PESQUISA NESTE SITE:

31 março 2021

UNAÍ-MG - PCMG indicia duas pessoas por crime de falsidade ideológica


                A Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG indiciou um despachante, credenciado em Unaí-MG, Região Noroeste de Minas Gerais, e um condutor, habilitado em outro estado, que conjuntamente tentaram transferir, de forma fraudulenta, o prontuário do condutor para a CIRETRAN de Unaí.

                De acordo com as investigações, conduzidas pela 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Unaí, por não possuir endereço residencial na cidade, o condutor, em conluio com o despachante, protocolou a declaração de residência e o requerimento de transferência utilizando o endereço do escritório do despachante.

                Ao analisar o requerimento, o Delegado Regional João Henrique Furtado de Oliveira suspeitou da fraude e coordenou uma equipe para apurar o fato. Os policiais foram até o local e constataram que o condutor e o despachante teriam utilizado de declaração falsa para tentar transferir o prontuário.

                Durante as declarações, os suspeitos confessaram o crime. No entanto, eles alegaram que não tinham conhecimento que a conduta fosse criminosa, uma vez que o condutor supostamente residia na zona rural e que não teria comprovante de endereço em nome dele, bem como pretendiam evitar a devolução da documentação pelo Correio.

                Além de apurar a autoria e a materialidade do crime de falsidade ideológica, a investigação ainda teve como finalidade coibir a transferência fraudulenta de prontuários para à CIRETRAN de Unaí.

                Com Informações de
PCMG - UNAÍ-MG.

VIRGEM DA LAPA-MG - Homem é preso em flagrante por agredir e ameaçar a companheira

Vítima, de 22 anos, procurou pela PM e relatou as agressões. Policiais apreenderam faca, facão e machado na residência onde o casal vive.


               Um homem, de 20 anos, foi preso em flagrante por agredir e ameaçar a companheira, de 22 anos, em Virgem da Lapa-MG.

               A vítima procurou pela Polícia Militar e afirmou que o esposo a agrediu com capacete e socos. Além disso, contou que ele a ameaçou utilizando uma faca.

               Após o relato, uma equipe de militares foi até a residência do casal e fez a prisão do homem. Além disso, foram apreendidas uma faca, um facão e um machado.

               De acordo com a PM, o preso foi levado para a Delegacia da Polícia Civil em Araçuaí-MG

               A mulher foi encaminhada para o Hospital Municipal e representou contra o companheiro com a intenção de conseguir medida protetiva.

               Com Informações de: G1-GM.

UNAÍ-MG - PCMG conclui que morte de adolescente em rio foi acidental


               A Polícia Civil de Minas Gerais - PCMG em Unaí-MG, Região Noroeste de Minas Gerais, concluiu as investigações referentes à morte de um adolescente, encontrado no último Domingo (210328), nas águas do Rio Preto
               Conforme apurado, o jovem foi vítima de afogamento acidental. O adolescente havia sido dado como desaparecido no dia anterior.

               Inicialmente, familiares acreditaram tratar-se de homicídio, porém as investigações não indicam ocorrência criminal. Após análise pericial, não foram constatados sinais de violência ou de que o corpo pudesse ter sido lançado no rio pós-morte. Além disso, a polícia ouviu familiares e pessoas próximas ao jovem e analisou filmagens e aparelhos eletrônicos, sendo que nenhum indício de crime foi encontrado.

               A polícia acredita que o adolescente tenha se afogado ao tentar realizar a travessia do rio. A força da água e a pouca habilidade em nadar, somadas ao fato de ele ter entrado no rio usando calça jeans, o que diminui a mobilidade da pessoa, podem ter contribuído para o incidente.

               A equipe que investigou o caso ressalta que lamenta a morte trágica e precoce do adolescente e se solidariza com a família e os amigos, reafirmando o compromisso da PCMG na busca pela verdade dos fatos.

               Com Informações de:
PCMG - UNAÍ-MG.

NATALÂNDIA-MG - Trabalhador Rural Atendido pela EMATER MG vira empreendedor no Noroeste de Minas Gerais

Com produção de até 100 litros de leite por dia, propriedade se tornou referência.


                No município de Natalândia-MG, Região Noroeste de Minas Gerais, um caso bem sucedido de um trabalhador rural que conseguiu ter o seu próprio pedaço de terra, transformando em uma propriedade diversificada, está chamando a atenção. Jovando Baldoíno da Silva, 45 anos, casado, pai de seis filhos, se transformou em um empreendedor rural.
                Ele é dono de uma propriedade rural de 7,5 hectares. 

                Com um rebanho de 18 cabeças de gado leiteiro, entre matrizes, novilhas, bezerras e um touro, Jovando consegue ter uma produção média diária de 80 a 100 litros de leite ou mais. O leite é vendido para uma empresa de laticínios da cidade. Ele ainda cria galinhas, porcos e cultiva pequenas lavouras de milho e feijão para o consumo da família.

O começo

                Baldoíno é atendido desde 2012 pela EMATER MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - SEAPA. Foi por meio da assistência da empresa pública mineira que ele conseguiu acessar recursos de programas federais para investir no sítio e assim dar a largada no próprio empreendimento, conquistando mais renda e qualidade de vida para a família.

“A EMATER me ajudou muito. Encaminhou tudo pra mim. Eu moro a vida toda na roça e não entendia quase nada. Tinha um 'terreninho' aqui, que comprei a prazo, com meu trabalho de pedreiro, mas não tinha pasto, gado, nem cerca tinha”
                Resume.


                Segundo o extensionista agropecuário do escritório local da EMATER MG em Natalândia, Waldemiro José de Oliveira, tudo teve início com o cadastramento de Baldoíno no Programa Luz Para Todos, atendendo pedido do próprio trabalhador. O Luz Para Todos tem por objetivo levar energia elétrica em regiões rurais e é realizado em parceria com governos estaduais. Depois, novamente com a assistência da Emater, Jovando Baldoíno foi inserido no Programa Brasil Sem Miséria - BSM e posteriormente no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF para obtenção de crédito rural.

“Quando fiz o cadastro dele no Luz Para Todos, nem casa ele tinha no sítio. Eram só quatro esteios e um telhadinho quase caindo. Eu achei um desafio muito grande e me chamou a atenção pela humildade, simplicidade. Ele é muito dedicado à família e ao trabalho. O local não tinha pastagem, a área era de cerrado e a terra bastante fraca. Em 2013, ele começou a construir a casa”
                Conta Waldemiro.

                O técnico da EMATER MG conta que, com o recurso de R$2.400,00 do BSM, Jovando deu os primeiros passos, comprando duas novilhas. O acesso ao PRONAF foi outro estímulo, pois com o crédito rural, o produtor melhorou a pastagem do local e comprou mais seis novilhas e assim seguiu aumentando o rebanho.

                Antes ele morava de favor na casa de um amigo. Ainda trabalhava de pedreiro e prestava serviço de diarista aos vizinhos para sustentar a família, uma vez que o sítio não produzia. Agora os resultados são evidentes. Houve melhoria da qualidade de vida da família do agricultor com casa própria. A propriedade também conta com curral de manejo, tanque de expansão, poço artesiano e energia elétrica.

                Atualmente, segundo o técnico da EMATER MG, só com a comercialização do leite, o produtor tem uma renda média mensal em torno de R$5.400,00
                Fora a venda de bezerros e vacas.

Capineira

                Jovando não abre mão de técnicas ensinadas pela EMATER MG para melhorar a produtividade de sua atividade leiteira. Ele recebeu da empresa de extensão rural mineira mudas de capim elefante, de alta produtividade e valor proteico, desenvolvidas pela EMBRAPA. Em um período de dois anos, o produtor formou uma capineira irrigada em uma área de 1,2 hectare, com a cultivar BRS Capiaçu.

                Hoje ele tem uma forrageira ideal para silagem, que usa na alimentação do gado na época de seca e em outros períodos do ano, quando a pastagem fica escassa. 

“Como estamos numa parte de cerrado, tem que ser esse capim. Uso para fazer silagem e dar para as vacas”
                Afirma Jovando Baldoíno.

                As mudas do capim da propriedade também foram compartilhadas com outros produtores de Natalândia e municípios vizinhos. Mais de 300 produtores já levaram mudas do Capim Capiaçu

“A partir das mudas de forrageiras doadas pelo produtor, vários outros agricultores formaram suas capineiras e hoje possuem estratégia de produção de forragem para suplementação alimentar dos bovinos”
                Explica Waldemiro de Oliveira.


                De acordo o técnico, a atividade leiteira e o bem-estar animal no município estão mais fortalecidos. 

“Natalândia tornou-se multiplicadora das forrageiras Capiaçu e Kurumi, ofertando para outros municípios”
                Afirma.

                A propriedade de Baldoíno também se tornou uma unidade demonstrativa do Projeto Piloto, parceria entre a EMATER MG e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER, e que serve para demonstrações de tecnologias e de inspiração a outros produtores locais. O empreendimento rural é um caso de experiência de sucesso com a utilização de tecnologias importantes, como o pastejo rotacionado, capineira irrigada, confecção de silagem e armazenamento próprio para o leite. 

“Com orientação, tudo que você plantar, seguindo o que é certo, como corrigir o solo, usar calcário, adubo, por exemplo, funciona”
                Afirma Baldoíno.

                Segundo o produtor, em breve a produção de leite vai aumentar, com o nascimento de novos bezerros. Hoje ele conta com três vacas no período de gestação. 

“E pensar que tudo começou com a compra de duas novilhas de subsistência”
                Pontua o técnico agropecuário Waldemiro José de Oliveira.

MelhorAção 2020

                Sob o título de “Caso de Negócio Bem-Sucedido da Ação Extensionista, no município de Natalândia”, a experiência relatada é um dos trabalhos regionais da empresa de extensão rural, agraciado pelo prêmio interno MelhorInovação de 2020. O concurso da EMATER MG elege os trabalhos desenvolvidos por seus funcionários que tenham obtido resultados relevantes para a empresa ou para seus clientes.

                Com Informações de:
EMATER MG - NATALÂNDIA-MG.

UNAÍ-MG - A Polícia Civil alerta a população unaiense contra "golpe do Motoboy"

A DRF/PCMG INFORMA:


                A PCMG, através da Delegacia de Repressão a Roubos, Furtos e Fraudes - DRF, alerta a população de Unaí-MG e adjacências sobre a presença de integrantes de organização criminosa especializada na prática do Golpe do Motoboy, orientando que em nenhuma hipótese sejam fornecidas as senhas bancárias e cartões de crédito/débito a qualquer pessoa que entre em contato por telefone, E-mail, Whatsapp, SMS ou pessoalmente!

Sobre o Golpe

                A vítima recebe telefonema do golpista que se identifica como empregado de uma determinada Instituição Financeira afirmando que um consumidor teve seu cartão de crédito clonado e que ocorreu uma compra de alto valor no seu nome.
                O golpista informa alguns dados da vítima para adquirir sua confiança. 

                A vítima nega a transação bancária e o golpista pede que ela ligue para o telefone existente no verso do cartão de crédito.

                Ocorre que a chamada se encontra direcionada propositalmente para os próprios golpistas. O golpe é sofisticado e a vítima ludibriada acaba fornecendo dados como CPF, RG, data de nascimento, senha, etc..

                O golpista informa que um funcionário da instituição financeira irá até a residência em determinado horário buscar o cartão. 
                Após a vítima entregar o cartão ao golpista, este utiliza para, ai sim, realizar transações fraudulentas deixando graves prejuízos para os lesados.

Dicas de Segurança

                Nenhuma instituição bancária encaminha funcionários até a casa de clientes para buscar cartões bancários, senhas ou quaisquer outros documentos.
                Recuse qualquer proposta que seja oferecida sobre este serviço.

                Os golpistas costumam aplicar este golpe em vítimas que tem números de telefone fixo. Caso receba uma ligação informando que seu cartão foi clonado desconfie e não forneça qualquer informação relacionada à senha e dados pessoais.
                Desligue o quanto antes.

                Aguarda pelo menos quinze minutos, certifique-se de que a chamada anterior foi desligada e não atenda novas chamadas. De preferência utilize outro número de telefone para realizar a chamada ao banco informando o ocorrido.
                Avise familiares sobre a possibilidade de aplicação do Golpe.

                Com Informações de:
PCMG - UNAÍ-MG.

MINAS GERAIS - Bombeiros apresenta balanço dos acionamentos relacionados às chuvas

Corpo de Bombeiros apresenta balanço de acionamentos relacionados às chuvas no período de 12:00 de Terça-feira à 06:00 horas desta Quarta-feira.

Créditos: CBMMG

               Os acionamentos do Corpo de Bombeiros são de natureza de Alagamentos, Colapso de estruturas, Desmoronamentos, Desabamentos, Enchentes, Enxurradas, Inundação, Salvamentos de pessoas ilhadas, Soterramentos, Vistorias em riscos de enchentes, etc.
               Registros feitos em cidades mineiras, dentro das últimas 18:00 horas.

Barbacena-MG,
               03 vistorias em risco de desmoronamentos ou desabamentos.

Caratinga-MG, 
               02 vistorias em risco de desmoronamentos ou desabamentos.

Congonhas-MG,
               06 vistorias em risco de alagamentos, enchentes e inundações.

Divinópolis-MG,
               01 vistorias em risco de desmoronamentos ou desabamentos.

Janaúba-MG,
               15 vistorias em risco de alagamentos, enchentes e inundações. 
               Todas no Bairro Saudade.

Januária-MG,
               04 vistorias em risco de alagamentos, enchentes e inundações.

Mariana-MG,
               01 desabamento parcial do telhado de uma residência, sem vítimas.

Oliveira-MG,
               01 chamado de inundação, alagamento, ou enxurrada.

Pirapora-MG,
               03 vistorias em risco de alagamentos, enchentes e inundações.

Salinas-MG,
               03 vistorias em risco de alagamentos, enchentes e inundações.

               Não houve registros de acidentes automobilísticos relacionados às chuvas ocorridas durante este período.

               04 Chamadas para o corte de árvores com risco iminente de queda.
               09 Chamadas para árvores caídas em via pública.
                07 Chamadas para árvores caídas sobre imóveis, residências e veículos.
               15 Chamadas para vistorias.

               Com Informações de:
CBMMG - MINAS GERAIS.

BELO HORIZONTE-MG - Colisão entre caminhão e motocicleta às margens do Anel Rodoviário


               Os Bombeiros de Belo Horizonte-MG foram acionados na manhã desta Quarta-feira (210331), na Rua Menotti Muxelli, 736, na Vila Oeste, às margens do Anel Rodoviário, nas proximidades da BRASMIG e MINAS LUB, local onde ocorreu um acidente envolvendo uma Motocicleta e um Caminhão.

               Conforme solicitante, havia uma vítima do sexo feminino, 32 anos, condutora da motocicleta, com suspeita de fratura em uma das pernas e escoriações pelo corpo.


               Ainda conforme os Bombeiros, a condutora da motocicleta acabou chocando-se contra o caminhão. Ela se encontrava consciente e orientada e teve uma laceração na perna esquerda devido à força do impacto.

               A vítima conduzida até a UPA JK pela Unidade de Resgate - UR.

               Não foi informado sobre as condições do trânsito no Local.



               Com Informações de
CBMMG - BELO HORIZONTE-MG.

MONTES CLAROS-MG - Jacaré é capturado no quintal de uma residência no Bairro Jardim Brasil


                O Corpo de Bombeiros da cidade de Montes Claros-MG foi acionados por volta das 23:45 horas de Terça-feira (210330), para realizar a captura de um Jacaré, da espécie Papo-amarelo, que havia adentrado no quintal da residência do solicitante.
                O réptil media aproximadamente um metro e meio.

                Os cachorros de estimação do proprietário do imóvel, foi quem denunciaram a presença do intruso, no local, o morador ouvindo os cães latir, quando ele foi procurar saber a razão, deparou com o réptil, já no quintal.

                O imóvel está localizado no Bairro Jardim Brasil/Santos Reis, perímetro urbano de Montes Claros.


                No fundo do imóvel existe o leito de um rio, por onde o animal possivelmente teria acessado o imóvel.

                No local, os militares do Corpo de Bombeiros, com a utilização de equipamentos adequados, realizaram a contenção, bem como a captura segura do animal. O jacaré foi entregue no Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS, do IBAMA, nesta Quarta-feira (210331), logo pela manhã.

                Após avaliação clínica veterinária, o jacaré-de-papo-amarelo, será devolvido em seu habitat natural, em um local distante da civilização e seguro.



                Com Informações de
CBMMG - MONTES CLAROS-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS