PESQUISA NESTE SITE:

04 outubro 2019

UNAÍ-MG - São 20 candidatos que estarão disputando eleição para cargo de Conselheiro Tutelar neste Domingo (06)


                Cada eleitor de Unaí-MG, registrado no cartório eleitoral, poderá votar em apenas um candidato. Para tanto, terá de apresentar o Título de Eleitor e um documento oficial com foto. 
                A cédula eleitoral trará nome e número dos 20 candidatos. 

                A eleição ocorre neste Domingo (191006), das 08:00 às 17:00 horas, em cinco unidades eleitorais:
                Escola Municipal Tomáz Pinto da Silva - Bairro Mamoeiro
                Escola Estadual Domingos Pinto Brochado - Centro
                Escola Estadual Dom Eliseu - Bairro Cachoeira
                Escola Estadual Delvito Alves da Silva- Bairro Divineia,
                Escola Estadual Israel Pinheiro - Bairro Novo Horizonte

                Como não haverá ponto de votação na zona rural, os eleitores rurais devem votar na Escola Estadual Domingos Pinto Brochado. Cerca de 90 pessoas, entre servidores da Prefeitura e membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA vão trabalhar nesta eleição. 

                A apuração dos votos será iniciada logo após o término da votação, e o resultado oficial com o nome dos "novos" conselheiros tutelares será publicado na Segunda-feira (191007). A expectativa dos organizadores é que mais de 8.000 eleitores compareçam às urnas neste Domingo (06).

                Os novos conselheiros (maiores de 21 anos), que tomarão posse em Janeiro de 2020, serão os cinco candidatos que obtiverem o maior número de votos. 

                Os outros cinco da sequência na lista dos mais votados serão os suplentes. Para chegar à disputa eleitoral, última fase do certame, os 20 candidatos (dos 54 iniciais) foram aprovados na etapa de apresentação de documentos, na comprovação de experiência em atividades vinculadas à proteção do direito da criança e do adolescente, e na prova de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Todas as etapas do processo estão divulgadas no site oficial da Prefeitura, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no CREAS, no CRAS, na sede do Conselho Tutelar. Todo o processo vem sendo acompanhado de perto pelo Ministério Público.

Conselho tutelar

                É um equipamento público de responsabilidade municipal que zela pela garantia e defesa dos direitos de crianças e adolescentes estabelecidos em lei. Possui caráter fiscalizador e garantidor de direitos. 

                O Conselho Tutelar é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, para um mandato de quatro anos, podendo ser reconduzidos indefinidamente, caso aprovados nas etapas do certame e escolhidos em processo eleitoral público. 
                O Conselho Tutelar não é órgão de repressão, e o conselheiro não deve ser confundido com policial, com promotor de justiça ou com juiz de direito.

                Porém, como muitas das ações e decisões dos conselheiros podem impactar na vida de crianças e adolescentes, a responsabilidade do voto é destacada pelo presidente da Comissão Organizadora do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares de Unaí, Matheus Fernandes Gonçalves

"Estamos pedindo aos eleitores que conheçam os candidatos, participem das eleições e votem com consciência, porque é muita responsabilidade em jogo"

                Matheus Gonçalves é também vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Unaí.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

CEILÂNDIA-DF - Médico e hospital são condenados a indenizar jovem que perdeu testículo em cirurgia

Magistrados entenderam que houve 'negligência e imprudência' no atendimento em hospital particular; cabe recurso. 
Adolescente se queixava de dores na região.


                     A Justiça do Distrito Federal manteve a condenação, por danos morais, contra um hospital particular e um médico acusados de "negligência" no atendimento a um adolescente. O paciente teve um dos testículos retirados por cirurgia após procurar atendimento na unidade (entenda abaixo). 
                     Cabe recuso.

                     O caso ocorreu em 2014, em Ceilândia-DF, quando o jovem tinha 15 anos. A sentença foi divulgada nesta Quinta-feira (191003). Os nomes das partes envolvidas no processo não foram divulgados. 
                     O caso corre em segredo de justiça.

                     Na ação, a família do paciente conta que o adolescente procurou atendimento no hospital porque se queixava de dores nos testículos. Na ocasião, o médico receitou remédios, mas não pediu exames laboratoriais ou por imagem. No entendimento da família, houve "falha no diagnóstico".

                     Ainda com dores na região, o paciente procurou outro hospital, dessa vez da rede pública do DF. Exame de ultrassom feito no local constatou uma torção do testículo. Os pais, no entanto, tiveram que retornar ao primeiro hospital (particular) por causa da urgência do caso e da falta de disponibilidade no SUS.

                     Dois dias após os exames, já de volta à unidade em Ceilândia, o jovem foi submetido a uma cirurgia para retirada de um testículos. O laudo pericial apontou que o paciente sofreu "necrose testicular".

"Ainda que o dano não atrapalhe o desempenho do órgão reprodutor, há a possibilidade de constrangimentos"
                     Diz trecho da sentença.

'Negligência'

                     De acordo com a investigação, houve "negligência e imprudência" no atendimento médico de urgência no hospital. Com o diagnóstico, os magistrados determinaram o pagamento de uma indenização, por danos morais e estéticos, estipulada em R$70.000,00.

"(...) A perda do testículo, sem dúvida, implica danos à integridade física do primeiro autor que entendo serem de consequências graves", diz trecho da decisão. 

"Embora o laudo pericial concluir que teria sido mantida sua capacidade reprodutiva [do adolescente]".

                     Quanto ao dano moral, o desembargador que relatou o caso considerou que o fato "causou dor e sofrimento para além do mero transtorno sofrido pela perda de um de seus testículos".

O que diz a defesa

                     Ao longo do processo, o médico e representantes do hospital pediram a anulação da sentença, sob o argumento de que as partes cumpriram a obrigação de realizar a cirurgia no adolescente.

                     A defesa dos réus defende, ainda, a inexistência de danos extra-patrimoniais, já que, apesar do adolescente ter passado pela cirurgia para retirada de um dos testículos, "não foi constatada qualquer sequela".

                     Para os acusados, "não houve imperícia no atendimento ao adolescente, mas somente divergência entre os profissionais que o atenderam quanto à necessidade cirúrgica no primeiro momento".

                     Os desembargadores, no entanto, indeferiram o argumento ao considerar que "além do sofrimento de passar por uma cirurgia, o autor deve lidar com a perda sofrida pelo resto da vida".

"Não é crível a afirmação de que uma prótese suprirá o dano estético, ainda mais quando se trata de um adolescente, no início de fase da vida sexual e relacionamentos afetivos."

                     Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Perseguição policial a carro roubado termina em acidente e deixa um morto

Policiais disseram que carro chegou a quase 200 km/h. Um dos suspeitos foi arremessado para fora do veículo e morreu no local; adolescente foi levado a hospital.


                  Um homem ainda não identificado morreu, na noite desta Quinta-feira (191003), após o carro em que ela estava capotar durante uma perseguição policial em Brasília-DF

                  Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele e um segundo ocupante do veículo, que sobreviveu, são suspeitos de roubar o carro de um motorista de transporte por aplicativo.

                  O acidente foi por volta das 23:00 horas, na BR-070, no acesso à região Estrutural. Segundo os policiais, os suspeitos "chegaram a 200 km/h" e perderam o controle do carro ao tentar fazer uma ultrapassagem. 
                  O veículo capotou e ficou destruído.

                  Com o impacto, os ocupantes, entre eles, um adolescente de 17 anos, que dirigia o carro, foram arremessados para fora do veículo. 
                  O Corpo de Bombeiros foi chamado para socorrer a dupla.

                  O dono do automóvel roubado contou ao policiais que foi abordado pelos criminosos em Ceilândia-DF, ao chegar em casa. 
                  Um deles estava armado. 


                  Depois de ter o carro levado, a vítima foi atrás do veículo com um amigo até o posto da PRF, onde avisaram aos policiais.

"Próximo ao posto da Polícia Rodoviária, na Estrutural, houve esse acidente. Eles perderam o controle do carro e o veículo veio capotando"
                  Disse o motorista. 
                  Ele preferiu não se identificar.

                  O adolescente envolvido no acidente completa 18 anos ainda neste mês. Ele sofreu hematomas no fígado e precisou ficar internado.

                  Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Homem é preso após tentar assaltar farmácia com duas facas

Segundo a PM, as vítimas reagiram e empurraram um balcão em cima do assaltante; homem fugiu e foi preso dentro de casa no Bairro Santa Rita.


                 Um homem foi preso após uma tentativa de assalto a uma farmácia na Avenida dos Militares, em Montes Claros-MG, nesta Quinta-feira (191003). A Polícia Militar informou que ele invadiu o local armado com duas facas, anunciou o assalto e exigiu que fosse entregue o dinheiro do caixa.

                 Os funcionários reagiram e empurram um balcão em cima dele. Em seguida, o assaltante, de 31 anos, fugiu e foi preso dentro de casa, no Bairro Santa Rita, durante um rastreamento da Polícia Militar
                 Ele foi reconhecido pelas vítimas.

                 Ainda segundo a PM, o homem estava bastante agitado no momento da prisão e efetuou vários chutes dentro da viatura no trajeto para a delegacia, e ficou se debatendo. Quando os policiais abriram o compartimento, ele continuou as agressões e chutou a porta do compartimento, que atingiu o braço de um dos militares. 

                 O criminoso sofreu um corte no rosto e o militar teve um inchaço na região no punho, mas eles não precisaram de atendimento médico. 
                 O caso será investigado pela Polícia Civil.

                 Com Informações de: G1.

ARAÇUAÍ-MG - IFNMG oferece 30 vagas para curso de introdução à Libras

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de outubro; 
20 vagas são destinadas ao público externo.


                   O Instituto Federal do Norte de Minas está com inscrições abertas para 30 vagas em um curso de Introdução à Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no Campus de Araçuaí-MG
                   Vinte vagas são destinadas para o público externo e é preciso ter idade mínima de 12 anos e ensino fundamental completo. 
                   O restante das vagas é para alunos e funcionários do Instituto.

                   O objetivo do curso é levar o conhecimento de LIBRAS e colaborar para o processo de inclusão das pessoas surdas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de Outubro no Campus, em Araçuaí.

                   As aulas serão realizadas entre os dias 21 de Outubro a 09 de Dezembro, e a seleção será por ordem de inscrição. 
                   Outras informações acesse o edital.

                   Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Animais de estimação recebem benção no Dia de São Francisco de Assis

Padroeiro dos animais, da natureza e dos pobres é celebrado nesta Sexta-feira (191004). Santuário na 915 norte terá seis missas; confira horários.


                       O Dia de São Francisco de Assis é comemorado em 4 de Outubro. Um dos santos mais admirados da Igreja Católica, ele é o padroeiro dos animais, da natureza e conhecido por ser o "santo dos pobres".

                       O Santuário São Francisco de Assis, na 915 norte, em Brasília-DF, vai celebrar missas santas durante toda esta Sexta-feira (191004). 
                       Os fiéis poderão levar os animais de estimação para a tradicional benção.

Quem é São Francisco de Assis?


                       Segundo a Igreja Católica, Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 03 de Julho de 1182. De família abastada, ele teria aproveitado a infância e a adolescência desfrutando da riqueza.

                       No entanto, ao voltar de uma guerra, Francisco de Assis abandonou a vida de luxo para "desposar a Senhora Pobreza" e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.

"Ele nutria um amor imenso pelas "obras de Deus", ou seja, a natureza e tudo que nela está inserido"
                       Diz a Igreja. 

                       Ao abrir mão de sua fortuna, Francisco de Assis se dedicou aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos.

Serviço

Missas do Padroeiro São Francisco de Assis

                       Data: 4 de Outubro;
                       Horários: 07:00, 08:00, 10:00, 12:15, 17:00 e 19:00 horas.
                       Local: Santuário São Francisco de Assis - 915 Norte.

                       Com Informações de: G1.

GAMA-DF - Casal é preso no DF após praticar assaltos com criança no colo; homem usava tornozeleira eletrônica

Mulher ainda roubou celular de policial militar, dentro da viatura. Bebê foi encaminhado para Conselho Tutelar.


                      Um casal foi preso na tarde desta Quinta-feira (191003), após assaltar duas farmácias na região do Gama-DF, no Distrito Federal. O homem usava tornozeleira eletrônica e a mulher carregava uma criança no colo.

                      Mesmo depois de presa, a mulher ainda furtou o celular de um tenente da Policial Militar, dentro da viatura. Na última semana, a dupla havia assaltado uma loja de roupas, em um shopping.

                      Câmaras de segurança do comércio registraram a ação do casal. As imagens mostram que a mulher também está com o bebê no momento do crime.

                      Durante o roubo, a mulher segura a criança e tranca os funcionários da loja no escritório. O homem pega três celulares, roupas e R$900,00 do caixa.

                      De acordo com a Polícia Militar, no roubo em uma das farmácias, nesta quinta, uma funcionária foi ferida com uma faca. 
                      A dupla levou R$120,00.


                      Segundo a polícia, a mulher tem 28 anos. O homem, de 23 anos, estava com a tornozeleira eletrônica desde o roubo ao shopping.

                      Na ocasião, após audiência de custódia, ele foi liberado mediante o uso do equipamento. O casal foi levado para a 20ª Delegacia de Polícia - Gama e vai responder por roubo a comércio e furto de celular.

                      Com Informações de: G1.

SOBRADINHO-DF - Igreja é assaltada e ladrão leva salário de funcionário

Paróquia Imaculada Conceição, foi invadida na madrugada desta quinta-feira (3). Homem com rosto coberto entrou na igreja.


                 A Paróquia Imaculada Conceição, em Sobradinho-DF I, no Distrito Federal, foi assaltada durante a madrugada desta Quinta-feira (191003), por volta das 03:50 horas. Um homem, com o rosto coberto, quebrou uma janela para entrar e levou o salário de um funcionário.

                 Semi-joias que são vendidas pela igreja, entre outros objetos, também foram roubados. O zelador, que chegou para trabalhar às 07:00 horas, foi quem descobriu o arrombamento.

                 A Polícia Civil esteve na igreja e fez a perícia para tentar capturar digitais e identificar o criminoso. De acordo com o zelador, esta é a quinta vez que o local é assaltado. 
                 A última foi em Janeiro deste ano, com um prejuízo estimado de R$5.000,00.

"A igreja é protegida com grades, mas isso não tem impedido que a Paróquia Imaculada Conceição seja alvo de bandidos"
                 Disse ele.

                 Com Informações de: G1.

DISTRITO FEDERAL - 'Maníaco em série' polícia conclui inquérito e indicia Marinésio por mais um feminicídio

Investigação sobre morte de Genir Pereira foi encaminhada ao Ministério Público. Com conclusão do caso, sobe para 26 número de feminicídios no Distrito Federal em 2019.


                    A Polícia Civil do Distrito Federal - PCDF indiciou o cozinheiro Marinésio Olinto, de 41 anos, em mais um caso de feminicídio. De acordo com a PCDF, o inquérito que apurava a morte da empregada doméstica Genir Pereira de Sousa, de 47 anos, foi concluído nesta Quinta-feira (191003) e encaminhado ao Ministério Público do DF.

                    Com a conclusão das investigações, sobe para 26 o número de feminicídios registrados no DF em 2019. No mês passado, Marinésio foi denunciado pelo assassinato da funcionária do Ministério da Educação - MEC) Letícia Sousa Curado Melo, de 26 anos.

                    Secretário de Segurança chama Marinésio de 'serial killer'
'Maníaco em série': Polícia Civil indicia Marinésio Olinto por crimes contra 8 mulheres no DF.

                    O inquérito foi concluído pela 6ª Delegacia de Polícia - Paranoá-DF, que também indiciou o cozinheiro pelo crime de ocultação de cadáver, no caso de Genir.

                    Outras duas apurações de estupro contra Marinésio que eram investigadas na delegacia também foram finalizadas. Em uma delas, ele foi indiciado. 
                    Na outra, não houve acusação.

'Maníaco'

                    Chamado de "maníaco em série" por investigadores, Marinésio Olinto foi acusado de, pelo menos, 10 casos de abuso sexual.

                    As vítimas que registraram ocorrência são mulheres, com idades entre 17 e 50 anos. O caso mais antigo teria acontecido em 2013, quando uma vítima foi estuprada em Sobradinho-DF.

                    As investigações sobre sete dessas denúncias já foram concluídas pela 31ª Delegacia de Policia - Planaltina-DF e encaminhadas ao Ministério Público. Marinésio está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília-DF.

Caso Genir


                    O cozinheiro confessou ter matado Genir Pereira de Souza após ser preso pelo assassinato da funcionária do MEC Letícia Sousa Curado Melo.

                    O corpo de Genir foi localizado em uma região entre Planaltina e o Paranoá no dia 12 de Julho, dez dias após seu desaparecimento. Ela foi vista pela última vez enquanto caminhava até uma parada de ônibus.

                    Câmeras de segurança flagraram o momento em que a empregada doméstica deixou a casa da patroa, no Paranoá
                    Desde então, ela não foi mais vista.

                    A dona da casa onde Genir trabalhava foi quem comunicou o sumiço da mulher. Segundo a empresária, em 15 anos de trabalho, ela nunca havia faltado sem avisar.


Caso Letícia Curado

                    O primeiro caso pelo qual Marinésio responde na Justiça é a morte da Letícia Curado. No mês passado, o Ministério Público o denunciou pelos crimes de:

                    Homicídio quintuplamente qualificado (feminicídio, motivo torpe, meio cruel, dissimulação e crime praticado para assegurar impunidade de outro crime)
                    Tentativa de estupro,
                    Furto,
                    Ocultação de cadáver.

                    O corpo de Letícia foi encontrado em 26 de Agosto, três dias após seu desaparecimento. A funcionária do MEC havia saído de casa, em Sobradinho, para ir ao trabalho. 
                    Porém não foi mais vista.

                    A Polícia Civil encontrou objetos da vítima no carro de Marinésio e ele confessou o crime, assim como o assassinato de Genir Pereira de Souza.


                    Com Informações de: G1.

BURITIS-MG - Cobrador leva quatro facadas em assalto a ônibus da Sertaneja

Assalto a ônibus na MG-202, nesta Quinta-feira (03). cobrador foi atingido com quatro golpes de faca. Os elementos foram presos na Vila Serrana.


                Um ônibus da empresa Sertaneja que faz a linha Buritis-MG à Belo Horizonte-MG foi assaltado na MG-202, na manhã desta Quinta-feira (191003). Dois homens armados esfaquearam o cobrador e levaram documentos e dinheiro.

                O cobrador José Marcos Pereira da Silva, 26 anos, relatou que os autores pararam o ônibus poucos quilômetros do trevo de Unaí-MG. Quando José desceu e perguntou sobre a bagagem a ser levada, a dupla anunciou o assalto.


                Usando uma espingarda de fabricação caseira e uma faca, Vinicius Santos da Silva, 20 anos, e Henrique Lima da Silva, 18 anos, intimidaram a vítima para entregar sua carteira e o celular. Percebendo que o motorista do ônibus estava presenciando o crime a dupla reagiu.

                José Marcos levou quatro facadas. 
                Foram dois cortes no rosto, um no peito do lado direito e o outro nas costas.

                A vítima foi levada para a Unidade Mista de Saúde, o Postão, pelo ônibus. O motorista e os seis passageiros não sofreram nenhum ferimento.

                A polícia foi acionada e encontrou Vinicius e Henrique em uma casa na Vila Serrana.

                Vinicius e Henrique foram presos e todo o material apreendido e encaminhado a delegacia. 
                Vinicius já tem passagem pela polícia por furto.


Confira reportagem do Mais Buritis:


                Com Informações de: Mais Buritis.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS