PESQUISA NESTE SITE:

14 setembro 2016

PARANÁ - PF apreende 3 toneladas de maconha em carga de milho no oeste do Estado

Apreensão ocorreu nesta quarta-feira (14) no trevo de acesso a Guaíra. Motorista de 40 anos foi preso; maconha seria levada para Santa Catarina.


              A Polícia Federal - PF apreendeu nesta Quarta-feira (160914) aproximadamente três toneladas de maconha que estavam escondidas em meio à carga de milho de um caminhão na BR-163, no trevo de acesso à Guaíra-PR, no oeste do Paraná.

              De acordo com a polícia, o motorista pegou a droga no Mato Grosso e a levaria para Catanduvas-SC, em Santa Catarina

              O motorista tem 40 anos e foi preso. 
              A droga foi encaminhada para a sede da PF em Guaíra.

              Com Informações de: G1.

CAPINÓPOLIS-MG - Quadrilha de tráfico de drogas é presa durante Operação 'Casqueiro'

Ao todo, 13 pessoas foram detidas, além de armas, drogas e veículos. Ação foi feita pelo Ministério Público em Capinópolis com apoio da PM.


              A Polícia Militar - PM de Capinópolis-MG cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão de suspeitos de envolvimento em Tráfico de drogas na cidade. 

              Até o fim da manhã desta Quarta-feira (160914), 13 pessoas haviam sido presas na Operação "Casqueiro”, suspeitos de integrarem a mesma Quadrilha.

              A ação foi desencadeada pelo Ministério Público de Capinópolis com apoio da Polícia Militar. Conforme o balanço, foram apreendidos aproximadamente R$20.000,00, seis veículos, quatro certificados de registro e licenciamento de veículo, 14 aparelhos celulares, dois cartões bancários, documentos pessoais de presos.

              A PM também encontrou 4 kg de ácido bórico e 3 kg de drogas, entre eles maconha e pasta base de cocaína. Os suspeitos e material apreendido foram levados para o quartel e depois para a Polícia Civil.




              Com Informações de: G1.

MONTE CARMELO-MG - Corpo de adolescente é encontrado em mata

Ele já tinha passagens; polícia já tem suspeitos do crime. Vítima era de Uberlândia e estava na cidade há alguns dias.



              O corpo de um adolescente de 17 anos foi encontrado, nesta Terça-feira (160913), em uma mata próxima a uma fazenda, em Monte Carmelo-MG, no Alto Paranaíba
              Segundo informações da Polícia Militar - PM, ele foi localizado por um homem que passava pelo local. A vítima é de Uberlândia-MG e estava na cidade há alguns dias para visitar um amigo.

              Ainda de acordo com a PM, próximo à área foram encontradas uma faca e uma barra de concreto, ambas sujas de sangue. O cadáver tinha várias perfurações no rosto e a parte de trás do crânio estava quebrada. 
              Há indícios de que o crime tenha acontecido na noite anterior (160912). O corpo foi liberado para a funerária e encaminhado ao Instituto Médico Legal - IML de Patrocínio.

              Segundo o IML, a vítima teve o crânio esmagado, além de apresentar sinais de asfixia. O corpo foi reconhecido pelo pai do adolescente e liberado para ser velado em Uberlândia-MG.

              A polícia ressaltou, que ele tinha passagens pela polícia e que já tem suspeitas dos autores do crime. 

              Levantamentos estão sendo feitos na tentativa de identificá-los.

              Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Controle de capivaras na Pampulha depende de decisão judicial, diz PBH

Animais, atualmente soltos, são motivo de impasse entre prefeitura e IBAMA. Confirmação de morte por febre maculosa reacende preocupação.


              Um dos animais hospedeiros do transmissor da febre maculosa, as capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha atualmente não são monitoradas. 

              A Prefeitura de Belo Horizonte-MG recorre contra ordem judicial que, em janeiro deste ano, determinou a liberação dos animais mantidos em cativeiro. O processo está no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília-DF. A confirmação de uma morte por febre maculosa em Belo Horizonte reacendeu a preocupação.

              Nesta Terça-feira (160913), um dia após a confirmação do óbito de Thales Martins Cruz, de 10 anos, o processo foi distribuído ao desembargador federal Souza Prudente da 5ª Turma. A Justiça não deu informações sobre prazos.

             O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA atribui à prefeitura a responsabilidade sobre os animais e informou que também não realiza nenhum tipo de controle. Nos últimos dois anos, a situação dos animais é motivo de impasse entre os órgãos. 

              A situação das capivaras vai ser pauta de uma reunião neste Sexta-feira (160916) entre representantes do IBAMA e da prefeitura. O encontro será na sede do instituto em Belo Horizonte

              A devolução dos animais à região da Pampulha ocorreu após período de confinamento. Em setembro de 2014, a prefeitura capturou 52 capivaras. Exames apontaram a contaminação de parte com a bactéria Rickettsia rickettsii, transmissora da febre maculosa. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, as capivaras foram instaladas no Parque Ecológico da Pampulha, onde receberam vermifugação, atendimento veterinário, alimentação de boa qualidade e recintos e comedouros higienizados diariamente.

              Trinta e oito vieram a falecer por possível estresse crônico que sofreram em cativeiro e, à época da soltura, eram em número de 14 e não apresentavam carrapato portador da bactéria de febre maculosa. Em março de 2015, o IBAMA notificou a prefeitura para que os animais fossem soltos, alegando que o prazo para manutenção em cativeiro havia expirado, que não havia um plano de manejo elaborado e que os animais recolhidos sofriam maus-tratos. Por decisão da Justiça Federal em Belo Horizonte, as capivaras foram soltas.

              Na sentença, à época, o juiz Itelmar Raydan Evangelista ressaltou que "a captura e a manutenção desses animais em cativeiro, sem um plano de manejo adequado, representa ofensa a um bem protegido por Lei. (...) antes de representar uma solução para um problema ambiental antigo, revela-se desencadeador de outro mais grave e imediato”. (...)

              Contudo, sem algum responsável pelo controle, atualmente, não há informações sobre a saúde dos animais. Após a confirmação do óbito do garoto Thales, a Secretaria Municipal de Saúde informou que ações de prevenção estão sendo intensificada na região da Pampulha, sobretudo no Parque Ecológico.

              Apesar do risco oferecido, outro hospedeiro também presente na Pampulha gera mais preocupação, segundo a prefeitura. 

“Chamamos atenção que o principal hospedeiro [do carrapato-estrela] ele é o cavalo”
              Disse a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Tereza da Costa, em entrevista ao MGTV 1ª edição. 

              A prefeitura pede ainda que todos os moradores da região que têm cães passem remédio nos animais e que a população que frequenta a orla se previna. Aves também são hospedeiras do carrapato.

“Toda a vegetação é podada, mantendo-a, no caso de gramínea, rasteira, para facilitar a penetração dos raios solares, que não são favoráveis aos carrapatos, e é feita irrigação de toda a área de visitação do parque, principalmente na época da seca, quando ocorre a maior proliferação de carrapatos no Brasil”
              Diz trecho de nota da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, responsável pelo Parque Ecológico.

              O espaço vai continuar aberto ao público. 
              Nesta manhã, a fundação havia informado ao G1 que, em caso de necessidade, áreas poderiam ser cercadas no parque. Contudo, após a publicação desta reportagem, informou que o Parquinho 2 e o Memorial Japonês, limítrofes a uma reserva ambiental nos fundos do parque já haviam sido isolados para aplicação de carrapaticida. 

              A medida segue até esta Sexta-feira (160916).

              Segundo a prefeitura, desde junho de 2013, animais hospedeiros não circulam na área de visitação, que contém placas informativas. Além disso, a Gerência Regional de Controle de Zoonoses – Pampulha realiza busca ativa do carrapato-estrela. e, em caso de necessidade, áreas poderão ser cercadas.

              Em 8 de setembro, o prefeito Márcio Lacerda já havia recomendado à população a evitar contato com a vegetação do parque da Pampulha e afirmou que as capivaras estavam com "habeas corpus". 

"O assunto das capivaras precisa de uma solução definitiva. Elas estão hoje, incrivelmente, sob habeas corpus, né? Elas estavam presas e foram liberadas por uma decisão da Justiça da qual nós recorremos"
              Disse.

              Ao se justificar na ação, a prefeitura afirmou que a população de capivaras gerava problemas como presença nas ruas próximas da orla e possíveis acidentes de trânsito, presença na pista do aeroporto da Pampulha e deterioração dos jardins do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, além da questão de saúde pública: 

“e por fim o principal problema trazido pelas capivaras referente ao risco que trazem por serem propagadoras da febre maculosa”
              Disse.


Morte confirmada
              Belo Horizonte tem quatro casos confirmados de febre maculosa em residentes, segundo a secretária Municipal de Saúde. 

              A última foi no dia 2 de setembro. Thales Thales Martins Cruz, de 10 anos era lobinho e participava das atividades dos Escoteiros do Brasil, seção Minas Gerais, há sete anos. Uma delas aconteceu no dia 20 de agosto, no Parque Ecológico da Pampulha

              A causa da morte foi confirmada nesta Segunda-feira (160912) por exames na Fundação Ezequiel Dias - Funed.

              Com a confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde informou que realizará, nesta Quinta-feira (160915), videoconferência com médicos e enfermeiros de sua rede, para fortalecer os protocolos visando ao rápido diagnóstico e tratamento da doença.

A doença
              A febre maculosa é transmitida pelo chamado "carrapato-estrela". Esse animal tem como hospedeiros principais os cães, cavalos, as aves e capivaras. A doença se manifesta repentinamente acompanhada de vários sintomas, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos.

              A doença tem um ciclo de incubação que dura de cinco a dez dias, até se manifestar. Um dos maiores problemas apontados pelos médicos é o fato de que os sintomas se parecem com os de outras doenças, como a dengue. 
              A demora no diagnóstico pode levar à morte.




              Com Informações de: G1.

BRUMADINHO-MG - Queda de ônibus em barranco deixa feridos

Uma mulher e uma criança tiveram escoriações leves.
Veículo com 51 passageiros teria perdido o freio e passou direto na curva.


               Duas pessoas ficaram feridas em um acidente com um ônibus de excursão em Brumadinho-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta Quarta-feira (160914), de acordo com o Corpo de Bombeiros.

               O veículo saiu da pista na Rua Maria Martins Drummond, na região do Retiro do Chalé. O ônibus, que teria perdido o freio, passou direto na curva e parou quando bateu em árvores.

               Ainda segundo os bombeiros, os feridos são uma mulher e uma criança, que apresentaram escoriações leves. No momento do acidente, 51 passageiros iam para o Instituto Inhotim.

               Com Informações de: G1.

VARGINHA-MG - Adolescente atingido por bala de chumbinho morre

Irmão de namorada, um menino de 13 anos, é suspeito de fazer disparo. Morte foi confirmada por hospital às 10:30 horas desta Quarta-feira (14).


              O adolescente de 16 anos que levou um tiro de espingarda de pressão em Varginha-MG teve a morte confirmada na manhã desta Quarta-feira (160914) pelo Hospital Bom Pastor

              Bruno Roberto Alves de Souza estava internado desde Sexta-feira (160909) quando, segundo a Polícia Militar, foi atingido no lado esquerdo do peito por uma bala de chumbinho durante uma briga com a namorada.

              De acordo com a PM, o irmão da namorada do adolescente, um menino de 13 anos, teria feito o disparo no Bairro Cruzeiro do Sul

"Segundo o menor, autor, a arma é da mãe dele. É uma arma de comércio permitido e de uso permitido, uma carabina de pressão de 5.5 mm"
              Explicou o sargento Sebastião Valério, da Polícia Militar.

              O adolescente ferido foi levado em estado grave para o hospital e passou por cirurgia. No entanto, o estado de saúde dele piorou entre a noite desta Terça-feira (160913) e a manhã desta Quarta-feira. 

              Conforme a assessoria de imprensa do Hospital Bom Pastor, a morte encefálica foi confirmada às 10:30 horas.

              No dia do disparo, o menor suspeito de cometer o crime foi encaminhado para a delegacia da cidade. A polícia informou que o menino já tem passagens por ameaças, agressões, lesão corporal, roubo, furto e tráfico de drogas.

              Nesta Terça-feira (160913), a casa do suspeito pegou fogo. A família acredita que o incêndio tenha sido criminoso e o caso também é investigado pela Polícia Civil. 

"A gente só quer viver em paz"
              Disse uma prima do menor que teria feito o disparo.

              Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Motorista de caminhão morre em acidente na BR-040

Veículo capotou no quilômetro 546, perto do Viaduto da Mutuca. No horário, o trânsito estava lento no trecho da rodovia.


              Um motorista de um caminhão de mudanças morreu, nesta Quarta-feira (160914), após o veículo capotar na BR-040, na altura do Bairro Olhos D'água, na Região Oeste de Belo Horizonte-MG

              De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no quilômetro 546, no sentido da capital, perto do Viaduto da Mutuca.

              Ainda segundo a corporação, a perícia da Polícia Civil foi acionada. Por volta das 12:50 horas, o trânsito estava lendo na rodovia.

              No horário, equipes dos bombeiros e da concessionária que administra o trecho trabalhavam no resgate ao motorista.

              Com Informações de: G1.

MINAS GERAIS - PF prende 10 pessoas em operação contra fraude no INSS em Minas

PF cumpriu ainda mandados de apreensão em MG e na BA. Prejuízo é de R$ 6,5 milhões aos cofres públicos, diz corporação.


               Polícia Federal - PF realizou nesta Quarta-feira (160914), em Minas Gerais e na Bahia, a terceira fase da Operação Nenhures, que buscava desarticular uma quadrilha suspeita de cometer fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. De acordo com a corporação, dez pessoas foram presas preventivamente e quatro mandados de condução coercitiva e 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades mineiras de Betim-MG, Contagem-MG, Almenara-MG e Palmópolis-MG, além de Porto Seguro-BA.

               Ainda segundo a polícia, a Previdência Social calculou que a quadrilha teria causado um prejuízo de R$6.500.000,00
               O inquérito foi instaurado em 2013 e investigou fraudes desde 2006. A Operação Nenhures tem apoio da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos da Previdência Social.

               A investigação apurou que o grupo falsificava certidões de nascimento e óbito, além de documentos de identificação, para conseguir, em sua maioria, benefícios ilegais de pensão por morte. Os policiais começaram a monitorar os processos destes benefícios, quando a fraude foi descoberta. 

               Oito pessoas foram presas em Almenara-MG, uma em Contagem-MG e outra em Betim-MG.

               Dentre os presos está um estudante de Direito, que já havia sido preso em Teófilo Otoni-MG, no Vale do Mucuri, em outubro de 2015, durante a segunda fase da operação. 

               Ele seria, segundo a Polícia Federal, o chefe da quadrilha. O suspeito estava em liberdade por força de um habeas corpus e um novo mandado de prisão foi expedido e cumprido nesta Quarta-feira.

               Na primeira fase, em agosto de 2015, cinco pessoas foram presas em flagrante em Mariana-MG, na Região Central de Minas, e em Viçosa-MG, na Zona da Mata. 

               De acordo com a PF, a prisão destes suspeitos impediu saques que somariam cerca de R$70.000,00 relativos às primeiras parcelas de benefícios fraudados.

               Na operação desta Quarta-feira, o delegado regional de Combate ao Crime Organizado em Minas Gerais, Marcílio Zocrato, detalhou que dentre as vítimas que tiveram documentos fraudados pela quadrilha está uma pessoa morta no desabamento do Edifício Liberdade, no centro do Rio de Janeiro, em janeiro de 2012. 

"A partir dessas certidões de óbitos, criavam filhos menores pra elas, com a intenção de obter benefícios previdenciários de pensão por morte"
               Explicou Zocrato.

               O delegado disse que foram identificados entre 70 e 80 benefícios fraudados. Parte destes benefícios foi suspensa, mas alguns ainda estão sob investigação. Ainda segundo o delegado, os suspeitos presos mantinham um padrão de vida normal, sem extravagâncias.

               O chefe da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos da Previdência Social, Marcelo Ávila, disse que existe um projeto de aperfeiçoamento dos sistemas de registro civil no país que pode ajudar a reduzir esse tipo de fraude.

"É o sistema integrado de registro civil, que vai, em pouco tempo, conseguir integrar todas as informações de todos os cartórios dos registros civis nessa base"
               Afirmou Ávila. Segundo ele, isso vai permitir que os órgãos tenham condições de averiguar a autenticidade dos documentos que são apresentados.

               Os detidos na operação prestam depoimento durante esta Quarta-feira. Eles vão ser autuados por estelionato qualificado e formação de quadrilha. 

               De acordo com a Polícia Federal, se somadas as penas de cada crime, os detidos, caso condenados, podem pegar mais de 10 anos de prisão.

               Com Informações de: G1.

MATO GROSSO - Corpos de procuradores que foram assassinados são achados

Pai e filho (unaienses) estavam desaparecidos desde Sexta-feira (160909) em Vila Rica. Funcionário da fazenda, que pertence aos procuradores, foi preso em TO.



              Os corpos dos procuradores estaduais Saint-Clair Martins Souto e Saint-Clair Souto, pai e filho, respectivamente, foram encontrados na manhã desta Quarta-feira (160914), em uma pastagem perto da fazenda das vítimas, em Vila Rica-MT, a 1.276 km de Cuiabá-MT

              Eles estavam desaparecidos desde Sexta-feira (160909). O caseiro e gerente da propriedade, José Bonfim Alves Santana, de 42 anos, foi preso na noite desta Terça-feira (160913) em Colinas do Tocantins-TO, norte do estado, e confessou o crime.

              De acordo com o delegado de Vila Rica, Gutemberg de Lucena, os corpos de pai e filho estavam local indicado pelo próprio funcionário preso pelo crime. Uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica - Politec de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, foi até o local para fazer o procedimento de perícia na área onde os corpos foram achados.

              Depois dessa perícia, realizada ainda nesta manhã, a previsão, conforme o delegado, é que os corpos sejam levados para uma funerária em Vila Rica para necrópsia. 

              Em seguida, os corpos devem ser transladados para Brasília-DF, no Distrito Federal, onde moram familiares dos procuradores.

              Saint-Clair Martins Souto é procurador aposentado no Distrito Federal e Saint-Clair Souto atuava na Procuradoria-Geral do Rio de Janeiro. A família comunicou o desaparecimento dos procuradores na Segunda-feira (160912), após ambos não retornarem para Brasília, como previsto.


O Crime
              A investigação aponta que as vítimas foram mortas na manhã da última Sexta-feira dentro da sede da fazenda. 
              Pai e filho foram executados com um revólver calibre 38, sendo que o funcionário matou primeiro o pai.

              Em seguida, José Bonfim chamou o filho para dentro da casa, falando que o pai dele havia sofrido uma queda, momento em que matou a segunda vítima. 
              Após a execução, o suspeito arrastou os corpos para uma região de mata próxima a fazenda.

              Com a quebra do sigilo bancário, a polícia descobriu que a movimentação financeira na conta do suspeito nos últimos meses era bem maior do que salário que ele recebia, de R$1.200,00 por mês. Ele foi capturado após fazer um saque em uma agência em Colinas do Tocantins-TO.

              Com o suspeito, os policiais apreenderam uma caminhonete, mais de R$5.000,00 e uma arma que teria sido usada para matar os procuradores. O caseiro era funcionário da família há oito anos. Um desentendimento por causa da venda de gado teria motivado o crime.

"Ele cuidava de todo o gado da fazenda. 

O patrão dele ficava cinco meses sem ir ao local. 

Ele disse que fazia as vendas desse gado. Posteriormente, o patrão chegou a verificar que o dinheiro não estava sendo repassado para sua conta e que o gado estava diminuindo na fazenda e começou a cobrar dele"
              Contou a delegada da Polícia Civil do Tocantins, Olodes Maria Freitas.

              Segundo o delegado de Vila Rica, na Terça-feira uma equipe de policiais foi enviada para o Tocantins e deve levar o suspeito para Mato Grosso, onde será novamente interrogado. 

              Bonfim será levado por uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPaer, ainda nesta Quarta-feira.

LEIA TAMBÉM SOBRE O CASO, AQUI:
=> 160913 <=
=> 160913 <=
=> 160916 <=

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Criminosos tentam assaltar mulher e são presos

Segundo a PM, vítima resistiu e foi jogada ao chão.
Um policial militar passava pelo local e perseguiu os bandidos.


              Dois homens, de 19 e 26 anos, foram presos após uma tentativa de assalto no Bairro Todos os Santos, em Montes Claros-MG. A ocorrência foi registrada nessa Terça-feira (160913), na Rua Santa Lúcia.

              De acordo com a PM, eles abordaram uma mulher, de 22 anos, que passava a pé pelo local e tentaram roubar objetos pessoais dela. A vítima resistiu ao assalto e foi jogada ao chão, sofrendo escoriações no pescoço, joelho e nas costas. Um policial militar passava pelo rua no momento do crime e perseguiu os bandidos, que fugiram em um carro. Eles foram detidos na Vila Atlândida e encaminhados à delegacia; um dos criminosos ainda é procurado.

              A polícia também procura um homem que assaltou um posto de combustíveis nessa Terça-feira (160914) na Avenida Ouvideo de Abreu

              Segundo a PM, ele simulou estar armado e rendeu o frentista. Em seguida, fugiu levando R$241,00.

              Com Informações de: G1.

JANUÁRIA-MG - PM apreende lança-perfume, crack, maconha e cocaína

Material estava enterrado em um terreno baldio.
Cães farejadores ajudaram nas buscas; ninguém foi preso.


              A Polícia Militar apreendeu drogas em um terreno baldio, em Januária-MG, nessa Sexta-feira (160913). 

              Segundo a PM, o material estava enterrado e foi localizado com a ajuda de cães farejadores. Foram apreendidos 500 gramas de maconha, 100 gramas de cocaína, 60 pedras de crack, 21 vidros de lança-perfume e uma balança.

              A ocorrência foi registrada na Vila São Domingos e nenhum suspeito foi preso. 

              O material apreendido foi encaminhado à delegacia.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Sued Botelho renuncia candidatura à Prefeitura

Partido disse que Marilene Souza (PT) é a candidata ao cargo. Juscelino José da Fonseca Manso (PC do B) é o vice.


              A Justiça Eleitoral confirmou na manhã desta Terça-feira (160913) que Sued Botelho (PT) entrou com um processo de renúncia na Segunda-feira (160912), após ter a candidatura indeferida para o cargo de prefeito de Montes Claros-MG. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, ele ainda cumpre condenação por abuso de poder, estando inelegível pelo prazo de oito anos.

              Por telefone, Marilene Alves de Souza [Leninha] (PT), que até então era vice de Sued Botelho, confirmou que é a candidata à Prefeitura pelo partido e terá como vice Juscelino José da Fonseca Manso (PCdoB).

              No dia em que a candidatura foi indeferida, Sued Botelho chegou a dizer que iria recorrer, mas o coordenador da campanha, Alfredo Ramos, afirmou que o partido não chegou a recorrer e que acatou ao indeferimento. 

              Disse também que os compromissos estão mantidos e que estão sendo providenciadas as mudanças gráficas.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS