PESQUISA NESTE SITE:

10 maio 2019

BURITIZEIRO-MG - Homem é assassinado com tiro no abdômen

Crime ocorreu na área central da cidade e a vítima reconheceu o autor do disparo antes de morrer; rapaz foi preso em um táxi, em Pirapora, tentando fugir.

                  Um homem de 28 anos foi assassinado nesta Sexta-feira (190510) em Buritizeiro-MG, no Norte de Minas

                  O crime ocorreu por volta das 08:30 horas, na área central da cidade, e a vítima foi atingida por um tiro no abdômen. 
                  Logo após o crime, o autor do disparo fugiu em um táxi.

                  A vítima chegou a ser socorrida e revelou aos policiais militares o nome do rapaz que teria efetuado o disparo. Durante o deslocamento para o hospital da cidade, o homem baleado não resistiu aos ferimentos.

                  A polícia iniciou rastreamento a partir das características informadas do autor do assassinato. O rapaz, de 23 anos, foi encontrado dentro do táxi, em Pirapora-MG; ele tentava fugir para a cidade de Ibiaí-MG
                  A arma usada no crime foi apreendida.

                  O suspeito foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de Pirapora-MG, onde permanece na tarde desta Sexta-feira para ser ouvido. 
                  A motivação do crime ainda é desconhecida.

                  Com Informações de: G1.

IBIAÍ-MG - Três pessoas são presas suspeitas de furtos e receptação

Furtos ocorreram em duas escolas e em um depósito de construção da cidade; todos os materiais furtados estavam na casa de um dos autores, que foi encontrado após denúncia.

                 Três pessoas foram presas nesta Sexta-feira (190510) suspeitas de furtos e receptação em Ibiaí-MG, no Norte de Minas

                 Segundo a Polícia Militar, os crimes ocorreram neste mês e tiveram como alvo duas escolas e um depósito de materiais de construção da cidade.

                 A polícia chegou até os suspeitos após denúncia anônima que informava sobre os crimes e o local onde os materiais furtados estavam escondidos. A PM iniciou rastreamento aos denunciados e chegou até uma casa, no Bairro Pacífico Magalhães. Quando os militares chegaram ao local, um rapaz de 23 anos tentou fugir, mas foi capturado em seguida. 

                 Na residência foram encontrados vários objetos furtados, como televisão, notebooks, roçadeira, ferramentas diversas, produtos de limpeza, antena de TV e caixa amplificadora. 
                 Na casa a PM também encontrou dois revólveres.

                 Após ser detido, o rapaz confessou o crime e disse aos policiais que contou com a ajuda de outras pessoas para cometer os furtos. A esposa dele, de 22 anos, foi presa e também um homem de 32 anos, que teria comprado os materiais furtados.

                 Os três detidos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Coração de Jesus-MG. O homem que comprou os objetos responderá pelo crime de receptação de material furtado. Os objetos recuperados serão devolvidos aos proprietários.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Equipe de Saúde presta Atendimentos médico no Distrito Garapuava nesta Sexta-feira (10)

                 Nesta Sexta-feira (190510), uma Equipe de Saúde, esteve prestando atendimentos no Distrito de Garapuava, Zona Rural do município de Unaí-MG.

                 A equipe foi composta pelo médico, Dr. Rodrigo Andrade; a enfermeira Neusa Ribeiro, e as Agentes de Saúde: Aldivina, Eliane e Tatiana.
                 No distrito foram realizado 33 atendimentos médicos, 4 coleta de exame citopatológico e uma troca de sonda vesical de demora.

                 A natureza dos atendimentos vão de pré e pós-consulta, dispensação de medicamentos básicos e orientações diversas.

                 Outras informações, poderão ser encontradas no telefone: 3677-5049.


                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.


REINO UNIDO - Apresentador da BBC é demitido por comparar bebê real a chimpanzé

Danny Baker postou no Twitter a foto de um chimpanzé e provocou a revolta dos internautas.

                O apresentador de rádio Danny Baker foi demitido da rede BBC por publicar no Twitter a foto de um chimpanzé em um post sobre o bebê do príncipe Harry com Meghan Markle.

                A postagem, que foi deletada das redes sociais, exibia um casal dando as mãos a um chimpanzé que vestia roupas. Baker tinha escrito de legenda “bebê real deixa o hospital”

                O radialista, que trabalhava na 5 Livre e é um dos apresentadores mais famosos do Reino Unido, foi acusado de racismo com Meghan Markle.

“Danny é um apresentador brilhante, mas não vai mais apresentar seu programa semanal com a gente”
                Informou a BBC.

                O radialista, por sua vez, desculpou-se. 

“Mais uma vez. Minhas sinceras desculpas pela imagem estúpida e irracional. Era para ser uma piada sobre realeza x animais de circo, mas foi interpretada como sendo sobre raça e macacos, por isso foi devidamente deletado”
                Alegou.

                Veja o tweet que provocou a demissão do jornalista:


                Com Informações de: Metrópoles.

MONTES CLAROS-MG - Nova feira do Mercado Sul será inaugurada neste Sábado (11)

Feira funcionará todo Sábado das 07:00 às 14:00 horas. Mercado Sul não mantinha feiras regulares no local.


                    Uma nova feira será realizada semanalmente no Mercado Sul, para voltar com funcionamento regular do local. A partir deste Sábado (190511), a feira será aberta à comunidade das 07:00 às 14:00 horas, com diversos produtos alimentícios e artesanais da região Norte Mineira.

                    Dentre os produtos disponibilizados na nova feira, o Mercado trará verduras, frutas e artesanato para serem vendidos no local. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa, a venda do artesanato é uma maneira de fomentar a venda e produção de peças regionais.

                    O Mercado Sul está localizado no Bairro Morrinhos e foi criado para atender a população do bairro e região. Entretanto, o número de feirantes foi diminuindo ao longo do tempo. Hoje, de acordo com o secretário, apenas cerca de dois feirantes mantém as vendas no local.

                    Com a nova feira, o Mercado Sul voltará a funcionar com periodicidade. “Esse passo servirá para atender a população da região com produtos de qualidade e preço em conta. Outro benefício será que os moradores não precisarão ir longe para conseguir comprar produtos. O Mercado Sul irá atendê-los”, informa o secretário, Osmani Barbosa.

                    Inicialmente, cerca de 30 produtores rurais serão beneficiados com a nova feira e a previsão é de que este número cresça ainda mais, já que as feiras beneficiam a realidade dos produtores rurais que passam a ter uma nova fonte de renda.

                    Em Montes Claros-MG, diversas feiras são realizadas semanalmente, dentre elas, as principais são no Major Prates, Santos Reis, Vitória I, Delfino Magalhaes, Alto são José, Morada do Parque, Flamarion Wanderley, Maracanã e a tradicional da região, realizada no Mercado Municipal.

                    Há 15 anos o Mercado Sul não passava por uma reforma. De dezembro de 2018 a fevereiro deste ano, o local teve novas obras, como pintura, instalações de bebedouros, reforma de banheiros e outros. “A reforma foi realizada e agora voltamos com o funcionamento do Mercado para o benefício de produtores rurais e da população”, afirma.

                    Com Informações de: G1.

PATROCÍNIO-MG - Homem insatisfeito com programa em prostíbulo aciona PM

Homem teria pago a quantia de R$80,00 adiantado pelo programa, mas ficou insatisfeito e acionou a PM.

                O direito do consumidor foi levado a sério em Patrocínio-MG, no Triângulo Mineiro. Um homem de 52 anos acionou a Polícia Militar - PM após ter ficado insatisfeito com o programa em um prostíbulo. 
                O fato ocorreu na última Quinta-feira (190509), no Bairro São Benedito.

                Segundo dados da Polícia Militar de Patrocínio ao Tudo Em Dia, o homem pagou a quantia de R$80,00 adiantado pelo programa, mas após meia hora, teria ficado insatisfeito e acionado a PM.

                Segundo a PM, local é um bar/lanchonete e seria um ponto de prostituição. Várias mulheres estavam tomando cerveja e ao serem questionadas afirmaram que estavam ali para oferecer seus serviços sexuais.
                Em um dos quartos, os militares encontraram uma camisinha usada embaixo da cama.

                Os fiscais da Prefeitura de Patrocínio foram acionados e determinaram o fechamento dos estabelecimentos já que eles não possuíam documentação e estariam favorecendo à prostituição.
                Uma mulher de 29 anos, suposta responsável pelo bar/lanchonete— foi presa.

                A PM não relatou os motivos da insatisfação do cliente.

                Com Informações de: Hoje em Dia.

BOCAIUVA-MG - Duas pessoas são presas com drogas, arma e munições

Mulher de 19 anos e um rapaz de 18 anos, foram abordados em um matagal que era usado para a dolagem de drogas. Eles já tinham passagens pela polícia.

                  Uma mulher de 19 anos e um rapaz de 18 anos, foram presos por tráfico de drogas em Bocaiuva-MG, no Norte de Minas, nesta Quinta-feira (190509). 
                  A polícia fazia monitoramento e abordou os suspeitos em um matagal nas proximidades do Bairro Brás Lopes.

                  Segundo a PM, o local era usado para dolagem de drogas e foram apreendidos 46 pedras de crack, uma pedra bruta, arma e 10 munições calibre 32. 

                  Um outro jovem de 19 anos conseguiu fugir e ainda não foi localizado. Ainda de acordo com a polícia, o rapaz era responsável pelo material e os dois detidos trabalhavam para ele.

                  Os presos foram encaminhados à Delegacia de Montes Claros-MG com o material apreendido. 
                  Eles já tinham passagens por tráfico de drogas.

                  Com Informações de: G1.

CORÉIA DO NORTE - Teste de 'ataque de longo alcance'

Coreia do Sul afirmou que mísseis lançados na Quinta-feira (09) eram aparentemente de curto alcance. Trump questionou vontade de Kim Jong-un negociar seriamente a desnuclearização da península.

                  A Agência de Notícias Estatal Norte-Coreana - KCNA informou nesta Sexta-feira (190510) que o teste realizado na Quinta-feira (190509) pelo país foi de um "ataque de longo alcance"

                  A simulação foi ordenada pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, garantiu a KCNA horas após a Coreia do Sul revelar que um lançamento de mísseis norte-coreanos de curto alcance.

                  Segundo o Estado-Maior sul-coreano, na Quinta-feira (190509), Pyongyang disparou aparentemente dois mísseis de curto alcance de Kusong, na província de Pyongan do Norte. Os mísseis, que percorreram 270 e 420 km, estão sendo analisados pelos militares sul-coreanos e seus aliados americanos.

"No posto de comando, o líder supremo, Kim Jong-un, foi informado sobre um plano de exercício de ataque de vários meios de longo alcance e deu a ordem para a realização" da simulação, segundo a KCNA. O comunicado da agência não dá detalhes sobre que tipo de arma foi testada, e evita usar as palavras "míssil", "foguete" e "projétil".

"A mobilização e ataque bem sucedidos, planejados para testar a habilidade de reação rápida das unidades de defesa [...] mostrou o poder destas unidades, que estavam totalmente preparadas para realizar de forma competente qualquer operação e combate"
                  Assinalou o texto.

Captura de cargueiro norte-coreano

                  O presidente dos EUA, Donald Trump, questiona a vontade de Kim Jong-un negociar seriamente a desnuclearização da península. O comunicado de Pyonyang ocorre no momento em que os Estados Unidos anunciaram a captura de um cargueiro norte-coreano.

                  Em Nova York, procuradores federais revelaram que o "Wise Honest" - um dos maiores navios cargueiros norte-coreanos, segundo Washington-, foi retido na Quinta-feira (190509) por violar as sanções internacionais ao exportar carvão e importar maquinaria.

                  O lançamento dos dois projéteis norte-coreanos coincidiu com a visita a Seul de um enviado dos Estados Unidos para tentar desbloquear as negociações sobre a crise nuclear entre Washington e Pyongyang
                  Na Casa Branca, Trump disse que observa o lançamento de mísseis "muito seriamente" e criticou este passo dado por Pyongyang.

"Eram mísseis pequenos, de curto alcance. 
Ninguém está contente com isso"
                  Disse o presidente a jornalistas. 

"A relação continua. Mas vamos ver o que acontece. Sei que querem negociar, falam sobre isso. Mas não penso que estão prontos para negociar"
                  Destacou.

                  Na reunião em Singapura, em junho de 2018, o líder norte-coreano se comprometeu com Trump a "trabalhar pela desnuclearização completa da península coreana". Mas as conversas emperraram após o fracasso do segundo encontro entre os dois chefes de Estado em Fevereiro passado, no Vietnã

                  Nesta reunião, Kim pediu o fim das sanções contra seu país, em troca do início do processo de desnuclearização, uma proposta considera muito tímida por Trump.

Advertência sul-coreana

                  A edição desta Sexta-feira do "Rodong Sinmun", jornal oficial do partido que governa Pyongyang, dedica a primeira página e parte da segunda ao lançamento de quinta-feira, com 16 fotos, uma delas de Kim observando o teste.

                  O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, considerou que os disparos poderiam complicar as discussões com os Estados Unidos

"Seja quais forem as intenções da Coreia do Norte, alertamos que esse ato pode tornar as negociações mais difíceis"
                  Declarou à televisão.

                  O ministro japonês da Defesa, Takeshi Iwaya, afirmou nesta Sexta-feira (190510) que Tóquio chegou à conclusão de que os últimos lançamentos foram de "mísseis balísticos de curto alcance", o que viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Garantias de segurança

                  Horas antes do teste, o enviado especial dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, desembarcou em Seul para discutir com as autoridades sul-coreanas a abordagem a ser adotada nas negociações nucleares com Pyongyang

                  Esta foi a primeira visita de Biegun ao país desde o fracasso da segunda cúpula entre o presidente americano Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong Un, em Fevereiro.

                  O enviado especial americano se reuniu com seu colega sul-coreano Lee Do-hoon, mas sua agenda política não foi divulgada. Os dois países aliados, Washington tem 28.500 militares posicionados no Sul para fazer frente a possíveis ameaças do vizinho do Norte, trabalham juntos na estratégia de negociação com Pyongyang.

                  A base de mísseis Sino-ri, de onde teriam partido os disparos, existe a décadas e fica 75 km a noroeste da capital Pyongyang. O local abriga o equivalente a um regimento e é equipado com mísseis Nodong-1 de médio alcance, de acordo com o Centro de Estudos Estratégicos Internacionais. Qualquer lançamento realizado a partir de Sino-ri em direção a leste deveria atravessar a península coreana antes de cair no oceano, segundo especialistas.

'Mensagem clara'

                  Com os disparos desta Quinta-feira, "a Coreia do Norte está enviando uma mensagem clara de que não ficará satisfeita com uma ajuda humanitária" de Seul, segundo Hong Min, pesquisador do Instituto Coreano para a Unificação Nacional. Pyongyang "diz: 'queremos garantias de segurança em troca de um processo de desnuclearização'", acrescenta.

                  Na semana passada, Pyongyang alertou os Estados Unidos para o risco de um "resultado indesejável", se o país não ajustar sua posição até o final do ano, depois de três meses de paralisia nas negociações sobre o programa balístico e nuclear da Coreia do Norte.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Homem é assassinado com pedrada na cabeça

Segundo a PM, o crime ocorreu no Bairro Residencial Monte Sião; Bruno Soares Silva tinha 33 anos; familiares afirmaram à polícia que vítima tinha depressão e pode ter tido um surto.

                     Um homem de 33 anos foi morto com uma pedrada na cabeça nesta Quinta-feira (190509) no Bairro Residencial Monte Sião, em Montes Claros-MG

                     Segundo a Polícia Militar, o corpo de Bruno Soares Silva foi encontrado na Rua 2, caído próximo a um bloco de concreto, que estava todo manchado de sangue.

                     Ainda de acordo com a polícia, os militares receberam uma ligação anônima relatando que o homem havia sido agredido e estava caído na rua. Quando os militares chegaram, Bruno já estava sem vida. 

                     A irmã da vítima relatou à polícia que o homem tinha depressão e estava passando por tratamento psicológico. Ela acredita que ele tenha tido um surto quando foi agredido, mas não soube identificar os possíveis autores.

                     Segundo a PM, Bruno Soares tinha passagens por tráfico de drogas e agressão. A perícia da Polícia Civil foi acionada para dar continuidade na investigação. Até a publicação desta matéria, os suspeitos pelo crime não foram encontrados.

                     O corpo da vítima foi liberado pela perícia e encaminhado ao IML de Montes Claros.

                     Com Informações de: G1.

CORINTO-MG - Motociclista é preso com 11 barras de maconha na BR-135

Militares rodoviários flagraram o suspeito durante operação; ele afirmou aos policiais que foi contratado para buscar a droga em Belo Horizonte.

                     Um rapaz foi preso nesta Quinta-feira (190509) suspeito de tráfico de drogas em Corinto-MG, Região Central de Minas. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, durante a operação Lei Seca na BR-135 os militares flagraram o suspeito em uma motocicleta em alta velocidade, o que levantou a suspeita contra o rapaz, que não teve a idade revelada.

                     Os policiais iniciaram o monitoramento e conseguiram abordar o motociclista na praça de pedágio, no Km 583. Os militares afirmam que o suspeito tentou fugir, mas foi contido em seguida. Com ele foram apreendidos 11 tabletes e uma porção grande de maconha, balança de precisão e dinheiro, incluindo notas em Dólar.

                     Para os policiais o autor afirmou que foi contratado através de um aplicativo de mensagens para buscar o entorpecente em Belo Horizonte-MG e transportá-lo até a cidade de Corinto, mas não indicou quem iria receber a droga.

                     A moto usada pelo autor foi apreendida e levada a um pátio credenciado. O homem e a droga apreendida foram levados para a Delegacia da Polícia Civil.

                     Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Programação do Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é divulgada

Unaí Terá programação voltada ao Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

                 Neste Sábado (190518) é o Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Unaí-MG terá uma extensa programação voltada ao tema com início na próxima Segunda-feira (190513).

                 As atividades serão dirigidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania por intermédio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS e pelo Centro de Referência e Assistência Social -  CRAS.

Confira a Programação:

                 190513 - Escola Municipal Jovelmira - 4º ao 9º ano - manhã e tarde. 
Responsável: Ana Lúcia, Raquel, Sayonara.

                 190514 - Escola Municipal Isabel Campos -  5º e 6º ano - manhã e tarde.
Responsável: CRAS Polo II.

                 190514- Escola Municipal Gloria Moreira - 3º ao 9º ano - manhã.
Responsável: Roger, Júnia, Sayonara.

                 190514 - Escola Municipal Tomás Pinto da Silva - 1º ao 5º ano - manhã e tarde.
Responsável: CRAS Polo III.

                 190514 - Escola Municipal Teodoro Campos - 1º ao 9º ano - manhã e tarde.
Responsável: CRAS Polo I.

                 190515 - Escola Municipal Euclides da Cunha - 1º ao 9º ano - manhã.
Responsável: CRAS Polo III.

                 190516 - Escola Municipal Padre Anchieta - 1º ao 9º ano - manhã e tarde.
Responsável: CRAS Polo III.

                 190516 - Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima  - 1º ao 9º ano - manhã e tarde.
Responsável: CRAS Polo I.

                 190518 - Blitz Educativa - Feira dos Produtores Rurais - Centro.

                 190519 - Blitz Educativa - Feira dos Produtores Rurais - Novo Horizonte.

                 Mais Informações: Plantão do Conselho Tutelar - 9 9942 9540 ou no disque 100.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Prefeitura Municipal busca no INCRA melhorias para Assentamentos


                 Nesta última Terça-feira (190507), o prefeito de Unaí-MG, José Gomes Branquinho esteve na Capital Federal, Brasília-DF, a fim de solucionar questões relacionadas a convênios firmados entre a prefeitura e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA

                 Entre as questões, autorização da ordem de serviço para melhoramento das estradas rurais que ligam os assentamentos da reforma agrária e a aquisição de canos de 50 milímetros para distribuição de água em pelo menos 14 assentamentos rurais. Para tanto, o prefeito se reuniu com o superintendente do INCRA regional DF e Entorno, Igor Soares Lélis.

                 Branquinho solicitou ao superintendente auxílio no sentido de acelerar a liberação da ordem de serviço para o município executar melhoramentos nas estradas que dão acesso aos assentamentos rurais. Com a emissão da ordem de serviço pelo INCRA, o município pode licitar recursos no valor de R$1.188.000,00, resultante de convênio já assinado entre prefeitura e INCRA.

"Eu só posso licitar o serviço de melhoramento das estradas após ordem de serviço emitida pelo INCRA e com a garantia de liberação do dinheiro. Disseram que o recurso foi empenhado, não mandaram a ordem de serviço e nunca colocaram dinheiro na conta da Prefeitura"
                 Afirmou Branquinho, explicando que Unaí possui 14.000 quilômetros de estradas rurais e 600 pontes de madeira nessas vias para serem administradas.

                 Outra demanda de Unaí é o encaminhamento pelo Incra de canos 50 milímetros que serão utilizados em obras de distribuição de água em, pelo menos, 14 assentamentos unaienses. Branquinho informou a Lélis que o município até recebeu canos, mas de 32 milímetros.

"Nós assinamos convênio solicitando canos de 50 milímetros. Com essa medida para menor (32 mm), os canos não atendem as necessidades dos 14 projetos. Viemos pedir a troca dos canos"
                 Adiantou o prefeito, cujo município possui 33 projetos de assentamentos rurais e outros cinco projetos aguardando legalização pelo INCRA.

Senado


                 O prefeito de Unaí esteve também no gabinete do senador Antônio Anatasia, a quem solicitou ajuda para acelerar essas demandas junto à direção do INCRA Nacional. O mesmo pedido, segundo Branquinho, será feito ao secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes.

                 Ao senador Anastasia, Branquinho pediu ainda apoio para ajudar Unaí a resolver uma pendência relacionada ao terreno onde está localizada a CASEMG. O órgão, que pertencia ao Governo de Minas Gerais, foi federalizado. Com isso, o governo federal está cobrando da Prefeitura que passe a escritura do terreno para a União.

                 O terreno, que fica às margens da BR-251, próximo ao Bairro Canaã, foi doado para o governo de Minas pelo prefeito Sebastião Alves Pinheiro "Tão", no ano de 1976. 

"O prefeito Tão desapropriou a área e doou para a CASEMG construir uma estrutura de armazéns e guardar a produção agrícola"
                 Explicou Branquinho.

                 À época, porém, a Prefeitura não pagou aos proprietários do terreno, e a questão foi parar na Justiça. Somente cerca de 10 anos atrás, o município regularizou o pagamento, mas a escritura não foi registrada. 

"Nesses anos, a CASEMG deixou de ser CASEMG e foi federalizada. 
Hoje, está vinculada ao Ministério da Agricultura"
                 Resumiu Branquinho.

                 A intenção da Administração Municipal agora é fazer o caminho contrário, já que a CASEMG não funciona mais no local e o terreno está ocioso. 

"Queremos que o Ministério da Agricultura doe o terreno de volta para o município. Mesmo que, em último caso, o município pague pelas construções que foram feitas no terreno".

                 O prefeito Branquinho contou esse caso ao senador Anastasia e pediu apoio para ajudar a acelerar o encaminhamento. O prefeito também cumprirá agenda com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes, com esse mesmo propósito. 

"Vamos buscar de volta esse terreno da CASEMG para a Prefeitura"
                 Arrematou o prefeito.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.


BRASIL - Governo prepara plano para reduzir preços de gás de cozinha e energia

Proposta é elaborada pelos ministérios da Economia e de Minas e Energia: Petrobras venderia distribuidoras, gasodutos seriam compartilhados.

                O presidente Jair Bolsonaro pretende anunciar nos próximos dias um projeto para reduzir o preço do gás de cozinha e da energia industrial. 

                Chamado pelo ministro Paulo Guedes de plano de “choque de energia barata”, ele vem sendo preparado pelas pastas da Economia e de Minas e Energia
                A informação é do Jornal O Globo.

                Segundo a reportagem, a proposta prevê três frentes para dar mais eficiência ao setor e envolve ações como a venda de distribuidoras estaduais de gás, o fim do monopólio da Petrobras e novas regras regulatórias por meio da Agência Nacional de Petróleo - ANP.

                Ainda de acordo com O Globo, a fim de criar um “novo mercado de gás”, a proposta sugere a venda de transportadoras e distribuidoras de gás da Petrobras, de forma que a estatal foque suas operações na exploração do petróleo. 

                Também haveria uma nova regulamentação para que as unidades da Federação com distribuidoras locais permitam o acesso de terceiros aos gasodutos, hoje restrito, a fim de que consumidores possam comprar de qualquer distribuidor.

                Para o governo, a quebra do monopólio deve atrair novos players para o mercado, o que atrairá mais investimentos ao Brasil, e facilitar a ampliação da rede de gasodutos, considerada pequena para o tamanho do país. Na avaliação do Planalto, com mais concorrentes e dutos, o preço do gás tende a cair.

                A expectativa do governo é que as medidas impactem o preço do gás de cozinha, a indústria e também a produção de energia elétrica, já que há usinas térmicas que usam gás natural como combustível.

Ajuda aos estados

                Segundo O Globo, para convencer os entes federados a entrarem no programa, o governo incluirá estímulos em duas propostas de interesse dos governadores. Uma delas é conceder R$10.000.000.000,00 por ano em espaço para empréstimos com garantias do Tesouro para estados que hoje não podem fazer essa operação. 

                Em contrapartida, as gestão locais adotariam medidas de ajuste fiscal, como a modernização das práticas regulatórias no setor de gás e a privatização das estatais que vendem o gás para casas e empresas.

Haverá ainda, em outro projeto de lei, a proposta que irá distribuir o dinheiro arrecadado pela União com petróleo para estados e municípios. Quem privatizar empresas locais e colocar em prática uma regulação mais moderna alinhada com a ANP ganhará pontos, diz o jornal carioca. 
                Quanto mais pontos o estado tiver, mais dinheiro receberá.

Acordo no Cade

                A Petrobras também negocia com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE um termo de cessação de conduta para se livrar de multas bilionárias. Um acordo está avançado, segundo fontes envolvidas nas negociações e ouvidas pela reportagem, e permitirá a outras empresas usarem a infraestrutura de gasodutos que escoam, processam e carregam o gás.

                O Planalto avalia, conforme o jornal, que isso será benéfico para a empresa porque ela ganhará mais eficiência ao ter foco no seu negócio principal (extração de petróleo) e evitará gastos com multas. Técnicos do governo ressaltam que a decisão será da empresa.

                De acordo com a equipe econômica, o governo tem recebido sinais de companhias interessadas em investir em gasodutos regionais, desde que mudanças aventadas nos segmentos de escoamento da produção, transporte e distribuição de gás sejam implementadas. Para o governo, isso deve promover a competição por meio de maior oferta de gás e maior distribuição de gasodutos nos estados, registra a reportagem.

                O Globo lembra que a indústria brasileira paga pelo gás cerca de US$13,00 pelo metro cúbico, segundo dados do Ministério de Minas e Energia; nos Estados Unidos, o valor é de US$3,00; na Europa, cerca de US$7,00.

                Com Informações de: Metrópoles.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS