PESQUISA NESTE SITE:

02 abril 2021

JANAÚBA-MG - Ex-prefeito e filho morrem no mesmo dia de Covid-19


                O ex-prefeito de Janaúba-MG, Região Norte de Minas Gerais, Wildemar Maximino da Cruz (DEM), o "Vivi", de 84 anos, que administrou o município por três mandatos, morreu na tarde desta Sexta-feira, (210402) vítima da Covid-19. Ele faria 85 anos na próxima Quinta-feira (210408). 
                Poucas horas depois, o filho dele e empresário Wildemar Maximino da Cruz Júnior, o "Dema", de 55 anos, também morreu por complicações da Covid-19.

                Pai e filho estavam internados em Montes Claros-MG e ambos foram intubados devido ao agravamento da doença respiratória. Vivi deu entrada na Santa Casa de Montes Claros há 13 dias. Wildemar Junior tinha sido internado no Hospital Aroldo Tourinho há 20 dias.

                Vivi Cruz administrou Janaúba nos períodos de 1971 a 1973, 1977 a 1982 e de 1997 a 2000. Foi também um dos principais responsáveis pelas obras de infraestrutura de Janaúba, cidade de 72.000 habitantes. O município sedia o projeto de irrigação do Gorutuba, sendo hoje um grande centro produtor de banana do país.

                O ex-prefeito era amigo do ex-governador Francelino Pereira (1921-2017) e, graças a esta influência ,conseguiu o asfaltamento do trecho da MG-122, que liga a BR-251 até a cidade.

                Durante os seus três mandatos a frente da gestão municipal, Vivi executou construções importantes na cidade da Região Norte de Minas Gerais, como o atual prédio da prefeitura, a rodoviária e o mercado municipal da cidade.
                Além de Wildemar Júnior, era pai de três filhas.

                Além de integrar a safra dos antigos líderes políticos da Região Norte de Minas Gerais, Wildemar Maximino da Cruz se destacou na vida empresarial, no ramo de cerâmico e outros negócios, e como produtor rural, sendo ex-presidente do Sindicato Rural de Janaúba
                O filho dele, Wildemar Júnior, era dono de um Posto de Combustíveis da cidade.

                O atual prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes (PSD) decretou luto oficial por três dias na cidade devido às mortes do ex-prefeito e do filho dele.

                Em mensagem publicada numa rede social, José Aparecido destacou a atuação de Wildemar Maximino da Cruz como “um dos maiores líderes políticos de Janaúba de todos os tempos”

“Ele era diferente sim, e deixa um legado como um dos maiores benfeitores de nossa Janaúba”
                Enfatizou Mendes.

                Com Informações de: Estado de Minas.

ARAÇUAÍ-MG - Enrolado em lençol, recém-nascido prematuro é encontrado em matagal

Inicialmente, PMs foram chamados para atender ocorrência de bebê morto em uma área usada para pastagem de animais, em Araçuaí. Quando chegaram no local, perceberam que menino estava vivo. Segundo hospital, bebê pesou 1,485 quilo e não corre risco iminente de morte.


                Um recém-nascido prematuro, que ainda estava com a placenta e o cordão umbilical, foi encontrado pela Polícia Militar na madrugada desta Quinta-feira (210401) em Araçuaí-MG
                O bebê estava enrolado em um lençol velho.

“Por volta de 1:00 hora, recebemos informações de que uma criança recém-nascida tinha sido encontrada morta em um mangueiro [lugar onde animais são deixados para pastar]. Esse local é ermo e fica em um bairro novo da cidade”
                Explica o sargento Walisson Magalhães.

                Quando os militares chegaram, um homem acenou pedindo ajuda e disse que o bebê estava vivo. Por conta do estado em que foi encontrado, é provável que criança tinha nascido há pouco tempo.

“Quando chegamos perto e encostamos nele, ele levou a mãozinha em direção a boca. Ele estava com sangue e ainda tinha o cordão umbilical e a placenta”
                Lembra o sargento Carlos Geraldo Fernandes.

                Imediatamente, os policiais levaram o bebê, que é do sexo masculino, para o Hospital São Vicente de Paulo.

“O primeiro é instinto é prestar o socorro, tentar salvar aquela vida. Partiu o coração ver um ser humano daquele tamanho em um matagal, um lugar escuro, ermo, perto de um córrego e vulnerável a tantos perigos”
                Destaca Walisson.

                Segundo Geraldo Silva, diretor do Hospital São Vicente de Paulo, o bebê é prematuro, pesou 1,485 quilo, está estável e não corre risco iminente de morte. 
                Ele foi atendido e permanece internado.

“Quando nós chegamos no hospital, logo vimos que todas as pessoas ficaram espantadas e muito emocionadas. Assim como a gente, os funcionários queriam atender, queriam salvar aquela vida”
                Fala o sargento Fernandes.

                Depois que os policiais deixaram a criança sob responsabilidade do hospital, eles retornaram ao local onde o menino foi encontrado para tentar identificar a mãe dele. Foram feitas diligências, mas a mulher não foi localizada. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que fará a investigação.

                Embora os dois sargentos estejam vivendo momentos diferentes na carreira militar, um está na PM há cinco anos e o outro segue para a reserva em 2021, o salvamento vai ficar marcado na vida de ambos.

“Por conta da diversidade de situações que podemos encontrar nas ruas, recebemos treinamentos para saber como atuar nas mais diferentes situações. Saber que podemos ajudar a salvar vidas é realmente muito gratificante”
                Diz Walisson Magalhães, que tem menos de tempo na polícia.

“É uma história que marcou minha trajetória, foi uma verdadeira obra de Deus. Até então estávamos atendendo uma ocorrência de um bebê morto, mas prestamos socorro e a criança está viva. Por mais que ele estivesse em uma situação triste, de abandono, Deus nos honrou para estarmos de serviço e para conseguirmos prestar o socorro”
                Fala Carlos Geraldo Fernandes, que está na PM há 39 anos e se prepara para a aposentadoria.

                Com Informações de: G1-GM.

JAÍBA-MG - Suspeito de descumprir medidas protetivas é preso pela PCMG


               Na Quarta-feira (210331), a Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG cumpriu, na localidade de Gado Bravo, zona rural de Jaíba-MG, na Região Norte de Minas Gerais, mandado de prisão preventiva contra um suspeito de 32 anos, investigado pela prática dos crimes de lesão corporal e ameaça, no âmbito da Lei Maria da Penha, além de descumprimento de medida protetiva de urgência.

               De acordo com a delegada Bruna Garcia, na última Terça-feira (210330), a mulher procurou a PCMG e relatou que seu ex-companheiro estava ignorando a existência de medidas protetivas de afastamento e proibição de manter contato, deferidas no fim de Janeiro de 2021.

"Ele vinha procurando-a insistentemente, efetuava ameaças contra ela e seus familiares, causando a sensação de desordem na pequena comunidade rural, cuja população estava indignada com a situação de violência enfrentada pela vítima”
               Relata.

               Tão logo tomou conhecimento dos fatos, a delegada representou pela expedição de mandado de prisão contra o suspeito, para garantia das medidas protetivas de urgência decretadas pela Justiça. O mandado foi deferido no mesmo dia pelo Poder Judiciário, possibilitando assim a captura célere do suspeito.

               Bruna Garcia destaca a necessidade as vítimas darem ciência do descumprimento das medidas de urgência à Polícia Civil, para que outras ações como essa sejam efetivas, prevenindo, assim, a ocorrência de crimes mais graves, como o feminicídio.

               O suspeito encontra-se no sistema prisional, à disposição da Justiça.

Denúncia

               A PCMG orienta que todo tipo de violência doméstica e familiar contra a mulher seja denunciado. O registro de ocorrência pode ser feito na unidade policial mais próxima ou, ainda, sem sair de casa, pela Delegacia Virtual AQUI: nos casos de ameaça, vias de fato, lesão corporal e descumprimento de medidas protetivas. 

               Por meio da plataforma digital, as vítimas ainda podem solicitar a medida protetiva enquanto estiverem fazendo o registro. 
               Denúncias também são recebidas pelo Ligue 180.

               Outro aliado no enfrentamento da violência doméstica é o aplicativo MG Mulher. O app permite à usuária criar uma rede de contatos, que pode ser acionada em situação de perigo. 

               Dessa forma, familiares e amigos podem ajudá-la ou acionar a polícia em caso de pedido de socorro. O aplicativo ainda reúne endereços e telefones de unidades policiais mais próximas, bem como instituições de apoio, além de diversos conteúdos sobre o tema.

               Com Informações de:
PCMG - JAÍBA-MG.

ITUIUTABA-MG - Bombeiros atendem motociclista após acidente no Bairro Gerson Baduy


                Na tarde de Quinta-feira (210401), por volta das 13:00 horas, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba-MG foi acionado para atender uma motociclista vítima de acidente com um carro na Rua Maura André Baduy, no Bairro Gerson Baduy em Ituiutaba-MG.

                De acordo com a vítima, ela estava realizando uma ultrapassagem pela esquerda, quando o condutor do carro realizou a manobra para acessar a rua à esquerda, tendo então ocorrido a colisão. 
                Essa versão também foi confirmada pelo condutor do veículo.

                Testemunhas disseram que a motociclista foi arremessada por cima do carro após o impacto, tendo ficada ao solo após o acidente aguardando os Bombeiros.


                Prontamente os militares chegaram ao local e realizaram a estabilização da vítima, juntamente com os primeiros socorros à vítima que se encontrava com escoriações por todo o corpo, reclamando de dor no peito e nas costas e com dificuldades para respirar após o acidente.

                Os Bombeiros conduziram a vítima para o Hospital da Nossa Senhora da Abadia, onde foi entregada aos cuidados da equipe médica.

                O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população para que faça o contato via 193 ao se depararem com acidentes automobilísticos.


                Com Informações de:
CBMMG - ITUIUTABA-MG.

BUENÓPOLIS-MG - Homem é morto com tiro no peito na zona rural

Segundo a PM, uma equipe foi até a Comunidade de Pé de Serra após denúncias de que um homem tinha sido baleado no local. Chegando lá, encontraram a vítima caída, às margens de uma estrada de terra, em frente à casa do suspeito do crime.


                     Um homem de 46 anos foi encontrado morto, na Quinta-feira (210401), na zona rural de Buenópolis-MG.

                     Segundo a Polícia Militar, uma equipe foi até a Comunidade de Pé de Serra após denúncias de que um homem tinha sido baleado no local. Chegando lá, encontraram a vítima caída às margens de uma estrada de terra, em frente à casa do suspeito do crime.

                     A polícia informou que o homem foi atingido no peito e já estava morto quando os policiais chegaram. Testemunhas disseram à PM que o suspeito tinha relatado para outras pessoas da comunidade que havia matado uma pessoa. 
                     Ele era amigo da vítima.

                     De acordo com a polícia, na casa do suspeito, os policiais apreenderam uma arma e 18 munições. A PM não sabe se essa arma foi a utilizada no crime. 
                     Os militares ainda procuram por ele.

                     A perícia foi acionada e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Curvelo-MG

                     As causas do homicídio serão investigadas.

                     Com Informações de: G1-GM.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS