PESQUISA NESTE SITE:

03 fevereiro 2017

ARAÇUAÍ-MG - Após rebelião, agentes do Presídio falam da situação precária

Eles afirmam que usam munições e coletes vencidos durante o serviço.
Seap diz que procedimentos são adotados quando há alguma ocorrência.


              Após a rebelião ocorrida na noite de Quarta-feira (170201) no Presídio de Araçuaí-MG, no Vale do Jequitinhonha, agentes penitenciários falaram da situação precária de trabalho dentro do Presídio, que, segundo eles, ficou ainda mais evidente após o tumulto.

              De acordo com eles, são cerca de 50 agentes trabalham na unidade, mas a maioria é composta por servidores contratados, e há medo de represálias. 

“Por isso não temos denúncias sobre a situação em que trabalhamos. Temos munições vencidas, coletes vencidos e equipamentos de proteção individual danificados. Não existe uma manutenção preventiva em nossos equipamentos”
              Afirma um agente que não quis se identificar.

              Ele diz ainda qque na última rebelião os detentos agrediram os agentes penitenciários com pedras e chunchos, feitos com vergalhões retirados das estruturas das celas. 

“Esta rebelião já estava prevista, diante da situação que nos encontramos. Graças a Deus não aconteceu o pior. Todos os agentes temem novas situações de confronto. Os detentos ameaçam os agente e também os familiares. O sistema prisional em Araçuaí está um colapso”.

              Outro servidor, que também não quis se identificar, afirma temer outras situações de confrontos com os presos, pois a situação de trabalho gera aumenta o risco para os agentes. 

“Infelizmente falta efetivo para trabalhar nos presídios. O que vivemos aqui foi um cenário de guerra. O que a gente teme a possibilidade de acontecer outros episódios semelhantes”
              Diz.

              Ainda segundo os servidores, a unidade prisional possui 12 celas e foi construída para abrigar 66 presos, mas o número de abrigados chega a 100. Após a rebelião de Quarta-feira, cerca de 15 presos foram transferidos para Teófilo Otoni-MG, Itaobim-MG, Francisco Sá-MG e Pedra Azul-MG.

              Eles temem também a segurança dos agentes ao trabalharem em vigias de presos fora do presídio. 

“Os estatuto fala que são três agentes por detento, mas, geralmente, aqui trabalha um agente para cada dois presos”.

O que diz a SEAP
              Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional - SEAP afirmou que sempre que se registra alguma ocorrência em unidades prisionais do estado são adotados vários procedimentos no sentido de regularizar o funcionamento do local.

              A secretaria afirma que o motim ocorrido em Araçuaí está sendo investigado, bem como a reclamação de material vencido.

              Com Informações de: G1.

BELO HORIZONTE-MG - Suspeitos de incendiar ônibus na Região de Venda Nova, são detidos

De acordo com a polícia, veículos foram queimados nos bairros Serra Verde e Europa.


              Um grupo suspeito de incendiar dois ônibus, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte-MG, foi detido nesta Sexta-feira (170203), de acordo com a Polícia Militar - PM. Com os suspeitos, foram encontrados galões de combustível.

              Conforme a PM, o grupo foi detido depois de um veículo ter sido queimado, nesta manhã, na Avenida Salamanca, no Bairro Europa. A polícia já atendia uma ocorrência de atentado a um coletivo, no Bairro Serra Verde, quando foram informados sobre a segunda ação. 

              De acordo com a PM, a denúncia também dava conta que comerciantes da região estavam sendo ameaçados com toque de recolher. 

              Inicialmente, a polícia encontrou cinco suspeitos e, em seguida, outros três. Ainda segundo a corporação, no momento em que o boletim de ocorrência era registrado, os suspeitos reclamaram da morte de um amigo deles, que ocorreu na noite desta Quinta-feira. Segundo a polícia, os detidos disseram que o rapaz teria sido morto por um policial.

              Também no Bairro Serra Verde, outro crime é investigado, mas a polícia não informa se há relação com os atentados. Na noite desta Quinta-feira (170202), um guarda municipal reagiu a uma tentativa de assalto e é suspeito de matar a tiros um dos criminosos de 18 anos. 

              Segundo a PM, outro suspeito de participar da tentativa de assalto foi preso.

              De acordo com a assessoria da Guarda Municipal, o agente estava de folga, tem porte, mas a arma usada não é da corporação. 
              O suspeito morto estava com uma réplica de arma.

              Ônibus incendiado no Barreiro.


              Durante a madrugada, um ônibus foi incendiado na Região do Barreiro. De acordo com a PM, duas pessoas entraram no coletivo por volta de 00:00 horas e atearam fogo, depois que o motorista, cobrador e dois passageiros desceram.

              Com Informações de: G1.

CATUTI-MG - Corpo de comerciante é encontrado em barragem

Segundo a PM, testemunhas disseram que ele estava pescando no local.
Suspeita inicial é que vítima tenha escorregado e caído na água.


              O corpo de um homem de 55 anos foi encontrado na tarde desta Sexta-feira (170203) em Catuti-MG, no Norte de Minas

              Segundo a Polícia Militar, o homem era dono de um bar que fica próximo a uma barragem da cidade.

              Ainda segundo a PM, moradores viram o corpo e acionaram a polícia. Testemunhas relataram que a vítima teria ido ao local para pescar e acabou se afogando. A polícia acredita que ele tenha escorregado, caído na água e se afogado.

              Um perito da Polícia Civil foi ao local e liberou o corpo para uma funerária da cidade.

              Com Informações de: G1.

UBAI-MG - Homens são detidos transportando drogas de São Paulo

Um homem e um adolescente estavam dentro de um ônibus com a droga. Foram apreendidas 312 buchas de maconha e 384 pinos de cocaína.



              Duas pessoas foram detidas na madrugada desta Sexta-feira (170203) por suspeita de tráfico de drogas em Ubaí-MG; no Norte de Minas

              A Polícia Militar recebeu informações de que um homem de 34 anos e um rapaz, de 17 anos, estariam transportando entorpecentes em um ônibus que seguia de São Paulo-SP para Ubaí-MG.

              Militares de Ubai e Brasília de Minas-MG fizeram uma operação e interceptaram o veículo na rodovia MG-402, e localizaram os dois suspeitos indicados. Eles estavam com uma bolsa com 312 buchas de maconha, 384 pinos de cocaína, três celulares e dinheiro.

              O homem preso, o menor e os materiais apreendidos foram levados para a delegacia.

              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Sedia reunião do Fórum Regional de Governo.

Unaí-MG sedia reunião do Forum Regional de Governo. Os Representantes foram escolhidos na tarde desta Sexta-feira, em reunião ocorrida no Plenário da Câmara Municipal.


              Prefeito Odilon de Cabeceira Grande-MG, vai representar o micro-território, que tem sede em Unaí-MG no fórum. A prefeita Iramar, de Dom Bosco-MG, é a suplente. 

              Representantes escolhidos na tarde de Sexta-feira (170203), no plenário da Câmara Municipal de Unaí

              Os fóruns regionais de governo são uma estratégia do governo do Estado iniciada em 2015. O objetivo é aproximar o governo do Estado das peculiaridades de cada região. A intenção é dar atenção na mesma intensidade às duas regiões, tão diferentes, Sul e Norte. 

              30 municípios compõem o território Noroeste. Subdividido em 3 micro-territórios. Um sediado em Patos de Minas-MG, composto por 12 municípios. Outro com sede em João Pinheiro-MG, com apenas 3 municípios. 
              O terceiro com sede em Unaí-MG, integrado por 15 municípios.

              Quem vai articular as ações do governo do estado no micro-território é Denilson Rubim, que hora vai usar a SEDESE em Paracatu-MG, como base de apoio, e hora a Superintendência de Saúde em Unaí.
              O objetivo primeiro da reunião era obter dos prefeitos presentes a indicação dos representantes no fórum. 
              A escolha por consenso recaiu sobre o prefeito Odilon, e a prefeita Iramar.

Evento foi organizado pelo Governo de Minas.

              No início da noite de ontem uma comissão veio até o gabinete do prefeito e o convidou para a reunião. Quem esteve aqui no gabinete para o convite foi Luiz da Superintendência de Saúde, que certamente tem mais informações.


              O prefeito de Paracatu não pôde estar presente, mas enviou seu vice o representando,

              O chefe de gabinete de Buritis-MG, representou o prefeito, os prefeitos de Cabeceira Grande, Dom Bosco, Arinos-MG e Natalândia-MG estiveram presentes. penso que foram esses.

              Branquinho explicou aos presentes os desafios que enfrenta a UFVJM aqui no município, tanto para conclusão da construção de sua sede, quanto para operacionalizar os cursos que estão em andamento e oferta de novas vagas. Conclamou a todos para se articularem em favor da UFVJM.





              Com Informações de:
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

SÃO SEBASTIÃO-DF - Poço artesiano reativado pela Caesb causa alagamento

Tubulação se rompeu durante bombeamento teste, em São Sebastião-DF, na Quinta-feira (170202). Caesb informou que obra passou por consertos e deve funcionar ainda nesta Sexta (03).


                A reativação de um poço artesiano em São Sebastião-DF, no Distrito Federal, provocou o alagamento de uma rua na manhã desta Sexta-feira (170203). 

                A obra foi conduzida pela Companhia de Saneamento Ambiental - CAESB para reforçar o abastecimento na região. O vazamento ocorreu durante um bombeamento teste na tarde de Quinta-feira (170202), quando uma tubulação se rompeu - VIDEO AQUI.

                A Caesb informou que os consertos já foram realizados e o poço deve começar a funcionar ainda nesta sexta. Segundo a companhia, o volume de água perdido “não significou uma redução da produção existente”. 

                O poço tem capacidade para vazão de 10 litros de água por segundo e beneficiar cerca de 4.000 moradores.

                Além da Rua Gameleira, que ficou alagada, houve outro vazamento na mesma região na noite desta Quinta-feira (170202). 

                De acordo com a CAESB, a água está escoando de uma nova caixa de manobras – onde é possível controlar a vazão e distribuição de água para uma região. 

                Equipes de manutenção estão no local para estancar o vazamento.

                Com Informações de: G1.

MATO VERDE-MG - Corpos dos criminosos mortos são liberados para famílias

Eles foram mortos durante operação realizada pela Polícia Civil.
Grupo é especialista em explosão de caixa forte de bancos, diz PC.


              Os exames de necrópsia dos sete homens mortos em uma Operação da Polícia Civil em Mato Verde-MG, na madrugada de Quinta-feira (170202), já foram realizados pelo Instituto Médico Legal de Montes Claros-MG

              De acordo com a Polícia Civil, até a manhã desta Sexta-feira (170203), a família de um dos bandidos já havia feito a retirada do corpo. Um homem de 35 anos, que fazia parte do grupo, ficou ferido durante a troca de tiros e continua internado.

              Os sete homens morreram em um confronto com a Polícia Civil durante uma tentativa de roubo a caixas eletrônicos de dois bancos de Mato Verde

              O oitavo integrante da quadrilha foi baleado nas pernas e braço e socorrido pelo SAMU a um hospital de Janaúba-MG

              De acordo com o delegado, Eujécio Coutrim, o criminoso segue internado, sob escolta policial, e foi indiciado por organização criminosa e tentativa de roubo qualificado. 

              Contra ele já havia um mandado de prisão em aberto, expedido na Bahia por crime de roubo.

Ação dos bandidos
              Câmeras de segurança de um dos bancos registraram o momento da troca de tiros entre policiais e criminosos, por volta das 3:00 horas da madrugada. 

              Nenhum policial ficou ferido. 
              Os oito homens chegaram em uma caminhonete, com placas de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, parte do grupo, que estava na caçamba do veículo, se escondia sob colchões. 

              Eles foram surpreendidos por 40 policiais civis, das Regionais de Montes Claros-MG e Janaúba-MG, que estavam armados e posicionados estrategicamente em um hotel e em uma escola que ficam ao lado das agências bancárias. As esquipes ficaram de campana por 24 horas, durante três dias.

              Em coletiva, o Delegado Renato Nunes Henriques, chefe do Departamento da Polícia Civil de Montes Claros, esclarece que parte da quadrilha é de São Paulo e era investigada pelo Serviço de Inteligência das polícias de Minas Gerais e do Paraná, onde possivelmente há ramificações dos criminosos. 

              Um integrante, morto na troca de tiros, de 36 anos, é de Monte Azul-MG, no Norte de Minas, e estava foragido da cadeia onde cumpria pena por roubo. Ele é apontado pela polícia como responsável por abrigar os comparsas.

              Ainda segundo o delegado, o grupo criminoso é especialista em explosões de cofres. 

"Não se trata de quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos. Essa quadrilha é especializada em explosão de caixa forte de bancos, por isso, o forte armamento utilizado por eles"
              Enfatiza o delegado.

              Com os homens foram apreendidos coletes balísticos, ferramentas e 22 bananas de dinamite. Eles portavam fuzis, espingardas, submetralhadora e pistolas. A caminhonete com placa adulterada também foi apreendida.

              A quadrilha continua sendo investigada como responsável pelas explosões de caixas em Monte Azul, São João do Paraíso-MG e Montezuma-MG, na madrugada de Quarta-feira (170201).

              Segundo dados da Polícia Civil, em 2014 foram registrados 225 arombamentos à agências bancárias do Estado. 
              Em 2015, foram 173 casos. 
              Até novembro de 2016, foram registrados 166 ocorrências.

SAIBA COMO TUDO OCORREU, AQUI:
=> 170202 <=

              Com Informações de: G1.

VARZELÂNDIA-MG - Malote é roubado de funcionários de banco que seguiam a pé,

Funcionários fariam depósito em outro banco; crime foi em Varzelâdia.
Criminoso fugiu com um comparsa; malote continha R$50.000,00, diz polícia.


              A Polícia Militar procura por um homem, e o comparsa dele, que roubaram um malote com aproximadamente R$50.000,00 nesta Quinta-feira (170202), em Varzelândia-MG, no Norte de Minas

              De acordo com a Polícia, três funcionários de uma agência bancária seguiam a pé com o dinheiro para realizarem depóstio em outro banco, há menos de 20 metros um do outro, quando foram surpreendidos por um bandido armado.

              O roubo aconteceu na Rua Coronel João Martins, no Centro da cidade. Para a Polícia Militar, os funcionários contaram que estavam com o malote quando o bandido anunciou o assalto e exigiu o dinheiro. 
              Ninguém foi ferido.

              De acordo com a polícia, o criminoso fugiu com um comparsa que o aguardava em uma motocicleta. A Polícia Civil também esteve no local para rastreamento dos autores. 

              Até a manhã desta Sexta-feira (170203) ninguém havia sido preso, e nem o dinheiro foi recuperado.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Adolescente é apreendida por guardar revólver, em Vila Atlântida

Polícia Militar recebeu denúncia anônima; arma estava no quarto da menor. Mãe da adolescente acompanhou toda a abordagem até à delegacia.


              Uma adolescente de 16 anos foi apreendida nesta Quinta-feira (170202), na Vila Atlântida, em Montes Claros-MG, após a Polícia Militar receber uma denúncia anônima. 

              Com ela, os policiais apreenderam uma arma de fogo, que estava carregada.

              De acordo com a polícia, a mãe da adolescente acompanhou os militares durante toda a abordagem. A arma estava escondida dentro do quarto da jovem.

              Ainda segundo a PM, a adolescente não contou porque guardava a arma, e nem quem é o dono.

              Com Informações de: G1.

RIO PARDO DE MINAS-MG - Homem é preso com carro com placa adulterada

Ele disse à PM que comprou o veículo por R$19.000,00 em Espinosa-MG.
Motorista foi detido em Rio Pardo de Minas-MG, nessa Quinta-feira (02).


               A Polícia Militar de Rio Pardo de Minas-MG prendeu um homem, de 24 anos, que estava com um carro com a placa adulterada, nessa Quinta-feira (170202).

              Os militares faziam patrulhamento pela Avenida Montes Claros, quando viram o veículo estacionado e suspeitaram devido ao estado de conversação do carro. Ao consultar os dados, foi constatado que o chassi pertence a outro veículo, com queixa de furto na BAHIA.

              O condutor disse à PM que comprou o automóvel por R$29.000,00 em Espinosa-MG. Ele apresentou o CRLV contendo dados falsos e alegou ter recebido o documento após a compra. 

              O homem foi conduzido à delegacia e o veículo removido ao Pátio do DETRAN.

              Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS - Corpo de jovem é encontrado em avenida

Vítima estava sem documento e não foi identificada. Jovem foi morto com tiros na cabeça; corpo estava no Bairro Village do Lago II.


              A polícia encontrou o corpo de um jovem no Bairro Village do Lago II, em Montes Claros-MG, nessa Quinta-feira (170202). 

              De acordo com a Polícia Militar, a vítima, que aparentava ter 18 anos, não foi identificada e morreu após ser baleada. 

              O corpo estava na Avenida Um.

              A perícia esteve no local e constatou que os tiros acertaram a cabeça do rapaz. Um projétil foi recolhido ao lado do corpo. Ainda segundo a PM, a vítima estava sem documentos e vizinhos afirmaram não conhecê-lo. 

              O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.

              Até o momento, ninguém foi preso e a motivação do crime é desconhecida.

              Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Prefeitura de Patos de Minas decreta estado de calamidade financeira

Decreto foi assinado na tarde desta Quinta-feira (170202).
Produção da TV Integração não conseguiu contato com o ex-prefeito.


              O prefeito de Patos de Minas-MG, José Estáquio, convocou uma coletiva de imprensa na tarde desta Quinta-feira (170202) para informar que decretou estado de calamidade financeira no município. 

              O documento tem prazo de 180 dias e fala da adoção de medidas de contenção de despesas, para tentar diminuir o valor da dívida que, segundo o prefeito, está estimada em mais de R$119.000.000,00 a curto e longo prazos.

              A produção do MGTV tentou contato com o ex-prefeito Pedro Lucas para falar sobre o assunto, mas não conseguiu até a publicação desta matéria.

              O atual prefeito explicou que levou à assinatura do decreto. 

“Recebemos uma dívida bem superior ao que tínhamos previsto e o ato de hoje torna transparente esses valores, além de informarmos o que pretendemos fazer para equilibrarmos as finanças do município”
              Esclareceu José Eustáquio.

              José Eustáquio declarou que os valores da dívida de curto prazo são decorrentes principalmente de serviços prestados por empresas concessionárias. 

              Mas há também despesas com a empresa de segurança TBI, a Vale Card e Pássaro Branco

“Foi concedido o Passe Livre Escolar a todos os estudantes, mas a prestação do serviço não foi quitada"
              Disse o prefeito.

Medidas
              Segundo a Prefeitura, serão adotadas nove medidas para equacionar o déficit financeiro, como vedar a criação ou expansão despesa municipal, exceto as custeadas com recursos vinculados ou imprescindíveis ao serviço público municipal; suspender despesas com pessoal por 180 dias para provimento de cargo público, admissão ou contratação; criação de cargo, emprego ou função, exceto para cargos existentes ou provenientes de reorganização administrativa; pagamento de férias prêmio; readequação de plantões médicos de forma a atender as necessidades pública, entre outros.

              Outros caminhos propostos pelo Executivo são a revisão de adicionais de insalubridade, de programas sociais de forma a aperfeiçoá-los; proibir despesas com diárias, passagens e treinamentos, com realização de eventos festivos; suspender a aquisição de materiais permanentes.

              O município também pretende fazer a readequação da Fundação Promam com o intuito de reduzir despesas.


              Com Informações de: G1.

ITUIUTABA-MG - Testemunhas de crime em igreja de MG são ouvidas em audiência

Polícia montou esquema de segurança na entrada do Fórum de Ituiutaba. Homem esfaqueou mulher por ciúmes e confessou o crime pelo Whatsapp.


              A primeira audiência de instrução e julgamento de Marcos Ferreira, acusado de matar Simone Marca dentro de uma igreja em Ituiutaba-MG, foi realizada na tarde desta Quinta-feira (170202) e durou cerca de duas horas.

              A polícia montou um esquema de segurança na entrada do Fórum com vários militares e fez uma interdição em frente ao prédio.

              Os irmãos da vítima foram os primeiros a chegar. Logo depois, agentes do presídio da cidade chegaram com Marcos Ferreira, ex-namorado da vítima e que confessou o crime.

              Além do réu, foram ouvidas testemunhas e houve as alegações finais da defesa e da acusação. A grande expectativa era saber se Marcos Ferreira seria levado a júri popular, mas o juiz responsável pelo caso, Marcos Vedovotto, não anunciou a decisão. 
              A previsão é de que isso ocorra nos próximos dias.

              Logo após a audiência, o réu foi levado novamente para o Presídio de Ituiutaba.

Relembre o caso
              O crime aconteceu no dia 7 de outubro, enquanto a jovem assistia a uma missa Igreja Catedral São José. Marcos Ferreira atingiu a vítima com facadas e fugiu. A delegada de Homicídios, Roberta Borges Silva Ferreira, contou que Marcos é casado e teve um relacionamento extraconjugal com Simone, mas não aceitava o fim do relacionamento dos dois.

              A Polícia Civil disse que cerca de 80 pessoas testemunharam o crime na igreja. Após confessar o crime por Whatsapp, o autor fugiu e foi preso no dia seguinte, em Rio Verde-GO. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG, Marcos Ferreira estava escondido na casa de parentes e não reagiu a prisão. 
              Desde então ele segue preso em Ituiutaba.


Declaração de medo em rede social
              A vítima havia relatado em publicação no Facebook, no dia 19 de julho, que estava se sentindo triste e que tinha medo do homem fazer alguma maldade com ela. O desabafo foi feito em grupo com cerca de 500 mil participantes.

“Estou vivendo um relacionamento conturbado com meu namorado. O cara não me respeita, me xinga toda, briga exige que eu devolva uns presentes que me deu. Ando tão cansada, estou com depressão pelas ameaças dele, ele não aceita terminar e tenho medo de acontecer o pior ... Minha vida ta (sic) de pernas pro ar, toda briga nossa eu não durmo direito, fico com medo dele fazer alguma maldade comigo. Tenho poucos amigos, porque ele afasta todos de mim, saí do emprego, tudo por causa dele. E o pior to (sic) afundando, to (sic) vendo isso e não consigo dar um passo pra mudar ..." 
              Lamentou em publicação.

Relacionamento perturbado
              Eder Marca, um dos irmãos de Simone, contou ao G1 que o casal vivia um relacionamento perturbado e que ela não era feliz. 

"Ele batia muito nela e ela escondia da gente porque gostava dele. 
A família quase não ficava sabendo de nada”
              Disse.

              Diante da situação, os irmãos chegaram, inclusive, a procurar a polícia para pedir proteção para a mulher, que tinha 31 anos. Lauri Marca, que também é irmão da vítima, contou que sempre aconselhava Simone a ir embora para o Sul, onde os pais moram. 
              E ela chegou a atender ao pedido, mas acabou retornando a Ituiutaba um mês depois.

              Simone Marca morava em Ituiutaba há sete anos. A família era de Santa Catarina e foi para Ituiutaba montar o próprio negócio, no ramo de alimentos. Os parentes contaram que ela começou o relacionamento com Marcos Ferreira, de 43 anos, há um ano e sete meses e, desde então, sofria violência e ameaças constantemente.

              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS