PESQUISA NESTE SITE:

22 abril 2020

PARACATU-MG - Já são 11 Casos positivos Registrados de Covid-19 e 313 Suspeitos

O número de casos suspeitos de Covid-19 no município chega a 313. Até o momento, 26 casos suspeitos foram descartados.


                  A Secretaria Municipal de Saúde atualizou nesta Terça-feira (200421) mais um Boletim Epidemiológico de Covid-19. O número de casos suspeitos de Covid-19 no município chega a 313. Paracatu tem 11 casos confirmados de Covid-19 e 1 morte suspeita. 

                  A morte suspeita foi registrada no último Domingo (200419) o paciente tinha comorbidades e apresentou sintomas gripais, sendo inserido como caso suspeito de Covid-19
                  A coleta foi realizada e enviada para FUNED.


                  Segundo a secretaria, 188 casos suspeitos que estavam de isolamento pelo período de 14 dias, não apresentaram mais sintomas. De 5 casos suspeitos que estavam na Unidade de Tratamento Intensivo - UTI só resta 1 caso. 7 casos suspeitos estão sendo monitorados em hospital público/privado. Foram colhidas 44 amostras coletadas e encaminhadas para análise.

                  De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade tem no momento 77 casos suspeitos sendo monitorados domiciliar. 9 casos já receberam alta hospitalar.

                  Os pacientes que estão com os causos suspeitos estão em isolamento pelo cumprimento de 14 dias. 
                  Até o momento, 26 casos suspeitos foram descartados.


                  Com Informações de: Paracatu News.

UNAÍ-MG - Boletim Epidemiológico tem pequeno aumento em Casos Confirmados

A Secretaria Municipal de Saúde emite Boletim Epidemiológico com pequeno aumento em relação ao dia de ontem, Terça-feira (21), que foi de 215 Casos.
´

               Nesta Quarta-feira (200422), A Secretaria Municipal divulgou Boletim Epidemiológico por meio do Comitê Gestor de Contingenciamento da Saúde, e foi publicado pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG, com um aumento de mais três casos Suspeitos, passando de 215 para 218 Casos suspeitos.

               Os casos Confirmados continuam em 02, com mais um caso descartado, tornando 37 Casos descartados, e nenhum Caso de Óbito pela Covid-19.

               No Município de Unaí, até o momento, os Casos suspeitos não são considerados graves, não temos nenhum caso de Covid-19 internados em hospitais, nem na cidade e nem em outras cidades. 
               Não temos UTI, portanto não há também ninguém internados em UTI.

O Boletim Epidemiológico


O Boletim da Secretaria de Saúde


               Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

MINAS GERAIS - Apenas 3% dos leitos de UTI em Minas Gerais estão ocupados por casos de Covid-19


               As diversas ações de prevenção e combate ao coronavírus em Minas Gerais seguem apresentando resultados positivos no controle da proliferação da doença. Até o momento, a média de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI do Sistema Único de Saúde - SUS pela Covid-19 é de 3%. Além disso, o número de pedidos de internação de pacientes com sintomas da doença vem caindo constantemente nas últimas semanas.

               A ocupação de leitos de UTI por pacientes confirmados ou com sintomas da Covid-19 em leitos SUS, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde - SES-MG, está em nível controlado. De acordo com o último registro, do dia 200418, Minas possui 51% dos leitos ocupados, mas, por causa do Coronavírus ou suspeita da doença, são 67 pessoas internadas em todo o estado, o que representa 3% da ocupação total de leitos disponíveis em Minas.

               O número de leitos de enfermaria ocupados na rede hospitalar estadual também se mantém estável. Segundo os dados do dia 18, 55% das vagas estão ocupadas. Mas são 380 as vítimas internadas por Covid-19 ou suspeita da doença, o que representa 3% da ocupação dos leitos clínicos no estado.

               Segundo o último boletim epidemiológico da SES-MG, divulgado nesta Segunda-feira (200420), Minas Gerais possui 1.189 casos e 41 óbitos confirmados do Coronavírus.

               O governador Romeu Zema destacou o trabalho realizado no Estado. Entre as ações de combate à doença em Minas estão as medidas de isolamento social, a suspensão das aulas, a conscientização da sociedade em relação às medidas de prevenção, a desinfecção de espaços públicos e o trabalho para a ampliação do número de leitos no estado, além da ampliação de investimentos na compra de equipamentos. Com estas medidas, o governo já conseguiu adiar a projeção do pico da doença para que Minas consiga se adiantar e se preparar para o atendimento da população, caso seja necessário.

“Temos uma das situações mais bem administradas do país. Isso mostra que as medidas que adotamos surtiram efeito. Estamos trabalhando um protocolo para dar segurança às decisões municipais, sempre tendo como norte os dados colhidos junto à Secretaria Estadual de Saúde”
               Afirmou o governador.

Números

               Até o momento, o estado dispõe de 2.013 leitos de UTI via SUS e mais 50 leitos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG. Além disso, em Minas existem outros 1.083 leitos de UTI na rede privada de saúde. Em relação ao número de leitos de enfermaria, há 11.622 leitos clínicos.

Hospital de Campanha

               Estes números não incluem, ainda, o Hospital de Campanha de Minas Gerais, construído no Expominas, em Belo Horizonte-MG. Lá serão disponibilizados 740 leitos de enfermaria e outros 28 de estabilização. 

               A segunda fase da obra já foi concluída, com a instalação de mobiliários, adequação elétrica, rede de esgoto hospitalar e início da instalação gasométrica. A expectativa é de que ele esteja preparado para receber pacientes, caso seja necessário, no fim de Abril.

               Com Informações de: Paracatu Net.

JOÃO PINHEIRO-MG - Judiciário e Executivo se unem para combater a Covid-19

Detentos de João Pinheiro estão produzindo máscaras.


                   A Comarca de João Pinheiro-MG, no Noroeste de Minas, conta com um reforço na luta contra a Covid-19. Detentos do Presídio de João Pinheiro estão produzindo máscaras descartáveis que serão utilizadas pelos servidores da unidade e pelas forças de segurança estaduais.

                   Desde a semana passada, já foram confeccionadas quase 3.000 máscaras, por quatro detentos. Todas as etapas da produção, corte, montagem e costura, seguem os parâmetros da Vigilância Sanitária.

                   O trabalho representa uma importante ação no auxílio para controlar a difusão do vírus. Em função da dificuldade de encontrar máscaras à venda, inclusive pelos profissionais da segurança que precisam estar nas ruas, o Governo de Minas viabilizou a confecção das máscaras.

"Mesmo nas situações ruins, por pior que sejam, há sempre um ponto positivo, e é nele que temos que focar. Essa situação de pandemia trouxe para esses presos não somente a oportunidade de aprender uma atividade e de ter um emprego mas, sobretudo, uma forma de se reencontrarem como seres humanos capazes de fazer algo pelo próximo"
                   Disse o juiz da Vara de Execuções Penais de João Pinheiro, Rodrigo Martins Faria.


                   Foram adquiridos 165.000 metros de tecido TNT para o trabalho que está sendo desenvolvido nos presídios e penitenciárias do Estado. 
                   Em João Pinheiro, a produção conta com quatro máquinas de costura.

"Aqui temos muitos presos com capacidade técnica e essa parceria está sendo ótima, pois além de capacitá-los para uma profissão, faz com que se sintam úteis para a sociedade"
                   Disse o diretor geral do presídio, Glautom Pereira da Silva.

Remição de pena

                   Os presos participantes, além de contribuírem com a sociedade, obtêm remição da pena. Isto é, a cada três dias trabalhados, um é remido da sentença.

"Essa oportunidade de trabalho na fabricação das máscaras é muito positiva. Posso ajudar a minimizar a circulação desse vírus que está se expandindo pelo mundo, além de me auxiliar para que eu volte para a sociedade com um objetivo"
                   Afirmou o detento Adailton Pereira, de 43 anos.

                   Com Informações de:
TJMG - JOÃO PINHEIRO-MG.

UNAÍ-MG - Perguntas e Respostas sobre a Suspensão dos Contratos Temporários de Professores e Transporte Escolar

Perguntas e Respostas


                 Como são feitos os contratos temporários para prestação de serviço de professores e transporte escolar?
                 Os contratos são temporários, por prazo determinado, ou indeterminado, 30 dias, 60 dias, 180 dias, ou mais conforme a necessidade.

                 O contrato para o transporte escolar é para todo o ano letivo?.
                 Não. Não houve cancelamento de nenhum contrato. 

                 A Prefeitura Municipal de Unaí-MG cancelou os contratos com os professores contratados, e com o transporte escolar?                 
                 É interesse da Prefeitura que esses contratos sejam cumpridos, integralmente.
                 O que a Prefeitura fez, foi suspender temporariamente. 
Nossa procuradoria advertiu-nos da ilegalidade da prefeitura pagar por um serviço que não está sendo prestado. 
                 Assim que o serviço for prestado novamente, a Prefeitura vai pagar. 
                 Não podemos pagar “adiantado” pelo transporte escolar, como querem alguns. 

                 O Governo do Estado de Minas, por exemplo, suspendeu o repasse de sua parte do transporte escolar para os municípios mineiros. Pois o transporte não está sendo feito.

                 Imagine, se a Prefeitura Municipal de Unaí paga a alguma empresa prestadora do transporte escolar, e daqui uns dias essa empresa deixa de existir, e não pode prestar o serviço, a prefeitura vai ter que contratar de novo? 
                 A Prefeitura só pode pagar pelo serviço efetivamente prestado.


                 Quantos professores contratados a Prefeitura tem?

                 68 contratos temporários, por prazo determinado, ou indeterminado.
                 No entanto, houve suspensão de apenas 65 contratos, porque 3 professoras são gestantes.

                 E do transporte escolar, são quantos contratos?
                 Temos mais de 150 linhas escolares.
                 É necessário ficar bem claro, que não houve cancelamento, nós contratamos o transporte escolar para todo o ano letivo, que pode se estender até Janeiro do ano que vem. Então haverá transporte escolar para todo o ano letivo, e esses prestadores do serviço de transporte escolar vão receber por todo o ano letivo.

                 Então todos os contratos serão cumpridos?
                 Sim, no que depender da Prefeitura, todos os contratos serão cumpridos e pagos integralmente, mediante comprovação da efetiva prestação do serviço, assim que as aulas retornarem, que torcemos seja breve.

                 Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Justiça condena ex-prefeito de Unaí por improbidade administrativa

Político descumpriu acordo com Ministério Público e realizou contratações inconstitucionais.


                 O ex-prefeito de Unaí-MG Antério Mânica, condenado por improbidade administrativa, terá seus direitos políticos suspensos durante três anos e deverá pagar multa aos cofres públicos. Ao longo de seu mandato, o político realizou mais de 700 contratações temporárias, descumprindo a legislação.

                 A decisão é da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, que manteve o entendimento da 1ª Vara Cível da comarca, no Noroeste de Minas.

                 O Ministério Público Estadual - MPMG relata que, em Outubro de 2006, o então prefeito de Unaí-MG firmou um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC para a realização de concurso público no período de seu mandato no cargo.

                 No documento estava acordada a rescisão de contratos temporários ilegais, visando regularizar a situação dos servidores do município, em cumprimento da norma constitucional.

                 Entretanto, após a realização do concurso e sua efetiva homologação, o administrador público prosseguiu realizando contratações temporárias de servidores.

                 De acordo com a denúncia, no período de validade do concurso, o Município de Unaí contratou 758 pessoas nessas condições, descumprindo a Constituição Federal. Para o Ministério Público, o prefeito violou o direito constitucional de os candidatos aprovados serem nomeados.

                 O Ministério Público requereu, então, que o administrador indenizasse os cofres públicos por dano moral coletivo, no valor de R$100.000,00. Além disso, o órgão solicitou a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos do gestor, por cinco anos.

Sentença

                 Na Comarca de Unaí, o juiz Claudio Roberto Domingues Junior sentenciou Antério Mânica à suspensão dos direitos políticos por três anos. Além disso, o réu deverá pagar multa civil correspondente a cinco vezes o valor da última remuneração recebida em 2011.

                 Ainda de acordo com a decisão, se o ex-prefeito estiver exercendo alguma função pública no momento do trânsito em julgado da sentença, ele deverá ser automaticamente exonerado do cargo.

Recurso

                 O ex-prefeito recorreu, alegando que a legislação municipal, à época dos fatos, dava respaldo às contratações por prazo determinado para os cargos de motorista e de auxiliar de serviços gerais.

                 Esses postos foram destinados para a prestação de serviços em áreas rurais, algumas localizadas a 70 km de distância da sede da unidade federativa, circunstância que se enquadrava na excepcionalidade disposta no inciso V do art. 3º, da Lei Municipal 2.492/2007.

                 A defesa também argumentou dificuldades do Município de Unaí para, através de concurso público, prover as funções públicas necessárias, seja em razão de sua vasta extensão territorial, seja em razão da falta de inscrição e aprovação, em número suficiente, de pessoas qualificadas para as atribuições.

                 O então chefe do Executivo Municipal afirma que tentou, por várias vias, inclusive por meio da assinatura de TAC, resolver e corrigir problemas do quadro de pessoal do Município de Unaí que se arrastavam havia anos.

                 Alegando a ausência de má-fé nas contratações temporárias, sustentou que visava apenas à melhora da situação do funcionalismo da prefeitura ao final de sua gestão.

Decisão

                 Para o relator do recurso, desembargador Leite Praça, o réu, visando dar continuidade às contratações por prazo determinado, cuidou de promover alteração na legislação local, com a clara intenção de conferir aparente condição de legalidade para atos ilegais e ilícitos, o que reforça o dolo em questão.

                 Em relação à dificuldade de prover funções públicas através de concurso público, pela extensão do território e inexistência de candidatos, o magistrado pontuou que a comparação entre o baixo número de vagas ofertadas para diversos cargos cujas funções foram desempenhadas posteriormente por contratados e o grande número de classificados, excedentes à oferta de postos, demonstra ser inverídica a alegação.

                 Logo, ficou mantido o entendimento da Justiça de Primeira Instância. Acompanharam o voto os desembargadores Versiani Penna e Carlos Henrique Perpétuo Braga.

                 Confira a movimentação processual  AQUI.
                 Leia na íntegra o acórdão, AQUI.

                 Com Informações de
TJMG - UNAÍ-MG.

JANUÁRIA-MG - Grávida cancela chá de fralda por causa do isolamento social e amigos fazem 'charreata' surpresa


'Charreata do baby Lucas' foi em Januária-MG; amigos ornamentaram a entrada da casa da gestante, colocaram bolo e presentes, e passaram na rua de carro. Vídeo repercutiu nas redes sociais com milhares de visualizações: 'Recebi mensagens de pessoas de várias partes do país emocionadas'.


                Bolo e decoração com balões e pipas. O chá de fralda do pequeno Lucas já estava programado para o dia 25 de Maio, data de aniversário de 31 anos, da mãe Ana Paula. O evento precisou ser cancelado por conta do período de isolamento social, mas um grupo de amigos resolveu improvisar e fez uma surpresa para a gestante. Eles ornamentaram a entrada da casa dela, colocaram bolo, presentes e passaram de carro pela rua.

                A ‘Charreata do baby Lucas’ foi em Januária-MG, no Norte de Minas, e todas as pessoas que estavam na lista de convidados do chá participaram do momento. Os detalhes foram pensados com muito carinho pelas amigas de Ana Paula. Elas tem um grupo nas redes sociais ‘Bem Amigas’ e, antes da quarentena, se reuniam toda semana. As 10 amigas colecionam muitos momentos inesquecíveis juntas, já fizeram viagens e várias confraternizações.

“Nós sempre estamos juntas e não nos encontramos desde março. Ana Paula estava desanimada por não poder fazer o que planejou e achamos uma forma de ajudá-la. Foi muito emocionante, no mundo que estamos vivendo as pessoas não estão valorizando amizades verdadeiras, e o que existe entre nós é amor e cumplicidade”
                Disse a amiga Paula de Oliveira Azevedo.


                Para fazer com que Ana Paula saísse na porta de casa sem desconfiar de nada, as amigas inventaram que ela participaria de uma propaganda.

“Uma das nossas amigas tem um supermercado e disse que entregaria algumas esfirras para a Ana Paula, e pediu que ela saísse na porta arrumada para receber porque seria filmada para uma propaganda do estabelecimento”
                Conta Paula.

                Ao abrir o portão de casa, a grávida deparou com a amiga filmando e os carros que já estavam enfileirados começaram a passar fazendo um buzinaço.

“Eu não desconfiei de nada e demorei para cair a ficha depois que saí no portão. Fiquei muito emocionada, elas fizeram tudo como eu programei, mas de uma forma mais emocionante”
                Disse a grávida Ana Paula Braz.

                O chá de bebê, assim como a gravidez, foram planejados por Ana Paula e o marido Wagner. Eles são casados há oito anos e sonhavam em ter um segundo filho. O primeiro filho do casal Pedro, está com quatro anos.

“Eu engravidei em outubro e já estava tudo programado, o chá, a decoração do quarto, o enxoval, mas tivemos que reinventar. Nunca imaginei que iria passar por isso e estava frustrada por ter cancelado o chá, porque era um momento de reunir os amigos para confraternizar. Realmente, eu não esperava por essa surpresa, mesmo com o isolamento há outras formas de ressignificar os encontros e demonstrar amor e carinho”.


Repercussão

                A emoção de Ana Paula foi filmada pela amiga e o vídeo repercutiu nas redes sociais. A trilha sonora ‘Amigo Velho’, do Grupo Fala Mansa, foi escolhida para mostrar a importância dos laços de amizades.

“Nós arrumamos um carro de som que passaria a música no momento da ‘charreata’, mas cancelamos essa ideia por medo de haver denúncias sobre aglomeração. Passamos pela rua buzinando e depois editamos o vídeo com a música, e postamos na internet”
                Conta a amiga, Paula Azevedo.

                O vídeo teve milhares de visualizações e foi compartilhado pelo vocalista do Fala Mansa nas redes sociais, com a legenda ‘Quem tem amigo, tem tudo’.

“Estou recebendo mensagens de pessoas de várias partes do país emocionadas. Acho que as pessoas estão precisando de mais amor nesse período de isolamento. Amizade pra mim é tudo e estou vendo ainda mais o poder das amizades nesse período que estamos passando”
                Afirma Ana Paula Braz.

“Nunca imaginamos que isso tomaria uma proporção tão grande. Acho que o mundo está carente de situações como essa. Acho que tudo na vida tem um propósito e tudo que está acontecendo, vai nos fazer valorizar mais o amor ao próximo, a família e a relação com Deus”
                Disse Paula Azevedo.

Mudanças de planos

                Ana Paula conta que planejou cada momento que viveria à espera do Lucas, mas precisou reinventar tudo por conta do isolamento social.

“Estou comprando o enxoval pela internet e as fotos de gestante, eu tive que fazer dentro de casa, pela janela do quarto e da sala”
                O ensaio foi no início do mês e a fotógrafa ficou do lado de fora da casa, usando máscara e luvas.


                Os pais dela também precisaram chegar mais cedo para acompanhar o nascimento do neto. Eles moram em São Francisco-MG e estão isolados na casa de Ana Paula, desde o mês de Março.

“Eu não deixo eles saírem de perto de mim, meus pais vieram sem previsão de retorno para garantir que vão estar comigo quando o Lucas chegar”.

                O parto está previsto para acontecer a partir do dia 23 de Junho e Ana Paula já sabe o que quer ensinar de mais importante para o filho.

“Espero que ele nasça em um mundo melhor, com mais amor e empatia. Sempre vou reforçar para o Lucas e para o meu outro filho o valor da amizade”.

                Com Informações de: G1.

LAGOA FORMOSA-MG - Presidente da Câmara Municipal esfaqueia homem em bar


                Na noite desta Terça-feira (200421), o Presidente da Câmara de Vereadores, da cidade de Lagoa Formosa-MG, Rodrigo de Lima Braga, 42 anos, mais conhecido como “Rodrigo Peixe”, esfaqueou um homem de 31 anos. O crime aconteceu em um bar Avenida Manoel Soares, Bairro Planalto.

                De acordo com o Boletim de Ocorrência, testemunhas relataram que o vereador se aproximou e começou a conversar com vítima, Douglas Renato dos Santos. Em certo momento, o vereador jogou um copo no chão e depois desferiu um golpe de canivete na vítima.

                O vereador entrou no carro e fugiu em direção a uma estrada vicinal, no sentido Lagoa Formosa ao Distrito Monjolinho. Uma testemunha socorreu a vítima para o Hospital Municipal consciente e com uma perfuração na região da barriga com sangramento.

                Após receber os primeiros atendimentos, Douglas foi transferido para o Hospital Regional em Patos de Minas-MG onde passou por uma cirurgia. Testemunhas que foram ouvidas no local, não souberam informar o que levou o vereador a praticar o crime. 
                A Polícia Militar segue fazendo os rastreamentos para tentar localizar o vereador.

                Com Informações de: Correio Regional.


BRASÍLIA DE MINAS-MG - Polícia Federal prende homem e mulher com R$ 3.500,00 em notas falsas

Essa é a terceira ocorrência desse tipo em menos de 15 dias, as outras foram registradas em Luislândia e Três Marias. Foram feitas prisões nas três.


                A Polícia Federal prendeu um homem e uma mulher com R$3.500,00 em cédulas falsas nesta Segunda-feira (200420) em Brasília de Minas-MG. A ação contou com o apoio da Polícia Militar
                Essa é a terceira ocorrência desse tipo em menos de 15 dias.


                Segundo a Polícia Federal, o servidor público, de 36 anos, e a auxiliar de serviços gerais, de 42 anos, adquiriam as notas por meio de uma rede social. Eles foram flagrados no momento em que recebiam o falso dinheiro na Agência dos Correios.

                Os dois foram levados pela Polícia Militar para a delegacia da Polícia Federal, em Montes Claros-MG. Eles responderão pelo crime de moeda falsa, que tem pena máxima de 12 anos.

Luislândia-MG


                Na Quarta-feira (200415), policiais federais já haviam prendido dois homens, de 18 e 19 anos, pelo crime de moeda falsa. Segundo a Polícia Federal, eles adquiriram R$1.000,00 em cédulas falsas por meio de aplicativo de mensagens na internet.

Três Marias-MG


                No dia 200410, o G1 noticiou a prisão de um homem de 28 anos em Três Marias-MG com 15 cédulas de R$100,00 falsificadas
                A prisão foi feita pela Polícia Federal com apoio da Polícia Civil e e da Polícia Militar.

                Segundo as informações divulgadas pela Polícia Federal, as investigações começaram há 90 dias, após a identificação de que ele iria receber uma grande quantidade de notas falsas. A Polícia Federal afirmou que essa foi a maior apreensão de moeda falsa já feita na cidade. 
                Os policiais encontraram ainda pinos de plástico.

                O homem passou por exame de corpo de delito e foi levado para o Presídio de Três Marias.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS