PESQUISA NESTE SITE:

24 junho 2017

JANAÚBA-MG - Duas pessoas são assassinadas e uma é baleada no Norte de Minas

Crimes foram em Janaúba e Porteirinha nessa sexta e sábado (24); segundo a PM, até o momento ninguém foi preso.


              Um homem de 20 anos foi morto a tiros e outro, de 38 anos, foi baleado em Janaúba-MG, no Norte de Minas, neste Sábado (170624). 

              O corpo do jovem, de 20 anos, foi encontrado por moradores no Bairro Cerâmica na manhã deste Sábado.
               Segundo a PM, ele foi morto com um tiro no pescoço e outro no tórax.

              Testemunhas informaram à polícia que a vítima participava de uma festa religiosa e teria saído para usar drogas com duas pessoas. 

              Até o momento ninguém foi preso e a motivação do crime será investigada.

              No Bairro Veredas, um homem de 38 anos foi baleado no tórax e socorrido pelo Corpo de Bombeiros

              Ele informou à PM que o autor atirou por causa de um desentendimento entre eles. 
              O homem já foi identificado e está sendo procurado.

Porteirinha

              Na Comunidade de Tocandira, em Porteirinha-MG, um jovem de 26 anos foi morto com uma facada em frente a um bar, na noite dessa Sexta-feira (170623). 

              Segundo testemunhas, a vítima foi assassinada após brigar e jogar uma garrafa no autor. 
              Até o momento ninguém foi preso.

              Com Informações de: G1.

SÃO FRANCISCO-MG - Homem cai em cisterna de 10 metros e é resgatado pelos bombeiros

Vítima de 41 anos andava pelo quintal de uma casa quando caiu na cisterna.



              O Corpo de Bombeiros de Januária-MG resgatou um homem de uma cisterna de aproximadamente 10 metros de profundidade, neste Sábado (170624), em São Francisco-MG.

              Segundo os bombeiros, a vítima, de 41 anos, andava pelo quintal de uma casa quando caiu dentro da cisterna, que estava vazia.

              O homem estava consciente e foi resgatado com suspeita de fratura. Uma equipe do SAMU também esteve no local, prestou os primeiros socorros e o encaminhou para o Hospital de São Francisco.

              Com Informações de: G1.



PERNAMBUCO - Ator Fábio Assunção da vexame em festa e sendo preso por desacato a militares

Vídeos mostram ator Fábio Assunção dando vexame em final de festa e depois sendo preso por desacato a militar.


               O ator Fábio Assunção foi detido, na madrugada deste Sábado (170624), no São João de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, segundo o jornal Folha de Pernambuco e dois vídeos postados no youtube.


               Ele teria quebrado o vidro de uma viatura policial e xingado militares. A detenção foi confirmada pela Polícia Militar de Pernambuco.

               Testemunhas informaram que o ator estava sob efeito de álcool e teria se exaltado após o carro em que ele estava bater em uma viatura policial. Fábio, que estava no banco do carona, teria descido do veículo e se alterado (veja vídeo abaixo). 
               Ele foi detido e levado, inicialmente, para uma unidade hospitalar. Em seguida, o ator foi levado para a Delegacia de Polícia da 156ª Circunscrição de Arcoverde

               No local, o ator chegou por volta das 6:00 horas e foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio público e desacato. Fábio será encaminhado para a audiência de custódia, que é quando o juiz definirá se ele será levado para o presídio ou não. Fábio e a namorada, a atriz Pally Siqueira, lançavam, em Pernambuco, um documentário sobre o coco. Pally é natural de Arcoverde

               Em outro vídeo (veja abaixo), Fábio Assunção esta bastante alterado, e é hostilizado por pessoas presentes. É a velha história, o povo não perdoa...


Tratamento de reabilitação

               Em 2009, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, Fábio Assunção revelou que fez tratamentos em diversas clínicas de reabilitação. Ele decidiu pelo internamento porque ele teria sido afastado de uma novela por conta de atrasos.

               Com Informações de: POL.

COROMANDEL-MG - Três acidentes com feridos atendidos pelo Bombeiros

Três Acidentes nesta Sexta-feira (23).
Dois em patrocínio e um no trevo em coromandel-MG.


               Na Sexta-feira (170623), a Unidade de resgate do 2º Pelotão de Patrocínio-MG, atendeu a 03 acidentes de trânsito com vítimas de ferimentos. Dois ocorreram na cidade e um na BR-365, Trevo da MG-188 (saída para Coromandel-MG).

               As 11:28 horas no cruzamento da Rua Cesário Alvim/Rua Teodoro Goncalves se envolveram em um acidente o veículo VW/Gol Special placas JPJ-9511 conduzido pela vítima senhora R.I.B., 50 anos e um Ford/KA Flex placas EVI-2708 placa de Santos. 

               Os Bombeiros da UR encontraram a vítima no local com dores na clavícula e tórax. Ela recebeu os primeiros socorros, foi imobilizada a conduzida ao PSM. Os veículos ficaram aos cuidados do agente de trânsito municipal.

               As 15:02 horas na Avenida Altino Guimarães altura do número 867 a vítima senhor R.R.F.S., 23 anos conduzia Honda/CG 125 Fan KS placa OPT-8472 e senhor E.R.R., 31 anos um GM/Astra GL JFB-1012 se envolveram num acidente. 

               Os Bombeiros encontraram a vitima sentada em via pública com dores no tórax, abdômen e escoriações nos braços. Recebeu os primeiros socorros no local e foi conduzida após ao atendimento médico no Pronto Socorro.

               As 19:00 horas Rodovia BR-365 km 463 a vítima, senhor W.G.C., 28 anos foi encontrado no interior do seu veículo no pátio do Posto Rota do Sol, com um corte na cabeça. 

               Segundo informações o seu veículo se envolveu numa colisão com uma carreta no Trevo com a MG-188 e ele se feriu no impacto. A vítima recebeu os primeiros socorros no local e depois de imobilizada, conduzida para atendimento médico no PSM.

               Com Informações de: POL.

TAGUATINGA-DF - Homem fica ferido após Batida de Carro com Ônibus Escolar

Os bombeiros trabalharam por mais de 35 minutos para tirar o motorista do carro de passeio das ferragens.


              Um acidente entre um carro e um ônibus escolar deixou duas pessoas feridas na manhã deste Sábado (170624). A colisão ocorreu na DF-001, em frente ao Povoado 26 de Setembro, em Taguatinga-DF, às 6:00 horas.

Os bombeiros trabalharam por mais de 35 minutos para tirar o motorista do carro de passeio das ferragens. Roberto Lopes Silva, de 36 anos, foi atendido e transportado, consciente e instável, pelo ao Hospital de Regional de Taguatinga - HRT. Ele estava múltiplas fraturas no fêmur direito, laceração na mão direita, escoriações na perna esquerda, no rosto e com um corte na sobrancelha.

              Ainda no mesmo veículo, estava o passageiro Marisvaldo, 31, que foi transportado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU ao HRT. A vítima estava consciente, mas inspirando cuidados.

              José Pereira do Nascimento, 44, que conduzia o ônibus escolar, não se feriu. O coletivo não transportava passageiros no momento do acidente. 

              A via precisou ser fechada durante o atendimento de emergência.


              Com Informações de: ODEMOCRATA.

ÁFRICA DO SUL - Cordeiro nasce com semelhança humana e assusta moradores em Lady Frere

Cordeiro nasce com a aparência assustasse em Lady Frere, província no Leste da África do Sul. O pequeno tem aparência semelhante a animal e ser humano


               Bastou um cordeiro nascer para que a aparência dele assustasse moradores de Lady Frere, província no Leste da África do Sul

               O pequeno tem aparência semelhante a animal e ser humano. Habitantes do vilarejo o consideram um “demônio”, enquanto outros acreditam se tratar de fruto do cruzamento entre uma ovelha e um humano (Zoofilia).

               Especialistas, no entanto, descartam as crendices e dão explicação científica para o caso. A deformação para o cordeio, que já nasceu morto, é atribuída a uma infecção contraída no início da gestação, segundo disse o Departamento de Desenvolvimento Rural.

“Nós podemos confirmar que não se trata de uma foto falsa, mas que este cordeiro com uma severa deformação nasceu de uma ovelha em Lady Frere nesta semana e, de relance, se assemelha a uma figura humana”
               Afirmou o diretor dos serviços veterinários, Lubabalo Mrwebi, ao comentar o nascimento.
“Vale ressaltar que uma ovelha tem 28 pares de cromossomos, enquanto os humanos têm 23 pares, o que é importante para dissipar o mito de que uma união de ovo de ovelha e um esperma humano pode levar a um desenvolvimento de uma forma de vida viável”
               Completou Mrwebi.

               Com Informações de: O DEMOCRATA.

TAGUATINGA-DF - Assaltante é Preso após Roubar e Abusar Sexualmente de Vítima

Mulher comunicou, aos prantos, que o suspeito havia roubado seu celular e a obrigado a praticar sexo oral nele.


             Um homem foi preso em flagrante na manhã deste Sábado (170624) suspeito de assaltar duas mulheres e abusar sexualmente de uma delas na M Norte, em Taguatinga-DF

             A prisão ocorreu por volta das 5:30 horas, no momento em que ele assaltava a segunda vítima, em uma parada de ônibus.

             Ao perceber a aproximação da viatura, o homem ainda tentou correr, mas acabou detido logo em seguida. Durante a abordagem, segundo a Polícia Militar, uma mulher apareceu e comunicou, aos prantos, que o suspeito havia roubado seu celular e a obrigado a praticar sexo oral nele.

             O homem foi levado para a 12ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado por roubo e estupro.

             Com Informações de: ODEMOCRATA.

LUZ-MG - Secretarias da Prefeitura serão unificadas em um único prédio

Local para implantação de Centro Administrativo foi comprado. Investimento garantirá economia de R$ 25 mil mensais.


               A Prefeitura de Luz-MG assinou, nesta Sexta-feira (170623), a escritura de compra de um prédio onde será implantado o Centro Administrativo da cidade. 

               O investimento de R$4.500.000,00 vai garantir a unificação de cinco secretarias que hoje funcionam em salas alugadas espalhadas pelo município. 
               A economia desses aluguéis ficará em torno de R$25.000,00.

               De acordo com informações da Prefeitura, a negociação do espaço começou há um ano. No prédio comprado funcionava a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco - FASF, que mudou o local de funcionamento e colocou o prédio à venda. 

               O pedido inicial era de R$7.000.000,00, entretanto, no decorrer das negociações a Prefeitura garantiu a compra por R$4.500.000,00 em um plano de pagamento de 36 meses.

               A primeira parcela já foi repassada no valor de R$200.000,00. Até o fim do ano a Prefeitura garante uma nova parcela de R$700.000,00 e então a partir de janeiro de 2018 serão iniciadas parcelas no valor de R$100.000,00 por mês, em 36 vezes.

               O Executivo pontua que ao redor do prédio há um terreno extenso de mais de 2.000m² que será dividido em 54 lotes e futuramente serão leiloados. Todo valor arrecadado, na casa de R$3.000.000,00, será usado para quitar a compra da unidade.

               O novo prédio tem espaço para abrigar todas as secretarias incluindo as que não tem sede própria e hoje funcionam em salas alugadas como a Secretaria de Saúde, Educação, Bem Estar Social, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

               A Prefeitura também arca hoje com aluguéis órgãos como a Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER, Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, Biblioteca Pública, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS.

               Estas unidades também serão levadas para o Centro Administrativo que funcionará na Avenida Laerton Pulineli, nº 153, no Bairro Monsenhor Parreiras, região central do município.

               A mudança de todas as secretarias começa dentro de 50 dias, após adaptações e instalações elétricas e de internet necessárias na unidade.

               Com Informações de: G1.

NOVA SERRANA-MG - Mototaxista vai atender corrida, é baleado e morre

De acordo com a PM, ele foi chamado no Bairro Cidade Nova, mas quando chegou ao local foi assaltado.


               Um mototaxista de 35 anos foi baleado na noite desta Quinta-feira (170622) durante um assalto no Bairro Cidade Nova, em Nova Serrana-MG

               De acordo com informações da Polícia Militar - PM, ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, mas morreu na manhã desta Sexta-feira (170623).

               Antônio Gomes recebeu uma ligação pedindo uma corrida, mas ao chegar ao local de embarque, na Rua Marcelo Clar, dois suspeitos anunciaram o assalto e atiraram contra a vítima. A dupla fugiu na motocicleta roubada e testemunhas acionaram o SAMU e a PM.

               O mototaxista foi atingido por disparos de arma de fogo na perna, braço e abdômen. Ele foi levado em estado grave para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA e veio a óbito. Ainda de acordo com a PM, a moto da vítima foi encontrada na manhã desta sexta, no mesmo bairro do crime, e nenhum suspeito foi identificado ainda.

               Com Informações de: G1.

MONTES CARLOS-MG - Três homens são baleados no Bairro de Lourdes,

Segundo a PM, eles estavam conversando na porta de uma casa quando foram atingidos pelos tiros; motivação é desconhecida e ninguém foi preso.


               Três homens, de 20, 24 e 58 anos, foram baleados no Bairro Lourdes, em Montes Claros-MG, na noite dessa Sexta-feira (170623). O crime foi na Rua Queluzita.

               Segundo informações da Polícia Militar, os amigos estavam conversando na porta de uma casa, quando os suspeitos passaram em um carro e o passageiro atirou várias vezes. Todas as vítimas foram atingidas com um disparo.

               Eles foram socorridos pelo SAMU e encaminhados ao hospital. Ainda segundo a PM, a motivação do crime é desconhecida e até o momento ninguém foi preso. 

               A polícia não soube informar se as vítimas tinham alguma passagem.

               Com Informações de: G1.

TAIOBEIRAS-MG - Adolescentes, de 13 e 14 anos, são apreendidos após assalto

Dupla cometeu crime na comunidade de Lagoa Dourada, zona rural do município; militares abordaram os adolescentes momentos depois.



                Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos nesta Sexta-feira (170623) após assaltarem um estabelecimento comercial em Taiobeiras-MG, no Norte de Minas. O crime foi na Comunidade de Lagoa Dourada, zona rural da cidade.

                O dono do estabelecimento contou à Polícia Militar que foi abordado pelos adolescentes que se passaram, inicialmente, por clientes. Quando seriam atendidos eles sacaram uma arma e anunciaram o assalto. Os dois fugiram em uma bicicleta levando todo o dinheiro do caixa.

                Militares foram acionados e, durante patrulhamento, depararam com dois jovens próximos ao trevo que dá acesso à cidade de Salinas-MG. Os dois, de acordo com a PM, tinham as mesmas características dos autores do roubo.

                Com os dois foram encontrados dinheiro trocado e, logo, ambos confirmaram serem os autores do crime. Os dois indicaram aos policiais o local onde tinham escondido um simulacro de arma de fogo, às margens da rodovia LMG-626, usado no assalto.

                Os dois foram apreendidos e encaminhados à delegacia junto ao dinheiro e simulacro.

                Com Informações de: G1.

BRASÍLIA-DF - Candidatam a ‘MUSA E MISTER DF UNIVERSO’ Desfilam na Rodoviária

“Musa e Mister DF Universo” desfilaram só de biquíni, maiô e sunga nesta Sexta-feira (23), na Rodoviária de Brasília


              Cerca de 45 candidatos ao concurso “Musa e Mister DF Universo”, que será realizado nos dias 9 e 13 de agosto, no JK Shopping, fizeram um desfile só de biquíni, maiô e sunga nesta Sexta-feira (170623), na Rodoviária de Brasília-DF.

              Segundo o organizador do concurso Ralph Santos, o objetivo principal é chamar a atenção da sociedade sobre o respeito e a tolerância aos diversos biótipos e formas, sobretudo do corpo brasileiro.

“O que queremos é chamar a atenção e impactar as pessoas, além de conscientizarmos de que não há padrões de beleza a serem seguidos, principalmente em um país como nosso onde temos uma miscigenação de vários povos. Também é uma forma de protestar e dizer que as mulheres são donas de seu corpo e que ninguém deve desrespeitar, independentemente de como ela esteja vestida”
              Ressalta Ralph Santos.


O evento

              O evento, que teve a sua primeira edição em 2007 na capital federal, é baseado no movimento norte-americano National Underwear Day em que dezenas de modelos desfilam pela Times Square, em Nova York, só com roupas íntimas.

              Como parte da formação dos candidatos, a organização do evento oferece workshops, palestras motivacionais e atividades sociais, como visitas a creches e asilos da cidade. O concurso é realizado por parceiros e voluntários de vários segmentos da sociedade e não tem nenhum cunho partidário, financeiro ou político.


Musa e Mister Cadeirante DF Universo

              Paralelamente ao evento também serão realizados os concursos Musa e Mister Cadeirante DF Universo, dia 7 de agosto, a partir das 16:00 horas, no Jk Shopping em Ceilândia-DF. Os vencedores irão representar o Distrito Federal no concurso nacional, que por sua vez escolhe o representante para o Mister Universo que será realizado em novembro. A proposta do concurso é também que os vencedores se tornem representantes das causas dos direitos e garantias da pessoa com deficiência física no DF, onde promoverão ações ligadas aos direitos e desenvolvimento social do cadeirante.

Serviços

Desfile Musa e Mister DF Universo
Horário: Sexta-feira (170623), a partir das 16:00 horas
Local: Rodoviária de Brasília

Finais

O quê: Musa e Mister Cadeirante Distrito Federal Universo 2017 (etapa regional)
Quando: 7 de agosto de 2017, às 16:00 horas
Onde: JK Shopping em Ceilândia
Quanto: Entrada franca
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.
Contato: 9 8453-5336

O quê: Musa e Mister Distrito Federal Universo
Quando: respectivamente nos dias 7 e 13 de agosto, a partir das 1600 horas
Onde: JK Shopping em Ceilândia
Quanto: Entrada franca
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.
Contato: 9 8453-5336

              Com Informações de: ODemOcrata.

MONTES CLAROS-MG - Jovem é assassinado após discussão com adolescente

Crime pode ter sido motivado pela disputa por pontos de tráfico de drogas na Vila Mauriceia; adolescente foi apreendido e outro é procurado pela PM.


               Um rapaz de 18 anos foi assassinado nesta Sexta-feira (170623) em Montes Claros-MG, no Norte de Minas. Os autores do crime foram dois adolescentes, de 15 anos, segundo a Polícia Militar.

               A PM conta que a vítima estava na Rua Santa Maria, na Vila Mauriceia, quando discutiu com um dos autores, que buscou uma arma e retornou com o outro envolvido. Eles efetuaram um tiro e fugiram a pé. A vítima foi socorrida, mas faleceu momentos depois.

               Policiais militares iniciaram buscas e identificaram os dois autores. Um deles foi localizado e apreendido na Rua O, no mesmo bairro. A PM afirma que o adolescente apreendido possui envolvimento em vários crimes, inclusive homicídio, e já cumpriu medidas socioeducativas por mais de um ano.

               O outro menor também possui envolvimento com diversos crimes; até a publicação desta matéria, a polícia realiza buscas para tentar localizá-lo e também a arma usada no assassinato.

               A PM afirmou ainda que a vítima já foi detida por roubo e lesão corporal. A suspeita inicial, segundo a PM, é que o crime tenha sido motivado pela disputa por pontos de tráfico de drogas na Vila Mauriceia.

               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Mãe e filho são detidos por suspeita de tráfico de drogas

Rapaz foi abordado e indicou onde era a casa da mãe dele; no local foram apreendidas drogas, munições, celular e balança de precisão.


              Um homem de 26 foi preso nesta Sexta-feira (170623) por tráfico de drogas em Montes Claros-MG, no Norte de Minas. A mãe dele, de 43 anos, também foi detida após militares encontrarem drogas na casa onde ela mora.

              Policiais militares faziam patrulhamento no Bairro Santos Reis quando perceberam a presença do rapaz na Rua João Ruas, Beco Dois

              Os policiais abordaram o homem e ele afirmou que estava em frente à casa da mãe dele. De acordo com a PM, a mulher autorizou a entrada dos militares que fizeram buscas e localizaram duas barras, uma porção e 28 buchas de maconha; além de 54 pedras e uma porção de crack, munições nos calibres .32 e .32, uma balança de precisão e um aparelho de celular.

              A PM afirmou ainda que o homem foi preso e a mulher conduzida à Delegacia de Plantão para prestar esclarecimentos.

              Com Informações de: G1.

SÃO ROMÃO-MG - Travessia no Rio São Francisco volta a ser realizada por balsa

Embarcação que fazia a travessia foi interditada por problemas estruturais na quarta (21); prefeitura afirma que outra balsa foi regularizada para esta sexta (23).


              A travessia da balsa no Rio São Francisco, em São Romão-MG, voltou a ser realizada na tarde desta Sexta-feira (170623) após uma nova balsa ser regularizada para o serviço. 

              A travessia estava paralisada desde a Quarta-feira (170621), após a Marinha interditar a balsa que fazia o transporte de pedestres e veículos, por causa de problemas estruturais.

              De acordo com o prefeito Marcelo Meireles de Mendonça (PSDB), a balsa interditada era alugada e foi tirada de circulação. 

“A balsa do município volta para a água agora à tarde. Ela suporta 60 toneladas e tem 30x8 metros de tamanho”
              Afirma.

              O capitão de corvete Alessandro Anilton Maia Nonato, da capitania dos portos do São Francisco, afirma que foi acionado pelo prefeito sobre a embarcação que seria disponibilizada e uma equipe verificou o estado de conservação da balsa, autorizando o retorno do serviço. 

“Está de acordo com as normas vigentes, está correta”
              Diz o capitão.

              Com Informações de: G1.

UNAÍ-MG - Prefeitura retoma operação tapa-buracos

Prefeitura municipal recupera ruas esburacadas por todos os bairros da cidade. SAAE também atua na operação tapa-buracos.


              Os trabalhos de recuperação de asfaltos em Unaí-MG tiveram início na última Segunda-feira (170619).

              A Avenida José Luiz Adjuto, outras ruas do Centro, Bairro Jacilândia, Bairro CachoeiraBairro CruzeiroBairro Primavera já receberam atenção da equipe da prefeitura.

              Nesta Quinta-feira (170622), a equipe de cinco homens, trabalharam no Bairro Cidade Nova. Em seguida se deslocam para o Bairro Novo Horizonte, Bairro Canaã e Bairro Iúna
               Ainda irão retornar ao Bairro Primavera.

               A equipe do SAAE também atua na operação tapa-buracos. Recupera trechos perfurados pela própria autarquia para realização de serviços de manutenção de suas redes de água e esgoto.

               Todo dia a prefeitura utiliza entre 7 e 8 toneladas de asfalto usinado na recuperação das ruas.

               A prefeitura também vai levar essa operação para os distritos. O Distrito de Boa Vista deve ser o primeiro a ser atendido.


               Com Informações de:
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.

UNAÍ-MG - Reunião da Regional de Saúde e cobrança de soluções emergenciais para distorções no setor

Os graves problemas que Unaí está enfrentando por ser sede da microrregional de saúde e polo regional de atendimento estão gerando dificuldades recorrentes e crescentes no Hospital Municipal e no Pronto-Socorro da cidade.


               Para discutir os gargalos e construir soluções para o enfrentamento dessas dificuldades, provenientes em grande parte dos atendimentos feitos a pacientes de outros municípios da região, foi convocada em Unaí-MG, na última Quarta-feira, uma reunião de emergência das Câmaras Técnicas de Gestão da Saúde

               O evento ocorreu, na manhã dessa Quarta-feira (170621), na sede da Gerência Regional de Saúde (GRS), órgão que representa a Secretaria de Estado de Saúde.

               Participaram a Secretária municipal de Saúde de Unaí, Denise de Oliveira, a diretora administrativa do Hospital Municipal de Unaí - HMU, Sibelle Lourenço de Brito, o diretor da GRS, Luiz Araújo Ferreira, e representantes de Paracatu-MG, Buritis-MG e Bonfinópolis de Minas-MG
               Foram convidados os gestores dos 12 municípios que compõem a regional de saúde.

               O fio condutor da reunião foi a constatação de que o Hospital Municipal e o Pronto-Socorro de Unaí estão trabalhando superlotados, porque estão recebendo (dos outros municípios) pacientes encaminhados de forma indiscriminada para Unaí

"Casos que poderiam ser resolvidos no município de origem do paciente estão sendo mandados para cá"
               Reclamou a secretária Denise de Oliveira, ao observar que o HMU não possui capacidade instalada para receber tanta demanda.

               A gestora da saúde unaiense lembra que o Hospital Municipal foi construído há cerca de 20 anos para receber a população de Unaí da época. 
               Ao longo dos anos, Unaí tornou-se sede da microrregião da saúde, a demanda por atendimentos se multiplicou muitas vezes, e a estrutura do HMU continuou "inalterada". Para piorar, o Pronto-Socorro - PA, ainda é mais antigo e obsoleto que o HMU.

               Além de não ter capacidade instalada para atendimento da demanda que cresce dia após dia, Unaí está atendendo muito além do que foi pactuado com os municípios vizinhos. 
               Do Plano de Pactuação Integrada firmado com a regional, Unaí se compromete a atender a saúde secundária (procedimentos hospitalares e consultas especializadas – Policlínica, Same e Caps).

               O que se observa, no entanto, é que Unaí está recebendo os gargalos provenientes também da atenção primária (consultas em posto de saúde e procedimentos simples), obrigação de cada município, mas que não cumprem adequadamente. O resultado desagua em Unaí

               Já na atenção terciária, que compreende a alta complexidade, como cirurgias complexas e presença de UTIs, o hospital referência para o Noroeste de Minas é o regional de Patos de Minas-MG, que recebe incentivos do Governo do Estado para funcionar como hospital regional e fazer o atendimento de alta complexidade. 

               Porém, como também possui demanda interna crescente, muitas vezes o hospital de Patos, que deveria ser regional e sede de macrorregião de saúde, funciona como hospital municipal para acudir o pessoal da cidade e entorno.

               A secretária Denise explica o que considera um dos grandes gargalos da saúde local. 

"Os municípios mandam pacientes da alta complexidade para Unaí. 

Quando o caso é mais grave e envolve alta complexidade, Unaí manda para o Hospital Regional de Patos de Minas, que é referência para a região. 

Quando o hospital de Patos não recebe esse paciente, ele volta para Unaí e fica aguardando. 

Enquanto não surge vaga no hospital de Patos de Minas, o paciente, que é de outro município, fica no hospital de Unaí ocupando leito e superlotando a estrutura"

Desgaste financeiro e administrativo

               Segundo a gestora unaiense, essa realidade precisa ser mudada com urgência, porque o sistema municipal de saúde unaiense vivencia graves crises de desgaste financeiro e administrativo. 

               Financeiro, porque somente em 2016, Unaí investiu R$60.000.000,00 no setor de saúde: 80% desses recursos do próprio município, 13% da União e 7% do Estado de Minas Gerais.

               Somente no 1º quadrimestre de 2017, Unaí investiu R$13.800.000,00 no setor de saúde: 80% de recursos próprios do município, 14% de repasses da União e 6% de repasses do Estado de Minas Gerais.

               No aspecto do desgaste administrativo, surgem as pressões e cobranças por eficiência e eficácia no atendimento público. Além do fluxo de unaienses que demanda os serviços de saúde pública, o município ainda lida, diariamente, com a chegada de vários pacientes "de fora". 

               Unaí arca com o ônus das distorções na saúde regional. A superlotação do serviço público de saúde rende críticas e pressões, sobre as quais a Administração Municipal precisa dar respostas rápidas e satisfatórias aos usuários do sistema.


Resultados da reunião

               Como Unaí não pode rejeitar o atendimento de pacientes dos municípios pactuados, por ter aceitado ser sede da microrregional de saúde e polo de atendimento, as soluções precisam ser encontradas dentro do quadro do Programa de Pactuação Integrada - PPI. De acordo com a secretária Denise, o PPI é bom para a região, mas ruim para Unaí, pois onera o município.

               A Gerência Regional de Saúde quer marcar uma reunião na sede da Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte-MG, em busca de soluções. A ideia é que prefeitos e gestores de saúde dos 12 municípios da microrregião estejam presentes.

               Unaí reivindica investimento financeiro do Estado no Hospital Municipal e uma nova estrutura para o Pronto-socorro Municipal, para garantir um mínimo de conforto para os usuários. Para isso, Unaí precisa ter condições de equipar os espaços e garantir a manutenção do custeio do setor. 

"Unaí já não aguenta pagar, sozinho, mais de R$ 60 milhões somente para a saúde"
               Desabafa a secretária.

               Em caso de não conseguir a ajuda financeira necessária, alternativas estão sendo construídas, como redirecionar os pacientes, ou seja, fazer uma divisão no atendimento regionalizado.

               Que acontece hoje? 
               Chapada Gaúcha-MG possui uma estrutura hospitalar praticamente parada, ociosa. 
               Buritis-MG possui um hospital particular conveniado com o SUS, mas que não consegue segurar os pacientes lá. 
               Arinos-MG possui um hospital (fundação) com leitos bloqueados. A Vigilância Sanitária Estadual inspeciou as unidades de Chapada Gaúcha e Arinos e não liberou o funcionamento, em razão de inadequações. Acertou-se um esforço conjunto, a fim de que os hospitais se adequem o mais rapidamente possível.

"Se esses três municípios atenderem a demanda deles, desafoga o Hospital Municipal de Unaí"
               Afirma Denise.

               A situação em Paracatu também é mais tranquila que a de Unaí. Paracatu recebe recursos do Pro-Hosp, incentivo que o Estado oferece para o município prestar a atenção hospitalar, porém Paracatu só atende os pacientes do município, não atende os de fora. 

"Paracatu não tem nada pactuado. Toma conta de seus pacientes e ponto, não ajuda no atendimento dos vizinhos"
               Reclama a gestora unaiense.

               Fruto de negociações, decidiu-se que Paracatu ficará com os procedimentos de partos e com os atendimentos de ginecologia e obstetrícia dos municípios de Riachinho-MG, Bonfinópolis, Dom Bosco-MG e Natalândia-MG
               Essa medida objetiva desafogar os atendimentos em Unaí.

               Ficou decidido também que a GRS, juntamente com o médico (diretor clínico) do HMU Unaí, vão elaborar um Protocolo de Encaminhamento de Pacientes

               Com isso, Unaí só receberá pacientes de outros municípios que estiverem dentro desse protocolo. Com o protocolo em mãos, o Hospital Municipal de Unaí poderá decidir se atende ou não pacientes que deveriam estar sob responsabilidade dos municípios de origem e que, em caso de estarem fora da pactuação ou irregular, oneram o sistema público unaiense.

               Com informações de: PMUnaí-MG.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS