PESQUISA NESTE SITE:

20 janeiro 2020

PARAGUAI - Brasileiro fugitivo de presídio é recapturado em MS

De acordo com o Departamento de Operações da Fronteira, o homem é do Maranhão.



               Um brasileiro fugitivo do presídio de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha à sul-mato-grossense Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, foi recapturado na manhã desta Segunda-feira (200120), pelo Departamento de Operações da Fronteira - DOF.

               De acordo com o DOF, ele tem 30 anos, é de Imperatriz-MARANHÃO e cumpria pena no presídio regional por tráfico de drogas há quatro anos.

               A prisão foi na região de fronteira com o Paraguai. Durante a abordagem, o suspeito ficou bastante nervoso e confessou que era um dos 76 fugitivos da penitenciária.


Fuga

               Do total de fugitivos, 40 são brasileiros e 36 são paraguaios. A fuga foi na madrugada de Domingo (200119). O Ministério Público informou que vídeos das câmeras de segurança do presídio mostram uma movimentação intensa desde as 04:00 horas deste Domingo. Para a promotora, é impressionante que os guardas não tenham agido diante das imagens que tinham à disposição.

               Ainda no Domingo, a ministra da Justiça, Cecilia Perez, afirmou que sua pasta denunciou ao Ministério Público um suposto plano de fuga e pagamento de 80.000,00 dólares (mais de R$330.000,00) por parte de integrantes da facção criminosa para os funcionários da prisão regional de Pedro Juan Caballero, de acordo com o Jornal "La Nación".

               A Procuradoria do Paraguai pediu a prisão do diretor de Presídio Regional de Pedro Juan Caballero e de 30 agentes penitenciários por suspeitas de facilitação da fuga.

               O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, afirmou que o governo federal está trabalhando junto com os estados para impedir a entrada no Brasil dos fugitivos.


LEIA MAIS SOBRE ESTA OCORRÊNCIA EM OUTRA MATÉRIA - AQUI.

               Com Informações de: G1.

SANTA MARIA-DF - Mãe denuncia o próprio filho por espancar a namorada

Caso ocorreu na manhã desta Segunda-feira (200120), em Santa Maria. Vítima foi encontrada com vida em casa.


               Um homem de 34 anos foi preso nesta Segunda-feira (200120), pela Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF, após a própria mãe realizar uma denúncia de tentativa de feminicídio contra ele.

               A mulher viu o filho chegando em casa, na CL 218 de Santa Maria-DF, com a roupa ensanguentada. Ele teria falado com a mãe que havia matado a namorada.

               Ao saber disso, a mãe informou à polícia. A ocorrência foi registrada na 20ª Delegacia de Polícia - Gama-DF.

               Acionado, o Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal - CBMDF seguiu até a residência da vítima e a encontrou desacordada. De acordo com a corporação, ela foi identificada como Jessica de Almeida, de 38 anos. Estava com escoriações, ferimentos leves e dores pelo corpo “provenientes da agressão sofrida pelo seu companheiro”, segundo nota.

               Jessica seguiu consciente e estável para o Hospital Regional de Santa Maria - HRSM
               De acordo com a PM, as marcas seriam resultado de socos e chutes.

               Com Informações de: Metrópoles.

AUSTRÁLIA - Sudeste é atingido por tempestades de poeira

Massas de poeira gigantes foram vistas em várias partes do estado de Nova Gales do Sul. Em Canberra, uma tempestade trouxe granizo do tamanho de bolas de golfe.


               Nuvens gigantes de poeira e massas de granizo do tamanho de bolas de golfe foram vistas entre Domingo (200119) e esta Segunda-feira (200120) em Sydney e Canberra, no Sudeste da Austrália.

               Não foi a primeira aparição das nuvens de poeira, que surgiram nos últimos dias em vários locais do estado de Nova Gales do Sul, onde fica Sydney. Vídeos postados na internet mostram as nuvens de terra avançando sobre ruas, casas e carros das cidades.

               Moradores das cidades de Dubbo e Parkes descreveram o céu ficando laranja à medida que a tempestade se aproximava, e publicaram vídeos mostrando o céu completamente preto apenas alguns minutos depois, quando a tempestade desceu sobre as cidades, informou a rede de televisão americana CNN.

               As tempestades de poeira provavelmente foram provocadas por ventos fortes na área, rajadas de vento de até 107km/h em Dubbo e 95km/h em Parkes, de acordo com o Departamento de Meteorologia da Austrália. O estado sofre com uma seca há vários anos, o que significa que a terra está seca e o solo, solto, facilitando a poeira de ser levantada.

               A chuva amenizou a situação na noite de Domingo (200119), lavando a poeira em Dubbo e Parkes. A chuva também foi um alívio para os bombeiros de Nova Gales do Sul, que estão combatendo os piores incêndios que o país já viu em décadas.


               Na Sexta-feira (200117), a chuva havia caído, em 24 horas, na maioria dos focos de incêndio do estado, disse o Corpo de Bombeiros Rural.

               Provavelmente não serão suficientes para acabar com a seca, segundo apuração da rede de televisão americana CNN.

               A tempestade de poeira de Domingo (200119) foi a segunda no centro de Nova Gales do Sul em uma semana; outra tempestade gigante atingiu a cidade de Forbes, ao sul de Dubbo, na última Quinta-feira (200116), informou o Nine News.


Tempestade de granizo

               Já capital do país, Canberra, no Território da Capital Australiana, foi atingida por uma tempestade de granizo nesta Segunda-feira (200120). Alguns pedaços tinham o tamanho de bolas de golfe, segundo a CNN.

               O granizo parou após cerca de 15 minutos, mas as pedras, com cerca de 5 cm de largura, foram suficientes para quebrar janelas e ferir dezenas de pássaros, disse Tom Swann, pesquisador do Instituto Australiano de Canberra. Ele encontrou uma cacatua machucada e a levou ao veterinário. Havia um "fluxo constante de pássaros feridos entrando [no consultório]", relatou à CNN.

               A tempestade de granizo segue para o leste, em direção às cidades costeiras de Sydney, Wollongong e Newcastle, de acordo com o Departamento de Meteorologia. A agência alertou que as cidades podiam ter "ventos prejudiciais (possivelmente destrutivos), grandes pedras de granizo (possivelmente gigantes) e fortes chuvas".

               Há oito dias, o céu de Canberra também já havia ficado coberto de fumaça vinda dos incêndios que atingem o país.

               Os incêndios florestais e as tempestades de poeira foram exacerbados pelo calor e pela seca extrema. A vegetação da Austrália está secando desde Janeiro de 2017 - a pior seca já registrada. O estado de Nova Gales do Sul recebeu menos de 25 mm de chuva por ano nos últimos três anos, o que nunca aconteceu antes.

               A seca piorou os fenômenos naturais, como a tempestade de poeira de Domingo - e também devastou os meios de subsistência das pessoas: criadores de gado e ovelhas viram suas terras rachadas e ressecadas nos últimos anos, e muitos estão lutando para manter seus animais vivos.

               Milhares de pessoas já foram às ruas no país para cobrar medidas mais duras para lidar com o problema.







               Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Motociclista morre após bater em ônibus

Wellington Nunes de Souza foi socorrido inconsciente e morreu depois de dar entrada no hospital; acidente foi no Bairro Santo Antônio II neste Domingo (19).


               Um motociclista, de 35 anos, morreu após bater em um ônibus no Bairro Santo Antônio II, em Montes Claros-MG, neste Domingo (200119). Segundo o SAMU, ele teve fratura exposta no fêmur, sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi reanimado, e levado para a Santa Casa
               A assessoria da unidade confirmou o óbito.

               O motorista do ônibus disse à polícia que seguia para o Bairro Jardim Olímpico, quando foi surpreendido pelo motociclista em sentido oposto. 
               Ele estava em alta velocidade e bateu na lateral do veículo.

               Testemunhas contaram que o servente de pedreiro Wellington Nunes de Souza foi desviar de uma kombi estacionada e bateu no ônibus. 
               Ele foi levado para o hospital inconsciente.

               Segundo a Polícia Militar, o motorista fez o teste do etilômetro e não foi constatado embriaguez. 
               As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

               Com Informações de: G1.

VÁRZEA DA PALMA-MG - Jovem é esfaqueado durante festa na zona rural

Segundo a Polícia Militar, ele estava embriagado e foi atingido nas costas; crime foi na noite deste Domingo (19) na Comunidade Buriti da Porta.


               Um jovem de 20 anos foi esfaqueado durante uma festa na zona rural de Várzea da Palma-MG, na noite deste Domingo (200119). Segundo a Polícia Militar, o rapaz estava embriagado e disse que foi golpeado nas costas após uma discussão com o autor. 
               A polícia fez buscas, mas até o momento ninguém foi preso.

               Ainda segundo a PM, uma tia encontrou o rapaz caído em um local sem iluminação afastado da festa e chamou o socorro.

               Ele foi colocado em uma ambulância da Comunidade Buriti da Porta e no trajeto, uma equipe do SAMU assumiu o socorro e o encaminhou para um Hospital de Várzea da Palma.

               Com Informações de: G1.

PARAGUAI - Procuradoria pede prisão de diretor de presídio e de 30 agentes penitenciários após fuga

No Domingo (20), 76 presos de uma facção criminosa brasileira deixaram o presídio regional de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã-MS. Um deles foi recapturado no Brasil.


                 A Procuradoria do Paraguai pediu a prisão do diretor de presídio regional de Pedro Juan Caballero e de 30 agentes penitenciários após a fuga por um túnel de 76 presos de uma facção criminosa brasileira que aconteceu no Domingo (200119).

                 As autoridades paraguaias investigam se houve uma rede de corrupção que facilitou a fuga dos integrantes do Primeiro Comando da Capital - PCC.

                 A imprensa local informou no domingo que 30 agentes de segurança foram presos, mas as autoridades paraguaias não confirmaram essa informação. O Bom Dia Brasil informou que os detidos prestam depoimento na manhã desta Segunda-feira (200120).

                 A prisão fica na fronteira com a cidade brasileira de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, o que levou autoridades brasileiras a montar um bloqueio na região. Um brasileiro foragido de 30 anos foi recapturado em Mato Grosso do Sul. O Departamento de Operações da Fronteira - DOF, no Brasil, informou que ele é de Imperatriz-MA e cumpria pena no presídio regional por tráfico de drogas há quatro anos.

                 Uma lista de foragidos brasileiros e paraguaios foi divulgada pelo Ministério da Justiça do Paraguai. Entre eles, estão o brasileiro Timóteo Ferreira, apontado como líder da facção dentro do presídio, e seis supostos integrantes do grupo de matadores de aluguel "Minotauro", ligado ao narcotráfico. Eles atuam na fronteira e na semana passada buscavam deixar a prisão com uma ordem judicial.


A fuga

                 Entre os fugitivos, 40 são brasileiros e 36 são paraguaios. O Ministério Público do Paraguai informou que vídeos das câmeras de segurança do presídio mostram uma movimentação intensa desde as 04:00 horas do Domingo. Para a procuradora Reinalda Palacios, é impressionante que os guardas não tenham agido diante das imagens que tinham à disposição.

                 A maior parte dos presos estava em um piso superior e um grupo estava no térreo, onde o túnel foi cavado. Para ter acesso ao piso inferior, os detentos devem passar por um portão, que deve permanecer trancado.

                 O que chamou a atenção dos promotores foi que esse portão estava trancado no momento em que Ministério Público foi visitar o local após a fuga.

                 No Domingo de manhã, a ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Perez, informou que 91 presos conseguiram escapar da prisão por volta das 04:00 horas (03:00 horas, em Ponta Porã-MT) e disse que eles são integrantes do Primeiro Comando da Capital - PCC. Mais tarde, Reinalda Palacios declarou que o número de fugitivos foi atualizado para 75, de acordo com o Jornal "ABC Color".

                 Por fim, em uma entrevista coletiva, na tarde deste Domingo, Perez afirmou que 76 deixaram a prisão.


Crise na segurança

                 Ainda no Domingo, a ministra da Justiça afirmou que sua pasta denunciou ao Ministério Público um suposto plano de fuga e pagamento de UD$80.000,00 (mais de R$330.000,00) por parte de integrantes da facção criminosa para os funcionários da Prisão Regional de Pedro Juan Caballero, de acordo com o Jornal "La Nación".

"É um trabalho que levou dias e é impossível que as autoridades não percebessem que estava para acontecer... obviamente esse era um plano adquirido"
                 Disse Pérez à estação de Rádio Monumental.

                 A ministra da Justiça chegou a colocar o cargo à disposição. Porém, de acordo com o Jornal "ABC Color", o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, não aceitou o pedido.


                 Com Informações de: G1.

GOIÁS - Jovem é preso suspeito de matar a companheira grávida a facadas em Sobradinho-DF

Segundo a polícia, vítima foi assassinada em Abril do ano passado, no Distrito Federal, enquanto lavava roupas. 
Desde então, homem estava foragido.


               Um jovem de 21 anos foi preso em Anápolis-GO, a 55 km de Goiânia-GO, suspeito de matar a companheira, de 28 anos, que estava grávida. Segundo a Polícia Militar, Luiz Filipe Alves de Souza, estava foragido desde Abril do ano passado, quando o crime foi cometido. 
               A investigação apontou que Luana Bezerra da Silva foi esfaqueada enquanto lavava roupas.

               O G1 não conseguiu localizar a defesa de Luiz Filipe até a última atualização desta reportagem.

               A mulher foi morta em Sobradinho-DF. A filha da vítima e enteada do suspeito, de 9 anos, estava em casa quando o crime ocorreu. O casal, que estava junto há cerca de cinco anos, também tinha uma filha de 1 ano.

               Luana chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Ela teve lesões no braço, pernas e tórax.

               De acordo com a Polícia Civil, após o crime, Luiz Filipe se mudou para Anápolis. A Justiça do Distrito Federal expediu o mandado de prisão, que foi cumprido pela polícia de Goiás após seu paradeiro ser descoberto.

               Ainda conforme a corporação, após a prisão, ele foi levado para a delegacia e posteriormente encaminhado para o Distrito Federal.

               Com Informações de: G1.

LAGAMAR-MG - Suspeito de tráfico do drogas é preso com arma no Centro

Uma denúncia anônima levou os militares até o rapaz que foi preso por porte ilegal de arma.


                Durante patrulhamento na manhã deste Domingo (200119), no Centro da cidade de Lagamar-MG, a Polícia Militar interceptou e prendeu um rapaz de 23 anos de idade, bastante conhecido no meio policial, portando uma arma de fogo.

                Era por volta das 07:30 horas, quando a polícia recebeu informações de que na Praça Magalhães Pinto, teria um homem armado. Em atendimento à denuncia, os militares foram até o local e se depararam com o jovem, que possui diversas passagens com registros criminais, inclusive por suspeita de tráfico de drogas. 
                Com ele foi encontrado uma pistola Beretta e 5 munições.

                Diante do flagrante, o rapaz que não teve o nome divulgado, foi detido e encaminhado para a delegacia de plantão em Patos de Minas-MG, por Porte Ilegal de Arma de Fogo.

                Com Informações de: Patos Já.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG - PM captura ouriço-cacheiro que invadiu quintal de residência

O animal que estava saudável foi solto em uma área de preservação.


               Neste Domingo (200119), a Polícia Militar da cidade de Presidente Olegário-MG registrou uma ocorrência inusitada, com a captura de um Ouriço-cacheiro, que se abrigou no quintal de uma residência no Bairro Aeroporto.

               Segundo o Sargento Ronaldo, os moradores acionaram a guarnição via 190, relatando que encontraram o porco espinho, na área do quintal do imóvel. De imediato os militares se deslocaram até o endereço, onde encontraram o animal, que foi apreendido com manobra de captura, evitando riscos de contato.

               Os policiais constataram que o ouriço estava saudável, e o levaram até uma reserva florestal de cerrado, promovendo a soltura da espécie silvestre em um local que apresentava as condições ideais de sobrevivência.


               Com Informações de: Patos Já.

TAGUATINGA-DF - PM de folga saca arma e agride moto-boy

Confusão começou por causa de moto estacionada em frente ao prédio onde militar mora, em Taguatinga. Corregedoria vai investigar caso.


                   Um vídeo gravado por uma moradora de um condomínio em Taguatinga-DF, no Distrito Federal, mostra o momento em quem um policial militar de folga saca uma arma e agride um motociclista que fazia entregas por aplicativo.

                   Segundo testemunhas, a confusão começou porque o policial, morador do prédio, na QI 12, exigiu que o moto-boy retirasse a moto que estava estacionada em frente à guarita.

                   Nas imagens, é possível ver o entregador sentado no chão. O militar o agride e, depois, tira uma arma da cintura. A vítima se levanta, e os dois recomeçam a discussão.

                   Moto-boy: Esse cara não está nem em serviço.
                   PM: Você não vai tirar a moto, não?
                   Moto-boy: Não vou, faz o que quiser!

                   Durante a discussão, o policial ainda chama o entregador para a briga. O funcionário nega.

                   PM: Aqui é uma área particular!
                   Moto-boy: Não tenho medo de policial não, rapaz. Já levei foi tiro!
                   PM: Você é moleque doido, é? Você é moleque doido?
                   Moto-boy: Sou!
                   PM: Então cai dentro, moleque doido! Você não é moleque doido?
                   Moto-boy: Não, jamais! Eu te respeito, você é, policial.

O que diz a Polícia Militar

                   A identidade dos envolvidos não havia sido divulgada até a publicação desta reportagem. Em nota, a Polícia Militar informou que um carro da corporação foi chamado ao local devido à "atitude agressiva e suspeita de um homem".
                   O policial e o moto-boy foram encaminhados para delegacia. 

                   De acordo com a corporação, o entregador possui passagens pela polícia por porte ilegal de arma de fogo, receptação e desacato. A reportagem tenta confirmar a informação com a Polícia Civil.

                   A Corregedoria da Polícia Militar disse que vai apurar o caso e a conduta do militar. O caso também foi registrado na 12ª Delegacia - Taguatinga.

                   Com Informações de: G1.

MONTES CLAROS-MG - Motorista é preso transportando mais de sete mil maços de cigarros para Janaúba

Ele foi abordado pela Polícia Rodoviária Federal durante uma fiscalização de rotina na BR-251; homem confessou que revenderia os cigarros em Janaúba.


                Um motorista foi preso por contrabando na BR-251, em Montes Claros-MG, durante uma fiscalização de rotina na noite deste Domingo (200119). Segundo a PRF, o condutor apresentou nervosismo no momento da abordagem e ao ser questionado sobre a viagem, não soube responder.

                Por conta da atitude suspeita dele, os policiais fizeram buscas na carroceria do veículo onde foram encontrados 7.510 maços de cigarros de origem estrangeira.

                Ainda de acordo com a polícia, o homem confessou ter comprado os cigarros em Montes Claros para revender em Janaúba-MG. Ele foi preso em flagrante e foi encaminhado à delegacia de Polícia Federal, juntamente com os materiais apreendidos.

                Com Informações de: G1.

GROENLÂNDIA - Por que este território da Dinamarca, se tornou centro de disputa estratégica entre EUA e China

Ilha no Ártico ganhou holofotes no ano passado depois que Trump afirmou que o governo americano tinha interesse em comprar território.


               A Groenlândia não está acostumada a ser o centro das atenções, mas no ano passado foi destaque na primeira página de jornais de todo o mundo.

              Isso aconteceu depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a notícia de que seu governo queria comprar a ilha no Ártico, que, apesar de ser autônoma, pertence à Dinamarca.

              O governo dinamarquês respondeu imediatamente que a Groenlândia não estava à venda, o que causou um mal estar diplomático.

              A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, classificou a intenção de Trump como "absurda", o que levou o presidente americano a responder que os comentários dela eram "desagradáveis".


              No entanto, as duas partes logo resolveram suas diferenças, e os Estados Unidos anunciaram uma política diferente para aumentar sua presença e influência na Groenlândia: Abrir um consulado ali, mais para o fim do ano.

              Será a primeira representação diplomática no território desde 1953, embora os Estados Unidos continuem a administrar uma instalação militar no norte da Groenlândia, a Base Aérea de Thule.


              A China também demonstrou interesse em estreitar laços econômicos com a Groenlândia. Mas, afinal, por que esta ilha começou a despertar tanto interesse de repente?

              E o que o futuro consulado dos EUA pode significar para a economia da Groenlândia e o movimento de independência do território?

              Antes de responder essas perguntas, é importante saber um pouco mais sobre a ilha.


Um vasto território congelado

              A Groenlândia é a maior ilha do mundo, se considerarmos a Austrália um continente.

              Localizada sobretudo dentro do Círculo Polar Ártico, tem cerca de três quartos do seu território cobertos permanentemente por uma camada de gelo.

              Com uma população de aproximadamente 56.000 habitantes, é o território menos densamente povoado do planeta.

              Um terço das pessoas vive na capital, Nuuk, e não há estradas para as outras cidades que circundam a costa. Em vez disso, você precisa pegar um voo ou ir de barco, o que geralmente não é possível durante o inverno.

              A ilha é um território autônomo da Dinamarca desde 1814.

              E conta com um Parlamento próprio para lidar com assuntos internos, enquanto o Parlamento dinamarquês em Copenhague, no qual a Groenlândia tem dois representantes, cuida das questões internacionais.

              Atualmente, a economia da Groenlândia depende de duas coisas: da pesca, que representa 95% de suas exportações, e de um subsídio anual do governo dinamarquês. Esse subsídio totaliza C$3.900.000.000,00 de coroas dinamarquesas (cerca de R$2.400.000.000,00) e fornece mais da metade do orçamento anual do governo da Groenlândia.


Localização estratégica

              Os analistas dizem que há duas razões pelas quais os Estados Unidos e a China estão de olho na Groenlândia: econômica e geoestratégica.
              E ambas estão ligadas às mudanças climáticas.

              Economicamente, a Groenlândia possui um dos maiores depósitos dos chamados metais de terras raras, como neodímio, praseodímio, disprósio e térbio, cada vez mais utilizados na fabricação de telefones celulares, computadores e carros elétricos.

              E estrategicamente, o país está localizado entre América do Norte, Europa e Rússia.

              As mudanças climáticas e as temperaturas cada vez mais quentes tornam mais fácil tanto extrair esses metais como navegar pelo Oceano Ártico, seja em um navio de carga ou em um navio militar.

              O geólogo dinamarquês Minik Rosing diz que a Groenlândia esconde muito mais tesouros em seu subsolo.

"Também tem minério de ferro... mina de rubi... ouro... platina."


"E as mudanças climáticas tornam a navegação muito mais fácil (nessa região)"
              Acrescenta.

              Rosing adverte, no entanto, que os longos invernos do Ártico ainda limitam seriamente a atividade de mineração na Groenlândia:


"(Ali) Você não pode trabalhar em uma mina 12 meses por ano, só consegue trabalhar três meses por ano mais ou menos."


"Isso significa que qualquer investimento feito em minas ficará inativo por muitos meses, e isso dificulta as coisas. Uma mina pode levar até 50 anos antes de ter uma produção decente"
              Completa.

              Sendo assim, em vez de razões econômicas, Rosing acredita que os Estados Unidos estejam de olho na Groenlândia mais por causa de sua crescente importância estratégica.

"Acho que a maior parte do interesse dos EUA se deve a razões estratégicas, eles simplesmente querem estar presentes"
              Avalia. 

"Os minerais desempenham um papel menor nisso."

E o consulado americano?

              Embora o governo da Dinamarca tenha se recusado a comentar esta reportagem, o deputado dinamarquês Soren Espersen, da oposição, diz ter receio de que o consulado dos EUA na Groenlândia fortaleça os movimentos de independência do território.

              Atualmente, as pesquisas de opinião sobre o assunto são inconclusivas, algumas sugerem que até 64% da população quer que o território se separe da Dinamarca, enquanto outras apontam que esse percentual seria de 38%.

"Os americanos querem estar prontos para quando a Groenlândia declarar sua independência"
              Diz Espersen, do Partido Popular Dinamarquês, de direita.


"Os americanos estão colocando combustível no desejo de independência da Groenlândia"
              Acrescenta.

              Diante deste cenário, o parlamentar espera que o governo dinamarquês se empenhe mais para mostrar que é "mais importante" manter a Groenlândia.
              Espersen tampouco quer ver a China, sua influência ou presença no território.

              O governo dinamarquês parece estar de acordo com isso e, em 2017, concordou em construir dois novos aeroportos na Groenlândia, em vez de deixar o projeto nas mãos de uma empresa estatal chinesa.

              Aaja Chemnitz Larsen é um dos dois parlamentares da Groenlândia em Copenhague. Ela é membro do partido socialista Inuit Ataqatigiit, que defende a independência do território.

              Embora acredite que "é bom ter uma boa relação com os americanos", ela fica intrigada com a quantidade de funcionários que o futuro consulado dos EUA pode vir a ter.

"Estou preocupada porque provavelmente haverá mais diplomatas americanos nesse consulado do que temos no Departamento de Relações Exteriores da Groenlândia"
              Diz.

O receio dela é que a presença dos EUA possa se tornar dominante demais: "Poderíamos ser desbancados."

              A embaixada dos EUA em Copenhague não respondeu aos pedidos de comentário da BBC.

              Chemnitz Larsen acrescenta que, embora a independência da Groenlândia seja seu objetivo no longo prazo, ela não acredita que isso vai acontecer "ao dobrar a esquina".

"E acho que não devemos nos vender a quem paga mais, sejam os Estados Unidos ou a China, para sair da unidade do reino dinamarquês. Isso não é independência"
              Avalia.

              O economista dinamarquês Uffe Palludan concorda que a população da Groenlândia deveria estar preocupada diante da entrada excessiva de investimentos americanos ou chineses.

"Teria um enorme impacto desestabilizador na sociedade da Groenlândia"
              Alerta.

              Com Informações de: G1.

VENEZUELA - Maduro diz estar aberto a negociar com EUA

Em sua primeira entrevista a um jornal americano desde fevereiro do ano passado, Nicolás Maduro disse que, se Trump suspender as sanções, as companhias de óleo e gás americanas poderão se beneficiar do petróleo da Venezuela.


                O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que se mantém em seu cargo e que está aberto a negociações diretas com os Estados Unidos, conforme entrevista publicada no Sábado (200118) pelo jornal "The Washington Post".

                Esta foi a primeira entrevista de Maduro a um importante jornal americano desde Fevereiro do ano passado, quando expulsou, abruptamente, todos os jornalistas da Univision do país.

"Se houver respeito entre os governos, não importa o quão maior sejam Estados Unidos. E, se houver diálogo, uma troca de informação verdadeira. Então, estejam certos de que podemos criar um novo tipo de relação"
                Disse Maduro ao "Post".

Fim das sanções em troca de exploração de óleo e gás

                Ele garantiu que está pronto para negociar com Washington-EUA o fim das sanções impostas pelo presidente Donald Trump. A medida foi adotado pelos EUA para asfixiar a indústria petroleira venezuelana e obrigar Maduro a deixar o poder.

                Se Trump suspender as sanções, as companhias petroleiras americanas poderão se beneficiar enormemente do petróleo da Venezuela, destacou.

"Uma relação de respeito e diálogo traz uma situação, na qual todos ganham. Uma relação de confrontação traz uma situação, na qual todos perdem. Essa é a fórmula"
                Afirmou Maduro.

                O presidente venezuelano também manifestou sua disposição a dialogar com o líder da oposição Juan Guaidó, mas pareceu rejeitar a principal demanda do oponente: Sua renúncia.

                Com Informações de: G1.

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS