Levantamento abrange os municípios que têm casos suspeitos segundo as Prefeituras e a Secretaria de Estado de Saúde.
A matéria será atualizada diariamente.
A pandemia de coronavírus fez com que muitos municípios estabelecessem medidas de prevenção à doença. Veja abaixo como está a situação das cidades que fazem parte da área de cobertura do G1 Grande Minas.
O levantamento abrange os municípios que têm casos suspeitos segundo as Prefeituras e a Secretaria de Estado de Saúde. A matéria será atualizada a medida que os municípios e o Estado repassarem novas informações. A reportagem começa com a situação de Montes Claros-MG, maior município do Norte de Minas Gerais.
Os demais municípios serão colocados em ordem alfabética.
Os casos só são considerados oficialmente suspeitos após notificação do Ministério da Saúde. Divergências entre os números divulgados pelos estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.
Montes Claros
Sexta-feira (200320) - A Secretaria Municipal de Saúde informou que monitora 24 casos suspeitos de Covid-19 nesta Sexta-feira. Até a tarde do dia anterior, eram 18 casos suspeitos da doença na cidade, sendo que 10 pacientes já haviam feito 08 estavam com as coletas agendadas.
13 casos já constam no último boletim divulgado pelo Governo de Minas. Um foi descartado, conforme noticiou o G1 no dia 6 deste mês.
A recomendação da Secretaria de Saúde é que as pessoas que estejam com suspeitas da Covid-19 não procurem os hospitais. Em qualquer caso suspeito, o paciente deve entrar em contato pelos telefones (38) 9 8407-6987 ou (38) 2211-4336.
Medidas de prevenção:
A Prefeitura decretou situação de emergência e suspendeu as aulas nas redes pública e particular de 200323 a 200413, incluindo Cemeis e berçários. A Câmara aprovou ainda uma lei com medidas de enfrentamento ao coronavírus.
A Prefeitura ainda determinou a suspensão das cirurgias eletivas e das consultas relacionadas a esses procedimentos. Eventos com a participação de mais de 20 pessoas estão suspensos. A medida afeta cinemas, boates, festas, missas e cultos. Bares e restaurantes poderão manter o expediente desde que funcionem em locais abertos e mantenham uma distância de dois metros entre as mesas. O decreto ainda estabelece os controles de entrada na rodoviária e aeroporto.
A Santa Casa suspendeu todas as visitas. Informações serão repassadas por telefone para pessoas cadastradas no sistema. O Hospital Aroldo Tourinho e o Hospital Universitário estão com restrições nas visitas,
A Unidade do Sistema Nacional de Emprego - SINE suspendeu os atendimentos por tempo indeterminado em Montes Claros.
A Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG e o Instituto de Ciências Agrárias - ICA suspenderam as aulas em todas as unidades.
Transporte público:
O Ministério Público de Minas Gerais - MPMG fez recomendações relacionadas ao transporte coletivo. As medidas, segundo o promotor, têm o objetivo de minimizar os riscos de transmissão do coronavírus aos usuários e empregados
Bocaiuva
A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta Quinta-feira (200319) que monitora cinco casos suspeitos. Todos constam no boletim do Governo de Minas Gerais. Os pacientes apresentam sintomas gripais como febre, coriza e dores no corpo.
Três deles já foram noticiados pelo G1 e são de duas mulheres, uma esteve em um evento de música em São Paulo e a outra, que é dentista, teve sintomas após a filha ter contato com uma colega de escola que voltou da Itália. O terceiro é de um caminhoneiro nordestino, que ficou dias em São Paulo carregando o veículo.
Os demais são de um engenheiro que esteve em um evento em São Paulo e de uma mulher que teve contato com o filho e a enteada, que moram em Belo Horizonte-MG.
Foi feita a coleta de exames do caminhoneiro, do engenheiro e da mulher que esteve no evento de música. Todos os cinco permanecem isolados em casa, com exceção do caminhoneiro, que mora em outra localidade.
Medidas de prevenção:
A Prefeitura decretou estado de emergência e suspendeu a realização de eventos com grande aglomeração de pessoas e as aulas na rede municipal de ensino. As cirurgias eletivas também estão suspensas.
O decreto também prevê a suspensão das visitas no Hospital Municipal Doutor Gil Alves.
Chapada do Norte
Sexta-feira (200320): A Secretaria Municipal de Saúde de Chapada do Norte-MG, confirmou que monitora um caso suspeito, mas manteve sigilo sobre os dados do paciente que está em isolamento. O caso já consta no último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo de Minas.
Segundo o município, ele recebeu atendimento médico no dia 17 e ainda não foram colhidas amostras para exames.
Medidas de prevenção:
A Prefeitura criou um Comitê Gestor de Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde. As aulas foram suspensas e está proibido a realização de eventos para evitar a aglomeração de pessoas.
Curvelo
07 casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde de Curvelo-MG nesta Quinta-feira (200319).
Todos constam no último boletim epidemiológico do Governo de Minas Gerais.
Um foi descartado.
Medidas de prevenção:
As aulas na rede municipal de ensino e nas instituições privadas foram suspensas. Shows foram suspensos e casas noturnas, academias, bibliotecas e feiras devem permanecer fechadas.
O atendimento no Consórcio Municipal de Saúde no Médio Rio das Velhas - CISMEV também está suspenso.
Itacarambi
Sexta-feira (200320): A Prefeitura Municipal de Itacarambi-MG, informou por meio de nota que monitora um caso suspeito de coronavírus.
A paciente tem 24 anos e retornou de São Paulo no dia 15 de Março.
Ela procurou atendimento no pronto-socorro municipal depois de apresentar sintomas da doença. Foram colhidas amostras para exames e o caso já consta no último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo de Minas Gerais. A paciente permanece em isolamento domiciliar.
Medidas de prevenção:
A prefeitura decretou estado de calamidade em saúde pública e suspendeu as visitas no Hospital Municipal, as aulas e eventos com aglomeração de mais de 20 pessoas.
Jaíba
Sexta-feira (200320): A Secretaria Municipal de Saúde apura um caso suspeito de coronavírus em Jaíba-MG. A paciente de 31 anos recebeu atendimento nessa Quinta-feira (200319) e já foram colhidas amostras para exames. O caso ainda não consta no Boletim Epidemiológico divulgado pelo estado.
De acordo com o secretário de saúde, a mulher apresentou sintomas da doença depois de ter contato com uma pessoa de Belo Horizonte com suspeita de coronavírus.
Medidas de prevenção:
A Prefeitura decretou situação de emergência e criou o Comitê Extraordinário Covid-19. As aulas estão suspensas no município e o decreto prevê também a suspensão de cirurgias, visitas aos asilos e hospitais.
O transporte coletivo deverá ser higienizado diariamente.
Janaúba
Sexta-feira (200320): A Secretaria Municipal de Saúde informou que investiga oito casos suspeitos de coronavírus. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e são monitorados pelas equipes de saúde.
Os casos ainda não constam no último boletim epidemiológico divulgado pelo estado.
Medidas de prevenção:
A Prefeitura Municipal de Janaúba-MG decretou situação de emergência com várias medidas para minimizar a transmissão da doença. Foram suspensos todos os eventos com aglomeração de mais de 25 pessoas.
Também está proibida a visitação em asilos e hospitais.
O decreto prevê ainda a suspensão de feiras livres e o mercado municipal deve permanecer fechado.
Confira outras recomendações divulgadas pela Prefeitura.
Januária
A Secretaria Municipal de Saúde de Januária-MG está monitorando nesta Quinta-feira (200319) um paciente de 34 anos que retornou do litoral da Bahia e começou a apresentar os sintomas compatíveis com Covid-19.
Ele permanece em quarentena com acompanhamento de profissionais da saúde. No boletim da boletim da Secretaria de estado de Saúde constam três casos.
Medidas preventivas:
Os atendimentos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram suspensos. A Prefeitura também suspendeu as visitas no hospital por tempo indeterminado e o apenas pacientes considerados mais graves serão atendidos no pronto-socorro.
Japonvar
Uma criança de 11 anos e um idoso, de 63 anos, estão em isolamento domiciliar porque apresentaram sintomas do coronavírus depois de uma viagem para Belo Horizonte-MG. Os casos são acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Japonvar-MG, nesta Quinta-feira (200319) e já constam no boletim do Estado.
Medidas de prevenção:
O prefeito decretou estado de emergência em saúde pública com várias medidas preventivas.
As aulas na rede pública e privada foram suspensas até o dia 13 de Abril. Estão suspensas todas as atividades e eventos com aglomeração de mais de 20 pessoas.
O município também suspendeu as cirurgias eletivas por 30 dias e criou um Centro de Operações de Emergência em Saúde para monitoramento da situação.
Jequitaí
Sexta-feira (200320): Um homem de 30 anos, que viajou para o Distrito Federal, está sendo monitorado pela equipe de saúde do município. O caso já consta no último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo de Minas Gerais.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de Jequitaí-MG, o paciente apresentou febre, coriza, cefaleia, dificuldade respiratória e dor nas costas. Ele recebeu atendimento e está em isolamento domiciliar.
Ainda não foram colhidas amostras para exames.
Medidas de prevenção:
A Prefeitura informou que adotou todas as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Desde o dia 18, as aulas e todos os eventos com aglomeração de pessoas foram suspensos.
Joaquim Felício
Uma criança de 5 anos passou por exames após apresentar sintomas do coronavírus em Joaquim Felício-MG. O caso já consta como suspeito no último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo de Minas, nesta Quinta-feira (200319).
O menino teve febre e dor de garganta após retornar de uma viagem para os EUA. As amostras para exames foram colhidas na última Segunda-feira (200316) e foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte-MG.
Medidas de prevenção:
O município decretou situação de emergência e as aulas foram suspensas a partir desta Quinta-feira (200319). Também foram suspensos eventos e atividades em locais fechados com aglomeração superior a 20 pessoas.
Lontra
Sexta-feira (200320): Um caso suspeito de coronavírus está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde de Lontra-MG. De acordo com o comunicado divulgado pela prefeitura, a paciente, de 52 anos, retornou de São Paulo há sete dias e apresentou tosse e febre.
O caso ainda não consta no boletim epidemiológico divulgado pelo Governo de Minas Gerais.
Minas Novas
Consta no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde que Minas Novas-MG tem um caso suspeito.
O G1 tenta levantar informações.
Pai Pedro
Sexta-feira (200320): Um homem de 28 anos apresentou sintomas do coronavírus depois de retornar de uma viagem para São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde de Pai Pedro-MG, informou ao G1 que o material para exame foi colhido nessa Quinta-feira (200319) e o paciente está em isolamento domiciliar.
Ele chegou na cidade no Sábado (200314) e teve febre e diarreia.
Segundo a Secretária de Saúde, o paciente relatou que teve contato com pessoas diagnosticadas com coronavírus em São Paulo. O caso já consta como suspeito no último boletim epidemiológico do Governo de Minas Gerais.
Medidas de prevenção:
O município decretou situação de emergência e criou um Comitê de Enfrentamento ao coronavírus. As aulas estão suspensas e os Centros de Saúde só estão atendendo prioridades e casos urgentes.
A feira livre, realizada todos os sábados, também está suspensa.
Pirapora
A Secretaria Estadual de Saúde de Pirapora-MG investiga, nesta Quinta-feira (200319), um caso suspeito de coronavírus. Segundo o município, trata-se de uma pessoa que retornou recentemente de uma viagem internacional e apresentou sintomas gripais. Foram adotados todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde e a paciente está em isolamento domiciliar.
Medidas de prevenção:
O município decretou estado de emergência e criou um Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
Todos os eventos públicos e privados estão suspensos. As aulas na rede pública e privada também foram suspensas.
Os restaurantes, bares, lanchonetes e padarias situados somente poderão prestar atendimento no local do estabelecimento observando a lotação máxima de 50% de sua capacidade total e desde que estejam localizados em ambientes abertos e/ou com climatização natural com as portas e janelas completamente abertas; e mantenham a disposição das mesas de forma que se observe a distância mínima de dois metros entre uma mesa e outra.
Porteirinha
A Secretaria Municipal de Saúde de Porteirinha-MG monitora, nesta Quinta-feira (200319), uma mulher, de 34 anos, que retornou de São Paulo com sintomas semelhantes ao coronavírus. As amostras foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias e a paciente está em isolamento domiciliar.
O caso ainda não consta no boletim estadual.
Medidas de prevenção:
O município decretou situação de emergência e suspendeu as aulas na rede pública e privada. Também foram suspensos eventos com aglomeração de mais de 20 pessoas.
Bares e restaurantes devem incentivar o atendimento através da entrega domiciliar, mantendo os atendimentos presenciais apenas se respeitado a distância mínima de dois metros.
Salinas
Sexta-feira (200320) - A Secretaria Municipal de Saúde de Salinas-MG investiga dois casos suspeitos.
Um deles é de uma mulher, de 58 anos, que viajou para EUA.
Além desses dois pacientes, outras seis pessoas estão sendo monitoradas. Segundo o boletim, três pacientes que estavam sendo monitorados foram liberados da quarentena porque não evoluíram com sinais do Covid-19.
Medidas de prevenção:
Foi criada uma Comissão Técnica de Enfrentamento à Covid-19 e estão sendo implementadas várias ações.
Nessa Sexta-feira (200320), todos os serviços da cidade serão paralisados. Foi criado também um Plano de Contingência para bloqueio e monitoramento das principais rodovias de acesso ao município.
Entre as medidas que devem ser adotadas, estão a restrição de entrada de ônibus e vans de turismo e de seus ocupantes, considerando que sejam oriundos de lugares onde há contaminação comunitária, com exceção dos moradores do município
As aulas nas redes pública e privada de ensino estão suspensas. Segundo o município, estão suspensos, por prazo indeterminado a realização de eventos de qualquer natureza, que exijam licença municipal, com público superior a 100 pessoas, ainda que previamente autorizadas, tais como:
Eventos desportivos,
Shows e afins;
atividades coletivas de cinema, teatro e similares.
São Francisco
A Prefeitura de São Francisco-MG monitora 12 pacientes com suspeitas de coronavírus nesta Quinta-feira (200319). Entre eles há uma família, como noticiou o G1 em no dia 17 deste mês.
Segundo o secretário de Saúde, algumas pessoas apresentaram sintomas após irem para outros Estados ou após o contato com pessoas que estiveram em outros Estados.
Os pacientes estão isolados e seguem em quarentena. Se houver evolução dos casos, eles serão submetidos a exames.
O município afirma que segue o protocolo do Governo de Minas Gerais.
Medidas de prevenção:
Os alunos da rede municipal foram dispensados, a Igreja Católica suspendeu missas e a Evangélica também interrompeu cultos. As visitas no Hospital Doutor Brício de Castro Dourado estão limitadas e são permitidas de acordo com a análise do médico e a legislação vigente.
A situação do município está sendo constantemente reavaliada para verificar a necessidade de novas medidas.
Três Marias
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Marias-MG monitora uma paciente que está com suspeita da Covid-19. Ela esteve recentemente em Belo Horizonte.
O caso ainda não aparece no boletim do Estado.
A mulher procurou o uma unidade de saúde do município com sintomas leves de gripe. O material foi coletado e enviado nesta Quinta-feira (200319) para a Fundação Ezequiel Dias.
O resultado deve sair sem sete dias, enquanto isso, a paciente permanece isolada em casa.
Medidas de prevenção:
A Prefeitura de Três Marias emitiu um decreto nesta quinta-feira (200319) com medidas mais rígidas de prevenção a Covid-19.
De acordo com o documento, a partir de agora estão suspensas aulas em toda a rede de ensino, municipal, particular e estadual, assim como atividade na APAE do município.
O atendimento presencial a população, em todas as repartições públicas, também está suspenso por tempo indeterminado.
A partir desta data, o serviço será prestado por telefone e e-mail.
As medidas mais rígidas no decreto estão relacionadas ao turismo, já que a cidade atrai visitantes de todas as cidades do estado, por causa da represa da usina hidrelétrica de Três Marias.
Segundo o documento, estão suspensas por tempo indeterminado, o uso da área de camping, passeios de barco, lanchas e práticas de esportes aquáticos no Terminal Praia Mar de Minas.
O transporte coletivo para o terminal também foi proibido.
Varzelândia
Consta no boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Varzelândia-MG, que tem um caso suspeito.
O G1 tenta levantar informações.
Com Informações de: G1.