PESQUISA NESTE SITE:

19 julho 2019

MONTES CLAROS-MG - Acidentes na BR-251 deixam pelo menos seis vítimas feridas e trânsito interditado

Foram duas ocorrências, envolvendo caminhonetes e caminhão; próximo a Montes Claros, colisão entre dois carros deixou ao menos quatro vítimas feridas. Via foi liberada por volta das 17:10 horas.


                 Dois acidentes com colisões frontais foram registrados nesta Sexta-feira (190719) na BR-251, próximo a Montes Claros-MG e na zona rural de Grão Mogol-MG

                 Segundo as informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal e do SAMU, ao menos seis vítimas foram atendidas e encaminhadas para hospitais da região.

                 O primeiro acidente ocorreu às 10:45 horas, próximo a Bocaina, distrito em Grão Mogol, envolvendo uma caminhonete e uma carreta. O motorista da caminhonete, de 35 anos, foi atendido pelo SAMU e encaminhado para o Hospital de Francisco Sá-MG com dores e suspeita de fratura no fêmur. O motorista da carreta não teve ferimentos e não precisou ser atendido.
                 Até a publicação desta matéria, a PRF não havia informado sobre a dinâmica do acidente. 
                 O estado de saúde dos feridos também não foi atualizado.

Trânsito interditado


                 Já próximo ao trevo de acesso a Montes Claros, um acidente envolvendo caminhonete e carro de passeio deixou ao menos quatro pessoas feridas. A colisão, novamente frontal, foi por volta das 14:30 horas. 

                 Segundo o SAMU, uma mulher de 37 anos se queixava de dores na perna direita e outra, de 40 anos, sentia dores na região do abdômen.

                 Duas crianças, de seis e três anos, estavam no carro; a mais nova foi socorrida com suspeita de fratura no fêmur e apresentava um corte na cabeça. Todos foram encaminhados para o Hospital Santa Casa.

                 Com o impacto, os veículos ficaram atravessados na pista e o trânsito foi interditado. Até a publicação desta matéria, as causas do acidente ainda não foram identificadas. 

                 Devido ao acidente, uma fila de carros e caminhões se formou ao longo da via, em um grande congestionamento. 
                 A pista só foi liberada por volta das 17:10 horas.

                 Com Informações de: G1.

JAÍBA-MG - Polícia investiga caso de menor de 12 anos que diz ter engravidado após ser abusada pelo padrasto

Adolescente foi com o homem e a mãe até o hospital com dores abdominais e teve o bebê. Homem é investigado por abusar e engravidar a irmã da menor, que na época tinha 13 anos.


                 A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso de uma adolescente de 12 anos que diz ter engravidado após ser abusada pelo padrasto, de 32 anos. 

                 Segundo as informações que constam no boletim de ocorrência, a menor chegou com o homem e a mãe, na madrugada desta Sexta-feira (190719), no Hospital de Jaíba-MG, apresentando dores abdominais. 

                 A jovem foi ao banheiro e, em seguida, a equipe médica ouviu o choro de uma criança e percebeu que ela tinha dado à luz a uma menina.

                 Ainda de acordo com o boletim, a adolescente apresentou resistência para falar sobre a gravidez, mas em seguida contou para uma policial militar que estava sendo abusada pelo padrasto há meses e que já tinha relatado a situação para a mãe, que se negava a acreditar nos abusos. 

                 A menor falou que estava com medo de denunciar o caso e que nunca teve relações sexuais com outro homem. A policial que conversou com a vítima teve ainda a informação de que a irmã dela teria sido violentada pelo padrasto quando tinha 13 anos, ela também teve uma filha.

                 Como a bebê nasceu prematura, como sete meses, precisou ser levada para um Hospital de Janaúba-MG. A adolescente está internada em Jaíba
                 O Conselho Tutelar acompanha o caso.

                 A Polícia Civil informou que uma equipe já está fazendo diligências, o homem não foi preso nesta Sexta-feira, quando a delegada de plantão tomou conhecimento dos fatos, porque não havia a situação de flagrante, a menor não soube dizer quando tinha sido o último abuso. 

                 O homem foi ouvido nesta Sexta-feira e confirmou que teve relações com a menina, ele disse ainda que a esposa dele não sabia de nada. 
                 A adolescente deve ser ouvida ainda hoje.

                 Em relação ao outro caso, da irmã da adolescente, a investigação foi finalizada e o inquérito repassado à Justiça em 17 de Setembro de 2018. 
                 Na época, o homem chegou a ser preso, mas foi liberado.

                 O G1 procurou pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e espera o retorno.

                 Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Três mulheres e um homem são detidos com drogas na Vila Castelo Branco

Ao perceber que iria ser abordado, homem fugiu e foi em direção a casa onde as mulheres estavam; em outra ocorrência, homem foi preso ao oferecer drogas para policiais à paisana.


                  Três mulheres, de 16, 17 e 19 anos, e um homem, de 20, foram detidos com drogas nesta Quinta-feira (190718) na Vila Castelo Branco, em Montes Claros-MG.

                  Uma equipe da Polícia militar fazia patrulhamento pelo bairro quando suspeitou do jovem. Ao perceber que iria ser abordado, ele fugiu em direção a uma casa. Os policiais viram o momento em que ele entregou uma embalagem plástica para uma das envolvidas, pela janela do imóvel. O rapaz ainda tentou entrar por uma porta lateral, mas foi alcançado e abordado.

                  Durante as buscas, os militares encontraram no trajeto percorrido pelo homem, um saco plástico contendo 14 buchas de maconha. 

                  Foram apreendidas ainda outras porções da mesma droga em um alicerce, na sala e no banheiro da casa. Embaixo de um colchão, no quarto de uma das mulheres, os policiais acharam cinco pedras de crack. 
                  O material e os envolvidos foram levados para a delegacia.


                  Com Informações de: G1.

FELIXLÂNDIA-MG - Polícia prende dois homens que amarraram e assaltaram idoso de 89 anos

Crime aconteceu em Várzea do Buriti, prisões ocorreram em São José do Buriti, zona rural do município. Além dos dois homens, um adolescente de 15 anos também foi apreendido.


                  Três homens, de 15, 20 e 22 anos, foram detidos pela Polícia Militar em Felixlândia-MG, nesta Quinta-feira (190718), suspeitos de agredir e assaltar um idoso de 89 anos. 

                  Segundo as informações da Polícia Militar, na Quarta-farta feira (190717), eles chegaram à casa da vítima, em Várzea do Buriti, a ameaçaram e amarraram com um lençol. Em seguida, os criminosos reviraram o imóvel e fugiram levando R$10.000,00, que estavam dentro de uma caixa em um quarto.

                  Após o crime, foi montada uma operação com a participação de policiais civis e militares. Durante as buscas, eles receberam informações de que os assaltantes estavam em um galpão abandonado, na Comunidade de São José do Buriti, zona rural do município.

                  Os policiais foram até o local informado e perceberam o momento que um dos presos correu, tentando fugir. Ele foi abordado e entregou quem seriam os comparsas, que foram encontrados na mesma localidade.

                  Segundo a PM, R$2.050,00 foram apreendidos em um barranco. Um dos criminosos disse que a maior parte do dinheiro roubado estava com o líder do grupo. 
                  A polícia ainda procura pelos outros assaltantes.

                  Com Informações de: G1.

VARGINHA-MG - Mãe de Eliza Samúdio sobre regime semiaberto para Bruno: “Indignada”

"Ele vai responder em liberdade e enquanto isso meu neto me pergunta onde está o corpo da mãe"
Diz Sônia Moura.



                   Sônia Moura, mãe da modelo Eliza Samúdio, disse nesta Sexta-feira (190719) estar indignada com a progressão de pena concedida pela Justiça de Varginha-MG ao ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado a 20 anos e 9 meses de prisão pelo assassinato da modelo e ocultação do cadáver, em 2010. 

                   Ele passará a responder pelo crime em regime semiaberto domiciliar e pode ser solto a qualquer momento. Sônia vive em Campo Grande-MS com o neto, Bruninho, de 9 anos, filho de Eliza e do ex-jogador. 
                   São informações do G1.

“Os responsáveis pela morte dela agora estarão soltos e até hoje ninguém me deu a única resposta que gostaria de ter: o que fizeram com o corpo da minha filha?”
                   Protestou Sônia
                   O corpo de Eliza jamais foi encontrado.

“Ele [Bruno] vai responder em liberdade e enquanto isso meu neto me pergunta onde está o corpo da mãe. Até quando vai durar essa angústia? Como podemos chamar isso de Justiça?” 
                   Declarou.


                   O ex-goleiro vai voltar a cumprir sua pena em regime semiaberto por decisão da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Varginha, no sul de Minas Gerais, onde o ex-atleta está preso.

Flagrado com mulheres

                   A migração de regime foi possível porque a Justiça, em Junho, anulou a falta grave que o ex-goleiro teria cometido em Outubro passado, quando foi flagrado em bar ao lado de mulheres no momento em que deveria estar em trabalho externo.

                   Na decisão, o juiz Tarcísio Moreira de Souza afirmou que “o reeducando satisfaz as exigências subjetivas para a concessão da progressão de regime para o semiaberto, em especial pelo decote da imputação de falta grave, pois já cumpriu o lapso temporal necessário de pena imposta no regime fechado”. (Com Agência Estado).


                   Com Informações de: Metrópoles.

CARMO DO PARANAÍBA-MG - 8 mil quilos de queijo com selos e rótulos falsificados são apreendidos e destruídos


                      Fiscais do Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA e Polícia Militar de Carmo do Paranaíba-MG, apreenderam nesta Quinta-feira (190718), aproximadamente 8 mil quilos de queijo que se encontravam com selos de qualidade e rótulos falsificados. 

                      O fato ocorreu em cumprimento de mandado de busca e apreensão em desfavor do estabelecimento Comercial Marieli LTDA, situado na Rua Etelvina Angélica, no Bairro Bela Vista, sendo que a ação tinha como objetivo apurar denúncia anônima referente a fiscalização de rótulos e selos para comercialização de queijos.


                      De acordo com o boletim de ocorrência, durante os trabalhos de buscas foi constatada uma grande quantidade de queijos armazenados no local, sendo que a maioria já se encontrava embalada com rótulos/selos. 

                      Também no local foram localizados milhares de embalagens plásticas personalizadas com rótulos e selos de várias marcas de queijos que possuem certificados de qualidade, mas todas falsificadas. Em conversa com o proprietário da empresa Paulo de Oliveira Santana, 54 anos, ele relatou aos fiscais que os queijos são adquiridos em fazendas do município e região.


                      Durante análise mais detalhada ficou confirmado que os rótulos e selos falsificados, eram para embalagem de queijos Minas Artesanal, sendo que neles constavam que o empreendimento possuía registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI

                      Mas o que ficou confirmado foi que o estabelecimento não possuía registro no SISBI nem cadastro no IMA, para comercialização de queijos. Ainda segundo a ocorrência, Paulo contou que todo queijo manipulado no empreendimento é comercializado em Belo Horizonte-MG, e que os rótulos e selos falsificados para embalar a mercadoria são adquiridos no mercado central da capital.


                      Devido ao empreendimento não possuir registro ou cadastro nos órgãos competentes para comercializar produtos de origem animal, e também como os selos e rótulos dos produtos eram falsificados, os fiscais do IMA fizeram a apreensão de todos os queijos que foram encontrados no local. Em seguida os queijos acabaram sendo levados para o aterro sanitário de Carmo do Paranaíba, onde foram destruídos e enterrados em valas. 

                      Já o autor Paulo Oliveira Santana foi preso em flagrante delito e encaminhado para a delegacia de polícia na cidade de Patos de Minas-MG
                      A câmara fria e o galpão usado na atividade do empreendimento também foram lacrados.




                      Com Informações de: Presidente Olegário Notícias.

BELO HORIZONTE-MG - Comunidade católica quer cancelar performance LGBT da Virada Cultural

Espetáculo da Academia Transliteraria convida o público a coroar a 'Nossa Senhora das Travestis'. Arquidiocese de BH se posicionou pedindo o cancelamento do ato.


                Pelo Twitter, o prefeito Alexandre Kalil disse defender todas as liberdades e garantiu que ninguém vai agredir a religião de ninguém. 
                A reportagem ainda aguarda o posicionamento da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte-MG.

                Por volta das 11:00 horas da manhã desta Sexta-feira, mais de 15.000 pessoas haviam assinado uma petição na internet que pede a anulação do evento "Coroação da Nossa Senhora das Travestis", programado para acontecer neste Sábado (190720), durante a Virada Cultural de Belo Horizonte

                O documento pede que o prefeito, Alexandre Kalil, cancele o ato, considerado uma blasfêmia e afronta contra os cristãos.

"Senhor Prefeito Alexandre Kalil, os cristãos e todos os homens de boa vontade vêm pedir o cancelamento do evento 'Academia TransLiterária', previsto para acontecer no dia de Sábado (190720), na Virada Cultural de Belo Horizonte. 

A razão é que foi autorizada pela Secretaria de Cultura de Belo Horizonte, a realização de uma blasfêmia 'Coroação da Nossa Senhora das Travestis'. 

Tal ato é uma afronta grave e direta contra o sentimento religioso dos cristãos, majoritários no Brasil e em Belo Horizonte"
                Diz o texto.


                A petição também informa que o ato, se realizado, poderá ser tipificado como crime, previsto no artigo 208, do Código Penal

"Eis a tipificação: 'Vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, ou multa'"
                Continua a mensagem publicada na petição.

                Ainda segundo o documento, a "referida coroação, financiada com dinheiro público, envergonha e assusta os belo-horizontinos, os cidadãos ordinários e católicos. 

Autorizar tal vilipêndio mancharia a história da cidade e tornaria criminoso o uso de verbas públicas que, obtidas pelo suor dos cidadãos, seriam empregadas em favor de um grupo truculento que chama de arte o desrespeito, a blasfêmia, o acinte, a gozação, enfim, o brincar com o sagrado".

                A polêmica chegou ao conhecimento do deputado federal Eros Biondini que, nessa Quinta-feira (190718), publicou vídeo pedindo respeito e considerando a performance uma "zombaria com a fé de um povo inteiro"

                Na gravação, ele diz ter recebido centenas de mensagens de pessoas indignadas com o espetáculo. 

"Nós exigimos respeito e pedimos que todos se mobilizem para que chegue até o nosso prefeito e ele possa tomar as devidas providências".

                Por volta das 11:30 horas desta Sexta-feira, o prefeito Alexandre Kalil se manifestou no Twitter, a respeito da polêmica: 

"Defendo todas as liberdades. 
Sou católico, devoto de Santa Rita de Cássia. Fiquem tranquilos, ninguém vai agredir a religião de ninguém. 
Isso não é cultura".

                A Secretaria de Cultura de Belo Horizonte ainda não emitiu nenhuma declaração a respeito do assunto.

                Já a Arquidiocese de Belo Horizonte emitiu nota, dizendo que toda a comunidade, incluindo o arcebispo e presidente da CNBB, dom Walmor, bispos auxiliares, padres, diáconos, religiosos e religiosas, ministros e evangelizadores "rebatem, com indignação, a ação preconceituosa e criminosa de desrespeito à fé cristã católica, o evento de título 'Coroação a Nossa Senhora dos Travestis'".

                O texto diz ainda que se exige e se espera por parte das autoridades a suspensão do evento, "por ser incontestável fomento ao preconceito e à discriminação, desrespeito aos valores da fé cristã católica, devendo saber que estão comprometendo gravemente a paz e o exigido relacionamento cidadão respeitoso"

"Não é admissível instrumentalizar Nossa Senhora, desrespeitando-a para se promover um evento que se diz cultural, mas, na verdade, configura-se em agressão à fé cristã católica. Não se cultiva tolerância a partir do desrespeito"
                Prossegue a nota, que ainda faz uma convocação para os católicos se manifestarem, exigindo respeito e a suspensão imediata do espetáculo. 


"Seja também acolhido o nosso pedido, protocolado junto a autoridades e instâncias competentes de defesa da verdade e da moralidade, das quais se espera o posicionamento legal e urgente, com a proibição desse ato abominável contra a fé cristã católica. 

Católicos, paróquias, instituições, associações, movimentos e novas comunidades, todos nós, manifestemos fortemente, neste momento, para que prevaleça o bom senso, a verdade e a justiça pela paz!".
                Espetáculo está previsto para acontecer amanhã, de acordo com a programação divulgada no site da Virada Cultural de BH.

                Com Informações de: Uai.

MINAS GERAIS - Operação coordenada pelo Ministério Público recupera material furtado do Arquivo Público Mineiro

Documentos do Arquivo Público Mineiro que teriam sido furtados estavam sendo vendidos na internet.


                Centenas de documentos do Arquivo Público Mineiro - APM, entre eles decretos e editais do período imperial, que teriam sido furtados e estavam sendo vendidos pela internet, foram recuperados na manhã desta Quinta-feira, (190718), durante a Operação Páginas Históricas

                Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, que conta com o apoio dos Ministérios Públicos do Distrito Federal e Territórios - MPDFT, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

                Os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO, dos respectivos estados, e as Polícias Civil e Polícia Militar também participam da operação.

                Foram cumpridos um mandado de prisão temporária e nove de busca e apreensão em Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Rio de Janeiro, Quatis-RJ, Pelotas-RS e Campo Bom-RS
                O alvo principal da investigação foi preso no Rio Grande do Sul-RS.

                O número exato de documentos furtados do Arquivo Público Mineiro e os valores dos documentos vendidos pela internet não foram informados, pois as investigações ainda estão em andamento. O material apreendido durante a operação será periciado. 
                Comprovada a autenticidade dos documentos eles serão devolvidos ao APM.

                Segundo a promotora de Justiça Giselle Ribeiro de Oliveira, que está à frente da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico - CPPC

“as investigações tiveram início em 2016. 
O MPMG apurou que os documentos furtados estavam sendo vendidos, pela internet, para pessoas de vários estados. 
Nas residências de alguns desses compradores foram cumpridos mandados de busca e apreensão nesta manhã. 
O principal alvo foi localizado no Rio Grande do Sul. 
Ele foi preso temporariamente e será ouvido”
                Explica a promotora de Justiça.

                Ainda de acordo com Giselle Ribeiro

“a subtração de documentos é definida como furto (artigo 155 do Código Penal) e a aquisição de bens, produto de furto, é classificada como receptação (artigo 180 do Código Penal). 

Embora sejam crimes comuns, os envolvidos podem ter suas penas agravadas em razão do grande valor cultural que esses bens possuem. 
A vítima não é apenas o APM, que perdeu parte do seu acervo, mas toda a sociedade que se viu privada de registros históricos”
                Ressalta a coordenadora da CPPC.

                A promotora de Justiça esclarece que “caso promovam a devolução voluntária dos documentos, as pessoas que os adquiriram podem não ser processadas”.

APM


                O Arquivo Público Mineiro é uma superintendência da Secretaria de Estado de Cultura responsável por planejar e coordenar a gestão de documentos, executar o recolhimento, a organização e a preservação de documentos provenientes do Poder Executivo de Minas Gerais e dos arquivos privados de interesse público e social.

                O Arquivo é a mais antiga Instituição cultural de Minas Gerais
                Criado em Ouro Preto-MG, pela lei nº 126 de 11 de Julho de 1895.

                O acervo do APM é constituído de documentos manuscritos, impressos, mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e periódicos. 

                São documentos de origem pública referentes à Administração Pública de Minas Gerais produzidos desde o século XVIII, período colonial brasileiro até o século XXI e de documentos de origem privada de interesse público e social.

Fonte: MPMG.

                Com Informações de: Paracatu News.

PATROCÍNIO-MG - Ladrão furta escada e cai nos braços da polícia

A escada estava sendo transportada por um veículo.


               Na última Quarta-feira (190717), por volta de 13:00 horas, na Rua Lindolfo Pereira Guimarães, Bairro Santa Terezinha, em Patrocínio-MG, uma vítima acionou a Polícia Militar.

               Ele se queixou que estacionou seu veículo neste local, e um ladrão furtou de dentro de seu veículo uma escada.
               Foi informado que o autor estaria nas proximidades do local.

               Militares após rastreamento e diligências o autor J.R.D.R, 51 anos, foi localizado e a escada recuperada.
               Com informações da Polícia Militar.

               Com Informações de: Patrocínio Online.

BRASIL - Bolsonaro transfere Conselho Superior do Cinema do Ministério da Cidadania para a Casa Civil

Conselho é responsável por formular as políticas para o cinema do Brasil. Presidente criticou ativismo e disse que não pode admitir 'filmes como da Bruna Surfistinha' com dinheiro público.


                  O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta Quinta-feira (190718) a transferência do Conselho Superior do Cinema para a Casa Civil. O conselho estava no Ministério da Cidadania, que engloba a antiga pasta da Cultura.

                  A mudança, segundo o governo, visa “fortalecer a articulação e fomentar políticas públicas” na área. O decreto foi um dos atos assinados durante cerimônia em alusão aos 200 dias do governo de Bolsonaro.

“Com o Osmar Terra [ministro da Cidadania] fomos para um canto e nos acertamos. Eu não posso admitir que com o dinheiro público se faça filmes como da Bruna Surfistinha. Não dá"
                  Disse Bolsonaro na cerimônia.


                  O presidente também disse que discutiu com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a transferência da Agência Nacional do Cinema - ANCINE do Rio de Janeiro para Brasília-DF.

"Osmar apresentou propostas sobre a ANCINE, vamos trazer ela para Brasília. Não somos contra quem tem essa ou aquela opção. Mas o ativismo que não podemos permitir, em respeito com as famílias. Uma coisa que mudou com a chegada do governo”
                  Afirmou o presidente.

                  "Bruna Surfistinha", de 2011, foi baseado no livro best-seller da garota de programa Rachel Pacheco, sobre sua história. O filme estrelado por Deborah Secco teve mais de 2.000.000 de espectadores. O filme foi aprovado em 2007 pelo Ministério da Cultura para captar verba por renúncia fiscal.

Cobrança por resultados

                  Questionado em entrevista coletivo sobre os motivos da mudança, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, explicou que o governo defende que o incentivo ao cinema seja acompanhado de cobranças por resultados nos casos em que são usados recursos públicos para financiar as produções.

“Política de cultura, política de cinema precisa ter apoio, sim, mas precisa ter cobrança de resultado”
                  Disse Onyx.

                  Segundo o ministro, a atual política pública de incentivo ao cinema não mede o sucesso da produção, o que precisa ser mudado.

“Quer produzir um filme x, y ou z, quer ir para o mercado e captar sozinho, ok. Agora, para levar recurso público tem que ter retorno, tem que ter qualidade. E uma das coisas que não faz parte da métrica hoje é se tem ou não sucesso, se tem ou não espectador dentro da sala de cinema”.

                  O ministro ainda frisou que a ANCINE será trazida para Brasília

“A ANCINE sai do Leblon e vem para Brasília, acabou a praia”.

O que é o Conselho Superior de Cinema?


                  O conselho é responsável por formular a política nacional de cinema, aprovar diretrizes para o desenvolvimento da indústria audiovisual e estimular a presença do conteúdo brasileiro no mercado.

                  Ele foi criado em 2001 e tem nove representantes, sendo seis da indústria audiovisual e três da sociedade civil, e mais nove suplentes.

                  Os membros são nomeados pelo presidente para mandatos de dois anos, com uma recondução permitida. A nomeação mais recente aconteceu em Dezembro de 2018 pelo então presidente Michel Temer.

                  Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS