após uma denúncia e o homem foi encontrado na Comunidade do Brejo
               Ele abandonou o veículo e se escondeu em um matagal.

               Os militares fizeram rastreamento na região por cerca de sete horas e o foragido foi encontrado escondido em uma casa.

               Segundo o Sargento André Ricardo de Almeida, durante consulta ao sistema foi constatado que ele era foragido do Presídio de Corinto-MG, onde cumpria pena por tráfico de drogas.

“Ele recebeu o benefício do indulto natalino e não retornou. Além da passagem por tráfico, ele também tem envolvimento em assalto a mão armada, furto e receptação”
               Uma espingarda foi apreendida dentro do veículo.

               O carro foi furtado em Corinto no Sábado (200125) e o homem alegou ter comprado o veículo por R$2.000,00
               Ele foi conduzido à Delegacia de Pirapora-MG e o automóvel foi removido ao pátio.

               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Militares do Corpo de Bombeiros pulam muro de casa para salvar cachorros que se afogavam em piscina; um animal morreu

Animal resgatado com vida e um outro cachorro encontrado no quintal da casa foram levados para a sede do Corpo de Bombeiros, em Montes Claros; imóvel estava vazio e o proprietário não foi localizado.


                Oito minutos. 
                Esse foi o tempo gasto por militares do Corpo de Bombeiros para chegar até uma casa, no Bairro Maracanã, em Montes Claros-MG, para resgatar dois cachorros que estavam se afogando em uma piscina. 
                Um deles morreu e o outro foi resgatado bastante debilitado.

                Os bombeiros saíram da sede do batalhão, no Centro da cidade, e o percurso até chegar na casa foi de 5 km. O portão do imóvel estava trancado e dois militares se arriscaram pulando um muro de 2,50 metros.

“Já saímos do quartel equipados e pulamos o muro sem usar a escada porque até retirá-la da viatura iria demorar e não daria tempo de resgatar o cachorro com vida. Um dos animais já estava morto e o outro estava agonizando. Os dois foram retirados rapidamente da piscina”
                Conta o soldado Diego Freitas Caldeira.


                Após o resgate, a primeira atitude dos bombeiros foi de aquecer a cachorrinha que sobreviveu. 

“Já fazia muito tempo que ela estava dentro da água, pedimos um secador emprestado da vizinha para secarmos os pelos dela”.

                O acionamento foi por volta das 17:00 horas deste Domingo (200126) e a suspeita é de que os animais tenham caído na piscina durante a madrugada.

“Os vizinhos disseram que eles estavam bem agitados na madrugada. Os cachorros têm agilidade para nadar, mas chega uma hora que eles cansam e nesse caso, não conseguiram ter acesso a borda da piscina para sair”
                Explica o soldado.

                Segundo os bombeiros, vizinhos contaram que os animais estavam abandonados na casa e os proprietários do imóvel ainda não foram identificados.

“Eles estavam presos sem água e sem alimentação, acreditamos que eles foram tomar água na piscina e caíram”.

                Um outro cachorro, que estava no quintal da casa, também foi resgatado pelos bombeiros porque havia risco dele se afogar na piscina. Os dois animais da raça yorkshire foram levados para a sede do Corpo de Bombeiros e receberam alimentação e água.

“Eles estão recebendo todos os cuidados aqui e estamos esperando o dono se pronunciar. Caso ele não apareça, vamos pedir ajuda a uma ONG para que os animais possam ser adotados”
                Fala o soldado.

Amor pelos animais


                O militar tem um cachorrinho em casa que foi adotado após uma ocorrência de maus-tratos e diz que tem um amor especial pelos animais. Recentemente, ele também ajudou no resgate de 10 cachorros que ficaram ilhados durante uma forte chuva em Montes Claros.

“Nesta ocorrência, conseguimos resgatar todos os animais com vida. Fiquei feliz por ter cumprido a missão nesse domingo e ao mesmo tempo triste, por não ter chegado a tempo para conseguir salvar os dois. Quando recebemos o chamado, era para outro colega ir, mas eu me ofereci”
                Diz o soldado Diego Freitas Caldeira, que se ingressou na carreira militar há 10 anos.

“Toda vida tem valor e conseguimos fazer a diferença na vida das pessoas e dos animais. Cumprimos nossa missão com muito orgulho e sempre damos o melhor”.

                Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Chuvas na região foram constantes e pacifica sem causar grandes danos

As chuvas no município foram intensas no final de semana. O volume me chuva foi muito grande, mas não causou danos como alagamentos, desabamentos e nem desabrigados.


               Desde Sexta-feira (200127), Sábado e Domingo, as chuvas na Região Noroeste foram intensas, fortes e contínuas, mas sem causar nenhum dano ou prejuízo, registrado na cidade de Unaí-MG.

               As águas fluíram naturalmente, o Córrego Canabrava, que se localiza no perímetro urbano, quanto a Grota do Taquaril e o Rio Preto tiveram o nível elevado, porém, não há registros de nenhuma pessoa ferida, desabrigada durante este período.

Zona Rural

               Também na zona rural não foi registrado desabamentos ou pontes destruídas até o momento. o Volume de chuva foi muito grande nestes três últimos dias, e sem nenhum raio, trovão ou ventania. 
               As chuvas foram tranquilas! 

Outras Regiões

               Já em outras regiões de Minas Gerais, foi diferente, principalmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte-MG, que foram diversas tragédias e vítimas fatais.

Usina de Queimados

               A Usina de Queimados, situada no Rio Preto, acima da cidade de Unaí, tem sido muito importante para evitar alagamentos e enchentes grandes, em períodos pequenos de chuvas, pois tem grande vantagem em conter as enchentes repentinas, mantendo a vazão controlada para que enchentes não cheguem até a cidade com grandes volumes de água, evitando assim, inundações e desabrigo de pessoas ribeirinhas, na cidade.

Rio Preto

               A População unaiense ficou preocupada com o volume das chuvas, e monitoravam as águas do Rio Preto constantemente. 

               Pontos como a Ponte Abdon da Silva Salgado, conhecida como 'Boca-da-ponte', era ponto de visitas  e observatórios do nível das águas, como também, a "Pedra-do-urubu" e a Cachoeira do Rio preto, que permaneciam com grupos de unaienses durante o dia todo, em busca de informações, procurando saber se as águas subiam ou se baixavam.
               Estes três locais eram verdadeiros 'pontos turísticos' neste final de semana.

Defesa civil

               Não houve informações pela Defesa Civil, Prefeitura, Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar, devido a tranquilidade deste período chuvoso, nenhuma Nota foi divulgada por ambos.

               Nesta Segunda-feira (200127), o dia amanheceu com nuvens esparsas, que deu lugar ao sol, enxugando as ruas e até o momento (11:00 horas) do fechamento desta matéria, permanece estiado, com sol entre nuvens.
               Há previsões para muitas chuvas no final da tarde.

Unaienses
Jisohde - 200127 11:08

       

MONTES CLAROS-MG - Caminhão carregado de carvão tomba em avenida

Acidente provocou vazamento de óleo e os bombeiros jogaram serragem no local; motorista sofreu ferimentos leves.


                Um caminhão carregado de carvão tombou na Avenida Governador Magalhães Pinto, em Montes Claros-MG, na madrugada desta Segunda-feira (200127). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente provocou um vazamento de óleo. 
                Durante a madrugada, uma equipe isolou o local e jogou serragem.

                Pela manhã, os bombeiros retornaram e jogaram mais serragem na Avenida para evitar acidentes. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi atendido pelo SAMU.

                O caminhão ainda não foi retirado e até as 09:00 horas, o trânsito permanecia parcialmente interditado. Uma equipe da MCTrans está no local orientando os motoristas.

                Com Informações de: G1.

CHINA - Mortes por coronavírus passam de 50

Segundo informações do governo chinês, 56 pessoas morreram - incluindo a primeira em Xangai - e 1.975 pessoas tiveram diagnósticos da doença confirmados no país.


                  O número de mortes causadas pelo coronavírus na China chegou a 56 neste Sábado (200125), segundo o governo local, incluindo a primeira vítima fatal em Xangai. De acordo com a Agência Reuters, 1.975 pessoas já tiveram diagnósticos da doença confirmados no país e 49 estão curadas.

                  Também neste Sábado o Canadá registrou seu primeiro caso, segundo autoridades locais. Um homem está em isolamento em um Hospital de Toronto, infectado após ter viajado para Wuhan, na China, de onde retornou em 22 de Janeiro. Após apresentar febre e sintomas de deficiência respiratória, ele foi submetido a testes e teve o diagnóstico confirmado neste Sábado (200125).

                  Segundo um comunicado do Sunnybrook Health Sciences Centre, a análise foi confirmada também pelo Laboratório de Saúde Pública de Ontario. Ainda de acordo com o hospital, o paciente está estável e uma equipe foi designada para o seu tratamento.

                  Ainda no Sábado, os governos da Malásia e da Austrália registraram cinco casos de Coronavírus. Quatro pacientes foram diagnosticados com a doença respiratória no país do Sudeste asiático, enquanto o caso australiano se tornou o primeiro na Oceania.

                  Com a confirmação do caso canadense, passam a ser 12 os países em 4 continentes afetados pela infecção que surgiu na China e já matou 56 pessoas desde o início do ano.

                  Na Sexta-feira (200124), os Estados Unidos confirmaram o 2º caso da doença no país, e a França registrou 3, os primeiros na Europa. Também há casos no Nepal, na Tailândia, Vietnã, Arábia Saudita, Coreia do Sul e Japão.


56 mortes na China

                  Na China, onde o surto começou e o único país a registrar mortes, o número de vítimas fatais subiu para 56 no Sábado.

                  A província de Hubei tinha 13 cidades com restrições de circulação até Sexta-feira, o que afeta cerca de 40.000.000 de pessoas.

                  Na manhã de Domingo (200126, horário local), foi anunciado que a cidade de Tianjin também irá interromper a circulação de todos os ônibus intermunicipais para tentar conter a disseminação do vírus.

                  As restrições incluem fechamento de estações de trens, rodoviárias, transportes urbanos e de circulação de carros por algumas estradas. As autoridades ainda não informaram quando essas medidas serão retiradas.


Novos hospitais

                  A China está em uma corrida científica e estrutural para conter o avanço de novos casos de Coronavírus. Além de desenvolver pesquisas para identificar detalhes da cepa do vírus e de impor restrições de circulação e fechamento de pontos turísticos, o país está construindo dois hospitais para tratar exclusivamente dos infectados.

                  Os empreendimentos seguem o modelo de Pequim para tratamento de doenças respiratórias agudas, conhecidas como SARS. O primeiro hospital terá 1.000 leitos, uma área de 25.000 m² e deverá ser inaugurado em 03 de Fevereiro. 
                  O segundo, anunciado neste Sábado, deve ter 1.300 leitos e será entregue em 15 dias.

Países retiram cidadãos

                  Os Estados Unidos estão organizando um voo charter neste Domingo (200126) para trazer seus cidadãos e diplomatas de volta da cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto de um novo Coronavírus, informou o Jornal norte-americano "Wall Street Journal" neste Sábado (200125).

                  O avião, com cerca de 230 pessoas, levará diplomatas do consulado dos EUA, bem como cidadãos norte-americanos e suas famílias, informou o Journal, citando uma pessoa familiarizada com a operação.

                  Além disso, a Peugeot informou que vai repatriar funcionários franceses alocados em Wuhan. Segundo um porta-voz da empresa, 38 pessoas serão evacuadas da região com a colaboração de autoridades chinesas e do consulado geral da França na região.

                  A empresa disse em um comunicado que as famílias retiradas passarão por um período de quarentena em Changsha antes de voltar para o país.

                  O rei Abdullah II, da Jordânia, destinou uma aeronave para evacuar cidadãos de seu país na China. Segundo a rede de notícias CNN, a ação já foi autorizada pelas autoridades chinesas.

China suspende viagens turísticas

                  A China vai suspender todas as viagens turísticas que partem do país a partir desta Segunda-feira (200127) para tentar conter o surto de Coronavírus. Neste Sábado a Associação de Turismo da China anunciou que as viagens em grupo ao exterior estarão suspensas.

                  Segundo a associação, viagens domésticas já estavam sob restrição desde Sexta-feira (200124).

Parques temáticos fechados

                  Os populares parques de diversões de Hong Kong Disneyland e Ocean Park serão fechados a partir deste Domingo (200126) para evitar a propagação do vírus. 

                  Em Xangai, o governo também anunciou que o parque da Disney ficará fechado. A China está em feriado do Ano Novo Lunar, período em que os parques costumam ficar cheios de turistas.


                  Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS