PESQUISA NESTE SITE:

04 julho 2018

BOTUMIRIM-MG - Polícia apreende armas de fogo e dois homens são presos por caça ilegal

Com os autores a polícia apreendeu ainda animais abatidos; um dos homens preso é também suspeito de reformar e revender armas de fogo na região sem autorização.

                Dois homens, de 45 e 53 anos, foram presos na tarde desta Quarta-feira (180704) em Botumirim-MG, durante uma operação da Polícia Militar de combate a caça ilegal. Os suspeitos foram encontrados após denúncias e a PM apreendeu um total de 13 armas de fogo, além de carne de animais abatidos.

                As apreensões ocorreram em três propriedades, na zona rural e também na área urbana. Entre os homens presos, um suspeito de também reformar e revender armas de fogo na região sem autorização.

                Foram apreendidas espingardas, entre cartucheiras e polveiras, munições e carne de aves e mocós, espécie de roedor comum na região. Os presos serão autuados pela infração de caça; eles serão entregues na delegacia de plantão da Polícia Civil em Montes Claros-MG.

                Com Informações de: G1.

TAIOBEIRAS-MG - Casal é preso suspeito de furtar latas de bebida e dinheiro em uma padaria

Dupla foi reconhecida por testemunhas; com a mulher detida, a polícia também apreendeu material de escritório, como canetas e tesoura, roubados de uma unidade de saúde da cidade.

                  Um casal de namorados foi preso nesta Quarta-feira (180704) suspeito de furtar latas de bebida e R$150,00 em uma padaria em Taiobeiras-MG, no Norte de Minas

                  De acordo com a Polícia Militar, o homem de 23 anos, e a mulher de 30 anos, foram reconhecidos por testemunhas que viram o momento em que os dois arrombavam o comércio. 
                  A ocorrência foi registrada no Bairro Santo Cruzeiro.

                  No momento da abordagem ao homem, ele tentou fugir, mas foi preso. Com ele, os militares apreenderam uma chave mixa, geralmente utilizada em arrombamentos. No mesmo bairro, os policiais foram até a casa da mulher. Ela não estava, mas no local os militares encontraram materiais de escritório; a suspeita é que os objetos tenham sido furtados em uma unidade de saúde da cidade. Durante rastreamento da PM, a mulher foi presa à caminho da casa.

                  Os materiais e o casal foram levados para a delegacia. A Polícia Civil continuará a investigar o caso.


                  Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Educação promove audiência pública para consolidar Plano Decenal 2015-2025

                O Plano Municipal Decenal de Educação de Unaí-MG - PMDE foi aprovado pela Lei Municipal 2.983, de 7 de Julho de 2015. 

                Com prazo de vigência até 2025, o PMDE traz 21 metas que devem pautar e orientar a atuação educacional no território unaiense. Para apresentar à comunidade unaiense a minuta de monitoramento e avaliação do PMDE, a Secretaria Municipal da Educação - SEMED promove audiência pública na Sexta-feira, 13 de Julho, das 8:00 horas às 17:00 horas, na Câmara Municipal

Veja banner informativo neste site.

                Para assegurar maior representatividade social, a SEMED está expedindo convites para entidades, organizações não governamentais, órgãos de governo, igrejas, vereadores, secretários municipais e outros agentes públicos. 

                O convite para participação, no entanto, é aberto a toda a população. Um dos objetivos específicos da audiência pública é consolidar a participação social nas políticas públicas de educação e referendar a legitimidade do documento.

                O PMDE de Unaí é fruto de construção coletiva que teve início com conversas entre pais e professores nos núcleos escolares em 2013. Foi avançando e progredindo com a participação da comunidade e dos Conselhos de Educação, Conselho do Fundeb, da Educação, da Merenda Escolar, do Transporte Escolar, com diretores de departamentos e equipe técnica da SEMED, com diretores de escolas e outros agentes, até culminar no documento consolidado em 2015.

Participação

                Os interessados podem participar diretamente no dia da audiência pública propondo alterações no PMDE ou ainda encaminhar suas sugestões pela internet.

                A interferência antecipada via internet, no entanto, implica conhecimento das regras de participação e encaminhamento de proposições. 
                Confira aqui o PNDE, a Nota Técnica e as Normas de participação estabelecidas pela Coordenação Geral.

"Aqueles que não podem estar presentes na audiência pública e querem participar podem entrar no site e pontuar especificamente sua proposição"
                Lembrou Janilde Fontana, da coordenação geral do evento.

                Todos os apontamentos serão considerados e podem, ou não, seguir para apreciação da plenária para consolidação do documento final.

As metas

                O PMDE traz, a partir da página 116, as 21 metas estabelecidas e aprovadas em 2015. A maior parte das metas do município, casa com as metas traçadas nos planos de educação do Estado e da União.

                Algumas metas são bastante específicas de cada localidade. Em Unaí-MG, por exemplo, o transporte escolar revela características bastante peculiares, devido à extensão percorrida diariamente pelos veículos e pessoal envolvido no funcionamento.

                O cumprimento das metas previstas no PMDE passa por controle externo. O Tribunal de Contas é um dos órgãos que cobram e fiscalizam essa execução. Enviam agentes para conhecer o controle social exercido no município e cobram, por exemplo, a atuação efetiva dos Conselhos Municipais da Educação (FUNDEB, Merenda Escolar, Educação, Transporte Escolar). 
                O município pode ser punido, caso se afaste do cumprimento das metas.

                Por serem decenais, os planos da educação ultrapassam os mandatos dos governantes. Servem como documento de orientação das administrações públicas que devem seguir o roteiro construído coletivamente. Ao longo do tempo, o documento deve ser reestruturado e reavaliado, conforme as demandas vão mudando.

                Em resposta a essa finalidade, a SEMED promove a audiência pública na Sexta-feira (180713): para consolidar o que está posto no PMDE ou modificar (adequando pontualmente) as metas às demandas e às necessidades impostas pelos novos tempos.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

TRÊS CORAÇÕES-MG - Acidente grave tira a vida de motorista na Fernão Dias (BR-381)

Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido em um acidente automobilístico na BR-381 - Fernão Dias, próximo a Três Corações-MG.

                Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi por volta de 13:00 horas desta Terça-feira (180703), no Km 760, no sentido Belo Horizonte-MG (norte), da BR-381, no município de Três Corações-MG

                O motorista seguia de Pouso Alegre-MG para Varginha-MG, quando perdeu o controle da direção, saiu de pista e só parou, após capotar a Van Iveco/Fiat.

                A Van com placas de Varginha-MG, estava carregada de produtos perecíveis e de higiene. No acidente, o condutor, V.P.B.J, de 62 anos e o passageiro, R.O.M, de 32 anos, foram ejetados para fora do veículo durante o capotamento. 

                O motorista não resistiu e morreu no local. Já o passageiro, foi socorrido pela equipe de resgate Arteris em estado grave e levado para o Hospital São Sebastião em Três Corações.


                As agentes da Polícia Civil de Três Corações, Lucíola Araújo Rodrigues e Giselle Carpes, fizeram a perícia técnica, com levantamentos e buscas de vestígios que irão apontar as causas do acidente.

                A PRF ficou a frente do registro da ocorrência e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Três Corações.

                O veículo foi destombado e removido para o pátio da PRF. O Tráfego de veículos permaneceu lento, no trecho, ficaram interditadas as faixas 1, 2 e os motorista tiveram que passar pelo acostamento até a liberação total da via.


                Com Informações de: MinasHoje.

UNAÍ-MG - Ponte da Rua Dulce Torres Brochado tem etapa mais difícil da obra concluída [07]

Ponte sobre o Córrego Canabrava tem primeira etapa concluída, o Fundamento. Não há previsões para a conclusão da mesma.


                   Está pronto o serviço de fundação da ponte que liga o Bairros Politécnica ao Vale Verde. A ponte sobre o Córrego Canabrava, na Rua Dulce Torres Brochado, próxima ao Cemitério São João Batista, em Unaí-MG, que havia sido interditada com graves problemas de fundação desde 11 de novembro de 2017

                De acordo com o secretário municipal de Obras, Durval Mendonça, essa execução foi de "extrema importância", por tratar-se da fase mais difícil e complexa da obra de reconstrução da ponte.

                Para executar a obra de fundação, a PMU contratou os serviços de um caminhão com perfuratriz de empresa especializada. Na medida em que deixava os buracos prontos, os operários fixavam as 'estacas'. 

                Concreto usinado e ferragens foram utilizados no preenchimento. Foram colocadas 10 estacas atingindo a profundidade de 12 metros. O trabalho envolveu SAAE, CEMIG, empresa contratada e servidores de duas Secretarias Municipais (a de Obras e a de Serviços Rurais).

                O tempo de execução foi proporcional à complexidade da primeira etapa da obra. Além da quantidade de água do córrego, houve dificuldades com a rede elétrica de alta tensão, que passa na área e atende às fazendas que ficam na margem esquerda do Rio Preto, que precisava ser desligada, sem ameaçar a segurança das equipes de serviço e sem prejuízo dos fazendeiros; houve dificuldade para evitar o rompimento da tubulação que transporta grande quantidade de esgoto, que não podia cair no córrego. 

                Superar essas demandas exigia coordenação e precisão nas ações conjuntas entre PMU, SAAE, CEMIG e a empresa especializada em fundação.

Nova etapa


                Com a obra de fundação pronta, agora é a vez de construir a cortina e a aba de proteção da ponte. As vigas estão chegando. A PMU, por meio da Secretaria de Obras com apoio da Secretaria de Serviços Rurais, trabalha inclusive nos fins de semana para preparar esta próxima etapa.

                O secretário de Obras admite ainda não ser possível fazer uma previsão precisa de quando a ponte será entregue à população. 

                Mas ele adianta que mesmo depois de "tudo pronto", a PMU vai precisar de pelo menos 30 dias para liberar o trânsito sobre a ponte. 

"São 28 dias para tempo de cura do concreto"
                Explicou Durval Mendonça.

                Com a ponte interditada para o trânsito de veículos, a PMU construiu uma pinguela de 1,30 metro para a passagem de ciclistas e motociclistas. Um guarda-corpo e um refletor de iluminação dão mais segurança para os usuários. 

O caso


                Em meados de novembro do ano passado, equipes da Secretaria Municipal de Obras e do SAAE foram chamadas ao local, porque um tubo de água havia se rompido debaixo da ponte. 

                Constatou-se que o rompimento do tubo, que funciona sob alta pressão, deveu-se ao movimento na estrutura da ponte. Depois de uma avaliação mais detida, o diagnóstico: a ponte estava com o encabeçamento oco, porque a fundação estava comprometida.

                O secretário Durval Mendonça explicou que quando foi construída, cerca de 30 anos atrás, a ponte foi feita sobre um leito de córrego com 05 metros de profundidade, no máximo. Mas, segundo ele, com a construção de casas, ruas asfaltadas e o surgimento de novos bairros na vizinhança, o solo foi ficando impermeável e, como consequência, houve aumento no volume da água no leito.

                Com o passar do tempo, a força da água foi removendo a areia do fundo, e a fundação da ponte ficando cada vez mais comprometida. Com a intensificação das chuvas, a partir de novembro do ano passado, a situação da ponte se agravou, houve um recalque de mais de 30 centímetros na fundação, e a ponte afundou ainda mais. 
                A ponto de técnicos considerarem que "a fundação ficou no ar".

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Matéria Anterior - [06] - 180228 - AQUI.
Próxima Matéria - [08] - 180719 - AQUI.


                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

MIRABELA-MG - Homem é preso suspeito de abusar sexualmente da sobrinha de 10 anos

Vítima contou que os abusos aconteciam desde quando ela tinha oito anos; ela foi levada a um hospital de Montes Claros onde passou por exames.

                Um homem de 42 anos foi preso nesta Terça-feira (180703) suspeito de abusar sexualmente de uma sobrinha de dez anos, em Mirabela-MG, no Norte de Minas

                De acordo com a Polícia Militar, a vítima denunciou o crime na escola onde estuda e a instituição acionou o conselho Tutelar e a PM.

                A criança relatou que mora na casa do tio e sofre os abusos constantemente desde os oito anos de idade. Segundo ela, o tio prometia presentes e dinheiro para cometer os crimes. 
                O último abuso teria ocorrido no Domingo (180701) e o autor a ameaçou para que não denunciasse.

                No boletim de ocorrência, consta que a vítima, acompanhada da mãe, foi encaminhada ao Hospital Universitário em Montes Claros-MG, onde passou por exames.

                Segundo a Polícia Civil, o homem foi encaminhado à Delegacia de Montes Claros e prestará esclarecimentos ainda nesta Quarta-feira (180704).

                Com Informações de: G1.

JANAÚBA-MG - Jovem de 19 anos é baleado na nádega e na perna

Vítima disse que foi surpreendida pelos autores quando seguia pelo Bairro Nova Esperança; até o momento ninguém foi preso e a motivação do crime é desconhecida.

                 Um rapaz de 19 anos foi atingido por dois tiros em Janaúba-MG, no Norte de Minas, nesta Terça-feira (180703). A vítima contou para a Polícia Militar que seguia pela Rua Porteirinha, no Bairro Nova Esperança, quando foi surpreendido pelos criminosos que efetuaram vários disparos.

                 O jovem foi baleado na nádega e na perna. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Regional; o estado de saúde ainda não foi divulgado.

                 Segundo a PM, a vítima não reconheceu os criminosos, mas testemunhas indicaram os nomes de dois possíveis autores que moram na mesma rua e são envolvidos com o tráfico de drogas. 
                 Eles não foram localizados.


                 Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS