PESQUISA NESTE SITE:

02 fevereiro 2020

INGLATERRA - Homem que atacou três pessoas a faca já tinha sido preso por terrorismo

O agressor, que foi baleado e morto por policiais, foi identificado como Sudesh Amman, de 20 anos, segundo a BBC. 
Três pessoas ficaram feridas.


                 Um ataque com faca em Streetham, Região sul de Londres, na Inglaterra, deixou três pessoas feridas neste Domingo (200202). O agressor, que já estava sendo observado pela polícia, foi baleado e morto por policiais.

                 Ele foi identificado como Sudesh Amman, de 20 anos, homem que já tinha ficado preso por três anos e quatro meses por ter divulgado material de incitação ao terrorismo. Amman foi libertado há uma semana atrás. 
                 Policiais informaram que ele vestia um colete-bomba falso.

                 Segundo a BBC, o primeiro-ministro Boris Johnson disse que o governo anunciará planos que irão mudar a maneira de lidar com os condenados por crimes de terrorismo, nesta Segunda-feira (200203).

                 Dois dos feridos, um homem e uma mulher, foram esfaqueados pelo agressor e a terceira, uma mulher, foi atingida por estilhaços dos disparos feitos pela polícia contra o criminoso.


Sobre Sudesh Amman

                  Sudesh Amman se declarou culpado por portar documentos e materiais de divulgação terroristas. No mês seguinte ele foi condenado a mais de três anos de prisão.

                  Segundo a Reuters, ele tinha 17 anos e morava com sua mãe e irmãos mais novos quando começou a cometer crimes de terrorismo, destacou a Reuters. A polícia britânica tomou conhecimento das suas atividades em Abril de 2018 e ele foi preso por policiais armados em uma rua ao norte de Londres, um mês depois.

                  Quando policiais examinaram seus computadores e telefone, descobriram que ele havia baixado material sobre a fabricação de explosivos e a realização de ataques terroristas, segundo a polícia.


                  Cerca de dois meses atrás, outro ataque terminou com várias pessoas esfaqueadas na região da London Bridge, área central da cidade. 

                  Duas delas morreram e o suspeito do ataque foi baleado e morto pela polícia. O caso foi tratado como um ataque terrorista.

                  O ex-chefe do Escritório Nacional de Segurança Contra o Terrorismo, Chris Phillips, disse que o incidente "se parece muito com o que vimos na ponte de Londres há apenas alguns meses", segundo a BBC.


                  Com Informações de: G1.

FRUTA DE LEITE-MG - Polícia Militar apreende pés de maconha plantados em fazenda

Segundo a polícia, eles estavam plantados em uma fazenda às margens de um riacho. Um idoso foi detido e liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

                A Polícia Militar - PM apreendeu três pés de maconha no fim da tarde deste Sábado (200201), em Fruta de Leite-MG. Um idoso de 65 anos foi detido; ele é o dono da propriedade onde a plantação foi encontrada.

                De acordo com a PM, uma denúncia anônima informou sobre os pés de maconha que estavam plantados às margens de um riacho que fica em uma fazenda. Ao chegar no local, os militares encontraram uma planta maior e outras duas menores.

                Ainda segundo a polícia, o dono da propriedade não estava em casa no momento da apreensão. Após serem informados por testemunhas de que o idoso ia para a cidade todos os Sábados e que sempre voltava no fim da tarde, os militares abordaram o homem na rodovia.

                De acordo com a PM, o idoso confirmou que as plantas eram maconha e que foram plantadas por um funcionário dele que é usuário de drogas. Ele foi encaminhado ao destacamento da Polícia Militar e liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO.

                A motocicleta em que o idoso estava foi apreendida e encaminhada a um pátio da Polícia Civil, por ele não ser habilitado. 
                Os pés de maconha serão encaminhados à delegacia.

                Por ser de difícil acesso e já estar de noite, a PM optou por não ir à fazenda onde mora o funcionário que é suspeito de ser o dono da plantação.

                Com Informações de: G1.

NATALÂNDIA-MG - Adolescente sofre infarto enquanto disputava partida de futebol e morre em campo

Um adolescente de 16 anos, faleceu enquanto jogava partida de futebol. O fato ocorreu em Natalândia-MG, neste Domingo (02).

               Pica-pau foi um adolescente amante do esporte e adorava jogar futebol. Ele era morador de Unaí-MG, e tinha um hobby em sua vida: Jogar futebol. Segundo informações, ele praticava o esporte com determinação, e treinava regularmente no Itapuã Iate Clube.

               Matheus, ou Pica-pau, como era conhecido popularmente, foi disputar uma partida de futebol neste Domingo (200202), na zona rural de Natalândia-MG, local denominado Santa Maria, onde se realizava um torneio esportivo, de futebol beneficente, com vários times da região, porém foi interrompido, tornando palco de uma tragédia. 
               
               Infelizmente foi interrompido quando o jovem passou mal, durante partida de futebol. Ele recebeu os primeiros socorros no local, sendo, em seguida, encaminhado para a cidade de Natalândia, onde a junta médica já o esperava para o atendimento. 

               Ali, tentaram reanimá-lo, porém, infelizmente, o jovem de 16 anos, veio a falecer.

               Segundo informações de populares, ele foi jogar logo após as refeições e passou mal. Outros disseram que o garoto sofreu uma Parada Cardiorrespiratória - PCR fulminante durante o jogo e morreu.

               O certo que o jovem promissor passou mal durante partida de futebol e veio a óbito. Matheus, o Pica-pau, tinha 16 anos de vida.

               As informações são de populares que as enviaram ao UNAIENSES via Whatsapp. Ainda estamos em busca de esclarecer a morte do jovem Pica-pau. Aguardamos informações que nos esclareça deste triste fato, deste Domingo (200202).


              Aguarde novas informações ...

               Jisohde - 200202 22:12

PLANALTINA-DF - GDF é condenado a indenizar família de jovem que teria sido morto por PMs em serviço

Eduardo de Oliveira dos Santos, de 21 anos, foi assassinado com golpes de objeto contundente. Indenização foi fixada em R$210.000,00.


               O Governo do Distrito Federal foi condenado a indenizar a família de um jovem de 21 anos que teria sido morto por cinco policiais militares em serviço. Eduardo de Oliveira dos Santos foi assassinado com golpes de um objeto contundente e abandonado numa estrada do Boqueirão, em Planaltina-DF.

               A decisão é do juiz Joel Rodrigues Chaves Neto, da 1ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal. Ao todo, a indenização foi fixada em R$210.000,00 e deve ser paga ao pai, ao filho e à companheira da vítima. A mulher e a criança também devem receber pensão mensal de dois terços de um salário mínimo.

               Acionado pelo G1, o GDF não havia se manifestado até a publicação desta reportagem. 
               Cabe recurso à decisão.

Há 13 anos

               O crime ocorreu em 2007. Segundo o processo, Eduardo foi abordado enquanto caminhava em direção a uma parada de ônibus com um colega. Os policiais estariam procurando um homem suspeito de matar um PM dias antes do crime e acreditavam que a dupla tinha informações sobre o paradeiro dele.

               De acordo com a ação, o colega conseguiu fugir, mas Eduardo foi preso e teria sido assassinado pelos policiais. Os cinco já foram denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal, mas o caso ainda não foi julgado.

               Os parentes de Eduardo, então, acionaram a Justiça contra o GDF, alegando que o jovem era responsável pelo sustento da família. Também pediram indenização porque ele foi morto por servidores públicos durante expediente.

               O GDF, por sua vez, disse que "não há provas de que os policiais agiram no exercício das suas funções" e nem "comprovação de dano material sofrido pela família"
               O governo também pedia a suspensão do processo até que o caso fosse julgado pela justiça criminal.

               Para o juiz Joel Rodrigues Chaves Neto, no entanto, as provas apresentadas durante o processo demonstraram que o crime foi cometido pelos PMs durante o serviço e que a morte do jovem trouxe diversos danos aos parentes.

"Não há dúvida, portanto, que a morte de um parente, por agentes do Estado, com requinte de crueldade, causa abalo moral no círculo familiar mais próximo, em razão da violação de atributos da dignidade humana dos seus membros"
               Diz na decisão.

               Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - A média é de 87 raios por dia neste mês de Janeiro

Até o dia 28, foram 2.440 descargas. Capital ocupa 17ª posição em ranking nacional de concentração de raios.


               As fortes chuvas que caíram no Distrito Federal no mês de Janeiro também aumentaram uma outra estatística: a de raios registrados na capital.

               Um levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica - ELAT do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE mostra que, entre os dias 01 e 28 de Janeiro, o Distrito Federal recebeu 2.440 raios, com uma média de 87 casos por dia.

               Segundo o estudo, a capital ocupa a 17ª posição no ranking nacional de concentração de raios. Em todo o ano passado, foram 27.585 raios, uma média de 76 descargas por dia.


               No dia 22 de Janeiro, um jovem de 18 anos foi atingido por um raio enquanto jogava futebol em quadra esportiva no Recanto das Emas-DF. Depois de ter sido internado em coma induzido e passar seis dias hospitalizado, o rapaz teve alta, sem sequelas.

               O coordenador do ELAT, Osmar Pinto Júnior, afirma que o episódio ocorreu em um dia com baixo número de descargas elétricas. 

"O número de raios não foi considerado muito alto, foram apenas 25 descargas."

               No entanto, ele explica que o fato de o jovem estar em um campo de futebol aberto contribuiu para o incidente. Segundo Osmar, os cuidados com os raios precisam ser redobrados no verão, porque é um dos períodos do ano com maior incidência de descargas.

               O especialista esclarece dúvidas sobre o tema:


Qual a intensidade de um raio?

                  A intensidade típica de um raio é de 20.000 ampères, o equivalente a mil vezes a intensidade da corrente de um chuveiro elétrico, segundo o ELAT.

               Mas por não durar muito tempo, a energia do raio acaba sendo pequena e fica em torno de 300 quilowatts, o que equivale ao consumo mensal de energia de uma casa pequena.

Quais as chances de alguém ser atingido por um raio?

"A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1.000.000"
               Explica Osmar Pinto Júnior.

               Segundo ele, no entanto, se pessoa estiver em uma área totalmente desprotegida durante uma forte tempestade, essa chance aumenta e chega até 1 para 1.000.

Quais as chances de sobreviver a um raio?

               Osmar afirma que, nos casos em que o raio atinge, a possibilidade da pessoa sobreviver é mínima. Ainda que a vítima consiga se salvar, a corrente do raio pode causar queimaduras, problemas neurológicos ou motoras.

“Grande parte dos sobreviventes sofre por um longo tempo de sérias sequelas psicológicas e orgânicas."

Que cuidados tomar durante tempestades?

               O ELAT orienta que as pessoas busquem proteção assim que uma tempestade comece a se formar, e não somente quando seja possível escutar os trovões ou enxergar os raios e relâmpagos.


               O grupo afirma que, se a pessoa estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir que os pelos estão arrepiados, ou que a pele começou a coçar, é preciso ficar atento, já que isso pode indicar a proximidade de um raio prestes a cair.

               Nesses casos, a dica é se ajoelhar e curvar para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. 
               Ficar deitado aumenta o risco de ser atingido.

Veja mais dicas:

               Não sair para a rua ou permanecer nelas durante as tempestades.

               Se estiver na rua, evite segurar objetos metálicos longos, empinar pipas e andar a cavalo.

               Se estiver dentro de casa, evite usar aparelhos ligados a rede elétrica e fica próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.

               Evitar lugares que oferecem pouca proteção como pequenas construções não protegidas, veículos sem capota e estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.

               Evitar certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade como topos de morros, cordilheiras e prédios, áreas abertas como campos de futebol, estacionamentos sem cobertura e quadras de tênis.

               Não ficar próximo a cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos, árvores isoladas, estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

               Com Informações de: G1.

SOBRADINHO-DF - Quatro pessoas são mortas em acampamento cigano

Polícia Civil investiga motivação do crime. Pelo menos cinco pessoas foram vítimas de arma de fogo, uma delas ficou ferida.


               Cinco pessoas foram baleadas na manhã deste Sábado (200201) em acampamento cigano na região conhecida como Rota do Cavalo, localizada em Sobradinho-DF, no Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil, quatro vítimas morreram. 
               As circunstâncias do crime estão em investigação.

               O caso foi registrado por volta das 13:20 horas. De acordo com a Polícia Civil, cinco homens armados chegaram juntos em um carro e dispararam contra o grupo de pessoas. 
               Três delas morreram no local.

               Uma das vítimas chegou a ser encaminhada ao Hospital Regional do Paranoá-DF, mas não resistiu aos ferimentos. Uma quinta pessoa ficou ferida no braço e passa por procedimento cirúrgico, segundo a Polícia Militar.

               De acordo com o Corpo de Bombeiros, além dos ferimentos de bala, as vítimas apresentaram machucados aparentemente causados por objeto cortante e agressão física.


Investigação

               A Polícia Civil investiga se os envolvidos no crime estavam negociando carros roubados ou irregulares no acampamento. No local, foram apreendidos três veículos com registros adulterados.

               Ainda de acordo com a Polícia Civil, o carro supostamente usado pelos atiradores tem placa clonada e registro de roubo.

               A identidade dos envolvidos não foi divulgada até a última atualização desta reportagem. Uma testemunha ouvida por policiais informou que uma das vítimas morava no assentamento, ao contrário das outras três.

Suspeitos

               A Polícia Militar informou que foram identificados dois suspeitos. Ambos também foram baleados. Um deles deu entrada no Hospital Regional do Gama-DF e outro no Hospital Regional de Santa Maria-DF.

               O caso foi registrado na 13ª Delegacia de Polícia - Sobradinho, que acompanha o caso.

               Com Informações de: G1.

PATOS DE MINAS-MG - Dois homens são presos após assalto a posto de combustíveis na Avenida Brasil

Parte do dinheiro levado foi recuperado
A arma do crime não foi localizada.


               O assalto ao posto de combustíveis na Avenida Brasil, próximo ao Cristavo, em Patos de Minas-MG; aconteceu na tarde dessa Sexta-feira (200131). Era por volta de 13:30 horas quando os dois bandidos chegaram ao local em uma moto. 
               O passageiro, com uma arma em punho, anunciou o crime.

               Os autores pegaram o dinheiro que estava com o frentista e também o dinheiro de uma cliente, que estava abastecendo no local no momento do roubo. 
               Ao todo eles levaram cerca de R$800,00.


               A Polícia Militar foi acionada e logo iniciou as diligências. A motocicleta usada pelos criminosos foi localizada às margens do Rio Paranaíba. Segundo o Tenente Caixeta, ela era produto de um furto que aconteceu na noite da última Quinta-feira (200130).
               Ainda de posse das características passadas por uma das vítimas e imagens de câmeras de segurança, a Polícia chegou até um dos suspeitos. Phillipe Pereira Nunes, conhecido como Phillipinho, de 20 anos, foi preso próximo a sua residência, na Travessa Santa Efigênia, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, e após foi conduzido à delegacia.

               Poucas horas depois o comparsa dele também foi preso. O motorista da motocicleta, identificado como Edson Filipe, conhecido como Nem, de 21 anos, também foi conduzido à delegacia. Os suspeitos foram reconhecidos pela vítima, inclusive Phillipinho foi reconhecido pois tem deficiência em um dos dedos da mão.

               Com os dois homens a Polícia recuperou R$341,00
               A arma usada no assalto não foi localizada.

               Com Informações de: Patos Já.

UNAÍ-MG - Prefeitura anuncia a volta as aulas a partir do dia 10 de Fevereiro

A solenidade de abertura oficial do ano letivo deste ano de 2020 será na próxima Sexta-feira (07). O início às aulas acontecerá Segunda-feira (10).


               A prefeitura municipal de Unaí-MG, divulgou nesta última semana, nas redes sociais, a data do início das aulas deste ano letivo de 2020.
               O início ás aulas será na Segunda-feira (200210).

               Conforme informativo da prefeitura, a Secretaria de Educação informa que haverá capacitação para professores, nos próximos dias: 03, 04, 05 e 06 de Fevereiro deste ano, ou seja durante esta semana, de Segunda a Quinta-feira.

               Ainda conforme o informativo, nesta próxima Sexta-feira (200207), acontecerá nas escolas do município a Solenidade de Abertura Oficial do ano Letivo de 2020.

               Jisohde - 200202 15:25.

PATOS DE MINAS-MG - Representantes de municípios se reúnem para alinhar pontos de implantação do SAMU Regional,

Projeto de ampliação pretende atender 33 cidades da região
Mas onde está o prefeito Branquinho?


               Membros do Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência da Região Ampliada do Noroeste - CISREUNO, se reuniram nesta Sexta-feira (200131), em Patos de Minas-MG. O encontro contou com a presença de prefeitos e secretários dos 33 municípios que compõem o CISREUNO e teve como pauta principal o alinhamento de alguns pontos do projeto de implantação do SAMU Regional

                A demanda pelos atendimentos de urgência e emergência prestados pelo SAMU é uma solicitação antiga do grupo. Dos 33 municípios da região, apenas Patos de Minas conta com uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

                As primeiras discussões para elaboração do projeto de ampliação foram iniciadas em 2012. De acordo com a proposta, o SAMU Regional atenderia os 33 municípios, que contariam com 33 unidades Básicas, com um condutor e um técnico em enfermagem em cada cidade, e cinco unidades avançadas nas cidades de:
Patos de Minas (2), 
Paracatu-MG (1), 
Unai-MG (1), 
São Gotardo-MG (1),
                Cada uma com um condutor, um enfermeiro e um médico.

                Além disso, de acordo com o projeto, a central que atenderia as ligações feitas para o 192 e coordenação das unidades básicas e avançadas dos municípios seria na capital do Milho. 

                Segundo o médico e coordenador geral do SAMU, Dr Alexander Gonçalves, isso não trará prejuízos para Patos de Minas.

                Outro ponto abordado pelo médico é sobre a contratação de novos profissionais. Atualmente, a unidade do SAMU de Patos de Minas conta com cerca de 50 socorristas. Se o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência for implantado nas demais cidades, aproximadamente 400 novos profissionais deverão ser contratados através de concurso público.

                O projeto, que deve custar cerca de R$7.500.000,00 em um primeiro momento, foi entregue aos representantes do Estado de Minas Gerias, que agora deverão analisar sua viabilidade.

                Caso seja aprovado, a expectativa é que o SAMU Regional comece a funcionar dentro de um ano.

                Com Informações de: Patos Já.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS