PESQUISA NESTE SITE:

24 março 2018

MATO GROSSO DO SUL - Fotógrafo é preso suspeito de estuprar e filmar filha de 12 anos

Segundo a polícia, homem pretendia repassar vídeos e fotos a outras pessoas. Ele ainda armazenava centenas de arquivos envolvendo outras crianças.

                 Um fotógrafo de 30 anos foi preso nesta Quinta-feira (180322) suspeito de estuprar a filha de 12 anos, e ainda filmar os crimes. 

                 Ele também armazenava centenas de fotos e vídeos envolvendo outras crianças, supostamente retirados da internet, segundo a delegada Marília de Brito Martins, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DEPCA.

                 Os materiais estavam armazenados em um HD, mas outros equipamentos, como computador e celular, também foram retidos durante busca e apreensão feita com autorização da Justiça na casa do suspeito. 
                 À polícia confirmou que fazia registros da filha, mas não manteve relação sexual com ela.

"Apesar dele falar que não teve relação com a menina, configurou estupro porque houve ato libidinoso, que também pode ser classificado como estupro"
                 Disse ao G1 a delegada Marília, que está à frente do caso.

                 O fotógrafo estava sendo investigado desde fevereiro, após a avó materna registrar boletim de ocorrência devido à criança relatar o que estava acontecendo. Imagens e vídeos mostram a garota nua. 
                 Em um dos registros, o pai aparece se masturbando na frente da filha.

                 Além da menina de 12 anos, o suspeito ainda tem outra filha, de 8 anos, que, de acordo com a polícia, não teria sofrido abuso. Os crimes, segundo os investigadores, aconteciam quando a garota ia para a casa do pai e no momento em que a madrasta não estava.

                 Ele já havia sido indiciado por estupro, mas ainda vai responder pela produção pornográfica envolvendo criança, além da prática de armazenamento desse tipo de material. 

                 De acordo com a delegada Marília, a pena pode chegar a 27 anos de prisão.

                 Com Informações de: G1.

JAÍBA-MG - Duas pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e carro

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, caminhoneiro fugiu sem prestar socorro às vítimas e ainda não foi encontrado; causas do acidente serão investigadas.

                    Duas mulheres morreram e três pessoas ficaram feridas em um acidente entre um carro e um caminhão na tarde deste Sábado (180324) em Jaíba-MG, no Norte de Minas

                    De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, o carro de passeio foi atingido pelo caminhão e o condutor fugiu do local sem prestar socorro às vítimas; ele ainda não foi encontrado. A perícia foi acionada e as causas do acidente serão investigadas. 
                    A ocorrência foi registrada no Bairro São Francisco.

                    O SAMU esteve no local e constatou os dois óbitos. Segundo o SAMU, duas mulheres e um homem tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital de Jaíba

                    Uma dos feridos precisou ser transferido para Janaúba-MG porque se deixava de dor no abdômen. 
                    As idades das vítimas não foram divulgadas.

                    Com Informações de: G1.

SÃO PAULO - Adolescente de 16 anos perde testículo e família alega erro médico

O rapaz foi liberado após consulta, mas voltou a sentir dores em casa. Se tivesse sido operado em até 6 horas não perderia o órgão.

                  Um adolescente de 16 anos perdeu o testículo depois de sentir fortes dores e ser liberado por uma médica. 
                  A mãe do rapaz reclama de negligência. 

                  Moradora de Osasco - SÃO PAULO, ela levou o filho ao hospital depois de o jovem reclamar de fortes dores no órgão. No entanto, após atendimento, a profissional liberou o garoto e receitou um anti-inflamatório.

                  Ao chegar em casa, as dores no testículo direito aumentaram e ele retornou à unidade médica acompanhado da mãe. Desta vez, foram atendidos por um urologista. O especialista identificou uma doença rara, na qual o sangue para de circular na região.

                  Segundo a família, o médico teria dito que, caso o atendimento adequado tivesse sido realizado em até 6 horas após as dores, a amputação não seria necessária. 

                  Diante da demora, no entanto, o órgão necrosou e o rapaz o perdeu, segundo informações de reportagem publicada pelo Portal de Notícias R7.

                  Com Informações de: Metrópoles.


GOIÁS - Estudante queimada em carro após ataque de desconhecida está internada em estado gravíssimo, em Anápolis-GO

Segundo último boletim do Hospital de Queimaduras, apesar do quadro, Beatriz Carneiro de Araújo, 20, está estável e 'sob rigorosos cuidados' da UTI. Suspeita do crime segue presa.

                  A estudante de farmácia Beatriz Carneiro de Araújo, de 20 anos, queimada dentro do carro após ser atacada por uma desconhecida, está internada em estado gravíssimo, no Hospital de Queimaduras de Anápolis-GO, a 55 km de Goiânia - GOIÁS. Conforme boletim médico divulgado neste Sábado (180324), apesar do quadro clínico, a jovem está estável e “sob rigorosos cuidados” da Unidade de Terapia Intensiva - UTI.

                   Conforme o hospital, Beatriz já passou por três cirurgias desde que deu entrada na unidade. A última operação ocorreu na última Terça-feira (180320), quando ela foi submetida a um debridamento cirúrgico, conhecido como raspagem. 
                   Antes, ela já passou pelo mesmo procedimento na Segunda-feira (180319) e no Sábado (180317).

                   O crime ocorreu no dia 16 de março, após ela sair de casa para comprar pão em São Luís de Montes Belos-GO, a 120 km de Goiânia-GO, onde mora. 

                   Segundo o Corpo de Bombeiros, a jovem havia ido comprar pão em um supermercado e, quando voltou para o carro, uma mulher quebrou o vidro da porta com uma marreta, jogou álcool e ateou fogo. 
                   A suspeita está presa.

                   A primeira avaliação logo após o crime constatou que Beatriz teve 45% do corpo queimado. Porém, após uma nova avaliação dos médicos, esse montante caiu para 20%

                   A médica Lilian Rodrigues da Cunha, diretora clínica da unidade, afirmou ao G1 na última Terça-feira que a jovem possuía lesões inalatórias, o que também ajuda a agravar seu quadro.

"Quando o fogo a atingiu, saiu 'queimando' por dentro também. Isso causa problemas pulmonares, que também estão sendo tratados"
                   Explica a médica.


Investigação

                   A suspeita do crime teve a prisão preventiva decretada durante audiência de custódia, realizada no dia do crime, quando foi detida em flagrante. Segundo as investigações, ela usou uma marreta para quebrar o vidro, jogou álcool e depois ateou fogo à vítima.

                   O delegado responsável pelo caso, Victor Avelino, afirmou que não pode adiantar detalhes da sobre o trabalho da polícia. 

"Não tenho condições de repassar nada ainda sobre esse caso, sob risco de atrapalhar a investigação. Já ouvimos testemunhas e a apuração continua"
                   Disse ao G1.

                   Indignado, o pai de Beatriz, Carlos Araújo, disse que não consegue entender o que motivou o ataque. 
                   Segundo ele, sua filha não conhecia a suspeita.

“Foi do nada. Poderia ter sido com qualquer um. Que eu saiba, a Beatriz não tem rixa com ninguém, é uma menina reservada, nunca teve desavença nenhuma. Estamos todos arrasados. Não conheço essa pessoa, mas vamos acompanhar o caso e queremos justiça”
                   Afirmou.

                   Com Informações de: G1.

UBERABA-MG - Chico Xavier é reproduzido em escultura de chocolate

Estrutura tem cerca de 1,60m e 100 quilos de chocolate e demorou dois dias para ser feita. Ela está em exposição na Expocolate.

                 Uma escultura de chocolate em homenagem ao médium Chico Xavier é exposta na 2ª edição da Expocolate em Uberaba-MG

                  Uma equipe de confeiteiros, coordenada pelo chef chocolatier Alexandre Bispo, construiu a estrutura reproduzida em tamanho real com 100 quilos de chocolate.

                  A escultura, de 1,60 metros, demorou dois dias para ser construída e será envernizada e mantida em refrigeração adequada para compor o Museu do Chocolate no Praça Uberaba Shopping

                  De acordo com a organização da Expocolate, a imagem de Chico Xavier foi escolhida pela representação que o médium tem para a cidade do Triângulo Mineiro e para o país.

                  Além da escultura de Chico Xavier, durante a segunda edição da feira, que reúne 100 expositores e confeiteiras até 1º de abril, terá a certificação da escultura de uma casa toda feita de chocolate para o livro dos recordes.

                  Para confeccionar a escultura foi realizada uma estrutura em barro em tamanho real próximo do médium. Desta estrutura, foram retiradas formas de resina. Cada parte que representa o corpo foi feita de modo separado e depois esculpida de forma única.


Livro dos recordes

                  A segunda edição da feira de chocolate reúne 100 expositores e confeiteiras e terá, ainda, a certificação da escultura da maior casa feita de chocolate no mundo. A estrutura de 16m² está sendo feita com 11 mil quilos de chocolate por uma equipe de 20 pessoas e pode entrar para o livro dos recordes Guiness Book.

                  A casa terá quatro cômodos e as pessoas vão poder, inclusive, circular por dentro dela. A certificação do recorde está programada para o dia 31 de março, às 20:00 horas, com a presença de um juiz oficial do Guiness Word Records. Além disso, também está sendo confeccionada uma escultura em tamanho da apresentadora Ana Maria Braga.

                  A programação da Expocolate também inclui shows, stand up, oficinas kids, concurso de tortas e cursos. O evento tem uma expectativa de público de 120.000 visitantes e acontece até o dia 1º de abril no Praça Uberaba Shopping.

                  No ano passado, o recorde de maior coelho feito de chocolate no mundo, com 4.245 quilos e 4,52 metros de altura foi batido durante Expocolate.

 

 


                  Com Informações de: G1.

MATO GROSSO DO SUL - Monitorado por tornozeleira é preso após bater carro cheio de maconha em poste

Ele fugia da PRF quando entrou em um loteamento e bateu o veículo roubado. Droga seria entregue em Cuiabá.

                   Um rapaz de 27 anos, monitorado por tornozeleira eletrônica, foi preso Sexta-feira (180323), em Mato Grosso do Sul, com carro roubado e cheio de maconha. 
                   Ele disse aos policiais que entregaria o veículo em Cuiabá-MT.

                   De acordo com informações divulgadas neste Sábado (180324) pela Polícia Rodoviária Federal - PRF, o suspeito dirigia um carro com placas de Cascavel-PR e desobedeceu ordem de parada na BR-163, em São Gabriel do Oeste-MS.

                   Houve perseguição e o suspeito perdeu o controle da direção, entrou um loteamento à venda e bateu em um poste de alta-tensão.

                   Dentro do carro foram encontrados 441 tabletes de maconha que pesaram 460 quilos. Os policiais constataram que o veículo havia sido roubado em Pradopólis-SP em 22 de setembro de 2017.

                   O suspeito, a droga e o carro foram encaminhados à Polícia Civil de São Gabriel do Oeste-MS.

                   Com Informações de: G1.

ALFENAS-MG - Homem é morto esfaqueado por açougueiro no bairro Vila Betânia,

Segundo a Polícia Militar, a vítima teria se desentendido com o açougueiro por conta de uma dívida.

                  Um açougueiro esfaqueou e matou um homem na manhã deste Sábado (180324) no Bairro Vila Betânia, em Alfenas-MG

                 Segundo a Polícia Militar, a vítima teria se desentendido com o açougueiro por conta de uma dívida. Após a discussão, o comerciante perseguiu a vítima e a esfaqueou.

                 Ainda conforme a polícia, o açougueiro já tem passagens pela polícia por receptação de gado roubado. 
                 Após o crime, ele fugiu do local.

                 A vítima foi identificada como Fábio Fernandes Esteves, de 34 anos.

                 Com Informações de: G1.

SÃO LOURENÇO-MG - Agente penitenciário mata homem em briga

A polícia ainda não sabe qual foi a discussão que motivou o crime.

                  Um agente penitenciário matou um homem de 25 anos na madrugada deste Sábado (180324) na Rua Wenceslau Braz, no Centro, em São Lourenço-MG

                  O crime aconteceu por volta das 2:00 horas, depois de um desentendimento entre os dois.

                  De acordo com a polícia, a vítima ameaçou o agente penitenciário com um facão. Ele reagiu e efetuou um disparo como advertência. O jovem, então, pegou uma cadeira para arremessar no outro homem. 
                  Neste momento, o agente atirou por duas vezes, atingindo uma das pernas e o peito da vítima.
                  O autor fugiu em seguida. 

                  Ainda de acordo com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros compareceu ao local por volta das 2:40 horas e a vítima, Júlio César Cândido Pereira, foi levada já sem vida para a Santa Casa de Caridade de São Lourenço.
                  Até agora foram ouvidas cinco testemunhas.
 
                  A polícia ainda não sabe qual foi a discussão que motivou o crime.
                  Até a publicação desta matéria, o autor não havia sido encontrado.

                  Com Informações de: G1.

JUIZ DE FORA-MG - Jovem morre atropelado

Segundo a PM, testemunhas disseram que a vítima estava de bicicleta e transitava pela Avenida Luiza Vitória Fernandes em alta velocidade, quando bateu de frente em uma caminhonete.

                  Um jovem, de 18 anos morreu atropelado na madrugada deste Sábado (180324) no Bairro Jardim dos Alfineiros, em Juiz de Fora-MG

                  De acordo com a Polícia Militar - PM, testemunhas disseram que a vítima estava de bicicleta e transitava pela Avenida Luiza Vitória Fernandes em alta velocidade, quando bateu de frente em uma caminhonete.

                  Com o impacto da batida, o corpo foi lançado para fora da pista, caindo em um córrego. Os cinco passageiros do veículo desceram do carro na tentativa de prestar socorro ao jovem, porém, devido a pouca luminosidade no local, não conseguiram encontrá-lo.

                  O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU foram acionados. O jovem foi encontrado já sem vida e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal - IML.

                  A PM informou que testemunhas identificaram a motorista e a placa do carro. 
                  As informações foram encaminhadas para a Polícia Civil.

                  Com Informações de: G1.

TRÊS CORAÇÕES-MG - Caminhoneiro fura blitz e bate em carros da polícia na Rodovia Fernão Dias,

Condutor se recusou a parar na fiscalização e atirou a carreta em cima das viaturas; ele foi preso e vai passar por exames.

                  Um homem foi preso na manhã deste Sábado (180324) por bater em viaturas da Polícia Rodoviária Federal em trecho da BR-381 Fernão Dias, em Três Corações-MG

                  Conforme a Polícia Militar, o condutor se recusou a parar em uma fiscalização na rodovia e atirou o veículo em cima das viaturas paradas na pista.


                  Após a batida, o motorista, que é morador de Paraguaçu-MG, seguiu viagem no sentido a Varginha-MG, onde foi abordado e preso. 

                  As primeiras informações da Polícia Militar são de que o condutor é o proprietário da carreta usava o veículo para trabalho. Ele será submetido a exames médicos para detectar o uso de álcool ou drogas.

                  A Polícia Militar continua investigando o caso.


                  Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - Homem de 35 anos morre após capotar carro roubado na BR-040

Entre passageiros havia outro homem, que fugiu, e adolescente de 15 anos, que foi apreendido.

                  Dois homens e um adolescente de 15 anos capotaram um carro roubado próximo ao Polo JK, no Distrito Federal neste Sábado (180324). Um deles, de 35 anos, teve parada cardíaca e morreu no local, segundo o Corpo de Bombeiros
                  Os outros dois não se feriram.

                  O acidente ocorreu por volta das 14:00 horas no Km 7 da BR-040, sentido Valparaíso-GO
                  Segundo a Polícia Militar, o carro havia sido roubado nesta Sexta-feira (180323) no Pedregal, bairro do Novo Gama-DF.


                  O menor de idade foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente e identificado pelo dono do carro. O outro homem fugiu, ele estava sendo procurado pela Polícia Militar até as 16:20 horas.

                  A PM informou que nenhum outro veículo se envolveu no acidente. As causas da capotagem, no entanto, não haviam sido esclarecidas até a publicação desta reportagem.

                  O local ficou sob os cuidados da Polícia Rodoviária Federal.


                  Com Informações de: G1.

UBERLÂNDIA-MG - Promotor Daniel Marotta, coordenador do GAECO é removido da 8ª Promotoria de Justiça

Decisão foi publicada no Diário Oficial do MPMG. Ele disse que falará sobre assunto na Segunda-feira (180326).

                   O promotor que coordena o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO, Daniel Marotta Martinez, foi removido para o 5ª cargo de promotor de Justiça da mesma comarca do Ministério Público de Minas Gerais - MPMG em Uberlândia-MG.

                   A decisão foi publicada no Diário Oficial do MPMG em atos do procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet. Procurado pelo G1 neste Sábado (180324), Daniel Marotta disse que vai falar mais sobre o assunto na Segunda-feira (180326).

                   A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de comunicação do MPMG neste Sábado para saber mais informações sobre a remoção e também sobre qual promotor assume o cargo de 8ª Promotor de Justiça em Uberlândia.

                   Daniel Marotta coordenou a Operação ''Serendipe'' em 2016 que prendeu policiais civis investigados por extorsão, corrupção passiva e ativa, organização criminosa, obstrução da Justiça, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

                   Já em 2017, o promotor participou da operação que investigou a indústria do setor químico, em Uberlândia.

                   Além disso, em dezembro de 2017, Daniel, através da coordenação do GAECO, participou da operação contra corrupção, associação criminosa, roubos, falsidade ideológica e outros crimes em Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná

                   Na operação batizada de "Fênix", foram expedidos 200 mandados de prisão preventiva contra 136 pessoas. Na ocasião, foram presos pelo menos 39 policiais civis, sendo nove delegados.

                   A mais recente atuação do GAECO divulgada para imprensa foi a Operação ''Poseidon''. A ação investiga irregularidades em contratos celebrados entre a autarquia e a empresa Araguaia Engenharia, bem como desvio de recursos públicos superiores a R$8.000.000,00

                   Na ocasião, foram presos diretores e ex-diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto - DMAE, além de um ex-vereador.


Alvo de reclamações

                   Nesta semana, o GAECO foi alvo de críticas do advogado de defesa de investigados na Operação ''Poseidon'' que reclamou de vazamentos de informações sigilosas.

                   Além disso, o deputado estadual Arnaldo Silva (PR) pediu na Assembleia Legislativa - ALMG uma audiência pública sobre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do município de Uberlândia

                   O requerimento sobre essa reunião foi aprovado na Comissão de Segurança Pública.

                   O deputado disse, em nota enviado por e-mail à imprensa, que recebeu uma série de reclamações sobre a atuação e os procedimentos adotados pelo GAECO na cidade. 

                   Os documentos apontam seletividade, quebra de sigilo nas operações, além de denúncias de telefones celulares que são encaminhados através de integrantes do MP para chegarem dentro do presídio e terem comunicação com pessoas que integram facções criminosas com o objetivo de se obter delações ou colaborações premiadas.

                   Com Informações de: G1.

JAPONVAR-MG - Três criminosos são presos após assaltar fazenda e amarrar idoso

Antes de anunciar o assalto, os bandidos fingiram ser policiais; eles roubaram aparelhos eletrônicos e foram presos em Lontra.

                    Três criminosos, de 18, 21 e 22 anos, foram presos, nessa Sexta-feira (180323), após assaltarem uma fazenda em Japonvar-MG, no Norte de Minas

                    O crime foi na madrugada de Sexta-feira e segundo a PM, eles renderam e amarraram um idoso, de 60 anos, que mora sozinho no imóvel. Antes de anunciar o assalto, os criminosos fingiram ser policiais.

“Eles chegaram ao local e disseram que eram da polícia para o idoso abrir a porta. A vítima se recusou e os bandidos arrombaram o imóvel. Eles conheciam a vítima e estavam encapuzados no momento do assalto para não serem identificados”
                    Explicou o sargento Fabiano Xavier.

                    Os homens roubaram uma televisão, botijão de gás, antena e outros aparelhos eletrônicos. Após rastreamento, os três criminosos foram presos em Lontra, que fica a 11 km de Japonvar. Uma motocicleta usada durante o crime foi apreendida e os materiais roubados ainda não foram recuperados.

                    Segundo a Polícia Militar, um dos jovens tem passagem por tráfico e os outros por crimes contra o patrimônio. 

                    Eles foram encaminhados à Delegacia de Januária-MG e o caso será investigado pela Polícia Civil.

                    Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Bastante debilitado, cavalo é resgatado em córrego

Segundo Corpo de Bombeiros, animal não conseguia ficar em pé e se movimentar no córrego; cavalo caiu de uma altura de cerca de quatro metros.


                 O Corpo de Bombeiros de Montes Claros-MG resgatou na tarde desta Sexta-feira (180323) um cavalo de dentro de um córrego na Avenida Sidney Chaves

                 Segundo os militares, o animal estava bastante debilitado e não conseguia ficar em pé no córrego e mesmo se movimentar; ele caiu de uma altura de cerca de quatro metros.

                 Para o socorro os bombeiros precisaram acionar um caminhão com equipamento para içar o cavalo. O trabalho das equipes no local, de difícil acesso, durou cerca de três horas. 

                 Após o resgate, o cavalo foi entregue ao serviço municipal de apreensão de animais. O proprietário do animal não se apresentou durante a ocorrência.

Outro resgate

                 Este foi o segundo resgate de equino nesta Sexta-feira na cidade. Pela manhã, uma mula de aproximadamente 250 quilos foi resgatada de dentro de uma fossa de óleo em um lava jato desativado. 

                 De acordo com os militares, a fossa estava aberta e tem dois metros de profundidade. O resgate do animal durou 45 minutos.

                 Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Acontece nesta manhã a inauguração e abertura do Parque ecológico municipal Dujardes Caldeira

                 Neste Sábado (180324) a partir das 8:00 horas foi dado inicio a visitação, abertura e inauguração do então chamado Parque Municipal Dujardes Caldeira, localizado na zona Sul da cidade de Unaí-MG.

                 O local localiza em uma reserva ambiental  próximo ao Bairro Sagrada Família, um ambiente que até então era preservado intocável, com mata nativa, onde localiza diversas nascentes que dão origem ao Córrego Canabrava, que corre sentido ao Rio Preto atravessando a cidade ao meio.

                 O projeto tão elogiado pelas autoridades políticas e ambientais, é visto pelo Unaienses como degradação ambiental, uma vez que o local foi fragmentado com trilhas, corte de árvores, pontes improvisadas com caixotes e madeira branca, limpeza de escampados em locais antes preservados.

                 A ideia é transformar o local reservado em um Parque Ecológico, onde locais nunca visitado, estará cheio de trilhas e pessoas que visitam o ambiente.

                 Esta é já a segunda reserva que foi invadida por pessoas que se diz protetoras do meio ambiente, ecológicos, que visa dar uma mãozinha na preservação do ambiente, destruindo-o em nome do poder nefasto que interpretam como 'preservação', mudando percursos d'água, construindo trilhas, derrubando árvores, retirando a liberdade de animais, aves, e outros de levar uma vida íntima com a natureza.

                 O Unaienses é contra esse tipo de preservação, onde se constroem trilhas ecológicas, cavam, levam materiais para o interior, abrem trilhas e lareiras, fazem barragens, cortam árvores jovens e tenras, colocam as pessoas em locais onde não eram visitadas, para fazer trilhas, logo o lixo aparece por toda parte, e o que era preservado vai sendo destruído.

                 Quanto ao plantio de mudas que seria muito útil, se não for feito com muito zelo torna-se em vão. O capim cresce, o fogo consome e dificilmente chegará a fase adulta com tanta gente andando pelo local.


                 A preservação ideal mais indicada seria o fechamento do local, isolamento do ser humano, de visitar a reserva ambiental, cuidado com que incêndios não seja visto na reserva, plantio adequado de mudas nativas do local e proibição de construções dentro da área demarcada, corte de madeiras, extração de lenha, etc., pelos moradores da orla do espaço preservado. Isolamento total da área ecológica, para que, por si só, vá se recuperando.

                 A mata se recompõe muito lentamente, mas evolui mais do que, com a intervenção humana, que logo vai destruir muito mais com as ajudas, do que preservar.

                 Preservar é preciso, mas colocando a população humana para fazer trilhas pelo local, não preserva, destrói. 
                 A presença do ser humano no local já é uma destruição que progressivamente surge no ambiente.

                 Sem contar com os riscos de assaltos, estupros, assassinatos às pessoas que transitarão pelo local, isolado da sociedade, das autoridades, tornando-se vulnerável aos diversos tipos de crimes que, poderão ocorrer no meio da mata, ao fazer trilhas.


 

 


Unaienses - 180324.

DISTRITO FEDERAL - Operação Trickster: Polícia Civil prende diretor do DFTRANS

Responsável pela unidade de controle de bilhetagem automática, Harumy Tomonori Honda foi detido neste sábado (24/3).

                  A Polícia Civil prendeu, neste Sábado (180324), mais uma pessoa suspeita de integrar o esquema de fraudes no Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Desta vez, colocou atrás das grades um diretor do Transporte Urbano do Distrito Federal - DFTRANS.

                  Responsável pela unidade de controle de bilhetagem automática do órgão, Harumy Tomonori Honda, foi detido em mais uma fase da Operação Trickster. Seis dos 34 investigados tiveram a prisão preventiva decretada na tarde desta Sexta-feira (180323).

                  Eles foram detidos em 15 de março, durante megaoperação da Polícia Civil e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT contra suspeitos de integrar o esquema de fraude que pode ter causado prejuízo superior a R$1.000.000.000,00 aos cofres públicos.

                  A decisão de tornar preventiva a prisão que era temporária foi da 3ª Vara Criminal de Brasília-DF. O pedido foi elaborado pela Coordenação de Combate à Corrupção - CECOR e pela Divisão de Repressão a Corrupção e aos Crimes contra a Administração Pública - DICAP.

                  Entre os presos, está o auditor Pedro Jorge Brasil, na mira da PCDF desde a Operação Checklist, deflagrada em outubro de 2017. 

                  A decisão também inclui André Vidal Vasconcelos Silva, Eric Souza dos Santos, Renato de Melo Alves, Vinícius Volpon Quatio e Rodrigo José Silva Pinto.

                  De acordo com as investigações, Pedro Jorge Brasil, lotado desde 2014 na Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle - SUFISA, da Secretaria de Mobilidade, seria o líder do esquema. 

                  Ele utilizava-se do cargo para vincular falsos funcionários ao recebimento de vale-transporte. Outros servidores do DFTRANS o ajudavam a alimentar o sistema com as informações.
                  Com um contracheque de quase R$19.000,00 mensais, Pedro Jorge queria mais. 

                  As investigações apontam o desvio com a senha usada por ele seria de até R$3.500.000,00. Os investigados foram indiciados pelos crimes de peculato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

                  Com Informações de: Metrópoles.

JURAMENTO-MG - Projeto realizado com estudantes visa recuperar mata ciliar do Rio Juramento,

Cerca de 50 mudas de Ipês roxos foram plantadas; alunos da Escola Municipal Francelina Santos Lima, de Juramento, participaram da atividade.

                  Cerca de 50 mudas de ipês roxos foram plantadas nesta Quinta-feira (180322), Dia Mundial da Água, nas margens do Rio Juramento, no Norte de Minas
                  De acordo com o presidente do Conselho do Meio Ambiente de Juramento-MG, Diego Bicalho, o objetivo do projeto é realizar a recuperação da mata ciliar do rio.

“A proposta do projeto é fazer do plantio uma vitrine. A ação será realizada com o propósito de recuperar toda mata ciliar do Rio Juramento. A ideia é diminuir o impacto do assoreamento no rio, além de promover a manutenção da flora com árvores do nosso bioma e deixar o local ainda mais bonito, promovendo ainda sombra para usuários”
                  Explicou.

                  O Rio Juramento é um dos responsáveis por manter o nível da barragem da COPASA, que responde pelo abastecimento de cerca de 70% dos imóveis em Montes Claros-MG

                  A barragem conviveu recentemente com um longo período de estiagem. Em setembro de 2017 o local atingiu o nível crítico, com apenas 18,5% da capacidade total. No dia 12 de março, a COPASA afirmou que o volume de chuva que atingiu a região do rio fez o nível da barragem chegar a 37,23%.


Preservação e educação

                  Aproximadamente 40 crianças da Escola Municipal Francelina Santos Lima participaram da atividade. A estudante Keterin Emanuele de Oliveira, de 10 anos, conta que além de fazer uma atividade fora da sala de aula aprendeu sobre a importância de preservar a água. 

“Eu aprendi que nós temos que plantar árvores para preservar as nascentes para garantir a água para o futuro”.

                  Diego Bicalho ainda explica a importância de desenvolver o projeto e ensinar as crianças sobre a preservação da mata ciliar e da água. 

“Nos escolhemos as crianças para fazer esse plantio conosco, porque são elas o nosso futuro. É preciso educar para saber preservar, então no dia de hoje achamos importante fazermos esta ação. É preciso que nossas crianças entendam a importância da mata ciliar para que possamos manter a água em nosso planeta. É muito importante fazer com que elas saibam que a água é sinônimo de vida”
                  Destaca Diego.

                  Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS