PESQUISA NESTE SITE:

14 julho 2017

BRASÍLIA DE MINAS-MG - Homem furta equipamentos da Unimontes e esconde material em quarto de hotel,

Autor de 36 anos invadiu campus da Unimontes e roubou computador, televisão, teclados e câmeras; ele foi preso nesta sexta-feira (14).


               Um homem 36 anos foi preso, nesta Sexta-feira (170714), após furtar aparelhos eletrônicos no Campus da Unimontes, em Brasília de Minas-MG. O crime foi na tarde dessa Quinta-feira (170713). O autor foi identificado e confessou que guardou parte dos materiais furtados em um quarto de hotel, no Centro da cidade.

               Segundo a Polícia Militar, ele invadiu o espaço onde são ministrados cursos do Uaitec, programa do governo estadual, e fugiu levando computador, televisão, teclados e câmeras. Após o crime, o autor vendeu a televisão para um morador da cidade. 
               A polícia foi até a casa dele e o homem afirmou ter comprado o aparelho por R$1.500,00, mas disse não saber que se tratava de produto roubado.

               Os dois foram encaminhados à delegacia e o comprador foi ouvido e liberado. Os materiais foram recuperados.

               De acordo com a pró-reitoria de planejamento e gestão, a Unimontes cede o espaço para os cursos da Uaiteec. A pró-reitoria afirma ainda que vê o caso como um fato isolado, mas irá apurar a ocorrência junto à polícia para evitar casos semelhantes.

               Com Informações de: G1.


UNAÍ-MG - Noroeste é única região de Minas sem Hospital Regional

Todas as regiões do Estado de Minas Gerais possuem Hospital Regional. A exceção é a Região Noroeste.


               Neste pedaço de Minas, os Hospitais que existem em Unaí-MG, Paracatu-MG e João Pinheiro-MG são municipais, ou seja, mantidos quase totalmente com recursos dos municípios. 

               Em razão de sua posição geográfica, Unaí arca com prejuízo financeiro maior (que os outros dois) pela demanda de municípios vizinhos que é obrigado a atender. 

               Material demonstrativo dessa situação foi entregue pelo prefeito José Gomes Branquinho ao governador Fernando Pimentel, em mãos. 

               O prefeito de Unaí também quer apresentar o material para o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, e pedir providências para a construção de um hospital regional no noroeste e destinação de verbas para melhorar o setor nos municípios. 
               A manutenção da estrutura e dos profissionais do hospital regional é de responsabilidade do Estado.

               Mesmo havendo três hospitais municipais no Noroeste de Minas, Unaí paga o preço mais alto, em razão de sua localização geográfica. O prefeito Branquinho explica: 

"Desses três, Unaí é o que mais sofre. 
João Pinheiro está numa extremidade da região, e muitos municípios próximos (a João Pinheiro) procuram Patos de Minas, onde o hospital é regional (do Estado). 
Os municípios próximos a Unaí demandam atendimento aqui. 
Paracatu sofre menos, porque está no meio (entre Unaí e João Pinheiro), e fica em situação mais confortável".


               Em 2016, Unaí destinou 42% da receita do município para custeio da saúde. Do total de R$60.000.000,00 gastos, 80% foram recursos provenientes do município, 7% do Estado e 3% da União. 

"Isso não pode continuar desse jeito. 
Esse gasto maior, institucionalmente, deveria ser do Estado e da União. 
De acordo com a Constituição federal, a referência de gasto com a saúde municipal é 15%, mas Unaí gastou quase três vezes mais no ano passado. Isso é muito"
               Desabafou Branquinho, lembrando que a responsabilidade constitucional do município refere-se ao atendimento básico de saúde: manter em funcionamento os postos de saúde e o programa de saúde da família. 

               Em obediência a essa determinação, Unaí deveria ter cobertura integral de PSF, entretanto, somente metade da população é coberta pelo Programa de Saúde da Família.

"Não conseguimos cumprir com nossa obrigação institucional. 
Não conseguimos oferecer PSFs a toda a população, porque parte significativa dos recursos públicos do município são direcionados para o Hospital Municipal. 
O Hospital Municipal funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. 
Não para nunca. 
Dos 30.000.000,00 gastos no hospital municipal ano passado, 27.000.000,00 foram dinheiro do município. 
O resto, menos expressivo, foi repasse do Estado de Minas e da União"
               Explica o prefeito.

               Para se ter uma ideia, quase metade das crianças que nascem na maternidade do Hospital Municipal de Unaí pertence aos municípios vizinhos. Branquinho, porém, não culpa os vizinhos (pactuados com Unaí) pelo gargalo na saúde unaiense. 


"Os pacientes dos municípios vizinhos não têm nada com isso. 
Eles são mal servidos lá. 
Os municípios não têm estrutura para tratar os pacientes deles. 
Isso é uma deficiência do Estado, que deveria estar cobrindo as dificuldades dos municípios. 
Mal servidos lá, os pacientes viajam 100, 150, até 280 quilômetros até Unaí. 
Chegam aqui e são mal servidos. 
Nós não queríamos isso em Unaí. 
Queríamos atender bem. 
Mas não há estrutura adequada e nem recursos financeiros para isso. 
E não é o que queremos"
               Desabafa o prefeito.

               A reformulação da política de saúde no Noroeste de Minas, um maior aporte de recursos para os municípios e a construção do Hospital Regional no Noroeste integram a pauta que o prefeito pretende discutir com o secretário Sávio Souza Cruz. Para a reunião em BH, Branquinho quer estar acompanhado do deputado estadual João Vítor Xavier e do deputado federal Paulo Abi-Ackel.

               Com Informações de: PMUnaí-MG.

ITUIUTABA-MG - Mulher é presa ao receber produtos adquiridos por meio de fraude

Investigações continuam para apurar a participação de outros envolvidos.

               Uma mulher de 49 anos foi detida por estelionato e receptação em Ituiutaba-MG
               Ela foi flagrada por policiais civis enquanto estava recebendo uma mercadoria adquirida por meio de fraude no Bairro Alvorada, nesta Quarta-feira (170712).

               As investigações começaram há uma semana depois que a Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia anônima. A mulher recebia mercadorias de outras duas pessoas, ainda não identificadas, que eram enviadas via Correios
               Ela disse à PM que não conhece os suspeitos.

               A mulher foi encaminhada à Delegacia Regional e depois ao sistema prisional. As investigações continuam para apurar a participação dos outros envolvidos.

               O G1 entrou em contato com a Polícia Civil para apurar mais detalhes do caso, mas as ligações não foram atendidas.


               Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Três são detidos após confessarem que jogariam celulares dentro de presídio

PM desconfiou de veículo na contramão e iniciou perseguição. Celulares foram apreendidos e todos encaminhados à delegacia.

               A Polícia Militar - PM apreendeu na noite desta Quinta-feira (170713) um homem e dois menores, de idades não informadas, que planejavam levar celulares para os detentos do Presídio Jací de Assis, em Uberlândia-MG.

               Os militares faziam patrulhamento no Bairro Santa Luzia quando notaram um carro na contramão, o que gerou desconfiança. No instante que os suspeitos viram a viatura, fugiram pela BR-050. Durante a fuga, eles jogaram uma sacola para fora do carro, que continha aparelhos celulares.

               A polícia conseguiu chegar até eles às margens do Anel Viário Sul, quando os criminosos perderam o controle do veiculo e pararam em uma estrada de terra, atrás do Bairro Seringueiras.

               Os três confessaram o crime e disseram que os aparelhos celulares seriam jogados dentro do presídio para os presos. O veículo foi apreendido e os autores levados para a delegacia.

               Com Informações de: G1.


UBERLÂNDIA-MG - Polícia Civil faz operação contra quadrilha especializada em furtos na zona rural

Investigados são suspeitos de cometer os crimes em Minas Gerais, Goiás e São Paulo.


                A Polícia Civil de Uberlândia-MG deflagrou, na madrugada desta Sexta-feira (170714), uma operação contra uma quadrilha especializada em furtos a ranchos, sítios e fazendas. De acordo com as informações, os investigados são suspeitos de agir na zona rural de Minas Gerais, Goiás e interior de São Paulo.

                Cerca de 60 policiais atuam na operação nomeada de “Corsário” para cumprimento de quatro mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. As investigações iniciadas há cinco meses são conduzidas pela Delegacia Especializada contra Crimes na Zona Rural. Vários materiais já foram apreendidos como ferramentas, armas, materiais usados em atividades aquáticas, geradores, barcos e um trator. 
                Sete pessoas foram presas.

                O delegado à frente da operação, Hugo Leonardo Marques de Jesus, esclareceu como o grupo agia principalmente no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

"Alguns são pescadores profissionais das represas da região e que conheciam os locais a serem furtados. 
Em alguns casos, recebiam informações dos caseiros das propriedades e cometiam os furtos".

                A invasão às propriedades rurais era feita por meio das represas e, dessa forma, os pescadores conseguiam levar barcos, maquinários agrícolas e outros objetos em geral. 

                Os materiais apreendidos serão periciados e, caso confirmada a procedência ilícita, serão devolvidos aos proprietários mediante comprovação por nota fiscal e outros meios. Os supostos proprietários devem procurar a delegacia a partir da próxima Terça-feira (170718) para reaver os objetos.

Área urbana

                Nesta Quinta-feira (170713), uma operação semelhante foi realizada na zona urbana com foco em crimes patrimoniais e três suspeitos foram presos por furto a residências. 

                O cumprimento dos mandados ocorreu nos Bairros Dom Almir, Alto Umuarama e Roosevelt. Foram apreendidos diversos eletrodomésticos, dois veículos e uma moto aquática, que será periciada a fim de apurar a procedência do veículo. 
                Um quarto suspeito está foragido.

                Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de roubo, furto, receptação, posse ilegal de arma e organização criminosa. Eles foram presos preventivamente e levados para o Presídio Professor Jacy de Assis.

                Com Informações de: G1.


PATOS DE MINAS-MG - Homem é flagrado dentro de comércio após cair do telhado durante tentativa de furto

Rapaz foi encontrado com sacolas de lixo sobre ele. Caso ocorreu na madrugada desta sexta-feira (14).



               Na madrugada desta Sexta-feira (170714), no Centro de Patos de Minas-MG, um homem de 34 anos foi preso após cair do telhado de um estabelecimento comercial durante uma tentativa de furto.

               Após receber uma ligação informando que o alarme de um bar estava disparado e que tinha alguém dentro do imóvel, a Polícia Militar - PM foi ao local, que fica no cruzamento da Rua Cônego Getúlio com a Avenida Paranaíba.

               O proprietário do bar também compareceu e abriu a porta que dá acesso ao cômodo de comércio. Dentro do estabelecimento, os militares encontraram o homem, de 34 anos, escondido em um canto com sacolas de lixo sobre ele.

               Os policiais constataram que o homem teve acesso ao interior do comércio pelo telhado, sendo que ao acessar o forro, a estrutura não suportou e quebrou, fazendo com que ele caísse ao chão.

               O homem foi detido e conduzido à delegacia. 

               A bicicleta em que ele estava foi removida para o depósito credenciado.


               Com Informações de: G1.

SALINAS-MG - Homem é preso por espancar mulher que negou a manter relação sexual com ele

Crime ocorreu a cerca de um mês, na zona rural do município; parentes flagraram momento em que autor espancava a vítima.


              Um homem de 47 anos foi preso por estupro, nesta Sexta-feira (170714), em Salinas-MG, no Norte de Minas

              De acordo com a investigação da Polícia Civil, o homem espancou uma mulher, de 56 anos, após ela ter se negado a manter relação sexual com ele.

              A PC afirma que, durante as agressões, parentes da vítima chegaram à casa onde ocorria o crime, na zona rural do município. 
              O autor fugiu e os familiares procuraram a polícia.

              A vítima disse à PC que era ameaçada pelo autor já há algum tempo, mas não havia denunciado o caso por medo de represália. 
              O Crime ocorreu há cerca de um mês.

              Nesta Sexta-feira, os policiais cumpriram um mandado de prisão temporária contra o autor. 
              O inquérito que investiga o crime deve ser concluído em 30 dias.

              Com Informações de: G1.


ENGENHEIRO DOLABELA-MG - Corpo de produtor rural é encontrado decapitado

De acordo com a Polícia Militar, ele estava com uma corda amarrada no pulso e presa no rabo de um cavalo; causas da morte serão investigadas pela Polícia Civil.

                 O corpo de um produtor rural, de 58 anos, foi encontrado decapitado e preso a um cavalo em Engenheiro Dolabela-MG, nesta Sexta-feira (170714). 

                 Segundo a PM, o homem morava na cidade e tinha um sítio nas proximidades. Familiares disseram que ele saiu para ir ao local na Quinta-feira (170713) e não retornou.

                 A polícia começou as buscas ainda na noite de quinta e viu o corpo do homem amarrado ao cavalo. 

                 Porém, segundo a PM, o animal se assustou e entrou em um matagal. Com ajuda de moradores, o produtor rural foi encontrado na manhã desta Sexta-feira. 

                 De acordo com a polícia, ele estava com uma corda amarrada no pulso e presa ao rabo do cavalo.

                 A perícia foi acionada e as causas da morte serão investigadas pela Polícia Civil
                 O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Montes Claros-MG.

                 Com Informações de: G1.



UNAÍ-MG - Várias reuniões, diligências e decisões em favor de uma causa: Os cães de rua

Objetivo é acolher cães de rua, destinando-os para abrigo, onde passará por medicação, castração e doação.

                Na manhã desta Sexta-feira (170414), representantes de entidades protetoras dos animais estiveram em reunião com o prefeito Branquinho em seu gabinete, em Unaí-MG, no Noroeste do Estado.

                Em discussão a definição do terreno a ser disponibilizado pela prefeitura para a construção do abrigo destinado ao acolhimento, medicação, castração e doação de animais abandonados.

                Após três diligências dos representantes das entidades acompanhados pelo topógrafo Wilmar, encontrou-se o terreno adequado para a construção do abrigo. 
                Tanto o prefeito Branquinho quanto os representantes concordaram acerca da viabilidade do terreno escolhido.


                A comissão também se reuniu com o Maj Luís Alves, Comandante da Polícia Militar Ambiental, que se integrou à causa.

                No finalzinho da tarde mais uma diligência da comissão ao local escolhido, desta feita acompanhada da arquiteta Gisele, admiradora da causa, que já vai começar a trabalhar no projeto do abrigo nesse final de semana.
                
                Na próxima semana haverá uma reunião com mais defensores da causa, e instituições, a fim de ampliar a mobilização para o início da construção do abrigo.



                Com Informações de
Assessoria de comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.


COROMANDEL-MG - Criminosos Explode Agência de Caixa Econômica nesta madrugada

Agência da Caixa Econômica de Coromandel ficou destruída após ataque de criminossos que explodiram caixas eletrônicos em assalto nesta madrugada.


               Criminosos assaltaram na madrugada desta Sexta-feira (170714) a agência da Caixa Econômica de Coromandel-MG

               Eles usaram explosivos para acessar os caixas eletrônicos e destruíram parcialmente a frente do banco. Na ação, os criminosos dispararam vários tiros pela região central.

               De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, o bando que agiu na cidade é composto por cerca de dez homens, armados com fuzis e pistolas de uso restrito das Forças Armadas.

               Eles usaram explosivos para destruir os caixas eletrônicos, mas não há ainda confirmação de que eles conseguiram acessar o local onde fica o dinheiro. A Perícia da Polícia Federal é aguardada para analisar a cena do crime.

               Durante a ação, os bandidos trocaram tiros com uma equipe da PM. Nenhum agente se feriu, não há evidências se ocorreram baixas no grupo de assaltantes.

               Os Policiais da região estão mobilizados para encontrar os criminosos. Eles estariam usando três veículos sendo duas picapes e um Toyota Corolla prata, de placa FNR-9434, e teriam saído de Coromandel sentido Paracatu-MG.

               Moradores de cidades vizinhas que notarem movimentação estranha podem acionar o 190 imediatamente para apresentar informações que possam levar à captura dos criminosos.




               Com Informações de: VzN.

CEILÂNDIA-DF - Posto comunitário da PM é incendiado em Sol Nascente,

Bombeiros levantam suspeita de que incêndio tenha sido criminoso. Chamas foram controladas por volta de 2h30; não houve vítimas.

               Um posto comunitário da Polícia Militar do Distrito Federal foi incendiado na madrugada desta Sexta-feira (170714) no Sol Nascente, em Ceilândia-DF

               De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando as equipes chegaram ao local, por volta de 2:30 horas, toda a estrutura havia sido destruída pelas chamas. 
               Não houve feridos.

               Os bombeiros levantam a suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso, mas disseram que não há informações sobre os supostos autores. Após o controle do fogo, a perícia foi acionada para identificar a origem das chamas. 

               Segundo a Polícia Militar, o local servia apenas como ponto de apoio.

Outros casos

               Somente neste ano, pelo menos quatro outros postos foram incendiados no DF – dois deles em Ceilândia-DF. O último caso foi registrado em junho, na Região Sul. Em abril, o alvo foi no Condomínio Privê, na parte norte. 

               Em janeiro, um posto no Cruzeiro Velho foi destruído pelo fogo e, em março, houve um caso na Asa Norte-DF.

               Os postos policiais foram instalados nas regiões administrativas do DF em 2008, durante o governo Arruda, e cada um custou ao governo R$150.000,00 em média. Ao todo, eram 131 unidades, mas desde 2014 o número diminui. 

               Naquele ano, 14 postos foram queimados ou danificados. Em 2015, houve incêndio em outros dez. Já no ano passado, foram nove ocorrências.

               Há dois anos, o governo começou a desativar os locais sob a justificativa de que eles não ajudavam a manter a segurança da população. Algumas estruturas já foram, inclusive, doadas para projetos de administrações regionais, como a biblioteca no Riacho Fundo II, ou para a escola de música de Brasília-DF.

               Com Informações de: G1.


UNAÍ-MG - SAAE reforma casas de cloração de poços artesianos e repara reservatórios de metal

Está em fase final de execução o serviço de reforma das casas de cloração de poços artesianos que o Serviço Municipal de Saneamento Básico (SAAE) está executando nos bairros Mamoeiro, Santa Clara e Cidade Industrial.


                A autarquia também reformou ou substituiu reservatórios de metal de 100.000 litros que atendem o abastecimento de água nos Bairros Novo Horizonte, Canaã, Bela Vista e Chácaras Rio Preto, em Unaí-MG. Informou nesta Quinta-feira (170713).

                O cloro corrói o interior dos reservatórios. Os reservatórios muito estragados foram substituídos por novos. 
                Os menos degradados foram recuperados.

                Os dois reservatórios de água das Chácaras Rio Preto seriam substituídos nesta Quinta-feira (170713), porque estavam totalmente corroídos pela ferrugem e causando vazamentos de água limpa e pronta para consumo.

Projetos

                O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE possui demandas de grandes obras, as quais devem ser executadas nos próximos anos. 
                Os projetos de engenharia estão sendo elaborados.

                Entre as obras mais urgentes, destacam-se a dragagem do lodo acumulado ao longo dos anos na lagoa de decantação da Estação de Tratamento de Esgotos - ETE situada atrás da Serra do Tarquail; a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água - ETA, com a introdução de tecnologia moderna e instalação de subestação elétrica; e a reforma e ampliação da elevatória final da Estação de Tratamento de Esgotos - ETE do Bairro Cachoeira, para comportar o aumento do volume de esgoto que virá da rede que está sendo construída nos Bairro Mamoeiro e Bairro Santa Clara e que passará por todos os bairros formados depois da ponte sobre o Rio Preto.

                A Prefeitura está renovando o contrato com a empresa responsável pela obra do emissário de esgoto que servirá Mamoeiro E Santa Clara e todos os bairros formados depois da ponte.


                Com Informações de: PMUnaí-MG.


CLAUDIO-MG - Homem é morto em tentativa de assalto em povoado de Machadinho

Segundo a polícia, após balearem vítima, suspeitos fugiram sem levar nada.


               Um homem de 34 anos foi morto a tiros na noite desta Quinta-feira (170713) durante uma tentativa de assalto no Povoado de Machadinho, zona rural de Cláudio-MG

               A Polícia Militar informou que os suspeitos ainda agrediram outra vítima e fugiram sem levar nada.

               De acordo com a PM, três pessoas estavam em uma mercearia quando os dois suspeitos chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto. Na sequência, a dupla deu coronhadas na cabeça de um homem, de 42 anos, e atirou três vezes contra a vítima de 34 anos, que morreu no local.

               De acordo com a PM, o homem agredido e o proprietário do estabelecimento, de 70 anos, contaram que a vítima não reagiu. Os criminososos fugiram logo após os disparos e, até esta publicação, ninguém havia sido detido.

               O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal - IML de Divinópolis e posteriormente encaminhado para a família. 

               A Polícia Civil vai investigar o caso.


               Com Informações de: G1.

ARCOS-MG - Prefeito cái literalmente em sepultura e interdita cemitério

Chefe do Executivo fazia vistoria técnica quando pisou em tampas de sepultura.


                A prefeito de Arcos-MG, Denilson Teixeira, solicitou nesta Quinta-feira (170713) a interdição de parte do Cemitério Municipal Aristides Pires de Andrade, devido à precariedade do local. 

               Em uma visita na tarde desta Quarta-feira (170712), o chefe do Executivo caiu em uma cova depois de ter pisado em uma das sepulturas.

               A Polícia Militar - PM foi acionada pelo prefeito e, quando os militares chegaram, viram que o túmulo estava aberto e com as placas de concreto danificadas.

               Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura confirmou o ocorrido e informou que as placas pareciam frágeis, o concreto estava esfarelando e não suportaram o peso do prefeito. Foi constatado, ainda, que as ferragens estavam soltas e sem amarração.

“Devido à lamentável situação, o prefeito Denilson fez Boletim de Ocorrência e já solicitou interdição no local para que o caso não ocorra novamente com nenhum outro morador. 
Além disso, ele também solicitou com urgência que todas as placas de concreto sejam trocadas e que as novas sejam feitas conforme todas as exigências de segurança”
               Finalizou a nota.

               A Prefeitura também informou que a urna atingida era de uma pessoa que foi sepultada em 2011. 

               O prefeito Denilson Teixeira nada sofreu durante a queda.

               Com informações de: G1.


JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS