PESQUISA NESTE SITE:

23 março 2018

UNAÍ-MG - Prefeitura inaugura o Parque Municipal Dujardes Caldeira, neste Sábado

                O Parque Natural Municipal Dujardes Caldeira ocupa uma área de 59.000, no Bairro Sagrada Família, ao lado do Loteamento Bairro Cidade Nova II, em Unaí-MG

                A área foi assegurada pelo município em 2012, mas a lei que a transformou em parque é deste ano. 
                A inauguração será neste Sábado (180324), a partir das 8:00 horas.

                Durante a inauguração, serão plantadas mudas de buriti, ipê e outras espécies do Cerrado. Para a inauguração, estão sendo aguardados parceiros do Colégio Agrícola, do SAAE, do Instituto Estadual de Florestas - IEF, da Polícia de Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental - CODEMA e de outros membros da sociedade civil.

                O Dujardes Caldeira foi criado com o objetivo de conservar e preservar as espécies vegetais nativas e as nascentes do Córrego Canabrava. Entre os três parques municipais, Duca Menezes, Dujardes Caldeira e Senhorinha Lemos do Prado criados por lei, o Dujardes Caldeira é o que se encontra em melhor estado de conservação da cobertura vegetal. 
                O local abriga espécies como Angico, Aroeira, Jatobá, Ipê, Pau-ferro, Pau-d'óleo, em meio a uma grande variedade de outras nativas.

                A fauna é caracterizada principalmente pela quantidade e variedade de aves nativas. Além disso, a paisagem do parque recebe a moldura de uma bela lagoa natural, morada de peixes de tamanhos variados.


Intervenções

                Há pouco mais de um mês, a PMU, capitaneada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vem fazendo intervenções na área, com vistas à inauguração.

                Contando com a parceria de presos da Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior - PAOJ, foram abertas trilhas na mata fechada, feita a limpeza da área e iniciada a construção de pontes e escadas. 
                Nessas construções, foram utilizados pálete, caixotes e madeira de demolição.


Planos

                Quando estiver totalmente pronto, o Dujardes Caldeira vai oferecer trilhas ecológicas bem demarcadas, placas educativas e informativas, mirantes para contemplação de fauna e flora, áreas para convivência e quiosques para educação ambiental.

                Este é o segundo parque municipal de Unaí
                O primeiro foi o Duca Menezes, inaugurado em 17 de Fevereiro.

Fotos

  
  
  
  
  

  
  
  

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

CAPITÃO ENÉAS-MG - Ossada de homem desaparecido é encontrada às margens da MG-122,

Vítima, de 33 anos, estava desaparecida desde o dia 15 de Fevereiro, quando saiu de Campinas-SP para Brumado-BA. Polícia acredita que ele tenha sofrido um acidente.

                Os restos mortais de um homem de 33 anos, que estava desaparecido desde o mês de Fevereiro deste ano foram encontrados na tarde desta Quinta-feira (180322) às margens da rodovia MG-122, no Norte de Minas
               De acordo com a Polícia Militar, a ossada foi encontrada no Distrito de Camarinhas, próximo à cidade de Capitão Enéas-MG.

               No local foram encontrados documentos da vítima e de uma motocicleta, o que possibilitou a identificação do homem. A polícia acredita que a vítima tenha sofrido um acidente, pois o veículo também estava no local.

               A PM afirma que o homem é da cidade de Campinas-SP e desapareceu no dia 15 de fevereiro, quando saiu com destino à cidade de Brumado-BA.

               Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - No Dia Mundial da Água, o SAAE anuncia a duplicação da capacidade de tratamento de água

                 O Serviço Municipal de Saneamento Básico de Unaí - SAAE realizou, na manhã desta Quinta-feira (180322), solenidade para lembrar a passagem do Dia Mundial da Água, comemorado nesta data, e aproveitou para anunciar a duplicação da capacidade da Estação de Tratamento de Água - ETA, situada em Unaí-MG, na BR-251, saída Brasília-DF

                 A obra está orçada em R$3.500.000,00, e a previsão é estar concluída até meados de 2019. O novo sistema terá capacidade para atender uma população de 180.000 habitantes.

                 De acordo com o diretor do SAAE, Geraldo Oliveira, hoje a ETA está "totalmente exaurida e trabalhando sobrecarregada"

                 A estação trabalha com uma vazão de 240 litros por segundo, mas o objetivo é alcançar o dobro dessa capacidade.

 

"Vamos construir novos filtros, novos floculadores, novos decantadores"
                 Anuncia Oliveira

                 Aumentar a capacidade da estação pressupõe também, ampliar o volume de captação de água no Rio Preto, com aumento de matéria prima, e melhorar a rede de distribuição da água tratada para o Centro e os bairros.

                 Oliveira explica que o sistema está trabalhando com vazão e pressão aquém da demanda, em decorrência principalmente da construção de edifícios, adensamento vertical, no Centro da cidade. 

"O crescimento de Unaí é vertiginoso. O desenvolvimento aqui acontece de forma acelerada. E o poder público precisa ser eficiente, a fim de instalar a infraestrutura rapidamente"


                 O vice-prefeito Waldir Novais lembra que a demanda por essas obras foi constatada tão logo assumiram a administração do município no início de 2017. 

"Quando assumimos, percebemos que não haviam feito investimentos no sistema. O prefeito Branquinho concordou, de pronto, com as intervenções e obras emergenciais propostas pelo diretor do SAAE, para adequação da ETA às demandas da população"

                 Waldir Novais representou o gabinete na solenidade. Nesta Quinta-feira, o prefeito Branquinho encontra-se em Belo Horizonte-MG, onde cumpre agenda oficial. 

"No 22 de março do ano que vem estaremos aqui, ou inaugurando a obra de duplicação da ETA, ou comemorando cerca de 90% da obra concluída"
                 Assinalou o vice-prefeito.


                 A duplicação da ETA segue orientação técnica do consultor Marcos Vianna, engenheiro civil e doutor em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos. Professor aposentado da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Viana trabalha com saneamento básico desde a segunda metade da década de 1970. 

                 Ele também esteve presente na solenidade do Dia da Água promovida pelo SAAE


Poços artesianos

                 Outra questão lembrada pelo diretor do SAAE refere-se aos poços artesianos. Ele critica a liberação de empreendimentos imobiliários que utilizam esses poços para captação de água. 

"Soluções provisórias não devem ser levadas adiante"
                 Ressalta Geraldo Oliveira

                 A perfuração de poços é uma prática que vem sendo bastante utilizada na cidade.

                 Levantamentos demonstram que Unaí-MG já possui mais de 300 poços artesianos perfurados. 

                 Essa situação é preocupante, conforme atesta o vice-prefeito Waldir Novais

"A perfuração de poços artesianos por empreendimentos imobiliários é uma preocupação da Administração Municipal. Por isso, estamos debatendo com os loteadores uma saída para o problema"


                 Segundo observou, cabe ao SAAE levar água para os empreendimentos aprovados, e não aos empreendedores perfurar poços de forma indiscriminada e sem autorização.

                 A mesma preocupação foi revelada pelo major PM Luiz Alves, comandante da 16ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, também presente ao evento. Ele mencionou fiscalização de rotina feita pela guarnição ambiental da PM num terreno "relativamente pequeno" em Unaí, onde militares acharam 66 poços artesianos perfurados, sem autorização do órgão ambiental. 

"A ganância, hoje, supera a lógica da sobrevivência em comunidade"
                 Disparou Luiz Alves.

"A maior parte dos poços está sendo perfurada sem autorização"
                 Registra o militar. 

                 Ele mencionou casos de prédios altos que possuem poços artesianos sem um estudo geológico pré-existente que dê segurança às perfurações. 

"Se essa água está saindo do subsolo e ela exerce uma pressão natural na terra, sua retirada pode causar um problema estrutural. Desconheço se existe esse estudo garantindo que a água possa ser retirada".


                 Durante esta semana, a Polícia Ambiental realiza operação na cidade, exatamente para fiscalizar a existência de poços artesianos irregulares.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

MINAS GERAIS - Aumentam em 2017 notificações de casos de estupro de vulnerável, diz governo

Índices de criminalidade foram divulgados nesta Sexta-feira (180323) e apontam queda em oito dos 12 indicadores, incluindo homicídio. Estatísticas são do ano de 2017.

                Os crime de estupro de vulnerável aumentou em 2017 em relação a 2016, segundo balanço dos índices de criminalidade em Minas Gerais, divulgado nesta Sexta-feira (180323). O crescimento é atribuído pelo governo à confiança da população em denunciar, fazendo com que os casos sejam notificados.

                Os dados foram apresentados durante reunião no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte-MG. O governador Fernando Pimentel (PT) se reuniu com o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Sérgio Barboza Menezes, o chefe da Polícia Civil, João Otacílio Silva Neto, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró, dentre outras autoridades.

                São considerados vulneráveis menores de 14 anos, idosos, pessoas com enfermidade ou deficiência mental ou que por qualquer outra causa não possa oferecer resistência. 

                Em 2016, foram 2.495 casos de estupro de vulnerável consumado, contra 2.950 em 2017. O crescimento foi de 18,24%, segundo o levantamento da Secretária de Estado de Segurança Pública.

                Já os casos de estupro de vulnerável tentado passaram de 170 para 202, o que representa um aumento de 18,82%.

“Eu quero deixar aqui bem claro que esse aumento no número de estupro de vulnerável, isso a gente encara como positivo porque no nosso entendimento é uma maior confiança que a vítima passa a ter na polícia. É um tipo de crime mais específico que ocorre no seio familiar e, até então, pouco denunciado, notificado à polícia”
                Explicou o chefe da Polícia Civil, João Otacílio Silva Neto.

“As pessoas estão procurando mais as autoridades, a Polícia Civil e Militar para notificar esta situação”
                Disse o secretário Sérgio Barboza Menezes.

                Pela lei, o estupro não se resume ao ato sexual. O Art. 213 do Código Penal define o crime como ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso

                Pelo levantamento do governo de MG, poderia ser considerado estupro tentado, por exemplo, um caso em que um suspeito é interceptado conduzindo uma vítima. 
                Contudo, a natureza será avaliada no momento do registro.

Homicídio e demais crimes monitorados

                Outro indicador considerado no estudo é o homicídio, que apresentou queda de 5,48% em 2017 em relação a 2016. O crime está entre oito indicadores que apresentaram redução.

                O número de assassinatos passou de 4.194 de 2016 para 3.964 em 2017, considerando os 853 municípios. Segundo o governo, o ano de 2017, fechou com a menor taxa de assassinatos desde 2011, com 18,8 vítimas do crime a cada 100 mil habitantes.

                Em Belo Horizonte, a redução foi de 11%, com as vítimas passando de 615 para 547 no mesmo período.

“Este resultado de 2017 não é comemorado com uma simples redução, é porque realmente é um marco histórico, de alteração na curva de tendência criminal no estado. Nossa perspectiva é de no máximo em 2018 ou 2019 devolver ao cidadão mineiro aquela tranquilidade para sair de casa durante o dia, durante noite”
                Disse o comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró.

                Os demais crimes monitorados neste levantamento são: homicídio tentado; lesão corporal consumada; sequestro e cárcere privado consumado; estupro consumado; estupro tentado; roubo consumado; furto consumado; extorsão consumada e extorsão mediante sequestro consumado.

                As autoridades de segurança atribuíram a melhora no índice a ações de prevenção, investimentos em tecnologia e integração das polícias.

                O governo informou que, a partir de abril, 1.400 novos militares vão atuar na Região Metropolitana de Belo Horizonte e 800 no interior do estado. Outra medida é a realização de concurso público para o cargo de delegado.

                Durante o evento, foi divulgada a ampliação do programa de bases móveis da PM para as cidades de Betim-MG, Contagem-MG, Ribeirão das Neves-MG e Vespasiano-MG, na Grande BH.

Roubo a bancos

                Além destes crimes, o governador Pimentel destacou o roubo a bancos com uso de explosivos, sobretudo no interior. Segundo ele, os registros passaram de 237 em 2016 para 162 em 2017.

“Nossa expectativa, com o trabalho de integração que está sendo feito, com o trabalho de cooperação da Polícia Militar com a Polícia Civil é que neste ano, em 2018, este número não ultrapasse, ou se ultrapassar vai ser muito pouco, 100 casos. 
Isso é o que aponta a curva destes primeiros meses”
                Disse o governador.

                Pimentel também afirmou que Minas tem índice de apuração de homicídios acima da média nacional. Segundo ele, em 2016, 45% das investigações terminaram com inquérito indiciando alguém. 
                Em 2017, o percentual foi de 50%, conforme o governador.

“Outra coisa que eu queria destacar é que o índice de apuração de homicídios no Brasil, vocês vão até se surpreender com o número, é escandalosamente baixo. É de 8 a 10% o número final de apuração de homicídios"
                Disse.

                Com Informações de: G1.

CONTAGEM-MG - Homem morre soterrado na Região Metropolitana de Belo Horizonte

O funcionário estaria trabalhando no momento do acidente. A construção foi interditada pela Defesa Civil.

                 Um homem morreu após um deslizamento de terra ocorrido em uma construção em Contagem-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta Quinta-feira (180322). 

                 A vítima é Ricardo Xavier de Souza de 45 anos, que trabalhava na obra no momento do acidente. O soterramento aconteceu no Bairro Chácaras Reunidas Santa Terezinha.

                 De acordo com a Defesa Civil de Contagem, o funcionário estaria operando uma retroescavadeira quando atingiu uma linha adutora de água, provocando assim, o deslizamento de um bloco de terra que veio a soterrá-lo.

                 Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco viaturas participaram do socorro à vítima. 
                 Porém, ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

                 A construção foi interditada pela Defesa Civil até que o responsável apresente a documentação referente à obra.

                 Com Informações de: G1.

MORRO DA GARÇA-MG - Oito pessoas são presas por envolvimento em roubo de carga de cigarro

Grupo colocou material roubado em outro caminhão e seguiu para a cidade de Curvelo, mas o veículo tombou na BR-135; todos os envolvidos foram levados para o presídio da cidade.

                 Oito pessoas foram presas em Curvelo-MG, região Central de Minas, por envolvimento em um assalto a um caminhão que transportava cigarros. O crime foi próximo ao trevo de acesso à cidade de Morro da Garça-MG, nesta Quarta-feira (180322).

                 Segundo a Polícia Militar, os criminosos colocaram a carga em outro caminhão e seguiram em direção à cidade de Curvelo-MG

                 Durante o rastreamento, os militares encontraram o veículo tombado, na BR-135

                 A polícia diz que os assaltantes fugiram por um matagal, mas, após buscas no local, um deles foi encontrado e informou que outros dois carros estavam escoltando o caminhão que transportava a carga roubada.

                 Os policiais conseguiram abordar os outros veículos e prender o restante do grupo. 
                 Com eles foram apreendidas ainda uma espingarda calibre .12, celulares, colete à prova de balas e dinheiro.

                 De acordo com a Polícia Civil, nesta Sexta-feira (180323) os autores foram encaminhados ao Presídio de Curvelo-MG.


                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Mula de 250 quilos é resgatada de fossa de lava jato desativado

Mula ficava no lava jato e caiu na fossa aberta de dois metros; animal foi socorrido sem ferimentos e proprietário foi orientado quanto a segurança.

                 Uma mula de aproximadamente 250 quilos foi resgatada pelos bombeiros de dentro de uma fossa de óleo em um lava jato desativado, em Montes Claros-MG, na manhã desta Sexta-feira (180323). 

                 De acordo com os militares, a fossa estava aberta e tem 2 metros de profundidade. O resgate do animal durou 45 minutos.

"Para tornar a mula mais leve, jogamos água na fossa. Em seguida, usamos uma corda para guiar a cabeça do animal e fizemos força para puxá-lo do buraco. A mula saiu suja do óleo - que é o acúmulo da água que sai da limpeza dos veículos -, mas sem ferimentos aparentes. Ela ficou com o proprietário do lava jato, mas ele foi orientado a tampar a fossa e a proceder a segurança do local, já que a mula fica no espaço que não está em funcionamento"
                 Explicou o tenente dos bombeiros, Rodrigo Crispim Monteiro.

                 Os bombeiros utilizaram cerca de 5.000 litros de água durante o resgate. O lava jato fica na Avenida Deputado Plínio, no Bairro Jardim Palmeiras.


                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Três homens são presos com dois revólveres e nove porções de maconha

Operação da Polícia Militar chegou até os suspeitos após uma denúncia anônima; os materiais foram apreendidos em duas casas, nos Bairros Cidade Nova e Iúna.

                 Três homens, de 19, 21 e 30 anos, foram presos na tarde desta Sexta-feira (180323) por envolvimento com o tráfico de drogas em Unaí-MG, no Noroeste de Minas

                Segundo a Polícia Militar, uma denúncia informou o endereço de uma casa que era usada como ponto de tráfico de drogas, no Bairro Cidade Nova.

                No local, segundo a PM, foram encontrados os três suspeitos com tabletes de maconha e um revólver calibre .38. 
                A PM conta ainda que os militares foram à casa de um dos presos, no Bairro Iúna, e localizou outros tabletes e outro revólver do mesmo calibre.

                Ao todo foram apreendidos nove porções da droga, as duas armas e munições. 

                Todos os envolvidos e os materiais apreendidos foram levados para a delegacia da cidade.

                Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Carreta carregada de iogurte pega fogo na BR-251,

Motorista estacionou às margens da rodovia e conseguiu sair do veículo sem ferimentos; bombeiros utilizaram cinco mil litros de água para combater às chamas.

                 Uma carreta carregada de iogurte pegou fogo na BR-251, na altura do Km 516, zona rural de Montes Claros-MG

                 De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista contou que uma fumaça preta começou a sair do painel do veículo. Quando ele parou no acostamento e saiu do caminhão, o incêndio teve início.

                 O motorista não se feriu e disse ainda aos militares que seguia de Araras-SP com destino a Feira de Santana-BA. Segundo os bombeiros, foram utilizados aproximadamente cinco mil litros de água para controlar o incêndio, que não atingiu a carga.

                 A rodovia ficou interditada nos dois sentidos durante 30 minutos. 
                 As causas do incêndio são desconhecidas.

                 Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - ROTAM Apreende 60 tabletes de Maconha no Bairro Paraíso


                Militares da 2ª Cia Rotam comandada pelo Sgt Romualdo, durante Operação no Bairro Saudade, receberam informações privilegiadas sobre carregamento de drogas em um veículo FIAT Strada, na Rua Juramento, Bairro Paraíso em Belo Horizonte-MG.

                Os Militares lograram êxito em apreender o veículo utilizado e denunciado FIAT Strada, cor prata, placa NYX-9224 que fora roubado no dia 14/02/2018 em Esmeraldas-MG  e 60  tabletes de maconha. 

                Nenhum suspeito foi localizado. 




                Com Informações de
PMMG - BELO HORIZONTE-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS