PESQUISA NESTE SITE:

29 agosto 2019

PLANALTINA-DF - Suspeito de matar funcionária do MEC confessou assassinato de outra mulher

Segunda vítima seria Genir Pereira de Sousa, que desapareceu em Junho. Uma terceira mulher procurou delegacia para denunciar Marinésio dos Santos Olinto.


                 A Polícia Civil do Distrito Federal - PCDF informou, nesta Segunda-feira (190826), que o suspeito de matar a advogada e funcionária do Ministério da Educação - MEC, Letícia Sousa Curado Melo, de 26 anos, confessou outro assassinato.

                 Segundo a corporação, Marinésio dos Santos Olinto, de 41 anos, admitiu ser o responsável também pela morte de Genir Pereira de Sousa, de 47 anos. A empregada doméstica desapareceu no dia 2 de Junho e o corpo dela foi encontrado dez dias depois.

                 A informação foi confirmada pela delegada Jane Klébia, da 6ª Delegacia de Polícia - Paranoá, que investiga a morte de Genir
                 O corpo dela foi localizado em uma região entre Planaltina-DF e o Paranoá-DF.

                 Assim como Letícia, Genir foi vista pela última vez enquanto caminhava até uma parada de ônibus. Câmeras de segurança flagraram o momento em que a empregada doméstica deixava a casa da patroa, no Paranoá.

                 A patroa de Genir é dona de uma pizzaria e foi quem comunicou o sumiço da empregada. Segundo a empresária, em 15 anos de trabalho, Genir nunca havia faltado sem avisar.

Outro caso


                 Durante a tarde desta Segunda-feira, uma mulher de 23 anos procurou a delegacia para denunciar Marinésio dos Santos Olinto. Ela disse que reconheceu o homem, e o carro dele, depois que viu imagens, por causa da morte de Letícia.

                 A mulher contou que foi abordada pelo suspeito no dia 11 de agosto. 
                 Segundo a Polícia Civil, a vítima contou que voltava do trabalho por volta de 21:30 horas, quando Marinésio se apresentou como "motorista de transporte pirata".

                 Segundo o delegado Fabrício Augusto Paiva, da 31ª Delegacia de Planaltina, o suspeito repetiu a conduta adotada com Letícia e Genir
                 No meio do caminho, ele teria assediado a vítima sexualmente.

"Ele falou pra vítima que iria levá-la para o Morro da Capelinha."

                 A jovem disse que conseguiu abrir a porta do carro e pulou, com o veículo em movimento.

Morte de Letícia Sousa

                 O corpo da advogada Letícia Sousa foi encontrado nesta Segunda-feira (190826). A jovem estava desaparecida desde Sexta-feira (190823), quando saiu para o trabalho, por volta das 07:00 horas.

                 Funcionária do Ministério da Educação - MEC e moradora de Planaltina-DF, ela foi vista, por meio de câmeras de segurança, entrando em uma caminhonete que pertence a Marinésio dos Santos Olinto.

                 O homem, segundo a Polícia Civil, confessou o crime. Ele disse que matou a vítima porque ela se recusou a manter relações sexuais. 
                 Marinésio, que levou os policiais até o local onde estava o corpo, contou que enforcou Letícia.

                 Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Homem quebra porta de vidro no Senado e é detido com armas de choque

Caso ocorreu nesta Quinta-feira (190829). 
Segundo testemunhas ele 'parecia alterado e queria entrar'.


                   Um homem foi detido por policiais legislativos após quebrar uma porta de vidro na chapelaria do Senado Federal, na tarde desta Quinta-feira (190829). Segundo testemunhas, "ele aparentava estar alterado e dizia que queria entrar no prédio".

                   Câmeras de segurança da Casa gravaram o momento em que o homem, identificado como Victor Rafael Herzog Pinto Neves, de 34 anos, usa a barra de ferro para quebrar a porta. 
                   Em seguida, ele é abordado por seguranças e os desafia.

                   Um outro vídeo enviado à reportagem registra o instante em que o homem é contido pela Polícia Legislativa, com armas de choque, conhecidas como tasers.

                   Após ser atingido, o homem cai no chão. Alguns segundos depois, ele retira os aparelhos de choque do corpo. Antes que consiga se levantar, policiais o algemam e o levam.

                   O vídeo foi enviado à reportagem por Jean Hernani Guimarães Vilela, assessor da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP)
                   Ao fim da gravação, a parlamentar aparece também filmando a cena.

                   Ao G1, testemunhas afirmaram que o homem "se revoltou após ser informado de que não poderia entrar na Casa sem agendamento".

                   A barra de ferro, usada para quebrar o vidro, serve para demarcar filas. Durante a tarde, a porta foi substituída por tapumes.


                   Ao G1, o Senado confirmou que "por volta das 14:00 horas, policias legislativos detiveram um homem que tentou invadir as dependências do Senado Federal".

                   Segundo a Casa, "após danificar o patrimônio público e voltar-se contra os policias, foi necessário o uso de equipamento não letal (taser), de acordo com a melhor doutrina de uso progressivo de força".

                   O Senado afirma que "os procedimentos legais estão em andamento e ainda não há detalhes sobre o caso".


                   Com Informações de: G1.

MONTE AZUL-MG - Polícia desarticula grupo que atuava com o tráfico de drogas em Minas

Foram expedidos 44 mandados judiciais na Operação Tabernam que está sendo realizada pela Polícia Civil em Monte Azul; traficantes vendiam drogas pela internet e em bares da cidade.



                  A Polícia Civil realiza a Operação Tabernam de combate ao tráfico de drogas em Monte Azul-MG, no Norte de Minas, na manhã desta Quinta-feira (180929). Foram expedidos 44 mandados judiciais e, até 10:00 horas, 17 pessoas já haviam sido presas e quatro adolescentes detidos. A operação está em andamento e a polícia apreendeu maconha, cocaína e dinheiro.

                  Segundo o delegado, Eujecio Coutrim Lima Filho as investigações começaram há aproximadamente três meses e o serviço de inteligência descobriu que um dos traficantes anunciava a venda das drogas pela internet.

“Ele vendia os entorpecentes em uma página nas redes sociais. As drogas eram comercializadas na cidade e para traficantes que levavam para a zona rural. Dois bares também funcionavam como pontos principais de venda e foram interditados. Os proprietários foram presos e um deles é apontado como um dos líderes do esquema”
                  Explicou.

                  Ainda segundo o delegado, o homem teria comprado um sítio, uma casa e dois carros com o dinheiro das vendas das drogas.
“Nós representamos pelo sequestro dos bens e os imóveis e os veículos foram interditados e estão a disposição da Justiça. Esse grupo agia na região a bastante tempo”
                  Disse.

                  A ação conta com apoio da Polícia Militar e os presos estão sendo levados para a delegacia da cidade.

                  Com Informações de: G1.

LUISLÂNDIA-MG - Rapaz é preso por cultivar pés de maconha no quintal de casa

Polícia Militar chegou no imóvel após denúncias e apreendeu seis pés da droga em um canteiro.

                     Um rapaz de 18 anos foi preso por cultivar pés de maconha no quintal de casa em Luislândia-MG, no Norte de Minas, nesta Quinta-feira (190829). 
                     A polícia fazia uma operação e recebeu uma denúncia sobre a plantação no imóvel, que fica no Centro da cidade.

                     O avô do rapaz permitiu a entrada dos policiais e foram apreendidos seis pés de maconha plantados em um canteiro, adubado e molhado. O rapaz confessou ser dono da droga e disse que estava plantando para consumo pessoal.

                     Os pés de maconha e o jovem foram encaminhados à Delegacia de Januária-MG
                     Ele não tinha passagem pela polícia.

                     Com Informações de: G1.

MIRABELA-MG - Procon apreende 660 quilos de carne de origem clandestina

Cinco dos 13 açougues fiscalizados estavam vendendo carne oriunda de abatedouros e frigoríficos que não são fiscalizados pelas autoridades sanitárias.


                   Seiscentos e sessenta quilos de carne de origem clandestina foram apreendidos durante a 6ª fase da Operação Carne Segura em Mirabela-MG

                   De acordo com um balanço divulgado nesta Quarta-feira (190828), cinco dos 13 açougues fiscalizados estavam vendendo carne oriunda de abatedouros e frigoríficos que não são fiscalizados pelas autoridades sanitárias.

                   A fiscalização ocorreu entre os dias 23 e 26 deste mês e foi realizada pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Minas Gerais - Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público - MPMG, e contou ainda com o apoio da Polícia Militar e do Instituto Mineiro de Agropecuária.

"Antes das fiscalizações, o Procon-MG realizou audiência pública e diversas reuniões com os setores integrantes da cadeia produtiva da carne em Mirabela, esclarecendo a todos os comerciantes locais sobre a importância de apenas exporem à venda carne de origem inspecionada pelas autoridades sanitárias”
                   Afirma uma nota divulgada pelo MPMG

                   Dois proprietários de açougues foram conduzidos à delegacia pela prática de crime contra as relações de consumo por expor à venda produto impróprio ao consumo.

                   Ainda de acordo com o MPMG, foram fiscalizados também, em Glaucilândia-MG, um supermercado e uma fazenda, suspeita de realizar o abate clandestino dos animais. 
                   Nenhuma irregularidade foi encontrada.

"Sempre devemos adquirir carne de origem inspecionada pelas autoridades sanitárias. Pergunte no açougue ou supermercado de que abatedouro ou frigorífico provém o produto. Isso é essencial para proteger a saúde do consumidor e de sua família de várias doenças”
                   Orienta Felipe Caires, o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor em Montes Claros-MG, Felipe Caires.

                   Caires ainda alerta que a venda de carne clandestina é infração sanitária e configura prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor

                   Além disso, esse tipo de comércio também configura crime contra a ordem tributária, segundo a Lei 8.137, com pena de dois a cinco anos de detenção ou multa.

“Por esse motivo, açougueiros e supermercadistas somente podem revender carne proveniente de abatedouros ou frigoríficos legalizados, sob pena de serem multados, terem as mercadorias apreendidas e até mesmo serem presos”
                   Destaca.

                   O MPMG informou ainda que o Procon-MG e a Secretaria Estadual da Saúde pretendem organizar uma capacitação voltada para açougueiros no Norte de Minas sobre as novas disposições da Resolução 6.693/2019, que estipulou o regulamento técnico de boas práticas para o comércio varejista de carnes em Minas Gerais.

                   Com Informações de: G1.

ITAMARANDIBA-MG - Foragido da Justiça por latrocínio apresenta nome falso para tentar evitar prisão

Homem foi abordado pela Polícia Militar na área central da cidade. Segundo a PM, latrocínio ocorreu na zona rural de Coluna-MG, em 27 de Julho deste ano.


                     Um foragido da Justiça por latrocínio foi preso depois de se apresentar com um nome falso durante uma abordagem da Polícia Militar. A prisão aconteceu no momento em que uma equipe fazia patrulhamento pela área central de Itamarandiba-MG nesta Terça-feira (190827). 
                     O jovem de 21 anos, que tem ainda passagens por furto e roubo, foi levado para a Delegacia da Polícia Civil da cidade.

“Ele tentou se passar outra pessoa, mas tínhamos recebido fotos dele, que já estava sendo procurado. No momento da abordagem, nós o reconhecemos e mostramos a imagem”
                     Explica o tenente Thiago Henrique Santos Caldeira. O preso é natural de Glaucilândia-MG e estava em Itamarandiba há uma semana, na casa de uma tia.

                     O tenente fala que o jovem é investigado por matar uma mulher de 41 anos, em 27 de julho deste ano, na zona rural de Coluna-MG; um adolescente também participou do crime. Eles roubaram a casa dela e a mataram com um golpe de faca.

Sobre o crime

                     Segundo as informações da Polícia Militar, o rapaz entrou na casa da vítima para cometer o roubo, enquanto o menor ficou do lado de fora conversando com ela, com o objetivo de distrai-la. O adolescente já havia roubado R$600,00 da mulher anteriormente.

                     Ao suspeitar de um barulho, ela entrou no imóvel e foi agredida pelos dois com chutes e pontapés. Em seguida, a vítima foi esfaqueada no pescoço.

                     Durante as buscas no dia do crime, os militares apreenderam o adolescente, que confessou ter cometido o latrocínio e apontou quem seria o comparsa dele. 
                     Alguns pertences da mulher também foram recuperados com ele.
                     Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Profissionais do artesanato agora estão ainda mais capacitados

Nesta Quarta-feira (190828), foi realizada no SEBRAE, a palestra “Um universo chamado artesão”


                  Nesta Quinta-feira (190829), também no SEBRAE de Unaí-MG, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre temas como: Carteira do artesão, editais, identidade cultural e comercialização.

                  Luiz Augusto Pianetty, Vice-presidente da Federação do Artesanato de Minas Gerais, foi quem ministrou a palestra e conduziu as atividades, veio a convite da presidente da Associação dos Artesãos de Unaí, Lilian Vieira.


                  Em entrevista com a equipe, Luiz Augusto Pianetty ressaltou a importância desse tipo de atividade e parabenizou a prefeitura: 

“é um privilégio estar numa cidade cujos gestores públicos têm sensibilidade e um olhar voltado para o artesanato e o artesão da sua cidade”

                  A atividade foi organizada pela Associação dos artesãos de Unaí e teve apoio do SEBRAE, e da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Turismo - SECTUR



                  Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

PATOS DE MINAS-MG - Motociclista é encaminhado a UPA depois de se chocar contra carro

Ele caiu ao solo, foi atendido por uma ambulância do SAMU e posteriormente encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Jardim Peluzzo.


                Um acidente foi registrado pela Polícia Militar no início da manhã desta Quinta-feira (190829) em Patos de Minas-MG
                A condutora do veículo parou para esperar outro carros passarem e o motociclista acabou se chocando contra a porta traseira do carro. Ele caiu ao solo, foi atendido por uma ambulância do SAMU e posteriormente encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Jardim Peluzzo.

                O acidente aconteceu por volta de 12:00 horas na Avenida Ivan Borges Porto no Bairro Jardim Centro

                De acordo com a Polícia Militar, uma condutora de 23 anos segui pela Rua Augusto Gomes Branquinho em um FIAT Pálio quando entrou na Avenida Ivan Borges Porto. Ela seguiu até a divisa das duas pistas e parou o carro para esperar outros carros passarem. Neste momento, um motociclista que descia pela avenida sentido ao Córrego do Monjolo se chocou contra a porta traseira do veículo.
                Com o impacto da batida, o condutor da moto de 18 anos caiu ao solo e sofreu escoriações nos braços e nas pernas. 


                Uma ambulância do SAMU foi acionada e ofereceu os primeiros socorros a ele. O jovem também reclamava de dores na região da cabeça. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Jardim Peluzzo para receber atendimento médico.

                A motocicleta ficou com a frente danificada e o carro com a porta traseira bastante amassada. Todas as documentações estavam em dia e os veículos foram liberados. A Polícia Militar orienta aos condutores para que tenham mais atenção ao trânsito e pratiquem sempre a direção defensiva.


 
                Com Informações de: Patos Hoje.

MONTES CLAROS-MG - Homem morre após cair de penhasco com 30 metros de altura

Testemunhas disseram que ele catava materiais recicláveis quando caiu. Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso.


                  Um homem morreu após a cair de um penhasco de 30 metros de altura no Bairro Bela Paisagem, em Montes Claros-MG, nesta Quarta-feira (190828). 
                  A Polícia Civil investiga o caso.

                  Segundo as informações da Polícia Militar, testemunhas que estavam na parte de cima do morro disseram que Admilson Cardoso Ribeiro catava materiais recicláveis quando caiu. Algumas pessoas que estavam na parte de baixo, falaram que viram a queda e foram até o local, mas o homem já aparentava estar sem vida.

                  Ainda de acordo com a PM, o SAMU foi chamado e um médico confirmou o óbito. A perícia da Polícia Civil esteve no local, realizou os trabalhos e liberou o corpo para uma funerária.

                  Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Prefeito Municipal busca junto ao INCRA nacional a solução para a falta de água nos assentamentos


                O assunto foi tratado pelo prefeito Branquinho, na tarde da Terça-feira (190820), (divulgada à população apenas nesta Quinta-feira (190829)), diretamente com Dougmar Nascimento das Mercês, atual Diretor Nacional de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos em Unaí-MG.

                O prefeito iniciou fazendo referência ao quanto é difícil para os assentados esse período da seca, onde, tanto pessoas, quanto os “animais de criação” sofrem com a falta d´água.

                Branquinho disse:
“A prefeitura ajuda, na medida do possível. São vários caminhões pipas que socorrem os assentados nesse período.

No ano passado compramos algumas 'carretas pipas' com dinheiro da prefeitura mesmo, e cedemos para alguns assentamentos, mas só isso não é suficiente, eles precisam de água na porta de casa”.


Problemas no acordo de cooperação com o INCRA

                Branquinho disse ao diretor Dougmar, sobre a expectativa que se criou no ano passado, de que o INCRA repassasse para Unaí em torno de um milhão de reais para serem investidos na recuperação de estradas, o dinheiro nunca veio.

                Um outro problema, disse o prefeito, é referente ao termo de cooperação para fornecimento de água a 14 Assentamentos Agrários em Unaí
                São Pedro Cipó
                Curral do Fogo
                Boa União
                Campo Verde
                Estrela Guia
                Forestan Fernandes
                Jiboia
                Santa Marta
                Menino Jesus
                Santa Clara/Furadinho
                Brejinho
                José Ribamar
                Barreirinho
                São Miguel.

                O Prefeito informou que a Prefeitura fez um projeto aprovado pelo INCRA, que forneceria 23.250 tubos de 50 mm, 30 caixas d´água de 500 litros e 510 hidrômetros.

                No entanto, o INCRA entregou apenas 2.598 tubos de 50 mm. 
                Não entregou as caixas d´água, e também não entregou os hidrômetros.

                O INCRA também fez uma alteração no projeto, sem anuência da prefeitura. E entregou 11.416 tubos de 32 mm.

                Os técnicos da prefeitura, desaconselham a utilização desses tubos de 32 mm para rede mestra, alegam com o aval do SAAE, que são muito finos e inadequados para esse fim.

O INCRA não tem dinheiro

                O diretor do INCRA Dougmar perguntou ao prefeito, que solução que ele via, o prefeito então propôs:

1) – Pediu ao Incra para entregar as caixas d´água previstas no projeto, os hidrômetros e a quantidade correta dos tubos de 50 mm.

                Em reposta, o diretor disse que isso seria impossível, pois o INCRA não tem orçamento para esse fim, indagou se teria mais alguma sugestão.

2) – O prefeito indagou sobre a possibilidade do INCRA utilizar algum instrumento jurídico administrativo e doar esses canos para a prefeitura instalar nos assentamentos.

                O diretor também informou não haver possibilidade, pois não há previsão legal de repasse desse patrimônio nessa condição.

                O prefeito fez questão de mostrar sua preocupação com a impossível futura prestação de contas desse Termo de Cooperação. Pois os bens nele previstos não foram entregues a Unaí. Como comprovar isso perante o Tribunal de Contras e outros órgãos?

                Branquinho informou ter recomendação dos técnicos da Prefeitura, para não usar os tubos, pois é certeza de problema na futura prestação de contas. O prefeito foi aconselhado a cancelar o convênio e devolver os tubos.

“Eu não posso usar esses tubos e colocar uma corda no meu pescoço, já que o INCRA não pode completar a entrega para a completa execução do projeto, o jeito vai ser devolver”
                Disse o prefeito Branquinho.


Novos Projetos

                Na manhã da última Quarta-feira (190821), o prefeito Branquinho já chamou os técnicos da prefeitura, narrou o ocorrido na reunião, pediu para providenciarem a burocracia necessária para devolução dos canos, e elaboração de novos projetos completos.

                O prefeito disse que há alguns poços artesianos perfurados no município, mas não tem bomba, nem caixa d´água, é pra fazer esse levantamento.

“Vamos ver se com dinheiro da Prefeitura mesmo podemos fazer os projetos de captação de água para esses 14 (quatorze) assentamentos. 

E para mais alguns assentamentos que passam pelo mesmo problema. Hoje a prefeitura já gasta muito dinheiro para atendê-los com água nos caminhões pipas, vamos fazer um esforço maior e viabilizar a água encanada com dinheiro da prefeitura mesmo”
                Finalizou o prefeito. 

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

FRANCISCO SÁ-MG - Caminhão carregado com coco tomba na BR-251

Motorista sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao hospital de Francisco Sá pelo SAMU. A carga ficou espalhada na pista e foi saqueada.


                      Um caminhão carregado com coco tombou na BR-251 na manhã desta Quarta-feira (190828). Segundo informações do SAMU, o motorista de 30 anos perdeu o controle da direção enquanto passava pela Serra de Francisco Sá-MG e tombou na pista. Ele sofreu escoriações e foi encaminhado para o Hospital de Francisco Sá.

                      A PRF informou que a rodovia ficou parcialmente interditada por cerca de uma hora no sentido Salinas-MG à Montes Claros-MG
                      A carga de coco ficou espalhada na pista e foi saqueada.

                      Quando os policiais chegaram no local do acidente, o motorista já tinha sido socorrido por uma equipe do SAMU
                      A PRF não soube informar qual era o destino da carga.

                      Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS