PESQUISA NESTE SITE:

23 outubro 2018

JUIZ DE FORA-MG - Polícia Federal encontra laços do PCC com esfaqueador de Bolsonaro [23]

Adélio Bispo seria ‘velho amigo’ de membro do maior grupo criminoso do Brasil.


                 Pouco mais de um mês após o atentado contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) em Juiz de Fora-MG, na Zona da Mata mineira, a principal linha de investigação da Polícia Federal - PF é que o PCC, maior facção criminosa do país, pode estar por trás de Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada no presidenciável. 

                 De acordo com pessoas próximas do inquérito 503/2018, que apura se Adélio foi ou está sendo ajudado, há indícios “fortíssimos” de que a organização criminosa esteja dando auxílio ao criminoso. Entre os indícios estão vínculos de amizades, as atividades dos advogados que atendem o réu, o histórico de personagens envolvidos e até mesmo o discurso adotado por Bolsonaro.

                 Uma das principais suspeitas dos investigadores, comandados pelo delegado Rodrigo Morais, recai sobre Klayton Ramos de Souza. Membro do PCC, o “Veim”, como é chamado pela facção, é amigo de Adélio. Os dois se conheceram em Montes Claros-MG, onde ambos nasceram e cresceram. Até este ano, ainda mantinham contato por meio de redes sociais. “Veim” tem passagens por homicídio e já cumpriu pena no Presídio Regional de Montes Claros.

                 Em Minas, três unidades prisionais abrigam membros do PCC: a Nelson Hungria, em Contagem-MG, o Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia-MG, e o de Montes Claros
                 Atualmente, Souza vive em Campinas-SP, cidade apontada como um dos centros de comando da facção.


                 A investigação foi iniciada no começo deste mês. Antes, um outro inquérito foi aberto no dia do atentado. Nele, a PF chegou à conclusão de que Adélio agiu sozinho no momento do atentado, em Juiz de Fora, dezenas de imagens e denúncias enviadas por internautas foram analisadas, inclusive com a participação da inteligência do Exército no caso. Depois disso, uma nova apuração foi aberta pela equipe para verificar se há, de fato, uma organização atuando junto do criminoso.

                 No dia do atentado, uma cena chamou a atenção dos investigadores. Quando Adélio chegou na delegacia após ser preso em flagrante pela facada, o advogado Pedro Augusto de Lima Felipe e Possa já se encontrava na unidade. Inicialmente, o criminoso recusou ser atendido pelo jurista. Possa chegou a tentar convencer Adélio de que havia sido enviado pela mãe do autor da facada, mas Adélio riu: a parente faleceu em 2012. Depois, segundo testemunhas, os dois se reuniram em separado e, então, Possa passou a atuar como defensor no caso.

                 A atuação dos quatro defensores de Adélio também intriga. 

“É uma banca de advogados muito cara e que tem feito uma defesa exemplar de Adélio. Até psiquiatra eles estão bancando”
                 Conta um interlocutor ligado à apuração. Na semana retrasada, os quatro foram intimados pela investigação, mas nenhum compareceu.

                 Além de Possa, participam da defesa Zanone Manuel de Oliveira Júnior, Marcelo Manoel da Costa e Fernando Costa Oliveira Magalhães. O histórico de clientes de Magalhães, aliás, é curioso e é citado na investigação. 
                 Ele defendeu, nos últimos anos, pelo menos três membros do PCC que foram condenados em Minas: Anderson Francisco Ferreira Pereira, André Luiz Pereira, conhecido como “Dezinho”, e José Geraldo Soares dos Santos Júnior, o “Vá”.

                 O principal defensor de Adélio é Zanone Manuel de Oliveira Júnior, conhecido por atuar em casos de repercussão. Ele defendeu, por exemplo, Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, amigo do goleiro Bruno e condenado por matar Eliza Samudio

                 Segundo dados da Receita Federal, o advogado é dono de duas empresas que estão na mira da investigação: um hotel e uma locadora de veículos em Contagem. Não há indícios de crimes nos estabelecimentos, mas esse tipo de comércio, segundo especialistas, aparece com frequência em casos de lavagem de dinheiro.


Defensores negam elo com o grupo

                 O advogado Fernando Magalhães disse que as suspeitas são absurdas. 
“Os três clientes citados nem sequer sabem da existência um do outro. Nenhum deles conhece o Adélio, além de negarem ser integrantes de qualquer facção”
                 Declarou.

                 Magalhães negou ser advogado do PCC e afirmou que “eventualmente” pega “clientes ditos de facção”.

                 Já Zanone Júnior negou irregularidades em suas empresas. 

“Vão revirar minha vida de cabeça pra baixo, 
porque estou advogando pra ele (Adélio)”.

                 Zanone afirmou também que o não comparecimento dos advogados na PF foi por ordem da OAB

“A intimação era para saber quem estava pagando a gente. A OAB não deixou a gente ir, porque é um código de ética, a OAB ameaçou abrir um processo ético-disciplinar caso a gente revelasse alguma coisa”
                 Explicou. 
                 A reportagem não conseguiu contato com Pedro Possa.

Versões sobre o pagamento dos 4 advogados divergem 

                 No dia seguinte à prisão de Adélio, o advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior viajou até Juiz de Fora em um avião particular para participar da audiência de custódia. A justificativa por estarem atuando no caso mudou com o tempo: inicialmente, a equipe falava em ajuda paga por um grupo religioso de Montes Claros
                 Depois, afirmaram que se tratava de uma ajuda filantrópica patrocinada por um homem. Agora, o argumento é que utilizam o processo como “estratégia de marketing”.

“A conduta dos representados em não revelar o nome do contratante que se dispôs, de forma inequivocamente suspeita, a custear a defesa de um criminoso de reconhecida periculosidade, e que cometeu um delito de ampla repercussão social, pode ocultar a real intenção de resguardar quem, eventualmente, pode ser o mentor intelectual, mandante do crime ou cúmplice de um complô para assassinar um desafeto político, e que agora busca evitar que o autor material do crime apareça”
                 Diz trecho de uma representação feita pelo deputado Onyx Lorenzoni (PP-RS) contra os advogados e que consta no inquérito.

                 Nos últimos meses, Bolsonaro ampliou suas falas contra o crime organizado. Ele sempre foi crítico dos direitos humanos. A equipe da PF registrou gravações, a maioria anteriores ao atentado, de familiares de presos da facção que fazem críticas a Bolsonaro.

ACOMPANHE O CASO:
Matéria - [10713] - 181020 - AQUI.
Matéria - [10809] - 181029 - AQUI.

                 Com Informações de: JPAgora.

DIVINÓPOLIS-MG - Jovem é vítima de tentativa de homicídio em distrito de Erminda

Segundo a PM, há um mandado de prisão aberto contra ele. 
Crime ocorreu no Distrito de Ermida.

                  Um jovem de 23 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta Terça-feira (181023) em Santo Antônio dos Campos, popularmente conhecido como "Ermida", distrito de Divinópolis-MG.

                  Segundo a Polícia Militar - PM, testemunhas disseram que o rapaz caminhava pela rua, quando foi abordado por suspeitos armados por volta das 14:45 horas. 
                  Após os disparos, os autores teriam fugido a pé.

                  A polícia informou que há um mandado em aberto contra o rapaz para cumprimento de uma pena de 12 anos de prisão. No entanto, a PM não informou por qual crime o jovem foi condenado nem em quais partes do corpo ele foi atingido pelos tiros.

                  O jovem foi levado pela PM até a Unidade de Pronto Atendimento - UPA Padre Roberto, onde ele recebeu os primeiros socorros. De lá, o rapaz foi encaminhado para a Sala Vermelha do Hospital São João de Deus pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.
                  Conforme o SAMU, o estado de saúde dele é estável.

                  Até esta publicação, nenhum suspeito do crime havia sido localizado. Quem tiver informações que ajudem na apuração podem repassar, de forma anônima, pelo telefone da PM, 190, ou pelo Disque Denúncia Unificado - DDU, 181.

                  Com Informações de: G1.

VICENTE PIRES-DF - Carro é 'engolido' por buraco no asfalto

Casal de idosos estava no veículo e conseguiu sair. Carro foi retirado com a ajuda de um guindaste. Via de acesso à EPTG - DF-085 segue interditada.

                Parte do asfalto cedeu, e uma cratera aberta por causa da chuva "engoliu" um carro no começo da tarde desta Terça-feira (181023) em Vicente Pires-DF, no Distrito Federal

                Até as 20:00 horas, a Rua 3, próximo ao acesso à EPTG DF-085 continuava interditada. 
                Não há prazo para que o reparo seja feito.


                Leitores do G1 enviaram fotos e vídeos do veículo praticamente submerso, com apenas as duas rodas da frente para fora do buraco. Um casal de idosos estava no carro, mas conseguiu sair. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas reclamavam de dores no corpo, mas não precisaram ser transportadas ao hospital.

                Na gravação, é possível ver a correnteza formada pelo volume de água na pista (vídeo acima). Ao redor, moradores observam a situação, enquanto outros carros passam pelo local desviando do buraco aberto na via.


                Por volta das 14:30 horas, o veículo foi retirado do buraco com ajuda de um guindaste. O Instituto Nacional de Meteorologia - INMET não tem estação de medição na região de Vicente Pires.



                Com Informações de: G1.


BRUMADINHO-MG - Carreta tomba na Fernão Dias, e carga é saqueada

Moradores do entorno e motoristas roubaram itens que ficaram espalhados na pista, como aviamentos, produtos de limpeza, armários e cestos de metal.

                  Produtos que eram transportados em uma carreta que tombou na Fernão Dias, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram alvo de saque na manhã desta Terça-feira (181023). O acidente aconteceu na altura de Brumadinho-MG, e a carga de aviamentos, produtos de limpeza, armários e cestos de metal ficou espalhada na pista.

                  Quando a Polícia Rodoviária Federal - PRF deixou o local por alguns minutos, moradores do entorno, e até mesmo motoristas que passavam pela rodovia começaram o saque do material. Teve gente nos carros que nem saiu do veículo para pegar produtos, que eram entregues por quem estava a pé na estrada.

                  No momento em que a polícia retornou ao local, várias pessoas se esconderam no mato.

Acidente em Contagem


                  Também pela manhã, o Globocop registrou um outro acidente, dessa vez em Contagem-MG, também na Grande BH

                  A porta de uma lanchonete ficou completamente amassada depois de ser atingida por um carro que capotou e derrubou parte de um ponto de ônibus.

                  O acidente foi na Avenida João César de Oliveira, no Bairro Novo Eldorado. Higor Antunes Prates, de 27 anos, contou à Polícia Militar - PM que perdeu o controle da direção ao ser fechado por outro carro, que ainda não foi identificado.

                  A corporação informou que o motorista apresentava sinais de embriaguez e admitiu ter bebido três garrafas de cerveja em um bar, antes de pegar a direção do carro. 
                  Ninguém se feriu.

                  A Polícia Civil informou que Prates foi autuado em flagrante por dirigir sob efeito de álcool. Ele pagou fiança no valor de três mil reais e responderá em liberdade.

                  Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Vereador de Bocaiuva é detido por injúria racial após discussão na Câmara

Durante conflito, Isaías Alves da Cruz teria chamado outro vereador de "cara de macaco". Ele foi levado para a delegacia de Montes Claros, pagou fiança e depois liberado.

                  Um vereador da cidade de Bocaiuva-MG foi detido na noite desta Segunda-feira (181022) por injúria racial contra outro vereador do município. 

                  De acordo com o boletim de ocorrência, os dois legisladores, Oldair Evangelista dos Santos (PT do B) e Isaías Alves da Cruz (PSDC), começaram o conflito dentro da Câmara Municipal, mas seguiu até a rua.
                  A vítima, Oldair Evangelista, afirmou aos policiais militares que o vereador Isaías estava muito exaltado e o chamou de "cara de macaco".

                  O vereador Isaías afirmou aos militares que a discussão se iniciou por motivos políticos. Ele negou as ofensas de cunho racista e disse ter chamado o colega de "Cara de pau".

                  A vítima e o autor foram encaminhados à delegacia de Montes Claros-MG para prestarem esclarecimentos. Segundo a Polícia Civil, o vereador Isaías Alves da Cruz pagou fiança no valor de R$2.000,00 e foi liberado.

                  O G1 não conseguiu falar com os vereadores envolvidos. 
                  Na manhã desta Terça-feira (181023) a Câmara de Vereadores de Bocaiuva confirmou, em nota, o desentendimento entre os dois vereadores. 

                  Ainda na nota, a Câmara afirma que a "confusão foi um fato isolado entre os dois e não tem relação com os trabalhos do legislativo".

                  Com Informações de: G1.

BOCAIUVA-MG - Homem fica ferido no rosto ao manusear cartucheira

Arma disparou acidentalmente na tarde dessa Segunda-feira (181022). Outros dois jovens estavam no imóvel quando o acidente aconteceu e foram detidos.

                    Um homem de 21 anos, ficou ferido ao manusear uma arma de fogo nesta Segunda-feira (181022) em Bocaiuva-MG, no Norte de Minas

                    De acordo com a Polícia Militar, a vítima afirmou que a arma disparou acidentalmente e o tiro o atingiu no rosto.

                    A PM informou que no momento do acidente a vítima estava em uma casa, no Bairro Cachoeirinha, com outros dos jovens, de 17 e 21 anos. 
                    Os dois foram localizados e detidos.


                    Segundo a PM, o rapaz atingido pelo tiro informou o local onde a arma estava escondida. Militares foram ao imóvel da vítima e apreenderam a arma, uma cartucheira, e materiais usados para preparar as munições.

                    Os três envolvidos e os materiais apreendidos foram levados para a delegacia.

                   Com Informações de: G1.

MEXICO - Furacão Willa alcança categoria 5 ao atravessar o Pacífico e se aproxima

Tempestade deve chegar nesta terça-feira à tarde ou à noite à costa oeste do México.

                O Willa, que atravessa o Pacífico a noroeste do México, tornou-se um poderoso furacão de categoria 5 nesta Segunda-feira (181022), o máximo na escala de Saffir-Simpson, e deve chegar à terra nesta Terça-feira à tarde ou à noite, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH).

"Os ventos máximos sustentáveis aumentaram para cerca de 260 km/h com rajadas maiores. Willa é um furacão categoria 5 e extremadamente poderoso"
                Assinalou o último boletim do CNH.


                No fim da manhã de Segunda-feira, o olho de Willa estava a 280 km das Ilhas Marias e a 215 km de Cabo Corrientes, no Pacífico Norte mexicano, e estava se movendo a 10 km/h em direção ao NHC. Mais cedo, ele era classificado na categoria 4.

                Devido à proximidade do furacão, a Defesa Civil do Ministério do Interior declarou as costas de Sinaloa, Jalisco e Nayarit em alerta verde. Nessa região ficam localizadas as turísticas cidades de Puerto Vallarta e Mazatlan.


                As aulas foram suspensas e constantemente os moradores recebem mensagens para que estejam prontos para quando chegar o fenômeno.

                O NHC estima que a precipitação total provocada pela tempestade vai variar de 12,5 cm a 38,1 cm.

                Nesse mês, o furacão Michael atingiu a Flórida, provocando fortes chuvas, muito vento e 30 mortes.





                Com Informações deG1.

UNAÍ-MG - Acidente no Bairro Cachoeira deixa motociclista ferido

Colisão lateral entre motociclista e veículo de passeio em semáforo indica imprudência entre condutores. Bombeiros socorreram motociclista ferido.

                 No inicio da tarde desta Terça-feira (181023), ocorreu um acidente entre um FIAT Pálio, cor prata, com placas de Brasília-DF e uma Motocicleta, cor vermelha, no Cruzamento das Rua Levindo Torres Brochado com a Rua Celina Lisboa Frederico, frente ao Açougue do Itamar, no Bairro Cachoeira, em Unaí-MG.

                 Por volta das 12:48 minutos, quando um FIAT Pálio trafegava pela Rua Levindo Torres, sentido Córrego Canabrava, que ao cruzar a Rua Celina Lisboa, não obedecendo a sinalização luminosa (semáforos) existente no local, veio a colidir com Motocicleta que transitava pela Rua Celina Lisboa, sentido Centro.
                 Na Colisão ambos os veículos direcionaram para o açougue.

                 O Veículo FIAT Pálio, atingiu o meio-fio da calçada, na esquina, adiante da porta do açougue, e teve o pneu dianteiro direito estourado. A motocicleta colidiu com o pneu dianteiro esquerdo do Pálio e foi colidir contra o mesmo meio-fio (de aproximadamente 30 centímetros de altura), quando o motociclista foi arremessado contra a calçada.

                 A condutora do FIAT Pálio não teve ferimentos, e seu veículo apenas um pequeno amasso no para-lama do pneu esquerdo (lateralmente). 
                 O motociclista não aparentava ferimentos externos, mas sentia fortes dores e havia suspeitas de fratura de joelho direito.


                 O Corpo de Bombeiros foram acionados, comparecendo ao local por volta das 13:20 horas, imobilizando a vítima em prancha longa, com colete cervical, sendo em seguida (13:38), conduzida até o Pronto atendimento - PA da cidade.

                 A Polícia Militar compareceu no local, mais tarde, registrando o caso. A pericia técnica da Polícia Civil também foi acionada e compareceu no cenário do acidente, realizando seus trabalhos de praxe.


 

 


Unaienses
Jisohde - 181023.

JUIZ DE FORA-MG - O que se sabe sobre a troca de tiros entre policiais de MG e SP

Seis pessoas tiveram as prisões ratificadas por quatro crimes. 
Caso segue em apuração na Delegacia de Homicídios da cidade mineira.

                Na última Sexta-feira (181019), um tiroteio entre policiais civis de Minas Gerais e de São Paulo deixou um policial de 37 anos, morto no estacionamento de um hospital em Juiz de Fora-MG. No local do crime, também estavam empresários de empresa de segurança e doleiros.

Quatro policiais foram presos por lavagem de dinheiro; um homem de 42 anos foi preso por homicídio e um idoso de 66 anos, por estelionato tentado. Mais de R$14.000.000,00, a maioria em notas falsas, foram apreendidos, junto com armas, cartuchos, carros e distintivos.

                O caso segue em apuração na Delegacia de Homicídios de Juiz de Fora. De acordo com a assessoria da Polícia Civil de Minas Gerais, não serão repassadas informações até a conclusão do inquérito. Também não há prazo definido, porque o delegado responsável, Armando Avólio, pode solicitar prorrogação.

                Também está em andamento a apuração das atuações dos policiais na Corregedoria da Polícia Civil mineira.

                A Secretaria da Segurança Pública - SSP disse que aguarda a apuração do caso e que, se comprovados os desvios de conduta, os policiais envolvidos responderão administrativa e criminalmente, de acordo com os atos praticado por cada um.

                Após a audiência de custódia neste Domingo (181021) no Fórum Benjamim Colucci, em Juiz de Fora, quatro policiais de São Paulo tiveram as prisões em flagrante confirmadas e deram entrada no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã desta Segunda-feira (181022).

                Apontado como doleiro e responsável pelos mais de R$14.000.000,00, Antônio Vilela, teve a prisão confirmada pelo crime de estelionato tentado. Após ter alta do Hospital Monte Sinai no Domingo, deu entrada no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional - CERESP.

                Segue internado o dono de uma empresa de segurança, Jerônimo da Siva Leal Júnior, que teve a prisão por homicídio confirmada na audiência de custódia. Ele segue internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva - UTI do Monte Sinai com acompanhamento da Central de Escolta de Juiz de Fora - CIESP.

                Procuradas pelo MGTV, as defesas dos envolvidos não quiseram se manifestar.

O que se sabe sobre o tiroteio em Juiz de Fora

Sexta-feira (181019)

16:00 horas: 
                Tiroteio no estacionamento no subsolo do prédio anexo do hospital mobiliza as polícias Militar - PM e Civil de Juiz de Fora
                A informação inicial é de que a ocorrência envolvia nove policiais civis de São Paulo e dois de Minas Gerais. O policial de Juiz de Fora, Rodrigo Francisco, morreu no local. Duas pessoas não identificadas ficaram feridas e foram atendidas no Hospital Monte Sinai.

                A informação inicial divulgada pela Polícia Civil é de que os policiais mineiros perceberam o grupo armado e a troca de tiros ocorreu durante a abordagem. E que outros quatro policiais civis que fugiram em um carro branco descaracterizado foram detidos.

                O número de envolvidos na situação era de nove policiais civis de São Paulo, dois de Juiz de Fora e outras duas pessoas não relacionadas.
Funcionários de um hotel próximo ao hospital onde a ocorrência foi registrada confirmaram ao MGTV que seis policias civis de São Paulo estavam hospedados no estabelecimento desde a última Quarta-feira (181017). 
                A direção do hotel explicou que não irá se pronunciar sobre o caso.

Sábado (20)

                A Polícia Civil de Juiz de Fora informou que foram apreendidos cerca de R$15.000.000,00 nos carros do grupo de São Paulo. A princípio, apenas R$1.500,00 seriam verdadeiros e a maioria das notas seria falsificada. 

                Segundo o Registro de Eventos de Defesa Social - REDS, as malas estavam em dois carros localizados no subsolo do estacionamento, um deles com uma mala e um colete balístico; as outras seis contendo o dinheiro estavam em outro veículo. 
                Não são citados os proprietários dos veículos.

                Integrantes das Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo e de Minas Gerais chegaram à Delegacia de Polícia Civil em Santa Terezinha para acompanhar a apuração do caso.

                Segundo fontes da Polícia Civil, alguns dos policiais civis de São Paulo afirmaram em depoimento terem sido contratados para fazer a escolta de um empresário de São Paulo sem saber de fato o que ele veio fazer na cidade.

                A identidade do suposto empresário não foi divulgada, a Polícia investiga relatos de que ele teria deixado Juiz de Fora em um jatinho. 

                Em nota ao G1, a AMD Services, empresa que administra do Aeroporto Francisco Álvares de Assis (Serrinha), informou que colabora com as investigações e passou para a polícia todas as informações relativas a pousos e decolagens realizadas no aeroporto na última Sexta-feira (181019).

                Após a conclusão do Auto de Prisão em Flagrante - APF, o Superintendente de Investigação de Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais, Carlos Capistrano, e o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, Carlos Roberto da Silveira, fizeram um pronunciamento. 
                A imprensa não pode fazer perguntas.

                Quatro policiais civis de São Paulo - os investigadores Caio Augusto Freitas Ferreira de Lira e Jorge Alexandre Barbosa de Miranda e os delegados Bruno martins Magalhães Alves e Rodrigo Castro Salgado da Costa, tiveram a prisão ratificada por por lavagem de dinheiro. 

                Jerônimo da Siva Leal Júnior, internado em estado grave, teve a prisão confirmada pelo crime de homicídio consumado. Antônio Vilela, que também estava na cena do crime, apontado como o proprietário do dinheiro, responderá pelo estelionato tentado.

                Os outros cinco policiais de São Paulo foram autuados porque não estavam na cena do crime. Seguem sob investigação, mas em liberdade.

                Foi confirmado o envolvimento de quatro policiais civis de Minas Gerais. Além do policial morto, outros três foram indiciados por prevaricação. 
                Eles respondem em liberdade.

                Foram apreendidas 16 armas, 16 celulares, colete contra arma de fogo de uso restrito, distintivo de delegado da Polícia Civil e cartuchos. Um cartão bancário e uma carteira de habilitação em nome de outras pessoas foram encontradas do lado externo da inspetoria, perto da janela onde estavam os policiais de São Paulo.

                Imagens do sistema de vigilância dos portões das entradas principal, do subsolo do hospital e das câmeras de segurança internas do estacionamento do subsolo foram encaminhadas à Polícia Civil.

                Capistrano também explicou que aguardam os laudos periciais e de necropsia para dar uma "resposta melhor, face a complexidade deste assunto". Silveira disse que o fato que desencadeou a situação foi uma tentativa de estelionato.

                O corpo do policial civil Rodrigo Francisco, de 37 anos, foi velado e sepultado no Cemitério Municipal
                Ele deixa esposa e uma filha de cinco anos.

                Reportagem do Jornal Nacional - JN revelou que o estacionamento foi o ponto de encontro para uma negociação clandestina. Um empresário paulista, identificado pela polícia como Flávio de Souza Guimarães, viajou até Minas para trocar milhões de dólares por reais com o empresário mineiro Antônio Villela, que já foi preso em 2009 por falsificação de dinheiro. 

                Ele deixou Juiz de Fora em um táxi aéreo no fim da tarde de Sexta-feira (181019), junto com outros dois passageiros e dois pilotos, rumo ao Aeroporto Campo de Marte, que fica em São Paulo.

                De acordo com a Cúpula da Polícia Civil de São Paulo, os policiais civis de Minas estariam fazendo a segurança do empresário mineiro e a descoberta do dinheiro falso teria iniciado o tiroteio com os policiais civis de São Paulo à paisana que faziam a escolta do empresário paulista.
                Todas as armas apreendidas serão periciadas. 

                A análise vai revelar se os policiais civis de São Paulo usaram armas oficiais fora de serviço, o que é proibido. Lembrando que quem faz bico em horário de folga comete infração administrativa.

Domingo (21)

                Após audiência de custódia no Fórum Benjamin Colucci, o juiz Paulo Tristão acatou o pedido do Ministério Público e converteu para preventiva a prisão em flagrante dos policiais civis de São Paulo e dos dois feridos internados no Hospital Monte Sinai em Juiz de Fora
                Desta forma, não há prazo para que nenhum deles seja solto.

                Reportagem do Fantástico mostrou imagens dos presos no estacionamento, captadas pelo circuito de segurança. Os policiais paulistas disseram que faziam um "bico" e que não sabiam que se tratava de uma negociação ilegal, realizada nos fundos de um estacionamento.

Segunda-feira (22)

                Quatro policiais civis do Estado de São Paulo, os investigadores Caio Augusto Freitas Ferreira de Lira e Jorge Alexandre Barbosa de Miranda e os delegados Bruno Martins Magalhães Alves e Rodrigo Castro Salgado da Costa, deram entrada no Complexo Penitenciário Nelson Hungria na manhã desta Segunda-feira.

                O hospital divulgou que o doleiro e empresário Antônio Vilela recebeu alta na noite de Domingo. A Secretaria de Estado de Defesa Social - SEAP confirmou que ele deu entrada no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional - CERESP de Juiz de Fora.

                Advogado do empresário Flávio de Souza Guimarães informou que ele irá se apresentar à Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo na tarde desta Segunda-feira.


Histórico do caso

                O G1 e o MGTV tiveram acesso à ata de audiência de custódia, onde constam informações sobre a investigação dos fatos que levaram ao tiroteio no estacionamento.

                De acordo com o apurado na investigação e a denúncia encaminhada pelo Ministério Público, Flávio de Souza Guimarães saiu de São Paulo para Juiz de Fora na Sexta-feira com 12 pessoas, entre elas nove policiais civis e Jerônimo da Silva Leal Júnior, que é dono de uma empresa de segurança com sede na capital.

                Os outros dois acompanhantes foram um homem apontado como dono de empresas no exterior e um homem que ainda não foi identificado. 
                Parte do grupo veio de jato fretado. 
                Os policiais vieram em dois veículos.

                Segundo os relatos que constam do processo, se tratava de uma "escolta VIP" com o objetivo de trocar dólares por reais com o empresário mineiro Antônio Vilela, que também estaria sendo escoltado, mas por policiais civis mineiros.

                As negociações começaram no lobby do hotel próximo ao hospital e terminou no estacionamento.

                Segundo a investigação, os tiros começaram por causa de um "desacerto", quando foi detectado que a maior parte do dinheiro, equivalente a R$14.000.000,00, era falsa. E ainda conforme a análise do juiz, relatos das testemunhas colocam em xeque a versão apresentada pelos policiais mineiros.

                A Justiça também apontou que as malas com o dinheiro estavam em um veículo com placas de Belo Horizonte-MG no estacionamento, "cujo proprietário não constou do boletim de ocorrência".

                Além de acatar o pedido de prisão dos seis envolvidos, o juiz Paulo Tristão atendeu ao pedido da defesa de Jerônimo da Silva Leal Júnior para que ele seja visitado pelos familiares mais próximos e pela advogada mediante a presença da escolta.

                A suspeita inicial é a de que Jerônimo, que estava com a mala de dinheiro falso, atirou no policial, que revidou. A Justiça diz, porém, que só a perícia em todas as armas poderá esclarecer quem atirou, porque os depoimentos das testemunhas apontaram que foram feitos muitos disparos.

LEIA MAIS SOBRE O CASO:
Matéria - 10706 - 181020 - AQUI.
Matéria - 10741 - 181023 - ESTA.
Matéria - 10787 - 181026 - AQUI.

                Com Informações de: G1.

BRASIL - Facebook bane 68 páginas e 43 contas de grupo que divulgava spam político

Grupo controlava páginas como ‘Folha Política’ e outras que, segundo Facebook, usavam conteúdo ‘sensacionalista político’ para direcionar tráfego para fora da rede. BRASIL.

              O Facebook anunciou nesta Segunda-feira (181022) que baniu 68 páginas e 43 contas associadas ao grupo brasileiro Raposo Fernandes Associados - RFA por “violação de políticas de autenticidade e de spam”.

              Segundo o Facebook, as páginas em questão usavam “conteúdo sensacionalista político” a fim de construir audiência e direcionar usuários do Facebook para sites fora da rede, que disponibilizam anúncios.

              O G1 apurou que uma das páginas excluídas pelo Facebook é "Apoio a Jair Bolsonaro".

“Embora a atividade de spam esteja comumente associada à oferta fraudulenta de produtos ou serviços, temos visto spammers usando cada vez mais conteúdo sensacionalista político – em todos os espectros ideológicos – para construir uma audiência e direcionar tráfego para seus sites fora do Facebook, ganhando dinheiro cada vez que uma pessoa visita esses sites. E isso é exatamente o que as Páginas e as contas que removemos hoje estavam fazendo”
              Afirmou a rede social em nota.


              A empresa afirmou ainda que esse grupo utilizava contas falsas e múltiplas contas com o mesmo nome para publicar grande quantidade de artigos chamativos, com esse objetivo de redirecionar os usuários da rede social para outros sites. Esses sites têm, segundo a nota da empresa, “grande quantidade de anúncios programáticos e pouco conteúdo, funcionando como ‘fazendas de anúncios’”.


“Remover comportamentos que violem os nossos Padrões da Comunidade é um trabalho contínuo, e estamos atuando arduamente para garantir a integridade da plataforma, com especial atenção em períodos eleitorais”
              Disse o Facebook.

              O G1 tentou contato com a RFA, mas não conseguiu falar com representantes do grupo.


              Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS