PESQUISA NESTE SITE:

16 agosto 2016

GUAXUPÉ-MG - Juiz condena 12 de 13 vereadores em caso das diárias

Ação do MP indicou que eles usaram diárias de forma irregular. 
Foi determinada a cassação de 10 vereadores e perda de direitos políticos.


             O juiz Milton Biagioni Furquim, da 1ª Vara Cível de Guaxupé-MG, condenou 12 dos 13 vereadores da cidade no caso que ficou conhecido como "Farra das Diárias". 
             A ação, do Ministério Público, indicou que os vereadores usaram diárias de viagens de forma irregular e também alteraram leis para aumentar o valor recebido. 

             Foram utilizados com as manobras, de acordo com a ação, quase R$160.000,00.

             O juiz também determinou a cassação do mandato de 10 vereadores e perda dos direitos políticos por 8 anos. 

             Apenas João Batista Teixeira e Silva e a vereadora Maria Aparecida Sandroni não perderam os mandatos e os direitos políticos porque devolveram os valores usados antes da sentença. 

             Os 12 vereadores terão que pagar ainda uma multa de três vezes o valor das diárias utilizadas. Eles terão 15 dias para recorrer da decisão.

             Os advogados dos vereadores:
Odilon dos Anjos Couto
             Maria Aparecida Sandroni, 
             Nesmar Aparecida Guerini, 
             Luzia Angelini Silva, 
             Eurico Guedes da Silva, 
             Durvalino Gôngora de Jesus, 
             Edson Kilian Bitencourt, 
             João Batista Teixeira, 
             Mauro Gil de Carvalho Rodrigues e 
           Miguel Antônio Stampone, informaram à produção da EPTV Sul de Minas que vão recorrer. 

             O vereador Clayton Roberto Augusto Ferreira não quis comentar a decisão. 

             Já o vereador João Paulo Calicchio Ferraz não atendeu as ligações.

             Com Informações de: G1.

BRASIL - Em carta, Dilma diz acolher crítica a erros e propõe plebiscito sobre eleição

Presidente afastada apresentou manifesto em coletiva no Palácio da Alvorada.
Petista tenta obter o apoio de senadores indecisos no julgamento final.


              A presidente afastada Dilma Rousseff divulgou nesta Terça-feira (160816), no Palácio da Alvorada, uma carta batizada de "Mensagem ao Senado e ao povo brasileiro" na qual ela diz ter acolhido com "humildade" críticas duras que ouviu nos últimos meses a erros cometidos e a políticas que não foram adotadas pelo seu governo. 

              Na mensagem, ela também propõe a realização de um plebiscito para consultar o eleitorado sobre uma eventual antecipação das eleições presidenciais de 2018.

              O manifesto de quatro páginas foi apresentado pela própria Dilma em uma entrevista coletiva realizada na residência oficial da Presidência da República e transmitida na página da petista no Facebook.

              O principal objetivo da mensagem é tentar obter o apoio, no julgamento final do processo impeachment, de senadores que ainda estão indecisos. 
              Ela começará a ser julgada no Senado em 25 de agosto.

              Dilma não esclareceu no texto quando seria realizado o plebiscito e nem se ela apoiaria a consulta caso o Senado confirme seu afastamento da Presidência.

"Na jornada para me defender do impeachment me aproximei mais do povo, tive oportunidade de ouvir seu reconhecimento, de receber seu carinho.

Ouvi também críticas duras ao meu governo, a erros que foram cometidos e a medidas e políticas que não foram adotadas. 

Acolho essas críticas com humildade e determinação para que possamos construir um novo caminho"
              Diz trecho da carta.

"Todos sabemos que há um impasse gerado pelo esgotamento do sistema político, seja pelo número excessivo de partidos, seja pelas práticas políticas questionáveis, a exigir uma profunda transformação nas regras vigentes. 

Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições"
              Escreveu a petista em outro trecho do manifesto.

              Mais cedo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou em uma entrevista coletiva que fazer um plebiscito para consultar a opinião do eleitorado sobre eventual antecipação das eleições presidenciais "não é bom" para o país.

              Em abril, no entanto, Renan havia afirmado a jornalistas que via "com bons olhos" a possibilidade de antecipar a eleição presidencial. 
              Na ocasião, Dilma ainda não havia sido afastada temporariamente do comando do Palácio do Planalto por decisão do Senado, e Renan demonstrava ambiguidade em suas manifestações em relação ao impeachment.

Reforma política
              Além de propor o plebiscito, a presidente afastada também defendeu a aprovação de uma "ampla e profunda" reforma política no país com o objetivo, segundo ela, de moralizar as campanhas eleitorais e dar mais poderes aos eleitores.

              A presidente afastada sugeriu ainda um “pacto nacional baseado em eleições livres e diretas” a fim de fortalecer “os valores do estado democrático de direito”.

              Ela culpou o Legislativo por não ter conseguido, durante seu segundo mandato, aprovar medidas econômicas necessárias para a retomada do crescimento do país.

Desde o início do meu segundo mandato, medidas, ações e reformas necessárias para o país enfrentar a grave crise econômica foram bloqueadas e as chamadas “pautas-bomba” foram impostas sob a lógica irresponsável do quanto pior melhor. (...) Houve um esforço excessivo para desgastar o governo.

'Golpe de estado'
              Ao longo do documento, Dilma reafirmou que há provas irrefutáveis que provam a sua inocência da acusação de crime de responsabilidade, destacou que a Constituição não prevê afastamento por "desconfiança" e ressaltou que, caso ela seja impedida de continuar seu mandato isso, na opinião dela, caracterizará um "golpe de estado".

"Quem afasta o presidente pelo “conjunto da obra” 
é o povo e, só o povo, nas eleições. 

Por isso, afirmamos que, se consumado o impeachment sem crime de responsabilidade, 
teríamos um golpe de estado. 

O colégio eleitoral de 110 milhões de eleitores 
seria substituído, sem a devida sustentação constitucional, por um colégio eleitoral 
de 81 senadores. 
Seria um inequívoco golpe 
seguido de eleição indireta"
              Enfatizou.

              No encerramento da carta, a petista fez um apelo aos senadores para que não cometam o que ela classificou de uma “injustiça” ao condenar uma inocente.

              A petista também comparou a atual situação política do país com o tempo em que foi presa pelo regime militar na década de 1970. 
              Segundo a presidente afastada, ela teve que resistir “ao cárcere e à tortura”, mas não gostaria de ter que resistir “à fraude e a mais infame injustiça”.

“O que peço aos senadores e senadoras é que não se façam a injustiça de me condenar por um crime que não cometi. 

Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente. 

A vida me ensinou o sentido mais profundo da esperança. 

Resisti ao cárcere e à tortura. 
Gostaria de não ter que resistir à fraude e à mais infame injustiça”
              Declarou na mensagem dirigida ao Senado.


Nova carta à nação
              A carta divulgada por Dilma foi escrita ao longo das últimas semanas com contribuições de alguns dos principais conselheiros políticos da petista, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os ex-ministros Ricardo Berzoini, Jaques Wagner e José Eduardo Cardozo.

              A divulgação da carta dirigida à nação segue a mesma linha adotada por Lula, em 2002, quando ele disputou a Presidência pela quarta vez. 
              Na ocasião, o petista enfrentava resistência do mercado financeiro, que temia uma guinada na política econômica.

              No manifesto, Lula se comprometeu a manter as linhas gerais da política econômica que havia sido instituída pelo governo Fernando Henrique Cardoso.

              Leia abaixo a íntegra da carta divulgada nesta Terça-feira pela presidente afastada:

Mensagem da Presidenta Dilma ao Senado e ao Povo Brasileiro

              Brasília, 16 de agosto de 2016

              Dirijo-me à população brasileira e às Senhoras Senadoras e aos Senhores Senadores para manifestar mais uma vez meu compromisso com a democracia e com as medidas necessárias à superação do impasse político que tantos prejuízos já causou ao País.

              Meu retorno à Presidência, por decisão do Senado Federal, significará a afirmação do Estado Democrático de Direito e poderá contribuir decisivamente para o surgimento de uma nova e promissora realidade política.

              Minha responsabilidade é grande. 
              Na jornada para me defender do impeachment me aproximei mais do povo, tive oportunidade de ouvir seu reconhecimento, de receber seu carinho. Ouvi também críticas duras ao meu governo, a erros que foram cometidos e a medidas e políticas que não foram adotadas. Acolho essas críticas com humildade e determinação para que possamos construir um novo caminho.

              Precisamos fortalecer a democracia em nosso País e, para isto, será necessário que o Senado encerre o processo de impeachment em curso, reconhecendo, diante das provas irrefutáveis, que não houve crime de responsabilidade. 
              Que eu sou inocente.

              No presidencialismo previsto em nossa Constituição, não basta a desconfiança política para afastar um Presidente. Há que se configurar crime de responsabilidade. E está claro que não houve tal crime. Não é legítimo, como querem os meus acusadores, afastar o chefe de Estado e de governo pelo “conjunto da obra”.

              Quem afasta o Presidente pelo “conjunto da obra” é o povo e, só o povo, nas eleições. Por isso, afirmamos que, se consumado o impeachment sem crime de responsabilidade, teríamos um golpe de estado. O colégio eleitoral de 110 milhões de eleitores seria substituído, sem a devida sustentação constitucional, por um colégio eleitoral de 81 senadores. Seria um inequívoco golpe seguido de eleição indireta.

              Ao invés disso, entendo que a solução para as crises política e econômica que enfrentamos passa pelo voto popular em eleições diretas. A democracia é o único caminho para a construção de um Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social. É o único caminho para sairmos da crise.

              Por isso, a importância de assumirmos um claro compromisso com o Plebiscito e pela Reforma Política. Todos sabemos que há um impasse gerado pelo esgotamento do sistema político, seja pelo número excessivo de partidos, seja pelas práticas políticas questionáveis, a exigir uma profunda transformação nas regras vigentes.

              Estou convencida da necessidade e darei meu apoio irrestrito à convocação de um Plebiscito, com o objetivo de consultar a população sobre a realização antecipada de eleições, bem como sobre a reforma política e eleitoral. Devemos concentrar esforços para que seja realizada uma ampla e profunda reforma política, estabelecendo um novo quadro institucional que supere a fragmentação dos partidos, moralize o financiamento das campanhas eleitorais, fortaleça a fidelidade partidária e dê mais poder aos eleitores.

              A restauração plena da democracia requer que a população decida qual é o melhor caminho para ampliar a governabilidade e aperfeiçoar o sistema político eleitoral brasileiro. Devemos construir, para tanto, um amplo Pacto Nacional, baseado em eleições livres e diretas, que envolva todos os cidadãos e cidadãs brasileiros.

              Um Pacto que fortaleça os valores do Estado Democrático de Direito, a soberania nacional, o desenvolvimento econômico e as conquistas sociais. Esse Pacto pela Unidade Nacional, o Desenvolvimento e a Justiça Social permitirá a pacificação do País.

              O desarmamento dos espíritos e o arrefecimento das paixões devem sobrepor-se a todo e qualquer sentimento de desunião. A transição para esse novo momento democrático exige que seja aberto um amplo diálogo entre todas as forças vivas da Nação Brasileira com a clara consciência de que o que nos une é o Brasil.

              Diálogo com o Congresso Nacional, para que, conjunta e responsavelmente, busquemos as melhores soluções para os problemas enfrentados pelo País. Diálogo com a sociedade e os movimentos sociais, para que as demandas de nossa população sejam plenamente respondidas por políticas consistentes e eficazes.

              As forças produtivas, empresários e trabalhadores, devem participar de forma ativa na construção de propostas para a retomada do crescimento e para a elevação da competitividade de nossa economia.

Reafirmo meu compromisso com o respeito integral à Constituição Cidadã de 1988, com destaque aos direitos e garantias individuais e coletivos que nela estão estabelecidos. Nosso lema persistirá sendo “nenhum direito a menos”.

              As políticas sociais que transformaram a vida de nossa população, assegurando oportunidades para todas as pessoas e valorizando a igualdade e a diversidade deverão ser mantidas e renovadas. A riqueza e a força de nossa cultura devem ser valorizadas como elemento fundador de nossa nacionalidade.

              Gerar mais e melhores empregos, fortalecer a saúde pública, ampliar o acesso e elevar a qualidade da educação, assegurar o direito à moradia e expandir a mobilidade urbana são investimentos prioritários para o Brasil. Todas as variáveis da economia e os instrumentos da política precisam ser canalizados para o País voltar a crescer e gerar empregos.

              Isso é necessário porque, desde o início do meu segundo mandato, medidas, ações e reformas necessárias para o País enfrentar a grave crise econômica foram bloqueadas e as chamadas pautas-bomba foram impostas, sob a lógica irresponsável do “quanto pior, melhor”.

              Houve um esforço obsessivo para desgastar o governo, pouco importando os resultados danosos impostos à população. Podemos superar esse momento e, juntos, buscar o crescimento econômico e a estabilidade, o fortalecimento da soberania nacional e a defesa do pré-sal e de nossas riquezas naturais e minerárias.

              É fundamental a continuidade da luta contra a corrupção. Este é um compromisso inegociável. Não aceitaremos qualquer pacto em favor da impunidade daqueles que, comprovadamente, e após o exercício pleno do contraditório e da ampla defesa, tenham praticado ilícitos ou atos de improbidade.

              Povo brasileiro, Senadoras e Senadores,

              O Brasil vive um dos mais dramáticos momentos de sua história. Um momento que requer coragem e clareza de propósitos de todos nós. Um momento que não tolera omissões, enganos, ou falta de compromisso com o País.

              Não devemos permitir que uma eventual ruptura da ordem democrática baseada no impeachment sem crime de responsabilidade fragilize nossa democracia, com o sacrifício dos direitos assegurados na Constituição de 1988. Unamos nossas forças e propósitos na defesa da democracia, o lado certo da História.

              Tenho orgulho de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil. Tenho orgulho de dizer que, nestes anos, exerci meu mandato de forma digna e honesta. 
              Honrei os votos que recebi.

              Em nome desses votos e em nome de todo o povo do meu País, vou lutar com todos os instrumentos legais de que disponho para assegurar a democracia no Brasil. A essa altura todos sabem que não cometi crime de responsabilidade, que não há razão legal para esse processo de impeachment, pois não há crime.

              Os atos que pratiquei foram atos legais, atos necessários, atos de governo. Atos idênticos foram executados pelos presidentes que me antecederam. Não era crime na época deles, e também não é crime agora.

              Jamais se encontrará na minha vida registro de desonestidade, covardia ou traição. Ao contrário dos que deram início a este processo injusto e ilegal, não tenho contas secretas no exterior, nunca desviei um único centavo do patrimônio público para meu enriquecimento pessoal ou de terceiros e não recebi propina de ninguém.

              Esse processo de impeachment é frágil, juridicamente inconsistente, um processo injusto, desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente.

              O que peço às senadoras e aos senadores é que não se faça a injustiça de me condenar por um crime que não cometi. Não existe injustiça mais devastadora do que condenar um inocente.

              A vida me ensinou o sentido mais profundo da esperança. Resisti ao cárcere e à tortura. Gostaria de não ter que resistir à fraude e à mais infame injustiça. Minha esperança existe porque é também a esperança democrática do povo brasileiro, que me elegeu duas vezes Presidenta.

              Quem deve decidir o futuro do País é o nosso povo. 
              A democracia há de vencer.

              Dilma Rousseff

              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Apreensão de menores por tráfico de drogas no Bairro Cachoeira


              Nesta Segunda-feria (160815), em Unaí-MG, por volta das 17:30 horas, policiais militares realizavam monitoramento de um local denunciado como ponto de venda de drogas, situado à Rua Primeiro de Maio, no Bairro Cachoeira, quando percebeu que um autor de 30 anos, saía em um veículo Gol, da residência de dois menores infratores de 15 e 17 anos. 

              O autor foi abordado, sendo encontrado 01 papelote de cocaína, que ele confirmou ter comprado das mãos dos menores acima citados.

              Os policiais militares se deslocaram até a referida residência, onde localizaram os adolescentes e com eles a quantia de R$150,60 em dinheiro e após buscas no local, foram encontradas mais:
              08 pedras de crack, 
              04 tabletes de maconha, 
              01 réplica de um revólver, 
              01 faca com resquícios de drogas
              03 telefones celulares de procedência duvidosa.

              Todos os envolvidos foram apreendidos juntamente com o material e conduzidos para a delegacia de polícia para demais providências.

              Com Informações de: PMMG.

MONTES CLAROS-MG - Homem é atropelado e motorista foge com medo de agressão

Ocorrência foi registrada no Bairro Monte Sião, em Montes Claros.
Segundo a PM, motorista do carro envolvido no acidente se apresentou.


              Um homem foi atropelado no início da tarde desta Terça-feira (160816), no Bairro Monte Sião, em Montes Claros-MG
              Segundo o SAMU, que prestou atendimento no local, a vítima teve cortes na região lombar e cabeça.

              A vítima estava em uma moto e foi atingida por um carro, quando transitava pela Rua 16. Segundo moradores da região, o motorista do carro fugiu sem prestar socorro. 
              A Polícia Militar foi acionada para registrar o caso.

              Segundo a PM, o condutor do carro se apresentou em um pelotão da polícia, para dar depoimento. 
              Ele teria fugido do local com medo de represálias dos moradores. 

              A vítima do acidente, que não teve a idade divulgada, foi encaminhada para um hospital de Montes Claros.

              Com Informações de: G1.

MATIAS CARDOSO-MG - Polícia Militar apreende dois jovens autores de roubo

Vítimas esperavam por balsa, para atravessar o Rio São Francisco.
Autores tentaram fugir pelo rio; PM encontrou duas armas de fogo.


              Dois jovens, de 17 e 23 anos, foram detidos na noite desta Segunda-feira (160815) após roubo a passageiros de uma balsa em Matias Cardoso-MG, no Norte de Minas. 

              Segundo as vítimas relataram à polícia, quatro homens, armados, saíram de um matagal próximo ao porto, na margem do Rio São Francisco, abordaram todos que esperavam pela balsa e roubaram vários pertences pessoais. 

              Os quatros homens foram vistos fugindo sentido a cidade de Manga-MG

              Os militares foram acionados e começaram rastreamento pela região e na margem do rio. 
              Dois dos criminosos foram capturados ao se aproximarem de terra firme. 
              Um terceiro homem foi visto pelos policiais, mas conseguiu fugir nadando no rio.

              Com os dois autores foram apreendidas duas armas de fogo de fabricação artesanal e alguns dos objetos roubados na ação e R$298,95
              Os dois foram levados à delegacia da cidade de Januária-MG, junto aos materiais recuperados.

              Até a tarde desta Terça-feira (160816), os outros dois envolvidos no crime continuavam foragidos.

              Com Informações de: G1.

VÁRZEA DA PALMA-MG - Homem é assassinado a tiros

Segundo testemunhas, vítima estava em um campo de futebol.
Tiros atingiram cabeça e pernas; rapaz era morador da cidade.


              Um homem, que não teve a idade divulgada, foi assassinado a tiros em Várzea da Palma-MG, no fim da tarde desta Terça-feira (160816). 

              Segundo as primeiras informações de testemunhas que estavam próximo ao local, a vítima estava em um campo de futebol quando alguns homens passaram pelo local e efetuaram vários tiros, que acertaram na cabeça e nas pernas.

              A vítima teria tentado correr, mas foi alcançado pelos criminosos, que efetuaram outros tiros. 
              O homem morreu no local. Segundo testemunhas ouvidas pelo G1, o rapaz, que era morador da cidade, teria envolvimento com o tráfico de drogas.

              Até a publicação desta matéria, a Polícia Militar fazia buscas para encontrar os autores do crime.

              Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Ronaldinho Gaúcho cobra valor de rescisão com o Atlético-MG na Justiça

Ronaldinho Gaúcho e Atlético-MG se reencontraram na manhã desta Terça-feira, em Belo Horizonte-MG


               Mas desta vez na Justiça do Trabalho. 

               Em audiência na 30ª Vara, o jogador cobrou um pagamento do clube mineiro pelo atraso no pagamento do valor da multa rescisória com o Galo mais o atraso no pagamento do salário referente a junho de 2014. 

               Entretanto, não houve consenso na audiência, e um novo encontro foi marcado para 3 de novembro, na capital mineira.


               Segundo a petição na Vara do Trabalho, o Atlético-MG firmou acordo com o atleta para pagar o valor da multa em duas parcelas mensais, cada uma no valor de R$415.082,50
               Esse valores são referentes à rescisão e ao salário do mês de junho de 2014, no valor de R$217.977,00

               Uma seria paga em 25 de agosto de 2014 e outra um mês depois. Entretanto, segundo o documento, o pagamento só foi efetivado em julho de 2016. 

               Se não houver acordo na nova audiência, o juiz terá 30 dias para dar a sentença sobre o caso. O Atlético-MG se posicionou sobre a situação, por meio da sua assessoria de comunicação. 
               Segundo o clube, as partes divergem sobre o pagamento da multa cobrada pelo atleta. O clube não concorda com este pagamento. O jogador estava acompanhado do irmão Assis e de seu advogado. 

               Ronaldinho Gaúcho chegou ao Atlético-MG em meados de 2014 ao clube deixou a equipe na metade de 2014. 
               Pelo Galo, atuou em 88 jogos, marcando 28 gols. O jogador ainda conquistou a Libertadores e o Campeonato Mineiro de 2013, e a Recopa Sul-Americana de 2014.

               Com Informações de: GE.

BRAZLÂNDIA-DF - Carreta tomba, atinge caminhonete e esmaga carro; 3 ficam feridos

Veículo estava carregado com cimento; trânsito foi interrompido na BR-080.
Homem que ficou preso nas ferragens foi levado a hospital de helicóptero.


              Uma carreta carregada com cimento tombou sobre um carro e atingiu uma caminhonete na BR-080, em Brazlândia-DF, no Distrito Federal, na manhã desta Terça-feira (160816). 

              O motorista do carro esmagado ficou preso às ferragens e teve de ser levado de helicóptero para o Hospital de Base de Brasília
              Os ocupantes da caminhonete, um homem de 79 anos e uma mulher de 49, tiveram escoriações.

                O caminhão despejou toda a carga na rodovia, que teve o trânsito interrompido nos dois sentidos por cerca de três horas e meia.

              O motorista da carreta seguia no sentido Padre Bernardo-GO e tombou em uma curva, atingindo a caminhonete e o carro.

              O motorista do carro foi resgatado pelos bombeiros com escoriações nas pernas e suspeita de fraturas no rosto e quadril. O outro homem ferido foi levado ao Hospital Regional de Ceilândia, e a mulher, para o de Brazlândia.




              Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Queda de árvore derruba postes na Rua Mar de Espanha

Incidente foi no bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul.
Desvios eram feitos pelas ruas Congonhas, Nunes Vieira e Paulo Afonso.


               A queda de uma árvore de grande porte interditava a Rua Mar de Espanha, no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte-MG, nesta Terça-feira (160816). 
               Com a queda, a árvore atingiu a fiação e derrubou três postes de luz. 
               Não houve feridos.

               De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte - BHTrans, a via estava fechada entre as Ruas Congonhas e Cristina
               Os desvios no tráfego eram feitos pelas ruas Congonhas, Nunes Vieira e Paulo Afonso.

               O Corpo de Bombeiros foi chamado e fazia o corte e a remoção da árvore.

               A Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG informou que foi acionada às 9:20 horas e providenciou o isolamento da rede elétrica. 
               A companhia disse que poucos clientes ficaram sem luz por cerca de 15 minutos.

               Ainda segundo a CEMIG, equipes trabalhavam no local, mas não havia previsão de liberação da Rua Mar de Espanha.


               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Dois homens são baleados na porta de casa


Eles contaram que foram ameaçados de morte durante uma festa. 
Em outra ocorrência, um homem trocou tiros com a PM, fugiu e foi preso.


               Dois homens, de 19 e 35 anos, foram baleados no Bairro Vila Sion II, em Montes Claros-MG, nessa Segunda-feira (160815). 

              Eles estavam na porta de uma casa na Avenida dos Andradas quando duas pessoas passaram de moto, o passageiro sacou uma arma e atirou várias vezes.

              Segundo as informações dos homens, eles foram ameaçados de morte durante uma festa no Bairro Doutor João Alves há uma semana. 
              O SAMU esteve no local e prestou atendimento, levando os dois para hospitais da cidade.

              A vítima de 19 anos foi baleada no rosto e a outra, de 35 anos, foi atingida perto do ombro. A polícia continua fazendo buscas por suspeitos.

Baleado preso
              Ainda em Montes Claros, um homem de 52 anos foi baleado no Bairro Raul José Pereira durante uma troca de tiros entre criminosos e militares. 
              Os policiais monitoravam uma casa na Rua Carlos Paulino, que estaria sendo usada para vender drogas, quando foram surpreendidos por vários disparos vindos de um matagal.

              Durante a troca de tiros, os policiais viram um homem fugindo após saltar o muro do imóvel e visualizaram outro saindo na garupa de uma moto, após jogar um revólver com numeração raspada no chão. 
              Além dessa arma, no quintal da residência, foi aprendida uma pistola.

              Durante as buscas nas imediações da casa, os PMs receberam informações de que um homem havia procurado pelo Corpo de Bombeiros pedindo socorro, após ser baleado no pé. 

              Ao ser questionado, disse que estava nos fundos da casa e observava a movimentação quando foi atingido. 
              Mas os policiais o reconheceram como a pessoa que fugiu na garupa de um motoqueiro. 

              Ele recebeu atendimento médico e foi preso em flagrante.

              Com Informações de: G1.

BOA ESPERANÇA-MG - Vítimas morreram prensadas entre picape e ônibus na Fernão Dias

Motorista, passageiro e mecânico estavam na pista, atrás de coletivo.
Caminhão de entulho bateu em picape, que atingiu os três.


              As três pessoas que morreram em um acidente na BR-381 (Fernão Dias), na Zona Norte de São Paulo, ficaram prensadas entre uma picape e um ônibus. A colisão, que envolveu também um caminhão de entulho, ocorreu na pista sentido Belo Horizonte-MG, na altura do km 84, na manhã desta Segunda-feira (160815).

              Segundo o inspetor Ricardo de Paula, da Polícia Rodoviária Federal - PRF, o ônibus da Viação Santa Cruz teve problemas no ar-condicionado e teve de parar na faixa da direita da via. 
              O coletivo fazia a linha Boa Esperança-São Paulo. O motorista, Mino Evangelista Paula Neto, de 43 anos, chamou um carro de apoio e, minutos depois, uma picape Montana parou logo atrás com um mecânico.

             O motorista do coletivo, um passageiro, Edson Francisco dos Santos, de 67 anos, que desceu para ajudar, e o mecânico, Gustavo Elias Pereira, de 29, estavam atrás do ônibus, mexendo no motor, quando um caminhão de entulho desgovernado bateu na Montana. O impacto fez com que a picape avançasse e prensasse os três atrás do ônibus. 

             Os três morreram na hora.


             Ainda de acordo com o inspetor da PRF, as vítimas não colocaram sinalização de emergência na pista. O motorista do caminhão disse à corporação que dormiu ao volante. 
             Ele e dois passageiros do ônibus tiveram ferimentos leves.

             O delegado Otacílio de Oliveira Junior disse que vai ouvir o homem assim que ele tiver alta. 

"Vou determinar exatamente qual é a verdadeira parcela de culpa de cada um deles. 
Tendo em vista que, aparentemente, o ônibus estava estacionado em local que não era adequado e o caminhão, por sua vez, não tomou as devidas precauções para se evitar o acidente."

             Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU participam do resgate e duas faixas chegaram a ser interditadas.


             Com Informações de: G1.

FLORA MEDICINAL - Malabar (Garcinia cambogia) e a cura para pedras nos rins

Cura para pedras nos rins? 
Composto de fruta cítrica é capaz de dissolver os cálculos.


              Os cálculos renais são depósitos de mineiras duros, predominantemente cristais de oxalato de cálcio, que se formam dentro dos rins, com prevalência maior em pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade.

              Um estudo publicado pela revista Nature mostrou que um composto chamado hidroxicitrato (HCA), encontrado naturalmente e uma planta nativa da Ásia, a Garcinia cambogia, pode ser capaz de dissolver esses cristais.

              O estudo mostrou que o crescimento das dolorosas pedras poderia ser inibido e até mesmo regredido pelo extrato natural de citrinos. 
              A descoberta, de acordo com os pesquisadores, marca o primeiro avanço no tratamento da condição – que afeta 12% dos homens e 7% das mulheres no mundo – em mais de três décadas.

              O tratamento para condição de pedras nos rins pouco mudou nos últimos 30 anos. Comumente, os médicos aconselham ingerir muita água e evitar alimentos ricos em oxalato, como ruibarbo e amêndoas. 
              Eles frequentemente também indicam suplementos de citrato de potássio, que ajudam a retardar o crescimento das pedras, mas algumas pessoas costumam sofrer com efeitos colaterais.

              Profissionais como o nefrologista John Asplin, do hospital particular Litholink Corporation, Chicago-EUA, já sugeriram o HCA como um possível tratamento, afirmando as semelhanças químicas entre ele e o citrato.

              De acordo com o principal autor do estudo, Dr. Jeffrey Rimer, da Universidade de Houston, o “HCA vem como uma promessa de terapia em potencial para a prevenção das pedras nos rins”, e tem chances de ser usado no lugar do convencional citrato de potássio, já que é mais potente

              A princípio a equipe acreditou que a redução dos cristais observada durante o experimento era um caso único, pois é raro ver isso quando o cristal é cultivado em laboratório. No entanto, eles descobriram que o experimento estava correto, e uma vez que conseguiram comprovar a eficácia da dissolução de cristais em soluções supersaturadas, foram atrás do que motivou o resultado.

              Eles descobriram que o HCA formava um vínculo mais forte com as superfícies dos cristais, levando-os à ruptura. Quando testado em humanos – sete pessoas tomaram um suplemento durante três dias – notou-se que o composto foi excretado através da urina, um requisito para ser usado como tratamento.

              Agora, os pesquisadores estão trabalhando para testá-lo como uma droga eficaz. As questões que ainda estão abertas envolvem a segurança a longo prazo e a dosagem – o que poderá ser determinado com testes adicionais.

“Nossas descobertas iniciais são muito promissoras”
              Disseram os pesquisadores. 

“Se funcionar in vivo [na vida real], similarmente aos nossos ensaios em laboratório, o HCA tem o potencial de reduzir a taxa de incidência de formas crônicas de pedra renal nas pessoas”.

              Com Informações de: JC.


             O Malabar (Garcinia cambogia) é uma planta originária das florestas do Camboja, sul da África e Polinésia.

             É popularmente conhecida como:
             Goraka;
             Malabar;
             Tamarindo;
             Seus frutos são consumidos pelos nativos dessas regiões, como aromatizante, condimento e preservante de alimentos.

             Sua fruta é também usada largamente como moderador de apetite. Os resultados podem ser notados nas primeiras semanas de uso.

             Em 1991 o extrato da fruta começou a ser usado comercialmente como auxiliar na redução do peso e combate à obesidade.

             Essa fruta contém, em sua casca, ácido hidroxicítrico (HCA), de composição similar ao ácido cítrico, ao qual se tem atribuído papel importante no metabolismo dos ácidos graxos, carboidratos e inibição do apetite (RADOMINSKI, 2007).

             Os constituintes com ação na obesidade são lactonas hidroxicítricas, HCA e glúcidos (pectinas, predominantes na polpa do fruto).
             Relativamente à farmacologia, a sua ação laxante é devida à presença das pectinas (ação emoliente). O HCA inibe a ação da ATP citrato-liase, fazendo um bloqueio parcial da síntese dos ácidos gordos. 
             Igualmente diminui a conversão dos açucares em ácidos gordos, estimulando a neoglicogênese e reduzindo o apetite (JENA,2002).

Também contém em sua composição: antocianósidos, compostos fenólicos ( biflavonóides,xantonas, benzofenas), sais minerais em sua casca e é rica em fibras.


             Pesquisas mostram a utilização da Garcinia cambogia para auxiliar na redução de peso. O mecanismo de ação pelo qual o HCA promove a diminuição da lipogênese, está relacionado com a inibição da clivagem do citrato, pela enzima ATPcitrato desidrogenase. 

             Ao inibir a clivagem o HCA impede a liberação de acetil coenzima A, substrato necessário para a síntese dos ácidos graxos, gerando um aumento do glicogênio hepático, diminuindo assim o apetite e o ganho de peso (MARTINS; MONTEIRO; PINTO,2006; SHARA et al., 2004). 

             Quando as taxas de glicogênio estão altas, os receptores de açúcar no fígado entendem que o organismo está saciado, informando isso ao cérebro. 
             Além disso, o HCA estimula a liberação de serotonina, que aumenta a sensação de bem estar e reduz o apetite. 
             A planta atua por mecanismos exclusivamente metabólicos, sem interferir no Sistema Nervoso Central.

             Outra via metabólica de atuação do HCA está relacionada à redução da concentração plasmática de insulina, diminuindo a utilização de glicose pelos tecidos (MURER et al., 2008)

             Estudos indicam que o HCA reduz a síntese hepática de colesterol e de ácidos graxos, com redução dos níveis séricos de triglicerídeos e colesterol em ratos normolipidêmicos (CHEE et al., 1977; HAMILTON et al., 1997).

             Com Informações de: Wiki.

FOTOS QUE IDENTIFICAM A ESPÉCIE:


































JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS